Sunteți pe pagina 1din 18

Cases

Estratgias de Marketing de Contedo por quem entende do assunto

ContaAzul

O ContaAzul um sistema de gesto empresarial para micro e pequenas empresas. O objetivo ajud-las a crescer de forma estruturada. Antes de comear a investir em marketing de contedo a empresa se perguntou: como o contedo pode ajudar nossos clientes a crescerem mais rpido? Por isso o ContaAzul optou por apostar em uma estratgia de marketing de contedo completa, explorando um grande nmero de canais, utilizando contedo para gerar leads, educar e atrair seus clientes.

Estratgia
Hoje o ContaAzul produz contedo de alta qualidade sobre negcios, empreendedorismo e dicas diversas com um nico objetivo: ajudar PMEs a desenvolverem seus negcios. O canal principal o blog corporativo, mas tambm so produzidos vdeos, ebooks, e diversos outros materiais ricos focados em gerao de leads.

O blog ContaAzul tem postagens dirias e aborda temas relacionados gesto de micro e pequenas empresas.

Canais que utiliza


O ContaAzul usa dos mais variados canais para disponibilizar contedo para seus seguidores. O blog ContaAzul tem postagens dirias e aborda temas relacionados gesto de micro e pequenas empresas. As postagens visam sempre trazer algo novo e relevante para os leitores e usurios do sistema. As redes sociais, como o Facebook e o Twitter, so utilizadas tanto na divulgao do contedo do blog quanto novidades da empresa. A empresa produz muito material educativo de qualidade para seu pblico. Ebooks, guias, planilhas e questionrios esto disposio no site para serem baixados. Tambm se tem acesso a Webinars, infogrficos e slideshares com inmeras informaes. No canal do Youtube encontra-se, alm dos Webinars, vdeos com dicas de empreendedores renomados, conversas com especialistas em reas relevantes para os os clientes da empresas, dicas de gesto financeira e vdeos institucionais, que mostram o funcionamento da empresa e o dia-a-dia da equipe. O ContaAzul tambm se utiliza do envio de e-mail marketing para a gerao de novos leads e fidelizao de clientes.

O blog da ContaAzul tem mais de 150 mil acessos mensais e aproximadamente 220 mil visualizaes de pgina e a pgina do Facebook tem mais de 120 mil fs. Aproximadamente 15% dos seus leads so gerados atravs de marketing de contedo.

Dica da empresa
(Por Larissa Segui von Hartenthal)

Entenda realmente qual o contedo de interesse do seu pblico e produza materiais diversificados e de qualidade sobre esses assuntos. Compartilhe, promova, divulgue por e-mail marketing e engaje sua equipe para ajudar nessa divulgao. Em pouco tempo voc se torna uma referncia sobre determinados temas e trar leads qualificados para o seu site. E no se esquea, todo material deve terminar com um call to action!

WAZ

A WAZ uma loja de gadgets e produtos de informtica focada no pblico geek, apaixonado por tecnologia e que leva seus computadores muito srio. Apesar disso tambm possui atendimento qualificado para lidar com pessoas que no entendem muito de informtica. Possuem duas lojas em regies nobres de Belo Horizonte e uma plataforma online, que est cada vez mais integrada com a gerao de contedo em seu blog e redes sociais.

Estratgia
Visando atrair mais clientes e fazer com que eles tenham uma boa experincia com a WAZ, a empresa divulga um contedo bastante diversificado e completo relacionado a tecnologia em seu blog e redes sociais. Ao aumentarem o engajamento a WAZ tambm possui o objetivo de criar clientes fiis, aumentando o LTV (lifetime value) de cada cliente e a percepo positiva de marca.

A newsletter WAZZUP mistura contedo, ofertas de produtos e promoes exclusivas para os assinantes.

Canais que utiliza


O blog da WAZ - WAZx - traz postagens frequentes com os mais diversos assuntos: computadores, jogos, acessrios e muito outros. Eles usam uma estratgia mista de anunciar as ltimas novidades (com todos os detalhes tcnicos que os fanticos por tecnologia adoram) e contedos evergreen para trazer um trfego mais constante. O principal formato de contedo evergreen so artigos informativos que podem ajudar tanto clientes com um conhecimento mais vasto na rea quanto pessoas que no entendem de tecnologia e esto buscando por ajuda. A empresa tambm usa o Facebook para postar contedo, alm de divulgar as promoes da loja. A empresa tambm faz uso extensivo de e-mail atravs de sua newsletter, o Wazzup, que alm de trazer promoes e cupons exclusivos para seus clientes tambm traz links para contedos interessantes do blog que podem ajudar na deciso de compra.

