Sunteți pe pagina 1din 6

ENFOQUE

ANOTAES PARA UMA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAO BRASILEIRA*

Miriam Jorge Warde**

consulta a essas fontes*,levantei 155 ttulos na rea, perdidos numa avalanche de ttulos referentes a microdimenses da educao ou a genricas reflexes sobre a educao ideal. Inicialmente, procurarei fazer comentrios breves sobre as incidncias em perodos e temas para depois levantar algumas tendncias que a produo historiogrfica na rea da educao brasileira revela nesses quatorze ltimos anos.

INTRODUO Redigi algumas notas para este debate sobre a produo historiogrfica referente educao brasileira, observando que nelas estivessem contidos tanto um balano da produo mais atual quanto uma avaliao crtica sobre essa produo. Para realizao dessa dupla tarefa, tomei como ponto de partida a delimitao dos ltimos 14 anos, considerando o fato de que nesse perodo foram criados programas de ps-graduao na rea de Educao e que deles tm sado a maioria dos trabalhos referentes histria da educao brasileira. Fiz, ento, um levantamento, atravs de diferentes fontes, demonstrando menos preocupao com uma representatividade quantitativa e mais interesse em balancear as temticas, os perodos mais estudados e as referncias tericas nas quais os trabalhos tm se apoiado. A partir da

BALANO DOS ESTUDOS EM HISTRIA DA EDUCAO BRASILEIRA DE 1970 a 1984 Comeando pela questo dos perodos sobre os quais tm incidido os estudos de histria da educao brasileira, duas tendncias foram localizadas: uma onde o objeto em exame determina a periodizao e, portanto, a postulao de diferentes marcos histricos tendncia menos presente; e outra em que, independentemente do objeto e da tica a partir da qual ele tomado, as periodizaes so dadas pelos marcos consagrados na chamada referncia "poltica" Colnia, Imprio, Primeira Repblica, Perodo de Vargas, Repblica Populista e o Ps-64. Mais de oitenta por cento dos estudos referem-se etapa republicana e desse perodo as duas fases que tm atrado o maior nmero de interesses so a Primeira Repblica e a Era de Vargas, mais esta do que aquela, e, nesta, mais o Estado Novo.

Comunicao apresentada no Seminrio sobre Historiografia e Educao promovido pelo INEP no periodo de 20 a 21 de setembro de 1984. Professora da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP).

Foram consultadas as seguintes fontes: catlogos de editoras, Bibliografia Brasileira de Educao, Banco de Teses, lista de teses defendidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de So Paulo (USP), Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instit u t o de Estudos Avanados em Educao (IESAE) da Fundao Getlio Vargas (FGV).

Em aberto. Braslia, ano 3, n. 23. set out. 1984

No conjunto da produo historiogrfica levantada, a data chave 1930, marco histrico a partir do qual se desvenda a configurao educacional da Etapa Republicana. Raros foram os estudos encontrados que, adentrando essa etapa, no tenham posto o suporte explicativo da educao em 1930. Mesmo entre aqueles trabalhos que se debruam sobre o perodo mais atual e que, portanto, tm 1964 como marco imediato de referncia, h uma tendncia em voltar a 1930 para explicar 1964 e de passagem explicar 1945. E sobre o que falam esses estudos? Com poucas excees, falam da organizao escolar, da legislao do ensino e da "disparidade" entre uma e outra. Em relao Colnia, abordam o carter elitista da educao jesutica e depois as modificaes introduzidas na educao anterior. Quanto ao Imprio, falam da desconsiderao pelo ensino elementar (e o A t o Adicional de 1834 aparece como a grande prova do descaso) e da lamentvel inexistncia de uma universidade nos moldes daquelas que as sociedades mais esclarecidas haviam criado.

Para encerrar esse comentrio geral sobre a literatura levantada, cabe destacar o grande nmero de trabalhos que tem aparecido sobre o pensamento pedaggico e a ao reformadora dos intelectuais da educao que marcaram, desde os anos 20, o movimento de renovao educacional no Brasil. A maioria se dedica a reconstruir o pensamento e a ao desses educadores entre os anos 20 e o comeo da dcada seguinte. Dentre eles se destacam, nessa ordem de prioridades, Ansio Teixeira, Fernando de Azevedo e Loureno Filho.

