Sunteți pe pagina 1din 9

1.

Explique, com um exemplo que mostre um avano tecnolgico, porque sempre existe trade-off entre qualidade ambiental e desenvolvimento econmico. A expresso trade-off possui um significado de conflito de escolhas, implica, ento, em se efetuar uma escolha por uma opo em detrimento de outra. Ou seja, pode se ganhar em um aspecto e perder em outro. No aspecto econmico ambiental, o tradeoff frequentemente estar presente, uma vez que toda atividade econmica implica em consumo de recursos naturais e produo de resduos, logo, tudo o que retirado da natureza sofre uma transformao de uma forma ou de outra acaba retornando para a mesma. Um bom exemplo a usina nuclear, possui alto potencial de gerao de energia eltrica, menos mobilizao em sua instalao, em relao s hidreltricas, mas tem um alto ndice de gerao de resduos extremamente contaminantes, o lixo nuclear. 2. Ao estudar o modelo de fluxo circular, aponte e explique trs fatores que podem expandir ou diminuir o volume da atividade econmica. - Crescimento demogrfico: o aumento do nmero de habitantes/pessoas leva a um aumento de demanda, o que, consequentemente, implica em aumento de produo e, por sua vez, um maior fluxo circular. - Fenmenos naturais: uma catstrofe natural em uma regio industrial estratgica pode gerar danos que, conforme a intensidade afetam, a capacidade produtiva, reduzindo a oferta de bens e servios. - Avano tecnolgico: o upgrade tecnolgico em uma estao produtiva pode resultar em um aprimoramento do processo de produo, por exemplo: com maior eficincia no uso de energia ou maior capacidade de produo, sendo assim, pode-se ter uma maior oferta, ocasionando melhor custo e consequentemente maior demanda, ou seja, maior volume de oferta e demanda de bens e servios. 3. Qual a diferena entre Economia Ambiental e Economia dos Recursos Naturais? Explique a razo para um engenheiro estud-las? (para a segunda pergunta, uma dica: associe sua resposta com a importncia de estudar matria e energia e a aplicao dos conceitos de eficincia, eficcia e efetividade na atividade profissional de um engenheiro). A economia ambiental baseada na caracterizao da relao entre gerao de resduos na atividade econmica e o impacto destes quando em contato com a natureza. J a economia dos recursos naturais se ocupa em estudar o fluxo de recursos da natureza para as atividades econmicas. Ao engenheiro, qualquer que seja sua especializao, estando este intimamente ligado s atividades econmicas, pautar seu trabalho nestas duas matrias imprescindvel, no s devido preocupao ambiental, mas tambm economia de recursos a qual gera maior receita, como tambm melhores processos com maior eficincia energtica. 4. Associe cada uma das afirmaes abaixo s leis da termodinmica e enuncie-as: a) Mesmo quando recuperados, a converso de resduos em bens reciclados ou reutilizados apenas temporria. E mais cedo ou mais tarde esses tambm se transformaro em resduos.

