Sunteți pe pagina 1din 56

CARLA ROSANI RUAS LACERDA

A PROFISSO DO BACHAREL EM DIREITO E A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO EXAME DA OAB

Monografia apresentada disciplina de Orientao Monogrfica II do Curso de Direito, da Faculdade Estcio de S de Vitria, como requisito final de nota.

Orientador: Mestre Daniel F. Donadello

VITRIA 2011

RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo analisar a possvel inconstitucionalidade existente na aplicao do exame para aferio de conhecimento imposto pela Lei 8.906/94, Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, aos Bacharis em Direito como nico requisito para insero no mercado de trabalho. Para tanto, ser primeiro recontada a historia da advocacia no Brasil, do perodo colonial at a atualidade. Em seguida, ser analisada a profisso do Bacharel em Direito diante da legislao atual e por fim, a ilegalidade do exame luz da Constituio Federal de 1988.

Palavras-chave: Exame, Lei 8.906/94, inconstitucionalidade, insero no mercado de trabalho, Bacharel em Direito, Ordem dos Advogados do Brasil.

ABSTRACT

This research intends to analyze the possible unconstitutionality existent in the applyment of exam to equalize the knowledge forced by 8.906/94 Law, Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, for Lawyer Bachelors as unique requisite for them inception in the management market. To this, first will be recounted the history about Brasils Lawyer, from colonial period of Brazil until actual moment. After will be analyzed the Lawyer Brazil profession before the actual legislation and the end, the illegality of the exam in front of Constituio Federal do Brasil of 1988

Keywords: Exam, 8.906/94Law, unconstitutionality, inception in the management market, Lawyer Bachelors , Ordem dos Advogados do Brasil.

SUMRIO

INTRODUO 1. DA HISTRIA DA ADVOCACIA NO BRASIL

1.1. DA ADVOCACIA NO BRASIL COLNIA 1.2.DOS BACHARIS EM DIREITO NO BRASIL IMPRIO 1.3. DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS CRIAO DA OAB 1.3.1 Da criao do estatuto da OAB 1.3.2. Da democratizao dos cursos superiores de Direito no Brasil 2. DA PROFISSO DO BACHAREL EM DIREITO COMO ADVOGADO E A LEGISLAAO ATUAL 2.1 DA CAPACITAO DO BACHAREL EM DIREITO 2.2 DA PROFISSO DO BACHAREL EM DIREITO COMO ADVOGADO 3. DA SUPREMACIA DA CONSTITUIO FEDERAL 3.1 DA EFICCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 3.2.DA INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL E MATERIAL DO EXAME 3.2.1. Do artigo 8, IV, 1 da Lei 8.906/94 3.2.2. Dos artigos 44, I e II e 58, VI 3.3. DA OFENSA AOS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS 3.3.1 Dos princpios ofendidos 4 CONCLUSO REFERNCIAS

INTRODUO

Em algum ponto perdido deste universo, cujo claro se estende a inmeros sistemas solares, houve, uma vez, um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogncia da historia universal. Nietzsche*1+

Por toda a histria da humanidade, a apropriao do conhecimento pelo homem sempre foi usada para fins que no os do bem comum, ou seja, sempre foi apossado por alguns setores como objeto de poder e dominao. Ser esta a justificativa desenvolvida nesta pesquisa para a inconstitucionalidade da aplicao do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos

Bacharis em Direito, como aferio de conhecimento, e por conseqncia, para o ingresso no mercado de trabalho.

O momento atual do Brasil formado de acalorados debates e grandes movimentos em torno da matria da inconstitucionalidade do exame da OAB. Tempo de grandes riquezas para o Estado de Direito atual, pois a supremacia da Constituio Federal do Brasil est sendo questionada de maneira inequvoca, por dois grupos sociais antagnicos, histrica e socialmente: de um lado, tem-se uma elite dominadora, herdada do Brasil Colnia, representada pelo organismo de classe, diga-se OAB. De outro, os herdeiros da Constituio Federal de 1988, chamada Constituio Cidad.

O trecho de Nietzsche traz a forma de como os organismos humanos se apropriam do conhecimento ou do saber para us-lo contra o prprio ser humano, quer negando-lhe o acesso ou usando-o como objeto de subjugao. De igual modo se d com o Exame da OABOrdem dos Advogados do Brasil, a partir do momento em que a entidade de classe passa obrigar milhes de Bacharis em Direito a prestarem exame e somente aps aprovao poderem ingressar no mercado de trabalho. Usa possivelmente seus dotes de poder/conhecimento, herdados da cultura oligrquica imperialista para perpetuar seu domnio, dificultando assim, a prtica democrtica de exerccio da profisso jurdica.

A propensa ilegalidade de tal imposio faz jus existncia desse estudo, pois, sendo a Legislao brasileira formada por homens, e como tais passveis de acertos e erros, importante uma discusso profunda sobre o tema para que, por meio da mesma, possa existir um mecanismo de reflexo e de interveno positiva em propensas injustias sociais.

Esta pesquisa tambm pretende abarcar conhecimentos relativos aos objetivos gerais e especficos impostos pelo MEC Ministrio da Educao e Cultura do Brasil- aos cursos de Direito bem como o direito inalienvel ao trabalho, tutelado pela Constituio Federal do Brasil de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao do Brasil de 1996.

Assim, necessrio em primeiro plano conhecer os aspectos histricos que envolvem a profisso dos operadores jurdicos, e a se inclui a advocacia, para desvelar as motivaes da imposio do exame no momento atual. Em segundo plano, de igual importncia uma anlise sucinta sobre a atividade da advocacia frente legislao atual, como motivo para contrapor as argumentaes contrrias e a favor da aplicao do exame.

Por fim, em um terceiro e ltimo plano, se far uma anlise tambm sucinta desta vez luz da Constituio Federal do Brasil de 1988 com o fim de provocar uma reflexo mais aprofundada sobre a matria da inconstitucionalidade do exame.

1. DA HISTRIA DA ADVOCACIA NO BRASIL

Na primeira parte desta pesquisa, ser apresentada resumidamente a histria da advocacia no Brasil, sob o olhar crtico de dois autores principais, quais sejam, Antonio Carlos Wolkmer e Jos Wanderley Kozima, por tratarem das atividades jurdicas ao longo da histria brasileira, no como feitos hericos, mas ao contrrio, revelando expressamente que a atividade jurdica no Brasil foi sempre calcada em objetivos ambguos, ora com ideais libertadores, ora com atitudes vinculadas s elites dominantes. Uma viso crtica sob essa perspectiva se torna importante para explicar a atualidade, em que o pensamento dominador das oligarquias coloniais transmitem-se atravs da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) e, por conseqncia, se fazem impor aos Bacharis em Direito atravs do seu exame, como forma de domnio e excluso.

de senso comum que advocacia a ao de advogar ou a profisso do advogado, que pode ser tambm a ao de interceder em favor de outrem. Defender em juzo. Defender com razes e argumentos. Interceder, exercer a profisso de advogado.

De acordo com Paulo Lbo (2011, p.25):

Para o Estatuto, advogado bacharel em direito, inscrito no quadro dos advogados da OAB, que realiza atividade de postulao ao Poder Judicirio, como representante judicial de seus clientes, e atividades de direo, consultoria e assessoria em matrias jurdicas.

A advocacia uma das mais antigas profisses. Est sempre ligada ao imaginrio social como algo de muita nobreza e inalcanvel, formada pelo exagero da erudio e saber burocrtico.

Essa solidificao do imaginrio se d talvez pelo fato de a profisso ter sido erigida na sociedade brasileira bastante distante das realidades sociais e mais prxima das elites burocratas oficiais.

Denominava-se advogado (advocatus) em Roma, inicialmente, o que era chamado em defesa (vocati ad, ad-vocati) ou que reunia prova para o patronus, durante o perodo aristocrtico da profisso (LBO, 2011, p.25).

Por ser essencial administrao da justia conforme a Constituio Federal de 1988, a atividade do advogado composta de uma srie de aes burocrticas diante das instituies, com o manuseio de tcnicas e teses jurdicas objetivando a assistncia e a representao dos seus clientes onde quer que o necessitem..

Alexandre de Moraes (2000) ressalta que a Constituio de 1988 erigiu o princpio constitucional da indispensabilidade e a imunidade do advogado, prescrevendo em seu art. 133: O advogado indispensvel administrao da justia, sendo inviolvel por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso, nos limites da lei. Tal previso coaduna-se com a necessria interveno e participao da nobre classe dos advogados na vida de um Estado democrtico de direito.

A Lei n 8.906, de 4 de julho de 1994[2], ratifica o artigo 133 da Constituio Federal ao assegurar a presena do advogado como indispensvel administrao da justia. Assim, nas suas atividades privadas, o advogado presta as funes de servio pblico e social postulando em juzo a favor do seu constituinte e os seus atos tm a relevncia de mnus pblico. Dessa forma, a figura do advogado na sociedade brasileira definida como um elemento integrante da organizao judicial, sendo a nica profisso expressamente tutelada pela Constituio Federal.

1.1. DA ADVOCACIA NO BRASIL COLNIA

As atividades dos operadores da justia no perodo colonial, e nesta inclui-se a dos bacharis em direito, era vinculada ao direito pblico, haja vista que a Coroa portuguesa tinha a administrao da justia como instrumento de dominao colonial.

De acordo com Carlos Antnio Wolkmer (2007, p.84-85): a monarquia portuguesa tinha bem em conta a necessria e imperiosa identificao entre o aparato governamental e o poder judicial. Dessa forma, como a organizao da justia era vinculada administrao real, tornava-se difcil a distino entre o que era governo ou justia. Assim, o conceito de justia pblica se confundia com a justia privada. Diga-se, longe de ser eficiente e na qual o advogado era caracterizado por sua avareza e ganncia.

Wolkmer (2007) explica que por se tratar de uma adequao no interior da sociedade colonial, de atitudes no-profissionais, inserida na dominao, mistura-se com prticas profissionais, marcadas pela hierarquia e pela carreira burocrtica.

A bem da verdade, pode-se dizer que existia a transposio dos organismos institucionais portugueses para a colnia. Desse modo, os profissionais da justia eram escolhidos por meio de certas condies, dentre elas a origem social. Os primeiros operadores da justia, que vieram para o Brasil, detinham caractersticas que determinavam bem aspectos etnolgicos e racistas.

Sobre o assunto, bem explica Wolkmer (2007, p. ):81

[...] eram de classe mdia, e sua presena no funcionalismo real refletia o uso que faziam da carreira de jurista como canal de ascenso social. Naturalmente que, de todas as camadas sociais, a pequena nobreza (filhos de fidalgos) e o funcionalismo (filhos de fiscais, inspetores ou tabelies) foram os que mais contribuiram, alm de filhos e netos de letrados, para a composio de cargos profissionais na Justia. Havia restries aos cristos novos e aos impuros de sangue, como os mestios, mulatos, judeus e outros.

O autor explica que era imprescindvel tambm que os operadores da justia fossem graduados na Universidade de Coimbra, localizada em Portugal, sob penas severas queles que no obedecessem aos estamentos.

Lbo (2011) ressalta que somente aps as Ordenaes Filipinas atravs do Livro 1, Ttulo XLVIII[3], que o ofcio de advogado comearia a tomar regras. Pois, o referido regulamento determinava que todos os Letrados que quisessem advogar deveriam procurar os Reinos. Alem disso, deveriam estudar oito anos na Universidade de Coimbra, em Direito Cannico ou Civil ou ambos. Sendo que, aqueles que no obedecessem ao mandado da Coroa, sofreriam penas severas ou mesmo o degredo. Segundo Kozima (2007, p.374):

Os estudos superiores, assim considerados apenas aqueles ministrados em instituies de ensino superior, s podiam ser realizados na Europa, com Portugal, designadamente a Universidade de Coimbra, figurando como escolha natural dos filhos da elite colonial, haja vista a lngua portuguesa em comum. De acordo com Lbo (2011), devido dificuldade de deslocamento at Coimbra para os estudos, o ttulo de bacharel acabou significando apenas uma forma de alcanar postos de comando da alta burguesia na sociedade colonial brasileira. Ou ainda para o comando de efeito simblico dos estamentos do poder na Colnia e no Imprio. Com o advento do Alvar rgio de 24 de julho de 1713 houve a declarao na qual o que no fosse da Corte Portuguesa poderia exercer a profisso advocatcia ainda que no fosse formado. Entretanto, os interessados deveriam ser pessoas idneas e tirando Proviso[4]. Aqui se abre um parntese para uma figura importante que surge a partir do Brasil Colnia: a do Rbula, sendo aquele que, mesmo sem ter curso superior, mas dotado de vontade para argir em prol de outrem, era legalmente tutelado pelas Ordenaes Filipinas a advogar. A profisso do Rbula foi fortemente combatida pelos bacharis formados no perodo, evidenciando certo carter de discriminao ou segregao ao mercado de trabalho j na poca.

No que os Rbulas fossem maus profissionais, ao contrrio, houve vrios de renome como Carlos Lacerda, o grande criminalista que mais tarde se tornou governador, e Cosme de Farias, o famoso advogado dos pobres[5].Apesar da profisso do Rbula ser devidamente legitimada, aos representantes da elite jurdica brasileira, no era interessante a concorrncia ou a diviso do poder que a ela pertencia. Nesse sentido, diz Sodr, citando a argumentao de Pereira (1991 apud ARAJO-2006) [6]:

quele tempo no havia egresso das penitencirias ou comerciante falido que no se julgasse com o direito de sobraar uma pasta e afrontar o pretrio no exerccio da mais degradante rabulice. A conscincia coletiva repelia os intrusos, mas seus malefcios desmoralizavam o ambiente a tal ponto que a funo do advogado era suspeitada como a de traficantes irresponsveis. Os advogados dignos sofriam a concorrncia dos aventureiros ousados e no havia meios de evitar a intoxicao causada no meio social pelos elementos claudicantes que prosperavam sombra de generalizada irresponsabilidade. De acordo com Lbo (2011), somente com a criao da OAB, em 1930, iniciou-se no Brasil a regulamentao profissional do advogado, com exigncia de formao universitria. Mesmo assim, o autor expe que havia regies do Brasil onde se fazia necessria a figura do Rbula ou provisionado. Por conseqncia, a figura do provisionado perdurou no pas at o advento do atual Estatuto da Advocacia (Lei n.8.906/94).

