Sunteți pe pagina 1din 160

ANLISE DE ESTRUTURAS GEOTCNICAS

Setembro de 2012

Nuno Manuel da Costa Guerra

Parte I

Introduo s Estruturas Geotcnicas

Captulo 1

Introduo
1.1 A Anlise de Estruturas Geotcnicas

O presente texto aborda as estruturas geotcnicas e a sua anlise, e pretende servir de apoio a uma disciplina de Introduo s Fundaes, entendida como a segunda disciplina de Geotecnia num curso clssico universitrio de Engenharia Civil. Foi, em especial, escrito para apoio a uma disciplina de um curso de Mestrado em Engenharia Civil (no esprito da Con veno de Bolonha), podendo igualmente servir de apoio a uma Licenciatura em Engenharia Civil. Pretende dar uma formao bsica em Estruturas de Suporte, Fundaes e Taludes, organizada de acordo com o programa que se indica em seguida: Introduo s Estruturas Geotcnicas Introduo ao colapso dos macios mtodos de anlise: Mtodos de Anlise limite. Mtodos de Equilbrio limite. Colapso dos macios: Presses de terras. Capacidade resistente ao carregamento vertical. Colapso de macios em talude. Vericao da segurana das estruturas geotcnicas aos estados limites ltimos: o Eurocdigo 7. Vericao da segurana de fundaes superciais. Vericao da segurana de taludes. Vericao da segurana de estruturas de suporte. Deslocamentos de estruturas geotcnicas. 3

Captulo 1. Introduo

O leitor deste texto dever ter noes elementares de Mecnica dos Solos, conhecendo as propriedades bsicas de um solo em funo da sua granulometria e dos limites de consistncia e deve estar familiarizado com as propriedades ndice mais comuns aos solos. Deve conhecer o princpio das tenses efectivas e os problemas de escoamentos em meios porosos. Deve estar familiarizado com os problemas de deformabilidade de solos e da sua resistncia, em condies drenadas e no drenadas. Na disciplina bsica de Mecnica dos Solos que os utilizadores deste texto devero ter frequentado, tomaram contacto, compreenderam e interpretaram a mecnica dos materiais geotcnicos, tendo analisado esse comportamento sob o ponto de vista da sua resistncia e da sua deformabilidade, de forma integrada, recorrendo, por exemplo, mecnica dos solos dos estados crticos. Pretende-se, com o presente texto, passar da mecnica do material analisada habitual mente num ponto para a mecnica da estrutura geotcnica, que exige a compreenso das alteraes dos estados de tenso e as suas consequncias: determinao de cargas de colapso e de deslocamentos. Tem igualmente como objectivo introduzir as noes de segurana e de ve ricao de segurana, com particular destaque para a aplicao dos conceitos e metodologias do Eurocdigo 7 (NP EN 1997-1, 2010). Para uma mais completa formao nesta rea, deve seguir-se uma disciplina mais ligada ao projecto e dimensionamento e que aborde Fundaes especiais e Contenes, que o texto no pretende cobrir. Finalmente, para uma formao mais especca na rea da Geotecnia, os cursos de Enge nharia Civil tm, habitualmente, formao opcional mais especca, das reas da Engenharia Ssmica, Obras Subterrneas, Obras de Aterro, Modelao Avanada, etc.

1.2

As estruturas geotcnicas

Qualquer obra de Engenharia Civil tem uma componente geotcnica, dado que possui, pelo menos, a fundao. o caso das estruturas mais correntes, os edifcios, que possuem fundaes que podem ser superciais, se o terreno possuir supercialmente caractersticas adequadas s cargas e s dimenses das fundaes ou profundas, caso seja necessrio procurar a maiores profundidades as caractersticas que no esto disponveis superfcie. O tipo mais comum de fundaes superciais so as sapatas e as fundaes profundas so habitualmente designadas por estacas. No que respeita a estes tipos de estruturas, h que efectuar o dimensionamento dos prprios elementos estruturais e, do ponto de vista do solo, importa garantir, por um lado, a segurana em relao rotura e, por outro, que no ocorram assentamentos excessivos, que possam provocar danos na super-estrutura (estrutura da obra a ser executada acima do nvel do terreno) ou impedir o seu normal funcionamento. Um outro tipo de estrutura geotcnica muito comum o caso dos muros de suporte. Con forme o seu nome indica, destinam-se a suportar os impulsos gerados pelo terreno suportado e devero ser estveis, o que signica que no devero, por exemplo, deslizar ou derrubar.

Captulo 1. Introduo

Este tipo de estrutura designa-se habitualmente como estrutura de suporte rgida, pelo facto de funcionar como corpo rgido, no sendo a sua deformabilidade muito signicativa nem tendo consequncias importantes no seu comportamento. No , no entanto, o caso das chamadas estruturas de conteno exveis, como as que so apresentadas na Figura 1.1. Com este tipo de estrutura, conforme se pode vericar atravs da observao da referida Figura, possvel realizar escavaes de face vertical com o recurso a conteno adequada.

Figura 1.1: Estrutura de conteno exvel ancorada, em Seattle, nos EUA. As escavaes de face vertical com conteno exvel, no entanto, s so realizadas em meios urbanos fortemente ocupados e em que no possvel o recurso a outras solues que utilizem taludes inclinados. Estes apresentam o inconveniente de envolverem uma rea muito mais signicativa mas a vantagem de serem normalmente muito mais econmicos. O estudo da estabilidade e da estabilizao de taludes , assim, uma outra rea tipicamente Geotcnica. A Figura 1.2 mostra, numa representao esquemtica, obras de estabilizao de um talude, necessrias no caso representado para que seja vericada a segurana da estabilidade da massa de solo.

Figura 1.2: Representao esquemtica de obras de estabilizao de um talude. Os problemas de taludes ocorrem quer em taludes naturais e de escavao quer em taludes

Captulo 1. Introduo

de aterro, ou seja, em obras de terra. Os casos mais frequentes so os aterros de estradas e de aerdromos, assim como os aterros de barragens de terra e, mais recentemente, os aterros de resduos slidos. Note-se que nestes tipos de obra, o prprio solo utilizado como material de construo, exigindo, assim, a sua compactao e o adequado controlo das suas caractersticas. Igualmente a prpria escolha do material a utilizar um aspecto fundamental. Dado que servem objectivos diferentes, as caractersticas a exigir para um aterro de uma estrada so consideravelmente diferentes das que se exigem no aterro de uma barragem. A compactao de solos , assim, uma matria de grande importncia, mas que no abordada neste texto. Uma outra actividade eminentemente geotcnica o melhoramento de terrenos. Procede-se ao melhoramento de terrenos quando as obras de engenharia civil que se pretendem fazer em determinado local exigem solos com melhores caractersticas do que as ocorrem nesse local. Um outro tipo de obra fundamentalmente geotcnica o caso dos tneis. Estes so re alizados quando por razes econmicas, sociais e (ou) ambientais, se tornam vantajosos em relao s escavaes a cu aberto ou a outras obras. Um caso particularmente meditico e interessante foi o da execuo do tnel sob a Mancha, a que se refere a Figura 1.3.

(a) Planta e corte longitudinal

(b) Corte transversal

Figura 1.3: Tnel sob a Mancha: planta, corte longitudinal e corte transversal.

Captulo 1. Introduo

1.3

A importncia da determinao das cargas de colapso e de deslocamentos de estruturas geotcnicas

A variedade de obras geotcnicas justica, por si s, a importncia e o interesse da Geotec nia como rea da Engenharia Civil. No entanto, essa importncia torna-se talvez ainda mais evidente se tivermos em considerao alguns casos em que ou os aspectos geotcnicos no foram sucientemente considerados ou constituram notvel surpresa para os tcnicos e a sociedade e que resultaram em acidentes ou simplesmente em incidentes curiosos ou importantes. Independentemente das causas que os provocaram, a anlise e o estudo de acidentes e incidentes constitui sempre um trabalho que conduz a uma importante aprendizagem. Um dos casos mais curiosos e conhecidos o da torre inclinada de Pisa, que apresenta ainda a particularidade adicional de a sua histria ter sofrido em tempos muito recentes, importantes desenvolvimentos. Uma das publicaes mais interessantes sobre esta Torre o texto da XIV Lio Manuel Rocha (Jamiolkowsky, 1999) e a maior parte da informao que aqui se apresenta provm dessa interessantssima Lio. Contrariamente ao que se possa pensar, a torre de Pisa tornou-se inclinada ainda durante a prpria construo. Esta decorreu em trs fases, conforme ilustra a Figura 1.4 e em algumas zonas nota-se mesmo as tentativas de correco da inclinao que se ter iniciado durante a 2a fase.

Figura 1.4: Fases de construo da Torre de Pisa (Jamiolkowsky, 1999). As informaes reunidas pela equipa responsvel pelo estudo da Torre de Pisa sobre a sua inclinao esto reunidas na Figura 1.5, mostrando claramente a tendncia para o aumento daquela, assim como a ocorrncia de alguns perodos em que o incremento da inclinao particularmente signicativo. Um estudo aprofundado do terreno, da torre e da sua fundao mostrou que seria espec tvel que o fenmeno fosse progressivo, isto , que a excentricidade inicial da carga motivada

Captulo 1. Introduo

Figura 1.5: Dados histricos sobre a inclinao da Torre de Pisa (Jamiolkowsky, 1999).

provavelmente por algum defeito geomtrico durante a construo teria iniciado a inclinao da torre, aumentando assim a excentricidade e assim sucessivamente. Em todo o caso, cou bem claro que o fenmeno era associado ao terreno de fundao e ao seu incio de rotura. Os mesmos estudos apontavam para coecientes de segurana da Torre bastante baixos, entre 1.1 e 1.2, deixando antever que a runa ocorreria provavelmente nos prximos 40 a 50 anos, mantendo-se o ritmo de aumento da inclinao. No entanto, esta previso de runa teria apenas em considerao a instabilidade da torre como corpo rgido que perderia o equilbrio, no considerando portanto a inuncia que a inclinao teria nas tenses na prpria estrutura da torre. Com efeito, o facto de a torre estar inclinada provoca na prpria alvenaria da sua estrutura tenses muito mais signicativas do que as que seriam de esperar se ela fosse perfeitamente vertical. Para alm disso, a histrica runa ocorrida em 1902 da Torre do Sino da Praa de S. Marcos em Veneza e, mais recente mente, em 1989, a da Torre do Sino da Catedral de Pavia, parecem ter tido como origem um modo de rotura deste tipo. A agravar tudo isto est ainda o facto de este modo de rotura ocorrer de forma brusca, sem qualquer aviso. Investigaes realizadas na Torre permitiram prever que, efectivamente, este modo de

Captulo 1. Introduo

rotura seria o mais provvel, e foi identicada a zona crtica da estrutura. O processo de recuperao e reabilitao da Torre iniciou-se, assim, em 1992, com a instalao de cabos de ao na estrutura da Torre por forma a minorar as hipteses de ocorrncia de colapso estrutu ral. Entre Maio de 1993 e Janeiro de 1994, foram instalados pesos de chumbo para contrariar a excentricidade da carga e, pela primeira vez na histria da Torre, esta inverteu o sentido de variao da inclinao. Em Fevereiro de 1999 iniciou-se uma outra interveno, denomi nada de subescavao (underexcavation), que consiste na retirada de solo sob a fundao, atravs de furos inclinados realizados a partir da superfcie do terreno. A Figura 1.6 mostra esquematicamente estas iniciativas, assim como uma soluo de recurso, na eventualidade de algum comportamento indesejvel da torre, que consiste na aplicao de contrapesos atravs dos cabos sub-horizontais visveis na mesma Figura. Os desenvolvimentos recentes parecem ser, assim, de acordo com a informao disponvel, bastante favorveis.

