Sunteți pe pagina 1din 12

ParacetamolDCI ou acetaminofeno um frmaco com propriedades analgsicas, mas sem propriedades antiinflamatrias clinicamente significativas.

. Atua por inibio da cascata do cido araquidnico, impedindo a sntese das prostaglandinas, mediadores celulares pr-inflamatrios, responsveis pelas vrias manifestaes da inflamao, como o aparecimento da dor. Esta substncia tem tambm efeitos antipirticos. utilizado nas seguintes formas de apresentao: cpsulas, comprimidos, gotas, xaropes e injectveis. Actualmente um dos analgsicos mais utilizados, porm altamente perigoso para o fgado devido ao seu alto potencial hepatotxico, no devendo ser utilizadas mais que 4000 mg dirias (8 comprimidos de 500mg).4 Crianas com menos de 37 kg tem a dose limite diria em 80 mg/kg.5 Em indivduos adultos pode ocorrer toxicidade em doses nicas de 10 - 15 g (20 a 30 comprimidos de 500mg) (150 - 250 mg/kg) e uma dose de 20 a 25 g (40 a 50 comprimidos de 500mg) pode levar a fatalidade.6 Faz parte da composio de uma srie de medicamentos usados contra a constipao comum e sintomas de gripe. As doses recomendadas so bastante seguras, mas o seu baixo preo e a sua grande facilidade de aquisio pelos doentes tm provocado o aparecimento de alguns casos de sobredosagem, embora em pequeno nmero. Nas doses indicadas, o paracetamol no afecta a mucosa gstrica, no altera a coagulao sangunea e no causa nefropatias. Difere dos analgsicos opiides, porque no provoca euforia nem altera o estado de humor do doente. Da mesma forma que os antiinflamatrios no-esterides (AINEs), no causa problemas de dependncia, tolerncia e sndrome de abstinncia. A origem das palavras acetaminofeno e paracetamol tem a ver com a nomenclatura usada em qumica orgnica: N-acetil-para-aminofenol e para-acetil-aminofenol. Desde 1993, a IUPAC7 recomenda para este composto o nome sistemtico N-(4hidroxifenil)etanamida. um p cristalino branco ligeiramente solvel na gua, facilmente solvel no lcool, muito pouco solvel no cloreto de metileno e no ter. a Antiguidade e durante o perodo medieval, os antipirticos conhecidos eram os compostos presentes na casca do salgueiro-branco (uma famlia de compostos conhecidos como salicilatos, que deram origem ao conhecido cido acetilsaliclico) e outros compostos contidos na casca da quina.8 A cortia da quina era usada para a obteno do quinino, composto com actividade antimalrica. O quinino tem tambm actividade antipirtica. Os esforos para isolar a salicilina e o cido saliclico, tiveram lugar em meados e finais do sculo XIX, e foi conseguido pelo qumico da Bayer, Felix Hoffmann (isto tambm foi feito pelo qumico francs Charles Frdric Gerhardt quarenta anos antes, mas ele abandonou o trabalho depois de decidir que ele era invivel)..9 Quando a quina comeou a escassear na dcada de 1880, foi necessrio procurar alternativas. Dois agentes antipirticos foram desenvolvidos nesses anos: a acetanilida em 1886 e a fenacetina em 1887. Nessa altura, o paracetamol tinha sido sintetizado por Harmon Northrop Morse atravs da reduo do p-nitrofenol com o estanho em cido actico glacial. Isto aconteceu em 1873 (em outras fontes em 187810 ), mas o

paracetamol no foi usado com fins medicinais durante dcadas. Em 1893, o paracetamol foi encontrado na urina de pessoas que tinham tomado fenacetina, tendo sido isolado como um composto branco, cristalino e de sabor amargo. Em 1899 o paracetamol foi identificado como sendo um metabolito da acetalinida. Esta descoberta foi ignorada durante algum tempo.

