Sunteți pe pagina 1din 14

FUNDAO FRANCISCO MASCARENHAS FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE COMUNICAO SOCIAL HAB.

EM JORNALISMO

CLUDIO DE SOUSA TEIXEIRA

ANLISE DO PROCESSO DE CONTEXTUALIZAO DE TEMAS EM CAPAS DA REVISTA POCA

PATOS, PB

JUNHO DE 2 !!

CLUDIO DE SOUSA TEIXEIRA

ANLISE DO PROCESSO DE CONTEXTUALIZAO DE TEMAS EM CAPAS DA REVISTA POCA

Anteprojeto de Pesquisa apresentado Prof. Ms. Ada Kesea Guedes Bezerra, como parte dos requisitos para concluso da Disciplina eoria e M!todo de Pesquisa em "omunica#o do "urso de "omunica#o $ocial % &a'. em (ornalismo das )aculdades *nte+radas de Patos , )*P.

PATOS, PB JUNHO DE 2 !! SUMRIO

- *. /0D1230...........................................................................................................45 6 0B(7 *80$................................................................................................................49 : (1$ *)*"A *8A........................................................................................................4; 5 M7 0D0<0G*A........................................................................................................4= > )1.DAM7. A230 7?/*"A..............................................................................4@ 9 /7)7/A."*A$ B*B<*0G/B)*"A$........................................................................-5

! INTRODUO Ao lon+o das Cltimas d!cadas, diDersos meios de comunica#o tiDeram um +rande impulso em Dias de tecnolo+ia. "om isto, as pessoas constituEram noDos padrFes de pensamento em meio s suas inCmeras formas de informa#o presentes na Dida cotidiana, emitidas e codificadas por meios Der'ais e no,Der'ais. Dentro desta conjuntura, DeEculos de comunica#o que utilizam mEdias impressas para propa+ar estas informa#Fes, necessitam de capas atraentes e condizentes com aspectos polEticos, intelectuais, ideolG+icos e culturais, pertencentes aos seus leitores. A partir desta lG+ica, propomo,nos a analisar as capas da /eDista poca, que assim como outras mEdias impressas, tem como principal Hinten#oI a conteJtualiza#o da principal mat!ria de seu conteCdo atraD!s de ilustra#o em capa, analisando processos Dariados de ela'ora#o em seus formatos lin+KEsticos e ima+!ticos. A escolLa da reDista partiu do fato de sur+irem premia#Fes relacionadas s melLores capas nacionais por dois anos consecutiDos. $uas capas utilizam uma forma de discurso que enDolDe uma s!rie de elementos tais como ima+ens foto+rMficas, teJtos 'em ela'orados, dentre outros, dispostos atraD!s de m!todos diferenciados de ela'ora#o. As premia#Fes foram rece'idas nos anos de 644@ e 64-4 pelo concurso Melhores Capa do Ano, proposto pela Associa#o .acional de 7ditores de /eDistas. 7m 644@, a edi#o >;; trazia em sua mat!ria de capa o episGdio do N8oo Air )rance 55;N, do qual o Air'us ::4,644 desapareceu na madru+ada do dia -O de junLo daquele ano no oceano AtlPnticoQ junto estaDam 6-9 passa+eiros e -6 tripulantes. (M em 64-4, a capa da edi#o 9:4, pu'licada no dia -6 de junLo, retrataDa uma pesquisa que mostraDa que muitas famElias no tRm orienta#Fes relacionadas procedRncia de como e onde tratar parentes com dependRncia quEmica. A reDista Spoca, pu'licada desde -@@=, que ! uma cGpia da reDista alem Focus T-@@:U, ! produzida pela 7ditora Glo'o e ! considerada uma das maiores reDistas semanais do Brasil. $ua maior concorrente, a 8eja da 7ditora A'ril disputa Denda+em no mercado. Diante disso, a /eDista Spoca, al!m de 'uscar um conteCdo de maior qualidade, Disa tam'!m ilustrar a principal mat!ria em capa, de modo que a reDista se so'ressaia diante das outras eJpostas numa 'anca ou qualquer outro ponto de Denda. .este sentido, perce'e,se que ! inerente o uso da lin+ua+em de forma criteriosa, atraD!s de elementos teJtuais eVou ima+!ticos, identificados, analisados e conduzidos de

