Sunteți pe pagina 1din 29

Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Sistema de Informacin Cientfica

Joo dos Silva Reis, Celso Carvalho Prado de Ferraz Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado Eccos Revista Cientfica, vol. 5, nm. 1, junho, 2003, pp. 11-38, Universidade Nove de Julho Brasil
Disponvel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71550102

Eccos Revista Cientfica, ISSN (Verso impressa): 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil

Como citar este artigo

Fascculo completo

Mais informaes do artigo

Site da revista

www.redalyc.org
Projeto acadmico no lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

NOVAS FACES DA EDUCAO SUPERIOR NO BRASIL: O NEOPRAGMATISMO


INSTITUCIONALIZADO
Joo dos Reis Silva Jnior* Celso Prado de Ferraz Carvalho**

PALAVRAS-CHAVE: reforma do estado; reforma da educao superior no Brasil; neopragmatismo.

*Doutor em Educao pela PUC-SP; Ps-doutoramento em Sociologia Poltica UNICAMP; Professor do Programa de PsGraduao em Educao da Universidade de Sorocaba e da UNINOVE. **Doutor em Educao pela PUC-SP; Professor da Rede Pblica e do Programa de PsGraduao em Educao do Centro Universitrio Monte Serrat. E C C O S R E V. C I E N T.

RESUMO: Este texto tem como proposta mostrar o neopragmatismo como suposto da reforma da educao superior no Brasil.

Introduo
Em 1996, o Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado do Brasil (MARE) foi anfitrio de um Seminrio, cujo foco temtico consistia na necessria reforma do Estado e na mudana de paradigma da administrao pblica, em face da universalizao do capitalismo com marco nos anos 70. O evento contou com o apoio das Naes Unidas, do Centro Latino-Americano de Administrao para o Desenvolvimento e, principalmente, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Do Seminrio, aberto pelo Presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso, participaram muitos intelectuais de vrias partes do planeta, que, desde muito tempo, ocupavam-se do tema: Adam Przeworski, da New York University; Donald F. Kettl, da University of Wisconsin; Willian Glade, da University of Texas; Peter Spink e Fernando Luiz Abrucio, da Fundao Getlio Vargas de So Paulo; Kate Jenkins, assessora do governo britnico; Ruth Richardson, ex-ministra das finanas da Nova Zelndia; Joan Prats i Catal, da Escola Superior de Administrao de Empresas (ESADE) e da Universidade das Naes Unidas, e o ento Ministro do MARE, Luiz Carlos Bresser Pereira.

n. 1 v. 5 jun. 2003

11

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

BRASIL, MARE. Plano Diretor da Reforma do Estado. Braslia. Disponvel em <www.mare.gov>. Acesso 18 fev.1998.
1

Usamos aqui a metfora de Bueno (2000), quando analisa a reforma do ensino mdio.
2

E C C O S R E V. C I E N T.

Destacam-se dois pontos nessa relao: 1) a importncia e a militncia dos intelectuais citados e 2) as instituies a que pertencem. Por outro lado, bom lembrar que, em 1995, Bresser Pereira, j na condio de Ministro, publicara o Plano Diretor da Reforma do Estado1 e, de pronto, decorrncias de tal documento se fizeram em profuso, em sua maioria por meio de atos polticoadministrativos com origem direta no Poder Executivo, sem discusso alguma no Congresso Nacional. Tratava-se do segundo seminrio organizado pelo governo recm-empossado (o primeiro fora feito vspera da posse de FHC, em 1995), e parecia mais uma liturgia2 legitimadora de dogmas do que um espao de reflexo do Executivo para a formulao de propostas de discusso no Congresso e no Judicirio. Prova isso o prprio documento citado, que orientou, de imediato, as mudanas no mbito do Estado e no da administrao pblica no Brasil. Para alm da liturgia de legitimao dos dogmas de Hayek e Friedman, erigidos e disseminados pelo mundo, ainda nos anos 60, pela Socit Mont Pellerin, os textos apresentados no seminrio foram reunidos no livro Reforma do Estado e Administrao Pblica Gerencial, organizado por Bresser Pereira e Peter Spink e editado, em 1998, pela Fundao Getlio Vargas Editora. Apresenta o referido livro Fernando Henrique Cardoso e, j neste texto, possvel antever o novo paradigma poltico e o novo pacto social que se viria a produzir no pas, tendo como maestros o prprio presidente e trs competentes ministros, todos com origem acadmica: Luiz Carlos Bresser Pereira, Paulo Renato de Souza e Pedro Sampaio Malan. Na apresentao, FHC j mostrava os dogmas orientadores de sua f, por meio de uma liturgia que se expressa no lxico bem escolhido (portanto intencional):
Insisto, assim, em um ponto: esta viso de um Estado que se adapta para poder enfrentar os desafios de um mundo contemporneo no pode ser confundida nem com a inexistncia de um Estado competente, eficaz, capaz de dar rumo sociedade ou, pelo menos, de acolher aqueles rumos que a sociedade prope e que requerem uma ao administrativa e poltica mais conseqente, nem tampouco significar a inrcia diante de um aparelho estatal construdo em outro momento da histria de cada um de nossos pases que se concentrou seja no corporativismo e no assistencialismo, seja na produo direta de bens e servios (CARDOSO, 1998, p.15-16, grifos nossos).

n. 1 v. 5 jun. 2003

12

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

O discurso presidencial de abertura anunciava um tipo de Estado que se adapta s novas condies do capitalismo em seu presente estgio, com marco nos anos 70, para enfrentar os desafios de um mundo contemporneo. Parece claro, para o presidente de ento, a imperiosa necessidade de reformar a administrao pblica e o Estado brasileiro, para torn-lo competente, eficaz, capaz de dar rumo sociedade. Por outro lado, tais mudanas partem da crtica de pases que tiveram seus Estados historicamente marcados pelo corporativismo, assistencialismo e pela produo direta de bens e servios, numa clara aluso aos Estados de Bem-Estar Social, que concretizaram, de forma eficiente, as propostas da social-democracia to reivindicada por Fernando Henrique Cardoso e por seu partido: o Partido da Social-Democracia Brasileira. Evidencia-se aqui o tipo de relao que se buscava estabelecer entre Estado e Sociedade, bem como a estrutura e funo estatais que pretendia implantar o presidente de ento: o Estado Panopticon, j criticado por ele mesmo em outro de seus escritos.3 Trata-se de um Estado, no qual hipotrofiam-se os poderes legislativo e judicirio e, em movimento contrrio, hipertrofia-se o Poder Executivo, de modo que as relaes entre Estado e sociedade civil no passam por mediaes das associaes e entidades polticas representativas desta ltima. O dilogo far-se-ia diretamente entre as duas instncias de poder e hegemonia, diante de uma sociedade fragmentada e desorganizada, em razo da degradao social e econmica dos anos 80. Na seqncia de seu discurso, FHC refora sua viso de Estado, como tambm a funo daquele em relao rea social:
No h dvida de que, nos dias de hoje, alm desse papel de iluminar os caminhos nacionais e, de certa maneira, de apontar metas que sejam compatveis com os desejos da sociedade, o Estado deve tambm concentrar-se na prestao de servios bsicos populao educao, sade, segurana, saneamento, entre outros (CARDOSO, 1998, p.16, grifos nossos).

CARDOSO, Fernando Henrique. A construo da democracia estudos sobre poltica. So Paulo: Siciliano, 1993. Para Cardoso, dada a transio brasileira como vista pelos militares, seria necessrio criar um novo cdigo hegemnico que, poca, ele analisava de forma crtica, no qual o Estado, como burocracia, substitusse os partidos e todas as instituies de mediao entre aquele e a sociedade civil.

E C C O S R E V. C I E N T.

