Sunteți pe pagina 1din 15

Caderno de Provas ARTE MSICA

Edital N. 36/2011 REITORIA/IFRN

29 de janeiro de 2012

INSTRUES GERAIS PARA A REALIZAO DA PROVA


Use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo e o nmero do seu documento de identificao no espao indicado nesta capa. A prova ter durao mxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questes do Caderno de Provas e preencher as Folhas de Respostas. O Caderno de Provas somente poder ser levado depois de transcorridas 2 (duas) horas do incio da aplicao da prova. Confira, com mxima ateno, o Caderno de Provas, observando o nmero de questes contidas e se h defeito(s) de encadernao e/ou de impresso que dificultem a leitura. A quantidade de questes e respectivas pontuaes desta prova esto apresentadas a seguir: Tipo de questo Discursiva Mltipla escolha Total de questes 02 questes 25 questes Pontuao por questo 15 pontos 2,8 pontos Total de pontuao 30 pontos 70 pontos

Para cada questo de mltipla escolha, h apenas uma resposta correta. Confira, com mxima ateno, se os dados (nome do candidato, inscrio, nmero do documento de identidade, matria/disciplina e opo de campus) constantes nas Folhas de Respostas esto corretos. Em havendo falhas nas Folhas de Respostas, comunique imediatamente ao fiscal de sala. As Folhas de Respostas no podero ser dobradas, amassadas ou danificadas. Em hiptese alguma, sero substitudas. Assine as Folhas de Respostas no espao apropriado. Transfira as respostas para as Folhas de Respostas somente quando no mais pretender fazer modificaes. No ultrapasse o limite dos crculos na Folha de Respostas das Questes de Mltipla Escolha. As questes discursivas devero ser respondidas unicamente no espao destinado para cada resposta nas Folhas de Respostas das Questes Discursivas. Respostas redigidas fora do espao reservado sero desconsideradas. Ao retirar-se definitivamente da sala, entregue as Folhas de Respostas ao fiscal. NOME COMPLETO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAO:

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

QUESTES DISCURSIVAS
ESTAS QUESTES DEVERO SER RESPONDIDAS NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DAS QUESTES DISCURSIVAS.

Questo 1 As orientaes do Ministrio da Educao (PCN, Parmetros em Ao) e a prpria legislao referente ao ensino da arte e da msica (Lei n 9.394 e Lei n 11.769), preconizam a importncia de se abordar as expresses regionais como forma de se promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Considerando essa afirmao como eixo norteador do ensino de arte-msica na atualidade, explique de que forma a singularidade e a pluralidade cultural em msica podem ser abordadas no processo educativo.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

Questo 2 Cada vez mais, o ensino e a aprendizagem em msica esto sendo influenciados pelas novas tecnologias. Analise de que forma tais tecnologias podem ser utilizadas como recurso metodolgico para o ensino e a aprendizagem em msica.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA


AS RESPOSTAS DESTAS QUESTES DEVERO SER ASSINALADAS NA FOLHA DE RESPOSTAS DAS QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA. 01. Leia abaixo o fragmento de uma matria publicada no Jornal Tribuna do Norte, em 10 de abril de 2011: A principal lei de incentivo fiscal cultura do Rio Grande do Norte est com inscries abertas desde o dia primeiro de abril. Os interessados devem comparecer Fundao Jos Augusto at o dia 15 de setembro. Os projetos sero analisados por uma comisso e os considerados aptos podero captar o financiamento. O valor da renncia fiscal desse ano foi ampliado de R$ 4 milhes para R$ 6 milhes. Cada empresa pode renunciar at 2% do ICMS. O aumento, iniciativa da governadora Rosalba Ciarlini e da secretria extraordinria de cultura, Isaura Rosado, visa diminuir a defasagem pela qual a lei passava. O valor estava h oito anos congelado. [...]. Considerando as informaes contidas no fragmento anterior, correto afirmar que a matria se refere lei A) Cmara Cascudo. B) Alberto Maranho. C) Jos Augusto. D) Djalma Maranho. 02. Em uma escala diatnica menor, os intervalos de semitom encontram-se entre os graus A) I - II e V - VI. B) II - III e V - VI. C) III IV e V VI. D) III - IV e VII VIII. 03. A abordagem triangular do ensino da arte, formulada e defendida por Ana Mae Barbosa, est ancorada no trip A) produo, apreciao e contextualizao. B) fazer artstico, pesquisa e socializao. C) fruio, apreciao e reflexo. D) produo, pesquisa e contextualizao.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

