Sunteți pe pagina 1din 7

Os 10 caminhos para falar bem

As principais orientaes para quem quer melhorar o desempenho de uma apresentao em pblico
Osrio Antonio Cndido da Silva

Ao planejar o que vai dizer, leve em considerao uma lista mental de questes a que sua fala deve responder; as lacunas que cada afirmao pode provocar medida que enunciada; o tipo de predisposio do auditrio s ideias que voc defender (conceitos partilhados, preconceitos, viso de mundo); as condies e o contexto em que a comunicao ocorrer. Saber a idade do grupo, suas convices polticas, religio, ocupao e algo mais de vital importncia. As pessoas estaro apoiando sua fala ou se posicionaro contra? Ser uma plateia mista? Esteja preparado para valorizar a oposio. A primeira real pergunta a ser respondida quando se prepara uma apresentao, portanto, se o seu pblico favorvel a suas ideias. Ser ele hostil? Ter ponto de vista oposto? Explorar fatores como esse bom ponto de partida para um orador iniciante. Para os experientes, um adicional valioso. A persuaso assume formas variadas e conseguir que as pessoas concordem com sua forma de pensar uma proeza. Com a plateia a favor Antes de tudo, considere se sua plateia v com bons olhos aquilo que voc apresenta. 1) Se seu pblico concorda com seu ponto de vista, concentre-se nele, eliminando, assim, pontos de vista opostos. Vejamos um caso atual muito polmico: se voc batalha pela descriminalizao da maconha e pensa que uma boa causa porque ela poderia ser taxada ou usada em tratamentos mdicos, ou no tem efeito suficientemente nocivo para merecer a ilegalidade, isso ser, provavelmente, tudo o que voc deve dizer. Se a plateia for previamente favorvel ideia, estar predisposta a ficar a seu favor. O grupo tender a comprar no s a ideia principal como outras que faam parte do discurso. Prestar ateno a detalhes e ser capaz de lembrar os pontos importantes, porque tudo confirmou suas noes anteriores. Encare a oposio Essa uma boa razo para voc lapidar seu discurso e personaliz-lo para uma audincia especfica. Faa um esforo adicional e gaste algum tempo para realizar isso. O ponto chave aqui : faa sua audincia concordar com a sua apresentao e, se no o conseguir totalmente, seja capaz de vencer resistncias da plateia. Numa anlise final, talvez voc tenha de fazer uma abordagem sob outro ngulo, mais geral. Este ser o maior desafio oratrio: convencer os que se opem ao seu ponto de vista. 2) Quando uma audincia se posiciona contrariamente ao ponto de vista do orador, ele deve enderear sua fala aos argumentos da oposio. Se voc se preocupar s em defender seus pontos de vista, ignorando os da oposio,

tender a ver sua audincia desligar-se de sua fala, talvez at consider-lo um orador sem credibilidade. Primeiro, porque no o sentiro intelectualmente honesto. Voc no est considerando o momento com todas as suas devidas nuanas, os argumentos deles no foram valorizados. Basicamente, voc no os levou a srio. Ento, o que preciso fazer e como? Mecnica oratria Voc deve apresentar seu argumento, destacando seus pontos fortes. A seguir, aponte os argumentos primrios dos opositores e, ento, v destruindo um por um. Lance dvidas e o descrdito sobre eles. Desse modo, voc estar dando ateno oposio e oferecendo algo novo sobre o que pensar. Todos vero os pontos fracos de suas posies e estaro considerando as informaes novas que suportam suas ideias. Voc ter plantado a semente da dvida e atrado muita gente para o seu modo de pensar. Voc pode ser um palestrante excepcional, com voz agradvel, boa linguagem corporal, gestos sob medida, ter um material de pesquisa excelente para apoiar seu discurso, um incio magistral, uma finalizao empolgante, bom humor e uma graa cativante. Mas se desconsiderar os pontos de valor de seus opositores, sua fala pode ser um fiasco. Plantar a dvida Se o orador percebe que a oposio pode ter vrios pontos fortes, deve mencionar alguns, no s para mostrar bom senso, mas plantar a dvida e minar os fundamentos da oposio. Isso vai permitir que parea educado, justo e equilibrado aos olhos da plateia. Assim, pode-se dizer que o ponto focal para persuadir fazer as pessoas se sentirem felizes depois de decidirem ver ou fazer o que voc sugere, depois de terem concordado com voc. E mais, sem ficarem com o sentimento de que "perderam a parada". Osrio Antonio Cndido da Silva professor especialista em Tcnicas de Comunicao e Expresso Verbal h trinta anos e mestrando em Cincias da Comunicao pela Faculdade Csper Lbero.