Dessa forma, o cenrio institucional do Brasil Colnia tendia a favorecer a elite local numa unio conveniente entre o corpo burocrtico e os operadores do direito. neste cenrio que eclode a Inconfidncia Mineira, movimento de bacharis, que luz da Revoluo Francesa pretendiam tornar o Brasil independente da Metrpole portuguesa. Segundo Wolkmer (2007), tal conjugao envolveu 29 rus e condenou Joaquim Jos da Silva Xavier (o mitificado alferes Tiradentes). Embora com a aparncia do devido processo legal, a sentena condenatria dos rus j havia sido decretada, meses antes em Portugal.

Desta feita conclui Wolkmer (2007, p. 12): O modelo jurdico predominante durante os primeiros dois sculos de colonizao foi, por conseqncia, marcado pelos princpios e pelas diretrizes do Direito Aliengena segregador e discricionrio com relao prpria populao nativa revelando, mais do que nunca as intenes e o comprometimento da estrutura elitista do poder.

Assim, ao findar esse primeiro tpico, foi observado pelos relatos apresentados, que a atividade advocatcia, era vinculada Coroa portuguesa e extremamente restrita a alguns da nobreza. Porem, a profisso provisionada foi aberta aos fora da corte, como o caso dos habitantes na colnia brasileira. Isso no significa dizer que a profisso era de livre acesso a todos, haja vista que a devida autorizao para trabalhar deveria ser concedida pela administrao. Tambm o requisito da cor e da pureza de sangue era imprescindvel alem do conhecimento jurdico que se fazia necessrio, mesmo aos provisionados.

1.2.DOS BACHARIS EM DIREITO NO BRASIL IMPRIO

Algo que faria com que o Brasil deixasse a condio de colnia de explorao de Portugal foi a transferncia da Corte portuguesa para o nosso pas. Kozima (2007) relata que a vinda da famlia real para o Brasil, em 1808, foi importante pois as instalaes apropriadas para a Corte deveriam ser feitas. Estruturas significativas ocorreriam, como a inaugurao da Faculdade de

Medicina na Bahia. No se deu propositadamente o caso para os cursos de Direito, cuja necessidade deveria suprir as funes do Estado.

Convinha no descuidar das idias e, nesta seara, melhor seria manter a dependncia da Colnia, pois, conforme anotado pela historiografia brasileira a formao de Coimbra consistiu em eficiente mtodo de controle ideolgico (KOZIMA, 2007, p. 379).

Existia uma vontade em no promover a instalao de cursos jurdicos no Brasil. O que justifica com a afirmao de Lacombe (1985, apud KOZIMA, 2007, p.376): [...] a formao de juristas no era urgente. A Universidade de Coimbra forneceu-nos bacharis em Direito em nmero suficiente. A relao de nossos estadistas, magistrados e professores toda de bacharis de Coimbra. Todo o Brasil poltico e intelectual foi formado em Coimbra, nico centro formador do mundo portugus. Era um ponto bsico da orientao da Metrpole essa formao centralizada.

A inteno de continuidade do domnio colonizador era traduzida no Brasil Imperial. Em 07 de setembro de 1822 foi proclamada a Independncia do Brasil, pelo Prncipe-Regente D. Pedro I, tendo o mesmo sido coroado Imperador em 1 de dezembro daquele ano. O liberalismo[7] torna-se a principal proposta para o progresso e a superao do colonialismo. Porem, ao contrrio dos ideais filosficos de liberdade propostos, a estrutura elitista agrria escravocrata e individualista se mantm na sociedade.

Arajo (2006) explica que devido forte tendncia ocidental de constitucionalizao (marcadamente aps a Independncia dos Estados Unidos e a Revoluo Francesa de 1789), D. Pedro I instalaria uma Assemblia Constituinte, visando elaborar a primeira Constituio do Brasil independente. Na Assemblia Constituinte de 1823, houve incio o debate sobre a criao dos estudos jurdicos no Brasil, para que a sua colnia obtivesse as condies devidas para autoadministrar-se.

Obviamente, para que a Constituio do Imprio fosse elaborada, seria necessrio torn-la conhecida ao povo. Alm disso, seria necessrio ter pessoas conhecedoras da Lei Maior para ajudar na sua aplicao no pas, objetivo este a ser alcanado por meio da criao de cursos superiores de Direito.

Foi nessa juno entre individualismo poltico e formalismo legalista que se moldou ideologicamente o perfil de nossa cultura jurdica: o bacharelismo liberal, relacionado ao modelo liberalista importado da Europa, que trazia em seu bojo os ideais filosficos, sociais e

econmicos na afirmao dos valores sociais, da propriedade privada e da independncia da monarquia. (WOLKMER, 2007, p.99).

No entanto, deveria ser um modelo dissonante, pois a maioria da populao era mantida propositadamente alienada e analfabeta, para que assim, no tivessem conscincia dos novos valores aliengenas que chegavam no Brasil.

Da caracteriza-se o perfil dos Bacharis poca, pois, ao mesmo tempo que pregavam os ideais liberais, preconizados pela cultura europia, eram devidamente vinculados aos interesses das oligarquias, dos grandes proprietrios de terra e do clientelismo monrquico.

Kosima (2007) explica que foi somente em 1827, j declarada a Independncia do Brasil e tendo em vista a necessidade de serem dados os primeiros passos para a construo do Estado Nacional, que se verificaria a implantao dos cursos jurdicos no Brasil,em Olinda (posteriormente transferido para Recife) e em So Paulo, com o quadro docente formado, em muitos casos, por professores portugueses.

A respeito da Lei Imperial de 1827 dizia-se que Para ingresso aos cursos jurdicos, o candidato deveria ter quinze anos completos e ser aprovado nos exames de retrica, gramtica latina, lngua francesa, filosofia racional e moral, e geometria. Pelas condies observadas, provavelmente ningum alm dos herdeiros da elite agrria teria tal grau de instruo ou mesmo a devida condio para o ingresso. (ARAJO2006).

Desde j se observa que o modelo de educao superior brasileiro, em sua gnese, procurou privilegiar os herdeiros das oligarquias da poca. Modelo este que perpassa por toda a histria brasileira, e que ser perversamente transmitido at os dias atuais.

Uma questo que provavelmente observada na maioria dos Campus universitrios de Direito no Brasil se afinal, advogado ou no portador do ttulo acadmico de Doutor. Aqui fica sanada a dvida ao analisar os textos relacionados Lei do Imprio: O Decreto Imperial de 1 de agosto de 1825, criado por Dom Pedro Primeiro, deu origem Lei do Imprio de 11 de agosto de 1827, que criou os dois cursos Jurdicos no Brasil. O regulamento dispunha sobre o ttulo de doutor para o Bacharel em Direito. A data de 11 de agosto simblica para a classe jurdica no Brasil por ser o dia em que se comemora a criao dos primeiros cursos jurdicos e tambm o dia do advogado.[8]

Sobre a Lei do Imprio de 1827, seguem os artigos:

"Art. 9.- Os que freqentarem os cinco anos de qualquer dos Cursos, com aprovao, conseguiro o grau de Bacharis formados. Haver tambm o grau de Doutor, que ser conferido queles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e s os que o obtiverem, podero ser escolhidos por Lentes.

Art. 10. - Os Estatutos do VISCONDE DA CACHOEIRA fiicaro regulando por ora naquilo em que forem aplicveis; e se no opuserem presente Lei. A Congregao dos Lentes formar quanto antes uns estatutos completos, que sero submetidos deliberao da Assemblia Geral."[9]

Pelo esprito da lei, em explcito o artigo 10, a concluso que se chega que o "estatuto" seria o regulamento elaborado pelos professores da instituio acadmica que tinham a finalidade de disciplinar o aprendizado daqueles que pretendiam obter o grau acadmico mximo. Desta feita, quem obtivesse grau acadmico seria chamado de doutor. Tambm preciso salientar que as leis no Brasil para deixarem de ter validade, tm que ser expressamente revogadas, o que no o caso, pois por fora da tradio jurdica no Brasil, e por ser uma das leis mais antigas, ela ainda permanece em vigor.

Prosseguindo, Wolkmer (2007) relata que a Academia de Direito de So Paulo, foi um centro privilegiado para o bacharelismo liberal e da oligarquia agrria paulista, que trilharia na direo da reflexo e da militncia poltica, no jornalismo e na ilustrao artstica e literria. J a Faculdade de Direito pernambucana expressaria tendncia para a erudio, a ilustrao e o acolhimento de influncias estrangeiras vinculadas ao iderio liberal. Estas duas estruturas seriam fundamentais para a consolidao do Estado brasileiro.

Sobre o advento da criao dos primeiros cursos jurdicos no Brasil, Wolkmer (2007) ainda destaca que o aparecimento do bacharel em Direito imps-se como uma constante na vida poltica brasileira. Tratava-se no s da composio de cargos a servio de uma administrao estatal em expanso, mas, sobretudo, representaria um ideal de vida com grandes possibilidades de segurana profissional e ascenso a um status social superior.

Isso se revestiria de alto significado numa sociedade escravocrata em que o trabalho manual era desprezado em funo de letrados urbanos que se ajustavam s crescentes e mltiplas atividades pblicas.Neste vis, os cursos jurdicos no teriam evidentemente a finalidade de formar advogados, mas sim,atender aos quadros burocrticos do Imprio. Deviam os mesmos

atender aos ideais poltico liberais positivados, e ao mesmo tempo, compor os organismos administrativo-profissionais.

Segundo Lbo (2011, p.21):

[...] os cursos jurdicos criados no Imprio tinham finalidades explicitas de formao dos quadros dirigentes, como se l nos Estatutos do Visconde de Cachoeira, aos quais remete ao artigo 10 da Lei[10], residualmente de advogados. O carter genrico das disciplinas ministradas no contriburam para a profissionalizao, servindo os cursos como espaos de revelao de vocaes polticas e literrias.

Observa-se que j poca existiam crticas quanto qualidade dos cursos recm-criados. Os bacharis formados em Coimbra no aceitavam a insero de mais profissionais em Direito no cenrio jurdico brasileiro, desmerecendo dessa forma a importante criao dos cursos.

No se pode superestimar, sem maior aprofundamento crtico, a contribuio que coube instalao dos cursos jurdicos [...] no que diz respeito aos mritos da atividade pedaggica desenvolvida, enquanto relao de ensino/aprendizagem (KOZIMA, 2007, p.377).

Desta forma, tambm contesta Adorno (1988 apud KOZIMA, 2007, p.377): [...] as permanentes crticas dirigidas contra a m qualidade de ensino e contra a prpria habilitao de corpo docente, formuladas at mesmo por acadmicos que vivenciaram esse processo educativo quela poca, sugerem que a profissionalizao do bacharel se operou fora do contexto das relaes didticas estabelecidas entre o corpo docente e o corpo discente, a despeito das doutrinas jurdicas difundidas em sala de aula.

Para Kozima (2007), na prtica, as faculdades de direito prestaram-se mais a distribuir o status necessrio ocupao de cargos pblicos de um quadro burocrtico que j se expandia, que a propiciar efetivamente a formao de uma elite intelectual razoavelmente coesa e preparada.

Em meados do sculo XIX, a advocacia enquanto profisso liberal toma contornos independentes do direito pblico, dominado pelos funcionrios pblicos. Tal fator deve-se principalmente com a entrada dos personagens egressos dos cursos jurdicos de So Paulo e Olinda. De todas as ocupaes liberais, o advogado passou a representar os interesses individuais ou coletivos, tornando-se o o porta-voz tanto de oposies quanto do poder

pblico. O papel do advogado se tornaria mais importante quando a participao se tornasse um problema mais bsico que a concentrao de poder. (WOLKMER, 2007).

Por outro lado, Kozima (2007) relata que no Brasil, espelhando-se no exemplo de outros pases, os Bacharis em Direito tiveram papel importante na estruturao do Estado, ocupando os mais importantes cargos pblicos e espraiando-se pelos poderes, quer Imprio ou Repblica. Para o autor, os Bacharis ao serem guiados pelos ideais da Revoluo Francesa, estariam metidos em quase todos os grandes acontecimentos polticos da histria brasileira. A exemplo da prpria Inconfidncia Mineira e as duas revolues pernambucanas que foram propagadas por Bacharis, como revolues de Bacharis.

Nesse cenrio edificado pela cultura poltica individualista preconizada pelo liberalismo e agregada ao formalismo legalista, surgem as figuras sociais do bacharelismo e do jurisdicismo.

Gizlene Neder (1995) bem explica sobre as duas figuras distintas dos profissionais do Direito que surgiram: a dos Bacharis e a dos Juristas, seriam os Bacharis todos aqueles formados em Direito. J os Juristas seriam os bacharis que atingissem notoriedade e respeitabilidade, quer pela via poltica, quer pelo brilhantismo e pela erudio pautada na carreira, geralmente marcando suas atividades com a formulao de argumentos notveis sobre a organizao social e poltica do pas. Merece destaque o jurista, Rui Barbosa, o famoso guia de Haia.