Figura 1.6: Representao esquemtica da metodologia para corrigir parcialmente a inclinao da Torre de Pisa. O caso da Torre de Pisa , portanto, bem elucidativo da importncia da adequada consi derao dos mecanismos de rotura de fundaes superciais. Tais mecanismos sero objecto de estudo do presente texto. Um outro caso bastante conhecido o da rotura da Barragem de Malpasset. Trata-se de uma barragem de beto armado, em Frana, cujo acidente, de grande gravidade, foi provo cado por deciente comportamento da fundao, tendo-se destacado uma cunha da margem esquerda (Rocha, 1981) no dia 2 de Dezembro de 1959. A barragem tinha sido terminada em 1954 e o enchimento da albufeira estava a ocorrer desde h 5 anos. Fotograas do local da Barragem e das suas runas so apresentadas na Figura 1.7. Na sequncia deste acidente, morreram 420 pessoas. A barragem nunca foi reconstruda.

10

Captulo 1. Introduo

Figura 1.7: Runas da Barragem de Malpasset. Os sismos so das aces que podem causar maiores danos nas estruturas executadas pelo Homem. A Figura 1.8 evidencia os efeitos desta aco sob a forma de liquefaco do solo de fundao, em consequncia do sismo de Niigata, em 1964. A liquefaco resultado do aumento das presses da gua no solo em consequncia da aco ssmica e ocorre sobretudo em areias nas soltas e submersas. Trata-se de um efeito que pode j ser parcialmente compre endido pelos conceitos de Mecnica dos Solos que o leitor dever conhecer e que ser tambm aorada ao longo do presente texto.

Figura 1.8: Efeitos da liquefaco do solo de fundao, no sismo de Niigata, em 1964. De consequncias menos devastadoras mas de inegvel interesse o caso da Cidade do Mxico. Esta cidade foi edicada num antigo lago, atravs da sucessiva deposio de material de aterro sobre este e da construo sobre este meio pantanoso e altamente deformvel. Como consequncia, as estruturas sofrem assentamentos muito signicativos, conforme se pode ob servar, por exemplo, na Figura 1.9(a), que mostra o Palcio das Belas Artes. A fotograa, por si s, talvez no seja sucientemente elucidativa, mas faz-se notar que os degraus descendentes da rua para o Palcio foram, em tempos, ascendentes. O assentamento total foi, assim, da ordem dos 3 m. Estes assentamentos, conforme referido, so devidos existncia de uma camada compres

Captulo 1. Introduo

11

(a)

(b)

Figura 1.9: a) Palcio das Belas Artes, na Cidade do Mxico. Os degraus visveis na foto graa para acesso ao monumento foram, em tempos, ascendentes; b) Baslica e Convento dos Capuchinhos, na Cidade do Mxico, onde so visveis importantes assentamentos diferenciais.

svel na fundao. Sob o ponto de vista estrutural, se os assentamentos forem uniformes no ocorrem danos, se bem que outro tipo de inconvenientes possam existir, como as ligaes s infra-estruturas. No entanto, quando h assentamentos elevados, h normalmente tambm as sentamentos diferenciais elevados, ou seja, assentamentos entre diferentes partes da estrutura. Naturalmente que estes assentamentos diferenciais tendero a ser maiores se houver variaes de espessura da camada de solo compressvel. o caso da Baslica e do Convento dos Capu chinhos que lhe adjacente, tambm na Cidade do Mxico, que se encontra representado na Figura 1.9(b). O convento, direita da Baslica, apresenta elevadssimas deformaes como resultado deste fenmeno. A Figura 1.10 representa um caso de rotura de uma cortina de conteno exvel, ocorrida em Lisboa, em 1993, felizmente sem perda de vidas, que ter sido causada por perda de equilbrio vertical, isto por perda de capacidade de carga vertical, face s componentes

12 verticais das cargas impostas pelas ancoragens.

Captulo 1. Introduo

Figura 1.10: Rotura de cortina de conteno exvel em Lisboa. Um outro tipo de acidente geotcnico bastante corrente e de consequncias que podem ser bastante graves o caso dos escorregamentos de taludes, isto , de instabilizaes de massas de solo ou rocha. Apresentam-se dois casos. O primeiro ocorreu nos Estados Unidos da Amrica, em La Conchita, no Colorado, e o fenmeno ocorrido est bem evidenciado na Figura 1.11. Apesar das aparncias, no houve quaisquer vtimas mortais.

Figura 1.11: Deslizamento de talude em La Conchita, no Colorado (EUA).

Captulo 1. Introduo

13

Este caso permite ter uma ideia bem clara do tipo de problemas com que a Engenharia Geotcnica tem, por vezes, que lidar, assim como das enormes massas de solo que pode ser necessrio estabilizar. Os problemas de estabilidade de taludes sero abordados neste texto. No entanto, o segundo caso que se apresenta ainda mais impressionante, quer pelo volume de terras envolvido quer pelas consequncias no que respeita a vtimas humanas. Com efeito, houve 2500 mortes a lamentar. Trata-se do escorregamento ocorrido na margem esquerda da albufeira da Barragem de Vajont. Esta barragem foi construda entre 1956 e 1960. No dia 9 de Outubro de 1963 uma enorme massa de material rochoso deslizou para o interior da albufeira. A Figura 1.12 mostra a albufeira vista de montante, aps o deslizamento. A Figura 1.13 , talvez, mais clara e permite um melhor entendimento do ocorrido. Como consequncia deste enorme escorregamento, com extenso aproximada de 1.7 km, formou-se uma enorme onda, proveniente da gua da albufeira, expulsa pelo material escor regado, que provocou grandes prejuzos humanos e materiais. A vila de Casso foi destruda, assim como as de Longarone, Pirago, Villanova, Rivalta e Fae. A barragem resistiu e encon tra-se actualmente em funcionamento. A causa para este comportamento parece estar na existncia, entre o material rochoso do vale na zona escorregada, de uma camada de argila de pequena espessura, ao longo da qual se ter dado a instabilizao, por insuciente resistncia ao corte, diminuda devido ao enchimento da albufeira, por reduo da tenso efectiva. Este conceito de tenso efectiva j do conhecimento do leitor deste texto e ser amplamente utilizado. As barragens de grandes dimenses so obras de grande importncia e com grandes con sequncias nas sociedades que delas beneciam, mas podem ser igualmente obras envolvendo inconvenientes importantes de ordem social ou ambiental ou mesmo os decorrentes dos casos em que ocorrem acidentes, conforme foram os dois respeitantes a barragens anteriormente refe ridos (Malpasset e Vajont). Em nenhum destes casos, no entanto, se tratava de uma barragem de terra (ou de aterro, como podem ser igualmente designadas). O caso que em seguida se apresenta trata de uma barragem deste tipo. o caso da rotura da barragem de Teton. No caso das barragens de terra, espectvel que ao m de alguns anos se instale no prprio corpo da barragem um regime de percolao (movimento da gua nos solos) que, se a barragem tiver sido bem dimensionada e construda e se estiver a ser adequadamente explorada, dever implicar a passagem de um caudal rela tivamente pequeno pelo corpo da barragem. Uma questo especialmente importante quando h escoamentos em solos (aterros ou no) o caso da chamada eroso interna. A barragem de Teton foi destruda por eroso interna. Tratava-se de uma barragem com 90 m de altura, construda no rio Teton, no Idaho, EUA. O enchimento da albufeira comeou em Novembro de 1975. O colapso deu-se a 5 de Junho de 1976, com a albufeira a 1 m da cota mxima e a 9 m do coroamento da barragem. A Figura 1.14(a) mostra a barragem, vista de jusante, aps a construo. A rotura da barragem foi precedida de um perodo de dois dias em que se vericou um gradual aumento da gua percolada. Na manh do dia 5 de Junho comea a ser visvel um

14

Captulo 1. Introduo

Figura 1.12: Escorregamento de Vajont. Aspecto da albufeira vista de montante aps o deslizamento.

Figura 1.13: Representao esquemtica do escorregamento de Vajont. Estima-se que a massa instabilizada tenha atingido velocidades da ordem dos 30 m/s e que ter subido na margem direita cerca de 140 m; 45 segundos aps o incio do escorregamento no havia qualquer movimento de terreno. aumento da quantidade de gua que atravessa o aterro na face de jusante da barragem. Cerca das 11:00 tinha-se formado um tnel no corpo da barragem com cerca de 1.8 m de dimetro. A Figura 1.14(b) traduz esta situao. Pouco antes das 12:00 horas formara-se uma brecha (Figura 1.14(c)) e a barragem estava praticamente destruda (Figura 1.14(d)). Ao m da tarde do dia 5, o aspecto da barragem era o que est representado na Figura 1.14(e).

Captulo 1. Introduo

15

(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

Figura 1.14: Rotura da Barragem de Teton. A rotura da barragem, apesar de rpida, permitiu a evacuao das populaes a jusante, mas ainda assim 14 vidas humanas foram perdidas. Muitos dos casos apresentados mostram a necessidade de se proceder ao dimensionamento em relao aos modos de rotura que esses casos mostraram e em relao a outros modos de rotura. Assim, os prximos captulos iro focar os mtodos de anlise de colapso de estruturas geotcnicas e a determinao das cargas de colapso dos casos mais simples dessas estruturas geotcnicas. Com base no conhecimento dessas cargas de colapso far-se-, posteriormente, a introduo vericao da segurana.

16

Captulo 1. Introduo

Parte II

Mtodos de anlise do colapso de estruturas geotcnicas

17

Captulo 2

Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso


2.1 Problemas geotcnicos simples: determinao de cargas de colapso
No estudo clssico da Mecnica dos Solos, que o leitor deste texto ter feito, a rotura do solo foi analisada ao nvel pontual ou elementar, isto , o estado de tenso foi assumido constante no elemento de solo analisado, pelo que o estudo pde ser feito como se se tratasse de um ponto. Mesmo quando se procurou abordar a questo sob um ponto de vista dos ensaios de laboratrio e do comportamento de provetes de solo, o estado de tenso era sempre constante, dado que as tenses aplicadas ao provete eram bem conhecidas e a geometria e condies de fronteira relativamente simples. No entanto, conforme se viu no Captulo 1, a rotura das estruturas geotcnicas no se verica, naturalmente, porque o estado de tenso num ponto atingiu o correspondente rotura mas sim porque tal aconteceu ao longo de uma superfcie ou ampla zona do macio. Na maior parte das situaes analisadas, a rotura ocorreu de modo relativamente complexo, em que diversos detalhes do problema inuenciaram o ocorrido. Verica-se, no entanto, que, por um lado, na maior parte dos casos estiveram presentes pelo menos uma de trs situaes geotcnicas simples, a que se far referncia em seguida e, por outro lado, o estudo destas situaes geotcnicas simples constitui uma base fundamental para a compreenso das mais complexas. Um dos objectivos deste texto , portanto, a determinao de cargas de colapso de trs problemas geotcnicos simples e bsicos, indicados na Figura 2.1: a determinao de impulsos de terras; a determinao de cargas verticais limites; a determinao da geometria ou do peso de terras que induz a rotura de macios em 19

20 talude.

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

(a)

(b)

(c)

Figura 2.1: Determinao de cargas de colapso de problemas geotcnicos simples: a) deter minao de impulsos de terras; b) determinao de carga vertical limite; c) estabilidade de macios em talude So estes os casos bsicos que sero objecto de anlise no texto, partindo-se, em cada caso, da situao mais simples que vai, sucessivamente, sendo tornada mais complexa e mais prxima de uma situao real. A determinao de cargas de colapso ser feita recorrendo a duas tcnicas: a anlise limite; o equilbrio limite. Ambas as tcnicas implicam a utilizao de simplicaes que sero descritas e analisadas em seguida.

