Sunteți pe pagina 1din 3

PLANEJANDO O PROJETO (p.

93) PROJETO a unidade elementar do processo de planejamento, constituindo-se em um conjunto de aes e recursos para a consecuo de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefcios. Um projeto surge em resposta a um problema ou conjunto de problemas concretos previamente identificados. Planejar o projeto tomar decises que permitam implement-lo. Sem planejamento, no se pode iniciar um projeto, acompanhar seu desenvolvimento e avaliar seus resultados. FASES DO PROJETO Essas fases no so linear, pois so partes de um processo dinmico e interativo. So elas: 1. Elaborao ou preparao do projeto nesta fase so definidos objetivo e foco, definem-se as formas de atingir esses objetivos; 2. Estruturao mobiliza-se os meios e os recursos para sua implantao, capacitao da equipe; 3. Desenvolvimento e implementao efetiva realizao do projeto; 4. Avaliao funo de verificar se foram atingidos os resultados previstos. ETAPAS DO PROCESSO DE ELABORAO DO PROJETO - Definio do objeto e dos objetivos Ao formularem objetivos, devem ser considerados seis princpios: Coerncia necessidade aceitabilidade exeqibilidade motivao simplicidade - Planejamento das aes e atividades Aes a serem desenvolvidas, atividades dispostas no tempo e no espao, e estratgias e mtodos de trabalho a serem utilizados. Tambm define-se o seqenciamento de atividades. tambm nesta etapa que se inicia o processo de definio dos recursos necessrios ao projeto. - Planejamento da capacitao da equipe de implementao do projeto A capacitao constitui um fator fundamental para o sucesso do projeto - Planejamento da avaliao Definio das formas de monitoramento e avaliao do projeto - Planejamento das estratgias de disseminao e comunicao relacionadas ao projeto Compartilhamento de informaes e conhecimento adquiridos durante o projeto - Planejamento dos recursos Compreende a definio dos recursos humanos, fsicos, materiais, institucionais e organizacionais, que viabilizaro o projeto. - Redao do projeto

Ser desenvolvido quando todo o contedo do projeto tiver sido discutido. Ultima etapa. ROTEIRO PARA APRESENTAO DO PROJETO -Identificao do projeto -Sumrio executivo -Apresentao da organizao -Anlise de contexto -Obejivos -Pblico-alvo -Justificativas -Etapas -Cronograma -Recursos (institucionais; organizacionais; fsicos; humanos e materiais (de consumo e permanente)) -Oramento -Sistema de avaliao -Anexos PLANEJAMENTO DE ESPAO FSICO (p.112) Quando o espao constitui preocupao? O objetivo do planejamento de espao chegar a um edifcio de biblioteca inteligente, entendo-se como tal aquele que maximiza a eficincia dos ocupantes a equipe de trabalho e os usurios e permite gerenciamento eficaz dos recursos com menor tempo e esforo. Programa de necessidades fsicas O que ? Fornece elementos para que o arquiteto prepare o estudo preliminar e, aps aprovao, desenvolva o anteprojeto arquitetnico. Quem elabora o programa de necessidades? Bibliotecrio, um representante dos usurios, da rea administrativa da instituio de um arquiteto. Esse grupo definir o que se pretende, bem como as etapas e os recursos necessrios. Que decises precedem a elaborao do programa? Pressupe que a biblioteca ou qualquer unidade de informao j tenha sua estrutura conceitual definida. PRINCPIOS OU INDICADORES?

Trata-se de princpios, pois devem ser considerados como diretrizes gerais do projeto, mas so tambm indicadores, medida que indicam grau de qualidade e servem para avaliar se o projeto adequado ao uso que se espera do edifcio. QUESTES DE PRESERVAO (p.119) As questes aqui apresentadas propem que se enfoque a preservao como um elemento essencial no programa de necessidades fsicas da biblioteca, entendida a preservao como uma forma de assegurar a mais longa vida til possvel s colees. PARTES DO PROGRAMA - Informaes gerais sobre o contexto ou o ambiente em que se insere a biblioteca - Informaes sobre a biblioteca - Histrico - Natureza e finalidades - Estrutura organizacional - Comunidade a ser atendida - Acervo existente e previsto - Mobilirio existente e previsto - Descrio dos diferentes ambientes e/ou grupos de atividades e levantamento de seus fluxos e especificaes bsicas. INFORMAES GERAIS SOBRE O CONTEXTO OU O AMBIENTE EM QUE SE INSERE A BIBLIOTECA (p.127) INFORMAES SOBRE A BIBLIOTECA Histrico Natureza e finalidades Estrutura organizacional Comunidade a ser atendida Acervo Mobilirio e equipamento DESCRIO DOS DIFERENTES AMBIENTES E GRUPOS DE ATIVIDADES E LEVANTAMENTO DE SEUS FLUXOS E ESPECIFICAES BSICAS (p.133) RECURSOS DISPONVEIS E LIMITAES (p.134)

S-ar putea să vă placă și