Sunteți pe pagina 1din 17

SECRETARIA DE ESTADO DE SADE DO DISTRITO FEDERAL Fundao de Ensino e Pesquisa em Cincias da Sade Escola Superior de Cincias da Sade

INGLS

5 VESTIBULAR
Janeiro de 2005

1
INSTRUES GERAIS

MATEMTICA - BIOLOGIA - HISTRIA GEOGRAFIA - INGLS

O candidato receber do fiscal: Um caderno de questes contendo 70 (setenta) questes objetivas de mltipla escolha; Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas (Prova Objetiva). No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas. Ao candidato somente ser permitido levar seu caderno de questes faltando 1 (uma) hora para o trmino da prova (Edital 7.9). Somente aps decorrida 1 (uma) hora do incio da prova, o candidato poder entregar seu carto de respostas e retirar-se da sala de prova (Edital 7.9). Aps o trmino da prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados pessoais esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata da Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

Ateno: Formas de marcao diferentes da que foi determinada implicaro a rejeio do carto de respostas pela leitora tica.

Cronograma Previsto (Cronograma completo no endereo www.nce.ufrj.br/concuros)


Atividade Divulgao do gabarito Interposio de recursos contra o gabarito Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra o gabarito Divulgao do resultado final da Prova Objetiva Data 18/01 19 e 20/01 28/01 28/01 Local www.nce.ufrj.br/concursos * Escritrio NCE/UFRJ Braslia www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos

* Escritrio NCE/UFRJ Braslia: Edifcio Centro Empresarial Braslia, sala 820, bloco B, SRTVS QD 701 (9h s 17h)

Realizao Ncleo de Computao Eletrnica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

BIOLOGIA
1 - As orelhas dos elefantes africanos so proporcionalmente grandes, altamente vascularizadas e revestidas de epiderme queratinizada. Essas trs caractersticas dos elefantes so adaptaes relacionadas a: A) reduo da perda de calor e da perda de gua; B) aumento da perda de calor e reduo da perda de gua; C) reduo da perda de calor e aumento da perda de gua; D) aumento da perda de calor e da perda de gua; E) aumento da perda de gua, apenas.

A probabilidade de que o homem A e a mulher B tenham um filho doente de: A) 2/3 x 2/3 x 1/4 = 4/36 B) 2/4 x 1/4 x 1/2 = 2/32 C) 2/3 x 1/4 x 1/4 = 2/48 D) 1/4x 1/4 x 1/4 = 1/64 E) 2/3 x 2/3 x 2/3 = 8/27 5 - A freqncia de um alelo em uma populao natural que habita uma ilha remota variou, ao longo de dez geraes, como mostrado na figura a seguir.
35 30 25 20 15 10 5 0 0 2 4 6 8 10 12
Nmero de geraes

2 - O esquema I representa os cromossomos de um macho e de uma fmea de um determinado cruzamento de seres diplides. O esquema II representa os cromossomos da prole.

a A b B
Macho

II

A b

a B

B b
Fmea

Prole

As combinaes dos alelos nos cromossomos da prole devem-se a: A) separao de cromossomos homlogos na meiose; B) separao de cromossomos homlogos na mitose; C) permutao entre cromossomos homlogos na meiose; D) permutao entre cromossomos homlogos na mitose; E) permutao entre cromossomos no homlogos na meiose.

O agente evolutivo que explica a mudana da freqncia do alelo : A) a mutao; B) a seleo natural; C) o cruzamento ao acaso (Panmixia); D) a deriva gnica; E) a migrao diferencial.

Produtividade (peso sco em g)

3 - Um casal acompanhou a fisiologia da mulher por seis meses, para determinar os dias em que teria maior sucesso de fecundao. Verificou-se que a mulher possua ciclo ovariano regular e que ocorria um aumento de cerca de 0,50C em sua temperatura corporal, sempre no 14 dia do ciclo. H mais chances de fecundao no perodo entre: A) o 1o e o 3o dia do ciclo; B) o 25o e o 28o dia do ciclo; C) o 8o e o 12o dia do ciclo; D) o 12o e o 15o dia do ciclo; E) o 15o e o 18o dia do ciclo.

6 - A produtividade vegetal a quantidade de matria orgnica produzida pelos vegetais atravs da fotossntese. A produtividade depende, entre outras coisas, da temperatura e da quantidade de chuva (pluviosidade).
1200 1000 800 600 400 200 0 0 500 1000 1500
Pluviosidade (mm)

Freqncia do alelo

4 - No heredograma abaixo, P representa um gene autossmico normal e p o seu alelo recessivo. Os indivduos de gentipo pp so doentes.

Crescimento vegetal

Pp

Pp

Pp

Temperatura

Pp

Com base nas informaes das figuras, o ecossistema que apresenta produtividade mais elevada : A) a Mata Atlntica; B) o cerrado; C) a caatinga; D) a savana; E) a floresta temperada.

pp

P ?

pp

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

7 - O fenmeno da excluso competitiva pode determinar que uma de duas espcies que vivem em simpatria seja eliminada. A melhor explicao para o desaparecimento de uma das espcies que entram em competio a seguinte: A) a superposio dos nichos das duas espcies total; B) as duas espcies se reproduzem, no mesmo local, ao mesmo tempo; C) as duas espcies tm nichos diferentes; D) uma das espcies tem cinco vezes mais indivduos que a outra espcie; E) uma das espcies tem o dobro do tamanho da outra.

11 - O grfico a seguir mostra os efeitos de duas drogas (X e Y) que inibem a produo de protenas. Uma cultura de clulas foi tratada com a droga X e outra com a droga Y. A seta mostra o momento em que cada droga foi adicionada s culturas.
6 Sntese de p rotena 5 4 3 2 1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

X Y

8 - Assinale a seqncia que descreve corretamente a direo do fluxo sangneo em mamferos: A) corao pulmes corpo corao B) corao corpo pulmes corao C) corao corpo corao pulmes D) corao corao corpo pulmes E) corao corao pulmes corpo

T emp o (s egun dos )

Com base nos resultados correto afirmar que: A) apenas X afeta a traduo (sntese do peptdeo a partir do ARN mensageiro); B) apenas Y afeta a traduo (sntese do peptdeo a partir do ARN mensageiro); C) apenas X afeta a transcrio (sntese de ARN mensageiro a partir do molde de DNA); D) X e Y afetam a traduo (sntese do peptdeo a partir do ARN mensageiro); E) X e Y afetam a transcrio (sntese de ARN mensageiro a partir do molde de DNA).

USE O TEXTO SEGUIR PARA RESPONDER S QUESTES 9 e 10.

Os olhos dos vertebrados possuem uma estrutura transparente, denominada cristalino, formada por camadas superpostas de clulas achatadas. A transparncia dessas clulas se deve, em grande parte, ao fato de que elas perdem a maior parte de suas organelas citoplasmticas, inclusive o ncleo e todas as mitocndrias.

12 - Os linfcitos B so uma classe de leuccitos essencial para a eficincia dos processos de vacinao porque: A) produzem antgenos contra os anticorpos presentes nas vacinas; B) fagocitam os anticorpos presentes nas vacinas; C) produzem os anticorpos presentes nas vacinas; D) produzem anticorpos contra os antgenos presentes nas vacinas; E) destroem os antgenos presentes nas vacinas.

9 - Em conseqncia da produo de ATP, pode-se esperar que ocorra, nas clulas do cristalino: A) aumento na produo de CO2; B) aumento da produo de etanol; C) aumento do pH citoplasmtico; D) diminuio do pH citoplasmtico; E) diminuio da produo de etanol.

