Sunteți pe pagina 1din 28

PROF: WALTER MARINHO

PROGRAMA PSS III

2
SOCIOLOGIA (prog. PSS III) 01 13 19 27 39 43 51 53 59 73 00 00 - Sociologia As Escolas Sociolgicas - Indivduo e Sociedade - Mudanas Sociais Reformas e Revoluo Estratificao Social - Classe Social - Mobilidade Social - Agrupamento Social - Instituies Sociais - Movimentos Sociais - Globalizao: questes econmicas, polticas e culturais Pg Pg Pg Pg Pg Pg Pg Pg Pg Pg 03 04 05 09 13 15 18 19 21 24

Conceito de Sociologia a cincia social que estuda as relaes sociais e as formas de associao, considerando as interaes que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia abrange O estudo dos grupos sociais, da diviso da sociedade em camadas sociais, da mobilidade social, dos processos de cooperao, competio e conflitos na sociedade, etc. A Sociologia a cincia social que estuda os fatos sociais. FATO SOCIAL So as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostas coercitivamente ao indivduo. Todos os processos de interao humana so fatos sociais. Coercitividade Carter do que, pela coero social, obriga os indivduos a seguir o comportamento estabelecido Coero Social - O mesmo que presso social, controle social. INTERAO SOCIAL a reciprocidade de aes sociais entre indivduos, por meio da qual os homens se aproximam ou se afastam, se associam ou se dissociam.

3
1. O ESTUDO DA SOCIEDADE HUMANA 2. De que se ocupam as Cincias Sociais 1. Ao longo da Histria a espcie humana organizou sua vida em grupo. As Cincias Sociais (a sociologia um de seus ramos) pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas vrias formas de organizao. 3. Objeto e objetivo das Cincias Sociais 1. O objeto das Cincias Sociais , portanto, o ser humano em suas relaes sociais. Tendo como objeto de interesse o ser humano em suas relaes sociais, o objetivo das Cincias Sociais ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interaes sociais. 4. Diviso das Cincias Sociais 1. Com o avano do conhecimento, tornou-se necessria uma diviso das Cincias Sociais em diversas disciplinas, para facilitar a sistematizao dos estudos e das pesquisas. Essa diviso atualmente abrange as seguintes disciplinas: 2. Sociologia - estuda as relaes sociais e as formas de associao, considerando as interaes que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia abrange, portanto: a. o estudo dos grupos sociais; b. dos fatos scias; c. da diviso da sociedade em camadas; d. da mobilidade social; e. dos processos de cooperao, competio e conflitos na sociedade; f. etc.; 3. Economia - estuda as atividades humanas ligadas a produo, circulao, distribuio e consumo de bens e servios. 4. Antropologia estuda e pesquisa as semelhanas e as diferenas culturais entre os vrios agrupamentos humanos, assim como a origem e a evoluo das culturas. 5. Poltica - estuda a distribuio de poder na sociedade, bem como a formao e o desenvolvimento das diversas formas de governo. 5. Introduo ao ensino da Sociologia 1. A Sociologia como a cincia da sociedade no surgiu de repente, nem resultou das idias de um nico autor; ela fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do sculo XV, quando ocorrerem transformaes significativas que desagregaram a sociedade feudal, dando origem sociedade capitalista. 6. As grandes transformaes no Ocidente 1. As transformaes ocorridas a partir do sculo XV esto todas vinculadas entre si e no podem ser entendidas de forma isoladas. Desse modo: 7. A expanso martima 8. As reformas protestantes 9. A formao dos estados nacionais 10. As grandes navegaes e o comrcio ultramarino 11. Bem como o desenvolvimento cientfico e tecnolgico 1. So o pano de fundo para uma viso melhor desse movimento intelectual de grande envergadura que ir alterar profundamente as formas de explicar a natureza e a sociedade da para a frente. 12. O sculo XVIII e as transformaes polticas e econmicas 1. No final do sculo XVIII, na maioria dos pases europeus, a burguesia comercial formada basicamente por comerciantes e banqueiros, tornou-se uma classe com muito poder, devido, na maior parte das vezes, as ligaes econmicas que mantinha com os monarcas.

4
13. A consolidao do capitalismo e a cincia da sociedade 1. No sculo XIX, a consolidao do sistema capitalista na Europa ir fornecer os elementos que serviro de base para o surgimento da Sociologia como cincia particular. No incio desse sculo os pensadores Auguste Conte (1798-1830) e Karl Marx (1818-1883) desenvolveram suas reflexes sobre a sociedade de maneiras radicalmente divergentes. 14. Augusto Conte 1. Auguste Conte desde cedo rompe a tradio familiar, monarquista e catlica, torna-se um republicano com idias liberais e passa a desenvolver uma atividade poltica e literria que lhe permitir elaborar uma proposta para resolver os problemas da sociedade de sua poca.

15. Marx ( Engels)

2. Augusto Conte props uma completa reforma da sociedade em que vivia, cujo ponto de partida seria a reforma intelectual plena do homem. Assim, ao se modificar a forma de pensar dos homens por meio dos mtodos das cincias de seu tempo o que ele chamou de filosofia positiva -, haveria posteriormente, como conseqncia, a reforma das instituies.
1. Marx e Engels no tm nenhuma preocupao em definir uma cincia especfica para estudar a sociedade (como a Sociologia, para Conte). A sociedade para eles deve ser analisada na sua totalidade, no havendo separao entre os aspectos sociais, econmicos, polticos, ideolgicos, religiosos, etc. tambm no se preocupam em situar o seu trabalho em uma cincia determinada. 2. Para compreender os elementos fundamentais do pensamento de Marx e de Engels, torna-se necessrio fazer a conexo entre os interesses da classe trabalhadora, suas aspiraes e as ideais revolucionrias correntes na Europa do sculo XIX. 3. Marx e Engels tm uma relao direta com os acontecimentos que envolvem os trabalhadores de seu tempo, e por isso a preocupao fundamental de ambos foi, atravs de seus livros, analisar mais profundamente a sociedade capitalista, procurando assim colocar nas mos dos trabalhadores uma arma eficaz para as suas lutas contra o capital.

16. A Sociologia acadmica 1. A Sociologia propriamente dita origina-se das idias de alguns pensadores que procuraram discutir a sociedade de seu tempo, principalmente franceses e alemes. 2. Entre os franceses a maior expresso meli Durkheim (1858-1917), que procurou, de modo permanente, outorgar um carter cientfico Sociologia. 3. Na Alemanha o representante mais expressivo ser Max Weber (1864-1920). Com uma obra muito vasta percorrendo os variados caminhos da histria econmica, passando pelas questes religiosas, pelos processos burocrticos, pela anlise da cidade, da msica, passando enfim pela discusso metodolgica das cincias humanas e dos conceitos sociolgicos. 4. Para Max Weber, o indivduo deveria ser unidade de anlise, por ser ele o nico que pode definir intenes e finalidades para seus atos. 17. SOCIOLOGIA E SOCIEDADE 18. A Sociologia e o cotidiano 1. Imaginemos algumas situaes que qualquer indivduo enfrenta no dia-a-dia de uma sociedade moderna.

5
2. Primeira situao: uma eleio para prefeito da cidade. Nela, o eleitor deve votar em algum que ser seu representante por vrios anos. Como ele define seu voto? 3. Provavelmente, ele definir seu voto conversando com outras pessoas, lendo jornais, revistas, pesquisas de opinio, assistindo a noticirios na TV, etc. A partir das pesquisas eleitorais, poder chagar concluso de que o candidato mais indicado nas pesquisas deve ter seu voto, pois, se muitas pessoas confiam nele, sinal de que deve ter algumas qualidades importantes para o cargo. 4. Vejamos a segunda situao. Um aluno est freqentado uma escola uma universidade, por exemplo. Aps alguns anos, ele termina o curso. O que aconteceu durante esse tempo? Ele ter mudado. No apenas adquiriu novos conhecimentos, novas experincias, como tambm, ao final do curso, passou a ser identificado de maneira diferente pelas pessoas. O ex-aluno se tornou mdico, engenheiro, advogado, professor, etc., reconhecido pelos outros como tal e tem as vantagens e desvantagens de sua profisso. Ou seja, ele se transformou ao longo da convivncia de vrios anos com um grupo de pessoas, do qual passou a fazer parte. 5. Uma terceira e ltima situao. Um trabalhador numa determinada indstria. Suponhamos que ele conhea o dono da pequena indstria em que trabalha e que tenha at uma boa amizade com ele. Em determinado momento, porm acontece uma greve. Apesar da amizade entre o trabalhador e seu patro, provavelmente durante a greve ambos estaro colocados em campos opostos: de um lado os trabalhadores reivindicando melhores salrios e melhores condies de trabalho junto com seus companheiros; do outro o patro e os administradores da empresa afirmando que no podem mais aumentar os salrios. Independentemente da amizade, patro e empregado estaro em lados opostos no decorrer da greve. 19. A relao indivduo-sociedade 1. Praticamente todas as teorias sociolgicas, ao tratarem das situaes anteriormente descritas, estaro preocupadas em explicar como aes individuais podem ser pensadas no seu relacionamento com outras aes (exemplo da eleio), ou como regras de ao coletiva so incorporadas pelos indivduos (exemplos da escola), ou ainda como prticas coletivas definem diferentes grupos sociais (exemplos da greve). Em todas as situaes citadas estar em jogo o relacionamento entre indivduo e sociedade. 2. evidente que a Sociologia no tratar o indivduo como um dado da natureza, isto , como um ser autnomo, livre e absoluto desde o nascimento, mas o tratar como um produto social em alguma medida. A prpria idia de individualidade historicamente constituda. Ser na Europa, com o fim da sociedade feudal e a constituio da sociedade capitalista, que se desenvolver a idia de que os indivduos so plenamente autnomos, no dependentes da coletividade a que pertencem. 3. A Sociologia nasce no sculo XIX como uma reao a esse individualismo ento predominante. Ela contrape ao individual, na qual se baseava grande parte da teoria econmica da poca, a ao coletiva e social. O homem passar a ser visto, do ponto de vista sociolgico, a partir de sua insero na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. 4. Assim, o objeto da Sociologia como cincia, ou seja, aquilo que a Sociologia estuda, constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade relaes de cooperao, conflitos, interdependncia etc. interessa para a Sociologia, portanto, no o indivduo isolado, mas inter-relacionado com os diferentes grupos sociais dos quais faz parte, como escola, a famlia, as classes sociais, etc.