A WAZ j conta com mais de 20 mil curtidas em sua pgina do Facebook e mais de 6 mil acessos mensais no blog. O blog vem se tornando referncia para assuntos geek e de tecnologia e a loja fideliza cada vez mais clientes. O sucesso no s digital, uma vez que as vendas tambm esto aumentando nas lojas fsicas.

Dica da empresa
Investir em contedo nos ajuda a cultivar nossa marca. Ns sempre produzimos contedo sobre tendncias e dicas para o nosso pblico geek e isso ajuda a crescer a percepo da nossa marca e fidelizar os gamers. Hoje nosso blog est se tornando referncia em contedo de tecnologia e os visitantes que chegam por este canal tendem a ter um lifetime value muito maior que o visitante tradicional que vem de campanhas pagas. Contedo essencial para fidelizar o cliente, e ns apostamos nisso. Temos uma base bem grande de fs no Facebook e continuamos buscando mais likes fanticos por tecnologia. No comeo do blog, como j tinhamos uma base slida no Facebook (cerca de 12mil fs), promovemos todos os posts ali, para levar nosso cliente e entusiasta de tecnologia, para aquele novo canal que teria muito mais informao do que nossa pgina (que usamos para notcias rpidas e promoes apenas). Hoje j temos mais de 6mil acessos mensais no blog, de clientes, novos clientes e fs j de longa data. Temos uma taxa de converso de 0,5% dos clientes que entram no blog e acabam comprando em nosso site. Esse nmero vem aumentando a cada ms, ainda sem contar os que preferem vir diretamente em uma de nossas lojas fsicas e realizar a compra pessoalmente.

GUIABOLSO

O GuiaBolso uma ferramenta de controle e consultor de finanas pessoais online, que ajuda as pessoas a entenderem, gerenciarem e melhorarem sua vida financeira. Ela aposta na divulgao de contedo e do seu sistema para conquistar cada vez mais usurios.

Estratgia
O GuiaBolso aposta forte em contedo, no s para realmente engajar e atrair usurios, mas como maneira de fazer uma contribuio relevante na vida das pessoas que o consomem. Educao uma parte crtica para a utilizao do GuiaBolso. O incio dessa estratgia tem ajudado a aumentar a reteno e atrao de novos usurios, de uma forma mais qualificada para a ferramenta. Ao passar inmeras dicas e textos ricos de informaes para seus clientes, o GuiaBolso visa ajud-los cada vez mais na organizao e controle de suas finanas. Com os depoimentos, eles mostram que so confiveis e bem sucedidos na sua empreitada. Ao se exporem em redes sociais, eles divulgam ainda mais esse contedo e se colocam disposio para tirar dvidas.

Visitantes via blog gastam, em mdia, 6 vezes mais tempo no site e o dobro de visualizaes de pgina

Canais que utiliza


Em seu blog, o GuiaBolso publica posts com dicas de como planejar seus gastos, sair das dvidas, guardar dinheiro e conquistar seus objetivos. O blog tambm conta com histrias e depoimentos de clientes, que contam suas experincias, alm de textos de convidados especialistas em reas de interesse dos usurios da plataforma. A empresa tambm se utiliza o Facebook para divulgar ainda mais esse contedo. Alm disso, os especialistas do GuiaBolso fazem guest posting para outros blogs, alm de serem fontes frequentes para a imprensa especializada. O GuiaBolso tambm oferece uma newsletter para os clientes, que muito bem montada e contm as ltimas novidades na rea.

No primeiro ms, observamos um aumento de returning visitors de mais de 150% no blog, grupo que gasta, em mdia, 6 vezes mais tempo no site do que o visitante de primeira viagem. Tambm identificamos um aumento superior a 50% de converso para a pgina principal do GuiaBolso, alm de uma queda de mais de 10% no ndice de rejeio. Outro ponto do blog ser um suporte importante para nossa presena em mdias socias, principalmente Facebook, onde estamos prximos aos 100 mil fs.