Passados aproximadamente sete anos, e j no apagar das luzes dos dois mandatos presidenciais, vemos uma realidade bastante diferente da que se apresenta na erudita e aparentemente convincente conferncia de Cardoso. To somente aquilo que tornaria o Estado um rgo reprodutor do capital, no qual

n. 1 v. 5 jun. 2003

13

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

a iniciativa privada substituiria o governo para que este pudesse investir na rea social, fora realizado para torn-lo adaptado, competente, eficaz e eficiente, capaz de dar rumos e metas sociedade. Na rea social, o que se viu foi sua transformao em um Estado forte, centralizador, gestor, avaliador e caritativo, ainda assim, sem ao menos atenuar a profunda crise social em que vivemos, provocada pela degradao de nosso processo civilizatrio e pela banalizao da vida humana. A retrica da competncia, da eficcia e da eficincia em relao ao social que se pode depreender do editorial , de fato, bem construda e sedutora ao final de seus dois mandatos, Fernando Henrique Cardoso apresentou o Brasil conforme demandavam as agncias multilaterais, ou seja, fez reformas de acordo com a retrica. Alm disso, viajou muito, enquanto articuladores polticos costuravam alianas no Congresso Nacional, e Pedro Malan e os presidentes do Banco Central, com destaque para Armnio Fraga, mantinham a poltica econmica orientada pelos supostos da Escola de Chicago e ditada, especialmente, pelo Banco Mundial e o Fundo Monetrio Internacional, com irreparvel prejuzo para a rea social. Acrescenta ainda, em seu discurso, que, para a realizao dessa rdua tarefa, necessrio e imprescindvel a mudana do Estado e, portanto, urge a adoo de novos critrios orientadores da administrao pblica destinados a reduzir custos, buscar maior articulao com a sociedade civil, definir prioridades democraticamente [ancoradas na racionalidade do Estado Panopticon e cobrar resultados. Diz Cardoso (1998, p.16-17), referindo-se ao primeiro seminrio realizado sobre o mesmo tema:
s vsperas de minha posse, realizamos um grande seminrio internacional [o primeiro rito litrgico], aqui mesmo no Itamarati. Recordo-me de uma discusso a respeito do papel das organizaes no-governamentais e do estado. No incio, essa relao ONGEstado era marcada por uma espcie de distanciamento, at mesmo de antagonismo. Havia ataques de parte a parte e isso levava o aparelho do Estado a ficar cada vez mais voltado para si mesmo, no intuito de defender a sua viso de como conduzir a coisa pblica. Progressivamente, isso foi mudando. Hoje, para usar a expresso de Manuel Castells, socilogo espanhol que eu prezo muito, as organizaes nogovernamentais passaram a ser neogovernamentais. Esta uma realidade, uma forma de interao que tem que ser absorvida tanto pelas ONGs quanto pelo Estado.

n. 1 v. 5 jun. 2003

14

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

Tanto na apresentao quanto nos textos que se lem no livro, desenhamse com nitidez os principais traos que marcariam as mudanas estruturais no plano econmico e social, entre as quais a reforma do Estado constitua o primeiro e imprescindvel passo. Um novo processo de politizao das relaes sociais era imposto a partir da substncia histrica do capitalismo, em face de suas mudanas nas ltimas dcadas, o que impunha iniciar-se pelo Estado. A aluso crtica ao Estado de Bem-Estar Social indicava, desde logo, as orientaes da mudana do Estado, dado o carter inexorvel atribudo universalizao do capitalismo. Para a periferia do sistema, tornava-se imperioso enxug-lo, transferindo responsabilidades pblicas para a sociedade civil, advindo da o elogio s organizaes no-governamentais, o que foi chamado de democrtica descentralizao. No entanto, ainda que enxuto, o Estado teria de ser forte para produzir, centralizadamente, as polticas pblicas em todos os setores de sua ao, configurando o Estado societrio, para ditar rumos e metas sociedade e realizar a transferncia de responsabilidades da rea social para a sociedade civil, segundo polticas predefinidas, estabelecendo, portanto, o dilogo e a cobrana de resultados. Alm de tudo isso, exigia a transformao de instituies em organizaes, bem como a valorizao das ONGs. O Estado reforma-se, pois, nessa direo, bem anunciada pelo prprio presidente legitimamente eleito. A administrao pblica ser feita sob seu forte controle, por meio de polticas definidas por especialistas na sua maioria pesquisadores nas respectivas reas de nossas melhores universidades e institutos de pesquisa , porm realizadas por organizaes da sociedade civil que seriam cobradas pelos resultados. Assim, concretizar-se-iam os rumos e metas elaborados centralizadamente no mbito do Estado, em determinado momento histrico, neste caso, o governo de Fernando Henrique Cardoso. Outro aspecto que se pode observar, e que reiterado na apresentao do livro, o apelo feito aos aspectos profissionais. Vejamos:
essa transio [de paradigmas de estrutura e funo do Estado e da administrao pblica] no ser possvel nem vivel sem a participao dos funcionrios pblicos. Erram aqueles que identificam no funcionalismo pblico um foco de resistncia mudana. Eles no podem ser vistos como repositrio do velho e do antigo, do antiquado, do arcaico. Reconheo com satisfao que

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

15

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

a burocracia estatal tem um nmero expressivo de ncleos de competncia e excelncia. necessrio que esses ncleos ganhem fora, para que tenham a capacidade de contagiar o conjunto da administrao. Porque a reforma apenas ter xito se for sustentada pelas lideranas do servio pblico. No digo as lideranas sindicais que, infelizmente, esto atreladas s formas mais nocivas de corporativismo, mas sim as lideranas de mentalidade que querem renovar-se, que tm entusiasmo pela funo pblica, que tm o sentido de misso, de esprito pblico (CARDOSO, 1998, p.18).

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

Neste excerto, h um movimento que mostra um trao que, algumas vezes, passa ao largo das anlises sobre a nova administrao pblica e as novas estruturas sociais. A chamada para a participao da sociedade civil na gesto pblica foi feita por ONGs e algumas instituies que se transformariam em organizaes, num dilogo direto com o Estado, sem as mediaes de associaes, entidades etc., procedimento que reforava a crtica ao corporativismo crnico e arcaico imputado ao funcionalismo pblico. Mas isso sempre foi mel na boca dos mandarins brasileiros, especialmente depois de Getlio Vargas; o novo, aqui, a politizao por meio do campo profissional. Caberia s lideranas de mentalidade a concretizao do novo paradigma de gesto pblica para o bom funcionamento do Estado reformado. Uma nova estrutura, com novas funes sociais e polticas e canal direto de participao da sociedade civil (nos moldes j comentados do Estado Panopticon), aliada a uma nova e necessria classe de funcionrios pblicos para a administrao e a regulao sociais, seria eficaz, eficiente e competente. O profissionalismo pe-se no centro do poltico, este torna-se reduzidamente tcnico, instrumental e ancorado na cincia voltada para um fim que no dela, mas do projeto poltico do governo, que toma a forma institucional do Estado. No entanto, se essa a lgica interna de ao do governo, necessrio se faz comentar as motivaes externas dessa mudana. A crise do keynesianismo e da social-democracia no sculo XX, fechando mais um estgio do capitalismo, imps um deslocamento do capital para setores nos quais este nunca estivera nem organizara segundo sua lgica. A to propalada transio do fordismo ao presente momento fundada nesse deslocamento, o que impe a mudana das estruturas sociais, posto que tais deslocamentos so geogrficos. Assim, o capitalismo alarga-se no planeta (deslocamento