04. Conhecer arte no Ensino Mdio significa os alunos apropriarem-se de saberes culturais e estticos inseridos nas prticas de produo e apreciao artsticas, fundamentais para a formao e o desempenho social do cidado. Na escola de Ensino Mdio, continuar a promover o desenvolvimento cultural e esttico dos alunos com qualidade, no mbito da Educao Bsica, pode favorecer-lhes o interesse por novas possibilidades de aprendizado, de aes, de trabalho com a arte ao longo da vida.
(BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Mdio: Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias. Braslia: MEC/Secretaria de Educao Bsica, 2000.)

Considerando o texto acima, podemos afirmar que o ensino de arte-msica no Ensino Mdio deve A) promover e aprofundar os conhecimentos musicais dos estudantes de modo a prepar-los para novas possibilidades de trabalho. B) aprofundar os conhecimentos trabalhados no Ensino Fundamental, sendo essencial, para isso, que o professor aproprie-se dos conceitos estudados por seus alunos nos anos anteriores. C) possibilitar aos alunos a oportunidade de desenvolverem saberes culturais e estticos que garantam o seu desenvolvimento pleno. D) possibilitar, por meio de atividades diversificadas, a compreenso da msica como linguagem socialmente construda, dotada de valores histricos e culturais. 05. Acerca do perfil do professor de arte-msica para o Ensino Mdio na atualidade, correto afirmar que este profissional precisa possuir as seguintes caractersticas: I II III IV ter formao pedaggica e conhecer a linguagem musical; ter o domnio de todas as linguagens artsticas (artes visuais, dana, teatro e msica); ser um mediador do processo de aprendizagem musical e estimulador da pesquisa e da produo musical; ser afinado, tocar ao menos um instrumento musical, conhecer e apreciar msica erudita;

Em relao s caractersticas do perfil do professor de arte-msica anteriormente apresentadas, esto corretas A) I e III. B) II e III. C) I, II e IV. D) I, III e IV. 06. Sobre a importncia e valorizao das msicas, compositores e bandas potiguares, leia o texto abaixo: No estado de So Paulo, em especial, as bandas esto ligadas, pela internet, com o mundo (com as competies e o comrcio das partituras), muito mais do que em outros estados brasileiros, por isso seus repertrios no tm as mesmas caractersticas do que costuma ser adotado por bandas de outras localidades. Em Cruzeta, interior do Rio Grande do Norte, ocorreu um Seminrio de Bandas do Nordeste (de 02 a 07/08/2004), no qual as bandas apresentaram um repertrio diversificado, mas priorizaram a execuo de msicas de autores daquela regio, como ________ e _________ (entre outros), e a execuo de ritmos como baio, xote, alm de valsas e dobrados.
(LIMA, Marcos Aurlio de. A banda estudantil em um toque alm da msica. So Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.)

Originalmente, o texto acima cita o nome de dois msicos-compositores de banda da regio do Serid (RN), muito importantes na histria da msica potiguar, os quais so, respectivamente, compositores das msicas Dobrado 11 de Dezembro e Royal Cinema. correto afirmar que esses msicos so A) Edson Rodrigues e Urbano Medeiros. B) Duda e Felinto Lcio. C) Felinto Lcio e Tonheca Dantas. D) Urbano Medeiros e Tonheca Dantas.
4 IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

07. Leia o trecho do PCN+ a seguir: No que se refere aprendizagem de contedos de Arte, a formao do estudante envolve distintos atos de aprendizagem, articulados entre si: atos de cognio, atos de interpretao ou criao artstica e atos de posicionamento pessoal [...] frente a trabalhos artsticos.
(BRASIL. PCN+ Ensino Mdio. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em 19 de dez. 2011.)

Considerando as orientaes dos PCN+ expressas no pargrafo acima, a seleo e a organizao de contedos de Arte-Msica para o Ensino Mdio devem privilegiar contedos que I II III IV V favoream o desenvolvimento e o exerccio das competncias musicais visando formao de msicos profissionais; possam colaborar na produo musical dos estudantes, aproximando-os dos modos de produo e apreciao musical de distintas culturas e pocas; promovam o desenvolvimento da sensibilidade dos alunos; representem a produo musical ocidental, valorizando-a como legtima representante da msica de qualidade; favoream a compreenso da produo social e histrica da msica, identificando produtores, compositores, intrpretes e pblico como partcipes de aes socioculturais.