13 - A insulina e o glucagon so os dois principais hormnios envolvidos no controle da concentrao de glicose sangnea (glicemia). Ambos regulam a sntese e degradao de glicognio pelas clulas do fgado (hepatcitos). Assinale a opo que identifica corretamente os efeitos da insulina sobre os hepatcitos. A) degradao de glicognio, com conseqente aumento da glicemia; B) sntese de glicognio, com conseqente aumento da glicemia; C) degradao de glicognio, com conseqente diminuio da glicemia; D) sntese de glicognio, com conseqente diminuio da glicemia; E) degradao de glicognio, sem que isso afete a glicemia.

10 - Identifique o processo que ocorre por algum tempo nas clulas do cristalino aps a perda do ncleo e das organelas. A) mutao (alterao na seqncia de nucleotdeos do DNA); B) transcrio (sntese de RNA a partir do DNA); C) duplicao do DNA; D) traduo (sntese de protenas a partir do RNA); E) reparo (correo de erros aps a sntese de DNA).

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

14 - Durante o processo de produo da urina nos rins, observa-se um gradativo aumento na concentrao de sais de uria no lquido (filtrado renal) presente nas alas de Henle. Este aumento de concentrao deve-se : A) passagem de gua do sangue para o filtrado renal por transporte ativo; B) passagem de gua do sangue para o filtrado renal por osmose; C) passagem de gua do filtrado renal para o sangue por osmose; D) passagem de gua do filtrado renal para o sangue por transporte ativo; E) passagem de gua do sangue para o filtrado renal por meio de permeases (difuso facilitada).

MATEMTICA
16 - No dia 26 de dezembro de 2004, o sudeste da sia foi assolado por um terremoto de propores gigantescas, seguido por um maremoto ( as ondas tsunamis ) que devastou vrios pases. Os jornais informaram que diferentes sismgrafos registraram uma magnitude de 8,9 para a intensidade do terremoto na escala Richter, valor que configura um sismo de enormes propores, capaz de causar danos muito intensos. A escala Richter , na verdade, uma escala logartmica. Nela, a magnitude do terremoto dada pela equao M = log10 ( A.f ) + 3,3 ,

15 - O processo de eutrofizao artificial dos rios deve-se, em parte, ao aporte de efluentes domsticos que tm grandes quantidades de nutrientes ricos em fsforo e nitrognio. Escolha a seqncia que descreve corretamente o processo de eutrofizao artificial. A) aumento de nutrientes aumento da produo de matria orgnica aumento da taxa de decomposio por bactrias reduo da quantidade de oxignio na gua; B) aumento de nutrientes aumento da produo de matria orgnica reduo da taxa de decomposio por bactrias reduo da quantidade de oxignio na gua; C) aumento de nutrientes reduo da produo de matria orgnica reduo da taxa de decomposio por bactrias reduo da quantidade de oxignio na gua; D) aumento de nutrientes aumento da produo de matria orgnica aumento da taxa de decomposio por bactrias aumento da quantidade de oxignio na gua; E) aumento de nutrientes reduo da produo de matria orgnica reduo da taxa de decomposio por bactrias aumento da quantidade de oxignio na gua.

onde A representa a amplitude do movimento de onda registrado no sismgrafo ( em mm ) e f, a freqncia da onda ( em Hz). Um terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter apresenta uma intensidade, medida pelo produto A.f, que, comparada de um terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter, : A) uma vez e meia maior; B) duas vezes maior; C) dez vezes maior; D) cem vezes maior; E) duzentas vezes maior.

17 - A figura a seguir apresenta as primeiras linhas do tringulo de Pascal.


Col. 1 Col. 2

1 Linha 1: 1 1 Linha 2: 1 2 1 Linha 3: 1 3 3 1 Linha 4: 1 4 6 4 1 Linha 5: 1 5 10 10 5 1 Linha 6: 1 6 15 20 15 6 ...............................................................

Note que o seguinte resultado se verifica: a soma dos n primeiros termos de uma coluna qualquer igual ao ( n + 1 ) simo termo da coluna seguinte. Em destaque na figura, um exemplo: 1+ 3 + 6 + 10 = 20. Se denotarmos por Cn , k o nmero de combinaes de n elementos tomados k a k, ento o resultado apresentado pode ser escrito como: A) Cn , 0 + Cn , 1 + Cn , 2 +...+ Cn , k = Cn +1, k + 1 B) Cn+1 , 0 + Cn+2 , 1 + Cn+3 , 2 +...+ Cn , k = Cn, k C) Cn , k + C1 , k + C1 , k + ...+ C1 , k = Cn, k + 1 D) C0 , 0 + C1 , 1 + C2 , 2 + ...+ Cn , n = Cn +1, k E) Ck , 0 + Ck , 1 + Ck , 2 + ...+ Ck , k = Ck +1, 2

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

18 - A tabela a seguir apresenta a inflao, medida por um certo ndice, em trs meses consecutivos: Ms Outubro Novembro Dezembro ndice de inflao 0,71% 0,10% 1,22%

21 - Um artista planeja compor um painel de formato retangular. O projeto do artista, com as dimenses especificadas, est representado no desenho a seguir. O painel ser subdivido em trs retngulos por meio das linhas 1 e 2, paralelas base. Em seguida, sero traadas linhas retas que formam tringulos cujas bases e vrtices esto sempre na base do painel ou na linha 1 ou na linha 2 ou no lado superior do retngulo do painel.

Um comerciante deseja reajustar o preo de um produto, que custava P no final de setembro do mesmo ano, com base no ndice de inflao acumulada no perodo indicado. Ele ento pode calcular o novo preo do produto fazendo a seguinte conta: A) P + 0,71P 0,10P + 1,22P; B) ( 0,0071 0,001 + 0,0122 )P; C) P + 1,0183P; D) 1,00710,9991,0122P; E) 0,00710,0010,0122P.

0,75

0,80

1,00

1,25

1,32

1,55

Depois, o artista preencher as reas sombreadas com mosaicos coloridos e pintar as reas claras de branco. A razo entre a rea de mosaico e a rea branca do painel ser ento igual a: A) 0,4; B) 1,0; C) 1,5; D) 2,8; E) 3,0.

19 - Oito receptores de sinal esto localizados, num plano cartesiano, nos seguintes pontos: A: ( 0 ; 0 ) B: ( 1 ;

3 ) C: ( 4 ; 2 ) D: ( 2,8 ; 0 )

2 ; 3 ) F: ( 1 ; 3 ) G: ( 0,5 ; 0,5 )
H: ( ; ) Um emissor de sinal est localizado no ponto ( 1 ; 2 ) e emite um sinal que pode ser detectado at a uma distncia de 4 unidades. O nmero de receptores, dentre os oito, que detectaro o sinal igual a: A) 2; B) 3; C) 4; D) 5; E) 6.

E: (

22 - Uma piscina cuja seo horizontal um retngulo de 4m por 6m est sendo esvaziada a uma vazo de 10 dm3/min. A velocidade com que a altura da gua est diminuindo, em km/h, igual a: A) 25 x 105; B) 15 x 106; C) 25 x 106; D) 25 x 104; E) 5 x 105.

23 - O professor desafia: Qual o maior: 1020 ou 2010? Albertina diz: 1020, estou certa! Bernardino fala: no, o maior 2010. Cabralzinho intervm: so iguais! . Demtrio retruca: no possvel comparar, pois as bases so diferentes!. Eusbio completa: no possvel comparar, pois os expoentes so diferentes!. Quem respondeu corretamente foi: A) Albertina; B) Bernardino; C) Cabralzinho; D) Demtrio; E) Eusbio.

