Sunteți pe pagina 1din 6

VESTIBULAR 2013 1 Fase REDAO Grade de Correo

Instrues Gerais:
Hoje voc dever elaborar uma Redao e responder s questes de Lngua Portuguesa e de Ingls. Voc ter 4 horas para realizar as trs provas. O verso das pginas poder ser utilizado para rascunho. Os rascunhos no sero considerados para efeito de correo. As respostas das questes, bem como a Redao, devero ser redigidas nos espaos destinados a elas, com letra legvel e, obrigatoriamente, com caneta azul ou preta. No se esquea de assinar as tarjetas das capas de todos os cadernos da prova, no local indicado. No se identifique em nenhuma das folhas do corpo da prova, pois isso implicar risco de anulao.

Instrues para a prova de Redao:


A prova de Redao vale, no total, 10 pontos, assim distribudos: adequao ao tema e estrutura 4 pontos; articulao e argumentao 3 pontos; domnio da norma culta 3 pontos. A Redao dever ter, no mnimo, 30 e, no mximo, 40 linhas. Textos fora desses limites no sero corrigidos, recebendo, portanto, nota zero. A Redao tambm ter nota zero caso haja fuga total ao tema ou estrutura indicados. D um ttulo a sua Redao. Estar automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota bruta inferior a 3,0 na prova de Redao.

OBJETIVOS O objetivo principal da prova verificar a competncia dos candidatos, tendo em vista o nvel de escolaridade exigido, para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo a partir da proposta apresentada. Por meio desse texto, ele dever demonstrar capacidade de mobilizar, criticamente, informaes e opinies, argumentando com pertinncia e consistncia e expressando-se de modo coerente e adequado. Secundariamente, a prova avaliar tambm a capacidade de leitura e compreenso dos elementos constitutivos da proposta de redao.

CONTEDOS O candidato dever demonstrar o domnio das estruturas prprias do discurso dissertativo, dos instrumentos articulatrios e das normas gramaticais da lngua escrita culta. Verificar-se- tambm o conhecimento do lxico adequado modalidade escrita culta da lngua portuguesa atual.

CRITRIOS A redao do candidato ser avaliada quanto a trs aspectos: adequao ao tema e estrutura indicados, com peso 4; capacidade de articulao e argumentao, com peso 3; domnio da norma gramatical e do lxico prprios da lngua culta, com peso 3.

NVEIS DE DESEMPENHO Ao texto que atender plenamente aos objetivos pretendidos nesta prova, considerando o nvel de escolaridade exigido, ser atribuda a nota mxima. Os textos que apresentarem desenvolvimento regular ou insuficiente do tema, estruturao sofrvel ou precria e desvios no domnio dos instrumentos de coeso e das normas da lngua culta sofrero descontos, na nota final, conforme o nvel das insuficincias e dos desvios apresentados. O texto que fugir totalmente ao tema apresentado ou desenvolver gnero diverso do dissertativo receber nota zero. Os textos que no atenderem s instrues quanto aos limites mnimo ou mximo no sero corrigidos, recebendo, portanto, nota zero.

Texto 1 Um espectro ronda a Europa o espectro do comunismo. Todas as potncias da velha Europa aliaram-se numa sagrada perseguio a esse espectro, o Papa e o Czar, Metternich e Guizot, radicais franceses e policiais alemes. (...) J tempo de os comunistas exporem abertamente perante o mundo todo, sua maneira de pensar, os seus objetivos, as suas tendncias, e de contraporem ao conto da carochinha sobre o espectro do comunismo um manifesto do prprio partido. (...) Os comunistas recusam-se a dissimular suas vises e suas intenes. Declaram abertamente que os seus objetivos s podem ser alcanados pela derrubada violenta de toda a ordem social vigente at aqui. Que tremam as classes dominantes em face de uma revoluo comunista. Nela os proletrios nada tm a perder seno as suas cadeias. Eles tm um mundo a ganhar. Proletrios de todos os pases, uni-vos!
Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista.

Texto 2

Laerte, Folha de S. Paulo, 02 de julho de 2012.

Texto 3

Laerte, Folha de S. Paulo, 30 de junho de 2012.

Texto 4

Laerte, Folha de S. Paulo, 29 de junho de 2012.

Texto 5 Plebiscito Venceu o sistema de Babilnia E o garo de costeleta Copacabana, 15-4-1946


Oswald de Andrade, O escaravelho de ouro, 1946.

Texto 6 Vivemos num mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titnico processo econmico e tecnocientfico do desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou trs ltimos sculos. Sabemos, ou pelo menos razovel supor, que ele no pode prosseguir ad infinitum. O futuro no pode ser uma continuao do passado, e h sinais, tanto externamente quanto internamente, de que chegamos a um ponto de crise histrica. (...) No sabemos para onde estamos indo. S sabemos que a histria nos trouxe at este ponto. (...) Contudo, uma coisa clara. Se a humanidade quer ter um futuro reconhecvel, no pode ser pelo prolongamento do passado ou do presente. Se tentarmos construir o terceiro milnio nessa base, vamos fracassar. E o preo do fracasso, ou seja, a alternativa para uma mudana da sociedade, a escurido.
Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve sculo XX: 1914-1991.

