Sunteți pe pagina 1din 23

Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC Curso de: ________________________________________ Disciplina de Empreendedorismo Professor: Joo B.

da Silva, Msc Mdulo IV: Plano de Negcio primeira parte Objetivo: o mdulo tem como objetivo trabalhar os conceitos sobre o Plano de Negcio, sua importncia e estrutura, bem como, a elaborao de um Plano de Negcio. Neste mdulo vamos trabalhar a primeira parte do Plano de Negcio, as informaes que voc ter que buscar sobre o mercado (clientes, concorrentes e fornecedores), conhecimentos / competncias necessrios. Tema 01: Conceitos e Importncia do Plano de Negcio 1. Plano de Negcio 1.1. Vamos iniciar nossa aula? Quais as condies que voc considera necessrias para que seu empreendimento d certo? Algumas dicas: Que voc procure estar sempre bem informado sobre o mercado (clientes, concorrentes e fornecedores); Que seja um negcio voltado para as necessidades do mercado (cliente). 1.2. O processo empreendedor Idia Oportunidade Negcio

O empreendimento o resultado de uma idia que se transformou em uma oportunidade, que gerou um empreendimento, assim, nasce o empreendedor.

1.3. Como voc deve iniciar seu empreendimento? Elaborando o Plano de Negcio, instrumento que servir para analisar a viabilidade de seu futuro empreendimento. Vamos ento dar inicio a elaborao do Plano de Negcio.

1.4. O que o Plano de Negcios? Para Degen (2009, p. 208):

O plano de negcio a descrio, em um documento, da oportunidade de negcio que o candidato a empreendedor pretende desenvolver, como a descrio do conceito do negcio, dos atributos de valor da oferta, dos riscos, da forma como administrar esses riscos, do potencial de lucro e crescimento de negcio, da estratgia competitiva, bem como o plano de marketing e vendas, o plano de operao e o plano financeiro do novo negcio, com projeo do fluxo de caixa e o calculo da remunerao esperada, alm da avaliao dos riscos e o plano para super-los.

1.5. Benefcios do Plano de Negcio Degen (2009) destaca os benefcios que o plano de negcio trar ao candidato a empreendedor: a) Reunir ordenadamente todas as informaes e idias sobre o novo negcio; b) Escrever o plano de negcio fora o candidato a empreender a analisar, formalizar e justificar todos os aspectos crticos do novo negcio; c) Vender o negcio para si mesmo; d) Simular as conseqncias de diferentes estratgias competitivas, ofertas de valor, de planos financeiros etc.; e) Apresentar o plano de negcio a pessoas experientes e de confiana para validlo, ouvir sugestes, crticas etc.; f) Motivar e focalizar a ateno do candidato a empreendedor e dos possveis scios e colaboradores nos riscos do negcio e como super-los, alm de focar nos aspectos crticos para o sucesso deste negcio; g) Testar a oportunidade de negcio, o conhecimento, a motivao e a dedicao do candidato a empreendedor e dos possveis scios e colaboradores do nono negcio; h) Convencer possveis scios, investidores, financiadores, fornecedores e futuros clientes do sucesso do novo negcio e, assim, obter os recursos necessrios para realiz-lo; i) Orientar a montagem e a operao do novo negcio no primeiro ano; e j) Controlar o investimento da montagem e os custos da operao por meio da projeo do fluxo d caixa do novo negcio no primeiro ano.

1.6. Como elaborar seu Plano de Negcios Para elaborao do Plano de Negcio, voc no precisar de instrumentos complicados. Poder faz-lo manualmente ou usar ferramentas - softwares disponveis no mercado. Como sugesto, voc poder utilizar o software MakeMoney de Fernando Dolabela ou o software do SEBRAE, Negcio Certo SEBRAE. O software MakeMoney um software proprietrio sendo necessrio adquirir a licena de uso do mesmo comprando, j o acesso ao software do SEBRAE poder ser feito gratuitamente atravs do acesso ao endereo: http://www.nc.sebrae-sc.com.br/portais/negociocerto. Portanto, voc poder elaborar o plano de negcio quando precisar: Conhecer bem o negcio; Ampliar o negcio; Identificar oportunidades; Conseguir financiamento;

Como voc v, o plano de negcio pode ser utilizado com freqncia, portanto importante mant-lo atualizado.