20 - Dez casais esto reunidos num almoo de confraternizao. Cinco pessoas diferentes sero sorteadas ao acaso para receber brindes comemorativos. A probabilidade de que dois casais sejam sorteados ( ou seja, das cinco, apenas uma no casada com nenhuma das outras quatro ) um nmero: A) menor que 0,05%; B) entre 0,05% e 0,1%; C) entre 0,1% e 5%; D) entre 5% e 20%; E) maior que 20%.

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

24 - A altura de um morro pode ser medida como mostra o esquema a seguir.

27 - Trs crculos, de raios respectivamente iguais a 6, 4 e r so dois a dois tangentes, como mostra a figura.

6 h y x2 a x1 r O menor valor de r de forma que os centros dos crculos formem um tringulo retngulo : A) 12; B) 1; C) 2 ; D) 2; E) 20. 4

A frmula que permite obter a altura h em funo de a, x1, x2 e y :


ax 1 A) h = yx ; 2 ax 2 B) h = yx ; 1

C) h = ay x 1 x 2 ; D) h =
ay x1 + x 2 ;

28 - Um quadrado deve ser totalmente coberto por ladrilhos quadrados de forma que os lados dos ladrilhos estejam paralelos s diagonais do quadrado, como mostra a figura.

ay E) h = x x . 2 1

25 - Os nmeros 2, 3, 4 e 6 devem ser dispostos aleatoriamente, sem repetio, em forma de matriz 2X2. A probabilidade de que o determinante da matriz obtida seja nulo de: A) 1/3; B) 2/9; C) 5/12; D) 3/8; E) 7/24.

26 - As bolinhas da figura abaixo devem ser numeradas de 1a 7 de modo que as de nmero par sejam, duas a duas, tangentes.

L 2. 2n A diferena entre a soma das reas dos ladrilhos e a rea do quadrado :


O lado do quadrado L e o lado de cada ladrilho

2L2 A) ; n
L2 ; n 2 2L2 ; C) n L2 D) ; 2n 4L2 . E) n

B)

O nmero de modos diferentes que se fazer isso igual a: A) 1.728; B) 864; C) 432; D) 286; E) 24.

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

29 - Sejam a e b nmeros reais, com a < 0. Os valores de c para os quais a equao ax2 + bx + c = 0 no tem razes reais so:
2 A) c > b ; 4a b2 B) c ; 4a b C) c < ; 4a

GEOGRAFIA
31 - Observe a figura a seguir.
Origem das peas do Airbus A380
Frana Alemanha Inglaterra Espanha No fabricada pela Airbus

b2 ; 4a b E) c > . 4a D) c <

A situao retratada demonstra: A) a dominao mundial da Unio Europia no setor aeroespacial; B) o enfraquecimento do Estado diante das polticas neoliberais; C) o aumento das barreiras comerciais entre os pases centrais; D) a expanso das corporaes multinacionais no mundo; E) a fragmentao do processo produtivo industrial.

30 - Dois cones circulares retos C1 e C2 esto contidos em um tetraedro regular T da seguinte forma: a base de C1 um crculo inscrito na face b de T e seu vrtice o vrtice de T oposto a b; a base de C2 tambm est em b e tangente base de C1 e a duas arestas de b (ver figura). O vrtice de C2 est sobre uma aresta de T.

32 -

C1
C2

A razo entre o volume de C1 e o volume de C2 : A) 9; B) 3; C) 8; D) 3 3 ; E) 27.

Imagem da capital do Japo destruda pelos norte-americanos na 2. Guerra Mundial .

O Japo moderno e competitivo de hoje emergiu literalmente dos escombros da guerra a partir de um amplo conjunto de medidas. Assinale a opo que NO apresenta uma medida adotada para a recuperao econmica do Japo, aps a 2 Guerra Mundial. A) educao competitiva e valorizada como meio de galgar melhores empregos e postos de trabalho; B) poupana estimulada como forma de obteno de recursos por parte do Estado e do sistema financeiro; C) investimentos de vultosos capitais norte-americanos como forma de conter a ameaa vermelha no psguerra; D) poltica expansionista, possibilitando o domnio de territrios com grande quantidade de recursos naturais; E) filosofia confuciana que exalta menos o homem como indivduo e mais como ser social e coletivo dando um agudo senso de interesse nacional.

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

33 - A nova velha face do terror na Rssia O massacre ocorrido numa escola em Beslan, na Osstia do Norte, Rssia, precedido de outras trs aes terroristas, ps a Chechnia mais uma vez em evidncia no noticirio internacional. Sobre os fatores que motivaram a situao descrita, leia as afirmativas a seguir. I- A Chechnia faz parte da Rssia desde o sculo XIX, e vive uma histrica rivalidade com os russos por motivos tnico-religiosos. II- A Chechnia, de populao majoritariamente muulmana, declarou unilateralmente sua independncia - de fato, mas no de direito -, mas a Rssia, at hoje, no reconhece sua autonomia poltica. III- A populao chechena que atingiu alto grau de desenvolvimento socioeconmico durante a existncia da Unio Sovitica, luta contra as mudanas econmicas que a Rssia vem passando. IV- O processo de modernizao econmica na Rssia ampliou o desemprego e o desamparo social no pas, o que motiva protestos violentos por parte de certos segmentos da populao. Assinale a opo correta: A) apenas as afirmativas I e II esto corretas; B) apenas as afirmativas III e IV esto corretas; C) apenas as afirmativas I, II e III esto corretas; D) apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas; E) as afirmativas I, II, III e IV esto corretas.

35 - O mapa a seguir mostra os principais conflitos armados na frica.

MARROCOS ARGLIA SAARA OCIDENTAL LBIA

EGITO

MAURITNIA MALI SENEGAL BURKINA GMBIA FASO GUIN-BISSAU GUIN COSTA DO SERRA LEOA MARFIM LIBRIA
GANA

NIGER

CHADE SUDO

ERITRIA DJIBUTI

TOGO BENIN

NIGRIA

CAMARES GUIN EQUATORIAL CONGO GABO REPBLICA DEMOCRTICA DO CONGO

REPBLICA CENTROAFRICANA UGANDA

ETIPIA SOMLIA

QUNIA RUANDA BURUNDI TANZNIA

ANGOLA

ZMBIA

MALAVI

NAMBIA

ZIMBBUE MADAGSCAR MOAMBIQUE SUAZILNDIA LESOTO

BOTSUANA

FRICA DO SUL

A disseminao de conflitos pelo continente africano pode ser explicada pela: I- demarcao arbitrria de limites territoriais pelas antigas metrpoles. II- diversidade e rivalidade tnica que estimulam processos separatistas conflituosos. III- presena de governos autoritrios e corruptos pouco representativos dos interesses nacionais. IV- riqueza mineral do subsolo que tem alimentado disputas entre grupos nacionais e internacionais. Assinale a opo correta: A) apenas as afirmativas I e II esto corretas; B) apenas as afirmativas III e IV esto corretas; C) apenas as afirmativas I, II e III esto corretas; D) apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas; E) as afirmativas I, II, III e IV esto corretas.

