Sunteți pe pagina 1din 3

RVORE DE NATAL: na tradio crist, simboliza vida, paz, esperana e ale ria!

"RE#$"%O DE NATAL: simboliza o momento e o ambiente em &'e (es's )risto nasce'

PAPAI NOEL: representa o bom velhinho que d presentes para as crianas no dia de Natal EST ELA !E NATAL: "uiou os tr#s reis ma"os at$ o local de nascimento do menino %esus SINOS !E NATAL: representa o an&ncio para a humanidade do nascimento de %esus 'risto( o Salvador)
*+%RLANDA: 'sada como en,eite nas portas de entrada das resid-ncias na .poca do Natal!

Ns vivemos num mundo de s*mbolos. Comunicamo-nos e externamos os nossos sentimentos e pensamentos atravs de gestos e palavras. servimo-nos de sinais para garantir compromissos e celebrar a festa. Pois bem, Natal o dia em que Cristo veio ao nosso encontro. o dia em que o Pai nos enviou como presente o seu Fil o. Para celebr!-lo com dignidade e dar um cun o todo particular ns nos servimos dos mais diversos s"mbolos. Precisamos con ecer-l es o sentido para relacion!-los com a festa do Natal. #ntre muitos outros, destacam-se os seguintes s*mbolos natalinos$

'O OA !O A!+ENTO:
de ramos de pin eiro ou cipreste. %endo verde sinal de esperan&a e vida. #nfeitada com uma fita vermel a, que simboli'ava o amor de (eus que nos envolve, e tambm a manifesta&)o do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Fil o de (eus. Na coroa encontramos * velas, uma para cada domingo do advento. Come&a-se no +, domingo, acendendo apenas uma vela e, ! medida que v)o passando os domingos, vamos acendendo as velas, at c egar ao *, domingo quando todas devem estar acesas$ -s velas acesas simboli'am a nossa f, nossa alegria pelo (eus que vem.

P ES,PIO:
.ntrodu'ido por %)o Francisco de -ssis no sculo /.., consiste na apresenta&)o em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que 0esus nasceu. 1 prespio nos lembra o nascimento do menino-(eus. -2uda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a 0esus que n)o esitou em descer do cu e alo2ar-se numa simples man2edoura. Na comun )o est! todo o sentido do Natal.

- +O E !E NATAL:

%imboli'a o reino de (eus$3#u sou a !rvore, e vs sois os ramos3. 4uado iluminada, a !rvore lembra que Cristo a lu' do mundo. 1 pin eiro nos leva a pensar que sua resist5ncia aos rigores do frio europeu o simbolo da vida e da gra&a. 1 verde fala da esperan&a da vida eterna.

P.O 'ELESTE:
6ma espcie de stia, feita de trigo, sem fermento, cu2a cor e forma podem variar.Feita e aben&oada especialmente para esse fim. usado na ora da ceia, na 7ig"lia do Natal. 1 pai da fam"lia quebra e reparte a stia entre os presentes. - seguir dese2am a pa' e boas festas mutuamente uns aos outros, condividindo a sua parte da stia com todos8 enquanto isto, cada qual come a parte que recebe dos outros. #ste rito t)o simples relembra a festa b"blica da liberta&)o. #xprime a unidade e solidariedade da fam"lia que se alimenta com o mesmo p)o em meio a votos de felicidade.

'EIA:
o simbolo do banquete eterno. o momento em que a fam"lia se re9ne.:as a Ceia, a refei&)o do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida Cristo, o Fil o de (eus que estamos feste2ando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simboli'ar o Cristo que nos une em volta de si e que a nossa lu'. Falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um %alvador que diariamente nos a2uda a c egar ao cu. 4ueremos que a mensagem do nascimento de 0esus, para a liberta&)o dos omens, se espal e forte e penetrante por todos os ares.

AN%OS:
:ensageiros de (eus na istria da salva&)o. %)o o sinal de que 3os cus se abriram e (eus visitou seu povo3. %imboli'am a comunica&)o com (eus.

EST ELA:
1s magos vindos do 1riente ! procura de 0esus, foram guiados por uma estrela at ;elm. - estrela tem * pontas e uma cauda luminosa. -s quatro pontas representam as * dire&<es da terra$ Norte, %ul, =este, 1este, de onde vem os omens para adorar a grande lu' que uma estrela de f, de amor, de esperan&a para o seu irm)o...

+ELAS:
-s velas simboli'am a presen&a de Cristo como lu' do mundo. #le prprio disse$3#u sou a lu' do mundo.4uem anda comigo n)o anda nas trevas3. Cada Natal deve renovar a nossa f em 0esus e nosso empen o de viver n>#le, e como #le, a lu' do mundo.

AN%OS SE'OS:

1 que est! seco porque n)o tem vida.Portanto, sempre que estivermos longe de 0esus, estaremos secos, pois s #le a 7ida e comunica vida. 0esus veio at ns para que tudo se desenvolva, tudo ten a vida.

/OLAS 'OLO I!AS:


-s bolas coloridas, que adornam o pin eirin o querem significar os frutos daquela !rvore viva que 0esus.?epresentam os dons maravil osos que o nascimento de 0esus nos trouxe. %)o as boas a&<es daqueles que vivem em 0esus, como 0esus.

/ALAS E /O0/ONS:
%imboli'am a do&ura das palavras divinas, a do&ura de participar de sua .gre2a, vivendo sua Palavra$ 0esus Cristo.

P ESENTES !E NATAL:
Figuram o presente m!ximo, o dom de (eus, que seu Fil o, e que nos foi dado como .rm)o primog5nito.

'A T1ES !E NATAL:


1s cart<es de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois originam-se da necessidade que o ser umano tem de comunicar-se e compartil ar sua vida com as pessoas que ama. (ese2ar um 3F#=.@ N-A-=3 de todo o cora&)o a uma pessoa que ofendemos durante o ano a mel or reconcilia&)o e viv5ncia do Natal. =eia mais em$ ttp$BBCCC.Cebartigos.comBartigosBos-simbolos-donatalBD++BEix''Fm0fCG2Hn

S-ar putea să vă placă și