Dica da empresa
Construa um contedo de qualidade. claro a aposta de Google e Facebook em favorecer cada vez mais esses contedos. Os contatos recebidos de alguns usurios validam que no difcil realmente fazer diferena na vida das pessoas e, com isso, engajar no somente a elas, como toda sua rede. Espalhar esse contedo qualificado, seja via Facebook, guest posts, ou at em newsletters agrega ainda mais no fortalecimento dessa marca.

HOTMART

O Hotmart um marketplace de vendas de contedos digitais (ebooks, vdeos, etc), em que autores podem facilmente coloc-los venda e afiliados podem divulg-los e ganhar uma comisso sobre o que venderem. O Hotmart possui um grande desafio em conseguir atingir dois pblicos distintos e fazer com que eles utilizem ao mximo o potencial da plataforma.

Estratgia
Educar os parceiros para ajud-los a vender mais e a ganhar mais dinheiro crtico para o sucesso do trabalho do Hotmart. Por isso eles produzem guias, tutoriais, cases de sucesso e dicas para capacitar estes profissionais. A presena em diversas redes sociais serve como extenso do contedo, tanto para ajudar os parceiros com dicas quanto para gerar engajamento e sanar dvidas.

O blog do Hotmart tem mais de 35 mil acessos mensais e aproximadamente 170 mil visualizaes de pgina.

Canais que utiliza


O Hotmart mantm um blog atualizado e abordam temas que acrescentam muito para os usurios de maneira a incentiv-los a utilizarem a plataforma da melhor maneira possvel. Para os autores de infoprodutos so ensinadas tcnicas de divulgao e marketing para que eles vendam mais, enquanto os afiliados recebem dicas de como vender mais em seus sites. Junto com as publicaes em redes sociais, como Facebook e Twitter, a empresa coloca muito contedo disposio de seus seguidores. No Youtube o Hotmart tem diversos depoimentos de clientes, que contam um pouco da sua experincia com a plataforma. Tambm so disponibilizados tutoriais de como usar o Hotmart, de maneira a diminuir as chamadas de suporte e incentivar o uso. Uma caracterstica particular do Hotmart que vrios de seus clientes produzem seus prprios vdeos com dicas de como usar a plataforma, uma vez que interessante para os autores de infoprodutos que haja cada vez mais afiliados promovendo seus materiais. O Hotmart ajuda na divulgao desses contedos gerados por usurios em suas redes sociais.

O blog do Hotmart tem mais de 35 mil acessos mensais e aproximadamente 170 mil visualizaes de pgina. Cada novo artigo recebe dezenas de comentrios, mostrando um alto engajamento. Depois que comearam a investir em marketing de contedo, notaram que seus produtores de contedo e afiliados comearam a vender melhor e se profissionalizar. Alm disso a empresa comeou a rankear melhor no Google para termos estratgicos relacionados a contedo digital. A empresa vem crescendo sua pgina do Facebook a um ritmo de mais de 5 mil curtidas por ms estendendo a discusso do blog para a rede social.

Dica da empresa
(Por Joo Pedro Resende)

Produo de contedo de qualidade um desafio enorme. Encontrar um fornecedor de confiana crtico para conseguir produzir contedo de maneira disciplinada, com um alto padro de qualidade. O ROI muito maior do que ter um profissional dedicado. Ns produzimos contedo internamente, de maneira mais pessoal, mas contratar um fornecedor nos ajudou a manter a periodicidade do blog, fidelizando nossos leitores. Outra dica bacana que a combinao de blog + newsletter matadora. Promovemos o contedo do nosso blog e nossas pginas em redes sociais em nossa newsletter, e isso tem gerado um ganho enorme no engajamento e no volume de acessos do blog

Selecionamos quatro cases de clientes nossos para mostrar como at mesmo pequenas empresas podem conseguir bons resultados investindo de maneira inteligente em marketing de contedo. Esperamos que esses cases sirvam como inspirao para que voc comece a investir em marketing de contedo e tenha resultados positivos para sua empresa ou marca. Ento, o que est esperando? Entre em contato com a Rock Content que ns te ajudaremos a montar e executar uma estratgia matadora de Marketing de Contedo.

S-ar putea să vă placă și