34 - Uma importante agenda internacional foi cancelada devido aos ataques terroristas contra os Estados Unidos no incio de setembro de 2001: foi suspensa a Sesso Especial sobre a Criana da Assemblia Geral das Naes Unidas na qual seriam discutidos dados estarrecedores: 11 milhes de crianas morrem por ano em todos os continentes, sendo 30 mil por dia - cinco World Trade Centers! No Brasil, segundo o Ministrio da Sade, 108 mil crianas morrem anualmente antes de completar o primeiro ano de vida. So dezoito World Trade Centers repletos de bebs a cada ano. E no existe, em nenhum lugar, qualquer exrcito sendo formado para combater este mal.
(Adaptado de Folha de So Paulo 30 de setembro de 2001)

36 -

A TV nossa de cada dia

Assinale a opo que apresenta, respectivamente, uma razo e uma possvel soluo para essa situao: A) intenso processo de urbanizao e favelizao / realizao de reforma agrria; B) grande dvida externa dos pases subdesenvolvidos / polticas de proteo ambiental; C) elevadas taxas de natalidade nos pases perifricos / investimentos em educao e sade; D) prioridade para a agricultura de exportao / planejamento familiar e controle da natalidade; E) altos ndices de desnutrio infantil / melhoria dos sistemas de saneamento bsico e de gua tratada.

Segundo pesquisa realizada pelo governo dos EUA em 1995, um jovem norte-americano, ao chegar aos 14 anos, j assistiu em mdia a 15 mil horas de TV. Esse dado representa mais horas do que passou com os pais ou na escola com os professores.
(Gilberto Dimenstein in Aprendiz de futuro cidadania hoje e amanh)

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

Em relao a essa problemtica, observe as afirmativas a seguir: I - A influncia da TV sobre os jovens nos EUA resulta, em escala crescente, numa manipulao de seu pensamento e num controle dos seus corpos. II - A influncia da TV sobre os jovens brasileiros, guardadas as diferenas entre as duas sociedades, determina, em grande medida, seus interesses, valores e formas de pensar o mundo atual. III - A pesquisa mencionada apresenta resultados elevados de dependncia da TV porque os jovens norte-americanos so parte de uma sociedade que h muito tempo incorporou a televiso ao seu cotidiano. IV - A crescente presso da concorrncia torna a programao televisiva uma sucesso vertiginosa de fatos e imagens que, em vez de estimular a reflexo, levam a uma passividade diante da realidade. Assinale a opo correta: A) apenas as afirmativas I e II esto corretas; B) apenas as afirmativas III e IV esto corretas; C) apenas as afirmativas I, II e III esto corretas; D) apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas; E) as afirmativas I, II, III e IV esto corretas.

D) na Frana, o modelo neoliberal conflita com a crena no papel do Estado-providncia, na medida em que esse modelo vem minando ou destruindo as conquistas do welfare state; E) a revolta que se estende entre os agentes dos setores sociais resulta da desvalorizao de seus salrios, pois a desqualificao de certas funes passa pela remunerao mais baixa que lhes atribuda.

38 - Desde as ltimas dcadas do sculo XX, estamos testemunhando modificaes radicais em processos de produo e de trabalho, hbitos de consumo, configuraes geogrficas e geopolticas, poderes e prticas do Estado, reconhecidas como sendo da passagem entre os modelos de desenvolvimento fordista e flexvel.
Adaptado de David Harvey in Condio ps-moderna.

No quadro a seguir, assinale a comparao incorreta entre esses modelos de desenvolvimento.


A) B) C) Produo Trabalho Configurao territorial Modelo fordista Padronizada; grandes estoques Mltiplas tarefas Aglomeraes produtivas em grandes regies industriais Socializao do bem-estar social De massa de bens durveis Modelo flexvel Pequenos lotes; estoque zero Especializao de tarefas Distribuio mundial da cadeia produtiva industrial Privatizao da seguridade social Individualizado

37 Texto I ...O diretor de uma escola em dificuldades, num subrbio de Paris, expressa, em uma entrevista, sua amargura pessoal: em vez de se preocupar com a transmisso de conhecimento, ele se tornou, a contragosto, uma espcie de policial de uma delegacia. Texto II Utilizando-se da metfora Mo direita e mo esquerda do Estado, o pensador francs Pierre Bordieu, chama a ateno daqueles que pregam menos Estado para a oposio existente, no interior do prprio Estado, entre o Ministrio das Finanas, os bancos pblicos ou privados e os ministrios da rea econmica (a mo direita) e o conjunto dos ministrios das reas sociais, chamados gastadores (a mo esquerda).
Adaptado de Pierre Bourdieu. Contrafogos- tticas para enfrentar a invaso neoliberal.

D) E)

Estado Consumo

39 - Mesmo com as mudanas radicais que vm ocorrendo no capitalismo nas ltimas dcadas, os lucros permanecem como o princpio organizador da vida econmica. Com relao s atuais formas de obteno de lucro, avalie as afirmativas a seguir. I - O acesso privilegiado informao, permite a realizao de grandes lucros, em particular nos mercados monetrios e financeiros. II - O conhecimento se torna uma mercadoria-chave, a ser produzida e vendida a quem pagar mais, sob condies cada vez mais organizadas e competitivas. III - O acesso privilegiado informao, tais como conhecimentos cientficos e tcnicos, polticas do governo e mudanas polticas, passa a ser um aspecto essencial das decises bem sucedidas e lucrativas. IV - O conhecimento da ltima tcnica, do mais novo produto, da mais recente descoberta cientfica, em um mundo de rpidas mudanas de gostos e necessidades pode significar uma importante vantagem competitiva. Assinale a opo correta: A) somente as afirmativas I e II esto corretas; B) somente as afirmativas III e IV esto corretas; C) somente as afirmativas I, II e III esto corretas; D) somente as afirmativas II, III e IV esto corretas; E) as afirmativas I, II, III e IV esto corretas.

Relacionando os dois textos, assinale a afirmativa que NO expressa a oposio representada na metfora referida no texto II. A) o neoliberalismo produziu uma situao poltica na qual se v um Estado emparedado pelo economicismo de curto alcance da viso-de-mundo-do-FMI; B) os agentes dos ministrios das reas sociais so enviados linha-de-frente para lidar com as questes da precariedade dos servios pblicos, sem que lhes sejam dados os recursos para cumprir efetivamente sua misso; C) os ministrios da rea econmica, obcecados com o equilbrio financeiro, ignoram as conseqncias sociais dos cortes oramentrios dos setores da rea social;

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

40 - Quase quarenta anos aps a publicao do livro de Stefan


Zweig (Brasil, pas do futuro) nosso pas no consegue superar seu fantstico atraso social ... O Brasil se ergueu posio de nona potncia econmica do mundo. hoje um pas mal desenvolvido por ter adotado um padro de crescimento socialmente perverso. Ostenta uma das mais regressivas reparties de renda do mundo, com diferenas abismais entre a minoria dos ganhadores e a massa dos sacrificados.
( Ignacy Sachs. Quo vadis Brasil?- In Brasil um sculo de transformaes )

42 - A linguagem simblica leva-nos para dentro dela, arrastanos para seu interior pela fora de seu sentido...[ela] nos d a conhecer o mundo criando um outro, anlogo ao nosso...
Marilena Chau

Com relao ao texto, leia as afirmativas a seguir. I - Segundo o Relatrio de Desenvolvimento Humano (PNUD,1998), a metade mais pobre da populao brasileira, que detinha 18% da renda anual em 1960, teve sua parcela reduzida para 11,6%, em 1995. J os 10% mais ricos passaram de 50% da renda nacional, em 1960, para 63% em 1995. II - As potencialidades do Brasil para produzir um projeto original de desenvolvimento so excepcionais: extensa reserva de terras agriculturveis, enorme riqueza em matria de biodiversidade e recursos hdricos abundantes. III - O modelo scio-econmico, sustentado por desigualdades cada vez maiores, encontra limite na insuficiente expanso do mercado interno - 1/3 dos brasileiros est excludo por completo e um outro tero participa marginalmente com salrios baixos. Assinale a opo correta: A) apenas a afirmativa I est correta; B) apenas a afirmativa II est correta; C) apenas as afirmativas I e III esto corretas; D) apenas as afirmativas II e III esto corretas; E) as afirmativas I, II e III esto corretas. 41 -

Obra de arte de Siron Franco, instalada no Dia da Criana do ano de 1990.