O que falam os especialistas Falar bem pode ser um tormento, mas o aquecimento da economia parece ter intensificado a necessidade de interao pblica. H, hoje, mais defesas de posio em reunies de negcio, mais decises afetadas por discursos na mdia, alm de alunos e professores se expondo - em todos os casos, a certeza de que uma m exibio no s irrita a plateia como turva o que se fala. Por isso, diz Osrio Antonio Cndido da Silva, que desde 1980 ministrou cursos a 5 mil alunos, o ensino oratrio quer ser total: azeita discurso e presena, o uso de voz e corpo. Para Reinaldo Polito, outro expoente no mercado de solues em oratria, a maioria "morre de medo" de falar em pblico.

- So profissionais que j conseguiram posies de destaque, mas ficam humilhados por no conseguirem construir frases inteiras - afirma Polito. Cursos, ento, acabam por acalmar o orador. Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori de Educao Corporativa, h 20 anos lida com executivos que "vendem" ideias e so entrevistados. Eles tm de persuadir e influenciar, diz. Os cursos se segmentaram. H opo para polticos, mulheres, sindicalistas e jovens. Em cada mdulo customizado h as mesmas ideias de desinibio e raciocnios ajustados ao ouvinte. Para construir discursos preciso saber com quem se lida, diz Osrio, convidado da edio para indicar as dez orientaes destas pginas. (Colaboraram: Agncia Reprter Social e Jezebel Salm).

1. Perder o medo A. Conhea sua plateia - Rena o maior volume possvel de informao sobre o seu pblico. Vai falar a especialistas? So nefitos no tema? Influenciam decises? Prepare-se para falar um pouco a cada um: nem acima nem abaixo da expectativa.

B. Conhea seu assunto - Faa apresentao atualizada. No corra o risco de o pblico conhecer o tema mais do que voc.

C. Esteja preparado - No cometa o erro maior (alis, amador) de no estar preparado.

D. Encare seus ouvintes - Procure o contato visual com a plateia. Ao primeiro aceno positivo que receber, sua autoconfiana aumentar. Considere que as pessoas que se dispuseram a ouvi-lo esto ali para ver o seu sucesso e aprender com voc.

E. Fale com entusiasmo - No imite ningum. Mas fale de modo entusiasmado, com emoo.

F. O momento mgico - Oferea ao seu pblico algo que o surpreenda: o encanto do inesperado.

G. Deixe uma mensagem - Encerre seu discurso com uma mensagem memorvel. Procure transformar sua fala em possibilidade de ao.

2. O tom natural da fala Nem a melhor das tcnicas supera a sua naturalidade. Nunca imite quem quer que seja ao falar.

- No fale rpido demais. Se sua dico no for boa, ningum ir entender o que voc diz. - No fale lentamente e com longas pausas. O tdio pode prevalecer. - No fale alto demais. Voc se cansar e irritar o ouvinte. - No fale baixo demais. As pessoas faro esforo para ouvi-lo e, no conseguindo, dispersaro. - Procure no cair na monotonia da fala linear, sem nfase, nem na veemncia exagerada.

- Se for virar-se para a tela, fale um pouco mais alto enquanto estiver de costas para o auditrio. - Crie um ambiente agradvel de comunicao, alternando a altura e a velocidade da fala. - Dedique ateno voz. Trabalhada, transmite segurana e carisma. - No imite o sotaque da regio em que estiver se apresentando. Nem satirize o de outras regies. Voc no sabe quem estar na plateia.

3. Antes de entrar no assunto - S comece a falar quando estiver na frente de todos e sentir que a ateno da plateia est em voc. - Deixe seu nome completo bem visvel. - Desde o incio, procure envolver seus ouvintes quanto utilidade do tema. - Mostre seus objetivos, dando viso geral do programa. - Se o auditrio for pequeno, faa perguntas e sinta a experincia que o grupo j tem do assunto. - Se ningum o fez ao apresent-lo, declare sua experincia no assunto de que vai tratar. - Prepare-se para no ultrapassar o tempo definido. - Jamais declare que no teve tempo de preparar-se. - Quando sua apresentao fizer parte de algum programa, no ultrapasse o seu tempo; mas, se ocorrer, no deixe de dar explicaes ao grupo.

