Sunteți pe pagina 1din 11

Gestalt

Uma abordagem sistmica

Gestalt fundadores
Max Wertheimer, checo nascido em 15/04/1880 foi o psicologo fundador da Gestalt junto Kurt Koffka, alemo nascido em 18/03/1886 e Wolfgang Khler, alemo nascido em 22/01/1887.

Gestalt Incio
Wertheimer, atravs de experimentos demonstrou que a percepo humana pode responder mesmo na ausncia de um estmulo real. Em seu primeiro experimento Wertheimer notou que se duas luzes, prximas acendem uma depois da outra em menos de 0,06 segundos visto um movimento. Isso foi chamado de movimento aparente, fenmeno PI.

Gestalt Leis
Semelhana: objetos semelhantes se agrupam. A semelhana pode ser de intensidade, cor, odor, tamanho, forma e outras. Experincia Passada: Uma tendncia da percepo em seguir uma direo j conhecida para completar objetos. Continuidade: Tendemos a completar objetos, linhas descontinuas. Em uma imagem/fundo o todo visto primeiro, mais harmnico. Todas as leis so de certa forma resultado da Lei bsica da pregnncia, ou Boa Forma. Tendemos sempre a visualizar o todo, conjunto antes das partes.

Gestalt Semelhana
Nossa primeira impresso sobre a figura nos mostra trs linhas, uma de quadrados, uma de crculos e outra de tringulos. Isso ocorre pois nossa mente agrupa os semelhantes

Gestalt Experincia Passada


Devido a nossa experincia adquirida podemos dizer que D uma cobra e C uma esfera. Nosso crebro busca em nossa memria aquilo que lhe familiar, harmnico e completo.

Gestalt Continuidade
Sabemos que ao lado existem um crculo e um quadrado, mesmo quando na verdade existem apenas traos no completos, o todo novamente se forma.

Gestalt Imagem / fundo


Diversas so as formas de se enxergar as imagens, mas notamos primeiro o todo ou objetos centrais para depois notarmos as partes.

Gestalt Educao
A gestalt se desenvolveu muito desde sua criao sendo muito utilizada em diversas empresas nos EUA. Em escolas europeias e americanas. Por ter uma caracterstica sistmica o responsvel deve olhar para todo um conjunto, A Forma (no sentindo mais amplo, como utilizado por Aristteles), para solucionar problemas. Um foco Holstico se mostrou interessante para grandes empresas onde setores muitas vezes se sentiam autnomos. Nas escolas crianas so observadas junto do contexto social e familiar, muitas vezes a soluo est em casa. Nenhum professor ou psiclogo conseguir que uma criana que durma 4h da manh tenha um bom rendimento escolar entrando na aula as 7h.

Gestalt Concluso
Fica cada vez mais claro, para cincia que no somos o centro do universo, mas sim uma parte de um conjunto que forma um todo. Cada um possui aquilo que inato a ele, no podemos mudar tudo cem por cento, mas podemos adaptar a pessoa para que desenvolva suas aptides inatas e lide bem com suas dificuldades. A gestalt avalia tanto as caractersticas individuais quanto o Todo. Durante a vida todos nossas funes bioqumicas mudam inmeras vezes como um todo, mas jamais deixamos de ser ns mesmo. Isso, tambm, Gestalt uma busca do que nos torna ns mesmos.

Gestalt Incio
http://psicologado.com/abordagens/humanismo/ge stalt-leis-da-gestalt Guia de Estudos, Psicologia da Educao I TELLEGEN, THERESE (Gestalt e grupos, 1984) Todas as imagens retiradas do google.

S-ar putea să vă placă și