Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE MESTRADO EM GESTO INTEGRADA DO TERRITRIO GIT DISCIPLINA: DESIGUALDADE SOCIAL E TERRITRIO PROF

OF DR RITA SANTOS ALUNO: RANAM MOREIRA REIS FICHAMENTO - LIVRO: SANTOS, Milton. Pobreza Urbana. 3.ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2009. Cap. I Pode-se definir a pobreza? O que pobreza? Moore (1963) [...] a pobreza funo de uma participao maior ou menos na modernizao, restringem o problema a parmetros de natureza puramente material. (p. 16). Sidney e Beatrice Webb (1911) - Distino entre misria e pobreza. [...] Os pobres seriam aqueles que tm um poder de compra mais reduzido que o considerado normal para o ambiente em que vivem. Os miserveis estariam privados da satisfao de algumas das necessidades vitais, de maneira que a sade e a fora fsica tornar-seiam precrias a ponto de fazer perigar a prpria vida. (p. 17). Carter (1970) [...] introduz a noo de relatividade ao afirmar que a riqueza s traz satisfao quando comparada como o nvel de vida de outros. (p. 17). Galbraith (1969) [...] Numa economia de crescimento existe uma necessidade bvia de definir o limiar da pobreza ou de dar uma definio de pobreza que seja ao mesmo tempo relativa e dinmica. (p. 17). Bachelard (1972) [...] A medida da pobreza dada antes de mais nada pelos objetivos que a sociedade determinou para si prpria. (p. 18). Buchanan (1972) [...] o termo pobreza no s implica um estado de privao material como tambm um modo de vida e um conjunto complexo e duradouro de relaes e instituies sociais, econmicas, culturais e polticas criadas para encontrar segurana dentro de uma situao insegura. (p. 19).

Tentativas de explicao McGee (1971) [...] a pobreza deve ser tolerada como inerente s agruras do crescimento econmico. (p. 21). Cap. II Explicaes parciais da pobreza urbana Exploso demogrfica e xodo rural Kishor e Singh (1969) [...] A expanso demogrfica encarada como um verdadeiro sinal de alarme e provocaria um verdadeiro desastre nos pases subdesenvolvidos, pela criao de um desiquilbrio no plano dos recursos. (p.24). Munoz Garca (1971) [...] as migraes no podiam se consideradas como causa direta do processo de marginalizao. (p. 25). Hoselitz (1957) [...] a cidade representava uma esperana de abolio da pobreza de massa. (p. 25). Guyot (1968) [...] v na expanso urbana uma causa de freio na poupana. (p. 26). Hauser (1962) [...] liga a urbanizao pauperizao. (p. 26). Myint (1970) [...] para Myint a permanncia do setor de subsistncia deve-se ao fato de que as pessoas interessadas no querem os bens e os servios da economia de troca e que normalmente procuram minimizar seus recursos em funo de alguns gostos e de algumas preferencias. (p. 27). D. C. Lambert (1974) [...] Essa dependncia no deve ser forosamente procurada na escala do lugar; o setor evoludo , ele prprio, um territrio exterior do setor desenvolvido das economias ricas. (p. 27). Eckaus (1955) [...] Sua posio seria contraditria, quando, a partir de sua teoria sobre as propores dos fatores e sobre os limites sua substituio, prega a necessidade de modernizar para eliminar a pobreza. (p. 27).

A falta de capital domstico Hagen (1962) [...] As barreiras particulares no se devem falta de acumulao interna de capital que cada vez mais internacional, mas sobretudo estrutura de produo adotada, que torna impossvel a utilizao dos capitais formados localmente, e m distribuio dos resultados. (p. 29). A cultura da pobreza Lewis [...] o meio pobre age como um verdadeiro caldo de cultura, de modo que o indivduo pobre est condenado a viver pobre, salvo se houver um acidente em sua vida. Uma vez estabelecida, a pobreza tenderia a perpetuar-se a si prpria de uma gerao a outra, devido a seus efeitos sobre as crianas. A pobreza, portanto, se autocriaria e automanteria. (p. 29). Crescimento ou desenvolvimento Lebret (1958) [...] o crescimento seria inquo cada vez que no viesse acompanhado de uma maior redistribuio e de um aumento do bem-estar das massas desamparadas. (p. 30). Procura de uma explicao sinttica e vlida Ardant (1963) [...] necessrio crer que a crise da habitao o resultado da transferncia da pobreza do campo para a cidade. (p. 31). Cap. III A pobreza urbana no Terceiro Mundo: marginalidade ou bipolarizao? Um debate semntico Vekemans e Fuenzalida (1969) [...] os marginais nem ao menos existem do ponto de vista econmico e social, porque esto relegados e excludos. (p. 36). Paulo Freire (1968) [...] os oprimidos no so marginais, no so homens que vivem fora da sociedade. (p. 36). Gunder (1966) [...] os pobres no so socialmente marginais, e sim rejeitados; no so economicamente marginais, e sim explorados; no so politicamente marginais e sim reprimidos. (p. 36).