16

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

geogrfico); temporal, isto , existem apostas em rentabilidades maiores com as mudanas que se realizaro (deslocamento e hegemonia do capital financeiro). articulao desses dois deslocamentos acrescenta-se o deslocamento social, em geral para reas outrora pblicas, o que implica um acentuado processo de privatizao. Dada a hegemonia poltica e econmica dos Estados Unidos da Amrica, tais orientaes so seguidas conforme aquele pas, por meio de aes mediadoras das agncias multilaterais na economia BIRD/Banco Mundial, FMI, Banco Interamericano de Desenvolvimento; na cultura, pela UNESCO; na poltica, pela Organizao das Naes Unidas e nas aes blicas, pela Organizao dos Pases do Atlntico Norte. Quando articulamos as duas dimenses, interna e externa, podemos concluir sobre a contradio que funda nosso Estado reformado e sobre a perda de nossa soberania: ele forte no mbito interno e submisso no plano internacional. A proposta de nosso presidente era, de fato, a expresso do Consenso de Washington no Brasil, a demandar, compulsoriamente, novas estruturas sociais, novo paradigma poltico e a necessria reforma do Estado e da administrao pblica. Assim, tal contradio acabaria com a soberania nacional como o fez em vrios pases, com destaque para a Argentina, no momento atual. A matriz orientadora do Estado que se pode depreender do discurso presidencial deriva da racionalidade do metabolismo social no presente estgio do capitalismo, quando o capital se pe em todas as esferas sociais, estabelecendo, por processos os mais diversos, o imprio do privado s instituies. A educao em geral, e em particular a educao superior, foi reconfigurada com muita intensidade pela prpria reforma do Estado, na qual est presente sua transformao em organizaes sociais, que seriam fundaes pblicas regidas pelo direito privado. Com isso, retira-se a unidade do sistema federal de ensino superior, submetendo-o s regras do privado e subordinando as prticas sociais de docncia, pesquisa e extenso ou outro tipo de prtica racionalidade mercantil. Quanto produo cientfica, como j se percebe, entre outros, nos Fundos Verde-Amarelos,4 podemos afirmar que ela induzida pelo financiamento a tornar-se uma central de resoluo de problemas tcnicos e sociais voltada, em ltima instncia, para os fins do governo ou de quem a

E C C O S Os diversos fundos formulados durante o governo de Fernando Henrique Cardoso eram constitudos por meio de financiamento predominantemente privado e destinados s pesquisas ligadas s reas duras com o objetivo de implantao imediata de seus resultados no setor produtivo. Tratava-se de um processo cujo objetivo consistia na nfase do trinmio cincia, tecnologia e inovao tecnolgica.
4

R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

17

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

financia, constituindo, agora mais do que nunca, a cincia engajada, instrumentalizada e no crtica, alm de confundir-se com seu objeto no momento de sua produo.

A reforma da educao superior no contexto das reformas educacionais no mundo


Pelo exposto, vemos a reforma do Estado brasileiro e, para o que aqui nos interessa, a da educao superior e da produo da cincia no Brasil, como interveno consentida e realizada pelas autoridades educacionais, segundo a orientao das agncias multilaterais, no contexto da universalizao do capitalismo. Seu direcionamento foi motivado por uma razo instrumental, que se constitui no epicentro de um processo de mercantilizao do trabalho imaterial, em geral, e em particular, da esfera educacional em seu nvel superior. Em face da universalizao do capitalismo e do lugar e funo que ocupam os Estados Unidos da Amrica, buscaremos analisar esse processo a partir do itinerrio de Lefebvre (1981), articulando o que diacrnico e o que sincrnico no movimento de universalizao do capitalismo, que tem, naquele pas, o foco irradiador das formas sociais hoje predominantes. Para Lefebvre, as temporalidades histricas eram distintas no s nos aspectos diacrnico e sincrnico, mas tambm em relao s estruturas e superestruturas, o que provoca um desenvolvimento desigual e integrado do capitalismo. Para darmos concreticidade ao que se afirma no plano terico e, ao mesmo tempo, justificarmos nosso itinerrio de anlise do texto, acrescentamos a inteligente assertiva de Coraggio (1996, p.78-79, grifos nossos), que j foi assessor, ainda que crtico, do Banco Mundial. Para ele, a funo dessa agncia multilateral :
instrumentalizar a poltica econmica, mais do que continu-la ou compensla. So [as polticas sociais] o Cavalo de Tria do mercado e do ajuste econmico no mundo da poltica e da solidariedade social. Seu principal objetivo a reestruturao do governo, descentralizando-o ao mesmo tempo em que o reduz, deixando nas mos da sociedade civil competitiva a alocao de recursos, sem a mediao estatal. Outro efeito importante introjetar nas funes

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

18

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

pblicas os valores e critrios do mercado (a eficincia como critrio bsico, todos devem pagar pelo que recebem, os rgos descentralizados devem concorrer pelos recursos pblicos com base na eficincia da prestao de servios segundo indicadores uniformes etc.), deixando como resduo da solidariedade a beneficncia pblica (redes de seguro social) e preferencialmente privada, para os miserveis. Em conseqncia, a elaborao das polticas setoriais [como as polticas pblicas para a educao, particularmente para o nvel superior] fica subordinada s polticas de ajuste estrutural, e freqentemente entra em contradio com os objetivos declarados.

Por essa razo e pelo exposto, elegemos Thomaz Popkewitz (1997), que estudou as reformas educacionais norte-americanas dos anos 80 e que muito nos influenciou , considerando as reformas educacionais dos anos 60 tambm naquele pas e observando, diante da conjuntura, as continuidades e rupturas daquelas reformas nas atuais. Ao estud-lo, notamos os pontos de identidade e expresso das reformas dos anos 80 no hemisfrio norte, nas que aqui se realizaram na dcada de 90, de acordo com a especificidade histrica brasileira. Destaca-se, por outro lado, que o movimento de reformas na dcada de 80, consideradas as nuanas de cada pas, especialmente as da Frana, tem caractersticas semelhantes. Com outra abordagem, Apple (1998) chega a concluses prximas de Popkewitz nos Estados Unidos da Amrica; Gimeno Sacristan, na Espanha; Christian Laville, na Frana, e Geoff Whitty, no Pas de Gales (WARDE, 1998), indicando que o movimento reformista, na esfera educacional, parte das mudanas do metabolismo social capitalista, propiciadas pela universalizao do capitalismo. Na Amrica Latina, esse movimento tambm guarda, alm das especificidades de cada pas, traos semelhantes (CORAGGIO, 1996; TORRES, 1996; TORRES, 1998; BRASLAVSKY, 1998; CATANI, 1996). Popkewitz tambm investiga as reformas educacionais como parte do movimento social mais amplo. Dessa forma, ao estudar as reformas educacionais dos anos 60, entende que elas so o resultado sinttico de quatro grandes traos que caracterizavam a sociedade norte-americana daquele tempo: a) nfase na cincia, talvez em face de sua grande expanso durante a Segunda Guerra Mundial; b) aumento da profissionalizao, eventualmente dada pela nfase na cincia; c) expanso econmica ocorrida naquele pas poca, e d) esperana de

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

19

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

um mundo melhor, considerados os traos anteriores, especialmente no clima do ps-guerra. Vejamos, agora, a especificidade de cada um desses traos, como se articulam e envolvem, como parte do movimento social, o processo de reformas educacionais, especialmente no nvel superior. Os acadmicos sempre transitaram por posies sociais privilegiadas nas sociedades, particularmente na era progressista do capitalismo, da Revoluo Francesa at a crise da dcada de trinta do sculo XX. No entanto, depois da Segunda Grande Guerra, tanto os acadmicos quanto os profissionais ganharam destaque na sociedade, em razo da nfase na cincia e do papel que passaram a desempenhar na sociedade, voltado busca de um futuro melhor e de uma nova forma de vida, tomando a cincia, seus produtores e os que dele faziam uso prtico no cotidiano como relevantes atores e instrumentos para alcanar esse fim. Os acadmicos e profissionais adquiriram novamente a proeminncia nacional, aps fornecer valiosas orientaes tcnicas para o esforo de guerra. O fornecimento de orientao para o melhoramento social e material foi papel dos cientistas (POPKEWITZ, 1997, p.148). A sociedade parecia acreditar que o mal j havia sido destrudo e que se tratava de construir um novo mundo, enquanto cientistas polticos apostavam no fim das ideologias e na construo desse estgio histrico por meio do consenso: Acreditava-se que a tarefa das cincias sociais e fsicas era a de aplicar os conhecimentos de engenharia para produzir um mundo futuro de felicidade e prosperidade para todos (id.ib., p.149). Isso impulsionou mudanas nos campos acadmico e profissional, especialmente com relao ao lugar social da cincia e do profissionalismo na sociedade em geral. Nesse contexto, a reforma educacional, em todos os nveis, foi orientada por esses fatores predominantes nos anos 60, destacando-se, no entanto, sua primazia na reforma universitria, por orientar e fazer o saber escolarizado com base nas disciplinas e no currculo, bem como por conformar o campo profissional e, com isso, alterar o processo de politizao cujo objetivo consistia na mudana das estruturas sociais na direo de uma utopia que se punha, para a sociedade norte-americana, no ps-guerra. Ainda que voltadas para o social, cincia, poltica e economia adquirem uma qualidade nova em suas relaes, e a profissionalizao transforma-se numa categoria vinculada de forma mais