J este trecho nos remete primeira lei da termodinmica, a qual a enuncia que "matria e energia no podem ser criadas ou destrudas". Em relao ao fluxo de materiais e de energia extrados da natureza, mais cedo ou mais tarde, estes se tornaro resduos na natureza, dado que a cada reaproveitamento este se d com eficincia cada vez menor. b) O processo fundamental do qual a atividade econmica depende finito. Este trecho nos remete segunda lei da termodinmica, a qual afirma que "a capacidade de converso da natureza limitada". Uma vez que, no h processo que aproveite 100 % da energia utilizada, sempre haver perdas (degradao). 5. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F): a) Dois critrios econmicos usados na gesto de riscos so eficincia alocativa e custo efetividade; (V) b) Justia ambiental um critrio de equidade ambiental. (V) c) Estratgias de gesto esto focadas no longo prazo e promovem melhorias, como princpio.(F) d) Dentre os mais crticos obtidos ambientais esto a qualidade ambiental o desenvolvimento sustentvel e a biodiversidade. (V). 6. Explique a estratgia preveno contra poluio (P2) implantada pelo grupo BMW como mtodo DFD. O DFD (projetado para desmonte, em portugus) da BMW baseado em anlises que verificam o tempo e recursos necessrios para desmanche de seus veculos e a partir dos dados obtidos promover um processo de produo focado na facilitao do desmanche e consequentemente no reaproveitamento das peas ao final da vida til do veculo. 7. Quem o responsvel pelo planejamento em poltica ambiental no Brasil? A Unio, os Estados, o Distrito Federal e Municpios, conforme artigo 23, incisos VI e VII da Constituio Federal. 8. Qual o significado das siglas MMA, SISNAMA, CONAMA, IBAMA, SNGRH, CNRH, SRHU e ANA e explique a funo de cada um destes entes no planejamento de polticas ambientais no Brasil? MMA - Ministrio do Meio Ambiente: tem a funo de formular, planejar, coordenar, supervisionar e controlar a poltica nacional e as diretrizes governamentais para o meio ambiente. SISNAMA - Sistema Nacional de Meio Ambiente: possui a finalidade de estabelecer um conjunto articulado de rgos, entidades, regras e prticas responsveis pela proteo e pela melhoria da qualidade ambiental.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente: tem a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no mbito de sua competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida. Rene diferentes setores da sociedade e tem o carter normativo dos instrumentos da poltica ambiental. IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis: responsvel por executar e fazer executar as polticas e diretrizes governamentais definidas para o meio ambiente. SNGRH - Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos: Engloba o CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hdricos) que tem a funo de promover a articulao do planejamento de recursos hdricos com os planejamentos nacional, regional, estadual e dos setores usurios; deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hdricos; acompanhar a execuo e aprovar o Plano Nacional de Recursos Hdricos; estabelecer critrios gerais para a outorga de direito de uso dos recursos hdricos e para a cobrana pelo seu uso. SRHU (Secretaria de Recursos Hdricos e Ambiente Urbano): Exerce as funes de Secretaria Executiva do CNRH; ANA (Agncia Nacional de guas): tem como funo implementar e coordenar a gesto compartilhada e integrada dos recursos hdricos e regular o acesso a gua, promovendo seu uso sustentvel em benefcio das atuais e futuras geraes. A instituio tambm possui outras definies estratgicas centrais. 9. Considerando o alto preo do avano econmico da China, o que ela ganha economicamente ao intensificar a criao de polticas ambientais? Contendo a degradao ambiental que vem sofrendo, o pas pode ter sua produtividade e produo melhorada, o que faz com que recupere parte da parcela do PIB que este vem perdendo em razo dos danos ambientais causados pela poluio. 10. Se os defensivos agrcolas alcanam guas subterrneas, o dano gua potvel deveria ser valorado monetariamente e estar refletido no PIB? Explique a sua resposta. Absolutamente, ao se contabilizar o PIB de uma nao qualquer deve-se levar em conta o custo ambiental que este trouxe, afinal, no caso dos defensivos agrcolas, a "limpeza" destas guas tem um custo financeiro, o qual deve ser contabilizado, considero tambm o fato de que recursos naturais tem valor econmico e, no caso da gua, sua poluio, deveria ser contabilizada como depreciao.

11. Quais os pontos crticos do debate na sociedade para o alcance de cada um dos objetivos ambientais? Qualidade ambiental, desenvolvimento sustentvel e biodiversidade constituem o pilar para qualquer deciso relativa ao meio ambiente.

12. Ao considerar o horizonte de tempo nas estratgias de gesto ambiental o que diferencia uma estratgia de curto e de longo prazo? Sob a tica ambiental, estratgia de curto prazo quando se define aes para aplicaes em situaes j existentes e ou problemas imediatos, j no longo prazo quando se atua preventivamente prevendo-se potencial degradao futura. 13. Navegue em sites de busca na internet e obtenha informaes sobre a biodiversidade e responda as questes propostas: a. Quais as medidas que identificam as espcies em declnio de acordo com a Conveno sobre as Diversidades Biolgicas (CDB)? CDB um tratado da Organizao das Naes Unidas e um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente, mais de 160 pases j assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993. Conforme o artigo 7 da CDB: Cada Parte Contratante deve, na medida do possvel e conforme o caso, em especial para os propsitos dos arts. 8 a 10: a) Identificar componentes da diversidade biolgica importantes para sua conservao e sua utilizao sustentvel, levando em conta a lista indicativa de categorias constante no anexo I; b) Monitorar, por meio de levantamento de amostras e outras tcnicas, os componentes da diversidade biolgica identificados em conformidade com a alnea (a) acima, prestando especial ateno aos que requeiram urgentemente medidas de conservao e aos que ofeream o maior potencial de utilizao sustentvel; c) Identificar processos e categorias de atividades que tenham ou possam ter sensveis efeitos negativos na conservao e na utilizao sustentvel da diversidade biolgica, e monitorar seus efeitos por meio de levantamento de amostras e outras tcnicas; e d) Manter e organizar, por qualquer sistema, dados derivados de atividades de identificao e monitoramento em conformidade com as alneas a, b e c acima. *** Anexo I Identificao e Monitoramento 1. Ecossistemas e habitats: compreendendo grande diversidade, grande nmero de espcies endmicas ou ameaadas, ou vida silvestre; os necessrios s espcies migratrias; de importncia social, econmica, cultural ou cientfica; ou que sejam representativos, nicos ou associados a processos evolutivos ou outros processos biolgicos essenciais; 2. Espcies e imunidades que: estejam ameaadas; sejam espcies silvestres aparentadas de espcies domesticadas ou cultivadas; tenham valor medicinal, agrcola ou qualquer outro valor econmico; sejam de importncia social, cientfica ou cultural; ou sejam de importncia para a pesquisa sobre a conservao e a utilizao sustentvel da diversidade biolgica, como as espcies de referncia; e