acordo com a necessidade usual de carMter apelatiDo, refor#o etc. com a finalidade de compreender as melLores formas de constituir a mensa+em em capa. 7ste projeto se propFe a entender os processos em que dM a conteJtualiza#Fes dos temas de capa, focados +eralmente por mat!rias que +rande repercusso. Para tanto, delimitamos o uso de teorias que tratam da maneira com que se compreende uma ima+em, de am'os os lados que percorre a mensa+em, com o intuito de mostrar que atraD!s do uso destas, o'teremos uma anMlise mais consistente, onde as incertezas passaro a ser menores diante das ela'ora#Fes de projetos eficientes. As teorias soW semiGtica e +estaltQ que sero a'ordas atraD!s do desenDolDimento da AnMlise de Discurso T7scola )rancesaU, passando a analisar e compreender o no Der'al tam'!m atraD!s do Der'al e em conseqKRncia as rela#Fes de eficiRncia das capas da reDista em questo.

2 OBJETIVOS 2.! O"#$%&'( G$)*+ Analisar os Helementos sE+nicosI e Hm!todosI utilizados no processo de ela'ora#o das capas da reDista Spoca, Dencedoras do "oncurso de MelLor "apa em 644@ e 64-4, promoDidos pelo A.7/ % Associa#o .acional dos 7ditores de /eDista. 2.2 O"#$%&'(, E,-$./0&.( *dentificar elementos sE+nicos utilizados nas ilustra#Fes das capas em questo, tais como elementos +rMfico,Disuais, foto+rafias, estilo tipo+rMfico, dentre outrosQ "ompreender a inten#o de cada um desses elementos em rela#o mat!ria principal, na qual ela pretendeu conteJtualizar em capaQ 7specificar quais t!cnicas eJploradas para ela'ora#oVcompreenso dos mesmosQ Apreender a proposta teGrica que fundamenta a escolLa dos mesmos no processo de forma#o da mensa+em como um todo.

1 JUSTIFICATIVA 1ma refleJo teGrica em rela#o ao processo de ela'ora#o destas capas se torna imprescindEDel para uma melLor compreenso dos Helementos sE+nicosI utilizados no seu processo de ela'ora#o. As deficiRncias co+nitiDas produzidas por parte dos prGprios comunicadores em uma ela'ora#o mal construEda so causadas muitas Dezes de uma forma inconscienteQ elas proDRem da dissocia#o de uma s!rie de fatores, relacionados s DMrias Mreas dos sa'eres que lidam com a percep#o e interpreta#o Lumana. Portanto, corri+ir estas deficiRncias implica em uma anMlise aprofundada de sua composi#o e dos pro'lemas relacionados interrup#o do caminLo que a mensa+em percorre, localizando pontos de interferRncia atraD!s da utiliza#o de conceitos que ampliam a capacidade do olLar, causando uma compreenso mais LarmXnica da informa#o. Portanto, ! necessMria uma a'orda+em de elementos distintos, mas que possuam influRncia no olLar perceptiDo da sociedade. A partir desta lG+ica, este tra'alLo contri'uirM por um lado, para eJpandir o meu conLecimento perante as rela#Fes dos mecanismos de constru#o do desi+n editorial junto s ciRncias relacionadas percep#o e interpreta#o eVou si+nifica#o. S importante frisar, se+undo (olY T-@@9, p. 56U que LM uma diferen#a entre percep#o e interpreta#o. 0u seja, reconLecer este ou aquele motiDo no si+nifica que se esteja compreendendo a mensa+em. Por outro lado, tal pesquisa suscitarM resultados capazes de nortear futuras inDesti+a#Fes acadRmicas so're temMtica semelLante. "onsiderando que o conLecimento sistemMtico ! cEclico e a+re+a conLecimentos anteriores, este estudo constitui tam'!m numa proposta de acrescentar perspectiDas e informa#Fes DMlidas ao campo do sa'er da Mrea da comunica#o Disual.