Nas ltimas dcadas, ocorreu uma reduo significativa nas taxas de mortalidade infantil no Brasil. No entanto, as taxas atuais, 28,94/oo, esto longe daquelas encontradas em sociedades que desfrutam melhores condies de vida. A partir da relao feita entre os textos e a obra de arte, correto afirmar que a mortalidade infantil no pas ainda uma questo: A) de Estado; B) do Trabalho; C) da Cultura; D) da Natureza; E) da Demografia. 43 - Deve-se entrar nas cidades pela periferia. A frase das periferias a queixa: no moramos em parte alguma, nem fora nem dentro... A imensa periferia murmura milhares de mensagens abafadas. Mesmo suas violncias, guerras, insurreies, levantes, fomes, assassinatos so divulgados como espetculos, com a meno: como vem, isso no bom, exige novas regulamentaes....
(Jean-Franois Lyotard in Moralidades ps-modernas)

Atividade industrial no Brasil


Demais regies do Brasil 43% Sudeste 57% Sudeste 64% Demais regies do Brasil 36%

Assinale a afirmativa que apresenta o problema das periferias expresso na parte destacada do texto. A) as margens das cidades so produtos da expanso urbana desordenada e ainda pouco reconhecidas como partes das metrpoles modernas; B) a segregao espacial dos pobres em reas degradadas das grandes cidades exige solues urgentes atravs de projetos de planejamento urbano; C) a exposio cotidiana de um ambiente de carncias e ameaas inquietantes leva conscientizao da necessidade de profundas mudanas na estrutura dos espaos urbanos; D) a freqncia e a forma pasteurizada como a mdia expe os problemas dos bairros perifricos das grandes cidades levam a uma viso dessas reas como focos de desordens a serem corrigidas; E) os problemas dos bairros pobres da periferia so mostrados como sinais de uma carncia irremedivel e impossvel de ser transformada e/ou includa na parte ordenada do espao urbano.

Pessoal ocupado

Valor bruto da produo industrial

A diferena entre Demais regies do pas e Sudeste, nos grficos, menor em relao ao percentual do Pessoal ocupado e maior no que se refere ao percentual do Valor bruto da produo industrial, o que explicado, respectivamente: A) pelo maior tamanho das reas industriais e pela melhor qualidade de bens produzidos; B) pela maior expanso da produo industrial e pelo aumento relativo da produo industrial em So Paulo; C) pela queda da expanso da produo industrial e pelo declnio relativo da produo industrial de So Paulo; D) pelos tipos de indstrias de uso mais intensivo de mode-obra e pelo maior valor agregado dos produtos industrializados; E) pelos tipos de indstrias de uso mais intensivo de capital e pela maior concentrao da atividade industrial.

10

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

44 - O conjunto a seguir representa, por meio de modelos grficos, ordenados da menor para a maior complexidade, definies de reas interurbanas.
Extrado de Marcelo Lopes de Souza in ABC do desenvolvimento urbano.

HISTRIA
46 - um feito dos portugueses estabelecer a comunicao entre a Europa e a frica, e depois entre a Europa e a frica e a sia. obra conjunta dos ibricos pr em relao a Europa com a Amrica (...), e a Amrica com a frica, decorrncia do incio do trfico de escravos transatlntico. Inconscientemente, Colombo realiza, assim, o desencravamento de uma Amrica isolada do resto do mundo h milnios, ao passo que Vasco da Gama faz da frica o elo que une Portugal a sia.
(Gruzinski, Serge. A passagem do sculo: 1480-1520: as origens da globalizao. So Paulo, Companhia das Letras, 1999)

5
Legenda 1 Centro isolado 2 Aglomerao com conurbao 3 Cidades com alta primazia 4 Metrpole 5 Megalpole ( As setas indicam movimento pendular dirio residncia / local de trabalho / residncia )

Sobre a expanso martima e comercial ibrica no sculo XV, NO correto afirmar que: A) originou uma intensa disputa pela posse das terras descobertas, o que resultou na assinatura de tratados como a Bula Intercoetera (1493) e o Tratado de Tordesilhas( 1494); B) a formao do Estado foi decisiva para alavancar as expedies martimas portuguesas e espanholas; C) Espanha e Portugal construram grandes imprios coloniais na frica, o que resultou em intensa disputa diplomtica; D) o interesse em controlar mercados fornecedores de metais preciosos e especiarias resultou no apoio dos setores mercantis ao empreendimento; E) houve o apoio da Igreja catlica com vistas a combater os mouros e evangelizar os pagos.

A representao grfica apresentada de forma incorreta na legenda a do modelo: A) 1; B) 2; C) 3; D) 4; E) 5.


Extrado de BOCHICCHIO, Vincenzo R.. Atlas Mundial Atual.

45 - Observe as figuras. III -

1:50 000

1:250 000

III -

IV V1:3 000 000 1:500 000 1:1 000 000

47 - Porque uma das coisas principalmente requeridas para a prosperidade e felicidade de um reino, ter em si uma contnua e grande quantidade de moeda, e abundncia de ouro e prata, que so em essncia todas as riquezas temporais desta vida, ou todas vm resultar nelas... E o que destri esta abundncia e causa pobreza a sua sada, quando permitida.
(Toms de Mercado, sc. XVI. Apud Vilar, Pierre. Desenvolvimento econmico e anlise histrica. Lisboa, Editorial Presena, 1982).

Todas as figuras representam a mesma rea de uma determinada cidade. As variaes na representao cartogrfica da figura I at a figura V resultam: A) do efeito provocado pela diminuio da escala na representao cartogrfica; B) do efeito provocado pelo aumento da escala na representao cartogrfica; C) da maior distncia do cartgrafo em relao ao objeto representado; D) da menor distncia do cartgrafo em relao ao objeto representado; E) da mudana de posio do objeto representado pelo recurso cartogrfico.

O documento explicita a seguinte prtica econmica mercantilista: A) monoplio comercial; B) livre comrcio; C) industrialismo; D) pacto colonial; E) metalismo.

11

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

48 - Como tinha em suas mos a educao das

50 - Senhor. O dado est lanado: de Portugal no temos

pessoas, o controle das almas na vida diria, [a Igreja] era um instrumento muito eficaz para veicular a idia geral de obedincia e, em especial, a de obedincia ao poder do Estado. Mas o papel da Igreja no se resumia a isso. Ela estava presente na vida e na morte das pessoas, nos episdios decisivos do nascimento, casamento e morte.
(Fausto, Bris. Histria do Brasil. So Paulo, Edusp, 1995).

de esperar seno escravido e horrores. Venha V.A.R. [Vossa Alteza Real] quanto antes e decida-se, porque irresolues, e medidas dgua morna, vista desse contrrio que no nos poupa, para nada servem, e um momento perdido uma desgraa.
(Carta de Jos Bonifcio, 1 de setembro de 1822)

As opes a seguir registram importantes aspectos da atuao da Igreja Catlica na vida social da colnia portuguesa na Amrica, EXCETO: A) combate aos credos e heresias pelas autoridades eclesisticas; B) estmulo realizao de matrimnios e a adoo de uma poltica de represso ao concubinato; C) promoo de festas e cerimnias com o objetivo de difundir a f catlica; D) represso formao de irmandades e confrarias de escravos e de alforriados; E) a criao de uma rede de ensino na colnia voltada para a formao crist do colono.