1.7. Elaborando o Plano de Negcios A elaborao de plano de negcio no segue uma metodologia rgida, embora voc possa usar um software que ir auxili-lo na sua elaborao. No existe um modelo que poder ser adequado a qualquer empreendimento e nem existe um profissional que saiba elaborar um plano de negcio ideal para seu futuro empreendimento. O plano de negcio dever ser elaborado por voc, se necessrio com a ajuda de um especialista. O modelo que vamos apresentar poder ser adequado a sua realidade, incluindo ou excluindo itens, ajustando o mesmo a sua necessidade.

Tema 02: Estrutura de um Plano de Negcio

Para Dornelas (2005, p. 123), a estrutura de um plano de negcios dever conter os seguintes tpicos: 1. Capa; 2. Sumrio; 3. Sumrio Executivo; 4. Descrio da Empresa; 5. Produtos e Servios 6. Mercado e Competidores; 7. Marketing e Vendas; 8. Anlise Estratgica; 9. Plano Financeiro; e 10. Anexos. __________________________________________

2.1. Capa Capa, primeiro elemento do Plano de Negcio, dever conter as informaes sobre o empreendimento: - Nome da Empresa/Razo Social; - Endereo; - Telefones; - Endereo eletrnico; - Scios.

2.2. Sumrio Sumrio (ndice), deve conter ttulos de todas as sees do plano, subsees e respectivas pginas.

2.3. Sumrio Executivo Sumrio Executivo, a principal seo de seu plano de seu plano de negcio e deve expressar uma sntese do que ser apresentado na seqncia, preparando o leitor e atraindo o mesmo pra uma leitura c om mais ateno e interesse. (DORNELAS, 2005, p. 126). Para auxiliar na preparao do Sumrio Executivo, procure responder s seguintes perguntas (DORNELAS, 2005, p. 127):

O que?

Qual o propsito do seu plano? O que voc esta apresentando? O que a sua empresa? Qual o seu produto/servio? Onde sua empresa esta localizada? Onde esta seu mercado/cliente? Por que voc precisa do dinheiro requisitado? Como voc empregar o dinheiro na sua empresa? Como est a sade financeira de seu negcio? Como esta crescendo sua empresa (faturamento do ltimos trs anos etc.)? De quanto dinheiro voc precisa? Como se dar o retorno sobre o investimento?

Onde?

Por qu? Como?

Quanto?

Quando?

Quando seu negcio foi criado? Quando voc precisar dispor do capital requisitado? Quando ocorrer o pagamento do emprstimo obtido?

O Sumrio deve ser a ltima parte a ser escrita, aps a elaborao do Plano de Negcio. Os itens: Descrio da Empresa; Produtos e Servios; Mercado e Competidores; Marketing e Vendas; Anlise Estratgica; Plano Financeiro e Anexos, citados por Dornelas (2005, p.123) foram aqui adaptados/complementados para facilitar seu entendimento: 2.4. Misso do futuro empreendimento Elaborar a misso de seu futuro empreendimento.

2.5. Objetivos e metas do negcio Para Dornelas (2005), voc deve pensar nos objetivos e metas como o referencial do planejamento estratgico, o que a empresa busca atingir, e devem ser escritos de forma que possam ser medidos, comparados e avaliados. Os objetivos so de ordem macro, indicam as intenes gerais da empresa e o caminho bsico para se chegar ao destino. So definidos com palavras e frases. As metas so as aes especficas mensurveis que constituem os passos para se atingir os objetivos.