20

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

prxima cincia. Da mesma forma, a escola e o fazer escolar (especialmente pelo currculo) e a construo do ser social aproximam-se da cincia. Nesse movimento, tambm a cincia sofre influncias de mesma orientao, pois h, nessa poca, uma profissionalizao do conhecimento. Afirma-se que, se a cincia contribuiu de maneira acentuada para a formao do campo profissional, num contexto de expanso dinmica da economia, do mesmo modo os campos cientfico e acadmico e as instituies sociais por eles responsveis passaram por um processo de profissionalizao a categoria profissionalizao tornou-se epistmica, tanto quanto sindical. Esse quadro desenhado de forma sinttica a partir dos estudos do autor em tela , alm de legitimar a esfera poltica, pode ganhar em complexidade, se pensarmos nas relaes com a economia e a cultura. A indstria dos EUA, que j vinha crescendo, aumentou seu ritmo de crescimento com as novas relaes entre os campos cientficos e profissionais, dado o aumento de produtividade industrial decorrente do avano tecnolgico alcanado em tempo de guerra. Por outro lado, os novos produtos mudaram a vida diria dos norte-americanos, acentuando a ldica utopia de um futuro de prosperidade e felicidade, enquanto, no mbito da comunicao, a televiso acentuava a abrangncia de seu alcance, promovendo a estetizao da poltica. Os embates centram-se nas imagens e nas formas; menos nos discursos, compromissos e no contedo. No que compete ao campo poltico, h uma profissionalizao da cincia, do conhecimento, com o objetivo de regulao social: A cincia profissional [...] adquiriu um papel especfico, mas culturalmente significativo: a preciso e controle, considerados caractersticas das cincias fsicas e naturais [...], para estabelecer o consenso democrtico na direo da utopia, deveriam [...] ser direcionados para as relaes sociais (POPKEWITZ, 1997, p.151-152). Tal fato reconfigura a universidade norte-americana e o papel dos seus intelectuais, aproximando-os de uma instituio amalgamada nas novas estruturas sociais e dificultando-lhes a capacidade de exercitar a necessria crtica histrico trao de identidade da universidade. Segundo Popkewitz, por vias diretas e indiretas, a cincia, a universidade e os intelectuais passaram a exercer uma funo, mediada pela escola em geral, da formao do indivduo individualista, em face do processo de naturalizao

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

21

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

do social. Tal caracterstica faz com que o indivduo passe a enxergar sua forma de ser como natural, movimento semelhante ao que identificou, em certa medida, as cincias sociais com as fsicas e naturais: A inteligncia, o carter, o desempenho e a moralidade so tratados como fatos objetivos que podem ser identificados e medidos independente da relao do indivduo com a comunidade [...], o que implica dizer que possuir uma qualidade significa ser seu dono como se de uma propriedade ou de um bem. O que Macpherson (apud POPKEWITZ, 1997, p.153) chamou de individualismo possessivo. Essa naturalizao, presente no individualismo possessivo, um processo de formao do ser singular, sua forma de ser para a sociedade e para o trabalho, que toma o mundo nas suas esferas natural e social como dado, sem questionamentos das contradies que a prtica social humana nelas produz, ao considerar sua subjetividade como um fato objetivo, sua qualidade como uma propriedade intrnseca. Isso faz da organizao social uma entidade metafsica que existe por ao de alguma entidade no objetiva e pe o mundo centrado no individualismo possessivo como critrio de verdade para as aes do ser social. Ao indivduo cabe usar suas propriedades e bens para a busca do futuro prspero e feliz, consubstanciando uma poltica social ancorada em supostos muito prximos do neopragmatismo. A reforma educacional dos anos 60 expressa uma poca e, ao mesmo tempo, parte dela, quando a economia adquire uma dinmica de expanso, em face de um processo em curso que fora truncado pela segunda guerra e da nfase que ganha a cincia, proporcionando melhores condies para seu desenvolvimento. Nesse contexto, estrutura-se com muita intensidade o campo profissional ancorado no somente no mercado de trabalho e em seus processos regulatrios, mas tambm na cincia; profissionaliza-se o conhecimento e a cincia ganha novas qualidades, bem como os institutos de pesquisas, as universidades e os cientistas e intelectuais que atuam nessas instituies. Em decorrncia, h uma mudana identitria na instituio universitria: ela, tanto quanto a cincia, aproxima-se mais da economia e da poltica, no objetivo de construir um futuro feliz e prspero depois da destruio e fragmentao mostradas pela Segunda Guerra. A universidade, portanto, produz a cincia e a cincia escolarizada, especialmente por meio do desenho curricular e das

22

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

disciplinas, para a construo de um novo ser social, de um novo pacto social, o que implica dizer que sua aproximao com a poltica torna-se extremamente forte. Sua aproximao com a economia, por meio da profissionalizao, tambm a profissionaliza, de modo que a instituio universitria, alm de engajar-se na economia, igualmente o faz na poltica, perdendo sensivelmente seu trao mais marcante: a capacidade crtica que lhe permite distanciar-se e reorganizar a sociedade, expandindo, neste movimento, a genericidade humana (na concepo de Marx e Lukcs). No entanto, se tais anlises crticas podem ser feitas aos anos 60, elas se acentuam com as reformas dos 80, dada a universalizao do capitalismo. H, portanto, dois largos eixos que orientam a reforma educacional dos anos 60: 1) a cincia neutra, rigorosa e profissional torna-se a instncia abalizadora do conhecimento sobre a sociedade, propiciando, dessa forma, base para mudanas institucionais nas universidades e em seus intelectuais, contexto no qual descortinava-se um futuro prspero e feliz; 2) como decorrncia, a profissionalizao torna-se uma categoria epistemolgica que fundamenta as relaes sociais, ou seja, as relaes entre o indivduo e a sociedade so agora abalizadas pela dimenso social da profissionalizao, tornando o trabalho abstrato e socialmente necessrio o principal trao da materialidade da prtica social. Dito isso, possvel afirmar que os intelectuais e a instituio universitria passam a ocupar um lugar privilegiado na construo do metabolismo social do ps-guerra, e que muitos dos traos desse tempo histrico mantm-se no presente momento do capitalismo, especialmente para a universidade e a educao superior, no contexto do movimento educacional das duas ltimas dcadas do sculo anterior, promovendo continuidades e rupturas na reforma da educao superior nos EUA, nos anos 80, e no Brasil, nos 90. O entendimento do que expressa o autor na citao acima, isto , das continuidades havidas nas reformas educacionais nas dcadas de 60 e 80, s podem ser devidamente entendidas no contexto da universalizao do capitalismo, que traz na instituio do Estado sua proeminncia: da hegemonia da social-democracia e do welfare state para a da Nova Direita e do Estado Gestor.

