Sunteți pe pagina 1din 5

DIREITO PENAL 03.04.

2013 TEORIA DA LEI PENAL 1 Tempo e lugar do crime L ugar U biguidade T empo A tividade

2. Lei penal no tempo Abolitio Criminis = a lei nova que deixa de considerar o fato como criminoso cessando em virtude dela todos os efeitos penais da sentena condenatria. Sumula 611 STF = compete ao juzo da execuo a aplicao da lei benfica aps o transito em julgado. Sumula 711 STF = crime permanente = crime que se prolonga no tempo. Ex: sequestro. Aplicase a lei mais severa ao crime permanente e ao crime continuado, desde que tenha entrado em vigor antes de cessada a continuidade ou a permanncia. Ultra atividade da lei excepcional ou temporria= 1. Lei excepcional ou temporria = a que s vigora durante determinada situao anormal ou prazo determinado. Ex: situao de seca. Cessada a situao ou prazo ela se auto revoga. 2. ULTRA ATIVA = ela continua aplicando-se no entanto aos fatos praticados na sua vigncia mesmo aps revogada. Tais fatos no sofrem abolitio criminis. Lei carrapato = gruda no fato. LEI PENAL ESPAO Regra Principio da territorialidade temperada = aplica-se a lei brasileira ao crime praticado no Brasil, sem prejuzo no disposto em tratados, convenes ou regras internacionais que disponha ao contrario. Exceo Principio da extraterritorialidade = aplicase a lei brasileira ao crime praticado fora do pas, Brasil.

Territorialidade = Conceito de territrio Fsico Solo Territrio Brasileiro Mar Espao Areo Inclusive aeronaves embarcaes privadas estrangeiras

Por extenso Aeronaves ou embarcaes brasileiras: Publicas ou a servio do governo brasileiro em ou qualquer lugar que se encontre. Aeronaves

privadas vo se incorporar ao lugar que elas esto. Quando esta em alto mar esse crime foi praticado dentro da aeronave do pais de origem vira uma extenso do pais de origem.

Extraterritorialidade: Incondicionada Condicionada Mesmo que j tenha sido S se estiverem presentes absolvido ou cumprido pena certas condies: no estrangeiro vai ser Tratado ou condenado no Brasil. conveno = crime BIS IN IDEN que por tratado ou Pena cumprida no conveno o Brasil se estrangeiro ser abatida no obrigou a reprimir. Brasil Aeronave ou Presidente = crime contra a embarcao = crime vida ou liberdade do praticado em presidente da republica aeronave ou Administrao = crimes embarcao privada contra o patrimnio ou f brasileira no pblica da administrao por estrangeiro e que ai quem esta ao seu servio. no tenha sido Genocdio = desde que o julgado. agente seja brasileiro ou Brasileiro autor ou domiciliado no Brasil. vtima

Extraterritorialidade

TEORIA DO CRIME (Art.13 a 31) CRIME tem que praticar todos os 4, seno no crime! CONDUTA = Ao ou TPICA = prevista em ILICITA = Proibida. CULPAVEL = omisso voluntria e lei (tipicidade reprovabilidade consciente. formal) e mais leso Reprovvel. relevante ao bem jurdico. (tipicidade material). Excludentes Conduta = Tpica= Ilcita = Culpabilidade = Ato reflexo, Princpio da Legitima embriagues movimentos lesividade. defesa. doena corporais Princpio da Estado de erro de involuntrios, no insignificnc necessidade proibio controlado pelo ia. deixe de ser coao meu sistema. proibido e Princpio da obedincia Coao fsica adequao se torne

irresistvel. Sonambulismo = no so conscientes, no representa conduta. Hipnose =

permitido pela vitima.

