Sunteți pe pagina 1din 47

O CARBONO

Carbono
O carbono (do latim carbo, carvo) um elemento qumico, smbolo C de nmero atmico 6 (6 prtons e 6 eltrons) com massa atmica 12 u. H 15 istopos do carbono, sendo apenas 2 estveis: C 12 (98,89%) C 13 (1,11%) C 14 radioativo com tempo de meia-vida de 5730 anos (curto). Datao de fsseis
14 N 7

+ 10n 146C + 11H


O2
14CO 2

absorvido pelas plantas

fotossntese

Carbono
Ocorrncia e Abundncia O carbono constitui aproximadamente 0,027 % da crosta terrestre. o 17 + abundante na crosta terrestre. Atmosfera: como CO2 (pequena quantidade) Crosta terrestre: * rochas do tipo carbonatos, como a calcita CaCO3, magnesita (MgCO3) e dolomita (MgCO3 .CaCO3). * jazidas de carvo e petrleo. Forma Pura: O carbono elementar (C) encontrado em mina como grafite e diamante.

Carbono
Formas elementares do carbono o principal constituinte da matria viva. O estudo dos compostos de carbono chamado de qumica orgnica. slido a temperatura ambiente. Dependendo das condies de formao pode ser encontrado na natureza em 4 formas alotrpicas: 1. Grafite 2. Diamante 3. Fulerenos 4. Nanotubos

Carbono
Formas elementares do carbono Formas Microcristalinas e amorfas do C: (carbomo impuro) Carbono preto (CH4(g) + O2(g) C(s) + 2H2O(g)): usado como um pigmento em tintas pretas e pneus de automveis; Carvo vegetal (formado pelo aquecimento da madeira na ausncia de ar): carvo ativado usado para a remoo de odores e impurezas do ar e da gua, e Coque (formado pelo aquecimento de carvo na ausncia de ar): usado como um agente de reduo.

Ligaes do Carbono

Formas Alotrpicas
DIAMANTE X GRAFITE
So duas formas do carbono elementar e so notavelmente diferentes: 1. O diamante um isolante eltrico; o grafite um bom condutor. 2. O diamante a substncia mais dura conhecida (10 na escala Mohs); o grafite mole (1 na escala Mohs); . 3. Por causa da durabilidade, da transparncia e do alto ndice de refrao, o diamante uma das pedras mais preciosas mais valiosas. 4. As propriedades fsicas amplamente diferentes pode ser relacionada com as estruturas e as ligaes muito diferentes nesses dois compostos.

DIAMANTE X GRAFITE
So duas formas do carbono elementar e so notavelmente diferentes: 5. O diamante um excelente condutor trmico (5x melhor que o cobre). 6. O diamante tem elevado PF (4100 C); o grafite 3300 C. 7. O diamante tem elevada densidade (3,5 g/cm3), a do grafite 2,2 g/cm3 . 8. O diamante inerte e insolvel em todos os solventes, o grafite reage com muitos elementos preservando sua estrutura.

USOS
Jia, Brocas ou abrasivos, Cobertura de chips de computador.

* Propriedade anisotrpica

O grafite um timo lubrificante. mais estvel que o diamante termodinamicamente, no entanto cineticamente + reativo, devido a estrutura em camadas.

USOS
Lubrificantes Eletrodos Obteno de cadinhos Lpis com gesso, quanto mais gesso mais duro HB

Alm disso, o rearranjo das ligaes covalentes requer alta barreira de ativao, ento so favorecidas por elevadas temperaturas.

Fibra de carbono
A fibra ultraleve feita com milhes de nanotubos de carbono que revelam incrveis propriedades. Estes nanotubos so cilindros com apenas um tomo de largura.

Carbono
Compostos
Carbetos Os carbetos so compostos binrios entre C e metais, metalides e determinados no-metais. Trs tipos de carbetos: inico (formado por metais ativos, por exemplo, CaC2), intersticial (formado por metais de transio, por exemplo, carbeto de tungstnio) e covalente (formado por B e Si, por exemplo, SiC).

Carbono
xidos de carbono O carbono forma CO e CO2. CO muito txico (se liga irreversivelmente ao Fe na hemoglobina, provocando parada respiratria). O CO tambm tem um par solitrio no C, o que no normal. O CO uma boa base de Lewis (por exemplo, o Ni(CO)4 forma-se facilmente quando o Ni aquecido em CO). O CO pode ser usado como um combustvel (por exemplo, 2CO(g) + O2(g) 2CO2(g), H = -566 kJ).

Carbono
xidos de carbono O CO um bom agente redutor (por exemplo, Fe3O4(s) + 4CO(g) 3Fe(s) + 4CO2(g)). O CO2 produzido quando compostos orgnicos so queimados em oxignio: C(s) + O2(g) CO2(g) CH4(g) + 2O2(g) CO2(g) + 2H2O(l) C2H5OH(l) + 3O2(g) 2CO2(g) + 3H2O(l) O CO2 produzido pelo tratamento de carbonatos com cido.

Carbono
xidos de carbono A fermentao do acar para produzir lcool tambm produz CO2: C6H12O6(aq) 2C2H5OH(aq) + 2CO2(g) Sob presso atmosfrica, o CO2 condensa-se para formar CO2(s) ou gelo seco. O CO2 usado como gelo seco (refrigerao), carbonao de bebidas, soda (Na2CO3.10H2O) e bicarbonato de sdio (NaHCO3.10H2O).

Carbono
cido carbnico e carbonatos Quando o CO2 se dissolve em gua (moderadamente solvel), forma-se cido carbnico: CO2(aq) + H2O(l) H2CO3(aq) O cido carbnico responsvel por fornecer s bebidas carbonadas um acentuado gosto cido. A neutralizao parcial do H2CO3 produz hidrogeno carbonatos (bicarbonatos), e a neutralizao completa produz carbonatos. Muitos minerais contm CO32-.

Carbono
cido carbnico e carbonatos A temperaturas elevadas o CaCO3 decompe-se: CaCO3(s) CaO(s) + 2CO2(g) Essa reao a fonte comercial de cal, CaO. O CaO reage com gua e com o CO2 para formar o CaCO3, que liga a areia na argamassa: CaO(s) + H2O(l) Ca2+(aq) + 2OH-(aq) Ca2+(aq) + 2OH-(aq) + CO2(aq) CaCO3(s) + H2O(l)

Carbono
Outros compostos inorgnicos de carbono A qumica inorgnica o estudo dos compostos dos elementos diferentes de C. Dois compostos inorgnicos de carbono interessantes so HCN e CS2. O HCN (cianeto de hidrognio) um gs extremamente txico. O HCN produzido pela reao de um sal, por exemplo, NaCN, com cido. Os cianetos so usados na fabricao de plsticos como o nilon e o Orlon.

Carbono
Outros compostos inorgnicos de carbono O CS2 um importante solvente para ceras e graxas. O vapor de CS2 muito txico.

Carbono

S-ar putea să vă placă și