Sunteți pe pagina 1din 6

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA FAEL EDUCAO A DISTNCIA CURSO DE PEDAGOGIA

MAPEAMENTO ESCOLAR

Instituio: Escola Municipal Rosa Pedroso de Almeida Endereo: Rua ngelo Dayrell de Magalhes s/n Bairro: Ermrio de Morais Cidade: Trs Marias /MG CEP: 39.205.000 Telefone: (038) 3754 2286 e-mail: emrosapedrosodealmeida@hotmail.com

1. Introduo

A principal finalidade deste trabalho alcanar todos os objetivos do mapeamento e conhecer a realidade da escola,e por conseguinte favorecer uma prtica criativa e transformadora,participando ativamente do cotidiano da escola observando sua caracterizao,regncia das aulas,construo e execuo do Projeto Poltico Pedaggico.Segundo a LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educao - a educao infantil corresponde ao ensino realizado em creches e pr-escolas,j o ensino fundamental corresponde ao antigo primeiro grau,hoje vai do quinto ao nono ano,tendo como base a finalidade de desenvolver o educando para o exerccio da cidadania,assegurando-lhe formao comum e meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.Sendo assim,o mapeamento escolar constitui um importante instrumento de conhecimento e integrao ao graduando na realidade social e econmica da escola tanto na educao infantil como no ensino fundamental,alm de instrumento de inicializao profissional.

2. Desenvolvimento 2.1 Mapeamento no Ensino Fundamental e Educao Infantil

2.2 Caracterizao socioeconmica Grande porcentagem dos alunos so de nveis scio-econmico baixo, filhos de pais desempregados ou que prestam servios eventuais.Uma pequena parte dos alunos so filhos de funcionrios pblicos estaduais e municipais.20% dos alunos dependem de transporte e escolar.

2.3 Estrutura Fsica O prdio de construo em alvenaria,laje,telhado de amianto,rea interna,instalao eltrica e hidrulica, situado em um bairro residencial,composto por : 08 salas de aula,01 sala da Direo,01 secretaria,01 sala de informtica,01 sala de biblioteca,01 cantina,08 banheiros,01 sala dos professores,01sala de superviso,01 ptio,01 rea pavimentada interna e coberta e 01 bebedouro.

2.4 Organizao e funcionamento A escola conta com 20 professores sendo 03 da educao infantil e 17 do ensino fundamental,11 auxiliares de servios gerais,12 auxiliares de secretria,01 auxiliar de biblioteca,01 professor eventual, com orientao da Pedagoga Maria Mrcia de Oliveira sob a gesto de Rosemir Maria dos Santos.As turmas so distribudas em turnos matutino e vespertino com horrio de funcionamento de 07:00 s 11:30 da manh e de 13:00 s 17:30 da tarde. Educao Infantil vespertino 1 perodo uma turma com 22 alunos 2 perodo duas turmas: uma com 13 alunos e a outra com 14 alunos Ensino Fundamental anos iniciais 1 ano - 18 alunos 2 ano 31 alunos 3 ano 24 alunos 4 ano 25 alunos 5 ano 22 alunos Ensino Fundamental anos finais

6 ano 29 alunos 7 ano 24 alunos 8 ano 26 alunos 9 ano 27 alunos PAVE Projeto a partir de dois anos de distoro 20 alunos