Porter (1980) apud Dornelas (2005) resumiu as estratgias de uma empresa em trs tipos genricos: liderana total em custos, diferenciao e foco. So exemplos de estratgias e de objetivos e metas que voc deve analisar: Penetrao de Mercado Qual o percentual de crescimento no mercado como um todo ou por regio. E o que fazer para atingir este crescimento: nova embalagem, melhorar o sistema de distribuio, aumentar a capacidade de produo, ... Manuteno de Mercado A empresa esta satisfeita com sua situao atual, com isso manter a participao de mercado o nveis atuais, por exemplo, crescimento de 20% nos prximos doze (12) meses. Expanso de Mercado Voc deve pensar num mercado novo para o produto. A empresa atua somente na regio sul e voc quer expandir para a regio norte. As metas seriam: cadastrar dez (10) novas revendas a cada seis (06) meses at 2012. Diversificao Voc decidiu entrar em um novo mercado com novos produtos ou servios, devido a estagnao de seu mercado atual ou ainda pelo fato de no haver mais possibilidades de crescimento. 2.6. Descrio geral do negcio 2.6.1. O que a empresa faz ou pretende fazer 2.6.2. Baseado em quais competncias/experincias 2.6.3. Estimulado por quais tendncias de mercado 2.6.4. Principais Concorrentes 2.6.4.1. Pontos Fortes e Pontos Fracos 2.6.4.2. Vantagens/Desvantagens em termos de Preo, Venda, Distribuio e Assistncia 2.6.5. Mercado Consumidor - Clientes 2.6.6. Principais Fornecedores 2.6.7. Comportamento do mercado em termos de Crescimento e Lucratividade 2.6.8. Estratgias de marketing 2.6.9. reas de Conhecimentos, Habilidades, Tecnologias e Capacitao 2.6.9.1. reas de conhecimento em que a empresa tem experincia e capacitao 2.6.9.2. Tecnologias/habilidades dominadas pela empresa 2.6.9.3. Tecnologias/habilidades que a empresa desenvolveu, pretende desenvolver ou est desenvolvendo 2.6.9.4. Tendncias tecnolgicas, em termos de volatilidade / obsolescncia da tecnologia e proliferao / padronizao 2.6.9.5. Principais formas e fontes de capacitao e acesso a tecnologias que a empresa utiliza 8

2.6.9.6. Existncia de solues tecnolgicas diferenciadas 2.7. Fluxograma ou Descrio do processo (servio) 2.8. Equipamentos / Instrumentos usados no processo 2.9. Mveis e utenslios necessrios 2.10. Matrias Primas / embalagens

Tema 03: Elaborao do Plano de Negcio

Vamos agora detalhar, exemplificando, a elaborao de um Plano de Negcio. Usaremos como exemplo o Plano de Negcio de um empreendimento na rea de confeco, produo de calas jeans. Vamos chamar o nosso empreendimento de Indstria e Comrcio de Confeco - INCOM e seus futuros proprietrios, nomes fictcios, sero chamados de Paulo Martins e Rosane Santos. Durante o estudo do Plano de Negcio, voce dever elaborar o Plano de Negcio referente ao seu futuro empreendimento. Iremos trabalhar a elaborao do Plano de Negcio, primeira etapa, que trata das informaes necessrias a abertura do seu futuro empreendimento. No mdulo V, iremos trabalhar a elaborao do Plano de Negcio, segunda etapa, que trata da viabilidade financeira.

10

3. 1. Capa INDUSTRIA E COMERCIO DE CONFECO INCOM Rua Universitria, 1100 Bairro Pinheirinho Cricima - SC (48) 3431-2321 solucao@unesc.net

INCOM

Paulo Martins Rua Av. Universitria, 1100 Bairro Pinheirinho Cricima - SC

Rosane Santos Rua Av. Universitria, 1100 Bairro Pinheirinho Cricima - SC

Este Plano de Negcio foi elaborado em setembro de 2009, pelo Prof. Joo Batista da Silva, Mestre 11

3.2. Sumrio o indicativo das partes principais do trabalho, tais como: introduo, captulos, subttulos dos captulos, concluso, referncias bibliogrficas e anexos se houver.

