Sunteți pe pagina 1din 9

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

1. A reproduo humana

1.1. Morfologia da reproduo humana O ciclo de vida de um ser humano compreende vrias fases, de entre as quais a puberdade, perodo da adolescncia que se caracteriza pela ocorrncia de alteraes psicolgicas e sobretudo fsicas, estas muito importantes uma vez que permitem acentuar as diferenas que ocorrem nas raparigas e nos rapazes durante este perodo caracteres sexuais secundrios. As principais alteraes registadas quer nas raparigas quer nos rapazes durante este perodo encontram-se presentes na seguinte tabela (Tabela 1):
Tabela 1 Principais caracteres sexuais secundrios nas raparigas e nos rapazes, durante a puberdade.

Raparigas Incio da menstruao Alargamento das ancas Aparecimento de pelos nos rgos sexuais e nas axilas Crescimento dos seios Crescimento acentuado Aparecimento de acne

Rapazes Primeiras ejaculaes (emisso de esperma) Alargamento dos ombros e desenvolvimento da musculatura Aparecimento de pelos nos rgos sexuais, nas axilas e na face Aumento dos rgos sexuais Crescimento acentuado Aparecimento de acne

1.2. Morfologia do sistema reprodutor masculino O sistema reprodutor masculino tem a seguinte constituio (Figura 1):

Canal deferente Pnis Uretra Epiddimo Testculo


Figura 1 Sistema reprodutor masculino.

Vescula seminal Prstata Escroto

Esperana Marques

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

O sistema reprodutor masculino encontra-se dividido da seguinte forma: a) rgos genitais externos: Pnis; Escroto bolsa que contm os testculos.

b) Vias genitais: Epiddimos local onde ocorre a maturao dos espermatozoides; Canais deferentes canais que conduzem os espermatozoides at uretra; Uretra canal que conduz a urina e os espermatozoides para o exterior.

c) Glndulas anexas: Prstata; Vesculas seminais glndulas que segregam o lquido essencial deslocao dos

espermatozoides.

d) Gnadas: Testculos responsveis pela produo de espermatozoides (gmetas masculinos)

e pela secreo de testosterona (hormona).

1.3. Morfologia do sistema reprodutor feminino O sistema reprodutor feminino tem a seguinte constituio (Figura 2):

Figura 2 Sistema reprodutor feminino: 1 ovrio, 2 Trompa de Falpio, 3 tero, 4 vagina, 5 vulva.

Esperana Marques

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

O sistema reprodutor feminino encontra-se dividido da seguinte forma:

a) rgos genitais externos: Lbios (grande e pequeno); Cltoris; Orifcio genital.

b) Vias genitais: corpo. Trompas de Falpio canais que ligam os ovrios ao tero e que recolhem o vulo tero local onde se fixa o embrio em caso de gravidez; Vagina canal muscular que estabelece a comunicao entre o tero e o exterior do

libertado ciclicamente pelo ovrio. o local onde ocorre a fecundao;

c) Gnadas: Ovrios rgos responsveis pela produo de vulos (gmetas femininos) e pela

produo de estrognios e de progesterona (hormonas).

1.4. Ciclo sexual feminino O ciclo sexual feminino, tambm designado por ciclo strico, corresponde ao conjunto de fenmenos cclicos, que decorrem quer a nvel ovrico, quer a nvel uterino. Estes fenmenos decorrem sem interrupo na mulher desde a puberdade at menopausa. Divide-se em: Ciclo ovrico; Ciclo uterino.

1.4.1. Ciclo ovrico O ciclo ovrico na mulher tem uma durao mdia de 28 dias e divide-se em (Figura 3): Fase folicular ocorre o desenvolvimento dos folculos ovricos, ocorrendo

tambm a produo de estrognios pelas clulas foliculares. Esta fase dura em mdia 14 dias.
Esperana Marques 3

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

Ovulao - ocorre a libertao do vulo para as Trompas de Falpio, devido ao

rompimento da parede do ovrio e do folculo maduro. Ocorre por volta do 14 dia.

Fase do corpo amarelo ou lutenica - formao, evoluo e regresso do corpo

amarelo (assim chamado devido sua cor amarela), estrutura que se forma a partir do que resta aps a libertao do vulo. Esta fase dura em mdia 14 dias, e nesta fase que se produz a outra hormona sexual feminina, a progesterona.

Figura 3 Ciclo ovrico.

Resumindo: fase folicular ovulao fase lutenica. 1.4.2. Ciclo uterino O ciclo uterino na mulher tem uma durao mdia de 28 dias e divide-se em (Figura 4): Fase menstrual - ocorre desagregao parcial do endomtrio, por contrao e

rompimento dos vasos sanguneos ficando com muito pouca espessura. Forma-se uma pequena hemorragia, que juntamente com restos da mucosa constituem um fluxo que dura cerca de 5 dias a menstruao.

Fase reparativa ou proliferativa - nesta fase ocorre regenerao e vascularizao

do endomtrio, que aumenta de espessura. Esta fase ocorre em mdia entre o 5 e o 14 dia, coincidindo com a fase folicular do ciclo ovrico, terminando com a ovulao.
Esperana Marques 4

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

Fase secretora nesta fase o endomtrio atinge a sua espessura mxima e

vascularizao, e est preparado para receber o embrio, caso ocorra a fecundao. Nesta fase ocorre a secreo de glndulas pelo endomtrio. Esta fase dura em mdia 14 dias.