Julius Axelrod, premiado com o Nobel de medicina em 1970. Em 1946 o Instituto para o Estudo de Drogas Analgsicas e Sedativas concedeu uma subveno ao Departamento de Sade de Nova Iorque para estudar os problemas associados com o uso de analgsicos. Bernard Brodie e Julius Axelrod, foram designados para investigar a razo pela qual compostos no-aspirina estavam associados com o desenvolvimento da meta-hemoglobinemia, condio clnica originada pela converso excessiva da hemoglobina em meta-hemoglobina, que incapaz de transportar oxignio. Em 1948, ambos os investigadores relacionaram o uso da acetanilida com a meta-hemoglobinemia e deduziram que o seu efeito analgsico era devido ao seu metabolito paracetamol. Propuseram ento o uso de paracetamol (acetaminofeno), j que este frmaco no tinha os efeitos txicos da acetanilida.11 O produto foi pela primeira vez comercializado em 1955 pelos Laboratrios McNeil, pelas ordens do farmacutico Robert McNeil, como um aliviador de dores e febre para crianas, sob o nome registrado de Tylenol, Elixir das Crianas.12 Em 1956, os comprimidos de 500 mg de paracetamol foram tambm colocados venda no Reino Unido com o nome comercial "Panadol", produzido por Frederick Stearns & Co, uma filial de Sterling Drug Inc. No incio, o Panadol, indicado para o alvio das dores e febre, sem causar irritao gstrica como o cido acetilsaliclico, s podia ser dispensado aos doentes, mediante a apresentao de uma receita mdica. Em Junho de 1958 iniciou-se a comercializao de uma nova forma de apresentao (xarope), o "Elixir Panadol", destinado s crianas. Em 1963, o paracetamol foi adicionado Farmacopeia Britnica e desde ento o seu uso vulgarizou-se como um agente analgsico com poucos efeitos secundrios e com poucas interaces medicamentosas. A patente sobre o paracetamol expirou nos Estados Unidos da Amrica e desde ento diversos genricos ficaram disponveis no mercado, de acordo com a Ata de Competitividade de Preos e a Lei da Restaurao de Patentes, conhecida por "HatchWaxman Act" de 1984, ainda que algumas formas farmacuticas do Tylenol ficassem protegidas at 2007. Nos Estados Unidos, a patente nmero 6.126.967 de 3 de Setembro de 1998, terminou para todos os tipos de formas de apresentao da substncia designada por acetaminofeno.

Qumica
Sntese da molcula
A reaco do p-aminofenol com anidrido actico produz a acetilizao do primeiro, obtendo-se como produtos da reaco o paracetamol e o cido actico.

Mecanismo de ao
Durante muito tempo, acreditou-se que o mecanismo de aco do paracetamol era similar ao do cido acetilsaliclico (AAS), ou seja, actuava reduzindo a sntese das prostaglandinas, compostos relacionados com os processos febris e da dor, inibindo a ciclooxigenase (COX), uma enzima fundamental da cascata do cido araquidnico Todavia, h diferenas importantes entre os efeitos do cido acetilsaliclico e o paracetamol. As prostaglandinas participam nos processos inflamatrios, mas o paracetamol no apresenta actividade antiinflamatria digna de registro. Alm disso, a COX tambm participa na sntese de tromboxanos que favorecem a agregao plaquetria; o AAS tem efeito antiagregador plaquetrio, mas o paracetamol no. Finalmente o AAS e outros AINEs so prejudiciais para a mucosa gstrica, onde as prostaglandinas desempenham um papel de proteco. Neste caso o paracetamol bastante seguro. Enquanto o AAS actua como inibidor irreversvel da COX e bloqueia directamente o centro activo da enzima, o paracetamol bloqueia indirectamente e este bloqueio intil na presena de perxidos.13 Isto poder-se-ia explicar porque o paracetamol eficaz no sistema nervoso central e nas clulas endoteliais, mas no actua sobre as plaquetas e clulas do sistema imunolgico, porque possuem altos nveis de perxidos. Swierkosz et al. (2002) encontrou evidncias de que o paracetamol inibe uma variante da enzima COX, que diferente das variantes COX-1 e COX-2, denominada agora de Cox-3.14 Seu mecanismo exato de aco ainda no totalmente conhecido em todos os seus detalhes.