3.3. Sumrio Executivo O presente plano de negcio apresenta uma fbrica de calas jeans tendo como diferencial trabalhar com uma linha de produtos diferenciados. O seu pblicoalvo formado por jovens de classe A e B, destacando-se na diferenciao de seus modelos. A misso da empresa produzir calas com materiais e design diferenciados, de alta qualidade e praticidade, atendendo pessoas que gostam de conforto e respeitam o meio-ambiente. O Investimento Inicial necessrio de R$ 595.522,45, dispondo os proprietrios de R$ 350.000,00 prprios, sendo que o capital restante precisar ser adquirido de terceiros. A empresa tem como pontos fortes a experincia dos proprietrios, que conhecem os mais modernos processos produtivos na confeco em geral, controle dos processos de produo rigoroso e uma margem de lucro elevada. Os indicadores financeiros so: Resultado Lucratividade em % Rentabilidade em % Retorno do Investimento Ponto de Equilbrio 29,99% 27,62% ms 4 meses 2.229 peas

Desafio: somente aps calcular a viabilidade de seu novo empreendimento, elabore o resumo executivo.

12

Desafio: somente aps calcular a viabilidade de seu novo empreendimento, informe os indicadores financeiros. Resultado Lucratividade em % Rentabilidade em % Retorno do Investimento Ponto de Equilbrio

3.4. Informaes sobre o empreendimento Nome da Empresa: INCOM Razo Social: Indstria e Comrcio de Confeco Scios: Paulo Martins e Rosane Santos Endereo: Rua Universitria, 1100 Bairro: Pinheirinho CEP: 88.880-000 Cidade: Cricima UF: SC Fone: (48) 3431-2321 Fax: (48) 3431-2300 Cel: (48) 9978-3568 e-mail: solucao@unesc.net Pessoa para Contato: Paulo Martins Desafio: informe os dados de seu empreendimento. Nome da empresa Razo social Scios Endereo Bairro CEP Cidade UF Fone Fax Celular e-mail Contato

3.5. Misso Produzir calas com materiais e design diferenciados, de alta qualidade e praticidade, atendendo pessoas que gostam de conforto e respeitam o meioambiente. 13

Desafio: escreva a misso de nosso empreendimento.

3.6. Objetivos e metas do negcio A empresa pretende crescer 20% ao ano nos prximos trs (03) anos, criando novos modelos de calas, aumentando a capacidade de produo e melhorando o sistema de distribuio.

Desafio: escreva os objetivos de seu empreendimento.

3.7. Descrio geral do negcio

3.7.1. O que a empresa faz ou pretende fazer A empresa pretende produzir e comercializar calas jeans para um pblico jovem das classes A e B, destacando-se na diferenciao de seus modelos. Desafio: o que voc pretende fazer.

14

3.7.2. Baseado em quais competncias/experincias A empresa se apoiar na experincia dos proprietrios, que conhecem os mais modernos processos produtivos na confeco em geral. O scio Paulo Martins, por ter trabalhado 20 anos em uma empresa de confeco de jeans como gerente Comercial e a scia Rosane Santos, por ter trabalhado 7 anos em uma empresa de confeco de calas jeans como responsvel pelo setor de costura. Desafio: quais so suas experincias.

3.7.3. Estimulado por quais tendncias de mercado O uso da cala jeans vem ganhado cada vez mais a aceitao das pessoas dos sexos masculino e feminino, pblicos infantil, jovem e adulto formando uma clientela bastante diversifica. Desafio: o que esta motivando voc iniciar este empreendimento.