4. O vocabulrio adequado - Muito cuidado com a gramtica. Erros atrapalham a apresentao e podem arrasar sua imagem. Dedique cuidado especial concordncia e conjugao de verbos. - Desenvolva um vocabulrio simples, objetivo e suficiente para representar suas ideias. - No dependa de vocabulrio pobre. Restrinja as grias e elimine palavres. - Evite termos de sua profisso (ou de sua regio) em locais no familiarizados com eles. - Pronuncie bem as palavras. No corte s e r finais, nem i intermedirios. - Evite o uso de cacoetes no meio do raciocnio, como "t ok?", " assim", "n", "bem", "ento", "certo?", " o seguinte". - Evite, tambm, repetir certos termos ou frases ("basicamente", "quer dizer", "efetivamente"). - No abuse das palavras estrangeiras. - Evite as expresses "todos compreenderam?", "conseguiram entender?", "alguma dvida?". - Prefira algo como "acham que devo repetir?" ou "posso explicar melhor ou no o caso?"

5. Controle emocional A. Defina os termos de sua fala. Isso garante que voc e seu pblico esto tratando da mesma coisa.

B. Nunca se diminua diante de seu auditrio. Nem se traia: no diga ou d a entender que se preparou mal, os slides esto desatualizados ou coisa do gnero. A plateia poder deduzir que no mereceu respeito e empenho de sua parte.

C. Cuidado para no se repetir em demasia.

D. aceitvel consultar anotaes em algum momento de "branco". Mas no faa disso um hbito.

E. Nunca chame a ateno para o fato de voc estar nervoso.

F. Ao fim, nunca diga que se esqueceu de um tpico. Indica que voc no se preparou como devido. Na hora das perguntas, inclua a o tpico esquecido, mesmo que a relao entre eles seja s ligeira.

G. Em nenhuma hiptese deixe escapar que acha seu tema uma chatice.

H. Um lance pitoresco ou humorado aproxima as pessoas. Se surgir oportunidade, sirva-se disso.

I. Cuidado com piadas que ridicularizam algum. Podem criar ressentimentos ou constranger.

J. No pea desculpas por problema fsico eventual (gripe, tosse, dor de cabea).

6. A linguagem do corpo - Os movimentos corporais e as expresses faciais so recursos que favorecem o entendimento. - No fique andando pelo palco enquanto fala, parecendo fera na jaula. - No fique parado no canto. Movimente-se; aproxime-se da plateia ao falar intimamente sobre um tpico. - Procure no pr as mos nos bolsos, nas costas ou juntas frente, em "folha de parreira". - Gesticule com moderao, coerente com o que dito em seu discurso. Excesso prejudicial, mais que a falta. - Segurar algo (caneta, apontador, papel) serve de "muleta", mas no mantenha as mos cheias de coisas que no est usando no momento. - Distribua o peso do corpo entre as pernas; apoiar-se alternadamente numa e noutra torna a postura deselegante; no abra as pernas em demasia, mas o suficiente para manter o equilbrio. - No fique com os ombros cados. Passa imagem de excesso de humildade ou negligncia. - Procure vestir-se de modo adequado ao auditrio e situao. Escolha uma cor de roupa que reduza a evidncia de suor.

7. A direo do rosto - No olhe demais para um ouvinte ou grupo de ouvintes. Olhe o grupo, se possvel nos olhos. - Detenha-se mais no contato visual com quem ocupa cargo superior ou ir decidir um negcio. - No fique olhando o cho, o teto ou para fora da sala. - Controle o tempo de sua apresentao, mas no fique olhando repetidamente para o relgio. - No aparente arrogncia, empinando o queixo e olhando o pblico "por cima". - Estabelea coerncia entre seu semblante e o que est sendo dito. Coisas alegres, fisionomia sorridente; coisas

tristes, cara fechada. - Se inevitvel ler um discurso, olhe com frequncia para a plateia e tenha certeza de que ela est atenta. - No abuse da mmica facial nos momentos de humor.

8. O cuidado material - Se usar software para slides, evite o excesso de sons: desviam a ateno. - No resuma a ideia lotando um slide com informao. Distribua-a em vrios. - Revise os slides para eliminar erros (gramtica, nmeros, grafia, ordem). - No se limite a ler o que est projetado na tela. - Evite o projetor ligado o tempo todo. H horas em que no preciso. - Jamais chegue com transparncias desordenadas. Sinaliza desorganizao quem procura "a prxima" numa pilha. No as mostre velhas ou manchadas. - Se usa apontador retrtil, no fique naquele abre-fecha interminvel, agitando-o. Se for apontador a laser, no movimente o ponto luminoso na tela alm do necessrio. Nem o dirija plateia. - Ao montar o slide, use o fundo que melhor contraste com letras e figuras; faa cpia com fundo branco para ser usada em salas com muita claridade. - No se desvie do tema que est projetado. - Ao apontar o slide em direo tela, no entre na frente da projeo nem d as costas ao auditrio.