A presente coletnea alinha textos que se referem investidura do proletariado como classe revolucionria (texto 1), atual desinvestidura revolucionria dessa mesma classe (textos 02, 03 e 04) e s vitrias do capitalismo sobre as foras que o antagonizavam (textos 05 e 06). Com base nas sugestes e reflexes neles apresentadas, redija uma dissertao argumentativa sobre o tema: O atual triunfo do capitalismo: consequncias e perspectivas.

Obs. Releia as instrues na capa deste caderno.

Exemplos de redaes que foram bem avaliadas neste processo seletivo.

Poltica mundial num mundo globalizado: o que esperar Desde o final da 2 Guerra Mundial at a dcada de 1990, a poltica internacional global foi dominada pela disputa ideolgica, econmica e armamentista entre os blocos capitalista e socialista, liderados, respectivamente, pelos Estados Unidos e pela Unio Sovitica: vivamos a Guerra Fria (1945-1991). Os anos de 1989 e 1991 trouxeram, porm, a queda do Muro de Berlim e a desagregao da Unio Sovitica, sepultando a Guerra Fria e introduzindo o planeta a uma nova fase de preponderncia do capitalismo, com consequncias que j comeam a se manifestar e que permitem esboar projees polticas para o futuro. Quanto aos pases do antigo bloco socialista, eles se dividem hoje em dois grupos: o dos que insistem em adotar o sistema socialista e o dos que adotaram o capitalismo. Os primeiros vm apresentando declnios em suas economias em funo da perda do apoio que recebiam da URSS, como o caso de Cuba e Coreia do Norte. J os segundos tm testemunhado a penetrao dos valores e da cultura norte-americanos em suas sociedades, como tem acontecido nos pases do leste europeu. Numa perspectiva mais abrangente, o fim da Guerra Fria propiciou o surgimento do fenmeno da globalizao. Avanos tecnolgicos nas reas de comunicao e transportes tm facilitado a integrao entre as diversas reas do globo, e contemplado com o progresso e o desenvolvimento reas outrora pouco valorizadas. Essa relativa democratizao do progresso colocou em destaque a ascenso dos chamados pases emergentes, que, pouco relevantes no cenrio da Guerra Fria, tm aumentado seu peso e representatividade poltico-econmico e atrado cada vez mais investidores. Outro aspecto importante que ope o mundo atual quele da Guerra Fria o fim do mundo bipolar: no h mais a ciso entre os seguidores de um ou de outro modelo. O que prevalesce atualmente a multipolaridade, pois existem alguns polos de poder econmico e poltico (Estados Unidos, Europa e Japo) que exercem influncia sobre seus continentes. As previses para o futuro apontam, assim, no sentido da disperso do poder e da ascenso de novas reas ricas e influentes. da relao entres tais reas e as tradicionais potncias que sero moldados os contratos e os rumos que o planeta ir tomar.

A consolidao do capitalismo O capitalismo tornou-se o sistema hegemnico da economia mundial no incio da dcada de 90, com o fim da Unio Sovitica. Recentemente, ele foi abalado pela maior crise de sua histria, e o debate a cerca de alternativas a ele voltou a mdia. Contudo, a falta de um pensamento forte contrrio ao capitalismo e o atual estgio de alienao do trabalhador no permitem que esse debate siga em frente. O fim da URSS trouxe duas consequncias: a consolidao do capitalismo como sistema econmico e o enfraquecimento global do pensamento de esquerda. Esses fatores quando somados levam a uma falta de perspectiva de mudana no contexto da sociedade atual. O governo de Stalin, marcado pela represso e pela violncia, levou a uma desiluso perante o socialismo como alternativa ao capitalismo. Esse descontentamento teve por consequncia o enfraquecimento do pensamento de esquerda ao redor do mundo e a subsequente falta de uma anttese alternativa ao sistema capitalista. Nesse contexto perspectiva de mudana na raiz do atual sistema econmico praticamente nula. A principal consequncia do triunfo do capitalismo foi a alienao do trabalhador por meio da indstria cultural. O proletariado, a classe mais revolucionria segundo Karl Marx, perdeu esse potencial revolucionrio ao inconscientemente aderir a cultura de massa. A burguesia ao conceder a ascenso social s demais classes por meio do consumo tanto material quanto cultural acabou por domesticar o proletariado. Atualmente, os trabalhadores no pensam mais em uma revoluo na qual eles tomem o poder para si, eles se contentam com melhoras na qualidade de vida e sentem-se felizes ao frequentar shows e jogos e quando consomem produtos de marca. Nesse contexto de indstria cultural, o capitalismo consolida-se como sistema hegemnico, sem se preocupar com o risco de revolues. A consolidao do pensamento capitalista, aps o fim da URSS, e a perda do potencial revolucionrio do proletariado em meio a cultura de massa, quando aliados ao enfraquecimento das esquerdas, tiveram por resultado o atual triunfo do capitalismo perante aos demais sistemas e a falta de perspectiva a um mundo sem ele.

S-ar putea să vă placă și