Sunteți pe pagina 1din 7

Prova Objetiva de Conhecimentos

Questes de 1 a 40
Instruo Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.
QUESTO

Lngua Portuguesa Questes de 1 a 10


Questes de 1 a 7
TEXTO: Aplausos ao popular Na quarta-feira19 [de maio do ano em curso], o Senado aprovou o projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de polticos condenados por crimes graves em tribunais colegiados (com mais de um juiz). Alm disso, a nova lei deixa de preservar os direitos polticos de quem renuncia para escapar de uma eventual cassao. Medida de iniciativa popular, recebeu mais de 1,6 milho de assinaturas at ser apresentada no Congresso, em setembro de 2009. Para o professor Fabiano Santos, coordenador do Ncleo de Estudos sobre o Congresso do Iuperj, a legislao traz avanos inegveis, por impedir a distoro na representao poltica, causada por aqueles que veem no mandato a garantia da impunidade. O projeto depende de sanso presidencial. Perguntado sobre o que representa a aprovao desse projeto, respondeu que Uma coisa o smbolo, o esprito da legislao. Outra coisa so os resultados, se para um dado objetivo esse o melhor instrumento e o melhor meio. Do ponto de vista do processo poltico, muito interessante esse instrumento de participao popular previsto na Constituio de 1988, que pouco utilizado por ser muito custoso. Trata-se de uma lei que vem da sociedade, o que mostra o interesse popular. Alm disso, uma demanda apartidria. Essa modalidade de interveno tem de ser valorizada, e mostra um desenvolvimento da democracia. Questionado ainda sobre os resultados esperados, disse O que se quer que as pessoas no se candidatem ao Legislativo com o objetivo de escapar de um processo punitivo, o que sabemos que acontece muito. Isso uma distoro da lei, porque alguns polticos no tm ambio de representar a populao, e sim de gozar da imunidade parlamentar, dos foros privilegiados de julgamento. A nova lei, nesse sentido, denota uma tentativa genuna de aperfeioamento institucional.

O propsito do texto, antes de tudo, 01) mostrar que a conduta do povo brasileiro ainda deixa a desejar. 02) negar a fora da lei para os que adquirem imunidade parlamentar. 03) revelar o lado obscuro dos que se intitulam representantes do povo brasileiro. 04) sinalizar a excluso da poltica de pessoas que veem, em primeiro lugar, seus prprios interesses. 05) destacar a mobilizao de boa parte da populao brasileira em prol de melhor representatividade poltica.
QUESTO

Identifique as afirmativas verdadeiras com V e as falsas, com F. Dentre outras ideias, o texto apresenta ( ) carter apartidrio da ao popular. ( ) viso generalizadora dos anseios dos que se candidatam ao Legislativo no Brasil. ( ) temerosidade de veto presidencial ao projeto Ficha Limpa por parte do entrevistador. ( ) posicionamento favorvel do entrevistado iniciativa popular de que trata a entrevista. ( ) perspectiva alentadora quanto melhora do Congresso com a sano do projeto Ficha Limpa. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V F F V V 02) V F V F V 03) F V F V F
QUESTO

10

15

20

04) F F V V F 05) V V V V V

25

A estrutura do texto 01) marcada pelo coloquialismo da linguagem. 02) apresenta iseno de opinies da parte entrevistadora sobre o assunto de que trata. 03) caracteriza-se por um tom crtico-irnico nas referncias indiretas aos fichas-sujas. 04) revela a preocupao do entrevistado sobre possveis efeitos contraditrios ao que pleiteia o projeto em apreo. 05) leva ao pressuposto de que essa modalidade de interveno popular no ser aprovada pelos custos que acarretar aos cofres pblicos.
QUESTO

30

APLAUSOS ao popular. Carta Capital, So Paulo: Confiana, ano XV, n. 597, p. 17, 26 maio 2010. Semana. Entrevista concedida Carta Capital por Fabiano Santos. Adaptado.
QUESTO