A V A L I A O CRITICA DAS TENDNCIAS NA H I S T O R I O G R A F I A DA EDUCAO BRASILEIRA Para essa avaliao, procurei traar um esboo de tendncias mais significativas constatadas na bibliografia levantada, quanto ao que se poderia denominar tendncias tericas, tendo a clareza que os pontos levantados anteriormente j nos colocam nesse mbito de discusso.

Chegando Etapa Republicana, dois perodos de maior interesse tm levado a consideraes bastante comuns. Na Primeira Repblica e nos anos entre 1930 e 1937, as grandes personagens que emergem na histria so os renovadores do ensino e contra eles os catlicos conservadores; na interlocuo de ambos, o Estado. De 1937 a 1945, o Estado a personagem que toma toda a cena e no se esgotam os estudos sobre as Leis Orgnicas. Seria interessante examinar como o paralelismo entre Estado Novo e Ps-64 tem levado a esse grande interesse pelo perodo ditatorial de Vargas e, mais do que isso, como tem induzido a um tratamento semelhante da educao em um e outro perodo, voltando-se para o exame dos contedos ideolgicos da legislao de ensino. Na chamada fase populista, o que sobressai so os debates que antecederam a aprovao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) e, atualmente, os movimentos de educao popular e de cultura popular. Nos estudos analisados, foram encontrados sete ttulos em torno do Movimento de Educao de Base (MEB) e dos Centros Populares de Cultura (CPCs).

Dessa bibliografia, muitos ttulos j me eram bastante familiares, seja porque vm compondo a bibliografia dos cursos de Histria da Educao para os quais tenho lecionado, seja porque foram produzidos no Programa de Ps-graduao da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP), onde trabalho atualmente. Outros tantos, procurei fazer a leitura em tempo hbil para elaborar essas notas.

Mesmo tendo coberto cinqenta ttulos, entendo que aqui esto apenas indicaes de tendncias que devero ser objeto de melhor delimitao ou mesmo de reviso. Um primeiro aspecto a ser considerado o fato de que essa literatura , em sua quase totalidade, fruto de dissertaes e teses produzidas em programas de ps-graduao criados entre o final da dcada de 60 e os anos 70. Enquanto tal, essa produo historiogrfica tem caractersticas bastante peculiares, que se destacam principalmente quando postas em

comparao literatura at ento disponvel ou mesmo em comparao quela que produzida em outras condies. A maioria dos programas de ps-graduao arrolados, via lista de dissertaes e teses, no nasceu com uma tradio de estudos historiogrficos j constituda. Muito ao contrrio, esses programas nasceram ou dentro da tradio de estudos filosficos que marcavam uma linha de investigao das idias filosficas no mbito da educao e de proposio de modelos pedaggicos, ou nasceram com a marca da tendncia tecnicista e economicista que vinha influindo o pensamento pedaggico brasileiro. 0 Programa de Ps-graduao da Universidade de So Paulo (USP) e o da Pontifcia Universidade Catlica (PUC), at mais ou menos 1978, so exemplos da primeira vertente; o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), exemplo da segunda. Por razes que no importam examinar aqui, alguns desses programas de ps-graduao em educao foram criando espao para a produo historiogrfica, seja porque uma nova orientao se fez hegemnica dentro do programa (por exemplo, o Programa da PUC/SP), seja porque alguns dos seus docentes foram firmando essa nova rea de investigao (como, por exemplo, o Instituto de Estudos Avanados em Educao (IESAE), da Fundao Getlio Vargas, e a USP). O certo que essa historiografia nascida de estudos ps-graduados em educao revela, primeiro, o grande peso que o orientador exerce sobre o orientando, seja individualmente, seja como representante da linha do programa, e, ainda, que grande parte dos ps-graduandos chega ao momento de elaborao da tese acumulando as dificuldades no resolvidas ao longo das etapas de formao pelas quais passa. Os alunos tm pouca autonomia para delimitar um problema, escolher uma direo terica e metodolgica e, por fim, muitas dificuldades para redigir suas prprias idias; coroando tudo isso, muito poucos tm condies de contar com uma bolsa de estudos e de pesquisa. 0 peso da influncia do orientador e as condies precrias de produo intelectual so duas faces da mesma moeda. Elas se refletem numa produo que reincidente, pouco criativa, muitas vezes pouco atualizada e com freqncia apoiada, sem
Em aberto, Braslia, ano 3, n. 23, set./out. 1984