2.2
2.2.1

Determinao de cargas de colapso atravs de anlise limite


Algumas noes de plasticidade

As solues para qualquer problema de mecnica devem respeitar trs condies: o equilbrio; a compatibilidade; as propriedades dos materiais. O ideal seria que as solues fossem completas, isto , que respeitassem as trs condies. No entanto, dada a complexidade dos problemas, haver que aceitar, em muitas situaes, um compromisso entre a possibilidade de obter solues e a sua exactido. Assumir-se- que as propriedades resistentes dos materiais geotcnicos podem ser escritas, em condies drenadas, por: = tg ou, em condies no drenadas, por: = cu (2.1)

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

21

O solo exibe comportamento elstico para deformaes muito pequenas; a partir de de terminado valor de deformao, no entanto, o solo sofre deformaes plsticas, permanentes, irreversveis. A deformao total pode ser escrita atravs da soma da deformao elstica com a defor mao plstica, ou seja d = de + dp (2.2)

Para determinar as deformaes plsticas necessrio denir um critrio de cedncia, uma lei de uxo e uma lei de endurecimento, o que permite conhecer, respectivamente, quando ocorrem as deformaes plsticas, qual a sua direco e qual o seu valor. As deformaes plsticas ocorrem quando, no espao das tenses, atingida a superfcie de cedncia, de equao genrica
, p F ij ij = 0

(2.3)

A dependncia do critrio de cedncia das deformaes plsticas traduz o endurecimento. Num material perfeitamente plstico no ocorre endurecimento e os incrementos de tenso, uma vez atingida a superfcie de cedncia, tm que ocorrer na prpria superfcie. Caso tal no ocorra, desenvolvem-se deformaes plsticas de valor innito. Na anlise limite, o material considerado perfeitamente plstico. Com o objectivo de simplicar os clculos de estabilidade, possvel ignorar algumas das condies de equilbrio e de compatibilidade e usar dois importantes teoremas da teoria do colapso plstico. Acontece que, ignorando a condio de equilbrio, pode ser determinado um limite superior da carga de colapso de forma a que se uma estrutura for carregada at este nvel, colapsar; de forma semelhante, ignorando a condio de compatibilidade, pode determinar-se um limite inferior da carga de colapso, de forma a que uma estrutura carregada at este valor no colapsar. Naturalmente que a verdadeira carga de colapso est entre estes dois limites. Habitualmente possvel obter limites inferiores e superiores da carga de colapso razoavel mente prximos um do outro. Considerando, ento, o material como perfeitamente plstico e com lei de uxo associada ter-se- que, na rotura, o solo sofre deformaes plsticas de incremento constante e, portanto, com vector de deformao plstica normal envolvente de rotura (Figura 2.2). No caso no drenado, a envolvente de rotura horizontal e no h deformaes volumtricas (a deformao ocorre a volume constante) e, portanto, o incremento de deformao plstica normal envolvente, conforme sugere a Figura 2.2. No caso drenado, a envolvente de rotura do tipo da representada na mesma Figura e se a lei de uxo for associada o ngulo de dilatncia tal que tg = p n = tg p (2.4)

22

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso


= cu p n =0 p

p n p

, p

, p = cu p

p n

, p n No drenado Drenado

, p n

Figura 2.2: Incrementos de deformao plstica de solo perfeitamente plstico com lei de uxo associada.

2.2.2

O princpio dos trabalhos virtuais

No caso de corpos rgidos, o princpio dos trabalhos virtuais estabelece que se um corpo rgido est em equilbrio, ento o trabalho das foras exteriores para um deslocamento virtual compatvel com as condies de fronteira nulo. Para o caso de corpos deformveis, o mesmo princpio estabelece que o trabalho das foras exteriores para um deslocamento virtual compatvel com as condies de fronteira igual ao trabalho realizado pelas tenses e deformaes internas.

2.2.3

Teoremas do colapso plstico

Considere-se, ento, um material com comportamento perfeitamente plstico e com lei de uxo associada. Na rotura, as foras e as tenses no se alteram, pelo que a componente elstica das deformaes nula; qualquer incremento de deformao representa o incremento de deformao plstica que , como se viu, normal envolvente de rotura.

Teorema cinemtico ou da regio superior O teorema da regio superior (ou do limite superior ou teorema cinemtico) diz que se, para um dado mecanismo de colapso compatvel, o trabalho das foras exteriores for igual ao trabalho das tenses internas, as foras exteriores aplicadas causam o colapso. Para provar a veracidade deste teorema, considere-se um sistema de foras exteriores, Fu
e um mecanismo de colapso associado a desloca com as correspondentes tenses internas u

mentos na fronteira u e deformaes internas u . Se a linha SS da Figura 2.3 representar a superfcie de cedncia, o incremento de deformao plstica, u ser normal referida superfcie.

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

23

, u S
u c

S ,

Figura 2.3: Teorema da regio superior.

A aplicao do teorema superior conduz a que o sistema de foras Fu causa colapso se Fu u =


u u dV

(2.5)

Se Fc e c forem, respectivamente, a verdadeira carga de colapso e as tenses internas correspondentes, o princpio dos trabalhos virtuais estabelece igualmente que Fc u = Considerando, da Figura 2.3, que
u u c u c u dV

(2.6)

(2.7)

Resulta, assim, que Fu Fc conforme enunciado pelo teorema. Para determinar um limite superior , assim, necessrio calcular o trabalho realizado pe las tenses internas e pelas foras exteriores para um incremento de deslocamento de um mecanismo compatvel. O trabalho de uma fora , simplesmente, o produto da fora pelo incremento de deslocamento na direco da fora no seu ponto de aplicao, pelo que, para foras concentradas, o clculo normalmente simples de fazer. O trabalho das tenses internas o trabalho dissipado pela deformao plstica no ma terial, nas superfcies que formam o mecanismo compatvel. Considere-se que na Figura 2.4 esto representadas pequenas pores de superfcies de deslizamento de um mecanismo de colapso, que sofrem incrementos de deslocamento w. No caso drenado o trabalho das tenses internas (efectivas) Wi = L Ln (2.9) (2.8)

24

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso


= cu w y L No drenado y

L Drenado

Figura 2.4: Trabalho das tenses internas em superfcies de deslizamento Note-se que, para um comportamento dilatante o trabalho das tenses normais negativo dado que e n tm sentidos opostos. Dado que o volume da superfcie analisada V = Ly , n = n y e =
y

a equao (2.9) pode escrever-se como Wi = Ly + Lyn = V + n (2.10)

a equao anterior ca

n Sendo o material puramente atrtico, tem-se que = tg . Atendendo a que tg =

Wi = V

tg tg

= V 1

tg tg

(2.11)

Para um material com lei de uxo associada, tem-se que = pelo que, sendo puramente friccional, o trabalho dissipado pelas tenses internas Wi = 0 Poderia, igualmente, ter-se vericado, da Figura 2.4, que: tg = pelo que a equao (2.9) ca: Wi = L Ln = tg L L tg = L tg tg que, pela razo exposta, nula. Em condies no drenadas o trabalho das tenses (totais) Wi = Lw = cu Lw Teorema esttico ou da Regio Inferior O teorema da regio inferior (ou do limite inferior ou teorema esttico) diz que se um conjunto de foras exteriores est em equilbrio com as tenses internas que em nenhum ponto violam o critrio de rotura, as foras exteriores aplicadas no causam o colapso. (2.15) (2.14) n w (2.13) (2.12)

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

25

Considere-se novamente a superfcie de cedncia SS , agora representada na Figura 2.5. , c S l


c

S ,

Figura 2.5: Teorema da regio inferior. Para a carga de colapso, ter-se- que: Fc c =
c c dV

(2.16)

e, para as foras Fl e tenses l o princpio dos trabalhos virtuais permite concluir que: Fl c = Dado que
c l c c

l c dV

(2.17)

(2.18)

vem, conforme enunciado pelo teorema, que Fl Fc (2.19)

2.2.4

Exemplos de aplicao

1. Utilizando o teorema da regio superior e o mecanismo indicado na Figura 2.6 determine a carga Q = qu B , resultante da tenso qu distribuda na largura B que, nas condies de um ensaio de compresso simples, leva ao colapso o provete de material argiloso saturado, em condies no drenadas. Admita o solo com peso volmico nulo e com resistncia no drenada cu = 50 kPa. Considerando o mecanismo sugerido na Figura, admita-se o incremento de deslocamento w, com componente horizontal h e componente vertical v . O trabalho das foras exteriores o produto das foras exteriores pelos deslocamentos que ocorrem com a sua direco. A fora exterior a fora Q, cuja estimativa (limite superior) QLS se pretende determinar.

26

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

qu

qu

w =O B cu

h v w

Figura 2.6: Exemplo de aplicao do teorema cinemtico: ensaio de compresso simples O deslocamento com a direco de Q : v = w sen pelo que o trabalho das foras exteriores
LS We = QLS v = qu B w sen

(2.20)

(2.21)

O trabalho das tenses internas o trabalho dissipado pela deformao plstica no material, nas superfcies que formam o mecanismo compatvel: Wi = cu Lw = cu De acordo com o teorema cinemtico,
LS We = Wi qu B w sen = cu

B w cos

(2.22)

B w cos

(2.23)

pelo que:

QLS 1 LS = qu = cu B sen cos

(2.24)

Faz-se notar que a soluo depende de mas que o teorema vlido para qualquer
LS causar o colapso qualquer mecanismo, o que implica qualquer valor de . Ou seja, qu LS : que seja . Tome-se, assim, como exemplo, = 20o e determine-se qu LS qu = 50

1 = 155.6 kPa sen 20o cos 20o

(2.25)

Sendo esta uma soluo do teorema cinemtico, sabe-se que causa o colapso, ou seja, neste caso, que:
LS EX qu = 155.6 qu

(2.26)

EX a soluo exacta do problema, para j desconhecida (na realidade deve ser sendo qu

conhecida do leitor, da Mecnica dos Solos, mas voltar-se- a este resultado em seguida). Ora se o teorema vlido para qualquer mecanismo, isso quer dizer que se se considerar

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

27

agora = 30o se obter igualmente um valor de qu superior ou igual soluo exacta:


LS qu = 50

1 = 115.5 kPa sen 30o cos 30o

(2.27)

Qual das duas solues de qu 155.6 kPa ou 115.5 kPa , portanto, melhor? A resposta naturalmente a menor das duas. Com efeito, se ambas so superiores soluo exacta, a melhor ser a mais prxima da exacta, ou seja, a menor. Pode, assim, analisar-se como varia para = 45o .
8 7 6 1/[sen cos ] 5 4 3 2 1 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90

1 sen cos

com . Representa-se, assim, na Figura 2.7

este parmetro em funo do ngulo , constatando-se que possui o mnimo (igual a 2)

Figura 2.7: Variao do parmetro

1 sen cos

em funo de

Tal signica que a melhor soluo para o tipo de mecanismo planar representado na Figura 2.6 :
LS EX qu = 2cu = 100 kPa qu

(2.28)

2. Resolva-se, agora, o mesmo problema atravs do teorema esttico. O estado de tenso horizontal, na rotura (Figura 2.8), nulo.
qu qu

=O cu

qu

Figura 2.8: Exemplo de aplicao do teorema esttico: ensaio de compresso simples Deste modo, a tenso vertical mxima que pode estar instalada no elemento em anlise tal que o critrio de rotura seja vericado, ou seja, conforme pode ser visto na Figura 2.9:
LI EX qu = 2cu qu

(2.29)

28

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

cu

LI qu

Figura 2.9: Exemplo de aplicao do teorema esttico: ensaio de compresso simples estado de tenso. Faz-se notar que, dado que
LI LS = qu qu

(2.30)

se tem que foi encontrada a soluo exacta para o problema, provavelmente j conhecida do leitor:
EX qu = 2cu

(2.31)

que causa o colapso de um provete de solo 3. Pretende-se agora determinar o valor de 1

com ngulo de resistncia ao corte = 30o sujeito a um ensaio triaxial em condies


= 100 kPa (Figura 2.10). drenadas, sujeito a 3
1 3

h2 w h1 v

h w

Figura 2.10: Exemplo de aplicao do teorema cinemtico: ensaio triaxial. Admitindo que se forma uma superfcie de deslizamento conforme indicado na gura, fazendo um ngulo com a horizontal, tem-se que a direco do deslocamento w faz com a superfcie de deslizamento um ngulo = (condio de lei de uxo associada, como se viu) e, portanto, faz com a horizontal um ngulo . Tem-se, assim, que o trabalho das foras exteriores :
We = 1 Bv + 3 h2 h 3 (h2 + h1 )h = 1 Bv 3 h1 h

(2.32)

Atendendo a que: tg =

h1 B

(2.33)

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

29

e que: tg ( ) = a equao (2.32) ca:

v h

(2.34)

We = 1 Bh tg ( ) 3 B tg h

(2.35)

Como se viu, em condies drenadas a energia dissipada nula, pelo que a aplicao do teorema cinemtico implica que:
B tg h = 0 = Wi Bh tg ( ) 3 We = 1

(2.36)

o que conduz a:
LS 1 = 3

tg tg ( )

(2.37)

Tratando-se de uma soluo da regio superior (do teorema cinemtico), tal signica que todos os resultados obtidos da equao anterior so solues que causam o colapso, ou seja, so superiores ou iguais verdadeira carga de colapso. Para o caso em estudo
= 100 kPa, fazendo, por exemplo, = 50o , obtm-se: de = 30o e 3 LS 1 = 100

tg 50 = 327.4 kPa tg (50 30)

(2.38)

Ou, por exemplo, fazendo = 65o obtm-se:


LS 1 = 306.3 kPa

(2.39)

Sendo ambas cargas de colapso, superiores soluo exacta do problema, tem-se que a melhor soluo a que conduz ao menor valor, ou seja, das duas a mais prxima da exacta ser a segunda. Convida-se o leitor a determinar a carga de colapso mnima dada pela equao (2.37). Convida-se igualmente o leitor a procurar a soluo para o mesmo problema dada pelo teorema esttico.