As informaes veiculadas no texto permitem afirmar que o projeto Ficha Limpa 01) visa impedir a eleio dos desqualificados culturalmente para representao poltica do povo. 02) constitui um meio de interveno popular capaz de evitar quaisquer deslizes polticos. 03) o instrumento mais adequado para a seleo criteriosa de candidatos a cargos pblicos. 04) tem como maior mrito a sua origem, j que reflete a conscincia democrtica do povo. 05) pode at combater a impunidade, mas vai atrapalhar a aplicao da lei em sentido amplo.
PGE - Processo Seletivo Simplificado 2010

Inexiste correspondncia entre o termo transcrito e o que dele se afirma em 01) Alm disso (l. 4) retoma o que foi dito no perodo anterior, acrescentando nova informao. 02) O projeto depende de sanso presidencial. (l. 13-14) revela que ainda no se pode contar com esse dispositivo legal. 03) o esprito da legislao (l. 16-17) ope-se, do ponto de vista semntico, ideia expressa por smbolo (l. 16). 04) que pouco utilizado por ser muito custoso. (l. 21-22) mostra, em sua composio, a presena de elementos antitticos. 05) que vem da sociedade (l. 22) admite a reescrio vinda da sociedade, sem comprometimento do contexto.
Port - 1

www.pciconcursos.com.br

QUESTO

Em e sim de gozar da imunidade parlamentar, dos foros privilegiados de julgamento. (l. 31-32), o termo em negrito pode ser substitudo, sem prejuzo de qualquer natureza gramatical, por 01) ou. 02) mas. 03) nem.
QUESTO

04) logo. 05) pois.

Araguaia, no Tocantins, durante o incio da dcada de 70. o primeiro caso a chegar ao tribunal sobre o desrespeito aos direitos humanos durante a ditadura que vigorou no Brasil, entre 1964 e 1985. Os advogados dos familiares das vtimas, responsveis 10 pelo pedido de abertura do processo, afirmam que o caso ganha relevncia porque tratar da abrangncia da Lei da Anistia, de 1979, vista por setores das Foras Armadas brasileiras como uma espcie de garantia da impunidade.
A DITADURA no banco dos rus. Carta Capital, So Paulo: Confiana, ano XV, n. 597, p. 17, 26 maio 2010. Semana. Da OEA.
QUESTO

As vrgulas que tm a funo exclusiva de separar um termo apositivo esto presentes no fragmento transcrito na alternativa 01) Na quarta-feira19 [de maio do ano em curso], o Senado aprovou o projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de polticos condenados por crimes graves em tribunais colegiados (com mais de um juiz). (l. 1-4). 02) Medida de iniciativa popular, recebeu mais de 1,6 milho de assinaturas at ser apresentada no Congresso, em setembro de 2009. (l. 6-8). 03) Para o professor Fabiano Santos, coordenador do Ncleo de Estudos sobre o Congresso do Iuperj, a legislao traz avanos inegveis (l. 8-11). 04) Do ponto de vista do processo poltico, muito interessante esse instrumento de participao popular previsto na Constituio de 1988, que pouco utilizado por ser muito custoso. (l. 19-22). 05) Isso uma distoro da lei, porque alguns polticos no tm ambio de representar a populao, e sim de gozar da imunidade parlamentar, dos foros privilegiados de julgamento. (l. 29-32).

Esse minitexto tem em comum com o anterior 01) 02) 03) 04) 05) a a a a o valorizao de uma iniciativa popular. conscincia cidad demonstrada pelo brasileiro. ironia diante do desrespeito aos direitos humanos. tentativa de combate impunidade reinante no pas. acatamento pelas autoridades dos anseios populares.

QUESTO

A Suprema Corte da Organizao dos Estados Americanos (OEA) comeou a julgar, na quinta-feira 20 [de maio do ano em curso], o desaparecimento, a tortura e a morte de 70 militantes de esquerda, ocorridos na regio do Araguaia, no Tocantins, durante o incio da dcada de 70. (l. 1-5) Sobre o perodo em destaque, a nica anlise incorreta a referente ao termo transcrito em 01) Suprema um qualificador de Corte com valor semntico superlativo. 02) da Organizao dos Estados Americanos restringe o sentido de A Suprema Corte. 03) o desaparecimento, a tortura e a morte de 70 militantes de esquerda complementa o sentido de julgar. 04) na regio do Araguaia exerce a mesma funo sinttica que no Tocantins . 05) o um elemento que indetermina o vocbulo incio.

