Sunteți pe pagina 1din 3

O Preparo e a Chamada de Moiss O PREPARO DE MOISS (Ex 3.

1) Todos os homens a quem Deus usou estavam ocupados e trabalhando quando foram chamados. Ams cuidava de gado (Am 7.15); Gideo malhava trigo (Jz 6.11); Samuel comeou como porteiro da casa do Senhor quando ainda menino (1 Sm 3.15); Saul procurava animais perdidos (1 Sm 9); Davi apascentava o rebanho (1 Sm 16.11); Eliseu estava arando a terra (1 Rs 19.19); Neemias era copeiro do rei (Ne 1.11); Daniel era um dos assistentes do rei (Dn 1.19); Pedro e Andr estavam pescando (Mt 4.18-20); Mateus estava ocupado na coletoria (Mt 9.9). E assim por diante. Muitas dessas ocupaes eram simples e humildes, mas quem deseja e pensa fazer grandes coisas para Deus, deve antes saber fazer coisas pequenas e simples. Ler Lc 16.10,11. Moiss cuidava de ovelhas quando Deus o chamou. Foi uma boa experincia para ele, visto que estava sendo chamado para ser o pastor de Israel. O preparo de Moiss no lar (Ex 18.2-4). Sua experincia como marido e pai de dois filhos, Gerson e Eliezer, certamente despertaram em Moiss sentimentos de compaixo, pacincia. brandura, bondade e mansido. Isto foi de grande valor para ele quando mais tarde a petulncia e a murmurao dos israelitas foram ao extremo.O preparo de Moiss no deserto (Ex 3.1). Moiss viveu no palcio como prncipe real durante seus primeiros 40 anos (At 7.23). Os prximos 40 anos ele viveu no deserto, no muito longe do Sinai, por onde mais tarde conduziria o povo de Deus (At 7.29,30). Seus ltimos 40 anos foram dedicados A liderana do povo de Deus, tirando-o da servido do Egito e conduzindo-o A entrada de Cana (Nm 14.33). Ele viveu 120 anos (Dt 34.7), divididos em trs perodos de 40 anos cada. No palcio de Fara, ele viveu cercado de luxo e se preparou sob a direo dos melhores professores e lderes da poca, na corte mais adiantada do mundo de ento. Humanamente ele estava preparado, mas espiritualmente ele aprendeu as primeiras lies tom Deus, na solido do deserto. Era Deus guiando os seus passos e preparando na sua escola da experincia para a grande obra que ele deveria executar.

Isso ocorreu para que Moiss depois no se orgulhasse, mas Jesse toda glria a Deus. Foi no deserto que Moiss libertou-se de sua auto-suficincia que tanto complicou a sua vida quando ele prematuramente agiu na sua fora no sentido de querer libertar o seu povo, pensando que tinha capacidade para isso, Ex 2.11-15. A CHAMADA DE MOISS (Ex 3.2-10) 1. A sara ardente (Ex 3.2-4). Tratava-se de sara comum, como outras que havia no lugar, s que esta ardia sem ningum ter-lhe ateado fogo e, ardendo, no se consumia. A sara aqui referida um pequeno arbusto formando moitas. O que causou pasmo a Moiss que a sara continuava a queimar, mas no se consumia. A verdade que o fogo era sobrenatural, da parte de Deus e que o seu anjo estava no meio do fogo: a. Aquele fogo era um emblema da presena divina. Tratava-se da presena do Deus vivo. No mesmo Monte Sinai, posterior-mente quando Deus promulgou a sua lei por meio do mesmo Moiss, ele falou ao povo do meio do fogo sobrenatural. No tabernculo tambm no Santo dos Santos, entre os querubins de gl6ria l estava o fogo sobrenatural como expresso da presena divina. No Monte da Transfigurao Deus falou do meio de uma nuvem luminosa. No dia de Pentecoste, lnguas como que de fogo repousaram sobre cada um. No Monte Carmelo Deus se manifestou como fogo celeste queimando o sacrifcio que estava sobre o altar. Que no altar da nossa vida, arda continuamente o fogo divino, queimando o que no presta e purificando todo o nosso ser. Ler Lv 6.13. O fogo que ardia na sara era a presena do Deus vivo, dai Moiss esconder seu rosto e temer olhar para o fenmeno (Ex 2.6). b. Aquele fogo era um emblema da presena de Deus no meio do seu povo. Aquela sara, cr-se que era um tipo de accia niloteca, um arbusto inexpressivo e sem qualquer beleza. uma figura do povo de Deus desprezado, desconsiderado e rejeitado pelo mundo, mas no meio do qual Deus habita e se manifesta (Mt 18.20; Ef 2.22). O mtodo da chamada divina (Ex 3.4). Deus, ao ver que Moiss se virava maravilhado para contemplar a sara que no se consumia, chamou-o do meio do fogo. Deus o chamou pelo nome, s que neste caso o nome foi repetido: Moiss, Moiss! Deus costuma falar assim quando se trata de algo muito urgente; muito importante ou muito serio. Abrao, Abrao (Gn 22.11); Samuel, Samuel (1 Sm 3.10); Marta, Marta (Lc 10.41);

Simo, Simo (Lc 22.31); Saulo, Saulo (At 9.4); Jac, Jac (Gn 46.2). Deus nos chama para o seu trabalho de modo direto e pessoal. Ele conhece os que so seus (Jo 10.3,14). O contedo da chamada (Ex 3.5-10). Deus a seguir falou a Moiss sobre a reverncia na sua presena. Naquele tempo, conforme a cultura daquela parte do mundo, o descalar os ps era sinal de respeito, considerao e reverencia. Hoje em nossa cultura ocidental bem diferente. As palavras do Senhor no v.5 falava da santidade na presena do Senhor. Um lugar se torna santo pela presena manifesta de Deus. Por isso o crente deve viver em santidade porque ele e templo em que Deus quer sempre habitar. A igreja de Deus deve ser uma igreja santa e santificada ao Senhor; Deus, porem, e santssimo. Ele trs vezes santo (Is 6.3). Para que Deus nos use precisamos viver em santidade. Ser santo e abandonar tudo aquilo que sabemos e sentimos que no de Deus; que desagrada a Deus; que no vem de Deus, e tudo isso pela ao do Esprito, e no segundo os nossos padres de certo e errado. No o nosso exame falho, superficial e humano que decide este assunto de santificao, mas o divino. Ler Sl 139.23. Em seguida Deus esclareceu a chamada de Moiss, revelando a necessidade do povo, bem como os detalhes da misso de Moiss (Ex 3.6-10). Vemos aqui que a chamada divina envolve clareza da parte de Deus para com o crente.

S-ar putea să vă placă și