2 METODOLOGIA
7

A metodolo+ia a ser empre+ada passa por DMrias t!cnicas de pesquisa para se cLe+ar aos o'jetiDos, perpassando pela pesquisa analEtica e descritiDa, onde 'uscaremos analisar os temas empre+ados, atraD!s de seus aspectos de composi#o. 1m outro passo seria analisar aTsU ferramentaTsU teGricaTsU que o definiria, Derificando suas implica#Fes, Para tanto, uma anMlise 'i'lio+rMfica se torna imprescindEDel para a compreenso e identifica#o de elementos teGricos aplicados luz de ciRncias li+adas percep#o de formas, representa#Fes sE+nicas e discursos lin+KEsticos que se relacionam lin+ua+em no,Der'al. Para tanto, autores como Dondis T-@@-U, Gomes )ilLo T6444U, )arina T6444U, $antaella T644>a e 644>'U, (olY T-@@9U, .iemeYer T644:U, Martins T644@U, )oucalt T-@@=U, Guimares T644:U, ArnLeim T644>U, 'em como outros autores que possam cola'orar com noDas articula#Fes de ideias podero fundamentar a pesquisa relacionada anMlise de capas da reDista. "om rela#o anMlise em si, as duas capas da reDista Spoca, premiadas nos anos de 644@ e 64-4 sero a'ordadas de forma sistematizada apGs a 'a+a+em 'i'lio+rMfica ser aDaliada, 'em como outras capas que tam'!m +eraram +rande repercusso nos discursos relacionados s suas mat!rias serDiro como estudo.

3 FUNDAMENTAO TE4RICA
8

As capas das reDista Spoca so produzidas atraD!s de com'ina#Fes eJtremamente criteriosas, com o uso de fotos, cores, tipo+rafia e elementos +rMficos que cLamam a aten#o do leitor. Para compreenso destes mecanismos utilizados na constru#o, identificaremos os elementos teJtuais utilizados na capa, 'em como lin+ua+em Disual, analisando as Dertentes que cola'oram com maior eficiRnciaVdeficiRncia. Analisar os processos de conteJtualiza#o de temas em capas da reDista implica compreender os mecanismos usados na ela'ora#o das mesmas. .a comunica#o LM uma disponi'ilidade de ciRncias que se dedicam a ampliar o conLecimento destes mecanismos, no intuito de corri+ir determinadas inconsistRncias que interrompem o caminLo utilizado para que a mensa+em cLe+ue ao receptor. 7ntretanto, diante de uma Larmoniza#o entre conteCdo e capa, se torna imprescindEDel uma anMlise mais consistente no que diz respeito ao pC'lico que se quer alcan#ar. &M uma +rande eJposi#o de informa#Fes Disuais produzidas pelos inCmeros meios tecnolG+icos presentes nos dias atuais. Diante disto, a a'sor#o por parte dos leitores, torna,se cada Dez mais insuficiente, por LaDer uma s!rie concorrRncias eJpostas no meio midiMtico. 0s processos de conteJtualiza#o de capas podem ser 'uscados em ciRncias que tratam com eficiRncia a ela'ora#o de formas compassiDa aos olLos do leitor. Diante desta lG+ica, a'ordaremos al+umas delas. )alar da emisso da mensa+em, atraD!s da lin+ua+em Der'al e no,Der'al, sem mencionar o lado receptor li+ado ao lado da percep#o, ! uma aDerso ao modo com que a informa#o percorre, concretizando a comunica#o. A percep#o, por possuir uma rela#o psicolG+ica em que o indiDEduo, receptor de mensa+em, eJtrai informa#Fes daquilo que DR, pode ser estudada atraD!s do uso do Gestalt, cLamado pelos franceses de La psychologie de La forme, e que auJilia na interpreta#o em que 'usca uma solu#o mais compositiDa e eficiente. $e+undo Dondis T-@@;, p. -::U H0 conteCdo e a forma constituem a manifesta#oQ o mecanismo perceptiDo ! o meio para sua interpreta#o.I Portanto, o tipo de estrutura do desi+n,editorial deDerM contemplar uma inDesti+a#o Disual na qual se leDa em conta a natureza mental do indiDEduo Tneste caso, o pC'lico,alDo o'jetiDado no editorial da reDista em questoU. $e+undo Gomes )ilLos T6444, p. -;UW