Sobre a importante figura que foi Rui Barbosa, relata Wolkmer (2007, p.129): Certamente, ningum melhor do que o guia de Haia para configurar o prottipo do advogado identificado com uma cultura jurdica tradicional, individualizante e formalista. Por toda uma gerao Rui Barbosa encarnou, quer para as elites, quer para a sociedade em geral, o advogado erudito que soube, com veemncia, viver o idealismo poltico e o vernaculismo jornalstico. Seu jurisdicismo liberal constitudo por extremados dotes verbalsticos, slidas leituras literrias e histricas, exagerados e grandiloqentes apelos retricos s veio reforar a convico de que Rui foi um intelectual integrado que expressou muito bem as necessidades e as contradies de sua poca, no deixando de estar sintonizado com as aspiraes e interesses das camadas sociais dominantes.

Desta maneira, a figura do Bacharel em Direito no Brasil Imprio gravitava entre uma camada profissional comprometida com o iderio oligrquico e as prticas democrticas solidrias preconizadas pelo liberalismo. Ou seja, buscavam conciliar a dicotomia liberal e conservadora, em que a aparncia era uma, mas a roupagem era outra. Por exemplo, a permanncia da cultura escravocrata durante a poca. Assim, completa Wolkmer (2007, p.128):

concomitantemente, o carter no-democrtico das instituies brasileiras inviabiliza, tambm, a existncia de um liberalismo autenticamente popular nos operadores do Direito.

1.3. DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS CRIAO DA OAB

A criao do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em 1843, foi um importante marco no desenvolvimento da histria jurdica brasileira. Wolkmer (2007), explica que o Instituto seria referncia significativa como centro de cultura jurdica e que representaria os bacharis em Direito, provenientes, quer das elites agrrias, quer da nova aristocracia urbana.

Se durante o regime imperial, o profissional jurdico expressava o pensamento oficial dominante nas polmicas refregas, assumiria nesse momento um papel de destaque em diversos momentos da vida republicana, produzindo conhecimento doutrinrio atravs de decises e dos pareceres internos de seus membros.

Arajo (2011) relata que o Decreto n. 393, de 23 de novembro de 1844, concedia aos membros do IAB o direito de assento, quando no exerccio de seu ofcio, dentro dos tribunais. Nesse perodo o IAB participa ativamente da vida poltica e legislativa do pas. A primeira Constituio Republicana, de 1891, amparou-se em estudos oferecidos pelo IAB, com reviso do jurista Rui Barbosa. J em 1930, por meio do artigo 17 do Decreto 19.408, a Ordem dos Advogados Brasileiros foi criada legalmente. Sobre a origem da terminologia, explica Lbo (2011, p. 243):

Na tradio francesa, a palavra Ordem, que foi adotada na denominao da entidade brasileira, vincula-se organizao medieval, como conjunto estatutrio que ordena um modo de vida reconhecido pela Igreja, semelhante Ordo Clericorum ou s ordens de cavalaria. O advogado era o cavaleiro em leis, assimilvel aos cavaleiros militares que iam ao combate para defender os pobres e humildes.

O Decreto n. 22.478 de 20 de fevereiro de 1933 consolidou a legislao ento existente sobre a advocacia, e modificou o nome da Ordem dos Advogados Brasileiros para Ordem dos

Advogados do Brasil (OAB), denominao que perdura at os tempos atuais. Por fim vale ressaltar que o Instituto dos Advogados Brasileiros ainda existe, com sede no Rio de Janeiro. O IAB, aps criada a OAB, seguiu vida prpria, com objetivos diversos, que so os estudos do Direito concedendo grande honraria aos maiores juristas do pas, atravs da Medalha Teixeira de Freitas[11].

1.3.1 Da criao do estatuto da OAB

Fundado com previso do artigo 84, inciso III do Regulamento da OAB, o Conselho Federal, em sesso de 25 de julho de 1934, aprovou o primeiro Cdigo de tica Profissional para os advogados.

No dia 27 de abril de 1963, o Presidente Joo Goulart aprovou a lei n. 4.215, que seria o segundo Estatuto da Advocacia no Brasil.

Em seu artigo 48, o Estatuto da Advocacia do Brasil deixava estabelecido que para a inscrio dos advogados seria necessrio diploma de bacharel ou doutor em Direito, formalizado de acordo com a lei. Alm do certificado de comprovao do exerccio e resultado do estgio, ou de habilitao no Exame de Ordem. Assim, a obrigatoriedade do exame dava-se a partir do momento em que o bacharel no fizesse o estgio de pratica forense. O exame cai em desuso a partir de 1972, com a Lei 5.842/72 onde todas as Universidades so obrigadas a terem em seu currculo obrigatrio o Estgio de Prtica Forense e Organizao Judiciria.

Em 1988, foi promulgada a Constituio Federal da Repblica Federativa do Brasil. Dois anos depois, em 1990, assume a Presidncia da Repblica, Fernando Collor de Mello. Em 1991, a OAB pede a decretao do atual Estatuto[12], em que se insere a obrigatoriedade do exame de Ordem como condio nica para o exerccio da advocacia. No ano de 1992 o ento Presidente Fernando Collor de Mello veta o projeto da lei por consider-la inconstitucional. Meses depois, a pedido da prpria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocorre o processo de impeachment no qual foi afastado da presidncia da Repblica e julgado pelo Senado Federal em 29 de dezembro de 1992.

Assume em seu lugar o vice-presidente Itamar Franco[13] que em 1994 sanciona a Lei 8096/94, Estatuto da Advocacia do Brasil. A lei torna obrigatrio o exame da OAB para ingresso na profisso da advocacia, a partir do seu artigo 8, inciso IV e pargrafo 1. Por ltimo, em 1995, toma posse como Presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso (FHC), eleito em 1994.

Comea a a democratizao dos cursos superiores no Brasil, dentre eles, os cursos de direito aumenta-se consideravelmente o nmero de faculdades Direito no Brasil, que, em incio da dcada de 1990 era de 165, passa para 1.128 at o ano de 2010.[14]

1.3.2. Da democratizao dos cursos superiores de Direito no Brasil

Aqui necessrio abrir um parntese para esse aspecto importante da histria dos cursos jurdicos brasileiros, por se tratar finalmente da sua democratizao e ser esse o motivo fundamental para a OAB, atravs do seu exame, atuar como impeditivo para que os advogados tenham o direito ao livre exerccio do ofcio.

Mister esclarecer que no objeto deste trabalho argumentar sobre a democratizao dos cursos superiores no Brasil. Para tal necessitaria de um outro estudo. O objetivo aqui explicar to somente as motivaes que levaram ou levam aplicao do exame e, por conseqncia, a sua inconstitucionalidade.

relevante ressaltar que as universidades so espaos de poder e como tal precisam ser divididos ou democratizados. Decerto que, as universidades so espaos de cultura e criao de novas culturas, por isso se faz necessria a sua proteo e criao. Construir uma democracia significa debater nas universidades o seu papel social.

Assim, criao dos cursos jurdicos no Imprio at 1988, o seu papel era o de to somente formar uma pequena elite dirigente e poucos profissionais. Dessa forma, com o intuito de efetivar os preceitos sociais preconizados pela Constituio Cidad o ento Presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso (FHC), em um projeto arrojado com base na poltica liberal inicia a abertura em massa de cursos superiores no Brasil.

Nesse diapaso, Feitosa Neto (2006), relata que a abertura de novas faculdades e centros universitrios e a conseqente expanso de cursos e de vagas verificar-se-iam de forma surpreendente a partir da decretao da LDB Lei de Diretrizes e Bases- para a Educao de 1996, como conseqncia da poltica de governo estabelecida pelo governo FHC.

Ainda nesta poca, segundo Feitosa Neto (2006), a educao superior seria recriada. O Estado passaria a ser ao mesmo tempo fomentador da educao superior com a participao ativa da iniciativa privada, adotando um novo papel, o de avaliador, supervisor e regulador do ensino superior.

Se a dcada de 80 do sculo XX marcada por um numero nfimo de registros no ensino superior, nos anos 90, ocorre uma verdadeira exploso de matrculas, que se acentua ainda mais no inicio do sculo XXI. Em fontes do Inep[15], em 1980 existiam 1.377.286 matrculas registradas referentes a cursos superiores. Esse nmero aumentou para 3.887.771, em 2003.

A respeito dos cursos jurdicos, tem-se que em 1991 havia somente 165 cursos devidamente registrados pelo Ministrio da Educao e Cultura (MEC). Esse quantitativo evolui para 704, em 2003. Atualmente, em 2011, temos cerca de 1.128 cursos jurdicos autorizados para funcionar. Agregado a isso, foram criadas polticas afirmativas como fomentos para o ingresso aos cursos superiores, como o Programa Universidade Para Todos, o Prouni[16], sistema de cotas, financiamentos estudantis, dentre outros.

Foi aprovado tambm o Plano Nacional de Educao (PNE)[17], que ao tomar formas no governo do Presidente Luiz Incio Lula da Silva (Lula), tem como escopo o ambicioso projeto de expanso de vagas universitrias em nmeros.

O PNE visa, at o final do ano de 2011, estar com 30% da populao de faixa etria entre 18 e 24 anos dentro dos campus universitrios. Vale salientar que esse nmero representa to somente 10% dos jovens brasileiros dentro das escolas superiores. De acordo com a filosofia do PNE, nenhum pas pode pretender desenvolvimento e independncia sem um slido sistema de ensino superior.

De outra parte, para alguns setores profissionais, em especial os tidos como mais nobres, como a advocacia, o excesso de profissionais no mercado de trabalho seria um obstculo, pois isto significa dividir uma parcela do poder o qual lhes pertence por inteiro.

A falta de tradio verdadeiramente democrtica somada ao perfil ideolgico firmado nos princpios jurdicos ligados s elites das oligarquias conservadoras faz com que haja reaes contrrias nova Constituio Cidad. Ocorre a a tentativa de desconstitucionalizao de direitos, que por estes aspectos se encaixa o exame da OAB, cujo objetivo impedir que os novos profissionais adentrem no mercado de trabalho como advogados.

As mudanas educacionais advindas da reforma do aparelho do Estado de certa forma interferem particularmente no ensino jurdico, encontrando resistncias na OAB, entidade de classe com perfil conservador que intenciona exercer um papel de guardio do ensino jurdico (FEITOSA NETO, 2006).

Em reao democratizao dos cursos jurdicos, em 1996, a Ordem dos Advogados do Brasil, cria o provimento 81/96, em que regula a obrigatoriedade do exame para ingresso nos quadros da OAB. A crtica dos representantes da OAB, a exemplo dos cursos jurdicos do Brasil Imprio, quanto a qualidade do ensino. Dessa forma, a OAB visa qualificar o egresso dos cursos de Direito atravs da aplicao de seu exame. Sendo que somente a partir desta aprovao, que poder o Bacharel advogar. A respeito do processo de aprovao do exame da Ordem, Castro (2003, p.47), ressalta que:

Vencidas essas cinco primeiras etapas, o aluno est habilitado a receber seu diploma. No entanto, s nesse instante que ele se d conta do estelionato, como sabido, o diploma que ele recebe, de per si, no o habilita a coisa alguma( a no ser para pendurar na parede e dizer que ele tem um ttulo superior). A guerra por uma profisso jurdica s vencida se agora o bacharel em Direito vencer mais uma batalha:a) se quiser ser advogado, tem que passar no exame de Ordem; b) se quiser seguir alguma carreira jurdica pblica, vai ter que passar num concurso de conhecimentos e de ttulos.(...)(grifo nosso)

Na interpretao de Castro (2003), as escolas superiores no tm qualquer autonomia, pois mesmo que legalmente autorizadas pelo Ministrio da Educao e Cultura (MEC), tais instituies podem estar a cometer o estelionato educacional contra os estudantes, devido a aprovao obrigatria instituda pelo exame da OAB. De igual forma diz Rubens Approbato Machado (2003,p.22):

Detectamos a deteriorao deste ensino, por meio dos concursos peridicos que realizamos, os conhecidos Exame de Ordem.(...)(...)Revela um estado de degradao e de engodo. Milhares de Bacharis que concluram seus cursos, com muitos sacrifcios pessoais, gastos, tempo e inmeros outros problemas, tm um diploma que nada vale. No conseguem ser aprovados nos concursos pblicos para a magistratura, para o Ministrio Pblico, para outras carreiras jurdicas. No se tornam advogados, juzes, promotores, defensores, procuradores, delegados... nada!

Pelo exposto dado por Machado e Castro, no se pode levar em considerao a diversidade e heterogeneidade das pessoas existentes no Brasil, nem tampouco sua extenso geogrfica, em

que os comportamentos culturais, sociais e econmicos se distinguem medida que se distanciam.

Desta feita, o exame, com grau de dificuldade extrema, em que 90% dos examinados so reprovados, vem eivado de fraudes, escndalos, alem de no conter critrios claros para a sua aplicao. Jogados ao limbo social, os Bacharis em Direito insurgem-se contra o exame, atravs de movimentos, debates, milhares de liminares judiciais, com o intuito de questionar a sua constitucionalidade, e por fim, acabar com ele.[18]

Como resultado,vrias entidades so criadas, dentre elas, a de mais destaque, MNBD Movimento Nacional dos Bacharis em Direito[19], cujo objetivo principal fomentar discusses, debates e peridicos, alem de vrias aes afirmativas como forma de combate inconstitucionalidade do exame. A exemplo dos inconfidentes mineiros, um tpico movimento de Bacharis., feito por Bacharis.

A insurgncia ocorre em todo o territrio brasileiro, porm com insucesso, pois no tarefa fcil lutar contra um organismo de classe feito a OAB, que tem inclusive assento na Constituio Federal de 1988.