muita crtica, nos quadros tericos e metodolgicos j consagrados ou os que esto em voga no momento* Ainda quanto questo da marca do orientador e do programa, verifiquei algumas tendncias que revelam os grandes traos da produo historiogrfica atual na rea da educao brasileira. Uma primeira parece ser herdada de fases anteriores e hoje menos presente. Nessa, o que marca o exame do pensamento de intelectuais de maior ou menor envergadura no campo da educao; exame interno ao pensamento do autor escolhido, sem qualquer ou pouca referncia relao concreta entre esse pensamento e as condies nas quais ele foi criado. Comumente, a relao feita entre esse pensamento e um modelo de pensamento pedaggico (abstrato ou buscado em matrizes europias e norte-americanas). Na USP foi encontrada a maioria desses ttulos e alguns deles localizados na UFRJ. Uma segunda tendncia, ainda pequena, toma a mesma temtica da anterior, mas segue a direo da contextualizao poltico-ideolgica do pensamento em exame. Mais do que isso, tem procurado incidir sobre vertentes de pensamento ou fases de uma vertente de peso material no campo da educao. Encontrei exemplos dessa tendncia no IESAE, na UNICAMP e na PUC/SP. A terceira caracteriza-se pelo acompanhamento evolutivo da educao escolar nos seus diferentes graus e ramos (seja no nvel da organizao escolar, seja no nvel da legislao pertinente ou, ainda, do confronto entre ambas), dispensando qualquer referncia s determinaes concre-

* Talvez minhas impresses se fizessem mais negativas se tivesse examinado outros cinqenta ttulos. Afinal, dentre os que examinei, esto muitos do que utilizo, como docente, nos cursos de Histria da Educao Brasileira e que so de qualidade bastante superior maioria. A titulo de exemplo, M.E.S. Prado Xavier, Poder, politica e educao de elite; Vanilda P. Paiva, Educao popular e educao de adultos; e Luiz A. Cunha, A universidade tempor.

tas que pesam sobre a educao * Essa tendncia, como a primeira, vem decrescendo. Praticamente todos os trabalhos consultados, inclusive os que apenas tiveram as respectivas introdues analisadas, lembram que a educao parte do contexto social, mesmo que na anlise acabem deixando esse contexto da penumbra. A quarta tendncia verificada caminha na direo temtica da terceira (acrescentando modulaes como, por exemplo, o tema da educao popular) e, como a segunda, comea a enveredar pelo caminho terico e metodolgico do trato concreto do movimento histrico da educao. As mazelas desse caminho quero examinar a seguir. Essa parece ser a tendncia crescente; uma parte considervel das dissertaes, teses e trabalhos publicados nos ltimos anos caminha nessa direo. Vale lembrar as teses defendidas nos quatro ltimos anos no Programa de Doutoramento em Educao da PUC/SP e as dissertaes apresentadas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tambm nos ltimos anos. Gostaria de mencionar uma quinta tendncia, mas ainda no posso. Encontrei apenas quatro trabalhos que se dedicam na totalidade ou em grande parte discusso dos caminhos tericos e metodolgicos da historiografia da educao brasileira e abrem para novas possibilidades. Para usar uma expresso de Carlos Guilherme Motta na sua avaliao crtica sobre a historiografia brasileira nos ltimos 40 anos, o pensamento historiogrfico sobre a educao brasileira "pouco se debruou sobre si mesmo para avaliao". Como a segunda e a quarta tendncias j vm encaminhando a crtica s tendncias anteriormente dominantes, mais apoiadas no avano que a