2.2.5

Observaes aos mtodos de anlise limite

Os mtodos que recorrem anlise limite so dos mais bem fundamentados, teoricamente, para a determinao de estimativas de cargas de colapso. Permitem, num caso (TRS), deter minar cargas que causam necessariamente o colapso e, no outro (TRI), determinar cargas que no o provocam. Sempre que seja possvel determinar valores das cargas iguais atravs de um e outro mtodo, ter-se- encontrado a soluo exacta. Faz-se igualmente notar que, em muitas situaes, tal no ser possvel e determinar-se- cargas de colapso por uma e outra via, obtendo-se resultados diferentes. Se as solues esti verem prximas poder concluir-se que, para efeitos prticos, qualquer das solues fornece

30

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

valores adequados ao projecto. Tal signica que algumas solues de formulaes para a determinao de cargas de co lapso que so correntemente usadas so solues aproximadas, mas com suciente grau de aproximao para o seu uso corrente. Recorda-se ainda que se considerou que a lei de uxo do material era associada. Tal corresponde bastante bem realidade no caso de materiais saturados reagindo em condies no drenadas; no entanto, solos em condies drenadas no exibem, normalmente, lei de uxo associada. Para estes materiais, assim, no h uma correspondncia entre aquela hiptese da anlise limite e o comportamento real. Refere-se, a esse propsito, que se pode demostrar, relativamente ao TRS, que um limite superior para um material com = tambm um limite superior quando < . No entanto, no se pode demonstrar o equivalente relativamente ao TRI, isto , no se pode demonstrar que um limite inferior para um material com = o seja tambm para < . Em qualquer caso, tanto boas solues da regio superior como boas solues da regio inferior tm visto os seus resultados conrmados por resultados experimentais, o que permite considerar esta metodologia de anlise como bastante adequada.

2.3
2.3.1

Determinao de cargas de colapso por equilbrio limite


Princpios do mtodo

O mtodo de equilbrio limite o mais correntemente utilizado na determinao de cargas de colapso de estruturas geotcnicas. A sua aplicao implica, em primeiro lugar, a considerao de um mecanismo de colapso arbitrrio, que no entanto dever ser to prximo quanto possvel do mecanismo real. Em seguida, procede-se ao clculo do equilbrio atravs da considerao das foras e (ou) momentos aplicados ao bloco ou conjunto de blocos denidos pelo mecanismo. O mtodo combina caractersticas da regio superior com caractersticas da regio inferior. considerado um mecanismo, tal como no TRS, mas no necessita de ser completamente compatvel. Por outro lado, o equilbrio de foras (global) satisfeito, mas o equilbrio local no investigado. Os resultados das solues de equilbrio limite no se encontram necessariamente (como acontece com a anlise limite) de um ou outro lado da soluo exacta, pelo que apenas permi tem obter um valor que, se o mecanismo for bem escolhido, a experincia tem demonstrado ser um valor prximo da soluo exacta.

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

31

2.3.2

Exemplo de aplicao

Retome-se o exemplo anteriormente visto em 2.2.4, da determinao da resistncia com presso simples. Como se viu, conhecida a soluo exacta para este problema. Analise-se, ento, o mesmo caso do ponto de vista do equilbrio limite (Figura 2.11). As foras aplicadas no bloco indicado so Q, N e T , pelo que se pode escrever o sistema de equaes seguinte, fazendo equilbrio de foras nas direces de T e de N : Q sen = T Q cos = N de que resulta, da primeira equao do sistema: Q= T cu L cu B 1 EL qu B = = qu = cu sen sen sen cos sen cos (2.40)

qu

qu

=O B cu N
L

Figura 2.11: O resultado equivale soluo obtida atravs do teorema cinemtico, pelo que, procuran do-se o mecanismo condicionante (o que corresponde ao menor valor), se obteria a mesma soluo:
EL qu = 2cu

(2.41)

32

Captulo 2. Introduo aos mtodos de determinao de cargas de colapso

Parte III

Cargas de colapso

33

Captulo 3

Impulsos de terras
3.1 Introduo aos impulsos de terras

O problema da determinao de impulsos de terras foi brevemente descrito no Captulo 2 como um dos trs problemas geotcnicos simples que objecto de anlise neste texto. O problema em questo pode resumir-se ao que se apresentou na Figura 2.1(a) mas, numa situao mais genrica, pode ser apresentado da forma indicada na Figura 3.1.
i h

Figura 3.1: Impulso de terras Note-se que: 1. h um valor mnimo da carga I que deve estar aplicada ao terreno por forma a que este esteja estvel, pelo que, se valores inferiores a este forem aplicados, ocorre o colapso; 2. h um valor mximo da carga I que pode ser aplicada ao terreno por forma a que este permanea estvel, pelo que, se valores superiores a este forem aplicados, ocorre o colapso. No primeiro caso, trata-se de um valor mnimo do impulso e este designado por impulso activo (Ia ) e o estado de tenso a que tal corresponde no solo por estado activo. No segundo, trata-se de um valor mximo do impulso e este designado por impulso passivo (Ip ), sendo o estado de tenso a que corresponde esta situao designado por estado passivo. A situao a que corresponde a Figura 3.1 relativamente geral, podendo ainda genera lizar-se mais no caso de o terreno suportado ter superfcie irregular ou suportar sobrecargas aplicadas. Nesta Figura, i, e h tm o signicado indicado e o ngulo de atrito entre 35

36

Captulo 3. Impulsos de terras

o solo e a estrutura que o suporta. Este ngulo pode ter o sentido indicado na Figura ou o oposto. Comece-se, no entanto, por analisar o problema simples sugerido pela Figura 3.2, com terreno respondendo em condies drenadas, com envolvente de rotura dado pela equao = tg (3.1)

Figura 3.2: Impulso de terras: caso de paramento vertical, impulso horizontal, terreno supor tado horizontal.

3.2

Impulso de solos respondendo em condies drenadas, com superfcie horizontal em paramento vertical sem atrito so lo-paramento

3.2.1

Introduo

O problema em anlise ser estudado recorrendo s tcnicas de determinao de cargas de colapso estudadas no Captulo 2: atravs do teorema esttico ou da regio inferior (TRI) soluo de Rankine; atravs do teorema cinemtico ou da regio superior, usando um mecanismo do tipo planar; atravs de mtodo de equilbrio limite, usando tambm um mecanismo de tipo planar mtodo de Coulomb.

3.2.2

Aplicao do teorema esttico (TRI): a soluo de Rankine

Impulso activo Considere-se, para as condies em estudo de solo respondendo em condies drenadas, com superfcie horizontal em paramento vertical e sem atrito solo-paramento, um elemento de solo profundidade z (Figura 3.3). Dada a inexistncia de atrito solo-paramento, o impulso , como se viu, horizontal. As tenses efectivas vertical e horizontal no elemento de solo so, assim principais. A tenso efectiva vertical , portanto, dada por
v = z

(3.2)

Captulo 3. Impulsos de terras

37

z Ia

Figura 3.3: Geometria do problema: aplicao do teorema da regio inferior determinao do impulso activo: teoria de Rankine sendo o peso volmico do solo. , assim, conhecido um ponto do crculo de Mohr que caracteriza o estado de tenso no elemento (Figura 3.4). Pode igualmente representar-se a envolvente de rotura do solo, dado pela equao (3.1).
45o + /2

ha

Figura 3.4: Aplicao do teorema da regio inferior determinao do impulso activo: teoria de Rankine Pretendendo-se conhecer o impulso activo, esto em causa as menores tenses efectivas , sem violar o critrio de rotura do horizontais que podem estar aplicadas no elemento, ha solo. Esta tenso a outra tenso principal e determinvel atendendo a que sen =
) /2 ( v 1 sen 1 sen ha = z = v ha + 1 + sen 1 + sen v ha /2

(3.3)

O equilbrio no elemento obriga a que a estimativa da tenso efectiva horizontal mnima que necessita ser aplicada ao paramento vertical seja, portanto,
LI ha =

1 sen LI z = Ka z 1 + sen 1 sen 1 + sen

(3.4)

com
LI Ka =

(3.5)

LI , portanto, a relao entre uma tenso efectiva horizontal e uma tenso O coeciente Ka

efectiva vertical, designando-se por coeciente de impulso. Por ser a relao entre a tenso

38

Captulo 3. Impulsos de terras

efectiva horizontal activa e a tenso efectiva vertical, um coeciente de impulso activo. Trata-se do coeciente de impulso activo obtido por Rankine em 1857. A equao 3.4 mostra a dependncia linear da tenso efectiva horizontal activa com a profundidade, conforme ilustra a Figura 3.5. A resultante do diagrama , assim, a estimativa do impulso activo dada pela aplicao do TRI:
h LI Ia LI Ka zdz 0

1 LI 2 = K z 2 a

h 0

1 LI 2 h = Ka 2

(3.6)

h 45o +
2

LI = 1 K LI h2 Ia 2 a h 3 LI h Ka

Figura 3.5: Impulso activo de Rankine A Figura 3.4 permite ainda concluir que os planos segundo os quais ocorrem as tenses tangenciais que igualam as tenses resistentes (ponto de tangncia do crculo de Mohr envolvente de rotura) fazem um ngulo de 45o + /2 com a horizontal.