15

3.7.4. Principais Concorrentes

3.7.4.1. Pontos Fortes e Pontos Fracos Empresas Concorrentes Empresa A Empresa B Empresa C Empresa D Pontos Fortes Proximidade de seus fornecedores. Ampla rede de empresas parceiras Proximidade dos fornecedores e mercado consumidor Pblico definido. Qualidade dos produtos produzidos Produto de massa Pontos Fracos Design convencional e materiais comuns Uso de tecnologia tradicional. No tem estoques para pedidos a pronta entrega Inadimplncia dos clientes Produto de design convencional, sem diferencial

Desafio: quais so seus concorrentes, identifique seus pontos fortes e fracos. Concorrentes Pontos Fortes Pontos Fracos

3.7.4.2. Vantagens/Desvantagens em termos de Preo Praticado, Formas de Venda, Distribuio e Assistncia Prestada Preo praticado Os preos praticados pelo mercado so to variados quando os produtos oferecidos. A empresa pretende trabalhar com preos competitivos na sua linha de produtos, pesquisando constantemente o mercado, uso de equipamentos com tecnologias de ponta e controle rgido de processos. Formas de venda As empresas deste ramo trabalham com vendas para lojas de artigos de vesturio, atravs de representantes comerciais.

16

Distribuio Os produtos sero entregues aos clientes pela prpria empresa com apoio de seus representantes. Assistncia A empresa dispe de rigoroso controle de qualidade de seus produtos, no se eximindo da assistncia aos clientes quando de produtos que apresentem problemas. Desafio: quais os preos praticados pelos concorrentes.

Desafio: quais as formas de vendas dos concorrentes.

Desafio: como logstica de distribuio dos concorrentes.

17

Desafio: como a assistncia prestada pelos concorrentes.

3.7.5. Mercado Consumidor - Clientes Homens e mulheres pertencentes classe mdia e alta, que gostam de estilo e produtos diferenciados. Desafio: qual ser seu pblico consumidor.

3.7.6. Principais Fornecedores Principais Fornecedores Empresa A Empresa B Empresa C Empresa D Produtos/Servios Oferecidos Tecidos e aviamentos Tecidos e aviamentos, mquinas de passar e peas para reposio Mquinas de costura todos os tipos e peas de reposio Todos os tipos de matria-prima e equipamentos

Desafio: quais sero seus fornecedores. Fornecedor Produtos/Servios

18

3.7.7. Comportamento do mercado em termos de Crescimento e Lucratividade Crescimento um mercado que tem crescido nos ltimos anos, devido ao estilo brasileiro de se vestir, adotando a cala como um complemento de sua personalidade. Lucratividade A lucratividade boa quando a empresa consegue atingir um conjunto de clientes que se tornam cativos, demandando um volume de servios constantes. Desafio: como voc v o crescimento de negcio.

Desafio: como voc v a lucratividade de seu negcio.

3.7.8. Estratgias de marketing As estratgias de marketing que a empresa adotar sero a divulgao em feiras e eventos, anncios em revistas especializadas e ter um site de vendas na Internet. Desafio: como ser a poltica de marketing de seu negcio.

19

3.7.9. reas de Conhecimentos, Habilidades, Tecnologias e Capacitao

3.7.9.1. reas de conhecimento em que a empresa tem experincia e capacitao A empresa se apoiar na experincia dos proprietrios, que conhecem os mais modernos processos produtivos na confeco de em geral. O scio Paulo Martins, por ter trabalhado 20 anos em uma empresa de confeco de jeans como gerente Comercial e a scia Rosane Santos, por ter trabalhado 7 anos em uma empresa de confeco de calas jeans como responsvel pelo setor de costura. Esse conhecimento dos scios ser traduzido na forma de aquisio de materiais e equipamentos de ponta. Desafio: que experincia voc trar para o negcio.

3.7.9.2. Tecnologias/habilidades dominadas pela empresa A empresa contar os conhecimentos de seus scios, ambos com experincia no ramo de confeco. Desafio: que tecnologia e habilidades voc trar para o negcio.

