Sunteți pe pagina 1din 4

Muitas pessoas, que por muitos anos lutam com o peso, citam determinada situao estressante como o gatilho

que sinalizou o incio de dificuldades. Tambm pode ser ocasio para recair. Depois de anos mantendo o peso sob controle, algumas pessoas abandonam esse compromisso em funo de um acontecimento - pode ser divrcio, perda do emprego, morte de um dos cnjuges, etc. Se voc travou batalha com tal experincia, pode ter sentido que no importa como controla a sade e o peso, pois esse acontecimento arruinante demonstra que no consegue controlar o que lhe acontece e aos que ama. E, assim, pode recair nos velhos hbitos de comer, que ajudam a aumentar o peso.

A relao ntima entre alimento e emoes assunto de todo um campo da psicologia. Nosso propsito torn-lo ciente de que se antes voc tinha um problema, o de comer em excesso ou de comer os alimentos errados - como uma forte bebida alcolica -, pode ser vulnervel a voltar a ter esses maus hbitos, quando a vida atira voc em um abismo.

Como evitar a recada?

Se algo acontecer que o faa apertar os botes do estresse e apontar-lhe na direo da geladeira, da padaria da esquina, do restaurante fast-food, do vidro de balas e bombons ou de vrias cervejas, voc precisa imediatamente estar ciente da recada. Conscincia o primeiro passo para evitar uma espiral no comportamento, que transforma gatilhos autocensurantes e mais desforras. Se voc tem uma progressiva ou mesmo eventual histria de abandono de programa quando encontra uma situao estressante, preciso comear a entender as circunstncias e o alimento que o levara runa no passado. De outro modo, o seu comportamento pode levar a fazer uma dieta ioi. E se, temporariamente, cair no poo da tentao, precisa saber que pode sair dali, como antes. Se se achar em situao estressante, experimente uma das seguintes tticas:

- fale com uma pessoa em que confia, seja um membro da famlia, amigo ou terapeuta. Arejar as emoes o primeiro passo para lidar construtivamente com elas.

- No se afunde em autocompaixo. Se sofreu desapontamento no amor, a verdadeira vingana mostrar ao ex-cnjuge que teve a firmeza de ser feliz sem ele ou ela. Se achou que a aposentadoria fez voc sentir-se intil, envolva-se em atividades voluntrias ou inicie uma segunda carreira. Se perdeu a pessoa bem -amada, entre em contato com outros membros da famlia, que tambm estejam sofrendo.

- Converse com voc. Lembre-se de como superou outros problemas no passado e como se sente, agora, bastante forte para fazer o mesmo.

- No caia na armadilha culposa de se punir por ter recado, passando a se alimentar inadequadamente.

- Reconhea o que fez, perdoe-se - e ento volte a fazer o programa Atkins.

- No se permita engordar mais de dois quilos e meio. Perder essa pequena quantidade de peso sempre possvel. Estamos falando de peso verdadeiro, no da flutuao durante o dia, que se reflete tambm em um aumento de centmetros.

To logo voc tenha controle do seu consumo de carboidratos, deve ser imediatamente capaz de perder os poucos quilos que conseguiu adquirir, o que far comear a sentir-se melhor. Enquanto isso, principie a pensar em por que "saiu do trem" e como evitar fazer o mesmo novamente no futuro. Era uma alimentao puramente emocional? Ou voc se deixava ter muita fome? Est bebendo bastante gua? Conserva sempre consigo lanchinhos com carboidratos controlados, como queijinhos cortados, ovos cozidos, pores pequenas de castanhas, etc? Depois que come algo que no devia ou algo que interpreta como excelente, como voc se sente?

A seguir, algumas dicas que vo ajudar a evitar comportamento que sabe ser destrutivo:

- Conhea os gatilos: Se for a uma padaria pela qual passa todos os dias, troque de caminho. Se for a uma festa com bolo de aniversrio tentador, coma antes de ir ou leve algo de baixo carboidrato que substitua o bolo, enquanto todos se empaturram de acar e farinha de trigo branca com margarina. Se vai a uma banca de jornais onde se vende uma tentadora srie de barras de chocolate, resolva com antecedncia, que vai comprar apenas o jornal. Se for um drinque social, limite a quantidade que ir beber.

- Planeje o caminho pelo supermercado. Evite simplesmente os caminhos onde so expostas sodas e outras bebidas ou guloseimas cheias de carboidratos vazios. A surpresa ser grande: voc conseguira passar, rapidamente, zunindo pela loja, quando se decidir por evitar todo esse manterial desnecessrio.

- Mantenha-se ocupado. obvio, mas verdadeiro. Quando percebe abrir a geladeira para ver o que h, hora de descobrir algo a fazer. Por outro lado, ficar to absorvido em uma atividade faz voc pular uma refeio ou um espao de muito tempo entre as refeies e leva a uma queda do acar no sangue e a uma necessidade desesperada de comer a prxima coisa que vir.

Comece novamente a fazer um dirio de alimentao. Voic pode ter mantido um dirio enquanto estava nas fases do Atkins. Por que no voltar a esse hbito e faz-lo num caderno de notas ou agenda de bolso? Alm de rastrear o consumo de alimentos e quaisquer mudanas de peso, leve em considerao acrescentar as seguintes categorias: Disposio de Humor no dia, Local, Medir de Fome (em uma escala de 1 a 5). O dirio de alimentao trabalha em poucos e diferentes nveis. Alm de listar os carboidratos dirios, ele interfere com os mordiscos inconscientes e estipula uma histria de seus hbitos alimentares, para que possa ver o que funciona ou no com voc.

Trate-se. Lembre-se de que controlar os carboidratos lhe permite comer muitos alimentos proteicos bastante saborosos que a dieta Atkins permite, bem como usar chantilly feito de creme de leite e adoante em suas sobremesas e cafs.

DEZ REGRAS PARA VIVER A VIDA TODA

1- Conte os carboidratos livres nas refeies dirias. 2- Fique no ponto ou abaixo do seu PECA (PONTO DE EQUILBRIO DE CARBOIDRATOS ATKINS). 3- Ajuste seu PECA, conforme necessitar. 4- Coma principalmente alimentos integrais, no beneficiados. 5- Fuja de acar, farinha de trigo branca e outros alimentos sem valor nutricional. 6- No ao deixe passar mais de quatro a seis horas aps o despertar sem uma refeio ou lanchinho com baixo ndice de carboidratos. 7- Faa exerccios regularmente. 8- Tome vitaminas, sais minerais e cidos graxos essenciais. 9- Beba um mnimo de 08 copos dirios de gua.

10 - Nunca se deixe engordar mais de 2,5 kilos.

S-ar putea să vă placă și