Impulso passivo Se estiver em causa a determinao da estimativa do mximo valor do impulso (impulso passivo), h que estudar o valor da tenso efectiva horizontal mxima que pode estar aplicada
, indicada na Figura 3.6. no elemento de solo profundidade z . Essa tenso ser a tenso hp

45o + /2

ha

45o /2

hp

Figura 3.6: Aplicao do teorema da regio inferior determinao do impulso passivo: teoria de Rankine

Captulo 3. Impulsos de terras

39

tal que: Para haver equilbrio no elemento, a tenso hp )/2 (hp v

sen =

+ )/2 (hp v

hp =

1 + sen 1 + sen = z 1 sen v 1 sen

(3.7)

O equilbrio no elemento obriga a que a estimativa da tenso efectiva horizontal mxima que pode ser aplicada ao paramento vertical seja, portanto,
LI = hp

1 + sen LI z = Kp z 1 sen 1 + sen 1 sen

(3.8)

com
LI Kp =

(3.9)

LI , portanto, a relao entre a tenso efectiva horizontal passiva e a tenso O coeciente Kp

efectiva vertical, pelo que designado por coeciente de impulso passivo. De forma anloga que foi usada para a determinao da estimativa do limite inferior do impulso activo, a estimativa do impulso passivo pode ser obtida atravs de:
LI Ip h

=
0

LI Kp zdz

1 LI 2 K z = 2 p

h 0

1 LI 2 = Kp h 2

(3.10)

3.2.3

Aplicao do teorema cinemtico (TRS)

Impulso activo Para a determinao de uma estimativa do impulso activo (impulso mnimo que deve ser aplicado por forma a evitar o colapso) atravs do teorema da regio superior, prope-se usar o mecanismo de superfcie planar sugerido pela Figura 3.7.
Ws w y x

LS Ia

= h

Figura 3.7: Aplicao do TRS com mecanismo planar determinao do impulso activo O trabalho das foras exteriores, We dado por:
LS We = Ia x + Ws y

(3.11)

sendo que x e y so, respectivamente, as componentes horizontal e vertical de w. O trabalho das foras exteriores deve ser: We = Wi = 0 (3.12)

40 O comprimento dado por =

Captulo 3. Impulsos de terras

h tg

(3.13)

e as componentes vertical e horizontal do deslocamento w relacionam-se da seguinte forma: y = tg x Sendo o peso do solo, Ws , dado por 1 Ws = h2 /tg 2 e atendendo s equaes (3.11), (3.13) e (3.14), a equao (3.12) resulta em:
LS Ia =

(3.14)

(3.15)

1 2 tg( ) 1 LS 2 h = Ka h 2 tg 2
LS Ka =

(3.16)

com

tg( ) tg

(3.17)

LS depende do ngulo , ou A estimativa da regio superior do coeciente de impulso Ka

seja, do ngulo que o plano que dene o mecanismo faz com a horizontal. Tratando-se de uma soluo da regio superior, todos os mecanismos denidos pelo ngulo causam o colapso. Por exemplo, para o caso de = 30o e = 50o , obtm-se, atravs da equao (3.17):
LS Ka =

tg(50 30) = 0.305 tg50

(3.18)

LS = 0.305 causar o colapso, Tal signica que o impulso a que corresponde o coeciente Ka

tal como todos os valores determinados pela equao (3.17). Se todos os resultados dados pela equao (3.17) causam o colapso, ento a melhor soluo ser a que corresponde ao mximo dos valores fornecidos pela equao. Assim, representando o coeciente de impulso em funo do ngulo , obtm-se a Figura 3.8. Desta Figura conclui-se que o mximo de cada curva, traada para cada ngulo de resistncia ao corte analizado, ocorre para = 45 + /2. Assim, da equao (3.17) vem:
LS Ka =

tg(45 + /2 ) = tg(45 /2)tg(90 45 /2) = tg2 (45 /2) tg(45 + /2)

(3.19)

Assim, para o caso de = 30o , vem, da equao (3.19):


LS Ka = tg2 (45 30/2) = 1/3

(3.20)

Captulo 3. Impulsos de terras

41

0.5

0.4

=25o =30o =35o =40o =45o =45o+/2

0.3 KLS a 0.2 0.1 0 20 30 40 50 ( )


LS com o ngulo . Figura 3.8: Variao de Ka

60
o

70

80

90

Impulso passivo Para determinao do impulso mximo (impulso passivo), considere-se o mecanismo ilus trado pela Figura 3.9.
x
LS Ip

w = h

Ws

Figura 3.9: Aplicao do TRS com mecanismo planar determinao do impulso passivo O deslocamento na superfcie que dene o mecanismo tem a direco indicada por w. Assim, aplicando o teorema da regio superior, h que determinar o trabalho das foras exteriores: We = Ip x Ws y Dado que = h/tg , o peso do solo 1 Ws = h2 / tg 2 em que o peso volmico do solo. Tem-se, por outro lado, que o trabalho realizado pelas tenses internas nulo, se o material (3.22) (3.21)

em que Ws o peso do solo e x e y so, respectivamente, os deslocamentos segundo x e y .

42

Captulo 3. Impulsos de terras

for puramente atrtico. Sendo assim, aplicando o teorema, ca que We = Wi = 0 Como se tem que (3.23)

y = tg + x 1 tg ( + ) Ip = h2 tg 2 tg
LS Ip =

(3.24)

a equao (3.23) conduz a

(3.25)

ou seja

1 LS 2 K h 2 p tg ( + ) tg

(3.26)

LS dado por com Kp LS Kp =

(3.27)

O valor assim obtido representa o limite superior da fora horizontal, ou seja, se um valor igual ou superior quele for aplicado, ocorre colapso. Aplique-se, ento, a equao (3.27) a uma situao concreta de um solo com = 30o e para um ngulo = 20o . Para esta situao,
LS Kp =

tg (20o + 30o ) = 3.274 tg20o

(3.28)

LS = 3.274, de acordo com o teorema Aplicando, assim, um impulso determinado com Kp

da regio superior, ocorre rotura. A equao (3.27) est representada gracamente atravs da Figura 3.10. Dado que todas as solues dadas pela referida equao causam o colapso, tal implica que todas as estimativas dos impulsos (e, portanto, todas as estimativas dos coecientes de impulso passivo) correspondem a foras que causam o colapso. Assim, a melhor soluo corresponde ao menor valor, que se constata ser obtido para = 45 /2. A equao (3.27) ca, assim:
LS Kp = tg2 (45 + /2)

(3.29)

3.2.4

Aplicao de mtodo de equilbrio limite: o mtodo de Coulomb

Impulso activo O mtodo de Coulomb, publicado em 1776, um mtodo de equilbrio limite em que o mecanismo denido por uma superfcie planar (Figura 3.11), tal como a usada para a resoluo do problema atravs do TRS.

Captulo 3. Impulsos de terras

43

10

6 KLS p 4 =25o =30o =35o =40o =45o =45o/2 10 20 30 ( )


LS com o ngulo . Figura 3.10: Variao de Kp

40
o

50

60

Ws Ia R 90 h

Figura 3.11: Aplicao do mtodo de Coulomb determinao de impulso activo

Como mtodo de equilbrio limite, implica o estudo do equilbrio de foras sobre a cunha de solo denida pelo mecanismo. Coulomb props que tal equilbrio fosse estudado atravs do traado do polgono de foras, conforme se sugere na Figura 3.11. Para haver equilbrio, o polgono tem que fechar, uma vez que a soma vectorial das foras aplicadas cunha de solo tem que ser nula. A determinao grca do impulso de terras , ento, possvel, atravs da determinao do vector que representa esse impulso para vrios valores do ngulo que a superfcie que dene o mecanismo faz com a horizontal e da escolha do maior valor do impulso activo. Atendendo a que tg( ) = Rh /Rv que = h/tg e que Ws = 1 2 h /tg 2 (3.31) (3.30)

(3.32)

44

Captulo 3. Impulsos de terras

tem-se que o equilbrio de foras nas direces vertical e horizontal, denido pelas equaes V = 0 W s = Rv
EL H = 0 Ia = Rh = Rv tg( )

(3.33) (3.34)

conduz a
EL Ia =

1 EL 2 1 2 tg( ) h = Ka h 2 tg 2
EL Ka =

(3.35)

sendo

tg( ) tg

(3.36)

Pode notar-se que a equao (3.36) exactamente a que se obteve a propsito da aplicao
EL tambm dado do TRS com o mesmo mecanismo, pelo que o mximo dos valores de Ka

por
EL Ka = tg2 (45 /2)

(3.37)

Impulso passivo A Figura 3.12 apresenta o mecanismo correspondente ao anteriormente apresentado, para o caso do impulso passivo. A cunha de solo assim formada tender a deslocar-se para a direita e para cima, pelo que a fora R tem a direco agora indicada na Figura (confrontar com a Figura 3.11).
Ws Ip + R h

Figura 3.12: Aplicao do mtodo de Coulomb determinao de impulso passivo Da Figura pode concluir-se que: tg( + ) = Rh /Rv = h/tg 1 Ws = h2 /tg 2 O equilbrio de foras implica que: V = 0 W s = Rv
EL H = 0 Ip = Rh = Rv tg( + )

(3.38) (3.39) (3.40)

(3.41) (3.42)

Captulo 3. Impulsos de terras

45

de onde:
EL Ip =

1 2 tg( + ) 1 EL 2 h = Kp h 2 tg 2

(3.43)

EL atingindo o valor mais baixo para = 45 /2, pelo que com Kp EL Kp = tg2 (45 + /2)

(3.44)

3.2.5

Observaes

A determinao de impulsos activos e passivos de solos respondendo em condies drena das, com superfcie horizontal em paramento vertical, sem atrito solo-paramento foi realizada recorrendo a trs tcnicas: anlise limite, recorrendo ao teorema cinemtico (ou da regio superior); anlise limite, recorrendo ao teorema esttico (ou da regio inferior); equilbrio limite. Em todos os casos foi possvel escrever o resultado do impulso de terras recorrendo a uma expresso do tipo I= 1 Kh2 2 (3.45)

sendo K um coeciente de impulso (activo ou passivo) determinado atravs dos mtodos atrs referidos e cuja melhor soluo funo, apenas, do ngulo de resistncia ao corte. A soluo obtida por anlise limite usando o teorema esttico corresponde de Rankine e encontra-se expressa nas equaes (3.5), para o activo, e (3.9), para o passivo. A soluo obtida por anlise limite usando o teorema cinemtico recorrendo a mecanismo denido por superfcie planar est expressa nas equaes (3.19), para o activo, e (3.29), para o passivo. Dado que 1 sen = tg2 (45 /2) 1 + sen 1 + sen = tg2 (45 + /2) 1 sen
LS LI Ka = Ka

(3.46)

(3.47)

tem-se que, para o caso analisado,

(3.48)

e
LI LS = Kp Kp

(3.49)

pelo que conhecida a soluo exacta:


EX Ka = tg2 (45 /2) EX Kp = tg2 (45 + /2)

(3.50) (3.51)

46

Captulo 3. Impulsos de terras

igualmente interessante vericar que tambm o mtodo de equilbrio limite utilizado (mtodo de Coulomb) permitiu obter a soluo exacta. Verica-se, na realidade, que a meto dologia de equilbrio limite de Coulomb equivalente soluo da regio superior que recorre a mecanismo denido com base numa superfcie de deslizamento planar, pelo que, como se ver, a soluo de Coulomb , assim, uma soluo da regio superior. Por ltimo, refere-se que os coecientes de impulso determinados nas seces anteriores so coecientes a aplicar no caso de os impulsos serem dados pela equao 3.45, isto , para os impulsos devidos ao peso do solo. Podem ser, por esse motivo, representados por Ka ou Kp , consoante se trate de coeciente de impulso activo ou passivo. Utiliza-se esta simbologia quando se pretenda distinguir dos coecientes de impulso devidos a sobrecargas aplicadas na superfcie do terreno, que sero abordadas na seco seguinte,

3.2.6

Exemplo

Pretende-se determinar os impulsos mnimo (activo) e mximo (passivo) do problema ilustrado na Figura 3.13, para o caso de = 18 kN/m3 e = 33o .

h=2m

Figura 3.13: Caso de solo respondendo em condies drenadas, com superfcie horizontal em paramento vertical, sem atrito solo-paramento: exemplo de determinao dos impulsos. Como se viu, existe soluo exacta para ambos os problemas, pelo que o impulso activo pode ser determinado atravs de: Ia = 1 1 Ka h2 = tg2 (45 33/2) 18 22 = 10.6 kN/m 2 2 (3.52)

e o impulso passivo atravs de: 1 1 Ip = Kp h2 = tg2 (45 + 33/2) 18 22 = 122.1 kN/m 2 2 (3.53)

3.2.7

Presses devidas a sobrecargas

Aplicao do teorema esttico Considere-se o problema esquematicamente representado na Figura 3.14, anlogo ao ante riormente considerado mas em que existe uma sobrecarga vertical aplicada ao terreno. O caso , assim, semelhante ao da seco 3.2.2, mas em que a tenso efectiva vertical dada por:
v = z + q

(3.54)

Captulo 3. Impulsos de terras

47

q z Ia

Figura 3.14: Geometria do problema: aplicao do teorema da regio inferior determinao do impulso activo com sobrecarga aplicada superfcie do terreno: teoria de Rankine