Harvey (1973) [...] Se a relao fosse adequadamente modificada, no mais haveria problema de escassez, os recursos seriam suficientes para servir a toda a populao. Do contrrio, seria como partir de Marx para chegar a Malthus, uma abordagem pela qual muitos autores so culpados. (p. 36-37). Amin (1973) [...] a marginalizao no chega a constituir um conceito, e sim um caminho conveniente para descrever uma combinao de fenmenos, decorrentes de uma lei (a da acumulao capitalista) que se expressa numa estrutura concreta ( a do capitalismo contemporneo), assim como a expresso exercito industrial de reserva corresponderia descrio realista dos efeitos da mesma lei dentro de outra estrutura. (p. 37). A ideia de massa marginal Nun (1969) [...] Nun acredita que a massa marginal uma parte funcional ou disfuncional da superpopulao ativa. (p. 37-38). Castells (1970) [...] afirma que existe uma justaposio da populao urbana com uma grande massa de desempregados que cresce continuamente, no tem funo especfica na sociedade urbana e acima de tudo rompeu suas ligaes com a sociedade rural. (p. 38). Friedmann e Sullivan (1973) [...] declaram que os pobres participam apenas parcialmente do mercado de trabalho. (p. 38). Salama (1972) - Longe de ser afuncional, a massa marginal desempenha um papel no processo de acumulao, no s a nvel local como tambm a nvel nacional, mas, acima de tudo, em escala mundial. [...] Aquilo que Salama ainda denomina de tercirio nos pases subdesenvolvidos tem um papel regulador na economia mundial [...] uma causa e consequncia da reproduo da economia mundial como estrutura hierrquica. (p. 39). Para superar o impasse Quijano (1972) [...] A pequena burguesia marginal compreende os que se tornam marginais em consequncia da posio marginal de sua profisso de servios e pequenos comerciantes. (p. 40).

Modernizao tecnolgica e os dois circuitos da economia urbana Salama (1972) [...] O investimento de substituio, necessrio modernizao tecnolgica, desloca de suas atividades uma boa parte daqueles que a aplicavam seu capital ou trabalho. (p.42). Singer (1970) [...] De acordo com a formula sugerida por Singer, a criao de empregos resulta no crescimento do desemprego. (p. 42). Tavares e Serra (1972) [...] O mecanismo da modernizao, excluso e marginalizao marcado por uma dialtica infernal. Se, por um lado, a economia incorpora um certo nmero de pessoas ao mercado de trabalho efetivo, atravs de empregos recm-criados, por outro ela expulsa um nmero muito maior, criando de um golpe o subemprego, o desemprego e a marginalidade. (p. 42). A formao do circuito inferior da economia urbana Furtado (1968) [...] A revoluo na era de consumo tem sido acompanhada de uma mutao da estrutura do consumo tem sido acompanhada de uma mutao da estrutura do consumo, incluindo novas formas de produo e de troca. (p. 45). McGee (1973) [...] o termo circuito demonstra melhor o fluxo interno entre os dois subsistemas. Esse modelo reconhece os dois subsistemas como parte de uma estrutura urbana global, e contudo admite que formado de partes inter-relacionadas. (p. 46). Caractersticas dos dois circuitos Uchendu (1967) [...] Enquanto no circuito superior os preos so manipulados visando lucros a longo prazo, no inferior o importante o prazo curto. (p. 50). Brookfield (1973) [...] A relao entre o agente e a clientela pessoal e direta no circuito inferior, mas impessoal no circuito superior, onde centralizada e hierrquica. (p. 51). Remy e Weeks (1972) [...] consideram que o apoio do Estado constitui a distino primordial entre os dois circuitos. (p. 52).

Cap. IV O circuito inferior chamado setor informal. Por qu? Dos fatos concepo McGee (1974) [...] Essas reflexes sobre a pobreza urbana levaram esse autor a apresentar uma nova categoria dentro da diviso habitual das classes sociais: a do protoproletariado, que est sujeito a trs dimenses econmicas: 1) possvel identificalo pelo fato de suas atividades serem exercidas principalmente em um dos setores do modelo de organizao econmica dualista das cidades do Terceiro Mundo, ou seja, naquilo que ns prprios chamamos de circuito inferior; 2) o protoproletariado tambm pode ser definido por uma abordagem estrutural sempre que for considerado como a base do modo de produo do qual participa; 3) a terceira abordagem leva em conta os vrios empregos ou oportunidades de renda oferecidos pelas atividades do modo de produo correspondente. (p. 59). Os dois circuitos da economia urbana Geertz (1963) [...] fala de uma economia centrada na empresa e de economia de bazar, para poder levar em considerao a variedade de situaes nas cidades do Terceiro Mundo. (p. 60-61). McGee (1973) [...] circuito uma palavra que caracteriza melhor o fluxo interno que existe dentro dos subsistemas. Esse modelo aceita os subsistemas como parte de uma estrutura econmica da cidade, global e interligada. (p. 62). Informalidade ou Irracionalidade maneira de Max Weber? Lipton (1972) A noo de organizao informal, em oposio de organizao formal, origina-se principalmente do conceito de racionalidade introduzido por Max Weber. De acordo com esse conceito, s a organizao formal poderia ser eficaz, contando com normas e papis definidos, procedimentos sistemticos para seleo, treinamento e promoo dos agentes da economia, a medida exata de controle [...] necessrios para melhor aproveitamento dos recursos sua disposio, na busca das finalidades propostas. (p. 65). Wilkinson (1973) [...] se algum de outra sociedade toma uma deciso diferente da nossa, porque provavelmente tem uma hierarquia de valores e prioridades diferentes e no porque seu comportamento irracional ou errado. (p. 66).