6
5. Tudo isso, porm, no elimina o problema da relao entre indivduo e sociedade. Ao contrrio, coloca essa relao como central. Como os homens agem em sociedade? Como as aes de indivduos diferentes se influenciam reciprocamente? Como as pessoas obedecem a regras que so definidas pela sociedade e so exteriores a elas? Como prticas sociais definem individualidades e, ao mesmo tempo, grupos homogneos? 6. Os Socilogos tentam responder a essas perguntas. O que varia de autor para autor a nfase dada ora ao individual, ora ao coletiva. 7. Alguns iro privilegiar o papel ativo do indivduo na escolha das aes sociais, como no exemplo do eleitor, no qual o que interessa a maneira como o indivduo escolhe seu candidato baseando-se nas escolhas dos outros eleitores. 8. Outros privilegiaro a sociedade e suas instituies, as quais obrigam os indivduos a incorporar regras que so exteriormente definidas e que as pessoas devem seguir, como no exemplo da escola. 9. Finalmente, haver aqueles que iro dar maior importncia ao conjunto das prticas que definem as prprias relaes entre indivduos e sociedade. Como no exemplo da fbrica, ser a relao capital-trabalho que definir, de um lado, trabalhadores e, do outro, capitalistas. 10. Mas todos estaro pensando sobre o problema da individualidade e da ao coletiva e social. 11. Os pensadores que no sculo passado lanaram as bases da Sociologia como cincia estavam interessados nesse problema. Vejamos, a seguir, alguns autores e os conceitos elaborados por eles. 20. Durkheim e os fatos sociais 1. Para o socilogo francs mile Durkheim (1858-1917), a sociedade prevalece sobre o indivduo. A sociedade , para esse autor, um conjunto de normas de ao, pensamentos e sentimentos que no existem apenas na conscincia dos indivduos, mas que so construdas exteriormente, isto , fora das conscincias individuais. 2. As leis so um bom exemplo do raciocnio de Durkheim. Em toda sociedade existem leis que organizam a vida em conjunto. O indivduo isolado no cria leis nem pode modificlas. So as geraes de homens que vo criando e reformulando coletivamente as leis. Como indivduos isolados, temos de aceit-las, sob pena de sofrermos castigos por viollas. 3. Para Durkheim, os fatos sociais so o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles so introjetados pelo indivduo e exercem sobre ele um poder coercitivo. Resumindo, podemos dizer que os fatos sociais tm as seguintes caractersticas: 4. Generalidade o fato social comum aos membros de um grupo; 5. Exterioridade - porque consistem em idias, normas ou regras de conduta que no so criadas isoladamente pelos indivduos, mas foram criadas pela coletividade e j existem fora dos indivduos quando eles nascem. 6. Coercitividade - porque essas idias, normas e regras devem ser seguidas pelos membros da sociedade. Se isso no acontece, se algum desobedece a elas, punido, de alguma maneira, pelo resto do grupo. 7. justamente a educao um dos exemplos preferidos por Durkheim para mostrar o que um fato social. O indivduo, segundo ele, no nasce sabendo previamente as normas de conduta necessria para a vida em sociedade.

7
8. Outro conceito importante para Durkheim o de instituio. Para ele, uma instituio um conjunto de normas e regras de vida que se consolidam fora dos indivduos e que as geraes transmitem umas s outras. 9. Assim, para Durkheim a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as aes individuais. O indivduo aprende a seguir normas e regras de ao que lhe so exteriores limitam sua ao e prescreve punies para quem no obedecer aos limites sociais. 10. As idias de Durkheim acerca da sociedade tambm iro lev-lo a propor um certo mtodo para a Sociologia. O mtodo de uma cincia consiste no conjunto de regras que o pesquisador deve seguir para realizar, de maneira correta, suas pesquisas. Como Durkheim enfatiza o carter exterior e coercitivo dos fatos sociais, ele estabelecer como regra bsica de seu mtodo que o pesquisador deve analisar os fatos sociais como se eles fossem coisas, isto , como se fossem objetos que existem independente de nossas idias e vontades. Com isso, Durkheim enfatiza a posio de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relao sociedade: ele deve descrever a realidade social, sem deixar que suas idias e opinies interfiram na observao dos fatos sociais. 21. Weber e ao social 1. Enquanto para mile Durkheim a nfase da anlise recai na sociedade, para o Socilogo alemo Max Weber (1864-1920) a anlise deve centrar-se nos atores e em suas aes. 2. Para Weber, a sociedade no algo exterior e superior aos indivduos, como para Durkheim. Para ele, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das aes individuais reciprocamente referidas. Por isso, ele define como objeto da Sociologia a ao social. O que uma ao social? Para ele qualquer ao que o indivduo pratica orientando-se pela ao de outros. 3. Assim, Weber dir que toda vez que se estabelecer uma relao significativa, isto , algum tipo de sentido entre vrias aes sociais, ter relaes sociais. 4. Weber afirma que podemos pensar em diferentes tipos de ao social, agrupando-as de acordo com o modo pelo qual os indivduos orientam suas aes. Assim, ele estabelece quatro tipos de ao social: 5. Tradicional aquela determinada por um costume ou hbito arraigado; 6. Afetiva aquela determinada por afetos ou estados emocionais; 7. Racional com relao a valores determinada pela crena consciente num valor considerado importante, independentemente do xito desse valor na realidade; 8. Racional com relao a fins determinada pelo clculo racional que estabelece fins e organiza os meios necessrios. 9. Ex> a compra de um tnis 10. 11. 12. 13. Afetivo o que mais ele gosta Tradicional - o que a famlia adota Racional com relao valores pela marca Racional com relao a fins - para uma utilidade especfica

22. Marx a as classes sociais 1. O pensador alemo Karl Marx (1818 1883) tambm contribuiu para a discusso da relao entre indivduo e sociedade. 2. Diferentemente de mile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que no se pode pensar a relao indivduo-sociedade separadamente das condies materiais em que essas relaes se apiam.

8
3. Para ele, as condies materiais de toda a sociedade condicionam as demais relaes sociais. Em outras palavras, para viver, os homens tm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utenslios, etc., sem o que no poderiam existir como seres vivos. Essas relaes sociais de produo so a base que condiciona todo o resto da sociedade. 4. Para Marx, portanto, a produo a raiz de toda a estrutura social. 5. Na sociedade antiga, por exemplo, a relao social bsica era a relao senhor-escravo. No podemos, segundo ele, entender a poltica ou a cultura dessa poca sem primeiramente estudar essa relao bsica que condicionava todo o resto da sociedade. 6. Mas o objetivo maior de Marx no era elaborar uma teoria geral sobre a sociedade, e sim estudar a sociedade de seu tempo a sociedade capitalista. Segundo ele, na sociedade capitalista as relaes sociais de produo definem dois grandes grupos dentro da sociedade: de um lado, os capitalistas, que so aquelas pessoas que possuem os meios de produo (mquinas, ferramentas, capital etc.) necessrios para transformar a natureza e produzir mercadorias; do outro, os trabalhadores, tambm chamados, no seu conjunto, de proletariado, aqueles que nada possuem, a no ser o seu corpo e a sua disposio para trabalhar. 7. O capitalista paga ao trabalhador um salrio para que trabalhe para ele e, no final da produo, fica com o lucro. Esse tipo de relao entre capitalista e trabalhador leva explorao do trabalhador pelo capitalista. 8. Assim, o conceito de classe em Marx estabelece um grupo de indivduos que ocupam uma mesma posio nas relaes de produo, em determinada sociedade. 9. A classe a que pertencemos que condiciona, de maneira decisiva, nossa atuao social. 10. A partir dos conceitos sociolgicos vistos at aqui, podemos abordar de uma nova maneira as situaes e os problemas da vida cotidiana. Trabalhando com esses conceitos, no mais estaremos no campo do senso comum, mas no da cincia. 23. TEXTOS COMPLEMENTARES 24. O mtodo cientfico 1. Em seu sentido mais geral, mtodo significa a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessrios para atingir um objetivo ou um resultado desejado. Em cincia, mtodo o conjunto de processos que devem ser empregados na investigao e demonstrao da verdade. 2. O mtodo no se inventa. Depende do objeto da pesquisa. Os sbios da Antiguidade tiveram o cuidado de anotar os passos percorridos e os meios que os levaram aos resultados descritos. Outros, depois deles, analisaram tais processos e justificaram ou no a sua eficcia. Assim, os processos empricos transformaram-se gradativamente em mtodos verdadeiramente cientfico. 3. A poca do empirismo passou. Hoje em dia no mais possvel improvisar quando se trata de entender e explicar um fenmeno ou um fato social. A atual fase a da tcnica, da preciso, da previso, do planejamento. Ningum se pode dar ao luxo de fazer tentativas ao acaso para ver se colhe algum xito inesperado. 4. Devem-se excluir das investigaes o capricho e o acaso, adaptar o esforo s exigncias do objeto a ser estudado, selecionar os meios e processos mais adequados. 5. O mtodo cientfico quer descobrir a realidade dos fatos, e estes, ao serem descobertos, devem, por sua vez, guiar o uso do mtodo. Entretanto, o mtodo apenas um meio de acesso: s a inteligncia e a reflexo descobrem o que os fatos realmente so. 25. Etapas do mtodo cientfico 1. Toda investigao nasce de algum problema observado ou sentido, de tal modo que no pode prosseguir, a menos que se faa uma seleo da matria a ser tratada. Essa