Deste modo, a equao 3.3 ca:


ha =

1 sen 1 sen = (z + q ) 1 + sen v 1 + sen

(3.55)

ou, escrevendo-a de outro modo:


LI LI = Ka z + Kaq q ha

(3.56)

em que, para o caso em estudo:


LI LI LI Ka = Kaq = Ka =

1 sen 1 + sen

(3.57)

Anlise semelhante poderia ser feita para o caso passivo, vericando-se que:
LI LI hp = Kp z + Kpq q

(3.58)

em que, para o caso em estudo:


LI LI LI Kp = Kpq = Kp =

1 + sen 1 sen

(3.59)

Aplicao do teorema cinemtico Resolva-se agora o mesmo problema atravs do teorema cinemtico, conforme representado na Figura 3.15. A resoluo anloga apresentada na seco 3.2.3, em que Ws substitudo por Ws + Q, sendo: Q = q O trabalho das foras exteriores, We dado por:
LS We = Ia x + (Ws + Q) y

(3.60)

(3.61)

que deve ser We = Wi = 0 (3.62)

48

Captulo 3. Impulsos de terras

q Ws
LS Ia

= w

Figura 3.15: Aplicao do TRS com mecanismo planar determinao do impulso activo para o caso de sobrecarga aplicada superfcie do terreno. Atendendo s equaes 3.13 e 3.14, a equao 3.62 ca:
LS Ia =

1 LS 2 LS K h + Kaq qh 2 a tg( ) tg

(3.63)

com
LS LS LS Ka = Kaq = Ka =

(3.64)

que igual equao 3.17 e, portanto, tem o seu valor mximo para = 45 + /2, o que conduz a:
LS LS LS Ka = Kaq = Ka = tg2 45o /2

(3.65)

Anlise semelhante pode ser realizada para o caso do impulso passivo, conduzindo a:
LS Ip =

1 LS 2 LS K h + Kpq qh 2 p

(3.66)

com
LS LS LS Kp = Kpq = Kp = tg2 45o + /2

(3.67)

Aplicao do mtodo do equilbrio limite Considerando o mecanismo anteriormente adoptado em 3.2.4 com a sobrecarga aplicada superfcie do terreno, tem-se que o equilbrio de foras nas direces vertical e horizontal dado por: V = 0 W s + Q = Rv
EL H = 0 Ia = Rh = Rv tg( )

(3.68) (3.69)

conduz a

1 EL 2 EL EL Ia = Ka h + Kaq qh 2
EL EL EL Ka = Kaq = Ka = tg2 (45 /2)

(3.70)

com (3.71)

Do mesmo modo, para o passivo, ca: 1 EL 2 EL EL Ip = Kp h + Kpq qh 2 (3.72)

Captulo 3. Impulsos de terras

49

com
EL EL EL Kp = Kpq = Kp = tg2 (45 + /2)

(3.73)

Resumo Verica-se, assim, que para o caso de solos respondendo em condies drenadas, com superfcie horizontal em paramento vertical sem atrito solo-paramente, se tem que as solues exactas dos coecientes de impulso activo e passivo so:
EX EX Ka = Kaq =

1 sen = tg2 (45 /2) 1 + sen 1 + sen = tg2 (45 + /2) 1 sen

(3.74)

e
EX EX Kp = Kpq =

(3.75)

3.2.8

Presses da gua e meios estraticados

A presena de gua aumenta as presses totais sobre as estruturas de suporte. As presses de terras so determinadas aplicando o coeciente de impulso, Ka ou Kp tenso efectiva, pelo que h que lhe somar a parcela do impulso da gua. A Figura 3.16 mostra o clculo dos impulsos activos numa situao em que parte do solo se encontra saturada. A tenso a , naturalmente, dada por a = Ka h h1 (3.76)

uma vez que, acima do nvel fretico, se est a considerar que no h presses intersticiais e, consequentemente, as tenses efectivas so iguais s tenses totais. A tenso b dada por b = Ka (sat h2 w h2 ) = Ka h2 e c , naturalmente, a presso da gua, pelo que c = w h2 (3.78) (3.77)

h1

h2

a b

Figura 3.16: Presses da gua e inuncia da gua nas presses de terras. Note-se que, profundidade h1 + h2 a presso de terras a + b que igual ao coeciente

50

Captulo 3. Impulsos de terras

de impulso activo, Ka , multiplicado pela tenso efectiva vertical profundidade indicada, ou seja:
h1 +h2 h = a + b = Ka v = Ka (h h1 + h2 )

(3.79)

A tenso total , conforme referido, esta tenso somada da parcela da presso intersticial, ou seja
h 1 +h 2 h1 +h2 h = h + uh1 +h2 = a + b + c = Ka (h h1 + h2 ) + w h2

(3.80)

A teoria de Rankine permite determinar com facilidade o impulso de terras em meios estraticados, conforme ilustra a Figura 3.17. A tenso a dada por a = Ka1 h1 h1 (3.81)

conforme anteriormente apresentado, sendo h1 o peso volmico total do solo 1 e Ka1 o seu coeciente de impulso activo. Imediatamente abaixo do ponto profundidade h1 , no entanto, o solo diferente, com coeciente de impulso activo Ka2 , pelo que se verica que b = Ka2 h1 h1 (3.82)

q e a
Solo 2 Solo 1

h1

h2

c d

Figura 3.17: Meios estraticados e sobrecargas.


A Figura sugere que b < a , o que ser possvel se Ka2 < Ka1 , o que signica que 2 > 1 .

A tenso c dada por c = Ka2 h2 h2 e d tem o valor d = Ka2 (h1 h1 + h2 h2 ) (3.84) (3.83)

ou seja, o coeciente de impulso activo do solo 2 correspondente zona onde se pretende determinar a presso de terras multiplicado pela tenso efectiva vertical. A mesma gura permite igualmente compreender como se calculam as presses de terras quando, superfcie do terreno, so aplicadas sobrecargas de extenso innita. Com efeito, como se viu, uma sobrecarga deste tipo provoca um incremento de tenso vertical igual ao valor da sobrecarga transmitida, pelo que a presso de terras a qualquer profundidade ser

Captulo 3. Impulsos de terras

51

somada de Ka q , pelo que as tenses e e f so dadas por e = Ka1 q f = Ka2 q (3.85) (3.86)

Faz-se notar que apesar da apresentao de meios estraticados, presses da gua e de vidas a sobrecargas ter sido apresentada tendo em ateno o clculo de impulsos activos, a determinao de impulsos passivos feita de acordo com os mesmos princpios.

3.3

Impulso de solos respondendo em condies no drenadas, com superfcie horizontal em paramento vertical, sem ade so solo-paramento

3.3.1

Introduo

Tal como no caso do problema anterior, o problema ser estudado recorrendo soluo de Rankine, a uma soluo do teorema cinemtico (TRS) usando um mecanismo do tipo planar e ao mtodo de equilbrio limite (Coulomb) com uma superfcie do mesmo tipo.

3.3.2

Aplicao do teorema esttico (TRI): a soluo de Rankine

Impulso activo Considere-se a situao esquematicamente representada na Figura 3.18. A menor tenso horizontal que pode ser exercida pelo solo respondendo em condies no drenadas profun didade z ha = v 2cu = z 2cu
A h z cu

(3.87)

ha h 2cu

Figura 3.18: Impulso activo de Rankine em solo respondendo em condies no drenadas De uma forma simples, ignorando o facto de, at certa profundidade z , a resultante da tenso aplicada ser negativa, isto , corresponder a traco aplicada estrutura de suporte, pode dizer-se que o impulso activo o integral das tenses dadas pela equao anterior. Assim,

52 o impulso activo poderia ser escrito como:


LI Ia = h h

Captulo 3. Impulsos de terras

ha dz =
0 0

(z 2cu ) dz =

1 2 z 2cu z 2

=
0

1 2 h 2cu h 2

(3.88)

Tendo, no entanto, a referida limitao em considerao, pode obter-se um resultado mais realista. Assim, se at profundidade z0 a resultante da tenso horizontal negativa (traco), tal signica que no vai ocorrer at referida profundidade, qualquer impulso de terras. Deste modo, o impulso ser apenas o que resulta do diagrama triangular indicado na Figura 3.19.

A h

z0

(h z0 )

2cu

Figura 3.19: Impulso activo de Rankine em solo respondendo em condies no drenadas: fendas por traco. A profundidade z0 (profundidade das fendas por traco) tal que z0 = 2cu z0 = 2cu (3.89)

pelo que a tenso horizontal mxima do diagrama triangular resultante h 2cu = h z0 = (h z0 ) O impulso activo , portanto,
LI Ia =

(3.90)

1 (h z0 )2 2

(3.91)

que pode ser escrito como

1 2c2 LI Ia = h2 2cu h + u 2

(3.92)

Impulso passivo Consideraes semelhantes s que foram feitas a propsito do impulso activo permitem concluir que a tenso horizontal mxima que pode actuar profundidade z hp = v + 2cu = z + 2cu (3.93)

Os diagramas de presses tm, neste caso, o mesmo sentido, pelo que no h lugar a fendas por traco.

Captulo 3. Impulsos de terras

53

O impulso passivo , portanto:


LI Ip =

1 2 h + 2cu h 2

(3.94)

3.3.3

Aplicao do teorema cinemtico (TRS)

Impulso activo Considere-se o mecanismo planar indicado na Figura 3.20.


Ws
LS Ia

w
L

Figura 3.20: Aplicao do TRS com mecanismo planar determinao do impulso activo Verica-se que: = h/tg L = h/sen y = xtg sendo y e x as componentes vertical e horizontal do deslocamento virtual w. A fora Ws dada por Ws = e o trabalho das foras exteriores 1 1 xtg We = Ia x + Ws y = Ia x + h2 2 tg A energia dissipada Wi = cu Lw = cu Do TRS resulta que
LS We = Wi Ia =

(3.95) (3.96) (3.97)

1 2 1 h 2 tg

(3.98)

(3.99)

h x sen cos

(3.100)

1 2 1 h cu h 2 sen cos

(3.101)

Todas as solues de Ia dadas por esta equao (para qualquer ) so solues da regio superior, o que signica que fornecem resultados inferiores ou iguais ao valor exacto do impulso. Pode constatar-se que o ngulo que maximiza Ia 45o , para o qual: 1 LS Ia = h2 2cu h 2 (3.102)

54

Captulo 3. Impulsos de terras

Impulso passivo Pode, de forma anloga apresentada para o activo, obter-se 1 LS Ip = h2 + 2cu h 2 (3.103)

3.3.4

Aplicao de mtodo de equilbrio limite: o mtodo de Coulomb

Conforme se disse, a soluo do mtodo de Coulomb coincidente com a do teorema cinemtico de mecanismo planar. A soluo obtida , tanto para o caso activo como o passivo, anloga que acabou de se apresentar. Convida-se, assim, o leitor a demonstr-lo.

3.4

Impulso de solos respondendo em condies drenadas: su perfcie inclinada, em paramento inclinado com atrito solo paramento

3.4.1

Introduo

Para a geometria genrica e com atrito solo-estrutura que se apresenta esquematica mente na Figura no h soluo de Rankine. i h I

Figura 3.21: Geometria para a determinao de impulso de solos respondendo em condies drenadas, com superfcie inclinada, em paramento vertical, com atrito solo-paramento Entre as solues disponveis referem-se: aplicao do teorema esttico (TRI): soluo publicada em tabela de Caquot-Krisel; aplicao do teorema cinemtico (TRS): pode mostrar-se, como se referiu, que a soluo de mecanismo planar coincide com a soluo de Coulomb. aplicao de mtodo de equilbrio limite: h a soluo de Coulomb. O problema do clculo das presses correspondentes aos estados limites activo e passivo, nas situaes em que existe atrito entre o solo e a estrutura, foi formulado inicialmente por Boussinesq. Admitindo um conjunto de hipteses relativas s tenses no macio, impondo o equilbrio esttico, a condio de equilbrio limite e as condies de fronteira adequadas (Matos Fernandes, 1990) Boussinesq obteve um sistema de equaes diferenciais.