Questes 8 e 9
TEXTO: A ditadura no banco dos rus A Suprema Corte da Organizao dos Estados Americanos (OEA) comeou a julgar, na quinta-feira 20 [de maio do ano em curso], o desaparecimento, a tortura e a morte de 70 militantes de esquerda, ocorridos na regio do
QUESTO

10

LAVADO, Joaqun Salvador (QUINO). Toda Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 352.

O humor desses quadrinhos decorre 01) 02) 03) 04) 05) do aconselhamento que a garota leu num livro. da falta de senso crtico da leitora face mensagem lida. das possveis facilidades existentes para se palmilhar o caminho do bem. do pressuposto a que chega a menina de que, nesta vida, a maldade suplanta, e muito, a bondade. da preocupao da personagem mediante a possibilidade de enfrentar engarrafamentos no trnsito.
Port - 2

PGE - Processo Seletivo Simplificado 2010

www.pciconcursos.com.br

Atualidades Questes de 11 a 14
QUESTO

11
Apesar da desconfiana que o programa nuclear iraniano costuma inspirar, o regime do presidente Mahmoud Ahmadinejad cumpriu [...] o compromisso firmado com o Brasil e a Turquia. Como acertado em Teer, [...] emissrios iranianos entregaram Agncia Internacional de Energia Atmica documento prevendo o envio de 1,2 mil quilos do urnio pouco enriquecido do Ir em troca de 120 quilos de urnio para uso hospitalar. Tornou-se tambm pblico que os termos do pacto seguiam ponto a ponto recomendaes feitas trs semanas antes pelo presidente americano, Barack Obama, em carta dirigida ao presidente L u i z Incio Lula da Silva. Os mais recentes desdobramentos da crise nuclear iraniana mostram que o governo Obama enfrentar dificuldades para aprovar sanes contra o Ir no Conselho de Segurana da ONU. Muito mais importante do que isso a sutil mudana nas relaes internacionais introduzidas pelos gestos de Brasil e Turquia, escreveu em artigo o americano Graham E. Fuller, ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Inteligncia da CIA. (EXTREMOS..., 2010, p.108).

04) A ao militar israelense, dirigida ao ataque do navio de ajuda humanitria Faixa de Gaza, e o desastre ecolgico ocorrido no Golfo do Mxico, provocaram protestos internacionais. 05) As grandes questes dos pases da Amrica Latina, como o Mxico, esto relacionadas degradao ambiental, enquanto, nos pases banhados pelo mar Mediterrneo, elas giram em torno da permanncia do uso de tecnologias obsoletas.
QUESTO

13
Cuba pode voltar a fazer parte da Organizao dos Estados Americanos (OEA), da qual est fora desde 1962. Numa deciso histrica, tomada em junho de 2009, os 34 pases-membros da instituio decidiram anular o ato que suspendia o pas caribenho da entidade. A reintegrao de Havana, contudo, no automtica depende da adequao do pas aos princpios da organizao. A resoluo vaga, mas seu efeito simblico no pode ser desprezado, j que os Estados Unidos (EUA) at ento conseguiam fazer prevalecer o isolamento do regime cubano no continente. Cuba havia sido retirada da OEA por presso do governo norte-americano, aps o episdio da crise dos msseis, em 1962, quando o governo comunista da ento Unio Sovitica (URSS) usou o territrio cubano como base para posicionar msseis nucleares direcionados aos EUA. (CUBA..., 2010, p. 64).