9
seleo requer alguma hiptese ou pressuposio que ir guiar e, ao mesmo tempo, delimitar o assunto a ser investigado. Da o conjunto de processos ou etapas de que se serve o mtodo cientfico, tais como: a observao e coletas de todos os dados possveis; as hipteses que procuram explicar provisoriamente todas as observaes de maneira simples e viveis; a experimentao, que d ao mtodo cientfico tambm o nome de mtodo experimental; a induo da lei que fornece a explicao ou o resultado de todo o trabalho da investigao; a teoria que insere o assunto tratado num contexto mais amplo. 2. O mtodo cientfico aproveita ainda a anlise e a sntese e o processo mental de deduo e induo, comuns a todo tipo de investigao, quer experimental, quer racional. 26. Mtodo e processo 1. oportuno distinguir aqui mtodo e processo. Por mtodo entende-se o dispositivo ordenado, o procedimento sistemtico, em plano geral. O processo, por sua vez, a aplicao especfica do plano metodolgico e a forma especial de o executar; no processo usa-se a tcnica especfica para cada tipo de ao. 2. O processo est subordinado ao mtodo e lhe auxiliar imprescindvel. ii. QUESTES PARA ESTUDO iii. D o conceito, o objeto e o objetivo das Cincias Sociais. iv. Quais so os principais campos de interesse de cada disciplina em que se dividem as Cincias Sociais? v. D exemplos de dois fatos sociais e explique suas caractersticas. vi. Explique uma das contribuies de Durkheim para a anlise dos fatos sociais e suas conceituao de Sociologia. vii. Os fatos sociais so superiores e exteriores conscincia individual. Explique e d um exemplo, se possvel pessoal. viii. Explique a caracterstica de coercitividade do fato social. ix. D exemplos que se enquadrem nas definies de fato social e ao social. x. D tambm, exemplos de situaes nas quais as aes sejam definidas pelas classes sociais. 27. MUDANA SOCIAL E REVOLUO 28. Mudana Social Leia este conceito: 1. Mudana social qualquer alterao nas formas de vida de uma sociedade. Nenhuma sociedade perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua histria. 29. Entendendo o conceito 1. Tomamos como exemplo a abolio da escravido, percebe-se que uma das mudanas sociais decorrentes desse fato foi modificao bsica na instituio econmica. O trabalho passou a ser realizado por trabalhadores livres, que recebiam salrio. Isso provocou transformaes em toda a estrutura social brasileira. 2. Na poca da abolio havia indivduos progressistas ou reformistas, que viam com agrado a abolio. E havia indivduos que resistiam s mudanas, com atitudes tipicamente conservadoras e, s vezes, at mesmo reacionrias, isso , de um conservadorismo exagerado. 3. Como vemos, as formas de vida de uma sociedade podem ser alteradas por mudanas sociais. E, pela incorporao das mudanas, a histria de cada sociedade vai sendo construda de maneira sucessiva e nica.

10
30. Mudana social e relaes sociais 1. Pela mudana social alteram-se as relaes sociais. As modificaes por que passou a famlia, por exemplo, levaram a uma menor distncia social entre pais e filhos. As relaes que, na famlia patriarcal, supunham uma estreita obedincia dos filhos, foram hoje substitudas em boa parte por uma maior amizade entre pais e filhos. 2. Queda de natalidade envelhece o continente europeu 3. A populao europia aproximava-se, no final de 1985, da casa dos 400 milhes de habitantes, cerca de 10% da populao total do mundo. Nos ltimos tempos, comea a se manifestar uma certa preocupao, no s nos crculos acadmicos, mas tambm polticos, diante de alguns fatores que caracterizam o recente desenvolvimento da populao europia. 4. H 35 anos, a parcela da populao europia no total mundial era 15%. A se confirmarem as atuais tendncias, dentro de outros 35 anos esse ndice cair para 5%. O que inquieta estudiosos e polticos so as conseqncias sociais, econmicas e tambm polticas derivadas das atuais tendncias populacionais na Europa. 5. O baixo crescimento registrado nos pases europeus deve-se a uma brusca queda na natalidade a partir de 1975, embora j fosse baixa antes disso, na maioria dos pases. O fenmeno tal que a maioria dos pases chegou a um nvel inferior ao nvel de renovao da populao, habitualmente estimado num valor mdio de 2,1 filhos por mulher. Em 1984, s Chipre, Islndia, Irlanda, Malta e Turquia tinham uma natalidade igual ou superior ao nvel de renovao. Isso significa a maior parte dos pases europeus, se persistirem as atuais tendncias, comear a experimentar um crescimento negativo de sua populao, quer dizer, uma diminuio real do nmero de habitantes, como j acontece na Alemanha e na ustria. 6. A explicao para essa recente diminuio da natalidade na Europa deve ser buscada no s em variveis de carter demogrfico, mas tambm socioeconmico. De fato, a diminuio da natalidade foi precedida por um no menos brusco declnio no nmero de casamentos. 7. Os europeus tm se casado em propores claramente inferiores desde 1975 e os que se casam fazem-no em idades mais avanadas. 8. As mudanas na estrutura familiar observam-se tambm no aumento da natalidade fora do casamento. Na Sucia a na Islndia, por exemplo, mais de 45% do total dos nascimentos registrados em 1985 ocorreram fora do casamento. 9. A taxa de divrcios est igualmente em ascenso na maioria dos pases europeus, chegando metade da taxa de casamento na Dinamarca, na Sucia, Alemanha, Islndia e na Gr-Bretanha. a. Como seria de esperar, todas essas mudanas nos dados vitais bsicos tm importantes repercusses na composio da populao. O efeito mais importante, por suas conseqncias, o rpido envelhecimento da populao em todo os pases europeu. Assim, em 1985, a proporo da populao com 65 anos ou mais representava 13% ou mais da populao total em todos os pases europeus, com exceo de Chipre, Islndia, Irlanda, Malta, Holanda, Portugal, Espanha e Turquia. A populao com menos de quinze anos, que representa mais de 40% do total nos pases em desenvolvimento, mal superam os 20% nos pases europeus. 10. O envelhecimento da populao europia to acentuado nesse momento que em muitos pases comea a provocar graves problemas nos sistemas de previdncia social, uma vez que aumenta a populao receptora de penses de aposentadoria, enquanto cai, em termos relativos, a populao economicamente ativa. 11. (adaptado de Folha de S. Paulo)

11
31. No ritmo das mudanas 1. O ritmo da mudana social varia de sociedade para sociedade: lento nas sociedades mais simples, como pequenas comunidades isoladas, e acelerado e at vertiginoso nas sociedades contemporneas complexas, como as das grandes cidades. 2. O ritmo de mudana depende do maior ou menor nmero de contatos sociais com outros povos, do desenvolvimento dos meios de comunicao e tambm de certas atitudes individuais e sociais, que aceleram ou dificultam a mudana. 3. Se fato incontestvel que a sociedade est sempre em mudana, lenta ou acelerada, tambm certo que as mudanas no tm o mesmo ritmo em todos os setores das atividades sociais. Por exemplo, uma sociedade substitui mais facilmente um utenslio ou uma mquina do que uma crena, um aspecto cultural, um modo de vida. 32. Causas da mudana social 1. A mudana social se estabelece de duas formas: 2. Por foras endgenas ou internas isto , por mudanas originadas dentro da prpria sociedade que so as invenes; 3. Por foras exgenas ou externas quando so provenientes de outras sociedades que a difuso cultural. 33. Invenes 1. Primeiramente vamos diferenciar inveno de descoberta. Descoberta a aquisio de um novo conhecimento, de uma informao nova. Inveno o elemento ativo, a aplicao da descoberta. Dizemos: descoberta da eletricidade e inveno da lmpada; descoberta da energia atmica e inveno da bomba atmica. Assim, a mera descoberta no modifica a cultura ou a sociedade. Isso decorre de sua aplicao, isto , da inveno. 2. Toda inveno pertence a uma sociedade determinada. Embora no seja a sociedade em seu conjunto que invente, mas sim os indivduos, a sociedade fornece as bases, pois todo inventor utiliza o conhecimento acumulado de sua cultura. Cada gerao no parte da estaca zero, mas de uma herana social transmitida. Provavelmente teria sido impossvel a Einstein elaborar a Teoria da Relatividade se tivesse nascido entre os esquims. 3. Difuso cultural 4. Para se modificar, uma sociedade no conta apenas com suas prprias invenes. Se fosse assim, as mudanas sociais seriam mais lentas. H uma fora externa que ocasiona as mudanas sociais: a difuso cultural. A lngua que falamos, a religio que seguimos, muitos utenslios e mquinas que usamos no se formaram nem foram inventados no Brasil. a difuso que aumenta e expande a cultura das vrias sociedades e acelera o ritmo de mudana. 5. Como j vimos, mais fcil difundir tcnicas do que valores, idias, sistemas religiosos ou filosficos. 6. Por outro lado, quando um elemento cultural considerado til e quando compatvel com a cultura de uma sociedade, ele mais facilmente aceito. Um novo modelo de vestido ou palet pode ser adotado com facilidade no Brasil, enquanto uma tnica africana para homens, por exemplo, encontrar grande resistncia entre ns, pois vai contra os costumes tradicionais do pas. 7. No processo de difuso, o prestgio da cultura doadora tambm um dado importante na aceitao ou no dos valores que esto sendo difundidos. Os costumes e modas vindos dos Estados Unidos, por exemplos, espalham-se com extrema facilidade nas cidades brasileiras.