Captulo 3. Impulsos de terras

55

A resoluo do sistema de equaes foi conseguida por Caquot e Krisel, adoptando algu mas hipteses adicionais, e chegando assim a uma soluo da regio inferior. A partir desta soluo, Caquot e Krisel elaboraram tabelas (Caquot e Krisel, 1948; Caquot et al., 1972) de impulsos activos e passivos que se tornaram bem conhecidas e divulgadas.

3.4.2

Mtodo de Coulomb

Impulso activo Considere-se a estrutura de suporte representada na Figura 3.22 e admita-se que a cunha representada com superfcie plana fazendo um ngulo com a horizontal se destaca da restante massa de solo causando um impulso activo sobre a estrutura de suporte. C A +i W h Ia B Figura 3.22: Cunha de solo para avaliao dos impulsos activos em solos respondendo em condies drenadas, pela teoria de Coulomb. Na referida Figura W o peso da cunha de solo, R a resultante das foras normal e de corte na superfcie BC e Ia o impulso activo actuante no muro (e de valor igual sua reaco, aplicada cunha de solo, que se representa na Figura). Este impulso tem direco inclinada de com a normal superfcie do muro que suporta o terreno. o ngulo de atrito solomuro. Para um dado valor de conhecido o valor de W . As outras duas foras actuantes na cunha podem ser conhecidas atravs do mtodo grco sugerido na Figura 3.22. Destas duas foras sabe-se as linhas de aco mas desconhece-se o seu valor. O referido mtodo grco passa pelo desenho do chamado polgono de foras, da forma que se descreve: 1. representao da fora W , escala e com a direco apropriada; 2. marcao, a partir da extremidade de W , da linha de aco da fora R; 3. marcao, a partir da origem de W , da linha de aco da fora Ia ; 4. o tringulo formado permite denir o polgono de foras e, logo, o valor de cada uma das foras envolvidas. i + + R R Ia 180o W i

56

Captulo 3. Impulsos de terras

Refere-se que a marcao da linha de aco das foras R e Ia , descrita nos pontos 2 e 3 pode naturalmente ser trocada, isto , a marcao da linha de aco da fora R pode ser feita a partir do ponto de origem de W e a da linha de aco da fora Ia pode realizar-se a partir da extremidade de W . As simplicaes bsicas da teoria de Coulomb so as seguintes: a superfcie de deslizamento plana e passa pela base da estrutura de suporte; verica-se na realidade que as superfcies so curvas, facto que no tem consequncias importan importncia na estimativa de impulsos passivos; a direco do impulso de terras faz um ngulo com a normal ao plano da estrutura de estrutura de suporte altura de
h 3

tes no que respeita ao clculo de impulsos activos mas, como se ver, assume especial

suporte; este ngulo o ngulo de atrito entre o solo e a estrutura; o impulso actua na relativa base;

o solo suportado seco, homogneo, isotrpico, de comportamento rgidoplstico. a cunha de solo actua como corpo rgido e o valor do impulso de terras considera o equilbrio limite da superfcie de deslizamento. A determinao do impulso realizada atravs do equilbrio das foras aplicadas cunha de solo da forma que se descreveu anteriormente. No entanto, a inclinao da superfcie de deslizamento, que forma a cunha, desconhecida. Para a determinao do impulso activo h, pois, que efectuar diversas tentativas de diferentes cunhas, correspondendo o impulso activo ao maior valor obtido. O mtodo de Coulomb facilmente aplicvel igualmente a casos em que a geometria do terreno suportado irregular, como por exemplo no caso da existncia de superfcies do terreno com diferentes inclinaes ou na presena de banquetas. A eventual presena destes elementos em nada afecta o mtodo, interferindo apenas no clculo de W . De forma semelhante, o mtodo de Coulomb pode ser aplicado a casos de aplicao de sobrecargas no terreno suportado, implicando tais sobrecargas a considerao no equilbrio de foras de uma fora adicional correspondente sua aco na cunha em anlise. A teoria de Coulomb pode igualmente ser estendida a casos com a presena de gua (Figura 3.23). Nestas situaes, sendo a presso intersticial em B igual a w hw , tem-se que Iwr = e Iar = 1 1 hw 1 w hw = w h2 w 2 sen 2 sen 1 hw 1 1 w hw = w h2 w 2 sen 2 sen (3.104)

(3.105)

pelo que as componentes horizontais de Iwr e Iwa so 1 IwrH = Iwr sen = w h2 w 2 (3.106)

Captulo 3. Impulsos de terras C A Ia S W1 h D F Ia Iwa W2 B E Iwr R hw Iwr Iwa R


W2

57

i T W1

W2w

Figura 3.23: Cunha de solo para avaliao dos impulsos activos em solos respondendo em condies drenadas, parcialmente submersos pela teoria de Coulomb.

1 IwaH = Iwa sen = w h2 w 2 IwrH = IwaH As componentes verticais das foras Iwa eIwr so 1 cos IwrV = Iwr cos = w h2 w 2 sen

(3.107)

ou seja, como seria de esperar, (3.108)

(3.109)

cos 1 IwaV = Iwa cos = w h2 w 2 sen

(3.110)

pelo que a fora vertical total aplicada pelos impulsos da gua 1 IwV = IwrV + IwaV = w h2 w 2 1 1 + tg tg (3.111)

Note-se, por outro lado, que a rea do tringulo BDE igual a ABDE = 1 1 1 DEhw = (DF + F E ) hw = 2 2 2 hw hw + tg tg hw = 1 2 h 2 w 1 1 + tg tg (3.112)

pelo que o peso da referida rea (volume por unidade de comprimento) se estivesse completa mente preenchido com gua W2w = ABDE w (3.113)

o que signica que o peso W2w igual resultante das foras verticais devidas gua, dadas pela equao (3.111), conforme seria de esperar e conforme sugerido pelo polgono de foras da Figura 3.23. Note-se ainda que na estrutura de suporte h que considerar que, para alm dos impulsos do terreno, esto aplicados impulsos devidos gua no tardoz da estrutura de suporte.

58

Captulo 3. Impulsos de terras

De acordo com o referido, o mtodo de Coulomb um mtodo essencialmente grco, em que o impulso activo determinado por traado de um polgono de foras. Por este motivo, alguns autores dedicaram-se apresentao de metodologias grcas para a obteno mais ou menos expedita do referido impulso. Citam-se os mtodos de Poncelet (de 1840), de Culman (de 1866) e de Rebhann (de 1871). No entanto, a metodologia da denio do polgono de foras pode ser conseguida por via analtica. Com efeito, da lei dos senos pode concluir-se, da Figura 3.22, que Ia W = sen ( ) sen ( + + ) o que conduz a Ia = W sen ( ) sen ( + + ) (3.114)

(3.115)

A expresso 3.115 pode ser, assim, usada para, em funo de vrios valores de , determinar o impulso e assim determinar o mximo valor para que ocorre. A mesma expresso ou uma expresso equivalente poderia ser obtida atravs da escrita de duas equaes, uma correspondente ao equilbrio das foras na horizontal e outra ao equilbrio de foras na vertical. Estas duas equaes formam um sistema a duas incgnitas, Ia e R, do qual a soluo de Ia a equao (3.115). A resoluo deste sistema (ou a aplicao da equao referida) dependente de , ou seja, corresponde soluo para uma dada cunha. O impulso activo , conforme referido, o mximo desses impulsos. Tratando-se de um problema de maximizao pode igualmente procurar-se o valor de que maximiza o impulso Ia , ou seja, resolver a equao dIa W sen ( ) d = =0 d d sen ( + + ) da soluo da equao anterior na equao (3.115)
LS ;EL Ia =

(3.116)

Em 1906, Muller-Breslau concluram que o impulso activo Ia que resulta da substituio

1 LS ;EL 2 K h 2 a

(3.117)

LS ;EL sendo h a altura da estrutura de suporte e Ka dado por

LS ;EL Ka =

cosec sen ( sen ( + ) +

sen( +) sen( i) sen( i)

(3.118)

O ngulo a que corresponde este impulso pode ser determinado atravs de: cotg ( i) = tg ( + + 90o i) + sec( + + 90o i) cos( 90o + )sen ( + ) cos(i + 90o )sen ( i) (3.119)

Captulo 3. Impulsos de terras

59

A componente horizontal do impulso pode ser determinada atravs de


LS ;EL IaH =

1 LS ;EL 2 K h 2 aH

(3.120)

com
LS ;EL LS ;EL KaH = Ka sen ( + )

(3.121)

e a componente vertical atravs de


LS ;EL IaV =

1 LS ;EL 2 K h 2 aV

(3.122)

com
LS ;EL LS ;EL KaV = Ka cos ( + )

(3.123)

O ponto de aplicao do impulso activo total no dado directamente pela teoria de Coulomb mas pode ser determinada atravs da distribuio de tenses no tardoz da estrutura de suporte. A distribuio de tenses pode ser deduzida determinando o impulso de terras admitindo diversas profundidades de passagem do plano de rotura. Se o impulso de terras for conhecido relativamente a duas cunhas de solo at s profundidades z e z + dz ento o incremento de impulso pode ser determinado atravs de dIa = a dz (3.124)

em que a o valor mdio das presses activas em funo da profundidade dz , pelo que a = d Ia dz (3.125)

A distribuio de presses activas pode, assim, ser avaliada atravs da equao (3.125) para uma srie de incrementos de profundidade entre o topo e a base da estrutura de suporte. Este procedimento, no entanto, apenas usado raramente, dado que se a inclinao do ter reno suportado constante e no tem aplicada qualquer sobrecarga a distribuio de presses triangular.

Impulso passivo No caso de avaliao do impulso passivo, o mtodo de Coulomb considera princpios se melhantes aos enunciados a propsito da determinao do impulso activo. A determinao pode ser grca, por um processo de tentativas, de cunhas com diversas inclinaes, conforme sugerido pela Figura 3.24, ou analtica. Atravs do mtodo grco busca-se, agora, o valor mnimo do impulso. A soluo analtica foi obtida atravs da minimizao do impulso, sendo avaliado atravs de
LS ;EL Ip =

1 LS ;EL 2 K h 2 p

(3.126)

60

Captulo 3. Impulsos de terras

C A +i W h Ip B i

Ip R R

180o + W +

Figura 3.24: Cunha de solo para avaliao dos impulsos passivos pela teoria de Coulomb.
LS ;EL sendo Kp , o coeciente de impulso passivo, dado por

LS ;EL Kp =

cosec sen ( sen ( )

+ )

sen( +) sen( +i) sen( i)

(3.127)

O ngulo a que corresponde este impulso pode ser determinado atravs de: cotg ( i) = tg ( + 90o + i) + sec( + 90o + i) cos( 90o + )sen ( ) cos(i + 90o )sen ( + i) (3.128)

3.4.3

Mtodo de Coulomb: o efeito de sobrecargas

A considerao de uma sobrecarga uniformemente distribuda na superfcie do terreno pode ser tida em conta substituindo W por W + Q, sendo Q dado por (ver Figura 3.22): Q = q AC Assim, a equao 3.115 ca: Ia = o que conduz a: (3.129)

(W + Q)sen ( ) sen ( + + )

(3.130)

1 LS ;EL 2 LS ;EL LS ;EL h + Kaq qh Ia = Ka 2

(3.131)

LS ;EL LS ;EL em que Ka dado pela equao 3.118 e Kaq : LS ;EL LS ;EL Kaq = Ka

sen sen ( i)

(3.132)

A Figura 3.25 mostra a relao entre os dois coecientes.

Captulo 3. Impulsos de terras

61

1.7 1.6 1.5 1.4 Kaq/Ka 1.3 1.2 1.1 1 0.9 0.8 0.7 50 60 70 80 90 ( )
o

i=0 i=10 i=20 i=30

100

110

120

130

LS ;EL LS ;EL Figura 3.25: Relao Kaq /Ka em funo de e i.