Sociologia e a Filosofia da Educao vm permitindo, considero mais relevante levantar, ao final dessas notas, aquilo que chamei de mazelas da quarta tendncia (e que so tambm da segunda) a f i m de que, aprofundando a reflexo sobre elas, se possa pensar em termos prospectivos. Primeiro, o esforo em se avanar no trato concreto do movimento histrico da educao no Brasil ainda traz a marca do tratamento setorizado, daquilo que tomado como "determinaes econmicas, sociais e poltico-ideolgicas" e a educao propriamente dita. Praticamente, o que se constata a adio ou se quiser a justaposio dos traos contextuais de um momento histrico ou de diferentes momentos histricos e os traos caracterizadores da educao. Dessa forma, e por decorrncia, as determinaes no se revelam. Est claro que no quero incidir naquela perspectiva ironizada por Luiz Ant o n i o Cunha que, escapando do trato autnomo da educao, parte "para procurar, na infra-estrutura, as razes da transferncia do ensino da geometria da segunda para a quarta srie". 1 O que me parece ser a indicao do trato concreto da educao passa pela captao das determinaes no prprio mbito da educao, determinaes que se realizam como tal pela mediao do momento polticoideolgico. Quero dizer, ento, que a educao no mais uma esfera da realidade social na qual se reflete a "infra-estrutura". A educao uma das manifestaes, em suas peculiaridades, do momento polticoideolgico e assim deve ser explicada historicamente no que se refere aos sujeitos nela envolvidos, aos currculos, s instituies que a realizam, legislao que nela incide e assim por diante. Em segundo lugar, as incurses que essa nova tendncia vem fazendo na direo desse novo caminho terico e metodolgico tm levado "os explicadores da educao brasileira", como era de se esperar, utilizao cada vez mais intensa da literatura produzida no mbito das Cincias Sociais. O que tem caracterizado essa utilizao a assimilao no

Estas obras so: Luiz A n t n i o Cunha, A universidade critica, na forma em que foi defendida como tese de doutoramento na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP); Maria Luiza S. Ribeiro, Introduo histria da educao brasileira; Gilberto Luiz Alves, Histria da historiografia; e Miriam J. Warde, Liberalismo e educao. ** As referncias, quando aparecem, so to abstratas que no podem, por supost o , ser tratadas como "determinaes concretas". Por exemplo: as elites, o negro, o imigrante, a famlia patriarcal e t c

Veja-se CUNHA, Luiz Antnio. A universidade tempor; o ensino superior da colnia era de Vargas. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1980. p. 16, Nota 11.

tematizada das fontes consultadas. Assim, acrescenta-se questo referida anteriormente uma outra: o trato das chamadas determinaes contextuais feito atravs da busca de apoio a obras que nem sempre se compatibilizam entre si e nem sempre vieram de efetivo suporte s posies educacionais que se quer defender ou s crticas que se quer elaborar em relao a determinados rumos da educao, ou ainda, que no se compatibilizam com obras que servem de apoio caracterizao da educao. As razes pelas quais determinadas obras de Histria, Economia e Sociologia so utilizadas em detrimento de outras cabem ser investigadas. Alis, seria de interesse incentivar as obras que tm servido de apoio aos historiadores da educao brasileira.

Sobre as cristalizaes a que me referi acima, fiz algumas incurses na minha tese de doutoramento, com vistas a contribuir para a desmontagem das construes ideolgicas que norteiam o pensamento pedaggico herdadas das idias dos renovadores escola-novistas, tais como, o confronto entre o "legal" e o " r e a l " ; o "tradicionalismo" e a "inova o " ; a escola pblica e a escola particular; a quantidade e a qualidade e outras* Em ltimo lugar, quero dar destaque a algumas dessas cristalizaes que no tm sido objeto de exploraes mais aprofundadas nem mesmo nas produes de carter terico mais avanado. Na linha do que M.E.S. Prado Xavier realizou em Poder Poltico e Educao de Elite, cobrindo o perodo imediatamente posterior Independncia, preciso rever, com profundidade, as explicaes que dominam a histria da educao brasileira baseadas na idia da dependncia dos modelos educacionais estrangeiros. Nessa concepo, todas as mazelas e problemas no resolvidos em nossa educao escolar tendem a ser explicados como decorrentes da inexistncia de uma autntico e autnomo pensamento educacional brasileiro, seja porque somos incapazes disso, seja porque somos subjugados pelo imperialismo cultural ou, se porque somos incapazes, a incapacidade se traduz, tambm, na m leitura, na no-interpretao das idias atravs das quais os modelos importados so elaborados. Essa perspectiva, com inteno explicativa, j grassava nos meios intelectuais nacionalistas do comeo do sculo, mas ela nos foi profundamente arraigada pelos renovadores do ensino adeptos do nacional-desenvolvimentismo. Ela se reflete at em ttulos de trabalhos que se negam a denominar o nosso processo educacional de brasileiro, colocando-o como sendo do Brasil. Uma outra cristalizao que j foi objeto de aprofundado estudo em vasto perodo de tempo diz respeito idia de que nunca tivemos uma
* Veja-se W A R D E , Miriam J. Liberalismo e educao, na parte referente introduo do trabalho.