De acordo com o Gestalt, a arte se funda no princEpio de pre+nPncia de forma. 0u seja, na forma#o de ima+ens, os fatores de equilE'rio, clareza e Larmonia Disual constituem para o ser Lumano uma necessidade e, por isso, consideramos indispensMDeis % seja numa o'ra de arte, num produto industrial, numa pe#a +rMfica, num edifEcio, numa escultura ou em qualquer outra manifesta#o Disual.

S importante ressaltar que, no uso da anMlise de ima+em, (olY T-@@9, p. 5-U refere,se arte como al+o desnaturado anMlise e ao intelecto, por estar mais li+ada ao afetiDo ou emotiDo. 7ntretanto, perce'e,se a presen#a massiDa de arte em jun#o com as capas contemporPneas, ao ponto de laYout ser cLamado costumeiramente de arte. $e+undo Gomes )ilLo T6444, p.9>UW
As cores, dependendo de como se or+anizam, podem fazer al+o recuar ou aDan#ar de acordo com o conteJto em que atuam. 0 prGprio Dolume do o'jeto pode ser alterado pelo uso da cor. A cor pode ser um elemento de pesQ uma composi#o, por eJemplo, pode ser equili'rada dentro de um espa#o 'idimensional, pelo jo+o das cores que nele atuem. 0 uso proposital, por eJemplo, do claro,escuro e de cores quentes,frias pode fazer com que os o'jetos pare#am mais leDes ou mais pesados, mais amenos ou mais a+ressiDos.

A forma com que dispomos os elementos na capa de uma reDista, al!m de ter uma fun#o semiGtica, tam'!m tem uma fun#o no Gestalt em al+uns casos. A +estalt, diferentemente da semiGtica, tem como principal finalidade a leitura de projetos Disuais mais compleJos, que Do al!m das eJperiRncias realizadas no Pm'ito da Diso. 7ste tipo de compleJidade utilizada em reDista ! introduzido quando o leitor possui uma 'a+a+em cultural relacionada aos elementos propostos na capa. DaE, sua compleJidade aca'a se tornando nEtida aos lei+os, mas no para quem tem um determinado conLecimento do tema. AtraD!s de rela#Fes que tra'alLam ilusoriamente tra'alLam a perspectiDa da forma, 'em como outros elementos presentes. 0utro m!todo de anMlise Disual que tam'!m 'usca nuances na produ#o de interpreta#Fes e percep#Fes de mensa+ens Disuais ! a $emiGtica, que atraD!s da manipula#o de elementos sE+nicos 'usca alaDancar representa#Fes. Para $antaella T644>a, p. 4;UW

0 nome semiGtica Dem da raiz +re+a semeion, que quer dizer si+no. $emiGtica, portanto, ! a ciRncia dos si+nos, ! a ciRncia de toda e qualquer lin+ua+em Z[\ A semiGtica ! a ciRncia que tem por o'jeto de 10

inDesti+a#o todas as lin+ua+ens possEDeis, ou seja, que tem por o'jetiDo o eJame dos modos de constitui#o de todo e qualquer fenXmeno de produ#o de si+nifica#o e de sentido.