3. Genomas e genes descritos como tendo importncia social, cientfica ou econmica. b. Aponte, de forma distinta, trs espcies animais e vegetais que esto ameaadas e em perigo de extino no Brasil? Animais: - Leontopithecus caissara / Mico-leo-de-cara-preta; - Balaenoptera musculus / Baleia-azul; - Bothrops insularis / Jararaca-ilhoa (cobra) Vegetais: - Swietenia macrophylla / Mogno; - Caesalpinia echinata / Pau Brasil; - Dalbergia nigra / Jacarand da Bahia. 14. Navegue em sites de busca na internet e obtenha informaes sobre poluentes atmosfricos e urbanos (por exemplo, entre outros: NO2, SO2, poeira, fuligem, fumaa e outros contaminantes) e responda as questes propostas: a. Apresente os principais poluentes que contribuem para a poluio urbana do ar das cidades: Salvador; So Paulo; Cidade do Mxico; Pequim e Nova York. - Salvador: CO, NO2, O3 e partculas inalveis (como Cadmo e Chumbo), dentre os principais medidos pela CETREL (empresa que executa as medies na cidade); -So Paulo: Dixido de Enxofre, Partculas Inalveis, Dixido de Nitrognio, Monxido de Carbono e Oznio. (CETESB); - Cidade do Mxico: Dixido de Enxofre, Partculas Inalveis, Dixido de Nitrognio, Monxido de Carbono e Oznio. - Pequim: Dixido de Enxofre, Partculas Inalveis, Dixido de Nitrognio - Nova York: Dixido de Enxofre, Partculas Inalveis, Dixido de Nitrognio b. Liste de acordo com a sua escolha, dez cidades poludas do mundo com as respectivas fontes de poluio agrupadas por mobilidade e identificabilidade. 1) Linfen, China (Fonte Pontual) Sendo uma das cidades mais poludas da China, Linfen o centro da extrao e produo de carvo do pas. As colidas da cidade so repletas de jazidas legais e ilegais, e a atmosfera possui uma grande quantidade de poluio formada a partir do carvo queimado. Para se ter uma idia, o ar to poludo que comum que as roupas estendidas nos varais fiquem sujas antes mesmo de secarem. Cerca de trs milhes de habitantes so afetados. 2) Tianying, China (Fonte Pontual) O municpio, localizado na provncia de Anhui, um dos principais centros de minerao e processamento de chumbo da China. Operaes em pequena escala so conhecidas por desobedecerem s regulamentaes de poluio, o que faz com que a concentrao de poluentes no ar e no solo seja de 8,5 a dez vezes maior do que o padro de sade nacional. Cerca de 140 mil pessoas relatam sofrer com contaminao por chumbo.