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

23

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

A transio de paradigmas para o Estado


A compreenso das vrias reformas do Estado realizadas nos pases centrais durante os anos 70, como anunciamos, deve fazer-se no contexto de transio de dois regimes de acumulao: do Fordismo Acumulao Flexvel. Podemos entender essa transio pela anlise dos elementos intrnsecos ao Fordismo e pela combinao dos diversos fatores que o levaram ao declnio, possibilitando a emergncia do atual estgio de desenvolvimento do capitalismo. Faremos, aqui, um breve itinerrio, por meio das dimenses econmica, poltica e ideolgica. No mbito econmico, o Fordismo pode ser caracterizado como um modelo estruturado em uma base produtiva, com tecnologia rgida, produtos homogneos e produo em larga escala. Na esfera do consumo, o correspondente produo em massa o consumo em massa, especialmente de bens durveis. Na esfera poltica, o Fordismo caracteriza-se pela realizao de um compromisso de classes produzido pela ordenao de polticas e legislao sociais voltadas distribuio de renda. Como se pode, aparentemente, depreender desta breve caracterizao, o equilbrio desse modelo econmico est centrado na estrutura e funes do Estado, nesse caso o Estado de Bem-Estar Social que, por meio das polticas e legislao sociais, exerce um papel de regulao social, seja no aspecto poltico, seja no econmico. O equilbrio entre a oferta em larga escala e a demanda produzido utilizando-se polticas sociais concretizadas, com base em um fundo pblico acumulado pelo Estado com a cobrana de impostos. Ao mesmo tempo em que produz esse equilbrio, estabelece e administra politicamente o compromisso de classes. O Estado de Bem-Estar Social, portanto, participa da reproduo do capital e da fora de trabalho, ocupando, dessa maneira, um lugar central na dinmica do Fordismo. Na medida em que participa dessa reproduo e promove o compromisso de classes, desenvolve, paralelamente, uma intensa politizao das relaes entre capital e trabalho no interior do prprio Estado e, desta forma, confere um certo grau de transparncia ao fetichismo do Estado Liberal. Este se apresenta como representante de toda a nao (embora com certo grau de autonomia), representa e unifica os vrios setores sociais ligados ao

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

24

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

capital. A administrao do fundo pblico, essencial para o Fordismo, impe negociao poltica de representantes do capital e do trabalho no interior do Estado, o que implica dizer que, nesse modelo de desenvolvimento capitalista, as instituies polticas so muito fortes. Compreende-se, assim, um importante fator da fora dos partidos polticos ligados aos trabalhadores, dos sindicatos de trabalhadores e as intensas e complexas relaes entre Estado e Sociedade. No entanto, o Fordismo um modelo extremamente rgido em sua base produtiva, em sua dinmica macroeconmica especialmente no equilbrio entre oferta e consumo em larga escala e, portanto, possui uma organizao superestrutural politicamente instvel. Com um mercado esgotvel de bens de consumo durveis e um alto grau de organizao dos partidos polticos e sindicatos de trabalhadores, tendo no centro um Estado em que as tenses entre capital e trabalho so acirradas, o Fordismo entra em declnio na dcada de 70, depois de uma poca de altas taxas de acumulao de capital, logo aps a Segunda Guerra Mundial. O mercado d sinais de esgotamento, o desemprego surge e se avoluma, as taxas inflacionrias elevam-se e o ciclo fordista de acumulao capitalista mostra sua fragilidade e sua derradeira fase. Nesse momento, as polticas de austeridade monetria e fiscal so acionadas, ao lado da busca de reformas de ordem geral, que produzam um novo estgio de desenvolvimento do capitalismo mundial, em que o Estado de BemEstar Social, por meio de estratgias coercitivas, desmontado, primeiramente, nos pases centrais. A estratgia econmica de superao do Fordismo constituiu-se, no sem grandes embates, na implementao de uma nova base produtiva sustentada em formas novas de organizao do trabalho e de uso de tecnologias, na mundializao do mercado e numa intensificao da hegemonia do capital financeiro, orientando a internacionalizao do capital produtivo para uma renovada diviso internacional do trabalho. A nova base produtiva e a financeirizao do capital provocaram drsticas transformaes no mercado de trabalho, acentuando o desemprego estrutural e promovendo sua estratificao. Ao lado dessas mudanas estruturais, ocorreram transformaes na legislao trabalhista e nos aparelhos de Estado responsveis pelas polticas sociais reprodutoras da fora de trabalho, baseadas num fundo pblico j bastante diminudo para esse fim. Esse quadro propiciou o

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

25

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

enfraquecimento dos partidos e sindicatos ligados aos trabalhadores, bem como, com as transformaes na estrutura e funes do Estado, levou a uma despolitizao das relaes entre capital e trabalho no mbito estatal e da sociedade civil. As conseqncias disso, entre outras, foram o enfraquecimento das instituies polticas e a emergncia de novos mediadores tais quais as ONGs entre o Estado e a Sociedade, com graves ecos para a classe trabalhadora. No entanto, a nova ordem emergente tem de conviver com os traos fordistas remanescentes, conjugando elementos do novo e do velho. Parece decorrer da a necessidade de produzir, com base no poder poltico e econmico dos organismos multilaterais, a sedimentao da nova ordem, sob a mesma hegemonia do capital (especialmente o financeiro) no mbito nacional e mundial, agora em uma nova forma, em um novo regime de acumulao: a Acumulao Flexvel. Nesse dcor, emergem os intelectuais coletivos internacionais os organismos multilaterais citados , com novas funes especficas voltadas para a consolidao, em nvel global, da Acumulao Flexvel. Os altos custos decorrentes da necessidade da regulao social so socializados pela via fiscal, porm em detrimento de inverses nas reas sociais dos pases, ainda que todos os discursos presidenciais e de intelectuais representantes dos organismos multilaterais sejam eloqentes na defesa dos menos favorecidos. O social acaba por ser a porta de entrada para as presses sobre os governos em favor da acumulao e do fortalecimento do capital financeiro (CORAGGIO, 1996, p.78-79). O Banco Mundial e outros organismos multilaterais atuam, pois, na sedimentao da nova ordem mundial, interferindo na organizao econmica e poltica dos Estados Nacionais, especialmente dos chamados pases em desenvolvimento. A compreenso das reformas dos anos 80, no mundo, por meio da anlise desse movimento nos Estados Unidos da Amrica, foi o itinerrio por ns utilizado, pelas razes j apontadas. E o entendimento das reformas educacionais dos oitenta, com destaque para a educao superior, deve ser feito com base na teoria do desenvolvimento desigual do capitalismo, como tentamos mostrar no tpico anterior, e com base nas diferentes temporalidades histricas indicadas no incio do texto. O movimento reformista educacional dos anos 80, visto a partir dos EUA e segundo Popkewitz, deve ser compreendido em trs dinmicas:

26

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

1. A nfase na cincia rigorosa e neutra, como meio para a realizao da utopia ldica do futuro prspero e feliz, bem como a profissionalizao como categoria epistemolgica e poltica, so traos tcitos das reformas dos 80, o que leva s mudanas na educao superior, com destaque para as universidades com caractersticas de centros de excelncia; 2. Diante da universalizao do capitalismo, da posio e do papel dos EUA nesse processo, a cincia, alm de profissionalizada, torna-se agora mercadoria, e a profissionalizao, o epicentro do atual paradigma poltico, tendo no individualismo possessivo seu principal trao e valor; 3. Nos anos 60, havia uma crena na cincia e na profissionalizao voltada para o social e para a construo de um mundo feliz e prspero. No atual movimento de reformas, orquestrado especialmente nas universidades por seus intelectuais, e diante dos deslocamentos do capital, essa utopia cede lugar a uma base valorativa assentada na busca da eficincia, na eficcia e no consenso, para o alcance da excelncia segundo os valores mercantis, centrados no individualismo possessivo, que permanece. A articulao dessas trs dinmicas impulsiona um movimento intenso e planetrio, por ser a impulso de reformas na educao superior realizada, como j indicado, pelos organismos multilaterais, com destaque para as universidades, vistas como centros de excelncia. So essas instituies e seus intelectuais que produziro as reformas educacionais em todos os demais nveis e modalidades de ensino, bem como em outras atividades pblicas, alm de legitimarem em tais mudanas por meio da cincia e da profissionalizao como categoria epistemolgica (POPKEWITZ, 1997, p.158-159). Convm destacar, a propsito do que argumenta Popkewitz, as funes de gesto de poltica pblica que desempenham a avaliao e o financiamento. Com polticas definidas de forma centralizada, segundo as orientaes emanadas das agncias multilaterais, somadas s interaes entre o Estado e a sociedade civil feitas por meio de organizaes e de acordo com um paradigma poltico em cujo centro se encontra o instrumental e o tcnico na categoria profissionalizao, a avaliao torna-se a contingncia do financiamento, orientando-se pela eficincia, eficcia e competncia na consolidao da reforma educacional superior e na mudana da identidade e papel histrico da instituio universitria.

