Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CINCIAS JURIDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PBLICO CURSO DE DIREITO

Trabalho de Deontologia
Prof. Francisco Ricardo Cichero Kury

Escrito por: Fabricio Zanchetti

Agosto/2013

1- Apresente um conceito de Deontologia e aps, relacione-o com a tica Geral. Deontologia deriva de deontos (dever, o que obrigatrio, justo, adequado) e logos (estudo, discurso, tratado). A deontologia trata da origem, incidncia e efeitos dos deveres, a partir da reflexo sobre o comportamento de valor ideal, fruto do juzo tico equilibrado e consciente, conciliador da liberdade individual e da

responsabilidade social. Dentro da deontologia, a tica configura-se como uma premissa muito importante. Pois de nada adianta sermos conhecedores, mestres, ou at mesmo doutores em nossa profisso, se no formos ticos com nossos clientes e com a sociedade em geral. A tica constitui-se em um conjunto de valores morais e princpios prprios que norteiam a vida do ser humano enquanto convivente em sociedade. Ela est directamente ligada com o sentimento de justia social. A tica, segundo Volnei Ivo Carlin, no livro intitulado Deontologia Jurdica tica e Justia aborda que dois so os significados do vocbulo tica, quais sejam: "(...)a) em sentido amplo, tem sua relao relacionada com a cincia do direito e por conseguinte a doutrina moral; b) em sentido estrito quando refere-se aos actos e as normas que constituem determinado sistema de conduta moral." Uma definio bastante singela seria dizer que a tica consiste na conduta profissional, elaborada a partir da afirmao de valores e da prtica destes valores. A tica mostra-se como exigncia necessria a qualquer atividade humana, e na rea de atuao jurdica no seria diferente. Assim todas as vezes que a tomada de alguma deciso v de encontro com os valores decorrentes da vivncia em sociedade, necessrio repensar o vis da questo.

2- Explique os critrios da conduta humana razovel e tipicamente aceitvel, discernindo-a da conduta humana irracional e eticamente inaceitvel. Fundamentar. A busca por um princpio de unidade para o mltiplo que caracteriza o ser humano, o que, em outras palavras, pode ser tratado como o desenvolvimento metafsico do sujeito. Uma vez conhecida a essncia humana, bastaria estabelecer as regras de conduta mais adequadas a ela e nisso tambm estaria dado o prprio conceito de virtude. A tica, entendida como o empreendimento filosfico dos fundamentos e das justificativas para a ao, busca eleger os conceitos em torno dos quais uma teoria da ao possa gravitar. A ideia do bem, a busca da felicidade ou do bem-estar, a razo, por exemplo, so alguns desses conceitos que fornecem critrios para ordenar a conduta humana. Eis, portanto, um pressuposto fundamental de toda tica que se descortina a partir disso: a ao humana necessita de regras. Pela mais simples observao, podemos concluir que, se o ser humano ficar entregue aos seus prprios instintos naturais, muito provavelmente a tendncia ao egosmo, desmedida e destruio se afirmaro como os critrios da ao. At podemos encontrar algumas disposies naturais para a moralidade, mas isso aconteceria de modo difuso se no houvesse um princpio seguro para determinar suficientemente vontade. A tradio filosfica encontrou esse princpio na faculdade racional, estabelecida como marca distintiva do ser humano. Da o esforo em aproximar a natureza humana da caracterstica fundamental que a racionalidade, o que significa controlar e harmonizar tais instintos. Para Plato (PLATO, 1989, p. 56), no mito do carro alado, a razo deve guiar as partes noracionais da alma, a concupiscvel e a irascvel. Em Aristteles (ARISTTELES, 2001, p. 42), os impulsos, as paixes e os sentimentos tendem ao excesso ou falta e, por isso, a razo vem impor a justa medida. Aos poucos, essas concepes vo se sedimentando na cultura ocidental e a recepo crist, ao aprofundar tal ciso, torna o dualismo uma marca fundamental das abordagens morais subsequentes, no obstante as mudanas substanciais na maneira de compreender o ser humano propiciadas pela filosofia e pela cincia modernas que, sua maneira, apresentaro um projeto tico calcado na noo de obrigao moral.

3-

Fundamente e faa comentrios sobre o Art. 21 do Cdigo de tica e

Disciplina da OAB/BRASIL: direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, sem considerar sua prpria opinio sobre a culpa do acusado. O Cdigo de tica e Disciplina, em seu art. 21, estabelece que " direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, sem considerar sua prpria opinio sobre a culpa do acusado". Apesar de sua importncia, a maior parte da doutrina reserva poucas linhas a este mandamento, mas h algumas observaes que merecem ser feitas. Nota-se que o Cdigo de tica coloca a assuno da defesa criminal como um direito e como um dever. Nesse ponto, a maioria dos autores afirma ser obrigatria a aceitao da causa criminal sob o prisma tico, chegando-se a sustentar a impossibilidade de o advogado alegar razes de conscincia para se recusar a defender um acusado. Contudo, o mais prudente seria admitir a recusa se estivesse presente uma justa causa, desde que houvesse outro profissional para assumir a defesa do acusado. Por exemplo, se um advogado acaba de ter sua filha estuprada, provavelmente no ter condies psicolgicas para desempenhar bem a defesa de um acusado de estupro, de modo que, se existem outros profissionais, no h por que exigir (eticamente) que aquele advogado em especfico patrocine a defesa do acusado. Ainda, o art. 21 do Cdigo de tica e Disciplina dispe que o advogado dever assumir a defesa criminal "sem considerar sua prpria opinio sobre a culpa do acusado". Isso significa que dever do advogado alegar tudo o que for favorvel ao seu cliente, pois este o seu papel no processo, equilibrando as foras entre a pretenso estatal e o jus libertatis. O papel de acusador cabe ao promotor e o de julgador ao juiz. Se o advogado passar a desempenhar as funes destes, corre-se o risco de, em vez de se promover a justia, ver se realizar a injustia pela deficincia da defesa. Ademais, a realidade no maniquesta e ningum totalmente bom, nem totalmente mau, inclusive o criminoso. Por outro lado, o fato de o advogado no considerar sua convico pessoal sobre a culpa do cliente no permite que se utilize de qualquer expediente para a obteno da vitria judicial. Nesse aspecto, o art. 6 do Cdigo de tica e Disciplina

assevera que " defeso ao advogado expor os fatos em juzo falseando deliberadamente a verdade ou estribando-se na m-f". Todavia, se ao advogado proibido mentir, o mesmo no se pode dizer da omisso de fatos prejudiciais defesa do cliente, pois ele tem o dever perptuo do sigilo profissional, que s poder ser rompido em situaes excepcionalssimas. Por vezes, o advogado poder se frustrar em ver o cliente, que realmente culpado, livrar-se solto por causa de uma falha legislativa ou processual. Nesse momento, h de ter conscincia que, como defensor, nada mais fez do que cumprir o seu mnus e pior que a impunidade de um culpado a condenao de um inocente. Contudo, isso no impede que o advogado, como cidado e como profissional do Direito, se revolte e lute por mudanas contra a injustia.

S-ar putea să vă placă și