12
34. Inveno e difuso cultural 1. Sendo a mudana social em boa parte conseqncia das invenes, quanto maior for o nmero destas, tanto mais rpida ser a mudana. 2. Caracterstica marcante das sociedades contemporneas, as rpidas mudanas ocorrem incessantemente, devido ao grande nmero de invenes. A utilizao de computadores em praticamente todos os ramos da economia, por exemplo, tem provocado mudanas na forma de trabalho e tambm nas relaes pessoais e de trabalho. Outro exemplo o telefone celular, que modificou vrias formas de relaes humanas e profissionais. 35. Fatores contrrios e favorveis mudana social 1. Grande parte das mudanas sociais no ocorre sem esbarrar em obstculos e resistncias. Foram precisos sculos para que se consolidassem grandes mudanas, como no cristianismo e a democracia. Um exemplo mais especfico de resistncia mudana o que ocorreu com o voto feminino, que s foi introduzido depois de muita luta. No Brasil, apenas em 1933 as mulheres puderam votar pela primeira vez. 2. Assim, a estrutura social impe obstculos e resistncias que dificultam a mudana social. 36. Obstculos e resistncias 1. Obstculos so barreiras oriundas da prpria estrutura social e que dificultam ou impedem a mudana social. A agricultura brasileira, por exemplo, at a abolio, era totalmente baseada em trabalho escravo; isso se constitua num grande obstculo abolio: substituir a mo-de-obra escrava. 2. Resistncias so atuaes conscientes e deliberadas para impedir a mudana social. Nesse contexto, os proprietrios de terras e de escravos impunham grande resistncia abolio por ferir os seus interesses econmicos; entre os fazendeiros proprietrios de escravos organizavam-se partidos polticos para se opor abolio. 37. Atitudes individuais e sociais na mudana 1. Vamos classificar as atitudes individuais e sociais que podem favorecer ou no a mudana social em quatro tipos principais: atitudes conservadoras, atitudes reacionria, atitude reformista ou progressista e atitude revolucionria. 2. Atitude conservadora. aquela que se mostra contrria ou temerosa em relao s mudanas. Nela se enquadram o tradicionalismo e o reacionarismo. No tradicionalismo, a tradio, pelo seu prestgio, pelo respeito suscitado entre as geraes mais jovens, impe-se como um dos grandes obstculos a toda e qualquer inovao na vida social. 3. Atitude reacionria. Equivale ao conservadorismo exagerado. Ope-se, no raro pela violncia, a qualquer tipo de mudana das instituies sociais. a atitude tpica do radical de direita, que deseja que tudo permanea como est, que quer a todo custo manter o status quo (a situao tal como ). 4. Atitude reformista ou progressista. a que v com agrado a mudana moderada. o desejo de mudana gradativa dos modos de vida existentes e das instituies. 5. Atitude revolucionria. a que defende transformaes profundas e imediatas, at com o emprego de mtodos violentos, no sentido de mudar o status quo. 38. Conseqncias da mudana social 1. As invenes e a difuso cultural so processos que ocasionam mudanas sociais, pois suscitam modificaes nos costumes, nas relaes sociais e nas instituies. Essas alteraes podem ser de pequeno porte, passando at despercebidas, ou podem alterar quase todos os setores da vida social. A inveno de uma nova tinta pode causar alteraes somente no campo artstico; mas a inveno da televiso, por exemplo, influenciou o lazer, a poltica, a educao, os hbitos familiares, a propaganda, etc.

13
39. REFORMA E REVOLUO 1. Mudanas gradativas no destroem as instituies sociais existentes. Geralmente, visam apenas melhor-las. J mudanas profundas e violentas alteram todo o sistema de relaes sociais. 2. As mudanas gradativas, que procuram melhorar as instituies sem destru-las, sem romper com os costumes, so chamadas reformas. A mudana social profunda e violenta, que destri ou procura destruir a ordem social existente, substituindo-a por outra contrria, chama-se revoluo. 3. As mudanas bruscas, profundas ou muito aceleradas podem ocasionar a desorganizao social. o que normalmente ocorre nas revolues. 40. TEXTO COMPLEMENTAR 41. Esquerda, centro, direita 1. Quando a Revoluo Francesa se organizou em Conveno (de 1792 a 1795), a luta poltica se acirrou. O assento do presidente ficava no meio da sala. 2. Os girondinos (alta burguesia conservadora) sentavam-se direita dele; os jacobinos (pequena burguesia e os profissionais apoiados pela plebe de Paris) sentavam-se esquerda. Para economizar esforos, o presidente da Conveno passou a chamar os girondinos de direita (antes ele dizia: os senhores convencionais que esto minha direita...) e os jacobinos de esquerda. Acontece que os jacobinos queriam a continuao das medidas revolucionrias; os girondinos, no. As expresses pegaram: esquerda quem quer revoluo ou reformas radicais; direita quem no quer (no centro ficavam os indefinidos). 3. Combinando as duas classificaes, chegamos s seguintes posies: 4. Extrema direita corresponde aos reacionrios; 5. Centro-direita a denominao dos conservadores; 6. Centro-esquerda refere-se aos reformistas; 7. Extrema esquerda abrange os revolucionrios, principalmente os que so favorveis luta armada. 8. Na realidade, os limites entre esses categorias no so claramente estabelecidos. Assim, ser difcil colocar uma pessoa ou grupo rigidamente dentro de qualquer uma delas. a. (Santos,Joel Rufinoi dos. Histria do Brasil, p. 192) 42. O capitalismo e a revoluo tecnolgica 1. A terceira fase da Revoluo Industrial, iniciada com o casamento bem-sucedido da eletrnica com a informtica, no final da Segunda Guerra Mundial, comea a provocar sobressaltos, pesadelos e desesperos em dirigentes polticos e trabalhadores. Desencadeada nos Estados Unidos e encarada a princpio como advento da to desejada era em que as mquinas assumiram as funes do ser humano e lhe dariam prosperidade e mais tempo para o lazer a revoluo hightech trouxe um monstro: o desemprego institucional. Um verdadeiro fantasma que, aonde chega e por onde passa, interrompe carreiras, destri sonhos, envenena mentes e consome vidas. 2. No Primeiro Mundo, foi sociedade europia a primeira a sentir o impacto e os efeitos devastadores da transformao que as mquinas inteligentes comearam a produzir nos mercados de trabalhos. Os britnicos denunciaram o fenmeno quando perceberam, sob o regime de Margaret Thatcher, que o pas recuperava o seu vigor mas as filas de desocupados, nos guichs de auxlio-desemprego, no diminuam. 3. Agora, conduzida cada vez mais de acordo com o temperamento frio e o racionalismo das bolsas de valores, a economia moderna atormenta e tira o sono dos profissionais que fazem a Amrica. Do operrio de macaco e marmita ao executivo de gravata e casa de praia, ningum nos Estados Unidos est seguro no emprego. Ningum tem mais sossego. Nos Estados Unidos, o medo do desemprego se espalha porque o avano

14
4. tecnolgico demasiado rpido e no cessa de transferir para mquinas as funes do ser humano. H uma concepo ingnua, aparentemente sensata, sobre a produtividade: quanto mais ela cresce, assim pensa o bom raciocnio humano, mais alvio traz vida em comum. A maior produtividade permite fabricar mais bens com menos trabalho. Em nossa poca, no entanto, parece que o aumento da produtividade, alm de criar uma quantidade exagerada de bens, resultou numa avalanche de desemprego e misria. A poca a de fim do mundo capitalista. Depois do comunismo, da Unio Sovitica, do Muro de Berlim, do apartheid, da Guerra Fria e do blico Oriente Mdio, o mundo esta agora diante de uma nova ameaa: extino da quase totalidade dos empregos. A massa dos trabalhadores no vai sobreviver era da informao. H 47 anos, um cenrio parecido foi marcado para 1984 pelo escritor ingls George Orwell (1903-1950). Segundo ele, no livro 1984, as mquinas s no controlariam um pequeno grupo de classe alta, reacionrio, formado de executivos, tcnicos, burocratas e militares. J na viso de William Bridges, autor de jobschift, a realidade muito diferente. Bridges proclama que o emprego acabou. E que essa realidade deve ser encarada como mais uma das coisas da vida. Para ele, trabalho um artefato social criado durante a Revoluo Industrial para acomodar trabalhadores em tipos de empregos altamente especializados. Ele est se tornando cada vez mais provisrio e escasso com a revoluo provocada pela automao, pela telecomputao e pela globalizao de mercados. Empresas ficam mais eficientes quando encolhem e terceirizam. : Pelo ano 2020 veremos a eliminao virtual do trabalhador de fbrica das pginas da Histria.A maioria das pessoas ter de reinventar como se fosse uma empresa em busca de mercado para suas especialidades. Empregos que no voltaram mais. isso o que distingue a era da informao. A era industrial baseou-se no trabalho em massa para a produo de bens e servios. A era da informao baseia-se no uso de uma pequenina elite da fora de trabalho altamente qualificada e equipada com sofisticadssimos computadores e outras tecnologias, formando o chamado setor do conhecimento. A massa de trabalhadores no ter como sobreviver era da informao. O que faro os sem-trabalho? A maioria sem trabalho? Existem duas opes e elas dependem da resposta a duas questes. Uma delas: o que fazer com milhes de pessoas que caem para um nvel abaixo do limite mnimo de sobrevivncia, num mundo de crescente economia globalizada? A segunda questo: como comeamos a tratar disso? A melhor maneira de compartilhar os vastos ganhos de produtividade desta nova revoluo tecnolgica seria a participao de todos num debate, e no apenas de uma pequena elite. Na era industrial, quando novas tecnologias que poupavam o trabalho aumentaram a produtividade, milhes de pessoas se organizaram e exigiram uma semana de trabalho mais curta melhor pagamentos e benefcios e mais lazer. As medidas do sucesso na era industriais foram uma semana cada vez menor de trabalho e melhor salrios, mais benefcios. Por que esperar qualquer coisa diferente na era da informao? Talvez seja preciso uma semana de trabalho de 30 horas no ano 2005 e talvez devamos baix-la ainda para 25 ou 20 horas por semana, no primeiro quarto do prximo sculo. Se possumos tecnologia que poupa trabalho humano, a opo encurtar as horas de trabalho. Desemprego ou lazer, essas as opes. Se no compartilharmos os ganhos da produtividade, haver desemprego. Se os compartilhamos, poderemos ter menos trabalho bem pago. Conta-se atualmente em todo o mundo 120 milhes de desempregados e 700 milhes de afetados pelo desemprego disfarado ou o subemprego crnico 30% da fora de trabalho. A situao catastrfica no nvel de emprego no poderia ser atribuda ausncia de crescimento econmico ou crise financeira. O desemprego e o subemprego crnico coexistem com taxas de crescimento respeitvel da economia mundial e com uma prosperidade sem precedentes dos mercados financeiros. O crescimento econmico sem emprego se torna uma realidade da qual no se pode esquivar. Na opinio de Marx o maquinrio, dotado do maravilhoso poder de amenizar e

5.