Considerando as afirmaes anteriores, correto afirmar que so verdadeiras A) I e V. B) II e V. C) I, III e V. D) I, II e IV. 08. Sabendo que a Organologia na msica a rea que estuda a descrio e classificao de instrumentos musicais, bem como a forma, o material em que fabricado, o som, o timbre, dentre outros aspectos dos instrumentos, relacione a coluna da esquerda com a direita.

Cordofone

Clarineta

II

Idiofone

Violoncelo

III IV

Membranofone Aerofone

( (

) )

Tamborim Castanholas

Considerando a relao feita anteriormente, a sequncia correta A) II, I, IV, III. B) IV, I, III, II. C) IV, III, II, I. D) III, II, I, IV.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

Observe o trecho musical a seguir e responda as questes de 09 a 12. CHEGA DE SAUDADE

Dm/C Dm

E7/B

B m6

A7(

13)

Dm7

7(9)

09. O compasso apresentado no trecho musical acima A) binrio simples. B) binrio composto. C) quaternrio simples. D) quaternrio composto. 10. correto afirmar que o maior intervalo entre notas do trecho musical acima uma A) sexta maior. B) sexta menor. C) sexta diminuta. D) quinta diminuta. 11. A msica Chega de Saudade considerada marco inicial do movimento musical brasileiro da Bossa Nova. Essa msica, juntamente a Desafinado e Samba de uma nota s, deram os parmetros estticos do movimento. Os compositores de Chega de Saudade so A) Joo Gilberto e Vinicius de Morais. B) Joo Gilberto e Tom Jobim. C) Tom Jobim e Newton Mendona. D) Tom Jobim e Vincius de Morais. 12. Sobre as trs primeiras cifras apresentadas, respectivamente, na primeira pauta da msica Chega de Saudade, correto afirmar que elas representam A) R menor, R menor com D no baixo, Mi com stima e Si no baixo. B) R menor, R menor com D suspenso, Mi maior com stima menor e Si. C) R maior, R maior com D no baixo, Mi menor com stima e Si. D) R maior, R maior com D no baixo, Mi maior com stima e Si no baixo.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

13. Vivemos em um perodo marcado pela grande quantidade de informaes, veiculadas em um ritmo acelerado pelos meios de comunicao e tambm pelas redes sociais. O que circula por essa rede de informao e comunicao passa a fazer parte de um arcabouo comum e coletivo, e a arte, particularmente a msica, veiculada atravs desta rede, tornando-se mais acessvel a todos. Considerando esse contexto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso). ( ( ( ) ) ) As pessoas, especialmente os jovens, tm mais acesso msica, assim, possuem um conhecimento mais aprofundado acerca desta linguagem artstica. A massificao da arte deve ser combatida atravs da educao, evidenciando-se outras formas de produo artstica, como a arte erudita, a arte popular e a arte contempornea. preciso repensar a educao musical, considerando no somente a msica veiculada pela mdia, mas tambm a produo musical que est margem dos meios de comunicao e redes sociais. Na atualidade, o que predomina a cultura de massa, a massificao da arte, em que a msica apresenta-se como um meio de promover a igualdade entre as diferentes classes sociais, j que acessvel a todos.

Considerando a anlise feita anteriormente, a sequncia correta A) V, V, V, F. B) F, F, V, F. C) F, V, V, F. D) V, F, F, V.

14. Leia, a seguir, as caractersticas de alguns gneros da msica erudita. Gnero musical em que o compositor fornece um determinado contexto dentro do qual d ao interprete a liberdade de improvisar, de inventar a prpria msica, jogando com certo grau de imprevisibilidade e de sorte. Msica de ritmos irregulares, expressa de modo antifnico ou no estilo responsrio, sistema especial de escalas por meio de Modos e composta sobre textos latinos religiosos. Obra teatral com vrios atos, inteiramente cantada com orquestra, exigindo de seus executores tcnica bastante apurada. Neste estilo os sons so criados artificialmente e podem ser eletronicamente modificados de vrias maneiras. Estilo que tem como caracterstica proporo e equilbrio, comedimento, domnio de linguagem, graa e beleza de linha meldica e de forma. Estilo que nega as regras de harmonia e tonalidade tradicionais utilizando nas composies uma escala de doze semitons, segundo a ordem da escolha do compositor.