O bilhete de Jos Bonifcio a D. Pedro expressa o quadro de tenses que marcou a vida poltica brasileira s vsperas da proclamao da independncia. Grande parte da elite brasileira apoiou a adoo de um regime monrquico no Brasil sob a liderana de um membro da famlia portuguesa pelo seguinte motivo: A) a criao de um Imprio do Brasil seria bem vista tanto pelas antigas monarquias europias, quanto pelas novas naes americanas, as quais, em sua maioria, passaram tambm a adotar a forma de governo monrquica; B) as derrotas sofridas pelos Estados Unidos da Amrica na segunda guerra de independncia contra o Imprio Britnico (1812-1814), provavam a inviabilidade de se manter regimes republicanos na Amrica; C) para polticos brasileiros como Jos Bonifcio, o regime monrquico teria um importante papel na defesa da ordem e da unidade poltico-territorial; D) a opo pela monarquia visava a barrar a influncia de concepes abolicionistas radicais e republicanas defendidas pelo Apostolado; E) ao apoiar a liderana de D. Pedro, as elites brasileiras davam uma demonstrao, comunidade internacional, que se mantinham fiis Coroa Portuguesa.

49 - Quando se chega ao final do sculo XVIII, surgem

trs Amricas bem diferentes do ponto de vista da ocupao do solo e do regime da propriedade fundiria: trs Amricas que no levam a srio as fronteiras polticas impostas pelos Estados e pelas guerras, e que so ligadas ao mesmo tempo s tradies agrrias europias e s condies geogrficas americanas.
(Mauro, Frdric. Origens da desigualdade entre os povos da Amrica. So Paulo, Editora brasiliense, 1986)

51 - Os americanos, no sistema espanhol que vigora, e

Assinale a opo que apresenta as diferenas entre a colonizao espanhola e inglesa nas Amricas. A) espanhola: predomnio da religio protestante como motivadora das aes colonizadoras; inglesa: colonizao marcada por conflitos religiosos entre catlicos e protestantes; B) espanhola: predomnio da utilizao da mo-de-obra negra nas reas mineradoras de ouro e prata; inglesa: utilizao da mo-de-obra indgena nas plantations das colnias do sul; C) espanhola: conferiam maior autonomia administrativa s reas coloniais; inglesa: implantaram um sistema de rgido controle sobre as Treze Colnias desde o incio da colonizao; D) espanhola: sociedade caracterizada pela igualdade racial; inglesa: sociedade marcada por intensa mobilidade econmica; E) espanhola: o sistema fundirio contribuiu para a concentrao da propriedade rural; inglesa: o sistema fundirio nas colnias do norte fundava-se nas pequenas e mdias propriedades.

talvez com maior fora do que nunca, no ocupam outro lugar na sociedade que no seja o de servos prprios para o trabalho, e, quando muito, o de simples consumidores (...) Pretender que um pas to felizmente constitudo, extenso, rico e populoso, seja meramente passivo, no constitui um ultraje e uma violao dos direitos da humanidade?
(Bolvar, Simon. Cartas de Jamaica. 1815.)

O documento trata: A) do apoio incondicional colonizao na Amrica, uma vez que a Espanha promovia o desenvolvimento econmico; B) da luta contra colonizao da Amrica, pois representa a defesa dos direitos fundamentais do homem americano; C) da luta em favor da independncia, que contrariava os princpios da liberdade do homem difundidos a partir da Revoluo Francesa; D) da representao do pensamento socialista difundido na Amrica latina; E) do pensamento autoritrio e paternalista das elites latino-americanas.

12

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

52 - O projeto imigrantista comeou a ser praticado em So Paulo em fins da dcada de 1840, quando em meio s presses externas e tambm internas contra o trfico africano, iniciaram-se as primeiras experincias com imigrantes europeus, contratados para trabalhar como parceiros no interior da fazenda Ibicaba, do senador Vergueiro. (...) Apesar de estas primeiras iniciativas particulares com a parceria terem sido bastante traumticas para os fazendeiros que se arriscavam neste empresa, elas suscitaram um tema que doravante ocuparia cada vez mais espao nas propostas tendentes instituio de um mercado livre. o tema do imigrante ideal (...).
(Azevedo, Clia M. M. de. Onda negra, medo branco. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987)

III. Com base em um discurso messinico, lderes do movimento estimularam a criao de vilas santas que deveriam ser regidas segundo as leis de Deus. IV. A Guerra do Contestado chegou ao fim por meio de um acordo entre os governos federais e estaduais e as lideranas do movimento, no qual foram assegurados os direitos de propriedade aos rebeldes. Assinale a opo correta: A) apenas I, II e III so corretas; B) apenas I, II e IV so corretas; C) apenas I, III e IV so corretas; D) apenas II, III e IV so corretas; E) todas as afirmativas so corretas.

Sobre a poltica favorvel imigrao europia para o Brasil durante o sculo XIX, correto dizer que: A) para enfrentar o problema da falta de braos na lavoura cafeeira, o governo imperial, j nas dcadas de 1840 e 1850, adotou uma poltica imigrantista centralizada e monopolista; B) a publicao na Europa de um livro de memrias de um imigrante no Brasil, com denncias de maus tratos sofridos pelos colonos, fez com que os governos europeus interrompessem o fluxo de imigrantes para o Brasil at o sculo XX; C) a histria da imigrao no Brasil pode ser dividida em duas fases: a primeira (1850-1870), marcada pela predominncia do elemento europeu para atender demanda da cafeicultura, e a segunda (1870-1900), caracterizada pela macia presena chinesa e japonesa para atender expanso urbano-industrial; D) a vinda de imigrantes europeus deve ser relacionada a um contexto intelectual favorvel poltica de branqueamento da populao brasileira, isto , o imigrante branco era visto como responsvel pela melhoria tnica e moral do povo; E) na poca imperial no houve, por parte do governo, a adoo de uma poltica imigrantista para o Brasil, uma vez que o poder pblico via o problema da mo-de-obra como uma questo a ser resolvida no mbito da iniciativa privada. 54 - Leia fragmentos de dois documentos representativos das foras polticas que lutaram na guerra civil espanhola (1936-1939):

No se trata, portanto, nem de que o marxismo tome o poder, nem de uma autolimitao da ao popular por oportunismo poltico. O Estado operrioconstitui o ponto final de uma ao revolucionria e o comeo de uma nova servido.
Documento 1:
(A inutilidade do Governo, Confederao Nacional dos Trabalhadores, setembro de 1936. Apud: Brou, Pierre. A Revoluo Espanhola (1931-1939). So Paulo, Ed. Perspectiva SA, 1992 )

Documento 2: Ns lutamos pela Repblica democrtica e no temos vergonha de diz-lo. Confrontados com o fascismo e com a interveno estrangeira, no combatemos atualmente pela revoluo socialista. Alguns dizem que, nessa etapa, deveramos combater pela revoluo socialista, e outros at dizem que cometemos um engano, que estamos a manobrar para dissimular nossa poltica real, quando declaramos que defendemos a repblica democrtica.
(Santiago Carrillo, 1937. Apud Brou, Pierre. A Revoluo Espanhola (1931-1939). So Paulo, Editora Perspectiva S.A., 1992 )

53 - Ns estvamos em Taquarau tratando da nossa devoo, no matava nem roubava. O Governo da Repblica toca os filhos brasileiros dos terrenos que pertencem Nao e vende para o estrangeiro, ns agora estamos dispostos a fazer prevalecer os nossos direitos.
(Chico Alonso, setembro de 1914. Apud Alves Filho, Ivan. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro, Ed.Maud, 1999).