Metabolismo

Modelo tridimensional da molcula de paracetamol. Em preto: carbono; branco: hidrognio; vermelho: oxignio; azul: nitrognio. O paracetamol metabolizado principalmente no fgado, local onde grande quantidade desta substncia converte-se em compostos inactivos, por formao de sulfatos e glicurondeo, sendo posteriormente excretado pelos rins. Somente uma pequena parte metabolizada pelo sistema enzimtico do citocromo P-450 no fgado. Os efeitos hepatotxicos do paracetamol so devidos a um metabolito alquilado menor (a imina N-acetil-p-benzoquinona) e no ao prprio paracetamol ou alguns dos seus metabolitos principais. Este metabolito txico reage com grupos sulfidrilos. Em doses normais, neutralizado rapidamente, combinando-se irreversivelmente com o grupo sulfidrilo do glutatio para produzir um composto no txico que excretado pelos rins.

Toxicidade
Consideraes gerais
Segundo alguns[quem?], o paracetamol tem um ndice teraputico muito ajustado. Isto significa que a dose normal prxima da dose em que se considera haver sobredosagem, tornando-o um frmaco relativamente perigoso.15 Uma nica dose de paracetamol de dez gramas ou doses continuadas de cinco gramas/dia em um no consumidor de bebida alcolica com boa sade, ou quatro gramas/dia num consumidor habitual de lcool, pode causar danos significativos no fgado. Sem um tratamento adequado, no momento oportuno, a sobredosagem de paracetamol pode originar uma falncia heptica seguida de morte em poucos dias.16 17 Em virtude da fcil aquisio, sem receita mdica, o paracetamol utilizado em muitas tentativas de suicdio.18 A FDA (Food and Drug Administration), nos EUA, equivalente ANVISA, no Brasil: anunciou "em 13/01/2011 que obrigar as indstrias farmacuticas a produzirem produtos que contenham paracetamol com um limite mximo de 325 mg (miligramas) por comprimido, cpsula ou outro tipo de unidade da dose. A FDA acredita que limitar a quantidade de paracetamol por unidade prescrita pode reduzir o risco de leso grave ao fgado por dosagem excessiva de paracetamol, um evento adverso que pode levar falncia do fgado, transplante de fgado e morte." 19 O paracetamol no deve ser tomado quando se consome bebidas alcolicas, visto que o fgado, quando est a metabolizar o lcool, no pode metabolizar simultaneamente o paracetamol, aumentando, portanto, o risco de hepatotoxicidade. Se usado de uma

forma adequada esta substncia um dos tratamentos mais seguros em analgesia. O composto no tem efeitos sobre o sistema da ciclooxigenase, portanto, no tem efeitos negativos sobre o esfago, estmago, intestino delgado ou intestino grosso, ao contrrio dos AINEs. Alm disso, os doentes com problemas renais podem tomar o paracetamol, enquanto que os AINEs podem provocar insuficincia renal aguda em certos pacientes. Sem contar que o paracetamol no tem o problema da interaco com a maioria dos outros medicamentos. A potncia do analgsico equivalente, quando no h inflamao, dos AINEs, sempre que a dose de paracetamol seja a adequada. Um grama dirio de paracetamol tem um efeito analgsico equivalente ao dos AINEs, por exemplo, na osteoartrite. Quando administra-se concomitantemente duas vezes ao dia 50 mg de amitriptilina (antidepressivo tricclico), esta associao to eficaz como a associao de paracetamol e codena, mas no h perda de efeito com o decorrer do tempo, como ocorre com a administrao crnica de narcticos. Uma das grandes diferenas entre o cido acetilsaliclico e o paracetamol que com este ltimo no existe o risco de aparecimento da sndrome de Reye em crianas afectadas por doenas virais. Este conjunto de factores fizeram do paracetamol o analgsico de eleio para doentes hospitalizados com problemas de dor suave a moderada. tambm o analgsico mais utilizado em ambulatrios.

Mecanismo da toxicidade

Estrutura qumica da substncia txica NAPQI, produzida durante a via metablica do citocromo P450. Como mencionado anteriormente, o paracetamol metabolizado em compostos inactivos por combinao com sulfato e glicurondeo, sendo uma pequena parte metabolizada pelo sistema de enzimas citocromo P450. Os citocromos oxidam o paracetamol para produzir uma substncia intermediria muito reactiva, a imina Nacetil-p-benzoquinona (NAPQI).20 21 22 Em condies normais a NAPQI neutralizada pela aco do glutatio. Em situaes de toxicidade por paracetamol, as vias metablicas do sulfato e do glicurondeo ficam saturadas e, portanto, maior quantidade de paracetamol desviada para o sistema do citocromo P450, onde se produz NAPQI. Consequentemente a quantidade de glutatio esgotada pela NAPQI, que pode reagir livremente com as membranas celulares, causando muitos danos e morte de muitos hepatcitos, resultando em seguida a necrose heptica aguda. Em estudos efectuados em animais, determinouse que necessrio consumir-se 70% do glutatio heptico antes de ocorrer a hepatotoxicidade.20