9. O microfone - Fale, com sua voz habitual, distncia de uns 15 centmetros entre boca e microfone. - No d tapinhas no microfone. Isso irrita o ouvinte e s indica que o aparelho est ligado. - Ao testar o microfone, diga algo como: "Bom dia, posso ser ouvido com clareza?". Alguns da plateia sempre tentam ajudar. - Olhe o pblico e no o microfone, que um instrumento auxiliar, nunca um obstculo. - Considere a possibilidade de o sistema de som assumir comportamento enlouquecido: chiados, guinchos, apitos, distoro da voz, enfim, tudo o que distraia a ateno da audincia. Se o caso, continue a fala at que algum conserte o equipamento. - Se no for possvel voltar a usar o microfone, solte mais a voz, mas no berre com a plateia. - Sem recurso do som e sem ser ouvido pela maioria, melhor parar de falar. Brigar com equipamento ruim desperdiar seu tempo. E o dos ouvintes.

10. O encerramento A. No fale demais. Diga o que tem a dizer e, em seguida, pare. Antes, porm, d ao pblico algo que o faa pensar e encerre sua apresentao com uma mensagem consistente.

B. A ltima coisa que disser dever ser a mais lembrada. Pode ser um desafio, uma sugesto de ao ou a soluo de um problema. Induza seu pblico a fazer algo.

C. Se o tema permitir, faa um encerramento bem-humorado: se bem feito, permitir uma impresso positiva ao final e a sala no ganha aquele silncio sepulcral enquanto voc se senta.

D. Se o tema no adequado ao encerramento bem-humorado, prepare uma histria que mexa com a sensibilidade da plateia ou mostre algum tipo de pensamento ou provrbio que faa o auditrio refletir.

E. Na hora das perguntas, nunca inicie uma resposta com: "Isso j falei...", "A resposta bvia...", "Imaginei que estivesse claro..." . Nem corte sua fala para atender a outra pergunta.

F. Elogie uma boa pergunta. Ao responder, no olhe s para quem perguntou. G. Tente captar a inteno e o contedo do que lhe perguntado. Fique atento a termos ou frases que sero a chave da pergunta. A nfase em certa palavra d o sentido da indagao.

H. Repita a pergunta para todos escutarem. Ajuda voc a ter certeza de que a entendeu.

I. Nunca deixe algum fazer um discurso a pretexto de elaborar uma pergunta dirigida a voc. Se o indagador se estender, interrompa-o, gentil e firmemente, e pergunte qual a dvida.

J. Uma pergunta que tem vrias partes deve ser dividida e cada parte respondida em separado. Ter mais clareza e melhor aceitao.

O tropeo no idioma Como os profissionais da oratria lidam com erros de portugus dos alunos de retrica Os profissionais da oratria dizem que o uso inadequado da variante da lngua situao e ao contexto da comunicao pode arruinar uma apresentao. Reinaldo Polito, por exemplo, acredita que no adianta ensinar gramtica num curso de expresso verbal, mas ele no deixa de corrigir os erros. - Quando o aluno erra numa apresentao em vdeo, colo um lembrete autocolante em sua ficha. Lacunas de vocabulrio so culpadas pelo "..." e outros vcios - comenta. O jargo especializado inadequado plateia, deslizes no uso de palavras difceis, construes que o palestrante no domina e o excesso de estrangeirismos so problemas que Polito tenta eliminar em seus alunos. J Reinaldo Passadori admite que os alunos precisam ser alertados, pois no parecem preocupados com a correo do que falam. - Erros nunca so recomendveis e s so tolerveis se fizerem parte do contexto pessoal do orador. O ideal falar de forma simples, para que as pessoas entendam. Detalhe em voga o planejamento. A necessidade de planejar e preparar a fala deve nortear no s o contedo do discurso, mas a linguagem usada. - preciso corporificar a mensagem por meio da gramtica, do vocabulrio e das metforas - afirma Passadori. (Agncia Reprter Social)

S-ar putea să vă placă și