Por outro vis, no ano de 2006, a juza do Rio de Janeiro, Mariza Senos, concede liminar indita a seis Bacharis em Direito, desobrigando-os a prestar o Exame da OAB. Liminar esta que foi imediatamente cassada pelos dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil. Vrias outras liminares so concedidas em favor dos bacharis em Direito,porm, todas elas no alcanam o objetivo final que a tutela constitucional do direito de advogar.[20]

Quase quatro anos depois, em dezembro de 2009, o Supremo Tribunal Federal STF, reconhece a Repercusso Geral sobre a inconstitucionalidade do exame.[21]

2. DA PROFISSO DO BACHAREL EM DIREITO COMO ADVOGADO E A LEGISLAAO ATUAL

A profisso do Bacharel em Direito, do Brasil Colnia at o momento atual, vem sofrendo significativas transmutaes. No momento colonial at meados do sculo XIX, a atividade era vinculada ao servio pblico, vindo, a partir da, tomar contornos liberais. A criao do

Instituto dos Advogados Brasileiros e, por conseqncia, da OAB, faz com que a atividade tome rumos regulares, vista das principais constituies brasileiras.

O Estatuto da Ordem de 1963[22] em seu artigo 48 estabelecia que para exercer a advocacia o Bacharel deveria, alem de toda a documentao comprobatria da concluso de curso, a comprovao da prtica de estgio forense ou, na falta deste, apresentar comprovao de habilidade feita atravs do exame de Ordem. Com a obrigatoriedade da prtica forense, dada em todos os cursos de Direito, o exame tornou-se obsoleto. Ao visto, a antiga lei condizia mais com a realidade constitucional dos Bacharis egressos que o atual Estatuto da OAB.

Conforme j exposto, na legislao atual, dada pela Lei 8.906/94, existe a obrigatoriedade da aferio de exame qualificador para que o Bacharel em Direito possa trabalhar. a nica profisso no Brasil em que existe tal exigncia.

Sobre tal exigncia, diz Antonio Maria Iserhard (2003.p.81):

Se para ser ingresso nas demais carreiras jurdicas, a exemplo da magistratura e do Ministrio Pblico, exige-se o pblico concurso, no se justifica a prescindibilidade de igual exigncia tambm para a careira advocatcia, mesmo porque inexiste dependncia hierrquica entre juzes, promotores de justia e advogados. De modo que se impe concurso pblico genrico para todos quantos queiram se vincular classe dos advogados, concurso este que no sofre limitaes de vagas nem tampouco admite ordem classificatria. (...) com a realizao do exame de Ordem, a OAB cumpre sua prerrogativa corporativa ao selecionar profissionais. (grifo nosso)

A interpretao de Iserhard, se encaixa no propsito deste trabalho. Isso se deve ao fato de que luz da atual Lei do Estatuto, o Bacharel em Direito se quiser atuar no mercado de trabalho, dever ser submetido ao exame e somente aps aprovao que poder trabalhar.

Como diria Machado (2003, p.22), sobre os bacharis de hoje: (...)No se tornam advogados, juzes, promotores, defensores, procuradores, delegados... nada!

Observamos que o pensamento do autor condiz com a Lei 8.906/94, que delimita o exerccio profissional do Bacharel em Direito. Na contramo, existem outras legislaes que regulam a matria, como o artigo 133 da Constituio Federal, que protege de forma absoluta a profisso

do advogado na administrao da justia e o artigo 5,XIII da Constituio Federal de 1988, em que trata da liberdade profissional como direito fundamental absoluto estabelecido pela lei.

Assim, diante da dicotomia apresentada, em que duas legislaes se antagonizam, para total esclarecimento necessrio fazer uma anlise sobre a capacitao profissional do Bacharel em Direito, sob a legislao em vigor nas duas perspectivas. o que se faz brevemente no prximo tpico desse captulo.

2.1 DA CAPACITAO DO BACHAREL EM DIREITO

Em muitos relatos, peridicos, ouve-se dizer que o bacharel em Direito no advogado e somente aqueles aprovados no exame da OAB que podem ser considerados como tal. Aqui questiona-se: O Bacharel em Direito profissional qualificado para o exerccio do trabalho como advogado? De igual modo, quem se forma em Direito Advogado? As duas questes sero analisadas aqui luz da legislao vigente no Brasil.

De antemo, fica claro que aqui no se analisa os cursos jurdicos e sim os objetivos gerais e especficos a eles impostos pelas leis competentes diga-se MEC/CNE Ministrio da Educao e Cultura e Conselho Nacional de Educao e LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educao, por serem rgos que legislam sobre a formao profissional dos ingressos aos cursos de Direito. Para entendimento do tema, preciso invocar o artigo 5, XIII, da Constituio Federal de 1988, em que diz:

XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;

Por ser uma norma cuja eficcia se limita a uma organizao legal, o governo federal procura normatizar a estrutura das profisses no Brasil. Assim, para regular a matria existe a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996[23] - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Naacional- que define e regulariza o sistema de educao brasileiro com base nos princpios presentes na Constituio Federal. escopo da LDB, no que tange a educao superior, o total aperfeioamento profissional dos estudantes.

Diz a Lei em seu art. 1 sobre a educao:

Art 1 - estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo;

1 -formar diplomados nas diferentes reas de conhecimento, aptos para a insero em setores profissionais e para a participao no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formao contnua;

2 incentivar o trabalho de pesquisa e investigao cientfica, visando o desenvolvimento da cincia e da tecnologia e da criao e difuso da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

(...)Art. 43. A educao superior tem por finalidade:

II - formar diplomados nas diferentes reas de conhecimento, aptos para a insero em setores profissionais e para a participao no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formao contnua;

Dessa forma, percebemos que a Lei de Diretrizes e Bases se encontra em perfeita harmonia com o art. 5, XIII, da Constituio Federal e ampara amplamente o bacharel em Direito a atuar no mercado de trabalho, aps concluso o curso superior.

Porm, deve-se atentar que uma Lei Especial deve regular o fiel andamento da Lei Complementar que a LDB. Para isto, especificamente sobre os cursos superiores em Direito, a devida regularizao dada ao MEC- Ministrio da Educao e Cultura, atravs do CNEConselho Nacional de Ensino, que regula sobre os objetivos gerais e especficos dados aos cursos superiores. Assim, a Resoluo CNE/CES N 9 de 2004 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Direito[24].

A Resoluo n9 em seus 13 artigos discorre sucintamente sobre os objetivos a serem alcanados pelos ingressos nas faculdades de direito, destacando-se na instituio das Diretrizes Curriculares do Curso de Graduao em Direito-Bacharelado.

Tais parmetros devem ser observados pelas Instituies de Educao Superior em sua organizao curricular, ressaltando que o curso de graduao em Direito dever assegurar, no perfil do graduando, slida formao geral, humanstica e axiolgica, capacidade de anlise, domnio de conceitos e terminologia jurdica, adequada argumentao, interpretao e valorizao dos fenmenos jurdicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de viso crtica que fomente a capacidade e a aptido para a aprendizagem autnoma e dinmica, indispensvel ao exerccio da Cincia do Direito, da prestao da justia e do desenvolvimento da cidadania.

No artigo 4, em seus 8 incisos cuida das habilidades, as quais, o curso de graduao em Direito dever possibilitar formao profissional do ingresso. Dentre elas, a adequada atuao tcnico-jurdica em diferentes instncias administrativas ou judiciais, com a devida utilizao de processos, atos e procedimentos.

Ainda quanto Resoluo n 9, o artigo 5 determina que o curso de graduao em Direito dever contemplar, em seu Projeto Pedaggico e em sua Organizao Curricular, trs eixos estruturais, quais sejam: de formao fundamental, de formao profissional e por ltimo, o eixo de formao prtica. No bojo das atividades acadmicas, o aluno dever aprender a estabelecer as relaes do Direito com outros campos do saber humano, dentre elas, a Antropologia, Cincia Poltica, Economia, tica, Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia. Alm disso, o estudante ter que aprender a correlacionar contedos essenciais dos vrios ramos do Direito e, por conseguinte, saber integr-los prtica na atividade de Estgio Curricular Supervisionado.

De relevante importncia o artigo 12, taxativo quanto aplicao da resoluo pelas faculdades, podendo as mesmas serem sancionadas se no obedecerem o ditame. Art. 12. As Diretrizes Curriculares Nacionais desta Resoluo devero ser implantadas pelas Instituies de Educao Superior, obrigatoriamente, no prazo mximo de dois anos, aos alunos ingressantes, a partir da publicao desta.

Como visto, os objetivos do MEC/CNE so claros, que preparar o profissional para o mercado de trabalho, e aps cumpridos 5 anos de trabalhos, exames, estgios, o profissional deve estar legalmente apto para essa insero. Assim, de acordo com o exposto, o aluno que concluiu todas as etapas propostas pelo MEC/CNE, por meio dos cursos de Direito, ser Bacharel em Direito e apto para insero no mercado de trabalho como advogado.

2.2 DA PROFISSO DO BACHAREL EM DIREITO COMO ADVOGADO

No tpico anterior, foi esclarecido os motivos pelos quais o bacharel em Direito profissional capacitado para insero no mercado de trabalho. Parte-se agora para a segunda proposta: compreender se o Bacharel em Direito ou no advogado de acordo com a legislao vigente.

Para tanto, torna-se novamente fundamental a anlise do artigo 5, XIII, da Constituio Federal de 1988. Nele expresso que todos so livres para trabalhar e para exercer a sua profisso, com uma nica limitao: atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Atente-se que o esprito do inciso no ser um impeditivo do acesso ao trabalho. Ao contrrio, um limitador, pois no se pode conceber uma pessoa fazendo uma cirurgia cardiovascular sem o devido conhecimento, comprovado atravs do diploma de medicina, por exemplo.

Nesse caso, a Constituio Federal Brasileira age como protetora de todos. Protege o cidado contra os que tentem burlar a lei atravs do exerccio ilegal da profisso e protege o profissional, que queira atuar em determinado setor desde que legalmente autorizado.

Como atesta o professor Fernando Machado da Silva Lima (2007):

Dessa maneira, para certas profisses, cujo exerccio o legislador considera, naturalmente, de maior interesse para a sociedade, existe a exigncia legal de um diploma de nvel superior, obtido em uma Instituio de Ensino Superior, que deve ser fiscalizada pelo Ministrio da Educao. Essa lei, que poder determinar as condies referentes ao exerccio dessas profisses, dever ser uma lei federal, de acordo com o inciso XVI do art. 22 da Constituio Federal.

Diga-se de passagem, o direito ao trabalho est qualificado na Carta Magna como Fundamental. O inciso XIII do art. 5 da Constituio Federal da Repblica prescreve a liberdade de qualquer ofcio, trabalho ou profisso. De acordo com Jnior (2007), a finalidade do dispositivo seria proibir o Poder Pblico de criar normas ou critrios que levem o indivduo a exercer o ofcio ou profisso em desacordo com a sua vontade.

Como visto, cuida-se de um tpico direito de liberdade do cidado. A norma, fixando uma limitao da atividade do Estado, demarca um territrio impenetrvel da vida individual e, dessa forma, fixa o direito autodeterminao do indivduo na escolha de sua profisso.

a que surge o profissional liberal, sendo aquele profissional portador de um diploma qualificador, que lhe outorga o exerccio da profisso. Porem, ainda assim, necessita de um organismo fiscalizador, para o devido exerccio. Saliente-se que luz dos artigos 21, XXIV e art. 22, inciso XVI da Constituio Federal, compete Unio legislar e delegar organismos para a inspeo do trabalho.

Diz o art. 21, XXIV da Constituio Federal:

Art. 21 Compete Unio:

(...) XXIV organizar, manter e executar a inspeo do trabalho.

Art. 22 - Compete privativamente Unio legislar sobre:

(...) XVI organizao do sistema nacional de emprego e condies para o exerccio de profisses

Pela Constituio Federal de 1988 fica evidenciado, que a Unio autoriza a uma lei infraconstitucional o exerccio do papel de fiscalizador das profisses liberais. o caso da Lei 9.649 de 1998 que trata da dos servios de fiscalizao das profisses regulamentadas[25], objeto da Adin 1.717-6 de 2003, em que o STF delimita a atuao dos conselhos profissionais[26] como fiscalizadores dos inscritos.

Dessa forma diz o relator da Adin 1717, o Ministro Sidney Sanches, em folhas 157 do processo:

(...) Esses Conselhos o Federal e os Regionais foram, portanto, criados por Lei, tendo cada um deles personalidade jurdica de direito publico, com autonomia administrativa e financeira. Ademais, exercem eles a atividade de fiscalizao de exerccio profissional (...)

Seguindo a interpretao da Adin 1.717-6 de 2003, pode-se dizer que o Bacharel em Direito, aps concluso o curso, se quiser atuar na profisso, dever se inscrever no rgo de classe da

sua profisso. Exemplificando: o Bacharel em Medicina no mdico. Ele s o ser a partir do momento da sua inscrio no Conselho Regional de Medicina (CRM). O Bacharel em Engenharia s ser engenheiro quando se inscrever no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). O mesmo se d ao Bacharel em Direito, que no advogado. Ele s ter esta prerrogativa a partir do momento da sua inscrio na Ordem dos Advogados do Brasil. Ademais, de acordo com o artigo 3 da Lei N 8.906, de 1994, o exerccio da atividade de advocacia no territrio brasileiro e a denominao de advogado so privativos dos inscritos na OAB.

Ao analisar as legislaes vigentes acima nota-se que o Bacharel em Direito, ser advogado somente a partir do momento em que se inscrever no seu rgo de classe, no caso a OAB. Para tal, pensa-se que bastaria, como no caso das outras profisses, apresentar o diploma oficial devidamente reconhecido pela legislao brasileira ao Conselho local da Ordem e obter a inscrio. Assim, o Bacharel poderia trabalhar, em consonncia com o art. 48 da LDB, em que dispe que diploma devidamente reconhecido tem validade nacional.(Lima. 2007)

Ocorre, porm, que a esse profissional existe o limite de aprovao em exame de qualificao imposto pelo rgo s ento estar apto para o trabalho. Tal exame imposto somente aos Bacharis em Direito, ferindo pois o princpio constitucional da isonomia, em que todos so iguais perante a lei.