6.

7.

8.

9.

10. 11.

12.

15
aperfeioar o trabalho humano, s faz, como se observa, sacrific-lo e sobrecarreglo. A Histria tem demonstrado que a burguesia no pode sobreviver sem revolucionar constantemente os instrumentos de produo, e com eles as relaes de produo, e com elas as relaes scias... 13. O capital parece que est perdendo o seu apetite por trabalho, est perdendo a sua capacidade de explorar mo-de-obra. A tendncia da modernizao capitalista dispensar trabalhadores que passariam a se queixar de que o capital no quer mais explor-los. uma virada histrica. a. (Adaptado de Rifkin,Jeremy. Fim dos empregos.) 14. QUESTES PARA ESTUDOS 15. Explique este conceito: Mudana social qualquer alterao nas formas de vida de uma sociedade. Nenhuma sociedade perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua histria. D um exemplo de mudana social que reafirme esse conceito. 16. De que maneira uma mudana social pode alterar as relaes sociais? 17. Que fatores determinam o ritmo das mudanas sociais? 18. O que voc entende por foras endgenas e foras exgenas no estabelecimento da mudana social? 19. D exemplos de obstculos e resistncias a mudanas sociais. 20. Como podemos classificar as atitudes individuais e sociais da mudana social? 21. Qual a diferena entre reforma e revoluo? 22. Qual a origem das expresses esquerda e direita? 23. Qual a diferena entre reacionrio, conservador e revolucionrio? 24. Na sua opinio, qual seria uma sada para solucionar o problema do desemprego no Brasil? 43. ESTRATIFICAO E MOBILIDADE SOCIAL 1. Relacionando os dois temas deste mdulo, a estratificao social indica a existncia de grupos de pessoas que ocupam posies sociais diferentes na sociedade. Quando a mudana de posio social de um indivduo ou grupo ocorre no sentido de subir ou descer na hierarquia social, ou dentro da mesma camada social estamos diante da mobilidade social. 44. Estratificao social 1. O termo estratificao social identifica um tipo de estrutura social que dispes o indivduo, com suas posies e seus papis sociais, em diferentes camadas ou estratos da sociedade: generalizando classe alta (classe A), classe mdia (classe B), classe baixa (classe C). Esses estratos correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestgio. 2. Todos os aspectos de uma sociedade econmico, poltico, social e cultural esto interligados. Assim, os vrios tipos de estratificao no podem ser entendidos separadamente. Mas, para fins didticos, vamos comear classificando-os. 45. Principais tipos de estratificao social 1. Estratificao econmica. Baseia-se na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situao intermediria. 2. Estratificao poltica. Baseia-se na situao de mando na sociedade (grupos que tm poder e grupos que no tm). 3. Estratificao profissional. Baseia-se nos diferentes graus de importncia atribudos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profisso de mdico do que a de pedreiro. 4. importante lembrar que os aspectos econmicos, polticos, social e cultural de uma sociedade geralmente esto interligados e que, assim os vrios tipos de estratificao no podem ser entendidos separadamente.

16
5. O aspecto econmico tem sido mais determinante que os outros na caracterizao da sociedade. 46. Determinncia da estratificao econmica 1. Vamos exemplificar como se d a estratificao econmica numa sociedade, realizando duas operaes: 2. Reunimos as pessoas em grupos de acordo com o nvel de rendimento que apresentam: 3. Formamos os grupos com pessoas de uma mesma situao econmica, hierarquizando esses grupos. 4. Desse procedimento obtemos uma generalizao do que determina a estratificao econmica, de acordo com o critrio nvel de rendimento: a. grupo ou classe ou camada A pessoas de renda alta; b. grupo ou classe ou camada B pessoas de renda mdia; c. grupo ou classe ou camada C pessoas de renda baixa. 47. Pirmide social de renda:

Pessoas de renda alta Pessoas de renda mdia Pessoas de renda baixa


1. De acordo com a pirmide de renda, podemos definir a estratificao social como a diviso da sociedade em estratos ou camadas sociais. 2. Dependendo do tipo de sociedade, esses estratos ou camadas podem ser organizados em: 3. castas (como na ndia); 4. estamentos ou estados (Europa ocidental durante o feudalismo); 5. classes sociais (pases capitalistas). 48. Diviso da sociedade em camadas ou estratos sociais 49. Castas sociais 1. Existem sociedades em que os indivduos nascem numa camada social mais baixa e podem alcanar, com o decorrer do tempo, uma posio social mais elevada. 2. Existem sociedades em que, mesmo usando toda a sua capacidade e empregando todos os esforos, o indivduo no consegue alcanar uma posio social mais elevada. Nesses casos, a posio social lhe atribuda por ocasio do nascimento, independentemente da sua vontade e sem perspectiva de mudana. Ele carrega consigo, pelo resto da vida, a posio social herdada. 3. A sociedade indiana estratificada dessa maneira. Desde h muito tempo implantou-se na ndia um sistema de estratificao social muito rgido e fechado, que no oferece a menor possibilidade de mobilidade social. o sistema de castas. 4. As castas sociais so grupos sociais fechados, endgamos (os casamentos se do entre os membros da mesma casta), cujos membros seguem tradicionalmente uma determinada profisso herdada do pai. 5. Pode-se esquematizar a estratificao social indiana pela seguinte pirmide de cata:

17

Brmanes - sacerdotes e mestres da erudio sacra. Xtrias - guerreiros que formam a aristocracia militar Vaixs - so os comerciantes, os artesos, os camponeses Sudras - os sudras executam os trabalhos manuais e as ocupaes servis de toda espcie e constituem a casta mais baixa Parias - grupos de miserveis, sem direito a quaisquer privilgio, sem profisso definida, vivem da piedade alheia, por serem considerados impuros, no podem banhar-se no rio Ganges, nem ler os Vedas, que so os livros sagrados dos hindus. 6. Os parias aceitam com resignao seu lugar na sociedade e se conformam com a
imutabilidade de sua situao (por mais desprezvel e inferior que seja) por acreditarem na transmigrao da alma, isto , acreditam numa outra vida, em que podero ocupar uma posio social melhor.

50. Estamentos ou estados 1. A sociedade feudal da Europa na Idade Mdia foi um exemplo tpico de sociedade estratificada em estamentos. 2. Estamento ou estado uma camada social semelhante casta, porm mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social vertical ascendente difcil, mas no impossvel como na sociedade de casta. 3. Na sociedade feudal os indivduos s muito raramente conseguiam ascender socialmente. Essa ascenso era possvel em alguns casos: quando a Igreja recrutava, em certas ocasies, seus membros entre os mais pobres: quando os servos eram emancipados por seus senhores: caso o rei conferisse um ttulo de nobreza a um homem do povo; ou, ainda, se a filha de um rico comerciante se casasse com um nobre, tornando-se, assim, tambm membro da aristocracia. 4. A pirmide social do estamento durante o feudalismo apresentava-se da seguinte maneira:

Nobreza e alto clero Comerciantes Arteso, camponeses livres e baixo clero Servos
5. No topo da pirmide encontravam-se a nobreza e o alto clero. Eram os donos da terra, da qual obtinham sua renda explorando o trabalho dos servos. Os nobres dedicavam-se guerra e caa e exerciam o poder judicirio. O alto clero (cardeais, arcebispos,

18
bispos, abades) eram uma elite eclesistica e intelectuais, e seus membros vinham da nobreza. Os Vinham a seguir na pirmide social os comerciantes. Embora muitas vezes ricos, eles no tinham os mesmos direitos da nobreza. Mais abaixo estavam os artesos, os camponeses livres e o baixo clero Os artesos viviam nas cidades, reunidos em associaes profissionais; os camponeses livres trabalhavam a terra e vendiam os produtos nas cidades; o baixo clero, originrio da populao pobre, convivia com o povo prestando-lhe assistncia religiosa. Abaixo de todos estavam os servos, que trabalhavam a terra para si e para seus senhores, vivendo em condies precarssimas: estavam ligados a terra, passando a ter novo senhor quando a terra mudava de dono. 51. CLASSE SOCIAL 1. Considerando as seguintes situaes. Um fazendeiro rico, proprietrio de uma grande extenso de terra, onde cria gado e planta caf, empregando em sua propriedade dezenas de trabalhadores. Ou, ainda, o proprietrio de uma grande industria, na qual trabalham centenas de operrios qualificados e no-qualificados. 2. Esses exemplos so uma amostra da sociedade em que vivemos a sociedade capitalista em que alguns so proprietrios dos meios de produo e a maioria tem apenas sua fora de trabalho. Assim, podemos dividir a sociedade capitalista em dois grupos, segundo a sua situao em relao aos elementos da produo: 3. proprietrios, isto , os donos dos meios de produo (terras, industrias, etc.); 4. no proprietrios, isto , os que so donos apenas de sua fora de trabalho. 5. Como vemos, as relaes de produo do origem a camadas sociais diferentes. A essas camadas que se diferenciam pelo lugar que ocupam na produo de bens damos o nome de classes sociais. Embora alguns autores usem a expresso classe social simplesmente como sinnimo de camada social, aplicando-a, portanto, a vrios tipos de sociedade, conveniente reserv-la para as sociedades capitalistas; ao modo de produo capitalista que ela se aplica com maior preciso. 52. Tipos de classe social do capitalismo 1. Na sociedade capitalista existem basicamente duas classes sociais: 2. a burguesia proprietrios dos meios de produo; 3. o proletariado classe proprietria apenas de sua fora de trabalho. 4. O prestgio social 5. As pessoas recebem benefcios diferentes, conforme pertenam a uma ou outra classe social. Como isso acontece? 6. Essa desigualdade se explica porque so diferentes as relaes que as pessoas mentem com os elementos de produo (trabalho e meios de produo). De modo geral, os proprietrios dos meios de produo (mquinas, terras, etc.) esto entre as pessoas de renda alta, enquanto aquelas que trabalham se situam no grupo de renda mdia (trabalho qualificado) ou no grupo de renda baixa (trabalho no qualificado). Da mesma forma, o prestgio social est associado s relaes entre as pessoas e os elementos da produo: os proprietrios dos meios de produo sempre gozam de maior prestgio social do que os trabalhadores. Tambm a distribuio do poder est baseada na posio dos indivduos em relao aos elementos da produo. 7. A propriedade dos meios de produo possibilita, portanto, maior nvel de consumo, mais prestgio social e maior poder. J os indivduos que possuem apenas o seu trabalho no desfrutam das mesmas condies dos proprietrios e so obrigados a trabalhar para eles, recebendo em troca uma remunerao, o salrio. o nvel desse salrio que colocar o indivduo em determinada classe social. 8. possvel ento chegar ao seguinte conceito de classe social, em que a produo aparece como fator decisivo: Todo grupo de pessoas que apresenta uma mesma situao com relao aos elementos da produo constitui uma classe social.