II III IV V VI

De acordo com as caractersticas descritas anteriormente, correto afirmar que os estilos correspondem, respectivamente, a A) Msica Aleatria; Cantocho; pera; Msica Eletrnica; Msica Clssica; Dodecafonismo. B) Msica Atonal; Monodia; ria; Serialismo total; Barroco; Politonalidade. C) Politonalidade; Oratrio; Cantata; Msica Programtica; Renascentista; Msica Aleatria. D) Msica Aleatria; Cantocho; Cantata; Msica Eletrnica; Barroco; Msica Atonal.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

15. Analise as armaduras de claves apresentadas abaixo: I II II IV

As tonalidades definidas, respectivamente, pelas armaduras, anteriormente apresentadas, so: A) Rb M, Mi m, Sib M, D# M. B) Sib m, Mi m, Mib M, F# m. C) Lb M, F# M, D m, Sol# M. D) Rb M, Sol M, Mib m, L M.

16. Leia, a seguir, pequenos textos acerca de diferentes metodologias de educao musical. Relaciona a msica natureza humana e dedica-se ao estudo da audio em seus trs aspectos correlatos: fsico (ou sensorial), afetivo e mental. As caractersticas de seu mtodo esto preconizadas a partir de duas caractersticas essenciais: o conhecimento aprofundado dos princpios psicolgicos da educao musical e a disposio de um material musical apropriado para o comeo de uma educao sensorial das crianas. Somente com bases em fontes secundrias como a de associaes que se encarregam de difundir, pesquisar e aplicar os princpios de suas aes na educao musical que temos o conhecimento de seu trabalho. Desenvolveu o conceito de Msica Elemental e adotou o modelo pentatnico como base para o aprendizado da msica. Construiu um instrumental com base em instrumentos de percusso. Acredita na qualidade da audio, na relao equilibrada entre homem e ambiente e no estmulo capacidade criativa, dando pouca nfase teoria e mtodos pedaggicos musicais. Promove um despertar para o universo sonoro, direcionando a escuta dos alunos para a nova paisagem sonora da vida contempornea. Estimula-os a desenvolverem habilidades de composio explorando, desse modo, formas alternativas de notao musical. Educador musical que props um trabalho sistemtico de educao musical baseado no movimento corporal, no uso do espao, na habilidade de escuta e no desenvolvimento da voz cantada. Seu sistema de educao musical conhecido como Rythmique e relaciona-se diretamente educao geral, fornecendo meios para o desenvolvimento integral da pessoa por meio da msica e do movimento.

II

III

IV

Os textos acima se referem, respectivamente, aos pressupostos defendidos pelos tericos/educadores A) Edgar Willems, Carl Orff, Murray Schafer e mile-Jacques Dalcroze. B) mile-Jacques Dalcroze, Carl Orff, Murray Schafer e Edgar Willems. C) Edgar Willems,Murray Schafer, Carl Orff e Zoltn Kodly. D) Zoltn Kodly, mile-Jacques Dalcroze, Carl Orff e Edgar Willems.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

17. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira: 1 2 3 4 5 Glissando Floreio Arpejo Vibrato Portamento ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) uma srie de sucessivamente. sons de um acorde tocados rpido e

apoiar-se em um som passando a outro deslizando sobre notas intermedirias um ornamento que consiste em um grupo de notas intercalado entre duas notas reais. Deslizar rapidamente uma sucesso de sons entre duas notas reais. uma emisso de voz ou som instrumental com pequena ondulao.