A OAB tem competncia apenas para fiscalizar o exerccio do advogado. Pela interpretao da Adin. 1717-6, a entidade usurpa a competncia das escolas superiores de avaliar a qualificao profissional do Bacharel. Com esta atuao, a OAB tende a desautorizar todos os atos das faculdades que so devidamente regulados pelo MEC/CNE para avaliar o conhecimento dos ingressos.

Nesse aspecto diz Lima (2007):

O problema est em que o Exame existe, apenas, para os bacharis em Direito, e que no compete OAB nem a qualquer outro conselho profissional - avaliar a qualificao do bacharel, que j se encontra certificada pelo diploma, que lhe foi conferido por uma instituio de ensino superior, fiscalizada e avaliada pelo Ministrio da Educao. No entanto, no Brasil, de acordo com os dirigentes da OAB, o bacharel em Direito no nada. Ele no tem profisso. Todos os outros bacharis, ao contrrio, depois de diplomados podem ter uma profisso, sem a necessidade de passar por uma dessas avaliaes esprias.

Para completar, retorna-se Constituio Federal, no seu artigo 205, onde declara que a educao qualifica para o trabalho, sendo direito de todos e dever do Estado e da famlia, devendo ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Fazendo correlao com o proposto no incio deste captulo, perceptvel que, com a legislao aqui apresentada, o Bacharel em Direito profissional apto para o trabalho. Entretanto, no seria advogado, posto at o momento da sua inscrio no organismo de classe.(grifo nosso)

Por fim, como bem relembrado pelo Professor Lima (2007), qualquer pessoa, bacharel ou no, que "exercer profisso ou atividade econmica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condies a que por lei est subordinado o seu exerccio, estar cometendo uma contraveno penal, tipificada no Decreto-lei n 3.688/1.941 (Lei das Contravenes Penais).

3. DA SUPREMACIA DA CONSTITUIO FEDERAL

Esta ltima parte do trabalho, tratar-se- sobre o princpio da supremacia da Constituio Federal de 1988, cuja vontade absoluta proteger aqueles que a promulgaram. Na seqncia, um breve entendimento sobre eficcia das normas constitucionais, para ento esclarecer sobre a inconstitucionalidade formal e a material dos artigos e do provimento que regularam o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). necessrio compreender tambm sobre os princpios e as normas que regem a Constituio Federal Brasileira, pois partir da que se formar o juzo para a inconstitucionalidade do exame da Ordem.

Neste nterim duas indagaes devem ser propostas luz da Constituio de 1988: a OAB tem legitimidade para qualificar os bacharis em direito? por seqncia, existe inconstitucionalidade no exame da OAB aplicado aos Bacharis Direito como mesura de qualificao para o trabalho? A partir da, comea ento uma maior incurso dentro da Magna Carta para discernimento do tema.

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 foi erigida, como expressa artigo 1, baseada nos fundamentos do Estado Brasileiro de Direito, quais sejam: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo poltico.

A tutela da cidadania no se limita somente aos direitos polticos, mas ao direito de ser cidado pleno de direitos. Agregam-se cidadania os direitos sociais do trabalho e da livre iniciativa. dessa maneira que os objetivos Constitucionais previstos no artigo 1 podero ser alcanados, por ser a Carta Magna constituda em Estado Democrtico de Direito, em que todo poder emana do povo.

Sobre este lugar que o cidado tem por direito na sociedade, bem expressa Jnior (2007, p. 102-103):

[...] cada ser humano tem, pois, um lugar na sociedade humana. Um lugar que lhe garantido pelo direito, que fora organizadora da sociedade. Como sujeito de direitos,ele no pode ser excludo da sociedade e como sujeito de obrigaes ele no pode prescindir de sua pertinncia sociedade, na qual chamado a exercer um papel positivo.

A Constituio Federal a Lei mxima de uma sociedade; o reflexo das foras sociais que aliceram o poder que dela emana; o modo de ser de uma nao. Juridicamente, significa o conjunto de normas situadas em hierarquia superior s demais. Segundo Maximiliano (apud Barroso, 1999, p.24): a Constituio a lei suprema do pas. Contra a sua letra, ou esprito, no prevalecem resolues dos poderes federais, constituies, decretos ou sentenas federais, nem tratados, ou quaisquer outros atos diplomticos.

Concorda sobre a autoridade suprema da Constituio Federal, Lus Roberto Barroso (1999, p.107):

a superioridade jurdica, a superlegalidade, a supremacia da Constituio a nota mais essencial do processo de interpretao constitucional. ela que confere Lei Maior o carter paradigmtico e subordinante de todo o ordenamento, de forma tal que nenhum ato jurdico possa subsistir validamente no mbito do Estado se contravier seu sentido. Essa supremacia se afirma mediante de diferentes mecanismos de controle de constitucionalidade.

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 promulgada nos princpios democrticos de direito, foi erigida no principio de classificao rgido, significando que sua letra poder ser alterada, somente atravs de um diferenciado e rgido processo legislativo. Conforme dispe Alexandre de Moraes,(2000.p.39), o qual considera a Carta Magna brasileira super-rigida:

Ressalte-se que a Constituio Federal de 1988 pode ser considerada como super-rgida, uma vez que em regra poder ser alterada por um processo legislativo diferenciado, mas excepcionalmente, em alguns pontos, imutvel (CF, art.60,4- clausulas ptreas).(grifo nosso)

Assim, diz-se que desejo do Poder Constituinte (povo) que o princpio da supremacia da constituio seja devidamente protegido por todos de direito, no podendo ser contra a Carta Magna qualquer comportamento ativo ou omissivo que venha conflitar com seus ditames. Desta feita, qualquer ao ou omisso, quer nas vias formais ou matrias, que venham a maltratar ou provocar-lhe leso, devero ser corrigidas imediatamente.

3.1 DA EFICCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

De acordo com Jnior (2007), para que haja entendimento das normas constitucionais, preciso que se estabelea a correta acepo do que venha significar as normas de eficcia jurdica. Isto posto porque a norma possui duas espcies de eficcia a saber: normas de eficcia social, ou normas efetivas, que designam o fenmeno da concreta observncia das normas no meio social que pretende regular e as normas de eficcia jurdica, por designar a qualidade de produzir em maior ou menor grau os efeitos jurdicos, ao regular desde logo as situaes, relaes e comportamentos a que pretende. Desta feita, percebemos que a eficcia est ligada diretamente aplicabilidade, exigibilidade ou executoriedade das normas, para a possibilidade da efetiva aplicao jurdica.

Sobre a questo da aplicabilidade das normas constitucionais de eficcia jurdica, existe a tradicional classificao dada por Jos Afonso da Silva (apud MORAES, p.7) na qual se subdivide em normas de eficcia em plena, contida e limitada.(grifo nosso)

Na explicao das normas, definidas por Silva, citada por Moraes, tem-se que as normas de eficcia plena so aplicadas imediatamente, a partir da entrada em vigor da Constituio Federal, produzindo todos os efeitos que o Constituinte diretamente quis regular. Quanto s normas de eficcia contida, o Constituinte regulou os interesses de determinada matria, mas deixou margem atuao restritiva por parte da competncia discricionria do poder publico, nos termos que a lei estabelecer. Ainda de acordo com o autor, a normas de eficcia limitada,

so aquelas que apresentam aplicabilidade indireta, mediata ou reduzida, pois somente incidem sobre esses interesses, aps uma normatividade ulterior, para a sua justa aplicao (o que no objeto desse estudo).

Vale analisar outra vertente de classificao das normas, de critrio intangvel e efeito concreto. Assim, so normas constitucionais de eficcia absoluta, como conceitua Diniz (apud MORAES 2000, p.39-40):

as intangveis, contra elas nem mesmo h o poder de emendar. Da conterem uma fora paralisante total de toda a legislao que, explcita ou implicitamente, vier a contrari-las. Distinguem-se, portanto, das normas constitucionais de eficcia plena, que apesar de incidirem imediatamente sem necessidade de legislao complementar posterior, so emendveis. Por exemplo, os textos constitucionais que amparam a federao (art.1), o voto secreto, universal e peridico(art.14), a separao de poderes(art.2) e os direitos e garantias individuais(art. 5.I a LXXVII), por serem insuscetveis de emenda so intangveis, por fora dos art. 60, 4, e 34,VII,a e b.(grifo nosso)

Nesse raciocnio doutrinrio, faz- necessrio uma anlise mais minuciosa de dois artigos importantes, quais sejam, o artigo 5, XIII e o artigo 133 da Carta Magna brasileira. O artigo 5 assegura que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza. O princpio de isonomia garante-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas, protegendo-lhes a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

Art.5:

(...) XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; (grifo nosso)

Segue o artigo 133:

Art. 133. O advogado indispensvel administrao da justia, sendo inviolvel por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso, nos limites da lei.

Numa viso latu do artigo 5, XIII, teria uma norma de eficcia contida, consenso pela maioria dos doutrinadores. Trazendo tona a interpretao que algumas profisses devam ser regulamentadas. Trata-se sem equvocos das profisses liberais, ou comumente chamadas bacharelados, haja vista que para o devido exerccio da profisso e para a proteo da sociedade, necessitam de legalizao formal. As qualificaes previstas no inciso XIII, no se referem strictum ao Bacharel em Direito, mas a todos os seus alcanados, conforme bem explicado na segunda parte desse trabalho.

Relembrando que, como j citado por Jnior (2007), o dispositivo foi moldado sob a regra de eficcia contida, o que em tese, permitiria que uma lei infraconstitucional pudesse limit-la, criando requisitos e qualificaes para o exerccio de determinadas profisses. De qualquer maneira, fica entendido que enquanto no existir lei acerca dessa ou daquela profisso, a permisso constitucional tem alcance amplo e absoluto, para que no haja conflito com o j citado artigo 1 da Constituio Federal, cuja aplicabilidade imediata e intangvel.

Por outro lado, na viso strictum de Diniz, citada por Moraes (2000, p.59),o inciso XIII est qualificado como norma de eficcia absoluta, de aplicao imediata, no podendo qualquer alterao infringir o seu percurso legal, por se tratar de direitos fundamentais. De igual forma o artigo 133, dotado de eficcia absoluta e aplicao imediata, devido fora do seu comando e ao fato da presena do advogado ser essencial administrao da justia. (grifo nosso)

Verifica-se que o inciso XIII do artigo 5 encontra-se em perfeita harmonia com a Lei de Diretrizes e Bases via Ministrio da Educao, com a Lei N 9.649, de 27 de maio de 1998, que rege sobre os conselhos de Classe profissionais do Brasil e com o artigo 133, que trata da indispensabilidade do advogado na administrao da justia e por conseqncia da democracia.

Como o artigo 133 erigido na norma de eficcia absoluta, significa que o inciso XIII do artigo 5 deve estar em completa consonncia com o mesmo. Ou seja, percebamos aqui que o Poder Constituinte para proteger os seus contra o uso arbitrrio das profisses, limitou o inciso XIII, s devidas qualificaes, ao mesmo tempo, em que protegeu a administrao da Justia por meio da presena do advogado, diga-se numa norma de eficcia absoluta. (grifo nosso)

Por esse prisma, o Bacharel em Direito, devidamente qualificado, tem essas duas prerrogativas constitucionais absolutas para o devido uso da sua profisso, quais sejam: o direito inalienvel ao trabalho e o direito inalienvel que a Justia tem sua presena na administrao da democracia.

Conforme dita Morais (2000, p.58): Em regra, as normas que consubstanciam os direitos fundamentais democrticos e individuais so de eficcia e aplicabilidade imediata. A prpria Constituio Federal, em uma normasntese, determina tal fato dizendo que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata.

Conforme exaustivamente explicado na segunda parte deste trabalho, constitucionalmente, o profissional em Direito portador de diploma legal, est devidamente qualificado pelo poder legislativo para o livre exerccio do seu oficio e da incumbncia absoluta de ajudar na administrao da justia Nao. (grifo nosso)

Com todos os pesares, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil imposto aos Bacharis em Direito como mecanismo de medir qualificao para o exerccio profissional, tem jogado ao limbo social os sonhos e as expectativas de trabalho de cerca de 4 milhes[27] profissionais devidamente certificados pela Lei de Diretrizes e Bases(LDB) e pelo Ministrio da Educao e Cultura(MEC) de atuarem na rea jurdica como advogados.

perceptvel aqui leso aos direitos e garantias fundamentais, individuais e coletivos, tutelados pela Constituio Federal brasileira, especialmente o direito ao trabalho e livre iniciativa propostos nos artigos 5, XIII. Direito diretamente relacionado ao respeito da dignidade humana, fundamento do Estado Democrtico Brasileiro, conforme explica Jnior, (2007, p. 110):

Os Direitos Fundamentais constituem uma categoria jurdica, constitucionalmente erigida e vocacionada proteo da dignidade humana em todas as dimenses. Destarte, possuem natureza polidrica, prestando-se ao resguardo do ser humano na sua liberdade (direitos e garantias individuais), nas suas necessidades (direitos econmicos, sociais e culturais) e na sua preservao (direito fraternidade e solidariedade).

De qualquer modo, o Poder Pblico ao criar normas e critrios para as qualificaes profissionais, objetiva to somente a proteo do indivduo para que no exera ofcio ou profisso em desacordo com a sua vontade e sim com a sua liberdade individual.