2.5 Planejamento Vrios projetos interdisciplinares so planejados e desenvolvidos coletivamente durante o ano letivo. A escola est bem integrada com a comunidade local promovendo festas culturais e sociais,olimpadas,auditrios,palestras e escurses. A aprendizagem apresenta nvel satisfatrio, a evaso baixa. A pedagoga vem desenvolvendo trabalhos juntamente com os profissionais que so atuantes e comprometidos com o processo ensino-aprendizagem.No incio do ano letivo segue-se a legislao vigente para organizar o quadro de pessoal.Aps o diagnstico elaborado um planejamento de acordo com os PCNS e levando em considerao o nvel de aprendizagem de cada aluno.So realizadas reunies perodicas para anlise e levantamento das dificuldades.O servio pedaggico acompanha e registra todos os atendimentos de alunos que apresentam problemas de disciplina apresentando aos pais tais dificuldades. O uso do uniforme da escola obrigatrio,aos alunos que no puderam adiquiri-lo o mesmo fornecido por fornecedores atravs de doaes.A escola no impede a entrada do aluno sem o uniforme,porm feito um trabalho de conscientizao e importncia do uso do uniforme.Todos os alunos recebem a merenda escolar que adquirida pela caixa escolar,preparada e servida na escola s 09:30 no turno matutino e s 15:30 no turno vespertino com intervalo de 15 minutos de recreao.Para intensificar a comunicao entre a famlia e a escola,usam a carteirinha escolar,onde registrada diariamente a presena do aluno,resultados das avaliaes,recados aos pais e faltas graves se cometidas.O controle de freqncia do aluno responsabilidade do professor, que dever computar a freqncia diariamente e registrar em dirio prprio .Em caso de falta relatar e passar dados secretaria da escola para devidas providencias.O aluno precisa de no mnimo 75% de freqncia.A escola e mantm um sistema de comunicao e interao com as famlias,onde o objetivo estimular e faze o acompanhamento da freqncia do aluno,bem como facilitar o acesso da famlia no mbito escolar. O Projeto Poltico Pedaggico da Escola municipal Rosa Pedroso de Almeida apresenta projetos que insere temas transversais e atuais em contedos que devem ser aplicados ao longo do processo ensino- aprendizagem.O Projeto a concretizao prtica das determinaes do Regimento, elaborado com a participao da comunidade,pais ,alunos,direo,pedagogos,professores,ajudantes de servios gerais,membro de

colegiado,auxiliares de secretaria e secretaria. Apresenta ainda a organizao de eixos temticos a serem desenvolvidos durante o ano em todas as sries da pr-escola e ensino fundamental.Os contedos programticos foram organizados baseados nos CBCs e juntamente com profissionais de cada rea,levando em considerao os diagnsticos realizados de acordo com a realidade de cada nvel de ensino.O Projeto Poltico Pedaggico visa priorizar os quatro pilares da educao:ensinar a ser profissionais e cidados competentes,ensinar a aprender formando cidados capazes de buscar,ensinar a conviver tornando assim cidados capazes de aceitar e respeitar o outro,e ensinar a fazer para serem um bom profissional. Com o intuito de formar indivduos capazes de analisar, interpretar e transformar a realidade, comprometendonos em elaborar esse projeto. .O objetivo geral garantir a eficincia do trabalho pedaggico, melhorando a aprendizagem dos alunos e preparando-os para o pleno exerccio da cidadania.O objetivo especfico assegurar a criao de projetos pedaggicos para a melhoria da qualidade do ensino, juntamente com os alunos.Promover a participao da famlia em praticamente todos os projetos desenvolvidos na escola, formando uma verdadeira parceria.Envolver o colegiado, para que ele participe ativamente de todos os projetos na escola, seja de gesto pedaggica, administrativa e no somente financeira.

2.6 Avaliao

A escola promove uma reunio no incio do ano com os pais de cada turma para apresentar sua proposta de trabalho para o ano ou ciclo em curso. A cada encerramento de bimestre ou perodo tem o conselho de ciclo e os registros de progressos e avanos dos alunos que so apresentados aos pais. No ano ter no mnimo quatro registro .O sistema de Avaliao proposta no Regimento e na Proposta Pedaggica da Escola contnua e processual, onde se observa a preponderncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. O desenvolvimento do aluno dever ser acompanhado, e o aperfeioamento do processo ensinoaprendizagem dever ser constante e ainda a recuperao paralela para garantir ao aluno a oportunidade de superar as dificuldades no seu percurso escolar. A escola adota o sistema de notas sendo 100 pontos distribudos em, 4 Bimestres de 20, 25, 25 e 30, com uma mdia de 60 % para os alunos do ensino fundamental.Para a educao infantil o mtodo avaliativo uma ficha avaliativa onde avalia-se o entendimento,socializao,coordenao motora e o aprendizado em geral aplicado pedagogicamente.Os processos de avaliao devero medir preferencialmente, a compreenso dos fatos, a percepo das relaes, aplicao de conhecimentos, as habilidades e automatismos adquiridos; contemplando de forma objetiva os aspectos conceitual, procedimental,abranger o trabalho com o conhecimento, o relacionamento interpessoal e a organizao da coletividade. A classificao dever ser: Trabalho manuscrito, referente a pesquisas ou contedos de acordo com o ciclo, compreendendo 40%. Avaliao referente ao contedo da pesquisa equivalendo 60%.O aluno para ser reclassificado dever obter no mnimo 60% dos 100 pontos distribudos.

