Sunteți pe pagina 1din 3

AGENTE PF 2011

Direito Administrativo Prof. Joo Paulo

1 - (CESPE - 2009 - MMA - Agente Administrativo) Ao Estado podem ser atribudas duas vertentes: o governo, de natureza transitria, responsvel precpuo pela proposio das polticas pblicas; e a administrao pblica, com o encargo de fazer a implementao de tais polticas, de maneira mais estvel. A esse respeito, julgue os itens a seguir. As assemblias legislativas estaduais no possuem personalidade judiciria 2 - (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA - REA DE DIREITO) Embora, em regra, os rgos pblicos no tenham personalidade jurdica, a alguns rgos conferida a denominada capacidade processual, estando eles autorizados por lei a defender em juzo, em nome prprio, determinados interesses ou prerrogativas 3 - (CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judicirio rea Judiciria) Acerca da organizao da administrao pblica no Brasil, assinale a opo correta. a) A criao de um ministrio na estrutura do Poder Executivo federal para tratar especificamente de determinado assunto um exemplo de administrao descentralizada. b) As empresas pblicas tm natureza jurdica de pessoas jurdicas de direito pblico interno. c) A criao das autarquias feita por lei, ao passo que as empresas pblicas e sociedades de economia mista so criadas por meio do registro dos atos de constituio no respectivo cartrio. d) As secretarias de estado e as autarquias estaduais fazem parte da administrao direta. e) A descentralizao administrativa ocorre quando se distribuem competncias materiais entre unidades administrativas dotadas de personalidades jurdicas distintas.

4 - (CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual) No que diz respeito organizao administrativa federal, julgue o item abaixo. As entidades compreendidas na administrao indireta subordinam-se ao ministrio em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade, mantendo com este uma relao hierrquica de ndole polticoadministrativa, mas no funcional. 5 - (CESPE - 2008 - TJ-RJ - Tecnico de Atividade Judiciria) Com relao aos rgos e agentes pblicos, assinale a opo correta. a) A CF admite a investidura derivada de cargo pblico para servidores civis, mediante a realizao de concurso interno. b) Os rgos administrativos no tm personalidade jurdica. c) Como decorrncia do poder hierrquico, o agente pblico pode editar atos regulamentares. d) Os tribunais de contas estaduais so rgos independentes, mas s podem ir a juzo por meio da procuradoria geral da assemblia legislativa, por no possurem personalidade judiciria. e) Os agentes pblicos s podem prover seus cargos por concurso pblico 6 - (CESPE - 2010 - AGU - Agente Administrativo) A autarquia uma pessoa jurdica criada somente por lei especfica para executar funes descentralizadas tpicas do Estado. 7 - (CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia Especficos) A administrao pblica pode instituir empresas pblicas e sociedades de economia mista mediante autorizao legal, as quais estaro inteiramente sujeitas ao regime jurdico de direito privado, por fora de lei.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

AGENTE PF 2011
Direito Administrativo Prof. Joo Paulo

8 - (CESPE - 2009 - SEJUS-ES - Agente Penitencirio) A sociedade de economia mista, pessoa jurdica de direito privado, deve ser organizada sob a exclusiva forma de sociedade annima. 9 - (CESPE - 2009 - SEJUS-ES - Agente Penitencirio) A autarquia, embora possua personalidade jurdica prpria, sujeita-se ao controle ou tutela do ente que a criou. 10 - (CESPE - 2009 - MMA - Agente Administrativo) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista tm personalidade jurdica de direito privado, o que, nesse aspecto, as torna diferentes das autarquias, qualificadas como pessoas jurdicas de direito pblico. 11 - (CESPE - 2009 - MMA - Agente Administrativo) Empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito pblico. 12 - (CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judicirio rea Judiciria) Acerca de noes de administrao pblica, assinale a opo correta. a) Os rgos pblicos, componentes da administrao pblica desconcentrada descentralizada indireta, categorizados como independentes, no que tange posio estatal, caracterizam-se por serem originrios da CF e representativos dos poderes do Estado e por no possurem qualquer subordinao hierrquica. Alm disso, seus agentes so denominados agentes pblicos. b) As autarquias so entidades, pessoas jurdicas de direito pblico, criadas por lei para desempenhar funes que sejam prprias e tpicas do Estado, de carter econmico. c) As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado, integrantes da administrao pblica direta, que desempenham atividades de carter econmico ou de prestao de servios

pblicos, cujos integrantes so denominados servidores pblicos. d) A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, apesar de ter sido constituda como uma empresa pblica federal, possui natureza tipicamente pblica, por prestar servio pblico sujeito responsabilidade exclusiva da administrao direta, e goza de imunidade tributria e impenhorabilidade de seus bens. e) A administrao pblica centralizada divide as suas atribuies e poderes necessrios para a efetiva prestao dos servios pblicos em uma estrutura interna composta por centros de competncia personificados e criados por lei, denominados autarquias. 13 - (CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Gesto de Pessoas - Prova 2) A criao de fundao pblica se d por meio de lei especfica, cabendo a lei complementar definir as reas de sua atuao. 14 - (CESPE - 2010 - PGM-RR - Procurador Municipal) So caractersticas das autarquias a descentralizao, a criao por lei, a especializao dos fins ou atividades, a personalidade jurdica pblica, a capacidade de autoadministrao e a sujeio a controle ou tutela 15 - (CESPE - 2009 - DETRAN-DF - Todos os Cargos - Conhecimentos Bsicos) A lei garante s empresas pblicas, por serem constitudas com capital pblico, privilgios tributrios dos quais no gozam as empresas que atuam no setor privado. 16 - (CESPE - 2010 - DPU - Agente Administrativo) Acerca do controle exercido sobre a administrao direta e indireta, assinale a opo correta.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

AGENTE PF 2011
Direito Administrativo Prof. Joo Paulo

a) As fundaes, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista no se submetem fiscalizao do TCU, apenas superviso ministerial. b) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista submetem-se fiscalizao do TCU, independentemente de sua criao por lei. c) As fundaes, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista submetem-se fiscalizao do TCU, desde que criadas por lei. d) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista submetem-se fiscalizao do TCU, desde que possuam servidores celetistas e tambm estatutrios em seu quadro de pessoal. e) Por serem parte da administrao indireta, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista no se submetem fiscalizao do TCU.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

S-ar putea să vă placă și