Em relao ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil, podemos notar a divergncia quanto constitucionalidade dos seguintes artigos da Lei 8.906/1994 a seguir: art. 8, IV, 1; 44, II, 58. VI e Art. 78 os quais amparam a OAB por meio da aplicao do seu exame a agir como

limitadora do pleno acesso do Bacharel em Direito ao mercado de trabalho como profissional liberal.

Age a citada lei tambm contra o desenvolvimento da democracia, da justia e da cidadania, pois como j dito, a presena do advogado essencial justia. Por ser uma norma inferior, a Lei do Estatuto deveria estar em plena harmonia com a Lei Maior, pois uma Constituio Federal se destaca sobre todo ordenamento jurdico em qualquer nao que se augura democrtica. Percebe-se porm que no o caso da legislao brasileira, haja vista que os artigos ora citados do Estatuto da OAB, no esto em sintonia com a nossa norma Supralegal.

3.2.DA INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL E MATERIAL DO EXAME

Antes de analisar as leses que a Lei 8.906/94 provocam ao limitar os direitos fundamentais dos Bacharis em Direito de exercerem a profisso, procurar-se expor imediatamente todas as questes sobre a formalidade e materialidade das normas constitucionais da matria a ser tratada. Isto posto, que a Constituio brasileira, por ser erigida nos moldes super-rgidos, todos os seus atos normativos infraconstitucionais devem e necessitam guardar compatibilidade com a mesma, numa relao piramidal. Essa obrigao de subordinao vertical com a Constituio, obedece dois parmetros a saber: um formal e outro material, sendo que a desobedincia a essa hierarquia, provoca a desarmonia dos preceitos ou a inconstitucionalidade dos mesmos.

Sobre a inconstitucionalidade formal, esclarece Alexandrino (2009.p.9):

[...] a inconstitucionalidade formal ocorre quando h um desrespeito Constituio no tocante ao processo de elaborao da norma, podendo alcanar tanto o requisito competncia, quanto o procedimento legislativo em si. O contedo da norma pode ser plenamente compatvel com a Carta Magna, mas alguma formalidade exigida pela Constituio, no tocante ao tramite legislativo ou s regras de competncia, foi desobedecida.

Quanto inconstitucionalidade material, Alexandrino (2009) explica que ocorre quando o contedo da lei contraria a Constituio Federal. Neste caso, o autor expe que o processo legislativo pode ter sido fielmente obedecido, porm, a matria tratada incompatvel com a Carta Poltica.

Conforme citado nessa pesquisa, o poder que a Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) tem para aferir exame de conhecimento aos Bacharis em Direito para o ingresso em seus quadros, encontra amparo na Lei 8.906/94[28], Estatuto da Advocacia, especificamente nos artigos 8,IV,1, 44,I e II, 58, VI e 78 os quais doam Ordem autonomia para selecionar tais profissionais, alm do poder para aplicar exame de qualificao somando ainda o poder de legiferar sobre a prpria Lei Federal 8.906/94.(grifo nosso)

Diante da complicao que o tema apresenta, para clareza da explicao, ser feita uma primeira anlise do artigo 8, IV, 1, seguido pela seqncia dos demais.

3.2.1. Do artigo 8, IV, 1 da Lei 8.906/94

O Artigo. 8, IV, 1 diz o seguinte

Art. 8 - Para inscrio como advogado necessrio:

(...) IV - aprovao em Exame de Ordem;

(...) 1 O Exame da Ordem regulamentado em provimento do Conselho Federal da OAB.

Sobre o 1, do Estatuto, para tornar regular o exame da Ordem, a entidade internamente decretou o provimento 81/1996[29], derrogado pelo provimento 109/2009[30], derrogado pelo Provimento n 136/2009[31] e conseqentemente outros mais que por viram. Percebe-se que a Entidade de Classe OAB, vem regulando a matria das profisses em Direito de forma indiscriminada, atravs de provimentos internos, arrogando para si poderes de Estado, com autoridade de Estado. (grifo nosso)

Ao analisar em primeira mo o 1 do dito artigo, observa-se que o pargrafo em tela recebe um comando para regulamentar o exame atravs de provimentos (atos administrativos) internos normatizados pela entidade.

O que de fato ocorre que provimento enquadra-se no rol das espcies de atos administrativos e portanto, jamais ser poder ser Lei. Esmiuando mais ainda sobre o provimento, tem-se que a Administrao Pblica, por meio de seus atos jurdicos coloca em prtica sua funo executiva. Tais atos conforme dito, recebem o nome de atos administrativos[32]. (grifo nosso)

Tais atos no se confundem com aqueles que emanam do Legislativo (leis) ou do Judicirio (decises judiciais), quando no desempenho de suas atribuies especficas de legislao e jurisdio.

A respeito dos atos das autoridades pblicas, ressalta Meirelles (2007, p.152):

Alm das autoridades pblicas propriamente ditas, podem os dirigentes de autarquias e das fundaes, os administradores de empresas estaduais e os executores de servios delegados praticar atos, que por sua afetao pblica, se equiparam aos atos administrativos tpicos, tornando-se passiveis de controle judicial por mandado de segurana e ao popular, tais sejam as leses que venham a produzir.

Nesta lgica, temos a definio de provimento. So atos administrativos internos, contendo determinaes e instrues que a Corregedoria ou os tribunais expedem para a regularizao e uniformizao dos servios, especialmente os da Justia,com o objetivo de evitar erros e omisses na observncia da Lei (MEIRELLES, 2007, p.158)

Conforme explicao do autor, provimento no mais do que ato administrativo. No pode possuir de forma alguma o condo de lei, no pode tambm ocupar o poder de legiferar, haja vista que as obrigaes individuais esto vinculadas Lei Maior. Assim, inexistindo Lei, no h que se falar em obrigao.

Ademais, o artigo 5, II, da atual Constituio lmpido:

Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

(...) II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;. O artigo 84, IV da Carta Magna tambm taxativo ao determinar que cabe ao Presidente a regulamentao das Leis, bem como a sua fiel execuo. Assim, fica definitivamente afastada a legalidade do 1 do artigo 8 do Estatuto, bem como todos os provimentos regulamentares que advirem dele. Toma-se conscincia que apesar dos provimentos internos da OAB provocarem irreparveis leses nao brasileira, atravs do impedimento dos Bacharis em Direito de trabalharem, eles diretamente no esto provocando nenhuma ferida na Constituio. Eles atingem diretamente a Lei 8.906/94 que os criou. .(grifo nosso)

So os provimentos portanto, atos de mera ilegalidade, que podem e devem ser corrigidos em vias comuns, e no nas vias de inconstitucionalidade. J o 1 do artigo 8 da respectiva Lei, o qual diz que o exame da Ordem dever ser regulamentado atravs de provimento pelo Conselho Federal da OAB, este sim, fere diretamente a Carta Magna, por autorizar que uma entidade fiscalizadora de classe possa legiferar sobre direitos e garantias individuais. (grifo nosso)

Dessa forma, seguindo com o curso da anlise do artigo 8, Caput e inciso IV, observa-se o seguinte:

Art. 8 Para inscrio como advogado necessrio:

(...) IV - aprovao em Exame de Ordem;

Com relao ao inciso IV, trata-se de Exame de Ordem, na forma genrica. No traz em bojo a devida qualificao ou a tipologia de exame a ser aplicado, quais as regras, ou as devidas motivaes para aplicao do mesmo. Enfim, no explica exatamente o real significado do Exame de Ordem. Traz legislao um comando genrico, inconcebvel de se aceitar, em acordo com a atual estrutura jurdica brasileira, haja vista que qualquer norma reguladora de direitos, deve vir completa, para no deixar margens segurana jurdica dos seus alcanados.

Nesse sentido, Hase (1997) explica que o Direito um conjunto de normas, classificadas no direito material como as que criam, regem, extinguem ou modificam as relaes jurdicas, enfim, dizem o que se pode e o que no se pode fazer. Sendo assim, as normas garantem a autoridade do ordenamento jurdico a que pertencem.(grifo nosso). Como exposto, no se trata do caso, pois a tipificao do exame no dada na lei do Estatuto.

consenso que h uma Lei Federal disciplinando a profisso dos Bacharis em Direito atravs de um comando genrico, que poderia ser uma norma em branco, necessitara para tanto do complemento de uma outra lei que poderia vir atravs de um Ato Normativo, diga-se de antemo elaborado exclusivamente pelo Presidente da Repblica.

No caso em questo, o complemento (dado pelo provimento do 1) trata-se de um ato normativo infralegal. Desta feita, tal norma novamente no pode entrar em consonncia com a Constituio Federal, por ser de competncia do Presidente da Repblica a normatizao de atos infralegais. (grifo nosso)

Importante analisar ainda, que pode haver a existncia implcita de um comando federal na Lei 8.906/94 para imposio do exame. Teria a o instituto da Lei Delegada. A definio de Lei Delegada descrita por Moraes (2000, p.543): Lei Delegada ato normativo elaborado e editado pelo Presidente da Repblica, em razo de autorizao do Poder Legislativo, e nos limites postos por este, constituindo verdadeira delegao externa da funo legiferante e aceita modernamente, desde que com limitaes, como mecanismo necessrio para possibilitar a eficincia do Estado e sua necessidade de maior agilidade e celeridade.

Sobre Lei Delegada, a interpretao se dar luz da Carta Magna, no seu artigo 21, XXIV:

Art. 21. Compete Unio:

(...) IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenao do territrio e de desenvolvimento econmico e social;

(...) XXIV - organizar, manter e executar a inspeo do trabalho;

Por se tratar de Constituio Federal erigida nos moldes imutveis, ou Constituio superrgida, a Lei Maior brasileira no admite qualquer mudana ou desrespeito aos seus madamus ou sua primazia na classificao piramidal dos poderes e das leis inferiores.

Verifica-se que o poder de organizar, manter e executar a inspeo do trabalho compete exclusivamente Unio. Desta forma, invivel a existncia de delegao aos demais organismos estatais, por ser matria exclusiva do Presidente da Repblica.

Analisemos agora o artigo 22 da Carta Magna brasileira:

Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre:

(...) XVI - organizao do sistema nacional de emprego e condies para o exerccio de profisses;

(...) XXIV - diretrizes e bases da educao nacional;

(...) nico. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo.

A ver pela Constituio Federal, fica lmpido a impossibilidade de qualquer pretenso da lei 8.906/94 atribuir para si a autorizao federal para tratar de matria de educao, pois tal poder dado to somente aos Estados.

Aqui o Legislador Constituinte no deixa dvida sobre a ilegalidade do artigo 8 IV da citada lei Estatuto da OAB, pois poder privativo da Unio legislar sobre matria de trabalho e educao, podendo delegar certas competncias somente aos Estados. Fator que no se vislumbra no inciso XXIV, posto que o mesmo s se harmoniza perfeitamente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ademais, os institutos constitucionais acima citados, tm eficcia plena, que na interpretao de Jnior(2007), so normas fortes, que no podem ser enfraquecidas quer pelo legislador ordinrio, quer pela Administrao Pblica, muito menos por um conselho de classe.

Ressalta-se a qualificao genrica do exame, inexistindo norma legal sobre o seu regulamento, o que torna impossvel, luz da legislao constitucional a sua real aplicao. Conforme ressalta Jnior (2007, p. 374):

[...] no pode ser qualquer matria objeto de delegao. O 1 do art. 68 da Constituio exclui da delegao: a) atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional: b) atos de competncia privativa da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. c) matria reservada lei complementar: d) legislao sobre: organizao do Poder Judicirio e do, Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; nacionalidade cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais. Planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos. Fica claro que existe ao Presidente da Repblica limitaes de regular atravs de delegao legislativa, podendo os seus atos serem sustados caso os mesmo excedam ou ultrapassem os limites da resoluo.

Insistindo no questo, o comando para regular o exame poderia vir do artigo 78, o qual diz que Cabe ao Conselho Federal da OAB, por deliberao de dois teros, pelo menos, das delegaes, editar o regulamento geral deste estatuto, no prazo de seis meses, contados da publicao da prpria lei. Nota-se o disparate da invaso do Conselho de Classe sobre o poder legiferante da Unio, ao alterar seu prprio Estatuto, que diga-se uma Lei Federal. Ademais, no teria o Conselho Federal da OAB o poder de comando, conforme visto nesta pesquisa, a matria de delegao de lei dada to somente pelo Presidente da Repblica. Desta feita, no tocante ao exame,no aparato da Lei, no existe qualquer expresso do Presidente da Repblica delegando ao Conselho da Ordem o poder de aferir conhecimento. Mesmo que houvesse, estaria indo em oposio ao 1 do Art. 68[33] da Constituio Federal, por se tratar de direitos individuais ao trabalho e ao livre exerccio da profisso. Assim, ainda que haja delegao, esta ser considerada inconstitucional, pois a delegao de lei conferida somente aos Estados, como dito anteriormente.(grifo nosso)

A maneira com que a Lei 8.906/94 delega poderes ao Conselho Federal da Ordem para regular matria da prpria Lei do Estatuto, ataca o mago da Carta Magna, ferindo-a gravemente, pois prerrogativa constitucional da Presidncia da Repblica regular as leis. No caso do exame, o artigo 78 edita e regula o prprio Estatuto, diga-se uma Lei Federal. Aqui se vislumbra uma usurpao da competncia federal de legiferar por parte do Conselho Federal da Ordem. Torna-se inconcebvel, sombra da interpretao constitucional que o conselho de classe exera a funo de legislar, ou de regular Lei Federal, por respeito ao artigo 84, IV[34], da Constituio Federal.

3.2.2. Dos artigos 44, I e II e 58, VI

Feita a anlise dos dispositivos dos artigos 8, IV,1, 78, resta-nos vencer os artigos que agora se apresentam, no sub tpico a seguir, para completo entendimento desta matria. Trata-se dos artigos. 44,I e II, bem como do artigo 58,VI.