A avaliao contnua e processual, prevalecendo os aspectos qualitativos. descritiva, sendo registradas em fichas de acompanhamento individual no dirio escolar. Os objetivos da avaliao so para diagnosticar os avanos e progressos dos alunos, verificando a aprendizagem, respeitando sempre o ritmo individual.

2.7 Funo Social da Escola

Considerando que a escola no caminha sozinha, ela precisa de parcerias de apoio para tomar decises, buscando um complexo envolvimento com toda a comunidade para buscar sua autonomia pedaggica, administrativa e financeira, para que processe tambm literalmente o processo ensino/aprendizagem.O objetivo geral garantir a eficincia do trabalho pedaggico, melhorando a aprendizagem dos alunos e preparando-os para o pleno exerccio da cidadania. A escola precisa ter objetivos bem definidos,para que possa desempenhar bem seu papel social,onde a maior preocupao deve ser o crescimento intelectual,emocional,espiritual do aluno,e para que desperte nele o gosto pelo saber,pela intelectualidade e proporcionar-lhe um ambiente agradvel,onde o educando possa se desenvolver como pessoa.O aluno parte da escola, sujeito que aprende,que direciona seu projeto de vida,assim sendo a escola lida com pessoas,valores,tradies,crenas,opes e precisa estar preparada para enfrentar tudo isso. Tendo o compromisso de ir alm da simples transmisso do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informaes segundo as exigncias de seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individual e social. necessrio a cada momento fazer o aluno pensar, refletir, analisar, sintetizar, criticar, criar, classificar, tirar concluses, estabelecer relaes, argumentar, avaliar, justificar, etc. Para isto preciso que os professores trabalhem com metodologias participativas, desafiadoras, problematizando os contedos e estimulando o aluno a pensar, a formular hipteses, a descobrir, a falar, a questionar, a colocar suas opinies, suas divergncias e dvidas, a trocar informaes com o grupo de colegas, defendendo e argumentando seus pontos de vistas. Um aspecto importante a ser considerado no que se refere formao da cidadania diz respeito formao de determinados valores, atitudes e compromissos indispensveis vivncia numa sociedade democrtica, tais como solidariedade, cooperao, responsabilidade, respeito s diferenas culturais, tnicas e de sexo, repdio a qualquer forma de discriminao e preconceito. funo social de a escola propiciar a formao destes valores. Entretanto, valores no podem ser ensinados, mas devem ser vivenciados. preciso que a escola e o prprio professor dem testemunho daqueles valores que direcionam sua ao, fazendo da escola um ambiente de vivncia de valores democrticos.

3. Consideraes finais

Esse mapeamento escolar nos trouxe experincias inovadoras,que nos mostrou um novo instrumento crtico e esclarecedor do entendimento da nossa sociedade,da educao e do sistema escolar. O trabalho desenvolvido foi bastante gratificante a todas, principalmente por ser nosso primeiro contato direto com a escola e alunos como educadoras. As pessoas que estiveram conosco nesta caminhada nos ajudaram bastante, pois elas souberam nos apoiar e elucidar-nos sempre que surgiram algumas dvidas. Aps o perodo de observao em ambiente escolar da educao Infantil e do Ensino Fundamental, pudemos concluir que como acadmicas da rea da educao, essa experincia foi de grande importncia, pois o fato de ter observado a escola, os professores, o planejamento e execuo da gesto e convivermos com o universo escolar e tudo o que ele envolve nos forneceu uma noo necessria para a nossa formao, j que pretendemos exercer a profisso de professoras. E esta experincia nos proporcionou uma reflexo sobre o fato de sermos professores que, apesar de todas as dificuldades que envolvem o professor em seu cotidiano escolar e da sua desvalorizao, esta profisso sem dvida, sublime.

Referncias Bibliogrficas

Libno,J.C.; Oliveira J. F.; Toschhi M.S.; Educao Escolar: polticas e organizaes. 2 edio So Paul: Cortez 2005.( Coleo Docncia em Formao) Seber ,M.G.; Piaget: o dilogo com a criana e o desenvolvimento do raciocnio. So Paulo; Scipicione,1997

S-ar putea să vă placă și