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

27

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

A transio do Fordismo para o atual estgio histrico do capitalismo tem-se traduzido em situaes de instabilidade social, econmica e poltica, por tratar-se de profunda mudana no metabolismo dessa formao econmicosocial. Existe, neste novo contexto, alto grau de heterogeneidade social decorrente de variados fatores; no entanto, pode-se destacar o fato de coexistirem, com o novo regime, elementos de naturezas diversas relacionados ao anterior regime de acumulao. A cincia, que se profissionalizara nos anos 60, tornou-se mercadoria; o aumento da profissionalizao daquela poca agora constitui categoria epistemolgica e, ao mesmo tempo, poltica. Em acrscimo, nessa transio a cincia mercantil e seu corolrio, a profissionalizao fundada na cincia, colocam-se no centro do novo paradigma poltico, resultando, provavelmente, numa dimenso poltica estetizada, instrumental e adaptativa que ps em movimento, na mesma direo, a reconfigurao da esfera educacional, tendo como pedra de toque as transformaes identitrias na educao superior, com destaque para as universidades. Tal situao impe estratgias nos planos material e simblico-cultural para a consolidao do novo, alm de induzir um processo de mudanas sociais nas muitas esferas da atividade humana. Assim, as reformas constituem meios de implementao organizada das alteraes necessrias ao alcance dos fins a que se prope o capital na atual conjuntura a consolidao da nova forma histrica do metabolismo social capitalista. Os principais agentes do movimento de reformas que, no contexto da universalizao do capitalismo, tentam organizar a economia e a sociedade segundo essas novas orientaes, so as agncias multilaterais - representantes do capital na esfera internacional, sob hegemonia dos Estados Unidos da Amrica. Nos ltimos vinte anos, estes rgos tm exercido, exemplarmente, seu papel e, por meio de estratgia bastante eficiente, produzem o discurso da busca da produtividade e da eqidade social, a partir de ajustes poltico-econmicos orientados por diretrizes conhecidas como neoliberais, em que os pases subdesenvolvidos so tratados de forma homognea, ou seja, muitas das histricas diferenas entre essas naes no so levadas em considerao. Impem-se-lhes, portanto, determinados valores e entendimento da realidade, como orientao a seus projetos polticos nacionais, conforme a racionalidade da

28

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

nova ordem mundial, com base numa cincia que legitima o conhecimento da sociedade (neopragmatismo) e produzida, nas instituies de educao superior brasileiras, sob uma lgica de mercado e numa profissionalizao que se pe como forma e contedo das relaes entre indivduo e sociedade e entre sociedade e Estado. Mostram isso os supostos das reformas educacionais no nvel mdio e na modalidade profissional, embasadas em pedagogias cognitivistas e nos conceitos adaptativos de competncia e empregabilidade. A poltica, mais do que nunca, legitimada pelo campo profissional, e este, por sua vez, ancora-se numa cincia que se profissionalizou amalgamando-se ao mercado e ao privado. Essa forma de compreenso ideolgica e uniformizante da realidade dos pases em desenvolvimento parte do processo de expanso do capital para espaos ainda no organizados segundo sua racionalidade, no contexto das alteraes do metabolismo social. Nesta expanso, o capital reorganiza esses espaos de explorao/acumulao, promovendo mudanas nos mbitos econmico, social e poltico, especialmente por meio de reformas. Essas mudanas expressam-se em uma concepo organizativa da educao superior fundada em diagnsticos da crise deste nvel de ensino produzidos no contexto dos dogmas da eficincia, eficcia, competncia e da excelncia do privado e do mercado; da diferenciao institucional e da competitividade empresarial; da cincia na condio de mercadoria e da minimizao e centralizao do Estado. Essas reformas promovem uma reconfigurao da educao superior orientada pela racionalidade dos processos de mudana social acima referidos, tendo como valor central os valores do mercado, mas, sobretudo, so orientadas pela transformao na cincia e na profissionalizao, esta convertida em categoria predominantemente epistemolgica, o que significa, no plano poltico, um processo de enfraquecimento do movimento sindical e partidrio, com destaque para aqueles que atuam na educao superior. Assim, as tendncias de reconfigurao da educao superior brasileira e da cincia nela produzida por seus intelectuais, indicadas ao longo deste texto, com base nas propostas do Governo e nas mudanas sociais em nvel planetrio, no qual se inclui o Brasil de forma orgnica e sistematizada, so fortemente tencionadas na direo de sua efetiva concretizao. Trata-se de uma reconfigurao em curso que, se completada, traria conseqncias profundas

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

29

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

para a esfera educacional e para a prpria identidade institucional universitria. A autonomia universitria estaria, ainda que de forma parcial, subordinada ao setor produtivo, em face dos recursos da advindos com a prestao de servios e assessorias; ao Estado, em razo dos contratos de gesto; avaliao, no caso das IFES Instituies Federais de Ensino Superior, e legislao, com relao a outros tipos de instituies. Cumpriria ainda o papel de legitimao do novo paradigma poltico em construo no mundo. Sobre as instituies de ensino superior (IES), restaria pequeno espao de influncia da sociedade em geral e das comunidades com as quais elas se relacionam. Por outro lado, o financiamento da educao superior, alm de submeter-se aos processos mercantis de avaliao, efetivar-se-ia de diferentes formas, especialmente por causa da extrema diferenciao institucional a que se chegaria como conseqncia direta das reformas em curso, indutoras potenciais de uma mirade de novas formas de IES. Os recursos para o setor privado originar-se-iam das anuidades e, eventualmente, do Estado (baseado no mrito atribudo pelo sistema de avaliao oficial); os do setor comunitrio, das anuidades e, em moldes idnticos aos do setor privado, tambm do Estado; e os do setor estatal, do Estado, das anuidades e, com participao gradativamente mais forte, do mercado. Por outro lado, o movimento docente, em que se destaca a ANDES, importante crtica das polticas oficiais e responsvel, entre outros atores, pelo esforo de democratizao da educao superior brasileira e pela busca da excelncia de sua produo acadmica, tender a ser substantivamente enfraquecido pela diversificao institucional: diferentes formas de gesto das instituies, de organizao da carreira acadmica e seus nveis salariais, por exemplo, afetariam o conjunto das IES brasileiras, que tambm seriam marcadas por uma nova qualidade da categoria profissionalizao, a epistemolgica, conferida pela cincia que se tornou mercadoria. A previsvel transformao, a mdio prazo, das IFES em organizaes sociais (fundao pblica de direito privado), relacionadas com o Estado por contrato de gesto, com parte de seu financiamento originrio do mercado; a acentuao das caractersticas das instituies comunitrias, decorrentes da sua prpria natureza (filosofias educacionais proclamadamente pblicas, porm com estatuto substancialmente privado), e a consolidao do setor privado, ainda que

30

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

sob legislao mais rigorosa em termos de controle e superviso, parecem indicar profundas alteraes nas esferas pblica e privada. O processo de reconfigurao da educao superior brasileira parece ter como resultado a emergncia e possvel consolidao do que se denominaria espao social do aparentemente semiprivado e do semi-pblico, quando, de fato, so privados apresentados com esses pomposos neologismos. importante ressaltar que as transformaes das esferas pblica e privada ocorrem em prejuzo do estatuto pblico estatal, indicando que as instituies estatais pblicas tendem ao desaparecimento a mdio prazo. A maior conseqncia de tudo o que at aqui se exps so as mudanas que inevitavelmente incidiro sobre a identidade da instituio universitria. A produo de conhecimento consubstancial idia de universidade desde seus primrdios tende a ser substituda pela administrao de dados e informaes em um processo de assessoria ao mercado, o que impe a sensvel perda da necessria capacidade de reflexo e crtica que esta instituio deve ter em relao sociedade, caracterstica tambm histrica da universidade. Esse processo assemelharia a instituio universitria a empresas prestadoras de servios, quando referida ao mercado, e/ou a uma instituio legitimadora do novo paradigma poltico em cujo centro se encontra a adaptao, a instrumentalidade e o cognitivismo, quando referida sociedade. Nisto se transformaram as nossas instituies de educao superior brasileira nos tempos FHC. Destaque-se igualmente o tema da formao do educador, at o momento uma funo da educao superior. As transformaes que se impem, inclusive em relao prpria identidade do conjunto das IES, tendem a retirar tal funo desse nvel de ensino e talvez da esfera educacional. As IES, assim transformadas, organizar-se-iam mais para o atendimento das demandas do mercado do que para a preparao das futuras geraes de educadores e abririam espao, na sociedade civil, a entidades no ligadas diretamente educao (as organizaes no-governamentais) para o exerccio dessa tarefa, com srias e bastante bvias conseqncias na educao como um todo. No que se refere ps-graduao, as conseqncias so to profundas quanto na graduao. No Documento de Trabalho 8/96 do Ncleo de Estudos sobre Ensino Superior (NUPES), da Universidade de So Paulo, intitulado A Ps-Graduao no Brasil Problemas e Perspectivas, de autoria de Eunice