3) Sukinda, ndia (Fonte Pontual) O vale indiano de Sukinda contm 97% dos depsitos de minrio de cromita utilizada principalmente na fabricao de vidro, cimento e ao inoxidvel e cromagem do pas. A minerao do elemento exala cromo hexavalente, que txico, na atmosfera, solo e gua, possivelmente afetando 2,6 milhes de pessoas. 4) Vapi, ndia (Fonte no pontual) A cidade se localiza no sul do cinturo de estados industriais da ndia, o que faz com que Vapi sofra os efeitos colaterais do rpido crescimento industrial do pas. Os nveis de mercrio nas guas subterrneas so 96 vezes maiores do que os nveis de segurana da Organizao Mundial da Sade (OMS), e os metais pesados que poluem a atmosfera do municpio so encontrados at em produtos locais, segundo a revista Time. Aproximadamente 71 mil pessoas so afetadas produtos qumicos e metais pesados no ambiente. 5) La Oroya, Peru(Fonte Pontual) O municpio um dos principais centros de minerao de chumbo dos Andes peruanos, e 99% das crianas tm altos nveis do metal em seu sangue, devido principalmente a uma fundio de propriedade norteamericana que polui a cidade desde 1922, de acordo com a Time. O chumbo deve permanecer no solo por sculos, e no h planos para uma descontaminao. Aproximadamente 35 mil pessoas so prejudicadas pela poluio. 6) Dzerzhinsk, Rssia (Fonte Pontual) Foi um dos maiores locais de produo de armas qumicas da Unio Sovitica. Segundo o Guinness Book Livro dos recordes mundiais, a cidade a mais quimicamente poluda do mundo, e em 2003 a taxa de bitos ultrapassava a de nascimentos em 260%. Cerca de 300 mil pessoas so possivelmente afetadas pelos produtos qumicos txicos e seus subprodutos. 7) Norilsk, Rssia (Fonte Pontual) A outra cidade russa do ranking foi fundada para ser um campo de trabalho na Sibria e lar de um dos maiores complexos de fundio de metais pesados do mundo, onde cerca de quatro milhes de toneladas de cdmio, cobre, chumbo, nquel, arsnio, selnio e zinco so emitidos para a atmosfera a cada ano, informa a Time. A mortalidade por doenas respiratrias muito maior do que a da Rssia como um todo, e acredita-se que 134 mil pessoas sejam impactadas pela poluio do ar. 8) Chernobil, Ucrnia (Fonte Pontual) No sem razo que esse municpio ucraniano considerado um dos mais poludos do mundo. Mesmo depois de 27 anos do vazamento nuclear, uma rea de 30 quilmetros ao redor de Chernobil continua perigosamente radioativa e inabitvel. Entre 1992 e 2002, mais de quatro mil casos de cncer de tireoide foram diagnosticados entre crianas russas, ucranianas e bielorrussas que viviam na zona de precipitao radioativa, diz a Time. Acredita-se que, desde o acidente, 5,5 milhes de pessoas tenham sido afetadas. 9) Sumgayit, Azerbaijo (Fonte no pontual) Outro centro industrial da Unio Sovitica, Sumgayit foi lar de mais de 40 fbricas que produziam qumicos industriais e agrcolas, como detergentes e pesticidas. A maioria das fbricas foi fechada, mas os efeitos persistem. Atualmente, as taxas de cncer so 22% a 51% mais altas do que a

mdia nacional, enquanto a mortalidade por cncer 8% mais alta. Cerca de 275 mil habitantes so prejudicados. 10) Kabwe, Zmbia (Fonte Pontual) Grandes depsitos de chumbo foram descobertos na cidade em 1902, e embora a maioria das minas e fundies no estejam mais operando, as concentraes de chumbo nas crianas cinco a dez vezes o permitido pelos nveis da Agncia de Proteo Ambiental (EPA) dos EUA, e podem ser altas o suficiente para matar. Acredita-se que 255 mil pessoas sejam afetadas pelo chumbo.

Referncias: http://www.mma.gov.br/o-ministerio/estrutura-e-competencias; http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias5/noticia=734851; http://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/sistema-nacional-do-meioambiente/item/7763-sistema-nacional-do-meio-ambiente; http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1601; http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10638993/artigo-23-da-constituicao-federal-de1988; http://www2.ana.gov.br/Paginas/institucional/SobreaAna/abaservinter1.aspx; Thomas, M. Janet & Callan, J. Scott. Economia Ambiental: fundamentos, polticas e aplicaes. So Paulo: Cengage Learning, 2010. Captulo 2.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA

ATIVIDADE 1

ALUNO: LUCAS DE SOUZA OLIVEIRA CCA 309: ECONOMIA E ADMINISTRAO PROFESSOR: WARLI ANJOS DE SOUZA

S-ar putea să vă placă și