A atuao do Brasil e da Turquia na diplomacia internacional, em relao questo do Ir, constitui-se uma novidade no cenrio mundial, pois demonstra 01) a perda da importncia poltica e econmica dos Estados Unidos no cenrio internacional, gradativamente substitudo pelos pases emergentes, como ndia, China e Brasil. 02) o processo de democratizao do Oriente Mdio, com o desaparecimento dos governos autoritrios, na regio, cujos reflexos so vistos na eliminao da indstria blica e do esprito belicoso. 03) a recusa de pases emergentes em se manterem na posio secundria em relao aos destinos da poltica externa, questionando o papel das grandes potncias como definidoras da poltica internacional. 04) a proliferao da produo de armas nucleares pelos pases pobres, principal ameaa hegemonia militar norte-americana, tornando o Ir o principal financiador dos grupos terroristas comunistas. 05) a falncia e a tendncia ao desaparecimento de organizaes internacionais, como a ONU, desmoralizada, desde a invaso do Iraque, pelos Estados Unidos, e reduzida apenas a um papel consultivo das grandes potncias capitalistas.
QUESTO

A mudana da poltica norte-americana em relao a Cuba est associada 01) deposio do ditador cubano Fidel Castro, pela oposio liberal cubana, defensora da implantao de um regime democrtico na ilha caribenha. 02) mudana, pelo presidente Barack Obama, da poltica militarista norte-americana respaldada na Doutrina Bush. 03) ao crescimento da economia cubana que tornou a ilha de Cuba um dos pases mais influentes na Amrica Latina. 04) necessidade de conter a crescente influncia da Rssia, principal rival comercial e econmica dos Estados Unidos. 05) atual dependncia econmica norte-americana em relao Cuba, na importao de acar e de tabaco.
QUESTO

14
Fracassou a VI Conferncia das Partes (COP 6), realizada em Haia (Holanda), para discutir o futuro do clima no planeta. Os representantes dos 160 pases reunidos no chegaram a um acordo sobre a reduo da emisso de gases que produzem o efeito estufa. Em uma conferncia de imprensa, [...] o Greenpeace, WWF, Friends of the Earth e a maioria das outras ONGs, reiteraram sua posio de que a conferncia foi um desastre, no sentido de buscar alternativas sustentveis para interromper o aquecimento global. De acordo com o Greenpeace, a reunio marca o momento em que os governos abandonaram suas promessas de cooperao global para proteger o clima do planeta. (FRACASSOU..., 2010).

12

A anlise da charge e os conhecimentos sobre as questes do mundo contemporneo permitem afirmar: 01) O afundamento de navios que abasteciam os grupos radicais fundamentalistas islmicos foi responsvel pelo derramamento de leo que atingiu o Golfo do Mxico. 02) A ao de grupos terroristas islmicos tem inquietado os pases compradores de petrleo, devido s altas ocorridas, com frequncia, nos preos do barril. 03) A descoberta de novos poos de petrleo no Golfo do Mxico tornar o Mxico um pas autossuficiente na produo petrolfera e, consequentemente, uma grande potncia econmica e militar.
PGE - Processo Seletivo Simplificado 2010

Um dos motivos do fracasso da conferncia sobre mudanas climticas foi 01) a comprovao cientfica de que o aquecimento global um fenmeno natural que intercala as eras glaciais. 02) o radicalismo das organizaes ambientalistas que defendem o fim da industrializao e o retorno vida rural. 03) a impossibilidade do consenso entre os diversos pases, em funo da diversidade de lnguas, costumes e cultura. 04) a posio intransigente dos pases emergentes, que se recusaram a adotar qualquer tipo de medida para conter o aquecimento global. 05) a recusa de pases, como a China e os Estados Unidos, de rever seus modelos de desenvolvimento econmico e industrial, altamente poluentes.
At - 3

www.pciconcursos.com.br

Noes Bsicas de Informtica Questes de 15 a 20


QUESTO

15

Seja a planilha no Microsoft Excel 2003.

Considerando-se que a mdia para aprovao seja 6,0 (seis) para todas as disciplinas, a frmula correta para exibir a Situao de Portugus 01) SE(B5>0;Aprovado;Reprovado) 04) =SE(Media>=6;APROVADO(A);RPROVADO(A)) 02) =SE(4,8>6;APROVADO(A);REPROVADO(A)) 05) =SE(B11>6;APROVADO(A);REPROVADO(A)) 03) =SE(B10>=6;APROVADO(A);REPROVADO(A))
QUESTO

16

Uma das funes do firewall 01) possibilitar que qualquer usurio acesse a rede com permisso de convidado. 02) impedir acessos nocivos ou no autorizados de uma rede para outra. 03) gerar endereos de acesso rede. 04) permitir que uma mquina seja usada como servidor. 05) segmentar redes.
QUESTO

17

So 01) 02) 03)

considerados perifricos tanto de entrada como de sada de dados o scanner e o mouse. 04) monitor touch screen e o fax modem. scanner e o monitor touch screen. 05) mouse e o teclado. teclado e o scanner.