Godelier (1967) [...] no existe apenas uma racionalidade econmica, mas diversas. (p. 66). A economia da pobreza, formalidade, alienao Anderson (1964) [...] acreditava que o urbanismo industrial era o nico modelo racional de pensamento e trabalho. (p. 66). Gutkind (1967) [...] associa a racionalidade modernizao, modernizao e cientificismo. (p. 66). McGee (1974) [...] as atividades do setor informal se desenrolam eficientemente. (p. 66). Hart (1973) [...] apresenta caractersticas que consideram como informal uma existncia baseada no dia a dia, marcada pela irregularidade das despesas em funo dos pagamentos, flexibilidade do consumo e proliferao do crdito. (p. 67-68). Sethuraman (1974) [...] a investigao de uma definio de setor informal devia levar ao reconhecimento de sua oposio em relao ao setor formal. (p. 69). Bienefeld (1975) [...] a economia urbana da pobreza, isto , o circuito inferior, explorada pelo outro setor atravs das condies do comrcio, que limita a capacidade dos pequenos fabricantes de desenvolverem cumulativamente durante perodos prolongados. (p. 70). Robinson (1962) [...] a desgraa de ser explorado por capitalistas no nada comparada desgraa de no ser explorado de nenhuma maneira. (p. 71). Cap. V Teorias do desenvolvimento e da pobreza: consumismo ou igualitarismo? Teorias ou Slogans? [...] a pobreza pode ser considerada uma situao de transio. (p. 78). McGee (1971) [...] os defensores dessa posio consideram a pobreza uma condio temporria que deve ser tolerada como inerente ao paroxismo do crescimento econmico. (p. 78-79).

Varsavsky (1969) [...] Para Varsavsky essa abordagem mais fcil porque o controle dos meios de comunicao de massa constitui uma defesa, em nome da liberdade de expresso, contra qualquer esforo de planejamento verdadeiramente nacional. (p. 79-80). O desenvolvimento da pobreza Eckaus (1955) [...] o modelo de modernizao da economia acompanhada por imposies tecnolgicas que causam a limitao de possibilidades quanto substituio de fatores de produo. (p. 80). Isbister (1971) [...] as tcnicas mais eficientes para a expanso industrial so concebidas como se o trabalho fosse uma mercadoria rara. (p. 80). Due (1963) [...] embora esse modelo esteja longe da perfeio nos pases desenvolvidos, nos pases subdesenvolvidos constitui simplesmente uma aberrao. (p. 80). Singer (1970) [...] a criao do emprego leva ao aumento do desemprego. (p.80). Johnson (1970) [...] a pobreza at coerente com o crescimento rpido, se o crescimento tem origem recente. (p. 81). Marris (1962) [...] em nome do progresso e custa de uma injustia cada vez maior, uma importante parcela dos recursos nacionais so distribudos de maneira a beneficiar aqueles que j so ricos. (p. 81). Walters (1967) [...] como o setor capitalista no est em posio de transferir uma quantidade suficiente de capital para o setor domstico, observam-se baixas cumulativas da renda das pessoas ocupadas nesse setor. (p. 81-82). Pinheiro (1971) [...] a expanso limitada das classe mdias e de sua capacidade de consumo surge como um elemento de luta e de afirmao dos setores capitalistas modernos. (p. 82). Sunkel (1970) [...] a mobilidade social ascendente seletiva e discriminatria, resultando em presso mais intensa sobre os nveis salariais das classes baixar. (p. 82).

McGee (1971) [...] o crescimento da classe mdia no torna a distribuio da renda mais igual: ao contrrio, torna-se menos igual. (p. 82). Ramos (1970) [...] o crescimento oligrquico e no igualitrio, pois beneficia apensa uma minoria. (p. 82). Cuber (1940) - Marginalidade para Cuber refere-se a [...] pessoas que ocupam um lugar perifrico entre duas instituies, complexos culturais ou outros segmentos sociais diferenciados, porm em grande parte exclusivos. (p. 83). Consumismo versus igualitarismo [...] Defender o consumismo pode ser uma hbil manobra poltica ou uma forma de oportunismo sofisticado, com o qual provavelmente se pode conquistar o povo e ganhar o poder, sem contudo mudar fundamentalmente a estrutura do poder isto , sem colocar o povo no poder. Como Paulo Freire (1968) salientou de forma to sagaz o problema da pobreza no uma questo de integrar a populao pobre em uma estrutura opressiva, a fim de que possa tornar-se mais parecida com o opressor, mas, sim, de transformar essa estrutura, de maneira que cada indivduo seja o que . (p. 84).

S-ar putea să vă placă și