Factores de risco

Comprimidos do medicamento genrico Paracetamol disponvel no Brasil. Segundo alguns, a dose txica de paracetamol muito varivel. Para estas fontes, nos adultos, dose nicas superiores a dez gramas ou 150 mg/kg tm uma razovel probabilidade de causar hepatotoxicidade.23 Ainda segundo tais fontes, toxicidade poderia tambm ocorrer quando doses mltiplas menores dentro de 24 horas excederem esses nveis, ou mesmo com a ingesto crnica de doses to baixas como 4 gramas/dia, e morte com to baixas como 6 gramas/dia. Segundo outras fontes, em crianas, doses acima de 200 mg/kg podem potencialmente causar toxicidade. Este limiar mais alto devido s crianas terem os rins e fgado proporcionalmente maiores ao tamanho do corpo que os adultos e por isso, serem mais tolerantes superdosagem de paracetamol que os adultos.24 A sobredosagem involuntria em crianas, raramente origina doena ou morte com as doses crnicas suprateraputicas sendo a causa principal da toxicidade em crianas. Em uma dose normal de um grama de acetaminofeno, quatro vezes ao dia, um tero dos pacientes pode ter um aumento em seus testes de funo heptica de trs vezes o valor normal.25 Porm, incerto que isto leve a uma insuficincia heptica.26 Entretanto, segundo a FDA (Food and Drug Administration) dos EUA, em boletim oficial de 2011: 1. o risco de leso no fgado ocorre principalmente quando pacientes tomam mltiplas doses, de uma vez, de produtos que contm paracetamol / acetaminofeno e excedem a dose mxima atual de 4 gramas/dia.27 ; 2. a maioria dos casos de leso grave no fgado ocorreram em pacientes que tomaram dose maior do que a prescrita de medicamento com paracetamol ao longo de 24 horas, ou tomaram mais do que um medicamento contendo paracetamol em 24 horas ou, ainda, que ingeriram bebidas alcolicas no mesmo perodo em que tomavam tais medicamentos.28 O consumo frequente e excessivo de bebidas alcolicas, podendo afectar a funo renal, pode em consequncia disso incrementar a toxicidade do paracetamol. Por esta razo, quando h consumo de lcool, recomendado o uso de analgsicos alternativos como o ibuprofeno e o cido acetilsaliclico. O jejum um factor de risco, provavelmente devido reduo de reservas do glutatio do fgado. Est bem documentado que, o uso concomitante de inductores do CYP2E1, como a isoniazida, potencia a hepatotoxicidade, ainda que essa relao no esteja bem

explicada.29 30 O alcoolismo crnico, que tambm provoca a produo de CYP2E1, aumenta portanto tambm o risco de hepatotoxicidade do paracetamol.31 No entanto, a toma de paracetamol com uma dose elevada de lcool (no crnica) parece conferir certa proteco hepatotoxicidade da sobredosagem de paracetamol por inibio do Nacetil-p-benzoquinonaimina, metabolito do paracetamol.32 A toma em simultneo de paracetamol com outros medicamentos que induzem a sntese de enzimas CYP, como os antiepilpticos (carbamazepina, fenitona, barbitricos, etc) tambm foram considerados como factores de risco.