Considerando a relao feita anteriormente, a sequncia correta A) 1, 4, 5, 3, 2. B) 3, 5, 2, 1, 4. C) 4, 3, 2, 5, 1. D) 5, 1, 4, 2, 3. 18. A coluna da esquerda apresenta estilos musicais brasileiros e a da direita caractersticas de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. Surgiu no final do sculo XIX. Seu ritmo originado da polca-marcha executada pelas bandas militares por meio de instrumentos de percusso e sopro, que com o passar dos anos tocavam cada vez mais vibrante e acelerado. Tem como caractersticas contrapontos provocadores, executados por instrumentos graves. oriundo do lundu, sofrendo tambm influncias das danas de salo europeias popularizadas no Brasil, ficou conhecido pelo requebrado de sua dana, que foi considerada obscena na poca. Aparece nas ltimas dcadas do sculo XIX e tem como precursores algumas msicas de salo europeias vindas com a corte, como: a polca, valsa, schottisch, mazurca, dentre outras, ricas em instrumentalidade, misturada com o lundu e outros motivos rtmicos afro-brasileiro bastante sincopados. Tem como instrumental bsico flauta, cavaquinho e violo. Foi batizado de acordo com o seu carter sentimental. Originalmente suas razes esto plantadas na Bahia, mas seu desenvolvimento deu-se no Rio de Janeiro. A primeira composio gravada desse gnero musical brasileiro intitulada Pelo telefone, cuja autoria foi reivindicada por Donga e Mauro de Almeida. Um dos primeiros gneros musicais brasileiros, porm a sua origem est em Portugal. Comea a ser conhecido aqui no Brasil no sculo XVIII, ganhando peculiaridades regionais, mais sentimental e sincopada, em sua maioria traz letras que falam de amor.

Choro ou chorinho

( )

Maxixe

( )

Samba

( )

Modinha

( )

Frevo

( )

Considerando a relao feita anteriormente, a sequncia correta A) 2, 3, 5, 4, 1. B) 3, 4, 5, 1, 2. C) 5, 2, 1, 3, 4. D) 5, 2, 4, 3, 1.


IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica 9

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

19. A arte na educao, como expresso pessoal e como cultura, um importante instrumento para a identificao cultural e o desenvolvimento individual.
(BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educao como mediao cultural em namoro com as tecnologias contemporneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educao Contempornea: Consonncias Internacionais. So Paulo: Cortez, 2008.)

Considerando o texto acima, correto afirmar que A) a msica veiculada pela mdia no deve ser trabalhada em sala de aula, pois pobre musicalmente e culturalmente. B) deve-se trabalhar prioritariamente com msicas folclricas, pois essas so a representao mxima da identidade cultural de um povo. C) a escolha das msicas para o trabalho em sala de aula deve considerar msicas de compositores reconhecidos no meio musical, a fim de promover a identificao cultural e o desenvolvimento individual do aluno. D) a seleo das msicas a serem trabalhadas em sala de aula deve considerar os princpios do multiculturalismo e da diversidade musical presentes em diferentes culturas. 20. Considerando que a prtica do canto coral deve ser estimulada na escola, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, da sensibilidade e da capacidade artstica, importante que o regente-professor no submeta o cantor-aluno a desgastes vocais por uma classificao vocal errnea, observando qual a classificao vocal mais adequada (confortvel) para cada tessitura dentro de um coral misto. A partir do exposto anteriormente, correto afirmar que a classificao vocal mais adequada : A) Soprano: L 2 Sol 5 / Mezzo e Contralto: F 2 F 4 Tenor: L 1 F 3 / Bartono e Baixo: F 1 F 3. B) Soprano: R 3 Mi 4 / Mezzo e Contralto: L 2 R 4 Tenor: D 2 Mi 3 / Bartono e Baixo: L 1 R 3. C) Soprano: L 3 Sol 5 / Mezzo e Contralto: F 3 Mi 5 Tenor: L 1 Sol 4 / Bartono e Baixo: F 1 F 3. D) Soprano: D 3 D 5 / Mezzo e Contralto: L 2 L 4 Tenor: D 2 D 4 / Bartono e Baixo: L 1 L 3. As questes 21 e 22 esto baseadas na Lei n 9.394/1996 (LDB), atualizada pela Lei n 11.741/2008, que redimensiona os dispositivos referentes educao profissional. 21. De acordo com o Art. 39 da LDB, a educao profissional e tecnolgica abrange os cursos de A) educao profissional tcnica de nvel mdio; educao de jovens e adultos; educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao. B) educao profissional tcnica de nvel mdio; educao de jovens e adultos; formao inicial e continuada ou qualificao profissional. C) educao profissional tcnica de nvel mdio; educao profissional tecnolgica de graduao; formao bsica para o trabalho. D) educao profissional tcnica de nvel mdio; educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao; formao inicial e continuada ou qualificao profissional.