QUESTO

18

Analise as afirmativas com relao aos conceitos de segurana, proteo e vrus de computadores, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) Vrus de computador um programa de software esprio, que se anexa a outros programas de software ou arquivos de dados, a fim de ser executado, geralmente, sem conhecimento nem permisso do usurio. ( ) O spoofing (disfarce) um tipo de vrus que se instala no computador como um software benigno at o momento em que entra em ao, infectando o computador. ( ) A criptografia o processo de transformar textos comuns ou dados em um texto cifrado que no possa ser lido por ningum, salvo o remetente e o destinatrio desejado. A alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo a 01) V F F 03) F F F 05) V V V 02) F V V 04) F F V
QUESTO

19

Seja uma apresentao no Microsoft PowerPoint 2003. Para gerar imagem de cada slide, executam-se os seguintes passos: 01) Arquivo/Salvar como pgina da Web. 02) Arquivo/Salvar como Tipo de Imagem/Selecionar Formato JPEG(*.jpg). 03) Arquivo/Salvar Como/Salvar como tipo/Selecionar Formato JPEG(*.jpg). 04) Arquivo/Salvar Como/Salvar como Tipo/Selecionar Suplemento do PowerPoint(*.ppa). 05) Arquivo/Salvar Como Salvar como Tipo/Estrutura(*.txt).
QUESTO

20

Segurana da Informao est relacionada com proteo de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivduo ou uma organizao. Uma forma de segurana da informao conhecido como 01) Vrus. 03) GPU. 05) Sniffer. 02) Spyware. 04) Backup.
PGE - Processo Seletivo Simplificado 2010 Inf. - 4

www.pciconcursos.com.br

Noes Bsicas de Direito


Questes de 21 a 40
QUESTO

21

04) pelo Presidente da Repblica ou por qualquer cidado com direito a voto. 05) pelo Presidente da Repblica e pelo partido poltico com representao no Congresso Nacional.
QUESTO

Dentre os objetivos fundamentais da Constituio Federal da Repblica, podem ser indicados a 01) 02) 03) 04) liberalidade e a legalidade. dignidade da pessoa humana e a soberania; independncia nacional e a igualdade entre os Estados. independncia nacional e a erradicao da pobreza e da marginalizao. 0 5 ) garantia do desenvolvimento nacional, a erradicao d a pobreza e da marginalizao e a reduo das desigualdades sociais e regionais.
QUESTO

26

A Constituio do Estado da Bahia prev, dentre outros, como princpios fundamentais, 01) 02) 03) 04) 05) regime democrtico e competitividade administrativa. autonomia municipal e probidade na administrao. autonomia municipal e interdependncia administrativa. probidade administrativa e legalidade na administrao. forma republicana e federativa e publicidade dos atos administrativos.

QUESTO

27

22

Conforme dispe a Constituio Federal, sero equivalentes Emenda Constitucional 01) os tratados e as convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por 3/5 dos votos dos respectivos membros. 02) os anteprojetos de lei oriundos da Casa Civil e que tenham aplicao em todo o Territrio Nacional, sem que seja necessria a regulamentao pelos estados e municpios. 03) os resultados das intermediaes exteriores que visem unificao dos direitos internacionais dos povos. 04) as normas definidoras dos direitos e das garantias fundamentais com aplicao imediatas. 05) todos os projetos encaminhados pelo Presidente da Repblica apreciveis pela Congresso Nacional.
QUESTO

De acordo com a Constituio Estadual, o Estado poder incorporar-se a outro mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de 01) plebiscito, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, por lei ordinria. 02) plebiscito, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, por lei complementar. 03) plebiscito, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, sem que seja necessrio lei especfica. 04) interveno da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, por lei complementar, sem que haja interveno popular. 05) plebiscito, com a interferncia da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, com objetivo de dar cincia ao Presidente da Repblica.
QUESTO