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

31

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

At hoje, tal caracterstica cultural pe-se para a psgraduao e tem atormentado alunos e orientadores de mestrado; afinal, poucos professores, hoje, saberiam responder pergunta: o que uma dissertao de mestrado?
5

n. 1 v. 5 jun. 2003

O que se pe como fora histrica na direo de fortalecer o sistema de cincia, tecnologia e inovao tecnolgica exclusivamente por meio dos programas de ps-graduao, trazendo, muitas vezes, elementos estranhos a eles; outras vezes, no.
6

Ribeiro Durhan, ento na Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES e pesquisadora do NUPES, pode-se observar a condensao das temporalidades histricas aqui aludidas, bem como o que seriam as mudanas na atual poltica de ps-graduao da CAPES e de seu sistema de avaliao. A autora parte do suposto de que o sistema de psgraduao brasileiro formulado e posto em prtica pelo Estado, mas que sofre deformaes profundas que ora enriquecem, ora empobrecem as determinaes dos planejadores [dos governos militares autoritrios] (DURHAN, 1996, p.26-30). Tais deformaes teriam levado a trs aspectos marcantes na evoluo dos estudos ps-graduados no pas. Um primeiro refere-se estreita relao entre pesquisa e ps-graduao (postura no muito diversa do atual Ministro Roberto Amaral), o que teria levado, segundo a autora, inverso do processo de criao dos programas de ps-graduao e vinculado, em demasia, os dois setores, como hoje podemos observar. Para os docentes, a criao de um curso de psgraduao passa a ser vista como um pr-requisito para a constituio de um ncleo de pesquisa e no, como seria desejvel, uma das suas conseqncias (id.ib., 15). Outro aspecto da ps-graduao, tendente a distorcer a educao superior como um todo, consiste no esforo das instituies para criao de psgraduao stricto sensu, o que teria acarretado uma desvalorizao do lato sensu e da iniciao cientfica, conseqentemente da prpria graduao, hoje uma das preocupaes do Ministrio. Por outro lado, esse esforo teria levado a duas outras conseqncias: a) a definio do que fosse uma dissertao que, em geral, aproximava-se de um doutoramento , para que o curso de mestrado se consolidasse, com o fito da abertura do doutorado,5 e b) a nfase na formao para pesquisa cientfica e tecnolgica para todo o sistema de ensino superior no Brasil,6 o que, na atualidade, interfere nas polticas de ps-graduao e no sistema de avaliao da CAPES, impondo muitas das caractersticas atuais gesto dos programas de estudos ps-graduados. Articulando tais aspectos prprios da ps-graduao brasileira, pode-se concluir, com Durhan (1998, p. 16-17), que esse nvel da educao superior teria concorrido para acentuar a diferenciao institucional e regional no pas: A maior parte do alunado e das titulaes est localizada em pouco mais de meia

32

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


11-38 EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

dzia de instituies, concentradas na regio sudeste, refletindo a heterogeneidade do ensino superior, e que permanece oculta nos embates ideolgicos entre instituies pblicas e privadas ou escamoteada pelos interesses corporativos das universidades federais. Sem embargo das procedentes observaes feitas por Durhan, sua concluso leva gua para uma crtica ferrenha ao debate ideolgico entre o pblico e o privado, como que a defender o segundo setor. Por outro lado, de forma muito inteligente, d fora ao argumento em prol da diferenciao institucional j existente e de uma mudana/restrio na abertura de programas de ps-graduao, segundo modelo de avaliao atualmente vigente na CAPES, o que impe a esses programas, de forma dissimulada, um desenho organizacional que induz constituio de um centro produtor de conhecimento para interveno imediata na realidade. Alm disso, aplica critrios pragmticos e empresariais de avaliao, assentados na relao custo-benefcio, que impem pssimas condies de produo para os alunos, comprometendo a qualidade das dissertaes e teses. Por outro lado, procura disseminar a diferenciao entre centros de excelncia e seus subsidirios, como mostra a instituio do Programa de Qualificao Institucional ou do Programa Nacional de Cooperao Acadmica, e a substituio do Programa Interinstitucional de Capacitao Docente e Tcnica (PICDT) pelo Plano de Capacitao Docente (PQI). Tais mudanas so sentidas nos programas de ps-graduao por todos os seus segmentos, especialmente pelos alunos. Trata-se, pois, de significativa mudana na poltica de ps-graduao no mbito da CAPES. Existe a uma transferncia parcial de responsabilidade pela consolidao dos programas de ps-graduao, num movimento que se origina no Estado, dirigindo-se para a sociedade civil, algo no inusitado no presente momento histrico do pas, como j comentamos no incio deste artigo. Como conseqncia, h um endurecimento nos processos avaliativos tanto na psgraduao quanto na graduao, processo j visvel nos credenciamentos de cursos, na diferenciao institucional promovida pelo governo, no exame nacional de cursos etc. Deriva desta nova realidade a necessria produo de um projeto acadmico-cientfico de ps-graduao ancorado na concepo que a leitura das tendncias desse nvel educacional nos permite fazer, isto , a

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

33

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

7 A homogeneizao das investigaes, nas condies histricas atualmente vigentes, fere a justeza das relaes entre liberdade e igualdade valores to caros ideologia liberal, mais ainda social-democracia e ao socialismo posto que, se no considerada a alteridade nestas relaes, isto , a condio de desvantagem do outro, no caso das polticas de ps-graduao, tais relaes so de autoritarismo homogeneizador baseado na legitimidade da cincia e no da tica, menos ainda da moral.

produo de um desenho de programa que poderamos chamar de Centro Produtor de Pesquisa e Formador de Docentes e Pesquisadores no Processo de Investigao: mestrados e doutorados enxutos e baratos, com uma organizao que inibe a ousadia necessria cincia e profissionaliza sua produo, segundo os supostos neopragmticos, tornando-a uma mercadoria, resultando na profissionalizao de quem faz cincia, especialmente no contexto que procuramos mostrar anteriormente. H, assim, um engajamento de muitos docentes da ps-graduao no projeto poltico em desenvolvimento no Brasil, fazendo com que a prtica intelectual, no sem contradio, torne-se instrumental e no reflexiva, porque engajada numa poltica pragmtica, que assume a cincia como mercadoria e pe o sistema educacional a reboque, com destaque para a ps-graduao. A crtica cede lugar demonstrao do til e do inexorvel, e o vcio faz elogio virtude para perpetuar-se. As conseqncias dessa racionalidade tendencial so muitas, mas poderamos destacar as mais interferentes na formao dos intelectuais brasileiros. Do exposto no difcil observar: 1) um processo de homogeneizao da produo cientfica no que se refere ao campo tericometodolgico e aos temas que tendem a ser priorizados nos financiamentos;7 2) nesse processo de homogeneizao sob direo dos centros mais consolidados, haver uma hierarquizao de reas do conhecimento e de instituies; 3) decorrente de tal tendncia, pode-se vislumbrar uma outra: a maioria da produo crtica das cincias humanas e no aplicvel de forma imediata ser produzida por intelectuais formados nas instituies pblicas, que migraro para o setor privado, principalmente se vierem a concretizar-se as medidas que se encontram nos bas dos gestores pblicos, que aviltariam os direitos desses trabalhadores; 4) dos itens 1 e 2, pode-se depreender a enorme diferenciao institucional que poder ocorrer, dada a hierarquizao no interior de uma homogeneizao; 5) a maior parte do financiamento ficaria com os centros consolidados, aumentando a dependncia dos novos cursos ou cursos de regies fora do sudeste brasileiro; 6) ainda que indiretamente em razo das normas do PQI, a avaliao tornou-se o instrumento fundamental para a implantao de um tipo de capacitao orientada pelos velhos catedrticos, e 7) a prestao de servios ganhar um grande estmulo com os mestrados profissionalizantes.