Traz o art. 44, I e II:

(...) Art. 44. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), servio pblico, dotada de personalidade jurdica e forma federativa, tem por finalidade: I - defender a Constituio, a ordem jurdicca do Estado democrtico de direito, os direitos humanos, a justia social, e pugnar pela boa aplicao das leis, pela rpida administrao da justia e pelo aperfeioamento da cultura e das instituies jurdicas; II - promover, com exclusividade, a representtao, a defesa, a seleo e a disciplina dos advogados em toda a Repblica Federativa do Brasil.(grifo nosso) J o art.58 diz: Art. 58. Compete privativamente ao Conselho Seccional: (...) VI - realizar o Exame de Ordem;

A matria de que trata o artigo 44, I e II, ambgua, pois, ao mesmo tempo em que promete expressamente proteger a Constituio Federal e a democracia, se arroga no direito de selecionar as pessoas que iro compor o quadro de inscritos. O inciso II, tratado lato sensu, no definindo o seu real alcance, ou o devido esclarecimento sobre a terminologia seleo. de senso comum que selecionar o mesmo que escolher, o que remete ao sentido do arbtrio. Nesse caso, visvel a insegurana jurdica dos alcanados pela Lei 8.906/94, quais seriam todos os operadores jurdicos que dependam da OAB e a prpria democracia brasileira, por ser o advogado essencial nao. (grifo nosso)

Desta feita, Imagine hipoteticamente, um dirigente da OAB, que no venha a identificar-se pessoalmente com determinado advogado que exera certo tipo de liderana ou que tenha algum destaque profissional. Poderia tal dirigente usar arbitrariamente da sua influncia para fazer impor o dispositivo do inciso II do artigo 44 contra a pessoa e assim determinar o fim profissional do perseguido. Pelo exposto, a entidade de classe, no est virtuada com sua funo legal de simples fiscalizadora dos atos de prtica e deontologia do profissional de Direito.

Analisando em strictum, o inciso II do artigo 44 concomitante com o artigo 58, VI, luz da matria da inconstitucionalidade do exame, os mesmos apresentam ofensa formal e material sobre o j citado artigo Art. 205 da Carta Magna. Cujo objetivo a educao como direito de todos e dever do Estado e da famlia, que deve ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Numa viso latu dos incisos II, 44 e VI, 58, constata-se o intento de desqualificar por completo a autonomia das universidades, tratada no art. 207 em que o Poder Constituinte protege expressamente a autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira, dos centros universitrios.

interpretao dada pelo artigo 207, vemos que somente as universidades tm competncia constitucional para qualificar os ingressos nos cursos de Direito, bem como a aplicao dos seus exames, o que feito ao longo dos 5 anos de faculdade.

Veja que este disparate desqualifica a autoridade dada aos profissionais do magistrio de acompanharem diariamente o desenvolvimento do didtico-pedaggico de seus alunos at sua independncia profissional, efetivada ao final do curso. Pode vir a desqualificar tambm o estagio profissional obrigatrio, cujo objetivo principal propiciar ao aluno a prtica efetiva do apreendido pela teoria ao longo dos estudos e que as instituies de ensino so obrigadas a instalar em seus ncleos, por fora da resoluo n 9 do MEC.

Nesse aspecto, a assertiva encontra amparo no artigo 206 da Constituio que protege os princpios do ensino, os quais devem nortear as atividades que legislam sobre a matria de Educao. *...+ serviro de vetores para toda a atividade legislativa, administrativa e judiciria, no podendo nunca qualquer um dos titulares dessas atividades agir em desacordo com tais princpios (JNIOR, 2007, p.489).

Como dito, o alcance do inciso II do artigo 44 tende a ir alm da seleo dos profissionais por meio do exame. No est expresso claramente em seu bojo como deve ser a seleo destes profissionais, qual tipo de seleo e tambm no est expresso a quem se direciona a seleo.Dessa forma, fica completamente exposta a segurana dos alcanados da Lei 8.906/94. Assim, alm da inconstitucionalidade formal, tambm qualifica nesse artigo a inconstitucionalidade material, pois tende a ofender o Estado democrtico de Direito do Brasil. De igual entendimento fica exposto tambm o artigo 58 caput, VI, da mesma Lei.

3.3. DA OFENSA AOS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS

Barroso (1999) explica que os princpios constitucionais so o conjunto de normas que refletem a ideologia de uma Constituio, seus postulados bsicos e seus reais objetivos. Desta feita, os princpios so as normas eleitas como fundamentos ou qualificaes essenciais da ordem jurdica institucionalizada.

Conforme expe Mello (1986 apud BARROSO, 1999, p.149):

[...] principio , por definio, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico. [...] violar um principio muito mais grave do que transgredir uma norma. A desateno ao princpio implica ofensa no apenas a um especfico mandamento obrigatrio, mas a todo um sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalo do princpio atingido, porque apresenta a insurgncia contra todo o sistema, subverso de seus valores fundamentais...

Assim, os princpios so consistidos nos bens supremos da sociedade brasileira, coexistindo dentro e fora das normas legais. Sob a interpretao principiolgica apresentada, a Lei 8.906/94, atravs dos seus artigos j conhecidos, encontra-se em completa desarmonia com o ordenamento atual, por ofensa aos princpios constitucionais que regem o resto da legislao brasileira.

3.3.1 Dos princpios ofendidos

Estuda-se aqui os princpios constitucionais ofendidos pelos artigos 8, IV,1, 44, II, 58 caput, VI e 78, amparados pela na Lei 8.906/94, Estatuto da OAB, ao impedirem que os Bacharis em Direito exeram devidamente a profisso.

A Lei 8.906/94, ofende frontalmente o princpio do Estado Democrtico de Direito, previsto no art. 1 caput da Constituio, consolidado como clusula ptrea, de eficcia absoluta, medida que comea a legislar sobre a Nao Brasileira comandado pelo seu artigo 78 e demais provimentos internos.

Ofende tambm o Estado brasileiro, a partir do instante em que o seu artigo 44,II, se arroga no direito de selecionar os profissionais que podem ou no defender a Justia e a coletividade nacional.(grifo nosso)

Ofende o princpio da livre iniciativa, previsto no artigo 1, IV e 170 da Carta Magna, medida em que o artigo 8,IV,do Estatuto porta-se como uma condicionante impeditiva para o livre exerccio ao trabalho.

Ofende frontalmente o princpio da isonomia, tutelado pelo artigo 5, caput e inciso I, usurpando da eficcia absoluta do inciso XIII, protegida pelo art. 60, 4 todos da Constituio, medida que somente os Bacharis em Direito so obrigados a prestarem exame de qualificao profissional mesmo aps a devida qualificao dada pelo governo federal.

Ofende o principio do pleno acesso ao direito e o princpio da administrao da justia, tutelados pelos artigos 5, XXXVI e 133, da Magna Carta medida que desrespeita a imprescindvel presena do advogado na administrao da justia, diga-se que os artigos citados foram erigidos na norma de eficcia absoluta.

Ofende o princpio do juiz natural, artigo 5, XXXVII e LIII, a partir do instante em que passa a selecionar os profissionais que vo adentrar nos seus quadros.

Ofende o princpio da segurana jurdica, artigo 5 XXXVI, ao legiferar sobre direitos e obrigaes fundamentais, como se Estado fosse.

Ofende o princpio da liberdade, artigo 5, II, IV, VI IX, XIII, XIV, XV, XVI, XVII e outros, posto que o profissional ao ser impedido de trabalhar, fica tambm impedido do seu livre arbtrio.

Ofende o principio da legalidade, artigo 5, II, medida em que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei. E como visto, o exame regulado por provimento interno da OAB, com animus de Lei e de polcia, porm, como explicado no possuem o condo de Lei.

Ofende, por fim, o princpio da autonomia universitria, artigo 207 medida que se arroga no direito privativo de aplicar exame de qualificao profissional, conforme o dito no art. 58 caput e VI, e outros, do Estatuto, desqualificando assim o profissional do magistrio, aquele legitimado pelo MEC e LDB para acompanhar e aferir o aprendizado do discente.

Diante de todo o exposto, uma ltima questo ainda precisa ser feita: quem teria prevalncia no ordenamento jurdico brasileiro, a Constituio Federal de 1988 ou a Lei 8.906/94 da OAB?

Partindo da premissa que a Federao Brasileira constituda de Estado Democrtico Brasileiro, em que seu povo por vontade prpria promulgou a Constituio Federal em 1988 nos moldes super-rgidos, que pelo Presidente da Repblica sancionou a Lei 8.906/94, cujos dirigentes vm usando os seus provimentos internos como mecanismo de usurpar poderes que no lhes pertence, de entendimento desta pesquisa que, no respeito ao princpio da Supremacia da Nao Brasileira, deve prevalecer a Constituio Federal de 1988 sobre todo o ordenamento jurdico brasileiro.

Porem, Como livre a interpretao contrria, que se rasgue expressamente a Constituio Federal, porque tacitamente j o fez.

Aqui se encerra este captulo na convico que a OAB no tem legitimidade, vista do exposto, para qualificar os Bacharis em Direito, por ofensa aos artigos 205, 206 da Constituio e o seu exame inconstitucional por ofender formalmente e materialmente a Carta Magna em todos os seus princpios fundamentais, como j explicado.

Ademais, em consonncia com o artigo 133 da Constituio Federal, quem imprescindvel Justia o advogado e no a OAB. O Brasil pode muito bem sobreviver sem a presena da OAB, o que no poderia sem o advogado. Quem vive sombra do advogado a OAB e no este dela.

4 CONCLUSO

Ao buscar as razes do inalienvel direito ao livre exerccio profissional do Bacharel em Direito, atravs da histria ficou observado que durante todo o percurso, houve sempre um hiato entre dois tipos sociais: os dominantes e os dominados. Estes ltimos pouco aparecem nos relatos, haja vista que a histria do Direito e da advocacia no Brasil foi calcada no disfarce do liberalismo vestido com roupagem oligrquica elitista. Desde a colonizao do Brasil, observase que o acesso aos cursos superiores de Direito eram dados somente aos herdeiros das classes dominantes.

Nos principais momentos histricos pelos quais se fez o incurso, quer no Brasil Colnia, no Brasil Imprio ou na criao da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o discurso foi sempre segregador, discriminatrio e dominador. Isso posto, pois no Brasil Colnia os principais cargos pblicos deviam ser protegidos queles brancos, que no fossem impuros de sangue ou descendentes de judeus. No imprio, enquanto a advocacia toma contornos liberais, se torna forte a partir da o combate s outras classes profissionais, quer aos Rbulas ou aos prprios ingressos dos dois cursos, por acharem que os mesmos no estavam devidamente qualificados, apesar de estarem ali como representantes do pensamento dominador colonialista.

J no momento atual, o discurso transvertido na mesma crtica qualidade dos cursos jurdicos ou na preparao do profissional para sua insero no mercado de trabalho. Porm, o carter claro: impedir que o Bacharel se insira num contexto de trabalho que tido como privado, pertencente somente a alguns.

Com relao profissionalizao nos cursos superiores, em qualquer momento relatado na histria, possvel verificar que a discriminao uma constante. No perodo colonial, em que o principal centro formador era Coimbra, obviamente, aquele que tivesse condies para se movimentar at Portugal para estudar, estaria em posio extremamente privilegiada frente aos os demais que no tivessem tais condies, ficando estes em posio inferior quele.

Coroa Portuguesa tambm no era interessante o pleno desenvolvimento do povo, pois tal seria uma ameaa para a perpetuao do seu domnio colonizador. Com a fundao dos cursos do Imprio,o discurso discriminador se repete, com relao qualidade dos mesmos, embora

a legislao do Imprio objetivasse nada mais que a formao do seu corpo burocrtico para transmisso do j constitudo pensamento oligrquico dominador.

No momento atual, a situao se torna mais perversa porque junto repetio do discurso da m qualidade dos cursos, agrega-se tambm o exame imposto pela entidade de classe, OAB, como o fator impeditivo do Bacharel em Direito ao acesso ao trabalho como profissional advogado.

Acontece que no contexto histrico atual, existem mais ou menos 1128 cursos jurdicos espalhados pelo Brasil afora. Para alguns, o nmero elevado, mas considerando que somente 10% dos jovens entre 18 e 24 anos de idade tm acesso aos cursos universitrios, num pas de 180 milhes de habitantes, o nmero bastante pequeno.

Ainda assim, so mais de 4 milhes de Bacharis em Direito aptos para o exerccio profissional e no o podem por conta das argumentaes esquizofrnicas dos dirigentes da entidade da classe em defesa da prevalncia do exame segregador que diga-se, nasceu eivado de escndalos, fraudes, tudo devidamente registrado pela imprensa falada e escrita.

De qualquer forma, direito desses novos Bacharis em Direito, egressos dos cursos jurdicos, o pleno acesso ao mercado de trabalho. por isso que a nova Constituio Federal do Brasil protege os direitos, a eles inerentes, quer pelo MEC/CNE, atravs da resoluo n 9 e seus 13 artigos, quer pela LDB, a Lei da Educao, devidamente visto no capitulo II deste trabalho.

No que diz respeito s suas normas, a Constituio Cidad tambm no permite de forma alguma que o ordenamento jurdico brasileiro admita ofensa contra si ou contra os direitos dos que a promulgaram.

Apesar de tudo, a inconstitucionalidade do Exame da Ordem se faz presente em quase todo o texto constitucional, devidamente explicada na terceira parte desta monografia, afrontando inclusive o Estado Democrtico de Direito brasileiro.