Assinale a opo que expressa corretamente o iderio poltico expresso nesses documentos: A) o documento 1 apresenta a defesa da concepo marxista clssica acerca da organizao do poder poltico operrio; B) o documento 1 representa o pensamento anarquista ao questionar a validade da ditadura do proletariado; C) o documento 2 expressa um posicionamento de setores da esquerda espanhola contrrios Frente Popular; D) o documento 2 prioriza a imediata construo de uma ditadura do proletariado em detrimento da luta contra o fascismo; E) os documentos 1 e 2 se assemelham ao representarem o pensamento liberal clssico no que diz respeito aos objetivos da revoluo.

O documento foi escrito por um rebelde do Contestado um dos mais importantes movimentos sociais da histria do serto brasileiro na Primeira Repblica. Sobre o Contestado, observe as afirmativas a seguir. I. Teve origem em uma regio de litgio territorial entre os estados de Santa Catarina e Paran. II. O movimento promoveu a ocupao de terras e lutou contra o apoio do governo republicano s madeireiras e s companhias de colonizao.

13

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

55 - Agora estamos enterrando o liberalismo econmico


(Benito Mussolini, 1933. Apud Mazower, Mark. Continente sombrio: a Europa no sculo XX. So Paulo, Companhia das Letras, 2001)

II. Em 1932, na fase inicial da Era Vargas, entrou em vigor um novo cdigo eleitoral que criou a justia eleitoral e tambm proporcionou o aumento do eleitorado ao assegurar o direito de voto s mulheres. III. Durante o regime militar (1964-1985), os direitos civis e a cidadania poltica foram duramente atingidos, pois medidas como os Atos Institucionais impuseram a censura imprensa, cassaram mandatos de parlamentares e restringiram a livre ao dos partidos. IV. O texto da atual Constituio brasileira, aprovada em 1988, promoveu importantes avanos na cidadania poltica na medida em que assegurou o direito de voto aos analfabetos. Assinale a opo correta: A) apenas I, II e III so corretas; B) apenas I, II e IV so corretas; C) apenas I, III e IV so corretas; D) apenas II, III e IV so corretas; E) todas as afirmativas so corretas.

A declarao de Mussolini representa um dos iderios do pensamento da extrema direita europia. Assinale a opo que expressa as idias polticas do fascismo europeu nos anos 20 e 30: A) anticomunismo e democracia; B) tolerncia racial e militarismo; C) totalitarismo e anticomunismo; D) nacionalismo e pluripartidarismo; E) fundamentalismo religioso e coletivismo.

56 - Descolonizao e revoluo transformaram de modo

impressionante o mapa poltico do globo. O nmero de Estados internacionalmente reconhecidos como independentes na sia quintuplicou. Na frica, onde havia um em 1939, agora eram cerca de cinqenta . (...) Contudo, o importante nelas no era o seu nmero, mas seu enorme e crescente peso demogrfico, e a presso que representavam coletivamente.
(Hobsbawn, Eric J. A era dos extremos: o breve sculo XX: 19141991. So Paulo, Companhia das Letras, 1995)

58 - Em 1965 a economia brasileira era 2,6 vezes maior

Assinale a opo que melhor ilustra a associao entre descolonizao e revoluo social: A) a luta de libertao nacional empreendida pelos vietnamitas contra a dominao francesa, japonesa e norte-americana; B) a independncia da ndia obtida aps uma longa guerrilha urbana e rural liderada pelos comunistas; C) a independncia da Arglia liderada por movimentos fundamentalistas islmicos; D) a independncia do Ir aps a revoluo fundamentalista islmica de 1979. E) a independncia do Afeganisto aps o apoio poltico e militar da URSS a partir de 1979.

que em 1950. Esta multiplicao foi o resultado de um crescimento mdio de 6,7%. Entre 1956 e 1960, os anos JK, esta percentagem mdia elevou-se a 8,1%. A indstria cresceu 6,0% no primeiro ano JK. Em 1958 a taxa de crescimento do PIB, em termos reais, alcanou os 10,8%, percentual suplantado apenas no incio dos anos 70, durante o perodo conhecido como milagre brasileiro.
(Faro, Clovis de e Silva, Salomo Quadros da. A dcada de 50 e o Programa de Metas.)

A poltica econmica desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek foi caracterizada: A) pelo fortalecimento da interveno do Estado na economia, cujos principais exemplos foram a criao de empresas como a Petrobrs e a Eletrobrs; B) por uma atuao austera no plano das finanas pblicas com combate ao aumento de preos e aos desequilbrios nos gastos do governo; C) por investimentos em infra-estrutura, no estmulo substituio de importaes e na montagem de um setor de bens durveis com forte presena de capitais externos; D) pelo cumprimento das regras do FMI, ou seja, foram adotadas medidas como controle de gastos, corte de subsdios e aumento da taxa de juros; E) pela implantao de um projeto de carter liberal para o pas, com a suspenso de barreiras protecionistas aos produtos estrangeiros, e o estmulo implantao de plos econmicos de alta tecnologia.

57 - Os direitos polticos se referem participao do

cidado no governo da sociedade. Seu exerccio limitado a parcela da populao e consiste na capacidade de fazer demonstraes polticas, de organizar partidos, de votar, de ser votado. Os direitos polticos tm como instituio principal os partidos e um parlamento livre e representativo.
(Carvalho, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2001)

Sobre a histria da conquista dos direitos polticos no Brasil desde a proclamao da Repblica correto afirmar que: I. Durante a Primeira Repblica (1889-1930), a renovao do sistema poltico veio acompanhada de um significativo aumento do nmero de eleitores propiciado, entre outros fatores, pela eliminao da exigncia de renda.

14

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

59 - dson Luiz, (...) a braos com a fome crnica, com a

falta de moradia, sem emprego condigno, (...) representava as mais altas energias da juventude e do povo brasileiro. (...) Morto, ele nos comoveu a todos, alm de qualquer palavra. E no s nos comoveu, mas nos moveu. E nos move. Sua morte herana nossa, de todo o povo brasileiro.
(Correio da Manh, 7 de abril de 1968.)

INGLS
LEIA O TEXTO I E RESPONDA S QUESTES 61 E 62: TEXTO I Aqui esto duas notcias da rea mdica: PATIENT, HEAL THYSELF One of the most common complications of diabetes are the leg ulcers that occur due to nerve damage and poor circulation. These open wounds can take months, even years to heal. Now, a British company has devised a dressing that speeds up the process. MYSKIN is a polymer membrane soaked in cells taken from the patients own skin. The bandage fuses with the flesh around the wound, reducing healing time to about 8 weeks.
(Time, December 6, 2004: 57)