34

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

Diante de tais caractersticas, que se apresentam como tendncias da psgraduao, os programas movimentar-se-o para organizarem-se nesses centros, seguindo o figurino dos consolidados; por outro lado, a cobrana da avaliao direcionada, como vimos, obrigar os alunos e docentes a serem produtivos e rpidos, impedindo-os de desfrutar a cultura poltico-institucional no momento de sua titulao em nvel de ps-graduao. Por esse motivo, no se observa o mesmo grau de organizao das associaes de alunos de ps-graduao como na dcada de 80, ou mesmo no incio da de 90. Do ponto de vista docente, a mudana mnima porque, na avaliao do programa, o profissional dever desenvolver e publicar suas pesquisas em peridicos determinados para que seu programa seja bem avaliado, impedindo, muitas vezes, que o pesquisador possa dedicar-se a um estudo de longa durao sem os produtos parciais requeridos pelo modelo avaliativo. Isso traz para os programas em geral um paradigma de gesto pragmtico que se presta tambm orientao da cincia produzida pelos docentes e discentes (SILVA Jr., 2003). Existe a necessidade de cortes e recortes nos objetos de estudos e o estreitamento da reflexo que orientar suas anlises, para viabilizar a pesquisa no tempo cronolgico determinado para uma boa avaliao, ou, deveramos dizer, uma boa nota. Essa a situao da ps-graduao brasileira em potncia e em ato realizado, a despeito de este nvel de ensino ter se tornado o lcus privilegiado de produo da inovao tecnolgica, das incubadoras de empresas, do desenvolvimento de parques de alta tecnologia, da elaborao de estratgias de incluso social, da produo de pedagogias adaptativas e instrumentais e da formao de intelectuais que configuram e reconfiguram os espaos pblico e privado, com o objetivo de consolidar a nova forma de regulao social. preciso nos indignarmos, mais do que nunca, e postular um tipo de produo cientfica que no faa concesso racionalidade imposta pela cultura e soberania de outros povos. importante que consigamos produzir um sistema de cincia, tecnologia e inovao tecnolgica que, sem dvida, tenha guarida na ps-graduao, mas sem jamais p-la a reboque, porque, ao faz-lo, atrelamos nossa histria, cultura, soberania e identidade morte em Bagd ou no World Trade Center. Diante do que brevemente se exps neste texto, pode-se, em concluso, reafirmar que a reconfigurao da educao superior brasileira parte de intenso

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

35

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

processo mundial de reformas, no interior de um radical movimento de transformaes poltico-econmicas. No Brasil, as repercusses so profundas: a se concretizarem tais mudanas, conforme diretrizes emanadas originalmente das agncias multilaterais e, em geral, to bem traduzidas domesticamente pelos responsveis oficiais pela reforma do Estado e da Educao Superior, haver conseqncias inevitveis para a identidade institucional da universidade.
ABSTRACT: This article purposes to show the neopragmatism like support of higher education reform in Brazil.

KEY WORDS: state reform; higher education reform; neopragmatim.

REFERNCIAS
BRASIL. MARE. Plano Diretor da Reforma do Estado. Braslia. Disponvel em <www.mare.gov>. Acesso em 18 fev. 1998). BUENO, Maria Sylvia Simes. Orientaes Nacionais para a Reforma do Ensino Mdio: dogma ou liturgia. Cadernos de Pesquisa. So Paulo: Fundao Carlos Chagas e Editores Associados, n.109, mar. 2000, p. 7-24. CAMPOS, Lauro. A crise completa a economia poltica do no. So Paulo: Boitempo, 2001. CARDOSO, Fernando Henrique. A construo da democracia estudos sobre poltica. So Paulo: Siciliano, 1993. CHESNAIS, Franois. A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. CORAGGIO, Jos Lus. Propostas do Banco Mundial para a Educao: sentido oculto ou problemas de concepo? In: WARDE, Mirian Jorge et. al. O Banco Mundial e as polticas educacionais. So Paulo: Cortez; So Paulo: PUC-SP; So Paulo: Ao Educativa, 1996. DURHAN, Eunice Ribeiro. Universidade de So Paulo. NUPES. A PsGraduao no Brasil Problemas e Perspectivas. Documento de Trabalho 08/96, 1996, 21 p.

E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

36

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

______. As polticas recentes para o ensino superior na Amrica Latina. Universidade de So Paulo. NUPES. Documento de Trabalho 07/97, 1997, 17 p. ______. Universidade de So Paulo. NUPES. As universidades pblicas e a pesquisa no Brasil. Documento de Trabalho 09/98, 1998, 36 p. ______.Desigualdade social. Correio da Paraba, Joo Pessoa, 15 jan. 2002, Caderno 1, p. 2. FERRETTI, Celso Joo; SILVA Jr., Joo dos Reis. Educao Profissional em uma sociedade sem emprego. Cadernos de Pesquisa, v.1, n. 109, p. 43-66, 2000. GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a poltica e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1988. MARTINS, Jos de Souza. Excurso: As temporalidades da Histria na dialtica de Henri Lefbvre. In: MARTINS, Jos de Souza. A sociabilidade do homem simples. So Paulo: Hucitec, 2000. MZROS, Istvn. Para alm do capital rumo a uma teoria da transio. So Paulo: UNICAMP; Boitempo., 2002. MORAES, Maria Clia Marcondes de. Ceticismo epistemolgico, ironia complacente: at onde vai o neopragmatismo rortyano. Educao nas Cincias, Iju, n.1, jan./jun., p.157-189, 2001. PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Crise econmica e reforma do Estado no Brasil para uma nova interpretao da Amrica Latina. So Paulo: Editora 34, 1996. PEREIRA, Luiz Carlos Bresser; SPINK, Peter. Reforma do estado e administrao pblica. So Paulo: Fundao Getlio Vargas, 1998. POPKEWITZ, Thomaz S. Reforma educacional uma poltica sociolgica, poder e conhecimento em educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. RORTY, Richard. Verdade sem correspondncia com a realidade. In: MAGRO, Cristina; PEREIRA, Antonio Marcos (Orgs.). Pragmatismo a filosofia da criao e da mudana. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
E C C O S R E V. C I E N T.

n. 1 v. 5 jun. 2003

37

Novas faces da educao superior no Brasil: o neopragmatismo institucionalizado


EccoS Rev. Cient., UNINOVE, So Paulo; n.1, v.5 p. 11-38

E C C O S R E V. C I E N T.

SGUISSARDI, Valdemar; SILVA Jr., Joo dos Reis. Novas faces da educao superior no Brasil reforma do Estado e mudanas na produo. So Paulo: Cortez; Bragana Paulista: EDUSF, 2001. SILVA Jr., Joo dos Reis. Tendncias do ensino superior brasileiro diante da atual reestruturao do processo produtivo no Brasil. In: CATANI, Afrnio (Org.). Universidade na Amrica Latina: tendncias e perspectivas. So Paulo: Cortez, 1996. ______. Reformas do Estado e da educao. So Paulo: Xam, 2003. SOARES, M. C. C. Banco Mundial: polticas e reformas. In: DE TOMASI, L.; WARDE, Mirian Jorge (Org.). O banco mundial e as polticas educacionais. So Paulo: Cortez; So Paulo: Ao Educativa, 1996. ______. Polticas para a educao superior. In: SGUISSARDI, Valdemar; SILVA Jr., Joo dos Reis. Polticas pblicas para a educao superior. Piracicaba: UNIMEP, 1997. WARDE, M. J.; HADDAD, S. (Org.). O Banco Mundial e as polticas educacionais. So Paulo: Cortez; So Paulo: PUC-SP; So Paulo: Ao Educativa. p. 15-41, 1996.

n. 1 v. 5 jun. 2003

38

S-ar putea să vă placă și