.esta ciRncia, o tratamento das representa#Fes ! feito atraD!s de teorias aplicadas atraD!s da comunica#o. Para .iemeYer T644:, p. -5U, a semiGtica ilumina o processo no qual ocorre a constru#o de um sistema de si+nifica#o. Para a autora, os si+nos se or+anizam em cGdi+os que constituem sistemas de lin+ua+em, onde a principal fun#o ! analisar sua estrutura sE+nica. $e+uindo este raciocEo, podemos afirmar no uso da semiGtica, pode,se 'uscar construir si+nifica#Fes ou representa#Fes, atraD!s de um conjunto de si+nos. .a capa da reDista, os elementos sE+nicos so representados atraD!s de tipolo+ias, cores, fotos etc. e este conjunto de si+nos, relacionados entre si, podem causar uma representa#o da temMtica proposta no editorial da reDista. 0u seja, a anMlise semiGtica, em poucas palaDras 'usca a'ordar a ima+em atraD!s da si+nifica#o. "onforme afirma (olY T-@@9U Hum si+no sG ! um ]si+no^ se ]eJprimir id!ias^ e se proDocar na mente daquele ou daqueles que o perce'em uma atitude interpretatiDa.I 0 modo de atin+ir o leitor atraD!s do uso eficiente da lin+ua+em Disual perpassa pela compreenso de como interpretante perce'e na 'anca da reDista al+o que lLe cLame a aten#o, mesmo que esta eJpresso esteja intrEnseca, de modo compleJo. Peirce Tapud (olY, -@@9U afirma queW
1m si+no tem uma materialidade que perce'emos com um ou DMrios de nossos sentidos. S possEDel DR,lo Tum o'jeto, uma cor, um +estoU, ouDi,lo Tlin+ua+em articulada, +rito, mCsica, ruEdoU, senti,lo TDMrios odoresW perfume, fuma#aU tocM,lo ou ainda sa'oreM,lo. 7ssa coisa que se perce'e estM no lu+ar de outraQ esta ! a particularidade essencial do si+noQ estar ali, presente, para desi+nar ou si+nificar outra coisa, ausente, concreta ou a'strata. TP7*/"7 apud (0<_, -@@9, p. :6U.

Para que esta compreenso do intrEnsecoVcompleJo seja possEDel, o pC'lico da reDista tam'!m deDe ser compreendido, leDando,se em conta polEtica, reli+io, tradi#o, mitos, cultura etc. quanto mais compreenso o desi+ner de capa tiDer em rela#o ao pC'lico,alDo, sa'erM tam'!m o nEDel de compleJidade em que o laYout da capa deDerM cLe+ar, de modo que as mCltiplas interpreta#Fes tam'!m sejam preDistas. Para (olY T-@@9, p. >@U HA ima+em deDe serDir de instrumento de intercesso entre o Lomem e o prGprio mundoI.

11

A caracterEstica de semelLan#a entre o si+no da ima+em e seu o'jeto de referRncia ! tam'!m uma das causas para a polissemia do conceito de ima+emI. A diferen#a entre a ima+em e a lin+ua+em ! a lin+ua+em discursiDa. 0u seja, a maneira com que ! a'ordada, em sua forma +eneralizada, depende tam'!m da 'a+a+em cultural do interpretante. T$A. A7<<A -@@;, p. :=U.

$e+uindo este pensamento, perce'emos que no caso da capa de reDista, ! fundamental que ela seja condizente com os indiDEduos que se identificam com o produto editoral, notada suas rela#Fes sGcio,culturais com o mesmo. "onforme Martine (olY T-@@9U, essa ima+em depende da produ#o de um sujeitoW ima+inMria ou concreta, a ima+em passa por al+u!m que a produz ou reconLece. /eafirmando a necessidade de que a ima+em precisa ter uma rela#o de forma 'em definida. 7ssa utiliza#o das metodolo+ias semiGtica e +estalt para uma melLor eficiRncia em formas de comunica#o e na anMlise da estrutura de capas passam a cola'orar de forma ostensiDa na anMlise de o'jetos, formas e fenXmenos luz de DMrias Mreas do conLecimento. $e+undo Dondis T-@@-, p. -9UW
0s sistemas de sEm'olos que cLamamos de lin+ua+em so inDen#Fes ou refinamentos do que foram, em outros tempos, percep#Fes do o'jeto dentro de uma mentalidade despojada de ima+ens. DaE a eJistRncia de tantos sistemas de sEm'olos e tantas lEn+uas, al+umas li+adas entre si por deriDa#o de uma mesma raiz, e outras desproDidas de quaisquer rela#Fes desse tipo.