Evoluo

Supositrios de Panadol. As pessoas que ingeriram uma sobredosagem de paracetamol, em geral no apresentam sintomas durante as primeiras 24 horas. Os sintomas mais comuns, que aparecem inicialmente e desaparecem ao fim de algumas horas, so: a anorexia, nuseas, vmitos e sudao. Ao tratar-se essa sintomatologia, o doente pode sentir que o pior j passou, no entanto, consoante a dose ingerida, ainda pode aparecer a falncia heptica. No caso de uma sobredosagem elevada, pode acontecer o aparecimento de coma e acidose metablica, mesmo antes da falncia heptica. So os hepatcitos que so afectados medida que vo metabolizando o paracetamol. Pode tambm acontecer a insuficincia renal aguda, embora seja mais rara. Isto geralmente causado por uma falncia hepatorenal ou por uma falncia orgnica mltipla. A insuficincia renal aguda pode tambm ser a primeira manifestao clnica de toxicidade. Nestes casos, tem sido sugerido que o metabolito txico produzido em maior quantidade nos rins do que no fgado. O prognstico da intoxicao pelo paracetamol varia, dependendo da dose e do tratamento empregado. Em alguns casos, a necrose heptica macia origina insuficincia heptica fulminante com complicaes de hemorragias, hipoglicemia, insuficincia renal, encefalopatia heptica, edema cerebral, septicemia, falncia orgnica mltipla e morte dentro de poucos dias. Em muitos casos, a necrose heptica pode correr o seu curso, ou a funo heptica pode retornar, e o paciente pode sobreviver com a funo heptica retornando ao normal em algumas semanas.

Diagnstico

A evidncia de toxicidade heptica poder desenvolver-se em um prazo de um a quatro dias, embora, em casos graves, pode ser evidente a partir de 12 horas. Podem surgir problemas no quadrante superior direito. Os estudos laboratoriais podem mostrar a evidncia de necrose heptica macia com elevao da AST, ALT, bilirrubina, e tempo de coagulao aumentado (nomeadamente, aumento do tempo da protrombina). Depois de uma sobredosagem de paracetamol, quando AST e ALT excederem os 1000 UI/L, pode ser diagnosticada hepatotoxicidade induzida pelo paracetamol. Contudo a AST e ALT podem exceder 10 000 UI/L. Geralmente a AST um pouco superior de ALT na hepatotoxicidade induzida pelo paracetamol. Usando um nomograma, que foi desenvolvido em 1975, consegue-se calcular o risco de toxicidade baseado-se na concentrao srica de paracetamol num determinado nmero de horas aps a ingesto.33 Para determinar o potencial risco de hepatotoxicidade, o nvel de paracetamol rastreado ao longo do nomograma padro. Um nvel de paracetamol estabelecido nas primeiras quatro horas aps a ingesto pode subestimar o valor no sistema porque o paracetamol pode ainda estar em via de ser absorvido a partir do tracto gastrointestinal. Uma demora da determinao do nvel de paracetamol no organismo no recomendvel, devido a que nestes casos as estimativas poderiam no ser adequadas e um nvel txico, em qualquer momento, suficiente para administrar o antdoto.

Tratamento
Primeiras aces Lavagem gstrica O tratamento inicial no muito complicado para uma sobredosagem a mesma do utilizado para as overdoses comuns, ou seja, a lavagem gstrica. Adicionalmente administra-se o antdoto, acetilcistena, por via intravenosa ou oralmente. A absoro do paracetamol pelo trato gastrointestinal est completa ao fim de duas horas em circunstncias normais. Por este motivo a lavagem gstrica s tem vantagem se for utilizada durante este perodo. De notar que a velocidade de absoro do paracetamol ligeiramente diminuda se o frmaco foi ingerido simultaneamente com comida. O mdico deve decidir se suficiente a administrao de carvo activado ou se deve proceder tambm lavagem gstrica se o acetaminofeno foi ingerido h menos de 60 minutos.34 O xarope de ipeca, no deve ser utilizado neste caso, porque ao provocar o vmito tambm expulsa o carbono activado e a acetilcistena. Carvo activado O carvo activado, ao adsorver o paracetamol, reduz a quantidade absorvida pelo trato gastrointestinal. A administrao de carvo activado tem tambm a vantagem sobre a lavagem gstrica de no permitir a aspirao pulmonar. Inicialmente havia alguma relutncia em utilizar o carvo activado, porque este podia tambm absorver a acetilcistena. Alguns estudos mostraram que o mximo de acetilcistena oral que era absorvida na administrao concomitante, no ultrapassava os 39%.35 Outros estudos, indicam que a administrao da carvo activado tambm benfico na recuperao clnica do paciente. Tudo leva a crer que h grande vantagem na utilizao do carvo activado quando administrado nas primeiras duas horas aps a ingesto do

paracetamol.36 Existem opinies diversas quanto dose oral de acetilcistena a utilizar aps a administrao do carvo activado.35 37 Acetilcistena