3.7.9.3. Tecnologias/habilidades que a empresa desenvolveu, pretende desenvolver ou est desenvolvendo A empresa pretende se destacar na elaborao de calas usando materiais diferenciados e design exclusivo.

20

Desafio: que habilidades/tecnologias seu empreendimento vai desenvolver.

3.7.9.4. Tendncias tecnolgicas, em termos de volatilidade / obsolescncia da tecnologia e proliferao / padronizao A empresa, primeiro, dever estar sempre atenta a novos materiais e equipamentos, segundo, acompanhar as tendncias do setor, terceiro, manter atualizado seus show room nas lojas credenciadas e, quarto, acompanhar o mercado em termos de tecnologias, novos equipamentos. Desafio: como voc far para acompanhar o mercado.

3.7.9.5. Principais formas e fontes de capacitao e acesso a tecnologias que a empresa utiliza A empresa tem como propsito a capacitao continuada participando de eventos, seminrios, cursos e encontros que tratem da indstria de tecelagem, alm de adotar tecnologias que possibilitem a produo de calas jeans diferenciadas. Desafio: como voc pretende capacitar seus colaboradores.

21

3.7.9.6. Existncia de solues tecnolgicas diferenciadas A empresa ter instalaes modernas, usando tecnologias de ponta, funcionrios capacitados no processo de produo, com destaque para o design de suas calas jeans. O processo de capacitao e modernizao ser constante, possibilitando a melhoria contnua dos processos de fabricao. Desafio: quais solues tecnolgicas voc trar para seu empreendimento.

3.8. Descrio do processo (produo) O processo de produo de calas jeans se d em diferentes etapas, iniciando-se com o desenho, corte do tecido (terceirizado), sendo encaminhado posteriormente para a montagem: costura, colocao dos acessrios (botes, zper, etiquetas, tag), lavao (terceirizado) e reviso (Controle Qualidade). a) Desenho da pea b) Corte do tecido servio terceirizado c) Costura do tecido juntando as partes d) Colocao dos acessrios (zper, boto, tag, etiquetas) e) Lavao servio terceirizado f) Reviso (Controle Qualidade) g) Passar h) Embalar i) Estocar o produto Desafio: descreva o processo de produo/servio de seu empreendimento.

22

3.9. Equipamentos / Instrumentos usados no processo Etapas Desenho / Corte do tecido e montagem das partes Costura Lavao Passar Equipamentos/Instrumentos Utilizados Terceirizado Mquinas de costura reta, caseadeira, fechadeira, overlock, interlock, duas agulhas, cs, traveti Terceirizado Ferros de passar

Desafio: relacione as etapas e os instrumentos usados no processo Etapas Equipamentos/Instrumentos Utilizados

3.10. Mveis e utenslios necessrios Etapas Desenho / Corte do tecido e montagem das partes Costura Passar Reviso - Controle Qualidade Itens Terceirizado Mesas (bancadas) Mesas (bancadas) Mesas (bancadas), tesouras, alicates, estiletes.

Desafio: relacione as etapas e os mveis e utenslios necessrios ao seu novo empreendimento. Etapas Equipamentos/Instrumentos Utilizados

23

3.11. Matrias Primas / Embalagens Etapas Corte do tecido e montagem das partes - terceirizado Costura Costura - acessrios Lavao - terceirizada Reviso Controle Qualidade Matrias-Primas Tecido Tecido, linha Zper, botes, etiquetas, rebite, tag Produtos qumicos Embalagem -

Embalagem Plstica e caixa papelo

Desafio: relacione as etapas e matrias primas / embalagens. Etapas Matrias-Primas Embalagem

24

REFERENCIAS

DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor: empreendedor como opo de carreira . So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. So Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, Jos Carlos de Assis. Empreendedorismo: transformando idias em negcios. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

25

S-ar putea să vă placă și