ERRO DE TIPO 1. Essencial Inevitvel/escusvel = Exclui dolo, exclui culpa = NO TEM COMO EVITAR. Fato Atpico. Evitvel/inescusvel = Exclui o dolo, mas permite a punio por culpa, se houver previso = TEM COMO EVITAR. 2. Acidental Erro sobre a pessoa confuso pessoa-pessoa (responde como se estivesse estive atingido a pessoa pretendida). Erro na execuo - Erro de pontaria gostaria de atingir um e atinge outro (responde como se estivesse atingido a pessoa). ABERRATIO ICTUS Resultado diverso ou aberratio criminis responde por crime culposo se houver previso. OBS: tanto no Aberratio ictus quanto aberratio criminis se houver resultado complexo, atinge os dois resultados, aplica-se a regra do concurso formal perfeito. ETAPAS DE REALIZAO DO DELITO = quando eu tenho um crime no consumado ele pode estar no consumado por 3 motivos: Por motivos alheios a vontade do agente = tentativa do crime pretendido Pela prpria vontade do agente = pode haver duas situaes: 1. Desistncia voluntria = omisso = s responde pelos atos praticados = resultado. 2. Arrependimento eficaz = ao, tomar uma atitude que impede a consumao = s responde pelos atos praticados = resultado. Absoluta ineficcia do meio ou impropriedade do objeto. = crime impossvel = no se pune. TEORIA DA PENA 1. Sistema trifsico = Pena Base = no significa pena mnima.

Circunstancias judiciais art. 59 e a mais importante = antecedentes. No tem valor estabelecido em lei. Agravantes e

Dentro dos limites legais, nem acima do mximo, nem abaixo do mnimo.

Pena Provisria

Dentro dos limites

Pena Definitiva

atenuantes. Art. 61 a 67 CP Reincidncia No tem valor estabelecido. Causas de aumento e diminuio Esto previstas na parte geral como especial. Ela sempre tem valor estabelecido em lei, que pode ser fixo ou varivel.

previstos em lei.

Limite da prpria causa de aumento e diminuio, j esta fixado.

ANTECEDENTES X REINCIDENCIA a. Antecedentes = segunda a sumula 444 do STJ s podem ser considerados maus antecedentes sentenas condenatrias transitadas em julgado, desde que no gerem reincidncia. Maus antecedentes no tem prazo de validade b. Reincidncia = no gera reincidncia crimes polticos e crimes militares. No gera reincidncia a condenao anterior aps passados 5 anos, do termino de cumprimento da pena. c. S reincidente quem pratica um novo crime aps o transito em julgado de condenao anterior. CONCURSO DE CRIMES. Material + de 1 conduta que vai dar origem a mais de um crime idnticos ou no. Formal/ideal 1 s conduta que d origem a mais de um crime, idnticos ou no. Crime continuado + de uma conduta com + de um crime da mesma espcie, em condies semelhantes de tempo, espao ou modo de execuo. Dosimetria do crime feita por exasperao, o juiz aplica a pena mais grave e eleva-la de 1/6 a 2/3.

Dosimetria = cumulo material que igual a soma das penas.

Concurso formal perfeito = no queria o resultado, dosimetria = exasperao = o juiz vai aplicar s a pena mais grave e as outras ele despreza, elevando de 1/6 a metade Concurso formal imperfeito = todos os resultados so dolosos, visava os dois resultados.

Cumulo material = soma das penas.

OBS: se o crime continuado envolver crimes praticados com violncia ou grave ameaa contra vitimas diferentes o juiz poder aumentar a pena ate o triplo(crime continuado especifico ou qualificado.) OBS2: tanto o concurso formal perfeito quanto o crime continuado foram feitos para impedir o rigor e injustias, a soma das penas no daria. A pena obtida pela exasperao no pode ser superior a que seria obtida pelo cumulo, caso isso ocorra, o juiz dever aplicar o chamado concurso material benfico. OBS3: o concurso de crimes no se aplica as penas de multa. Elas devem ser sempre aplicadas distinta e integralmente.

S-ar putea să vă placă și