Portanto, em nossa 'usca pela compreenso da H+ramMtica DisualI relacionada ao discurso Der'al, deDemos nos ater a DMrias Mreas de anMlises, que possuem rela#Fes diferentes, mas si+nificantes na intermedia#o da comunica#o sGcio,cultural da sociedade. PoderEamos nos estender ao campo da semiGtica francesa ela'orada por Al+irdas (ulien Greimas, que trata dos si+nos Der'ais, relacionados lin+KEstica, mas neste sentido optamos por um terceiro m!todo, que tam'!m estM trata do discurso Der'al, a HanMlise de discursoI, que a'ran+e uma +ama de estudos direcionados comunica#o da mEdia. A anMlise de discurso ! mais uma ciRncia que trata da produ#o social de sentidos e que tem como o'jetiDo principal o estudo de ela'ora#Fes de identidades.
7star em rela#o com um domEnio de o'jetos, prescreDer uma posi#o definida a qualquer sujeito possEDel, estar situado entre outras

12

performances Der'ais, estar dotado, enfim, de uma materialidade repetEDel. T)01"A1< , 6445, p. -6-,-66U.

.este sentido, o uso de discursos Der'ais relacionados ao conteCdo lin+KEstico e a tipo+rafia, auJiliada pelas suas formas e cores, em mancLetes e cLamadas, podem criar identidades falsas, assim como pode criar ima+ens que 'eneficie determinado o'jeto. 7ste Hparecer DerdadeiroI possui um poder de conduzir sentimentos de acordo com a forma que ele ! manipulado. Para )oucaut T644>a, p. >>U o discurso ! o espa#o aonde Do se alojar o sa'er e o poder. 0 autor defende Hque a anMlise de discurso Hconsiste em no mais tratar os discursos como conjuntos de si+nos Telementos si+nificantes que remetem a conteCdos ou a representa#FesU, mas como prMticas que formam sistematicamente os o'jetos de que falamI. .este sentido, ele pretende entender como as re+ras produzem os o'jetos so're os quais falam.

13

5 REFER6NCIAS BIBLIOGRFICAS A/.&7*M, /udolf. A)%$ $ -$).$-78( '&,9*+W uma psicolo+ia da Diso criadoraW noDa Derso. $o PauloW Pioneira Lomson <earnin+, 644>. (0<_, Martine. I:%)(;978( < *:=+&,$ ;$ &>*?$>. "ampinasW Papirus, -@@9. .*7M7_7/, <ucY. E+$>$:%(, ;$ ,$>&@%&.* *-+&.*;(, *( ;$,&?:. /io de (aneiroW 6AB, 644:. $A. A7<<A, <Ccia. O A9$ B ,$>&@%&.*. $o PauloW Brasiliense, -@@9. $A. A7<<A, <ucia. S$>&@%&.* *-+&.*;*. $o PauloW Lomson, 6446. D0.D*$, A. S&:%*C$ ;* +&:?9*?$> '&,9*+. 6. ed. $o PauloW Martins )ontes, -@@;. MA/ *.$, (os! de $ouza. S(.&(+(?&* ;* 0(%(?)*0&* $ ;* &>*?$> - ed. $o PauloW "onteJto, 644@. G0M7$ )*<&0, (oo. G$,%*+% ;( O"#$%(W sistema de leitura Disual da forma. 9. ed. $o PauloW 7scrituras, 6445. )01"A1< , MicLel. A O);$> ;( D&,.9),(. $o PauloW <oYola, -@@= )A/*.A, Modesto. P,&.(;&:D>&.* ;*, .()$, $> .(>9:&.*78(. >` ed. $o PauloW 7d+ard BlusLer, 6444. G1*MA/37$, <uciano. A, .()$, :* >/;&*W a or+aniza#o da cor,informa#o no jornalismo. $o PauloW Anna'lume. 644:.

14

S-ar putea să vă placă și