A reportagem refere-se ao impacto, sobre a opinio pblica, do assassinato do estudante dson Luiz pela Polcia Militar do Estado da Guanabara, em maro de 1968. Sobre o contexto poltico brasileiro daquele ano, correto dizer que: A) as manifestaes de rua em protesto contra o assassinato de dson Luiz no tiveram maiores conseqncias polticas, fato esse explicado pelo apoio do presidente Costa e Silva liberalizao gradual do regime militar; B) a intensificao da luta poltica contra o regime militar, da qual um dos momentos marcantes foi a passeata dos Cem Mil ocorrida no Rio de Janeiro em junho de 1968, teve como resposta uma enrgica ao repressiva por parte do governo militar, alm de servir de pretexto para um endurecimento do regime a partir da edio do AI-5; C) nos meses que se seguiram ao episdio, as foras de oposio se reuniram em apoio ao candidato lanado pelo Movimento Democrtico Brasileiro (MDB) s eleies presidenciais diretas marcadas para dezembro de 1968; D) duas bandeiras dos movimentos estudantil e sindical foram a luta por uma anistia ampla e irrestrita a todos os punidos por atos do regime, alm da campanha pela convocao de uma Assemblia Nacional Constituinte, para elaborar uma carta constitucional democrtica para o pas; E) em julho de 1968, como resposta s operaes armadas da extrema direita, houve um golpe dentro do golpe, Costa e Silva foi derrubado, e em seu lugar assumiu uma Junta Militar que decretou o recesso do Congresso Nacional e estabeleceu um regime totalitrio. 60 - 1989: Queda do muro de Berlim 1989: EUA invadem o Panam 1990: Reunificao alem 1991: Guerra do Golfo 1991: Fim da Unio Sovitica e criao da CEI 1991: Desintegrao da Iugoslvia 1993: Desmembramento da Tchecoslovquia. Esses acontecimentos so representativos de uma nova configurao das relaes internacionais ao final do sculo XX. Em relao nova ordem internacional correto afirmar que: A) o agravamento das tenses polticas tpicas da Guerra Fria levou formao de novos blocos geopolticos; B) a expanso do socialismo na Europa do Leste contribuiu para a construo de uma nova geopoltica internacional; C) o enfraquecimento dos nacionalismos na Europa do leste e na URSS estimulou a formao de novos Estados nacionais; D) a decadncia do poderio poltico-militar norte-americano na Europa do Leste permitiu um novo equilbrio nas relaes internacionais; E) o declnio da URSS favoreceu a aplicao de uma poltica externa intervencionista e militarista pelos EUA.

OSTEOPOROSIS For the elderly, weakened bones often lead to fractures and disability. In the 1950s, strontium ranelate was used against brittle bones but fell out of favor because of concerns about its effect on the bodys uptake of vitamin D. Those concerns have been largely allayed thanks to calcium-rich diets and better dosing, and recent trials show the drug, which increases bone formation, may help reduce vertebral fractures by 41%.
(Time, October 25, 2004: 58)

61 - A vantagem do produto anunciado na primeira notcia : A) criar novas clulas para a pele; B) diminuir o nmero de clulas afetadas; C) reduzir a incidncia do diabetes; D) impedir a deteriorao dos nervos; E) acelerar a cura das lceras diabticas.

62 - De acordo com a segunda notcia, a substncia discutida causava preocupaes porque ela: A) poderia interferir na absoro da vitamina D; B) favorecia o aparecimento de tumores sseos; C) afetava a capacidade de memorizao dos idosos; D) era eficiente em somente 41% dos pacientes; E) restringia por demais o consumo de clcio nas dietas.

15

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

LEIA O TEXTO II E RESPONDA S QUESTES 63 A 65:

READ TEXT III AND ANSWERS QUESTIONS 66 TO 70:

TEXTO II

TEXT III

The Visionary
Though she has been sightless since the age of 12, Sabryie Tenberken has never lost her vision. She sees the needs of those who share her disability. In the late 1990s, the Bonn native, who was blinded by a congenital degenerative retinal disease, studied for a masters degree in Tibetology in her hometown. But there was no Braille alphabet for the 42 syllable characters of that complex Asian language, so she developed one in just two weeks. It was a matter of necessity, she explains. I had picked Tibet as the country where I later wanted to do development work. Because a Braille system didnt exist, I had no choice but to create one. Clearly, the 34-year-old doesnt let herself get slowed down by what other people might consider obstacles. So it was only natural that she would take the new Braille system to the place where it was most needed: Tibet. Although widely regarded as a mountain paradise, Tibet has twice as much blindness per capita as the global average, due to high altitude and sun exposure. (The proportion of sightless Tibetans is 1 in 70.) Treatment there has long been hampered by the belief that blindness is a punishment for misdeeds in a previous life.
(Time, October 11, 2004, p. 58)

Small Doses
Unwarranted hysteria
Swedish scientists touched off an international health scare two years ago when they claimed that common foods such as bread, biscuits, potato chips and French fries contain high amounts of a suspected cancercausing chemical. They said that acrylamide a possible human carcinogen is formed when carbohydrate-rich foods such as potatoes, cereals and rice are either baked or fried. Now, after an extensive review, an expert panel of the U.S. National Institute of Environmental Health Sciences has concluded that the amount of acrylamide in cooked foods poses very little threat to human health. Of course, there are good reasons to avoid a lot of deepfried foods. They can contribute to heart disease. But, oddly enough, people tend to ignore well-known risks and fret about the possible ones.
5

10

15

Stop at one
Fertility clinics often implant several embryos into a woman at the same time in the hope that at least one will survive to develop into a baby. But a Scandinavian study suggests that one may be enough. The researchers found that the success rate for achieving a pregnancy was only slightly higher in the multiple group compared with a single implant 43.5 per cent compared with 39.7 per cent. Whats more, multiple implants also carry the added risk of a multiple pregnancy. When several fetuses have to share a womb, they tend to suffer from low birth weights, premature births and developmental problems, reports Agence France-Presse from a fertility conference in Berlin.

20

25

63 - O texto abre com um(a) : A) comparao; B) questionamento; C) crtica; D) paradoxo; E) ilustrao.

30

64 - O autor destaca como a maior realizao de Tenberken o fato de ela ter: A) estudado em uma universidade alem; B) conseguido viajar para a sia; C) criado um alfabeto Braille especfico; D) trabalhado apesar de sua limitao; E) simplificado uma lngua asitica.

Hangover remedy
The next time New Years Eve rolls around, you might want to try a herbal remedy extracted from the prickly pear cactus. Researchers at Tulane University in New Orleans have found that the extract from the plant, known by its botanical name Opuntia ficus indica, reduces the nausea, dry mouth and other symptoms of hangovers. Although the study, published in The Archives of Internal Medicine, was partly funded by Extracts Plus Inc., which makes the product, the researchers said they acted independently. They speculate that the extract, called Tex-OE, reduces the bodys inflammatory response to the impurities in the alcohol. Other experts point out that the best hangover remedy is not to overdrink.
(The Globe and Mail, July 2, 2004, A17)

35

40

65 - No Tibete, o tratamento da cegueira dificultado devido: A) ao despreparo dos mdicos; B) exposio ao sol; C) escassez de hospitais; D) legislao do pas; E) cultura da populao.

45

16

Escola Superior de Cincias da Sade

5 VESTIBULAR

66 - The title of the article is Small Doses because it: A) implies a decreasing number; B) points at an insignificant amount; C) refers to miscellaneous information; D) offers superficial advice; E) presents a comprehensive survey.

67 - The closing sentence in the first piece of news is a(n): A) statement; B) exemplification; C) confrontation; D) instruction; E) hypothesis.

68 - When it is said that the scientists touched off an international health scare (l. 3), this means they: A) stopped it; B) started it; C) avoided it; D) prevented it; E) dismissed it.

69 - In Stop at One, the reader is informed that a multiple pregnancy may be a threat to: A) pregnant womens weight; B) future normal pregnancies; C) possible maternal fertility; D) healthy fetal growth; E) future multiple implants.

70 - The researchers at Tulane University say that the extract they investigated: A) causes nausea and dry mouth; B) increases response to inflammation; C) relieves the effects of overdrinking; D) induces allergies to herbal remedies; E) diminishes the compulsion for alcohol.

17

S-ar putea să vă placă și