19
9. Sem perder de vista a estratificao bsica em duas classes sociais, e como conseqncia dela, podemos classificar a sociedade quanto ao nvel de consumo de seus membros. Assim, os proprietrios dos meios de produo podem adquirir bens e servios de luxo; os que exercem um trabalho qualificado podem adquirir bens e servios de preos intermedirio; e aqueles que exercem um trabalho no qualificado s podem adquirir bens e servios de primeira necessidade. 10. Da ser possvel representar a populao de uma sociedade capitalista numa pirmide social, conforme seu nvel de consumo, que um reflexo do seu nvel de renda.

Classe alta (grande burguesia) Classe mdia (pequena burguesia) Classe baixa (proletariado)

11. Na base da pirmide social localiza-se o proletariado, que a classe dos trabalhadores, aquela que vive exclusivamente do seu trabalho. Acima do proletariado encontramos a classe mdia, tambm chamada de pequena burguesia, ou seja, aquela que vive do pequeno capital, como os pequenos industriais, pequenos comerciantes, pequenos fazendeiros, alm dos profissionais liberais (advogados, mdicos, engenheiros, etc.). no topo da pirmide social est a grande burguesia, a classe alta: a proprietria do grande capital, incluindo-se nela os grandes industriais, os banqueiros, os grandes comerciantes e os grandes proprietrios de terras. 12. Assim, no possvel compreender a estratificao em classes sociais, ou seja, o aspecto social da sociedade capitalista sem levar em considerao seu aspecto econmico (a propriedade dos meios de produo). 53. MOBILIDADE SOCIAL 1. Em maio de 1953, Loureno Carvalho de Oliveira, nascido na pequena aldeia de Viga, no norte de Portugal, desembarcou no porto de Santos, depois de onze dias de viagem na terceira classe do Vera Cruz. Em sua terra deixara a mulher e trs filhos pequenos, vivendo graas solidariedade de parentes e vizinhos. Foi morar de favor na casa de um primo e arrumou emprego como ajudante num bar. Economizou muito, mandou buscar a famlia e conseguiu, depois de anos de trabalho e privaes, abrir uma pequena Vanda em sociedade com um amigo. O negcio foi crescendo: primeiro uma mercearia, depois um mercado, a seguir outro e mais outro. Agora 35 anos depois de chagar ao Brasil, o sr. Loureno dono de uma grande rede de supermercados, tendo se tornado um dos mais influentes membros da Associao Comercial. Seus filhos tm curso superior e um deles professor na Universidade de So Paulo. 2. Esse caso mostra que os indivduos, numa sociedade capitalista, estratificada em classes sociais, podem no ocupar um mesmo status durante toda a vida. possvel que alguns deles, que integram a camada de baixa renda (classe C), passem a integrar a de renda mdia (classe B). por outro lado, alguns indivduos da camada de alta renda (classe A), por algum acontecimento, podem ver sua renda diminuda, passando a integrar a camada B ou C. como j vimos, esse fenmeno chamado de mobilidade social. 3. Mobilidade social a mudana de posio social de uma pessoa num determinado sistema de estratificao social.

20
54. Tipos de mobilidade social 1. Quando as mudanas de posio social ocorrem no sentido de subir ou descer na hierarquia social, dizemos que a mobilidade social vertical. Quando a mudana de uma posio social a outra se opera dentro da mesma camada social, diz-se que houve uma mobilidade social horizontal. Existem outros tipos de mobilidade social: a estrutural e a circular. 55. Mobilidade social vertical 1. A mobilidade social vertical pode ser: 2. ascendente ou ascenso social quando a pessoa melhora sua posio no sistema de estratificao, passando a integrar um grupo em geral economicamente superior ao de seu grupo anterior; 3. descendente ou de queda social quando a pessoa piora de posio no sistema de estratificao social, passando a integrar um grupo em geral economicamente inferior. 4. O filho de um operrio que, pelo estudo, passa a fazer parte da classe mdia um exemplo de ascenso social. A falncia e o conseqente empobrecimento de um comerciante, por outro lado, so um exemplo de queda social. 5. Assim, a subida ou descida na hierarquia social caracteriza-se como mobilidade social vertical. 56. Mobilidade social horizontal 1. Uma pessoa muda do interior para a capital. No interior, ela defendia idias polticas conservadoras: agora, na capital, em razo das novas influncias, passa a defender as idias de um partido progressista. A situao mostra uma pessoa que experimentou alguma mudana de posio social, mas que, apesar disso, permaneceu na mesma classe social. 2. Assim, a mudana de uma posio social dentro da mesma camada social caracteriza-se como mobilidade social horizontal. 3. Outro exemplo de mobilidade social horizontal pode ser um operrio que muda de religio, ou que se casa com uma moa de mesmo nvel social, ou, ainda, que muda de partido poltico. 57. Facilidades, oportunidades e restries 1. O fenmeno da mobilidade social varia de sociedade para sociedade. Em algumas sociedades ela ocorre mais fcil; em outras, quase inexiste no sentido vertical ascendente. Em geral mais fcil ascender socialmente em So Paulo do que numa cidade do Nordeste. 2. A mobilidade social ascendente tambm mais comum na sociedade americana do que na ndia, onde praticamente no existe. Esse tipo de mobilidade mais intenso numa sociedade aberta, democrtica como os Estados Unidos do que numa sociedade aristocrtica por tradio, como a Inglaterra. 3. Entretanto, bom esclarecer que, numa sociedade capitalista mais aberta, dividida em classes sociais, embora a mobilidade social vertical ascendente possa ocorrer mais facilmente do que em sociedade fechadas, ela no se d de maneira igual para todos os indivduos. A ascenso social depende muito da origem de classe de cada indivduo. 4. Algum que nasce e vive numa camada social elevada tem mais oportunidade e condies de se manter nesse nvel, ascendente ainda mais e se sair melhor do que os originrios das camadas inferiores. Isso pode ser facilmente verificado no caso dos pretendentes aos cursos universitrios. Aqueles que desde o incio de sua vida escolar freqentam boas escolas e, alm disso, estudam em cursinhos preparatrios de boa qualidade tm mais possibilidade de aprovao no vestibular das universidades no

21
pagas, federais e estaduais. por isso que a maioria dos alunos das melhores universidades so originrios da classe mdia e da classe alta. 58. Questes para estudo 1. Relacione estratificao social e mobilidade social 2. Entre os tipos de estratificao social, um deles tem sido o mais determinante. D o nome desse tipo de estratificao social e explique sua importncia na caracterizao da saciedade. 3. Compara a mobilidade social nas sociedades de castas, estamentos e classes sociais. 4. Explique a relao entre os elementos da produo e o conceito de classe social. 5. Responda: a. Qual a relao entre o aspecto econmico e o aspecto social da vida das sociedades? b. Qual a relao entre modo de produo e estratificao social?

59. AGRUPAMENTOS SOCIAIS


60. Os grupos sociais 1. Grupo, multido, pblico e massa. O que caracteriza cada um desses tipos de agrupamento social? Quais os mecanismos que sustentam os grupos? O que torna inseparveis o status que um indivduo ocupa na sociedade e os papis sociais que ele desempenha? 2. A prpria natureza humana exige que os homens se agrupem. A vida em sociedade condio necessria sobrevivncia da espcie humana. 3. Desde o incio, os homens tm vividos juntos, formando agrupamentos, como as famlias, por exemplo. Para o socilogo Karl Mannheim, os contatos e os processos sociais que aproximam ou afastam os indivduos provocam o surgimento de formas diversas de agrupamentos sociais, de acordo com o estgio de integrao social. Tais formas so os grupos sociais e os agregados sociais. 4. Para a Sociologia, grupo social a reunio de duas ou mais pessoas associadas pela interao. Devido interao scia, os grupos mantm uma organizao e so capazes de aes conjuntas, visando atingir um objetivo comum para todos os seus membros. 5. Nos grupos sociais h normas, hbitos e costumes prprios, diviso de funes e posies sociais definidas. Como exemplos temos: a famlia, a escola, a Igreja, o clube, o Estado, etc. 6. O indivduo, ao longo de sua vida, participa de vrios grupos sociais. Os principais so: a. b. c. d. Grupo familial representado pela famlia; Grupo vicinal formado pela vizinhana Grupo educativo desenvolvido na escola; Grupo religioso representado pelas instituies religiosas (catlica, evanglica, esprita, etc.); e. Grupo de lazer que so os clubes, as associao etc.; f. Grupo profissional estabelecidos pelas relaes profissionais em empresa, escritrios etc; g. Grupo poltico formados pelo Estado, pelos partidos polticos etc. 1. As principais caractersticas de um grupo social so: 2. Pluralidade de indivduo h sempre mais de um indivduo no grupo; 3. Interao social no grupo, os indivduos comunicam-se uns com os outros; 4. Organizao todo grupo, para funcionar bem, precisa de uma certa ordem interna;

22
5. Objetividade e exterioridade os grupos sociais so superiores e exteriores ao indivduo, isto , quando uma pessoa entra no grupo, ele j existe; quando sai, ele continua a existir; 6. Contedo intencional ou objetivo comum os membros de um grupo unem-se em torno de certos princpios ou valores, para atingir um objetivo de todo o grupo; 7. Conscincia grupal ou sentimento de ns so as maneiras de pensar, sentir e agir prprias do grupo, um exemplo quando um membro do grupo diz ns ganhamos!; 8. Continuidade as interaes passageiras no chegam a formar grupos sociais organizados.