Ainda ligado a essa questo, constatei o fato de que a maioria dos trabalhos no reflete o acompanhamento dos debates que se travam e dos avanos que se realizam no campo dos estudos histricos em termos de novas referncias explicativas. Esse aspecto remete a um terceiro ponto. Ainda predomina, nos trabalhos examinados, uma certa tendncia de se caminhar pelas fendas j abertas pela historiografia da educao, quando muito acrescentando novos dados, mais do que vasculhando as muitas zonas de sombra nas quais se encontra a histria da educao brasileira. No meu entender, isto decorre, principalmente, do fato de que boa parte dos trabalhos no resulta de efetivo interesse na investigao histrica, na efetiva preocupao de historicizar a educao como objeto de anlise. Resulta mais de longos recuos no tempo com vistas a encontrar, supostamente, a origem da questo que se est examinando. Ao se realizar esse recuo, tendencialmente, novas investigaes histricas no so feitas em profundidade. Disso resulta o reforo s explicaes histricas j cristalizadas no pensamento pedaggico.

A crtica radical ao pensamento pedaggico poderia ser o caminho atravs do qual a historiografia da educao brasileira se incluiria na movimentao da historiografia brasileira, recebendo e dando contribuies a essa movimentao.

Em aberto Braslia, ano 3. n. 23. set. out. 1984.

autntica universidade no Brasil. O estudo elaborado por Luiz Antonio Cunha A Universidade Tempor ainda no criou fora desmontagem dessa idia fortemente arraigada no pensamento pedaggico brasileiro. Com data posterior sua publicao, foi elaborado um trabalho que ainda incide na mesma idia. Para encerrar, mais dois exemplos bastante interligados. Na maioria dos estudos historiogrficos, ainda o Estado a grande personagem do palco educacional. 0 que ele fez ou o que deixou de fazer, o que cumpriu ou deixou de cumprir, o que absorveu das demandas de setores sociais e o que deixou de absorver so ainda as grandes questes vistas nesses estudos. Mesmo a seleo de uma temtica que implica a captao da movimentao de foras no mbito da sociedade civil tende a recair nas situaes onde o Estado apareceu como o principal interlocutor dessas foras e mais do que isso onde se manifestou, bem ou mal, a respeito das demandas dessas foras. No se tem trabalhado com as movimentaes, no se tem recuperado aquelas movimentaes que no tiveram in-

terlocuo com o Estado ou cujas demandas nem foram por ele consideradas. Na historiografia da educao brasileira a negatividade da histria tambm no tem lugar. Isso tem me levado a ironizar o fato de que s resta a memria educacional das camadas mdias e a historiografia da educao brasileira acaba sendo, predominantemente, os caminhos de avanos das camadas mdias pelos sucessivos graus de ensino. E, por fim, a outra face dessa mesma questo. A organizao escolar, a legislao escolar e tudo o que circunda a escola acaba por se impor como objeto necessrio historiografia da educao brasileira. Esse aspecto me parece relevante na medida em que, pela via da Histria, se repe a questo da especificidade da educao. Delimitar a especificidade da histria da educao obriga circunscrio da educao ao mbito da escola? Ou independentemente da questo terica que est a embutida, politicamente essa a direo que mais responde aos interesses do conjunto da populao?

S-ar putea să vă placă și