Sunteți pe pagina 1din 14

HotPotatoes

O HotPotatoes um software de autoria utilizado para criar exerccios que podem ser disponibilizados em AVAs, blogs e sites.

Ferramentas do HotPotatoes:
JQuiz: cria atividades com questes de respostas curtas, escolha mltipla, hbrida e seleo mltipla. JCloze: cria atividades de completar lacunas. JMix: cria atividades de ordenao de palavras. JCross: cria as palavras cruzadas. JMatch: cria atividades de associao entre "colunas". JMasher: cria um arquivo que carrega as diferentes atividades desenvolvidas nas ferramentas JQuiz, JCloze, JMix, JCross e JMatch.

Instalao e configurao do programa


Registro: o primeiro passo para instalar o software HotPotatoes realizar o registro no site http://web.uvic.ca/hrd/hotpot/. O HotPotatoes gratuito para fins educacionais. Instalao: para instalao, preciso que o usurio acesse o endereo: http://web.uvic.ca/hrd/hotpot/ e, na sequncia, busque na seo de Download a verso do programa que esteja de acordo com o sistema operacional do seu computador (Windows, Mac e Linux). 1) Clique na opo de download que seja compatvel com seu sistema operacional:

2) Clique em Download

3) Abra o arquivo e execute o programa. Na sequncia aparecer uma tela para configurao do idioma. Escolha o idioma desejado e clique em Ok.

4) Inicie a instalao do programa:

Escolha o local que deseja salvar o programa. A instalao do HotPotatoes simples e rpida.

5) Na tela de registro, insira seu nome e clique em ok. Na sequncia aparecer uma janela para configurao da interface. Selecione portuguesbrasileiro.hif e clique em Ok.

6) Com a instalao concluda, o programa j est pronto para ser utilizado. Clique na batata desejada para criar uma atividade:

Exemplo de atividade criada utilizando a ferramenta Jquiz


1. Clique na batata JQuiz.

2. Preencha as lacunas com os dados do exerccio. Voc notar que ao clicar na seta localizada frente da pergunta abriro as seguintes opes: escolha mltipla, resposta curta, hbrida, seleo mltipla.

3. Para dar prosseguimento elaborao de perguntas, clique na seta localizada frente de P. Voc pode altera entre os formatos de quiz, ou seja, pode selecionar seleo mltipla para uma e hbrida para outra. Depois de inserir as perguntas, clique para salvar e depois exporte para web.

4. Layout bsico do JQuiz disponibilizado em formato web:

Exemplo de atividade criada utilizando a ferramenta Jcross


1. Clique na batata JCross. 2. Na sequncia aparecer uma tela para criao da atividade:

3. Clique em Organizar grade e na sequncia em Gerador Automtico de grade.

4. Aparecer uma tela para insero das palavras. Insira as palavras e clique em Criar a grade:

5. Aps esta etapa voc far a insero de pistas. Clique em Juntar Pistas e depois comece a inserir as pistas selecionando a palavra e descrevendo a pista no campo que aparece abaixo:

6. Terminada a etapa de insero das pistas, clique em Arquivo / Salvar Como. Escolha a pasta na qual deseja salvar a atividade. A extenso do arquivo .jcw, ou seja, JCross. Ateno! importante que voc salve o arquivo em .jcw antes de exportar para pgina de web para que possa realizar alteraes futuras. 7. Aps salv-lo, clique novamente em Arquivo e depois em Criar pgina da Web e novamente selecione a pasta de destino. 8. Clique na opo Ver o exerccio no meu browser.

9. Layout bsico da cruzadinha disponibilizada em formato web:

Exemplo de atividade criada utilizando a ferramenta Jcloze


1. Clique na batata JCloze 2. Ao abrir a janela de edio do JCloze, preencha com os dados:

3. Note que aparece a opo de criar lacuna. Basta selecionar a palavra que deseja e clicar em Lacuna.

4. Layout bsico do JCloze disponibilizado em formato web:

Exemplo de atividade criada utilizando a ferramenta The Masher


1. Clique na batata The Masher. Nesta ferramenta voc poder criar um mix de todas as outras.

2. Clique em + Juntar Arquivos e adicione os arquivos criados anteriormente.

3. Note que na figura anterior aparecem os arquivos selecionados. Da basta clicar em Criar unidade. 4. Depois desta etapa abrir uma tela com as atividades disponveis:

S-ar putea să vă placă și