Figura 4 Ciclo uterino.

Resumindo: fase menstrual fase reparativa ou proliferativa fase secretora

1.5. Regulao hormonal na mulher Quando se inicia a puberdade comea a produo de estrgenios e de progesterona que controlam grande parte da estrutura e funes dos rgos do sistema reprodutor, nomeadamente: O crescimento de rgos sexuais; O aparecimento de carateres sexuais secundrios; Transformaes no endomtrio.

Como verificado anteriormente, os estrgenios so produzidos pelas clulas foliculares, o que estimula a proliferao das clulas do endomtrio. Depois da ovulao, o corpo amarelo produz progesterona (responsvel pela espessura do endomtrio) e poucos estrgenios. Com o recuo do corpo amarelo e a pouca produo de ambas as hormonas ovricas a mucosa uterina deixa de ser estimulada e ocorre a descamao do endomtrio e a rutura dos vasos sanguneos (fase menstrual - menstruao) (Figura 5 e Tabela 2).

Esperana Marques

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

Figura 5 Regulao hormonal. Tabela 2 Regulao hormonal na mulher.

Hormonas

Local de produo
Clulas dos folculos em

Funo
Desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios. Espessamento do endomtrio e aparecimento de numerosas glndulas no mesmo. Acentua o espessamento do endomtrio.

Estrognios

amadurecimento e clulas do corpo amarelo (menor quantidade)

Progesterona

Clulas do corpo amarelo

Estimula as glndulas do endomtrio a produzir um lquido nutritivo.

1.6. Gravidez Na gravidez de uma mulher ocorrem vrios acontecimentos desde a fecundao at ao nascimento do feto. Estes acontecimentos sero de seguida devidamente descritos.

1.6.1. Fecundao e nidao A fecundao consiste na unio entre os gmetas masculino espermatozoides -, e feminino vulo. Da unio entre um espermatozoide e um vulo resulta um ovo ou zigoto.
Esperana Marques 6

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

A fecundao ocorre nas Trompas de Falpio. O ovo rapidamente se divide continuando a avanar pela trompa at ao tero, onde acaba por se fixar nidao, o que geralmente ocorre 6 a 7 dias aps a fecundao.

1.6.2. Desenvolvimento embrionrio O desenvolvimento embrionrio o perodo que decorre desde a nidao at 8 semana de gravidez. Nesta fase ocorre a formao da placenta e do cordo umbilical, e o novo ser apresenta j uma forma rudimentar de todos os rgos. S a partir das oito semanas de gestao, que o novo ser se passa a denominar de embrio e a partir do 3 ms passa a denominar-se de feto.

1.7. Desenvolvimento embrionrio O desenvolvimento embrionrio compreende todos os acontecimentos desde a formao do ovo ou zigoto at ao nascimento do feto. Estes acontecimentos sero de seguida devidamente descritos.

1.7.1. Formao da mrula A mrula forma-se a partir de sucessivas divises do ovo. assim chamada por lembrar uma amora (Figura 6).

Figura 6 Mrula.

1.7.2. Embrio no tero Como referido anteriormente, somente a partir das oito semanas de gestao que o novo ser se passa a denominar de embrio. Durante esta fase, ocorre a formao de vrias estruturas importantssimas ao bom desenvolvimento do embrio, como (Figura 7):
Esperana Marques 7

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

Placenta permite as trocas de nutrientes, oxignio, dixido de carbono, entre o Cordo umbilical rgo que liga o embrio placenta; mnio ou bolsa das guas bolsa que protege o embrio contra choques e

sangue da me e o sangue do embrio;

diferenas de temperatura.

Figura 7 Feto em desenvolvimento no organismo materno e estruturas: 1 tero, 2 mnio, 3 placenta, 4 cordo umbilical, 5 feto.

A partir do 3 ms o embrio passa a denominar-se de feto, uma vez que todos os rgos se encontram j formados. A partir do 4 ms possvel conhecer o sexo do feto atravs da ecografia. Por volta do 7 ms o feto coloca-se de cabea para baixo est preparado para nascer.

1.8. Nascimento de um beb A durao de uma gravidez normal tem a durao de 280 dias. Ao fim desse tempo, o corpo da mulher j no consegue mais manter o corpo do feto no seu interior ocorre o parto. O parto diz respeito ao conjunto de fenmenos que levam expulso do feto do interior do corpo da mulher. O corpo da mulher emite-lhe vrios sinais de que est prestes a entrar em trabalho de parto, como: Rutura da bolsa das guas; Contraes do tero, que se tornam cada vez mais frequentes; Dilatao do colo do tero, de modo a permitir a passagem do corpo do feto.
8

Esperana Marques

Cincias Natureza 6 ano Reproduo humana

Aps o nascimento do beb, o trabalho de parto ainda no est terminado s termina cerca de 15 a 20 minutos depois, com a expulso da placenta.

Referncias bibliogrficas: http://www.slideshare.net/locabandoca/2-fisiologia-do-sistema-reprodutor-final http://www.slideshare.net/letyap/desenvolvimento-embrionrio-dos-animais-2 http://resumos.net/files/transmissaodavida.ppt http://resumos.net/files/aparelhoreprodutorfeminino.doc

Esperana Marques

S-ar putea să vă placă și