28

23

Dentre outras incumbncias, o Estado, concorrentemente com a Unio, poder legislar sobre 01) 02) 03) 04) desapropriao, oramento e junta comercial. Direito Tributrio, finanas estaduais e oramento. junta comercial, Direito Civil, educao, cultura e desporto. custas e servios forenses, oramento e Direito Processual Penal. 05) oramento, produo e consumo, educao, cultura, ensino e desporto.
QUESTO

Independncia Nacional, no interveno, soluo pacfica dos conflitos devem ser considerados como 01) 02) 03) 04) 05) normas constitucionais. garantias constitucionais. obrigaes constitucionais. princpios constitucionais. competncias constitucionais.

QUESTO

24

29

Autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras armadas estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os caos previstos em lei complementar uma competncia exclusiva 01) 02) 03) 04) 05) da do da do do Unio. Senado Federal. Cmara Federal. Congresso Nacional. Presidente da Repblica.

Conforme disposio na Constituio do Estado da Bahia, com relao aos bens resultantes de contrato de permisso ou concesso, correto afirmar que 01) no h hiptese de incorporao determinada pela lei. 02) se incorporaro ao patrimnio do cedente, no final do contrato. 03) revertero, obrigatoriamente, ao patrimnio do rgo concedente. 04) se vincula a incorporao sempre ao quanto determinado no termo contratual. 05) ocorre a incorporao ao patrimnio do concedente antes mesmo do final do contrato.
QUESTO

QUESTO

25

De acordo com a Constituio Federal, a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade podem ser propostas, dentre outros, 01) pela mesa da Cmara e pela Unio dos Prefeitos. 02) pela Unio dos Prefeitos e por associaes de classes profissionais. 03) pelo Governador do Estado e por associaes de classes profissionais.
PGE - Processo Seletivo Simplificado 2010

30

Os projetos que dispem sobre organizao das Procuradorias e da Defensoria Pblica, nos termos da Constituio Estadual, so 01) 02) 03) 04) 05) da de de de de Cmara de Vereadores. iniciativa privativa do Governador do Estado. competncia exclusiva da Cmara de Deputados. iniciativa do Estado cumulativamente com a Unio. competncia privativa do Procurador Geral, em exerccio.
Direito - 5

www.pciconcursos.com.br

QUESTO

31

QUESTO

36

Ao conjunto de atribuies e responsabilidades exercidas por um servidor, com as caractersticas essenciais de criao por lei, denominao prpria, nmero certo e pagamento pelos cofres pblicos, denomina-se de 01) 02) 03) 04) 05) cargo pblico. funo pblica. grupo ocupacional. funo gratificada. cargo em comisso.

A Procuradoria Geral do Estado tem por finalidade a representao judicial e extrajudicial, a consultoria e o assessoramento do Estado, estando diretamente subordinada ao 01) 02) 03) 04) 05) Governador. Secretrio de Justia. Corregedor de Justia. Procurador Geral da Unio. Secretrio de Segurana Pblica.

QUESTO

37

QUESTO

32

Com a aprovao em concurso pblico, aps os trmites legais, a posse dever verificar-se at 01) 02) 03) 04) 05) durante o prazo de validade do concurso. sessenta dias a partir da data de divulgao do resultado. quarenta e cinco dias aps a publicao do ato de nomeao. to logo esteja o aprovado disponvel para assumir as funes. trinta dias, contados da data da publicao do ato de nomeao.

Quanto aos pareceres emitidos pela Procuradoria Geral do Estado e aprovados pelo Governador do Estado, com efeito normativo, assim como as smulas administrativas por ela editadas, correto afirmar: 01) 02) 03) 04) Tero obrigatoriedade de cumprimento. So de cumprimento apenas pelo Gabinete do Governador. Atingiro somente os rgos diretamente ligados ao assunto. No h obrigatoriedade do seu cumprimento, por no serem leis. 05) So de cumprimento obrigatrio por todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Estadual.
QUESTO

QUESTO

33

Quando, na hiptese do servidor aposentado por invalidez, os motivos determinantes da aposentadoria forem declarados insubsistentes por junta mdica oficial, quanto a esse servidor, ocorrer 01) 02) 03) 04) 05) reverso. demisso. destituio. reintegrao. aproveitamento.