61. Tipos de grupos sociais


62. Os grupos sociais podem ser classificados em: 1. Grupos primrios so aqueles em que predominam os contatos primrios, isto, , os contatos pessoais diretos; exemplos: a famlia, os vizinhos etc; 2. Grupos secundrios so os grupos sociais mais complexos, como as igrejas e o Estado, em que predominam os contatos secundrios; os contatos sociais, nesse caso, realizam-se de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade; ou de maneira indireta, atravs de cartas, Internet, etc.; 3. Grupos intermedirios so aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais (primrio e secundria). Um exemplo deste tipo de grupo a escola. 63. Agregados sociais 1. Agregado social e uma reunio de pessoas com franco sentimento grupal e frouxamente aglomeradas. Mesmo assim, conseguem manter entre si um mnimo de comunicao e de relaes sociais. 2. O agregado social no organizado e as pessoas que dele participam so relativamente annimas. 64. Tipos de agregados sociais 1. Destacamos como agregados sociais multido, o pblico e a massa. 65. Multido 1. Um grupo de pessoas observando um incndio ou fugindo de um edifcio em chamas e um grupo que se encontra na rua para brincar o carnaval so exemplos de multido. 2. Principais caractersticas da multido: 3. Falta de organizao apesar de poder ter um lder, a multido no possui um conjunto prprio de normas; seus membros no ocupam posies definidas no agregado; 4. Anonimato os componentes da multido so annimos, pois, ao se integrarem multido, seu nome, sua profisso ou sua posio social no so levados em conta, no tm importncia alguma no agregado; 5. Objetivos comuns os interesses, as emoes e os atos so coletivos numa multido; 6. Indiferenciao no h espaos para as diferenas individuais se manifestarem, o que torna iguais os membros da multido; 7. Proximidade fsica os componentes da multido ficam prximos uns dos outros, mantendo contato direto e temporrio. 8. A multido pode assumir forma pacfica ou tumultuosa.

66. Pblico

23
1. O pblico um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estmulos. espontneo, amorfo, no se baseia no contato fsico, mas na comunicao recebida pelos diversos meios de comunicao. 2. Os indivduos que assistem a um jogo ou a uma representao teatral ou a um show de msica formam pblicos. Todos os indivduos que compem o pblico recebem o mesmo estmulo (que vem do jogo, da pea de teatro, da msica, etc.). No se trata de uma multido porque a integrao dos indivduos que formam o pblico mais ou menos intencional (decidiram ir assistir ao jogo ou pea ou ao show). Na multido a integrao muito mais ocasional. 3. Os modos de pensar, agir e sentir do pblico compem o que conhecido como opinio pblica. 4. Para Karl Mannheim, o pblico um tipo intermedirio entre a multido e os grupos sociais, porque no pblico h um tipo primrio de organizao, pois as pessoas esto sujeitas a certos regulamentos (compra de ingressos, obedincia a horrios, etc.).

67. Massa 1. As pessoas que assistem ao mesmo programa de televiso, vem o mesmo anncio num cartaz ou lem em casa o mesmo jornal constituem a massa. 68. Portanto, a massa: 1. formada por indivduos que recebem, de maneira mais ou menos passiva, opinies formadas, que so veiculadas pelos meios de comunicao de massa; 2. Consiste num agrupamento relativamente grande de pessoas separadas e desconhecidas umas das outras. 3. Como no obedecem s normas, a formao das massas espontnea. 4. Existe uma certa semelhana entre pblico e massa, pois os componentes da massa tambm esto unidos por um estmulo. Mas h uma diferena muito importante entre um e outro: o pblico no tem uma atitude passiva diante da mensagem que recebe; ele opina (com palmas, criticas, discusses etc.). Isso em geral no ocorre com a massa. 5. Numa sociedade de massa, o tipo de comunicao que predomina aquele transmitido pelos veculos de comunicao de massa. 6. Mecanismos de sustentao dos grupos sociais 7. Toda sociedade tem uma srie de foras que mantm os grupos sociais. As principais so a liderana, as normas e sanes sociais, os smbolos sociais e os valores sociais. 69. Liderana 1. A liderana uma ao exercida por um lder. Este o que dirige o grupo, transmitindo idias e valores aos outros membros. 70. H dosai tipos de liderana: 1. Liderana institucional deriva da autoridade que uma pessoa tem em virtude da posio social ou do cargo que ocupa; o gerente de uma fbrica, o pai de famlia e o diretor de uma escola so lderes institucionais; seu poder de mando vem de seu cargo e de sua posio no grupo; 2. Liderana pessoal aquela que se origina das qualidades pessoais do lder (inteligncia, prestgio social e moral, poder de comunicao, atitudes, encanto pessoal, etc.). 3. entre os lideres pessoais que costumam aparecer os lderes carismticos, ou seja, lderes dotados de um encontro pessoal to forte que so considerados freqentemente profticos, iluminados ou mesmo sobrenaturais. Relacionamos como exemplos: Antnio Conselheiro, Padre Ccero, Mao Tse-tung, Getlio Vargas, Evita Pern, Adolf Hitler.

24
4. Como pea importante de sustentao do grupo, o lder desempenha um papel integrador entre seus membros, transmitindo-lhes idias, normas e valores sociais, ao mesmo tempo em que representa os interesses e os valores do grupo. 71. Normas e sanes sociais 1. Toda sociedade e todo grupo social tm uma srie de regras de conduta, que orientam e controlam o comportamento das pessoas. Essas regras de ao so chamadas normas sociais. 2. Em funo do que est socialmente estabelecido, as normas sociais indicam o que permitido e como tal pode ser seguido e o que proibido no podendo ser praticado. 3. A toda norma social corresponde uma sano social. A sano social uma recompensa ou uma punio que o grupo a sociedade atribuem ao indivduo, em funo de seu comportamento social. 72. A sano social : 1. Aprovativa quando vem sob a forma de aceitao, aplausos, honras, promoes; o reconhecimento do grupo por ter o indivduo cumprido o que se esperava dele; quando a pessoa corresponde expectativa da sociedade, esta a gratifica e recompensa; 2. Reprovativa quando corresponde a uma punio imposta ao indivduo que desobedece a alguma norma social; essa pinico varia de acordo com a importncia que a sociedade d norma infringida; assim, so sanes reprovativas desde o insulto, a zombaria e a vaia at a perda dos bens, a priso e, em alguns pases, a pena de morte. 73. AS INSTITUIES SOCIAIS 1. Desde o nascimento, comeamos a aprender as regras e os procedimentos que devemos seguir na vida em sociedade. medida que amadurece e entende melhor o mundo em que vive, percebe que em todos grupos de que participa existem certas regras muito importantes, certos padres que a sociedade considera fundamentais. Essas regras, institudas pelos nossos antepassados, receberam modificaes maiores ou menores atravs do tempo. E a sociedade exerce grande presso para que todos cumpram essas regras. 74. Diferena entre grupo social e instituio social 1. Assim, instituio social um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tm grande valor social. So os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa encontra pr-estabelecido e cuja mudana se faz muito lentamente, com dificuldade. 2. Quando se observa qualquer grupo social dentro de determinada sociedade seja ela a famlia, a Igreja, a escola ou um banco -, verifica-se a existncia de regras e procedimentos padronizados, cuja importncia estratgica manter a organizao do grupo e satisfazer as necessidades dos indivduos que dele participam. 3. No estudo das instituies sociais existem dois aspectos muito importantes. Em primeiro lugar, necessrio fazer uma diferena ntida entre grupo social e instituio social. Apesar de os dois dependerem basicamente um do outro, so duas realidades distintas. 4. Os grupos sociais referem-se a indivduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interao mais ou menos contnuo. J as instituies sociais referem-se s regras e procedimentos padronizados dos diversos grupos. 5. Por exemplo: o pai, a me e os filhos formam um grupo primrio; as regras e os procedimentos que regulamentam essa relao fazem parte da instituio familiar.