Modelo tridimensional da molcula de acetilcistena. Em preto: carbono; branco: hidrognio; vermelho: oxignio; azul: nitrognio; amarelo: enxofre. A acetilcistena (tambm chamada de N-acetilcistena ou NAC) funciona como antdoto, reduzindo a toxicidade do paracetamol, ao fornecer grupos sulfidrilos (principalmente na forma de glutationa, do qual um precursor) que neutralizam o metablito txico NAPQI, que assim no pode provocar danos nos hepatcitos e pode ser seguramente excretado. A NAC comercializada como um suplemento diettico nos Estados Unidos da Amrica. A eficcia da NAC bastante significativa se administrada at 8 horas aps a intoxicao por paracetamol, mas a partir deste perodo o seu efeito j mnimo porque o fgado j comeou a sofrer leses de hepatotoxicidade, aumentando drasticamente a possibilidade de necrose e morte do paciente. Como descrito, quanto mais cedo se administrar a NAC, maiores sos os benefcios, mas notam-se os seus efeitos benficos at s 48 horas aps a intoxicao.38 Na prtica clnica, se o doente est na situao de intoxicao h mais de oito horas, no utiliza-se o carvo activado (por falta de eficcia), mas sim a acetilcistena. No entanto, quando o mdico recebe o doente deve administrar-lhe o carvo activado, enquanto espera os resultados laboratoriais dos nveis de paracetamol. Nos Estados Unidos, considera-se que o uso de acetilcistena intravenosa (IV) ou Per os tem uma aco idntica, no entanto na Austrlia e Reino Unido prefere-se a utilizao por via IV. A acetilcistena na forma IV dada na dose de 150 mg/kg39 durante 15 minutos numa soluo glicosada (200 mL), seguindo-se durante 4 horas uma concentrao de 50 mg/kg numa soluo glicosada (500 mL). Nas 16 horas seguintes, administrada na dose de 100 mg/kg em soluo glicosada (1000 mL). A acetilcistena Per os administrada na dose de 140 mg/kg seguida por doses de 70 mg/kg cada 17 horas. A acetilcistena, na forma oral, nem sempre bem tolerada, por poder provocar nuseas e vmitos. Por esse motivo pode ser administrada numa soluo a 5%, 10% ou 20%. Simultaneamente administrao de acetilcistena por via IV, pode-se administrar carvo activado no caso de intoxicao mltipla em que algumas substncias podem interferir com a acetilcistena.40

Medies laboratoriais de bilirrubina, AST ALT e tempo de protrombina, devem ser efectuadas pelo menos uma vez por dia. A acetilcistena deve continuar a ser administrada mesmo quando j no se detectam nveis de paracetamol no sangue. Durante a falncia heptica, a acetilcistena deve continuar a ser administrada at melhoria do funcionamento heptico ou ento at ao transplante do fgado.

Prognstico
A taxa de mortalidade, provocada pela sobredosagem de paracetamol, aumenta nos dois primeiros dias aps a ingesto, atingindo um mximo ao quarto dia, a partir do qual vai gradualmente diminuindo. Os doentes com prognstico reservado, normalmente acabam por ter a indicao de transplante heptico. A acidose o indicador mais importante de provvel mortalidade e da necessidade de transplante heptico. referida uma taxa de mortalidade de 95% em doentes no transplantados, que apresentam um pH inferior a 7,30. Os outros indicadores de prognstico reservado so a insuficincia renal, o grau 3 de encefalopatia heptica, um ntido aumento do tempo de protrombina ou o seu aumento na passagem do terceiro para o quarto dia, aps o incio da intoxicao. Um estudo mostrou que um nvel inferior a 10% do valor normal do factor V indicativo de fraco prognstico (91% de mortalidade), enquanto que a taxa de factor VIII / factor V inferior a 30 indicativo de um bom prognstico (100% de sobrevivncia).41

