Sunteți pe pagina 1din 1

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/aeronautica-602869.

shtml

Tecnologo em Manuteno de Aeronaves

Tecnolgo em Aeronutica
Tecnolgico
O tecnlogo em Aeronutica participa do desenvolvimento de projetos e da fabricao de equipamentos e aeronaves na indstria aeronutica. Na Aviao Civil, pode tornar-se comissrio de voo e seguir carreira de piloto privado, como condutor de avies particulares, ou comercial, comandando helicpteros e avies de grande porte. Tambm habilitado a cuidar da manuteno de aeroportos e do gerenciamento das operaes em hangares, terminais de carga e pistas de pouso e decolagem. Nesses postos de trabalho, supervisiona operaes, como o controle do peso e do deslocamento de avies. Pode dedicar-se, ainda, pesquisa cientficotecnolgica e inspeo de operaes areas. O piloto precisa do brev, concedido pela Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac).

O mercado de trabalho
"Toda companhia area precisa de profissionais para a mo de obra preventiva, e o aumento do nmero de voos e passageiros aqueceu o mercado de trabalho para esse tecnlogo", afirma o professor Jos Dimas Novais Patriota, coordenador de Manuteno de Aeronaves, da UTP. Os principais empregadores tm sido as empresas de txi areo no eixo Rio-So Paulo e na Regio Norte, onde h vrias dessas companhias, por causa das distncias a serem percorridas at reas de difcil acesso. So Paulo tem a maior frota de helicpteros do pas, e isso mantm o mercado de trabalho em alta. So boas tambm as oportunidades nesse estado onde companhias como TAM, GOL e Azul possuem sede. H demanda ainda por pilotos, tanto na aviao comercial como na executiva ou particular. A crise area que atingiu o pas entre 2006 e 2007 desanimou profissionais a entrar para a carreira. Com o a oportunidade do mercado e reaquecimento do setor, faltam pilotos, e isso pode abrir portas para o recmformado. Salrio inicial: R$ 2.000,00 (fonte: prof. Jos Dimas Novais Patriota, da UTP).

O curso
As amplas possibilidades de atuao desse profissional exigem formao ao mesmo tempo terica, prtica e experimental. Mas os currculos apresentam algumas diferenas. O curso da UTP, por exemplo, abre trs habilitaes: manuteno de aeronaves, transporte areo e pilotagem profissional. J outros cursos so mais voltados para as atividades gerenciais da aviao civil, seja em servios aeroporturios, seja em companhias areas. Nesse caso, as matrias que dominam a grade curricular so das reas de administrao, marketing e informtica - todas com enfoque na aviao civil. De qualquer maneira, o estudo de lnguas,fsica, matemtica e mecnica, entre outras disciplinas bsicas, ocupa boa parte da carga horria. O restante preenchido por matrias especficas da Aeronutica. A parte prtica compreende atividades em laboratrios de fsica, computao, materiais, mecnica de fluidos e simulao. O estgio e os projetos desenvolvidos no decorrer do curso so feitos em indstrias e aeroportos. Durao mdia: dois anos. Outros nomes: Aviao Civil; Manut. de Aeronaves; Pilotagem Profissional de Aeronaves; Sist. Aeronuticos (manufatura); Sist. Aeronuticos (mecn. e manut.); Transp. Areo.

S-ar putea să vă placă și