10

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

22. A partir do que estabelece a Lei n 9.394/1996, analise as afirmativas a seguir.

I II III

A educao profissional tcnica de nvel mdio articulada, segundo essa Lei, ser desenvolvida nas formas integrada e concomitante. A educao de jovens e adultos dever ser oferecida, preferencialmente, articulada educao profissional. As instituies de educao profissional e tecnolgica oferecero cursos regulares e cursos especiais, abertos comunidade. Na educao profissional tcnica de nvel mdio, a preparao geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitao profissional podero ser desenvolvidas nos prprios estabelecimentos de ensino mdio ou em cooperao com instituies especializadas em educao profissional. A educao profissional tcnica de nvel mdio, por ter total autonomia pedaggica, prescinde de organizar cursos seguindo as orientaes contidas nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao.

IV

Das afirmativas acima, esto corretas, apenas A) I, II, III e IV. B) II, III, IV e V. C) I e V. D) II e IV. 23. Um dos pressupostos norteadores do currculo para a educao de jovens e adultos integrada educao profissional tcnica de nvel mdio a formao integral do educando. Esse pressuposto refere-se A) formao que integra, no currculo, o trabalho que o aluno jovem ou adulto j exercia na prtica, mas que no tinha habilitao para tal, oferecendo-lhe melhores oportunidades de emprego e renda. B) formao de cidados-profissionais comprometidos com a sustentabilidade local e com o esprito competitivo, o que lhe permite ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho e alavancar, sustentavelmente, a economia local. C) formao que contempla uma educao bsica slida, em vnculo estreito com a formao profissional, com vistas a formar cidados-profissionais capazes de compreender e atuar no mundo do trabalho de forma crtica, tica e competente. D) formao que integra diferentes habilitaes profissionais, permitindo que o aluno ocupe diversas funes no mundo do trabalho, o que aumenta suas possibilidades de emprego e oportuniza ao jovem ou adulto inserir-se mais adequadamente na sociedade.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

11

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

24. O Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na modalidade de Educao de Jovens e Adultos (PROEJA), como poltica pblica, tem procurado contribuir para a incluso de jovens e adultos na sociedade. O decreto n 5.840/2006 estabelece, como um dos objetivos do PROEJA, elevar o nvel de escolaridade dos trabalhadores. A esse respeito, julgue os itens que seguem como verdadeiros (V) ou falsos (F): ( ( ) ) O PROEJA tem como um dos seus fundamentos poltico-pedaggicos o trabalho como princpio educativo. A pesquisa como fundamento da formao do sujeito constitui-se em um dos princpios do PROEJA, caracterizada como modo de produzir conhecimentos e contribuir para a compreenso da realidade. As instituies de ensino ofertantes de cursos e programas do PROEJA sero responsveis pela estruturao dos cursos oferecidos e o MEC responsvel pela expedio de certificados e diplomas. Na educao profissional tcnica de nvel mdio, o PROEJA poder ser desenvolvido nas formas integrada, concomitante e subsequente.

( (

) )

A opo que indica a sequncia correta A) F, V, V, F. B) V, V, F, F. C) V, F, V, F. D) V, F, V, V. 25. O processo de aprendizagem explicado de diferentes formas, a depender da perspectiva terica adotada, nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir, julgando-as se verdadeiras (V) ou se falsas (F). Para a perspectiva comportamentalista, a aprendizagem ocorre por processos de condicionamento do comportamento. Nesse processo, nos casos de aprendizagem por condicionamento operante, os reforadores so importantes para modelar o comportamento dos indivduos. Na perspectiva gentico-cognitivista piagetiana, a internalizao fundamental para o processo de aprendizagem, pois por meio da internalizao que as pessoas fazem sua autorregulao sempre que se deparam com um conflito cognitivo. Na perspectiva sociocultural, o processo de aprendizagem impulsiona o processo de desenvolvimento humano, considerando que nas relaes com o outro que as pessoas vo se apropriando das significaes que so socialmente construdas. As perspectivas construtivistas reconhecem como importantes as relaes que so estabelecidas entre o aluno, o professor, o colega e os contedos. Para a abordagem inatista, a aprendizagem e o ambiente externo tm um papel determinante no desenvolvimento dos indivduos, tendo em vista que so inatos os atributos genticos e biolgicos necessrios para que o meio externo determine como sero constitudos os indivduos.

( (

) )

A opo que corresponde a sequncia correta A) V, F, V, V, F. B) F, V, F, V, V. C) V, V, V, F, F. D) V, F, F, V, V.


12 IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Arte - Msica

13

S-ar putea să vă placă și