Preveno
Alm da preveno normal requerida para todas as substncias, um dos processos para diminuir os riscos da toxicidade pela sobredosagem a associao de metionina (100 mg) com o paracetamol (500 mg). A metionina ajuda a manter o nvel do glutatio no fgado, minimizando, portanto, os danos causados pela sobredosagem de paracetamol. Segundo ANTHONY WONG, Chefe do Centro de Assistncia Toxicolgica (Ceatox) do Hospital das Clnicas de So Paulo 42 1) "Ao tomar mais de um remdio, primeiro verifique se eles contm a substncia [paracetamol]. Caso contenham, no ultrapasse a margem teraputica recomendada [segundo a FDA nos EUA, esta de 4 g / dia]43 . 2) Em segundo lugar, no se pode pensar que o medicamento seguro s porque vendido sem prescrio. So remdios como outro qualquer e requerem cuidado. preciso lembrar que a intoxicao por paracetamol muito mais frequente do que o que se pensava antigamente. 3) Por ltimo, nunca se deve fazer automedicao, mesmo com remdios de venda livre, principalmente para crianas. O fato de ser de venda livre no reduz em nada os possveis efeitos danosos." 4)"Alm disso, quem ingerir trs ou mais doses de bebidas destiladas (como usque, pinga, vodca, gim) NO deve tomar paracetamol."

Interaces

O paracetamol tomado concomitantemente com domperidona ou com metoclopramida, tem a sua absoro aumentada.44 Os anticoagulantes tm o seu efeito aumentado quando o paciente toma regularmente paracetamol.44

Contra indicaes

Alguns doentes portadores de favismo podem sofrer hemlise aps a ingesto de doses normais de paracetamol.45 No deve ser associado a Zidovudina, por poder provocar neutropenia.45

Efeitos nos animais


O paracetamol extremamente txico para os gatos e no deve ser administrado em nenhuma situao.46 Os sintomas iniciais de intoxicao incluem vmitos, salivao, descolorao da lngua e gengivas. Cerca de dois dias depois da ingesto de paracetamol, os efeitos nocivos no fgado so bem visveis, aparecendo a ictercia. Ao contrrio do que acontece nos seres humanos, os gatos no morrem pela hepatotoxicidade do paracetamol, mas sim porque em vez da formao de meta-hemoglobina, aparecem os corpos de Heinz nos glbulos vermelhos, impedindo o aporte de oxignio s clulas, acabando por aparecer a hipxia. O tratamento pode ser possvel para doses pequenas, mas deve ser extremamente rpido. O uso de paracetamol em candeos tambm contra-indicado, embora o grau de toxicidade nestes animais seja menor que nos felinos.47 48 . Em caso de toma inadevertida em gatos ou overdose em ces, o animal deve ser levado ao veterinrio para este proceder desintoxicao.49 Os efeitos da intoxicao podem incluir danos ao fgado, anemia hemoltica, danos oxidativos s hemcias e tendncias hemorragia. No existem remdios caseiros, e os danos irreversveis ao fgado dependem da rapidez com que iniciada a interveno veterinria. O tratamento da overdose de paracetamol pelo veterinrio pode envolver o uso de terapia fluida (soro fisiolgico), acetilcistena, metionina ou S-adenosilmetionina (SAMe) para retardar os danos ao fgado e cimetidina para proteger contra a ulcerao gstrica. Quando h hepatotoxicidade, no possvel revert-la.50 O paracetamol tambm letal para as cobras, e tem sido usado para permitir o controle da espcie Boiga irregularis existente na ilha de Guam.51

Nome de marca
Tabela contendo o nome comercial do paracetamol e dos respectivos pases onde so encontrados Medicamento Acetolit Acetofen Anatyl Apracur Antifebril Atralidon Causalon Ben-u-ron Cefabrina Pas onde comercializado Argentina Brasil Brasil Argentina, Brasil Portugal Argentina ustria, Alemanha, Hong Kong, Hungria, Portugal, Sua, Angola Brasil

Cetafrin Dafalgan Dorfen Panadol Panasorbe Supofen Tylenol Vick

Brasil Blgica, Frana, Espanha, Portugal Brasil Argentina, Blgica, Canad, Chile, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Itlia, Malsia, Mxico, Nova Zelndia, Portugal, Reino Unido, Singapura, Sua, Tailndia Portugal Portugal frica do Sul, Alemanha, Argentina, Austrlia, ustria, Brasil, Canad, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Frana, Hong Kong, ndia, Malsia, Portugal, Sua, Tailndia Alemanha, Argentina, Austrlia, Brasil, Canad, Estados Unidos da Amrica, Costa Rica e outros Pases.

S-ar putea să vă placă și