25
75. Interdependncia das instituies 1. Em segundo lugar, preciso deixar bem claro que uma instituio no existe isolada das outras. Todas possuem uma interdependncia mtua, de forma tal que uma modificao em determinada instituio pode acarretar mudanas maiores ou menores em outra. Por exemplo: a escravido era uma instituio que existiu no Brasil at 1888. com a libertao dos escravos , ocorreu uma modificao bsica na instituio econmico do pas: os trabalhadores passaram a receber salrio pelo seu trabalho; imediatamente, a instituio familiar, a religiosa e a educativa sofreram mudanas decorrentes do processo, na medida em que tiveram de reorganizar seu sistema de status, seus padres de comportamento e suas normas jurdicas em relao aos negros. 76. Principais tipos de instituies 1. As principais instituies sociais so: instituio familiar; instituio educativa; instituio religiosa; instituio jurdica; instituio econmica; instituio poltica. 77. A famlia 1. De forte influncia na formao do indivduo, a famlia o primeiro grupo social a que pertencemos. A famlia pode ser definida como um tipo de agrupamento social primrio, cuja estrutura em alguns aspectos varia no tempo e no espao. Essa variao pode ser quanto: ao nmero de casamento; a forma de casamento; ao tipo de famlia; aos papeis familiares. 78. Nmero de casamentos 79. Quanto ao nmero de casamentos, a famlia pode ser monogmica e poligmica. 1. A famlia nomogmica aquela em que cada esposo e cada esposa tm apenas um cnjuge, que seja uma aliana indissolvel (at a morte), quer se admita o divrcio (como o caso de nossa sociedade). A lei brasileira permite um novo casamento aps o trmino do casamento anterior. 2. A famlia poligmica aquela em que cada esposo pode ter dois ou mais cnjuges. Ao casamento de uma mulher com dois ou mais homens d-se o nome de poliandria. Esse tipo de famlia existe, por exemplo, entre as tribos do Tibete e entre os esquims. Ao casamento de um homem com vrias mulheres damos o nome de poliginia. Essa prtica pode ser encontrada entre certas tribos africanas, entre os mrmons e entre os povos que seguem a religio muulmana. 80. Formas de casamento 81. Quanto s formas de casamento, temos a endogamia e a exogamia. 1. Endogamia quer dizer casamento permitido apenas dentro do mesmo grupo, da mesma tribo. Era muito comum nas sociedades primitivas, sendo encontrada ainda hoje no sistema de castas na ndia. 2. Exogamia o tipo de casamento encontrado na maioria das sociedades modernas; o casamento com algum de fora do grupo. Por exemplo, so comuns os casamentos de pessoas de religio, raa ou classe social distintas. 82. A famlia pode ser classificada em dois tipos bsicos: 1. famlia conjugal ou nuclear e famlia consangnea ou extensa.

26
a. Famlia conjugal ou nuclear o grupo que rene o marido, a esposa e os filhos; b. Famlia consangnea ou extensa a que rene, alm do casal e seus filhos, outros parentes, como avs, netos, genros e noras. 83. Principais funes da famlia 1. Funo sexual e reprodutiva garantem a satisfao das necessidades sexuais dos cnjuges e perpetuam a espcie humana pelo nascimento dos filhos; 2. Econmica assegura os meios de subsistncia e bem-estar dos membros; 3. Educacional responsvel pela transmisso criana dos valores e padres culturais da sociedade; Pode-se dizer que a famlia, atravs dessa funo, a primeira agncia de socializao do indivduo. 84. A Igreja 1. Todas as sociedades conhecem alguma forma de religio. A religio um fato social universal, sendo encontrada em toda parte e desde os tempos mais remotos. 2. Ao longo da Histria apareceram muitas formas de manifestao religiosa. Das religies que surgiram, algumas desapareceram e outras existem at hoje, congregando milhes e milhes de fiis. A crena em algum tipo de divindade e o sentimento religioso so acontecimentos generalizados em todas as sociedades. 3. Dentro das mais variadas culturas, o culto ao sobrenatural apresenta-se como fator de estabilidade social e de obedincia s normas sociais. As pessoas procuram no misticismos e no sobrenatural algo que lhes transmita paz de esprito e segurana. Por isso, a religio sempre desempenhou uma funo social indispensvel. 4. A religio inclui a crena em poderes sobrenaturais ou misteriosos. Essa crena est associada a sentimentos de respeito, temor e venerao, e se expressa em atitudes pblicas destinadas a lidar com esses poderes. 5. A forma pela qual se expressa a religio varia muito: sociedades diferentes acentuam diferentes elementos ou aspectos da religio. Algumas atribuem importncia maior crena no sobrenatural; outras, aos ritos e cerimnias. 6. As religies ocidentais sofreram profundas modificaes devido mudana da economia agrcola para a economia industrial e tambm em razo do progresso da cincia e das artes, com as conseqentes transformaes da viso que o ser humano tem de si mesmo e da vida. Atualmente, as religies no mundo ocidental t^m procurado, em geral, conciliar suas doutrinas com o conhecimento cientfico. 7. inegvel a tendncia moderna de dar mais nfase aos valores sociais do que aos dogmas religiosos, de valorizar mais os aspectos sociais e humanos. Prova disso o surgimento, dentro da Igreja Catlica, da doutrina da Teologia da Libertao, que defende a necessidades de a Igreja lutar por maior justia entre as pessoas. Muitos lderes religiosos tem defendido uma participao cada vez maior das igrejas nos problemas sociais e tm ressaltado mais o contedo tico do que os dogmas da religio. 8. Por outro lado, setores conservadores das igrejas procuram manter inaltervel o papel dessa instituio, defendendo o apego tradio e dando nfase s atividades missionrias. 85. O Estado 1. Quando um assalariado tem o seu Imposto de Renda retido na fonte, ou quando vai ao supermercado comprar um determinado bem (alimento, bebida, calado), ele est sendo tributado, isto , ele est pagando imposto ao Estado. No primeiro caso o imposto direto, porque ele incide diretamente sobre o salrio da pessoa. No segundo caso ele indireto, porque quem o recolhe o comerciante, atravs do ICMS (Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios), ou IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

27
2. Assim, os tributos representam uma apropriao de recursos dos particulares pelo Estado. Esses recursos serviro para financiar os gastos do Estado com seus funcionrios, com as obras que deve realizar etc. 3. Mas em que o Estado se baseia para retirar recursos de pessoas e empresas? 4. A ao tributadora se fundamenta numa qualidade que integra a prpria essncia do Estado: o seu poder de coero. Esse poder a possibilidade que tem o Estado de recorrer violncia fsica para cumprir os seus fins. 86. Direito e poder do Estado 1. Em qualquer sociedade, apenas o Estado tem o direito de recorrer violncia, coao, para obrigar algum a fazer alguma coisa. Em suma, o Estado a instituio social que tem a exclusividade, o monoplio da violncia legtima; e assim porque a lei lhe confere o direito de recorrer violncia, caso seja necessrio. Esse direito executado pelas instituies policiais e militares.o poder e autoridade centralizam-se de maneira mais clara no Estado. Desse modo, o Estado uma das agncias mais importantes de controle social; o Estado executa suas funes por meio da lei, apoiado em ltima instncia no uso da fora. 2. Max Weber entende por poder as oportunidades que uma pessoa ou um grupo de pessoas tem de realizar sua vontade numa ao comum, mesmo contra a resistncia de outras pessoas que participam da ao. Ter poder, portanto, conseguir impor sua vontade sobre a vontade de outros indivduos. 3. As pessoas que exercem o poder no Estado compem o governo. Em virtude do seu legtimo (mas jamais completo) monoplio da fora, o governo, evidentemente, detm o poder supremo da sociedade. Ele reserva para si o direito de impor e de obrigar. Qualquer outro uso ou ameaa do uso de fora (por bandos criminosos, soldados amotinados, grupos rebeldes, etc.) ilegtimo e ser suprimido, se possvel pelo Estado. Se ele no conseguir eliminar a violncia, perder sua caracterstica principal, deixar de existir. Isso acontece quando um Estado no consegue acabar com uma revoluo ou uma insurreio. 87. Elementos do Estado 1. O Estado essencialmente um agente de controle social. Difere de outras instituies como a famlia e a Igreja, que tambm exercem controle na medida em que tem poder para regular as relaes entre todos os membros da sociedade. 88. O Estado constitui-se de trs elementos: 1. O territrio a base fsica do Estado, sobre a qual ele exerce sua jurisdio; 2. A populao composta pelos habitantes do territrio; 3. O governo grupo de pessoas colocadas frente dos rgos fundamentais do Estado e que em seu nome exerce o poder pblico. 89. Estado, nao e governo 1. Estado diferente de nao. A nao um conjunto de pessoas ligadas entre si por vnculos permanentes de idioma, religio, valores; anterior ao Estado, podendo existir sem ele. Por outro lado, um Estado pode compreender vrias naes, como o caso do Reino Unido (formado por Esccia, Irlanda do Norte, Pais de Gales e Inglaterra). E h naes sem Estado, como acontecia com os judeus antes da criao do Estado de Israel, e ainda acontece com os povos ciganos. 2. O Estado portanto, a nao com um governo. Mas Estado diferente de governo: Estado uma instituio social permanente; governo um elemento transitrio do Estado. Assim pode-se dizer que o governo muda e o Estado continua. 3. Como o Estado uma entidade abstrata, que no tem querer nem agir prprios, o governo (grupo de pessoas) age em seu nome. Por exemplo: a Presidncia da Repblica

28
um rgo fundamental do Estado brasileiro. O presidente da Repblica que exerce esse cargo; ele age em nome do Estado. 90. Os trs poderes do Estado e as formas de governo 91. Os estados modernos possuem trs poderes: 1. Executivo encarregado de executar as leis; 2. Legislativo encarregado de elaborar as leis; 3. Judicirio encarregado de distribuir a justia e interpretar a Constituio. 92. O Estado pode ter as seguintes formas de governo: 4. Monarquia o governo exercido por uma s pessoa (o rei). Que herda o poder e o mantm at a morte ou renncia; 5. Repblica o poder exercido por representantes eleitos periodicamente pela populao; 6. Ditadura uma s pessoa, o ditador, impe a sua vontade e dispe de poder ilimitado. 7. Na ltima dcada do sculo XX, uma onda de democracia participativa tomou o planeta, onde o velho mandonismo autocrtico virou curiosidade escolar, juntamente com o racismo proibido por lei e a submisso feminina com a mulher tendo conquistado o direito de votar, trabalhar e dirigir automveis, por exemplo. Com isso, o Estado moderno precisou se adaptar aos novos tempos. a. Questes para estudo b. c. d. e. Estabelea a diferena entre grupo social e instituio social O que voc entende por interdependncia das instituies? Cite as principais instituies sociais Usando palavras prprias, conceitue famlia, inclua os conceitos sobre funes da famlia e papis familiares f. Sintetize as principais caractersticas da famlia brasileira atual g. Explique o que voc entende da seguinte frese: A religio sempre desempenhou uma funo social indispensvel. h. Qual a principal caracterstica definidora do Estado? i. Explique as diferenas entre Estado, nao e governo j. De que maneira os trs poderes do Estado se complementam? k. Faa uma pesquisa e relacione os pases que tm como forma de governo a ditadura

S-ar putea să vă placă și