Sunteți pe pagina 1din 4

Secretaria de Estado de Sade Fundao de Ensino e Pesquisa em Cincias da Sade Escola Superior de Cincias da Sade

Portflio Nome: Jos Antonio da Silva Feitosa Matrcula: 12/0006 Srie / Turma: 2a srie Local IESC: Centro de Sade 2 de Samambaia Professor(a): Dra Georgiana Data: 25/09/13

I) Descrio da atividade (resumo geral e correlacionando com a problematizao): No primeiro perodo das atividades de hoje, eu e Mariana acompanhamos a Sala de Vacinas. Tivemos a oportunidade de observar os cartes de vacinas das crianas, o que auxiliou para que memorizemos a ordem de vacinas a serem administradas. Tambm preparamos e aplicamos algumas injees intramusculares, sob a superviso da tutora e do enfermeiro Pablo. Alm disso, vimos a realizao de teste tuberculnico e a aplicao de uma vacina BCG. Na segunda parte das atividades, discutimos sobre a interveno sobre sexualidade. Determinamos que cada sala seria dividida em dois grupos e que seria feita uma disputa entre eles, a fim de que os estudantes se envolvam na atividade e aprendam. Tambm definimos prazos para a entrega dos resumos dos arcos.

II) Reflexes do estudante (contribuies para a comunidade, servio de

sade e vida acadmica): A experincia na Sala de Vacinas muito me acrescentou, uma vez que aprendi bastante, pude treinar a aplicao intramuscular e ganhei confiana. Os enfermeiros, dessa vez, foram receptivos e me auxiliaram. A presena da tutora foi fundamental para que pudssemos participar do servio e me deixou mais seguro. A discusso foi bem importante, pois resolvemos alguns pontos dos arcos que esto sendo realizados.

III) Anlise crtica da literatura consultada( cite e anexe as fontes consultadas): A tcnica de administrao de injees intramusculares a seguinte: No se faz pinamento da pele, pelo risco de aplicao subcutnea, exceto em casos de pouca massa muscular, como em idosos. Utiliza-se a tcnica Z (puxa-se a pele para baixo ou para o lado do loca de aplicao, permitindo afastamento de 1 a 2 cm do tecido subcutneo; com a retirada da agulha, a pele volta a seu estado original). A aplicao feita com a agulha perpendicular ao local de aplicao. O bisel deve estar lateralizado. Aspira-se a seringa (se houver aplicao endovenosa pode ocorrer embolia induzida pelos agentes qumicos injetados). Se um vaso for atingido, a seringa deve ser descartada e nova medicao deve ser preparada.

A velocidade de aplicao deve ser de um ml por dez segundos e deve-se esperar dez segundos para a retirada da agulha, a fim de que se disperse o material. Contudo, demora excessiva na retirada da agulha est associada dor. Aplica-se leve compresso (no massagem, pois esta aumento o fluxo de medicao para tecidos subjacentes, irritando-os). O Teste Tuberculnico ou Reao de Mantoux um procedimento no qual h inoculao intradrmica de um derivado proteico do M. tuberculosis (PPD). Nos i j sensibilizados, ocorre uma reao inflamatria ocasionada pela resposta imune a esse componente. importante para detectar infeco latente pelo M. tuberculosis (ILTB), sobretudo quando h contatos intradomiciliares ou quando o paciente portador do vrus HIV. Alm disso, auxilia no diagnstico de tuberculose na infncia e de tuberculose extrapulmonar, importante para deteco recente da doena, avalia riscos de pessoas que apresentam doenas imunossupressoras, e permite que se conhea a prevalncia e incidncia da doena. Entretanto, isoladamente, essa prova s indica infeco pelo M. tuberculosis. Ela pode sofre interferncia de alta prevalncia de infeco tuberculosa em certos lugares. Vacinao por BCG h menos de 2 ou 3 anos e micobacterioses atpicas tambm so fatores limitantes. A prova ser positiva cerca de 3 a 12 semanas depois da infeco. A avaliao dever ser realizada 72 horas aps a aplicao do teste. Os resultados so medidos e registrados em milmetros.

IV) Recomendaes para aperfeioar a atividade: No h recomendaes para melhorar a atividade. Referncias( citadas em item III) CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SO PAULO. Administrao de medicamentos por via intramuscular. So Paulo, 2010. Disponvel em: http://inter.coren-

sp.gov.br/sites/default/files/administracao_de_medicamentos_por_via_intra muscular.pdf. Acesso em: 01 de outubro de 2013.

S-ar putea să vă placă și