A exemplo dos Bacharis inconfidentes, os atores atuais contrariam o pensamento ambguo, transmitido pelos dois cursos aos herdeiros da elite agrria e se insurgem contra a injustia social prolatada pela OAB, pois agora tm como trunfo a Constituio Cidad. E em favor dela e de seus direitos que lutam contra o exame.

Em face do cenrio apresentado, pertinente concluir com o pensamento do filsofo alemo, Nietzsche, no qual preciso combater a arrogncia da apropriao do conhecimento, para que os objetivos constitucionais do pleno desenvolvimento do cidado e da justia possam estar em paz.

REFERNCIAS

ADORNO, Srgio. Os Aprendizes do Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente; Controle de Constitucionalidade; 8 ed. So Paulo: Mtodo, 2009.

ARAUJO, Thiago Cssio Dvila - Histria da advocacia e da OAB no Brasil- Elaborado em 04/2006. Disponvel em: <www.jus.uol.com>. Acesso em: 25-maio. de 2011.

BAPTISTA, Sonia Mrcia Hase de Almeida. Direito Processual Civil. 1 ed. So Paulo: Saraiva:1997.

BARROSO, Lus Roberto. Interpretao e Aplicao da Constituio. So Paulo: Editora Saraiva, 1999, 3 edio.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Braslia: Senado Federal. Disponvel em:.< www.constituiaofederal.gov.br>. Acesso em: 02 de maio de 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponvel em: <www.portaldomec.gov>. Acesso em 02 05-2011

BRASIL. Resoluo CNE/CES n 9, de 29 de setembro de 2004- Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduao em Direito, bacharelado, e d outras providncias.

BRASIL. Lei N 8.906, de 4 de julho de 1994. Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Disponvel em <www.oab.com>. Acesso em: 10 de outubro de 2010.

BRASIL. Lei 9.649 de 1998. Trata da dos servios de fiscalizao das profisses regulamentadas.

BRASIL. Lei n 11.096/2005- Institui o Programa Universidade Para Todos. Disponvel em: <www.prouni.gov.br>. Acesso em 02 de maio de 2011.

BRASIL. Lei n 10.172/2001 - Dispe sobre o Plano Nacional para a Educao. Disponvel em: <www.pne.gov.br>. Acesso em: 02 de maio de 2011.

BRASIL INEP. WWW.inep.gov.br acesso em 11-05-2011

CASTRO, Adilson Gurgel VI Seminrio de Ensino jurdico, formao jurdica e insero profissional 6; 10-04-2002, Juiz de Fora, Minas Gerais - Educao continuada, o papel das instituies de ensino superior e o papel das escolas superiores de advocacia, da magistratura e do Ministrio Pblico. Braslia DF: OAB, Conselho Federal, 2003.

DINIZ, Maria Helena. Norma Constitucional e seus efeitos. 2. ed. So Paulo: Saraiva,1989.

FERREIRA, Jlio Csar Cerdeira. Revista Artigo Qual o tratamento legalmente correto para um profissional do ramo jurdico: Senhor ou Doutor? Elaborado em 07/2009. Pgina 1 de <www.jusnavegandi.com>. Acesso em 10 de maio de 2011.

FILHO,Pedro Paulo. Notveis Bacharis na Vida Bomia; 1 ed. Mizuno; So Paulo:2005

ISERHARD, Antnio Maria. VI SEMINRIO DE Ensino jurdico, formao jurdica e insero profissional-6-10-04-2002-Juiz de Fora,Minas Gerais- Exame de Ordem e Insero Profissional. Pg. 81. Braslia: ,DF:OAB,Conselho Federal, 2003.

KOZIMA, Jos Wanderley; Wolkmer, Antonio Carlos. Instituies, Retrica e o Bacharelismo no Brasil: Fundamentos de Historia do Direito. 4 ed. Belo Horizonte: Del Rey Editora, 2007.

JNIOR, Vidal Serrano Nunes; Luiz Alberto David Arajo. Curso de Direito Constitucional. So Paulo, Editora Saraiva: 2007, 11 edio.

LACOMBE, Amrico Jacobina. A cultura jurdica. Pg. 385. In: HOLANDA, Srgio Buarque de. Historia da civilizao brasileira. 5.ed. So Paulo: Difel,1985.

Lei n4.215/63 antigo Estatuto da OAB revogada pela Lei 8.906/94

LIMA, Fernando Machado da Silva. Os bacharis e os advogados: o absurdo do exame de ordem. 23.12.2007. Disponvel em: <www.profpito.com.br> . Acesso em 10 de maio de 2011.

LBO, Paulo. Comentrios ao Estatuto da Advocacia e da OAB. 6 ed. So Paulo: Saraiva, 2011.

MACHADO, Rubens Approbato. VI Seminrio de Ensino jurdico, formao jurdica e insero profissional-6-10-04-2002-Juiz de Fora, Minas Gerais- Discurso de abertura do Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Tema: Exigncias prticas no exerccio profissional e limitaes da formao jurdica. Pg. 21. Braslia, F:OAB,Conselho Federal, 2003.

MAXIMILIANO, Carlos; Hermenutica e aplicao do direito, 11. ed, Rio de Janeiro: Forense, 1991.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 1997.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 7 ed. So Paulo: Editora Atlas, 2000.

NEDER, Gizlene Discurso jurdico e ordem burguesa no Brasil. Srgio Antonio Fabris EditorPorto Alegre, 1995.

NETO, Incio Jos Feitosa . O Ensino Jurdico: uma anlise dos discursos do MEC e da OAB no perodo de 1995-2002. Recife: 2006; Universidade Federal de Pernambuco. Disponvel em:<www.ufp.com>. Acesso em 02 de maio de 2011.

OAB. PROVIMENTO N 81/96: Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem. Disponvel em: <www.oab.com>. Acesso em: 02 de junho de 2011.

OAB. PROVIMENTO N 109/2005- Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem. Disponvel em: <www.oab.com>. Acesso em: 02 de junho de 2011.

OAB. Provimento n 136/2009 - Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem. Disponvel em: <www.oab.com>. Acesso em: 02 de junho de 2011.

ROCHA, J. Advogado realmente \"doutor\"? de direito esse ttulo?. Disponvel em: <www.jusnavegandi.com>. Acesso em 20 de maio de 2011.

SILVA, Jos Afonso. Aplicabilidade das normas constitucionais. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

SODRE, Ruy. tica Profissional e Estatuto do Advogado. Pg 239. So Paulo: LTR, 1991.

STF. Supremo Tribunal Federal - Adin 1.717-6 de 2003. Mentrio 2104-1- Tribunal do PlenoAo Direta de Inconstitucionalidade Distrito Federal.

WOLKMER, Antonio Carlos. Instituies e pluralismo na formao do direito brasileiro. In: Teoria do direito e do Estado. Porto Alegre: Fabris, 1994.

[1] Trecho extrado do livro de Michel Foucault (p.13) A Verdade e as Formas Jurdicas; 3 ed. Nau;Rio de Janeiro:2009 [2] BRASIL, Lei N 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994. Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Braslia- Disponvel em www.oab.com acesso em 0205-2011. [3] No Brasil-Colnia, eram considerados como vigentes os estamentos de trs grandes ordenaes: As Ordenaes Afoninas(1466), Ordenaes Manuelinas(1521) e Ordenaes Filipinas(1603), sendo que o regramento do direito brasileiro atual originou-se desta ltima.Ver: Wolkmer, Antonio Carlos. Fundamentos de Histria do Direito. 4 ed. Belo Horizonte;Del Rey-2007. p. 354 [4] Tirar Proviso significa retirar dos rgos pblicos (no caso a Corte) autorizao oficial para o exerccio da profisso advocatcia. Aos que tinham o documento de proviso, eram tambm chamados de provisionados.

[5] Biografias encontradas na obra de FILHO,Pedro Paulo. Notveis Bacharis na Vida Bomia;1 ed, Mizuno;So Paulo:2005

[6]Segundo Thiago Cssio D'vila Araujo, Andr de Faria Pereira, mais tarde, ajuda na criao da ordem dos advogados brasileiros em 1930 era ento procurador geral do distrito federal na poca rio de janeiro. era tambm scio do instituto dos advogados brasileiros. www.jus.uol.com acesso em 25-05-2011 [7] Corrente social e filosfica preconizada principalmente por Augusto Contti e Norberto Bobbio, em que se traduz em questes ticas, afirmao de valores humanos, liberdade pessoal e individual, da tolerncia e crena na vida. O movimento liberal burgus na Europa combateu principalmente os desmandes da monarquia. WOLKMER. Op. Cit.p.92. [8]Rocha,J. Advogado realmente \"doutor\"? de direito esse ttulo? . Disponvel em: <www.jusnavegandi.com>. Acesso em 20-05-2011. [9] O documento citado est microfilmado e exposto na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro [10] Art. 10. - Os Estatutos do VISCONDE DA CACHOEIRA ficaro regulando por ora naquilo em que forem aplicveis; e se no opuserem a presente Lei. A Congregao dos Lentes formar quanto antes uns estatutos completos, que sero submetidos deliberao da Assemblia Geral."

[11] IAB- Instituto dos Advogados Brasileiros- WWW.IAB.com- acesso em 10-05-2011 [12] Proposio: pl-201/1991 .ementa: altera a lei 4215, de 27 de abril de 1963, e torna obrigatrio o exame de ordem para admisso no quadro de advogados. Disponvel em: <www.profpito.com.br> . Acesso em 02-06-2011. [13] Deve-se frisar que Fernando Collor foi julgado pelos seus crimes, no por outras situaes alheias a eles. [14] www.oab.com.br acesso em 25-05-2011. [15] Todos os dados esto disponveis em www.inep.gov.br- acesso em 05-06-2011. [16] BRASIL, Lei n 11.096/2005- Institui o Programa Universidade Para Todos. www.prouni.gov.br [17] BRASIL, Lei n 10.172/2001 - <www.pne.gov.br- plano nacional para a educao. acesso em 02-05-2011 [18] - Disposto em:, www.oab.com.br>. Matria amplamente veiculada na imprensa brasileira, podendo ser verificada tambm nos stios: www.portalexamedeordem.com.br,www.conjur.com.br/.../pf-aponta-novos-indicios-fraudetres-exames-ordem [19] www.mnbd.com.br - acesso em 10-05-2011 [20] Em deciso liminar, publicada no dia 11.01.2008, a Juza Maria Amlia Almeida Senos de Carvalho, da 23 Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu liminar, para que seis bacharis se inscrevessem na OAB/RJ, e pudessem advogar, independentemente da aprovao no Exame de Ordem. A noticia est disponvel em vrios sites, jornais etc. disponvel tambm em www.profpito.com.br acesso em 06-05-2011 [21] O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu haver repercusso geral no Recurso Extraordinrio (RE) 603583, que questiona a obrigatoriedade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil para que bacharis em Direito possam exercer a advocacia. O recurso contesta deciso do Tribunal Regional Federal da 4 Regio, segundo a qual somente bacharis em Direito podem participar do Exame da Ordem. Para o TRF-4, a exigncia de aprovao no Exame de Ordem como requisito para o exerccio da advocacia no conflitaria com o princpio da liberdade profissional, previsto no artigo 5, inciso XIII, da Constituio Federal. www.stf . Acesso em 02-05-2011.

[22] Lei n4.215/63, revogada pelo novo Estatuto da OAB. [23] BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional.www.portaldomec.gov- acesso em 02-05-2011.

[24]Brasil,conselho nacional de educao, cmara de educao superior,resoluo cne/ces n 9, de 29 de setembro de 2004 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Direito e d outras providncias. www.portaldomec.com - acesso em 04-062011 [25] BRASIL- da Lei 9.649 de 1998 que trata da dos servios de fiscalizao das profisses regulamentadas [26] STF Supremo Tribunal Federal - Adin 1.717-6 de 2003, Ementrio 2104-1- Tribunal do Pleno- Ao Direta de Inconstitucionalidade Distrito Federal. [27] A estatstica no exata, haja vista no haver um estudo cientfico sobre o nmero certo de bacharis sem carteira e desempregados. Porm, pela quantidade formandos e pelo nmero de reprovaes no exame da Ordem nos ltimos trs anos, o nmero mais ou menos este. Pelos clculos da OAB, a quantidade seria de 2 milhes e meio de bacharis sem ter a carteira profissional. Fonte: www.oab.com.br- acesso em 02-02-2011

[28] BRASIL - Presidncia da Repblica Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurdicos - LEI n 8.906, de 4 de julho de 1994.Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).Disponvel em: <www.oab.com>. Acesso em 02-05-2011 [29]OAB - PROVIMENTO N 81/96 Conselho Federal da OAB (publicado no Dirio da Justia, Seo I, em 23ABR96, p. 1207) Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem. Disponvel em: www.oab.com.br.com- acesso em 02-06-2011 [30] OAB - PROVIMENTO N 109/2005 Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelos arts. 54, V, e 8, 1, da Lei n 8.906/94, tendo em vista o decidido na Proposio n 0025/2005/COP,RESOLVE(..) Disponvel em: www.oab.com- acesso em 02-062011. [31] OAB - Provimento n 136/2009 - Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem- O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelos arts. 8, 1, e 54, V, da Lei n. 8.906, de 4 de julho de 1994 - Estatuto da Advocacia e da OAB, e tendo em vista o decidido nos autos da Proposio n. 2008.19.0385901, RESOLVE: (...)Braslia, 19 de outubro de 2009 Cezar Britto Presidente; Disponvel em www.oab.com acesso em 02-06-2011. [32] As espcies de Atos Administrativos esto classificadas no livro de Hely Lopes de Meirelles Direito Administrativo Brasileiro 33 ed. Malheiros Editores, So Paulo, 2007. [33] Art. 68. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. 1 - No sero objeto de delegao os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, nem a legislao sobre:

I - organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; [34] Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo;

S-ar putea să vă placă și