38

As atividades de assessoramento em comunicao social, no mbito da Procuradoria Geral do Estado, sero executadas na forma prevista em lei, mas em articulao com 01) a Assessoria de Comunicao da Secretria de Segurana Pblica. 02) a Assessoria de Comunicao Social da Secretria de Justia. 03) a Assessoria Geral de Comunicao Social da Casa Civil. 04) o Gabinete do Governador do Estado. 05) o Procurador Geral do Estado.
QUESTO

QUESTO

34

A concesso dada ao servidor pelo prazo de 15 dias decorre de 01) casamento. 02) alistamento militar. 03) perodo de trnsito, compreendido como tempo gasto para retorno, quando em frias no exterior. 04) perodo de trnsito, compreendido como tempo gasto para mudar de sede, contado da data do desligamento. 05) falecimento de cnjuge, companheiro, pais, padrasto ou madrasta, filhos menor, enteados, desde que comprovado por atestado de bito.
QUESTO

39
o

De acordo com a Lei Complementar n 34/2009, so membros natos do Conselho Superior o 01) Governador do Estado, o Procurador Geral Adjunto, o Corregedor, os Chefes de Procuradorias e o Secretrio de Justia. 02) Procurador Geral do Estado, o Procurador Geral Adjunto, o Corregedor, os Chefes de Procuradorias e o Governador do Estado. 03) Procurador Geral do Estado, o Corregedor e os Chefes de Procuradorias e do Centro de Estudo e Aperfeioamento e o Fiscal Judicial. 04) o Procurador Geral do Estado, o Procurador Geral Adjunto, o Corregedor e os Chefes de Procuradorias e do Centro de Estudo e Aperfeioamento. 05) Procurador Geral do Estado, o Secretrio de Segurana Pblica, o Procurador Geral Adjunto, o Corregedor e os Chefes de Procuradorias e do Centro de Estudo e Aperfeioamento.
QUESTO

35

De acordo com o Estatuto do Servidor Pblico do Estado, dentre outros, so deveres do servidor: 01) Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo e ser leal s instituies a que servir. 02) Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo e recusar f a documento pblico. 03) ser leal s instituies a que servir e promover manifestao de apoio ou desapreo no recinto da repartio. 04) Tratar com urbanidade as pessoas e no se manifestar contra a ilegalidade ou abuso de poder por no ser sua atribuio. 05) Manter, sob sua chefia imediata, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau e adotar conduta compatvel ao servio.
PGE - Processo Seletivo Simplificado 2010

40

A capacitao e o aperfeioamento do pessoal da Procuradoria Geral do Estado realizado atravs 01) 02) 03) 04) de escolas especficas. do Centro de Estudo e Aperfeioamento. de instituio contratada para esta finalidade. de convnio firmados com instituies de ensino de nvel superior. 05) de tcnicos especializados, contratados mediante processo licitatrio.
Direito - 6

www.pciconcursos.com.br

Referncias Questo 11 EXTREMOS: Ahmadinejad e Hillary: por enquanto, ele fez a sua parte. Isto. So Paulo: Trs, n. 2116, 2 jun. 2010. Questo 13 CUBA pode voltar a fazer parte da Organizao dos Estados Americanos. Atualidades & Vestibular +ENEM. So Paulo: Abril Cultural, 1 sem. 2010. Questo 14 FRACASSOU a VI Conferncia das Partes (COP 6)... Disponvel em: <http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/fracassa-confer-ncia-sobre-mud/>. Acesso em: 9 jun. 2010. Fonte da ilustrao Questo 12 VALDEZ. Golfo do Mxico... Disponvel em: <http://fatosnoespelho.blogspot.com/2010/06/waldez-hoje-no-amazonia-jornal.html>. Acesso em: 8 jun. 2010.

* * * * * *

PGE - Processo Seletivo Simplificado 2010

At - 7

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și