Sunteți pe pagina 1din 3

Culto de Jovens

CELEBRAO DOMINICAL NOITE Pregador: Asp. Rodrigo Stallone Mensagem Avulsa IMW de Shangril - Jacarepagu - RJ, 25 de agosto de 2013.
Tempo previsto: 50min.

Texto: 2 Tm 1:1-14.
INTRODUO: Primeiramente ser necessrio definir a palavra propsito. Vem do latim (propositum, -i) s. m. 1) O que se pretende fazer ou conseguir. 2) Intento, projeto. 3) Bom senso, juzo, prudncia. Todos ns temos alguns propsitos. E eles so em diversas reas da vida, que se completam para nos conduzir a uma sensao de realizao pessoal. Nas Escrituras Jesus endossou de forma clara seus propsitos, que inclusive so nossos modelos hoje: # Amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso prximo (Mt 22:37-40). / # Ide por todo mundo, pregai o evangelho... (Mc 16:15). / # A nfase que ele deu ao batismo (Mt 28:19) e a santa ceia como ordenanas (Lc 22:17-20). / # Seguir as orientaes do Esprito Santo, o capacitador e consolador da igreja (Jo caps. 14 e 15). / # Cuidar dos pobres (Mt 25:35-40 e Mc 10:21). Nesta mensagem iremos nos valer dos exemplos de Paulo e seu filho na f, Timteo. Ambos eram pessoas que tinham propsitos firmes e faziam o possvel para alcana-los. Alis, ao falar de projetos a serem alcanados necessrio distinguir que alguns so projetos louvveis, verdadeiras coroas de honra, j h outros que so uma vergonha, como uma epidemia devastadora que faz a humanidade sucumbir. Por isso, inicialmente iremos conhecer e analisar as ambies de Paulo antes de conhecer a Jesus e logo depois tambm veremos suas novas ambies ps seu encontro com o mestre da vida. (Baseado em At 9 e Fp 3:5-14 destacar vers. 10). [Transio: Ao encontrar Cristo Paulo tem sua mente transformada]. I O VERDADEIRO CRISTIANISMO TRAZ A EXISTNCIA UMA MENTE RENOVADA PARA NO FICARMOS DECADOS COM A MENTE VAZIA: a) A Histria est repleta de exemplos do controle que grandes ideias exerceram. Todas as relaes de poder existentes, antes de alcanarem seus objetivos, primeiro se apossaram da mente humana e depois ganharam fora com aes. Ex.: Revolues, ditaduras, etc. Ilustraes: 1) A caa ocupa-se da mira na cabea da presa. 2) Jovens que querem causar bagunas com protestos sem pautas.

b) Ainda se utilizando do exemplo do apostolo Paulo percebemos que ele descobriu a riqueza que havia em Cristo (Gl 1:11-18). Sua mente no era vazia, fraca e nociva. c) Deus criou o homem-todo de forma bela e com a queda o homem inteiro se separou de Deus pelo pecado. Isso inclui a queda do intelecto. Entretanto, a providencia de Deus foi a redeno de Jesus, sendo este o canal que reconstruiu no homem a imagem divina e isso agora inclui a mente equilibrada. d) Qual a diferena de se ter a mente renovada para uma mente vazia? Ou qual o papel da mente na vida crist? Nosso apostolo nos explica nos textos de (Cl 3:10 e Ef 4:22-32). Um ditado antigo diz: que o cio oficina do diabo. cio aqui a mesma coisa que mente vazia. Sobre isso de forma bem negativa o saudoso Dr. John Stott declarava sua preocupao com cristianismo de mente vazia, que algo bastante comum em nossos dias. Ainda importante a se refletir hoje, sobre o que ele escreveu no livro - Crer Tambm Pensa. Ed. ABU: A misria e ameaa o cristinianismo de mente vazia. - adaptado por mim. ...Deus fez o homem sua prpria imagem, e um dos aspectos mais nobres da semelhana de Deus no homem a capacidade de pensar. John Stott [Transio: Paulo convida o jovem Timteo a seguir com ele em revocao]. II OU OUVIMOS A DEUS OU OUVIMOS O MUNDO: a) O convite de Paulo a Timteo vindo do corao de Deus, pois, o levaria a lugares altos, as coisas eternas e a recompensas pela obedincia. [DESTACAR PALAVRAS DO TEXTO BASE]. b) Necessitamos construir um evangelho concreto (ouvindo a Deus) e no se utilizar o mal planejado, abstrato (ouvindo o mundo). Para vencermos as trevas exteriores precisamos vencer primeiro as interiores. Frase do Filme: As Crnicas de Nrnia de C. S. Lewis c) Precisamos ter por Deus um amor incorruptvel. Ilustraes: 1) Hist. cmica do menino que iria apanhar do pai na hora do culto. 2) Diferenas dos preguiosos para os diligentes. [Transio: A entrega sem reflexo fanatismo em ao, mas a reflexo sem entrega paralisia de toda a ao John Mackay]. III NOSSA MISSO IMPLICA EM APRENDER A REDEFINIR PRIORIDADES E VIVER PARA PRATICA-LAS: a) A disciplina celebrada quando praticada com gozo e ns como pessoas, iremos nos arroubar [=elevar-se]. Ela deve ser praticada com perspicuidade [=lucidez] e jamais com vilipndio [=desrespeito]. A verdade no est na doutrina sem vida, nem na vida sem doutrina. Pelo contrrio, na vida que expressa doutrina; na doutrina que orienta a vida. Jlio Andrade Ferreira. b) Citar definio de religio de Otto Maduro. E destacar pontos da falsa religio. c) Cristianismo uma nova conscincia [crist] reconstituda por Cristo em ns. Por isso, supera a religio em ritos, liturgia e tabus.

PENSAMENTOS FINAIS: Reavivar na memria dos ouvintes os tpicos da mensagem. Existe uma frase corriqueira em nossos dias do filme Tropa de Elite assim: misso dada misso cumprida. Bom, Timteo poderia declara-la com propriedade porque ele honrou o dom de Deus que havia nele atendendo o chamado de Paulo como um convite oportuno que o Esprito Santo estava lhe dando. Ele tinha honra de se engajar nessa misso com propsitos inabalveis. Ressaltar o trabalho pastoral de Timteo em feso com uma f pura e cheia de coragem. Nossa gerao carente de heris. E assim como Paulo e Timteo seguiram a Cristo em verdade, em pureza e santidade a ponto de hoje serem vistos como bons exemplos, ns tambm podemos, sem cinismos, chegar l.
Soli Deo Gloria, Asp. Rodrigo Stallone

S-ar putea să vă placă și