3.5

Comparao da soluo de Coulomb com a de Caquot-K risel

Considerou-se o caso de = 90o e i = 0 e, atravs da equao (3.118), calculou-se o coeciente de impulso activo atravs da teoria de Coulomb. Consultando as tabelas de Ca quotKrisel (Caquot et al., 1972) e sobrepondo os resultados pode obter-se a Figura 3.26, cando claro que os valores no so exactamente os mesmos. A anlise desta Figura permite retirar as seguintes concluses: os resultados da teoria de Caquot e Krisel coincidem, para efeitos prticos, com os da teoria de Coulomb; por este motivo e pelo facto de a teoria de Coulomb ser de utilizao mais prtica do que a teoria de Caquot e Krisel (uso de expresso relativamente simples face a consulta de tabelas) habitual que o impulso activo seja determinado para efeitos de dimensionamento atravs da teoria de Coulomb; as diferenas que se vericam entre os resultados esto, globalmente, de acordo com o esperado: os resultados da teoria de Coulomb so inferiores aos da teoria de CaquotK risel (veja-se, para maior clareza, o caso de = 20o ); as excepes a esta regra devero ser apenas aparentes e devidas diferena de preciso adoptada na representao dos resultados (3 casas decimais no caso dos resultados da teoria de Coulomb e 2 casas decimais no caso da teoria de CaquotKrisel). De forma anloga procedeu-se ao traado da Figura 3.27, referente comparao, para o caso do coeciente de impulso passivo, da teoria de Coulomb com a teoria de CaquotKrisel.

62

Captulo 3. Impulsos de terras

Desta Figura pode conrmar-se que os resultados da teoria de Coulomb esto substancial mente acima dos da teoria de CaquotKrisel. Sabe-se igualmente que a teoria de Coulomb pode sobrestimar consideravelmente os impulsos passivos, em particular para valores elevados de . frequente armar-se que os resultados da teoria de Coulomb podem ser usados para

0.6

0.5

Coulomb =20 Coulomb =30 Coulomb =40 CaquotKrisel =20 CaquotKrisel =30 CaquotKrisel =40

0.4 Ka

0.3

0.2

0.1

0 0 5 10 15 20 () 25 30 35 40

Figura 3.26: Coecientes de impulso activo determinados pela teoria de Coulomb (equao (3.118)) para = 90o e i = 0 face aos valores obtidos por Caquot e Krisel (1948).

100

Coulomb =20 Coulomb =30 Coulomb =40 CaquotKrisel =20 CaquotKrisel =30 CaquotKrisel =40

Kp

10

1 0 5 10 15 20 () 25 30 35 40

Figura 3.27: Coecientes de impulso passivo determinados pela teoria de Coulomb (equao (3.127)) para = 90o e i = 0 face aos valores obtidos por Caquot e Krisel (1948).

Captulo 3. Impulsos de terras


3 2.

63

valores de inferiores ou iguais a

ou, para outros autores, a

As razes para tais ar

maes so claras a partir da Figura, em especial tendo em ateno o facto de a teoria de CaquotKrisel constituir uma boa aproximao do impulso real.

3.6

A curvatura da superfcie de deslizamento

Pelo que se mostrou at agora, sabe-se que: a teoria de Coulomb constitui uma aproximao do tipo da regio superior, sendo por tanto espectvel que sobrestime o impulso passivo e subestime o impulso activo; os resultados de Caquot e Krisel so, para efeitos prticos, na avaliao de impulsos activos, coincidentes com os da teoria de Coulomb; sendo os resultados de CaquotKrisel do tipo da regio inferior resulta que a soluo exacta , praticamente, conhecida; na avaliao de impulsos passivos os resultados de Coulomb diferem substancialmente dos de CaquotKrisel para valores elevados do ngulo de atrito solomuro, ; sabendo -se, com base em resultados prticos, que a teoria de CaquotKrisel fornece resultados mais prximos dos reais, tem-se que a teoria de Coulomb se afasta consideravelmente daqueles. A que se deve, ento, o referido afastamento na estimativa do impulso passivo, em parti cular quando sabido que tal afastamento no ocorre no caso do impulso activo? A resposta est na questo da curvatura da superfcie de deslizamento que dene a cunha de solo. Diversos autores abordaram esta questo, desde os prprios Caquot e Krisel (uma das hipteses que assumiram para a resoluo das equaes diferenciais foi a existncia de curvatura na referida superfcie) passando por Janbu (1957), Shields e Tolunay (1973) (atravs de clculos usando o mtodo das fatias) at Sokolovski (1960) usando a resoluo numrica das equaes diferenciais atravs do mtodo das diferenas nitas ou ainda Rosenfarb e Chen (1972), que consideram superfcies compostas por planos e espirais logartmicas. Por uma questo de facilidade de realizao dos clculos usou-se a metodologia proposta por Rosenfarb e Chen (1972) para determinao dos impulsos passivos para o caso anterior mente referido de = 90o e i = 0. A Figura 3.28 apresenta os resultados obtidos, compa rando-os com os resultados de Caquot e Krisel. Os resultados de Rosenfarb e Chen (1972) so do tipo da regio superior, o que consistente com a Figura, na qual estes resultados so sistematicamente superiores (ou iguais) aos de Caquot e Krisel. Apesar de, para valo res elevados de , haver diferenas signicativas entre as duas metodologias, verica-se que o intervalo est agora muito mais estreito, concluindo-se ento que os valores de Rosenfarb e Chen (1972) so substancialmente melhores do que os de Coulomb. Volte-se, ento, questo inicialmente colocada: porque motivo tal facto ocorre? Conforme j se adiantou, a resposta reside na curvatura da superfcie de deslizamento con siderada: em duas solues da regio superior, uma fornece bons resultados (a de Rosenfarb

64

Captulo 3. Impulsos de terras

1000

100 Kp

Rosenfarb e Chen =20 Rosenfarb e Chen =30 Rosenfarb e Chen =40 Rosenfarb e Chen =50 CaquotKrisel =20 CaquotKrisel =30 CaquotKrisel =40 CaquotKrisel =50

10

1 0 5 10 15 20 25 () 30 35 40 45 50

Figura 3.28: Coecientes de impulso passivo determinados pela teoria de Caquot e Krisel (1948) e por Rosenfarb e Chen (1972) para = 90o e i = 0. e Chen (1972)) e a outra maus resultados (a de Coulomb), pelo facto de na primeira ser as sumida uma superfcie de deslizamento curva plana e na segunda tal superfcie ser considerada plana. Veja-se, em primeiro lugar, em que consiste a soluo de Rosenfarb e Chen (1972), apenas nos seus princpios bsicos (Bowles, 1996). Na Figura 3.29 indica-se o mecanismo de colapso adoptado, composto de duas superfcies planas entre as quais existe uma espiral logartmica. Este mecanismo , assim, controlado pelos valores dos ngulos e , podendo os coecientes de impulso activo e passivo ser escritos em funo destes ngulos e procedendo-se minimizao (no caso passivo) ou maximizao (no caso activo) em relao a estas duas variveis.

i espiral logartmica

Figura 3.29: Mecanismo de colapso considerado por Rosenfarb e Chen (1972) para o caso passivo. Aplique-se, agora, os mtodos de Coulomb e de Rosenfarb e Chen a dois casos para o clculo dos coecientes de impulso activo e passivo: um com ngulo de resistncia ao corte de

Captulo 3. Impulsos de terras

65

30o e ngulo de atrito soloestrutura de 20o e outro com ngulo de resistncia ao corte de 40o e ngulo de atrito soloestrutura de 26.67o . Os coecientes de impulso foram j determinados para o traado de guras anteriormente apresentadas mas resumem-se no Quadro 3.1. Tabela 3.1: Coecientes de impulso activo e passivo determinados pelos mtodos de Coulomb e de Rosenfarb e Chen (o) (o) Coulomb Ka 30 20 0.297 0.299 6.105 5.444 40 26.67 0.200 0.201 18.717 13.078

Rosenf arb&Chen Ka Coulomb Kp Rosenf arb&Chen Kp

As concluses da anlise do Quadro so as j anteriormente referidas: resultados pratica mente coincidentes no caso do coeciente de impulso activo e diferenas signicativas para o caso do coeciente de impulso passivo. Para analisar estes resultados traaram-se as superfcies de rotura obtidas dos dois mtodos, para as duas situaes analisadas, para uma altura genrica da estrutura de suporte h. Os resultados obtidos relativos ao impulso activo esto representados na Figura 3.30.

h Ia Rosenfarb e Chen Coulomb


(a) = 30o ; = 20o

h Ia

Rosenfarb e Chen Coulomb


(b) = 40o ; = 26.67o

Figura 3.30: Superfcies de deslizamento correspondentes ao impulso activo obtidas pelos mtodos de Coulomb e de Rosenfarb e Chen. Os resultados mostram superfcies praticamente coincidentes entre os mtodos de Coulomb e de Rosenfarb e Chen para os dois casos analisados. Os mecanismos so, assim, praticamente os mesmos, pelo que a soluo , naturalmente, praticamente a mesma, justicando os resul tados referidos no Quadro, que podem ser generalizados a uma adequabilidade geral da teoria de Coulomb para a determinao de impulsos activos. Veja-se, agora, o que se passa relativamente aos impulsos passivos (Figura 3.31). Pode vericar-se, da sua anlise, que: as superfcies determinadas pelos dois mtodos apresentam diferenas substanciais, cor da curvatura da superfcie de cedncia; as diferenas entre os mecanismos so maiores para o maior valor do ngulo de resistncia

respondentes a mecanismos consideravelmente diferentes e evidenciando a importncia

66 ao corte.

Captulo 3. Impulsos de terras

Ip

Rosenfarb e Chen Coulomb


(a) = 30o ; = 20o

Ip

Rosenfarb e Chen Coulomb


(b) = 40o ; = 26.67o

Figura 3.31: Superfcies de deslizamento correspondentes ao impulso passivo obtidas pelos mtodos de Coulomb e de Rosenfarb e Chen. Estas observaes justicam, por um lado, as diferenas signicativas entre os coecientes de impulso passivo que se apresentaram no Quadro 3.1 e, por outro, o facto de a diferena ser maior no caso do maior ngulo de resistncia ao corte. Estas concluses podem ser gene ralizadas em relao inadequabilidade da utilizao da teoria de Coulomb para o clculo de impulsos passivos, em particular nos casos de elevados valores de .

3.7

Extenso da soluo de Rankine a solos com superfcie in clinada

3.7.1

Impulso activo

Viu-se em 3.3.2 a aplicao do teorema esttico ao caso de superfcie horizontal, sem atrito solo-paramento e paramento vertical. A teoria de Rankine pode ser extendida ao caso de solo com superfcie do terreno inclinada, conforme se indica na Figura 3.32. Admita-se o prisma de solo representado na Figura. O seu peso : W = zb A fora V igual a W , N N = V cos i (3.134) (3.133)

Captulo 3. Impulsos de terras b b i z

67

A V N T Figura 3.32: Estado de Rankine em terreno com superfcie inclinada.

eT T = V sen i A tenso vertical distribuda na largura b :


Av =

(3.135)

V zb zb = = = z cos i b b b/ cos i

(3.136)

a tenso normal mesma largura b :


An =

N zb cos i = z cos2 i = b b/ cos i

(3.137)

e a tenso tangencial na mesma largura : A = zb sen i T = z sen i cos i = b b/ cos i (3.138)

O estado de tenso dado pelas equaes (3.137) e (3.138) pode ser representado atravs do ponto A do crculo de Mohr da Figura 3.33. Atendendo a que o estado de tenso representado atravs do ponto A ocorre numa faceta inclinada de i com a horizontal, o plo P . Faz-se notar que a linha AP passa por O, atendendo a que: A z sen i cos i = tg i = An z cos2 i (3.139)

. Note-se ainda que o comprimento OA Av

O estado de tenso num plano vertical determinado fazendo passar por P uma linha vertical. A sua interseco com o crculo de Mohr, B corresponde a este estado de tenso, que
, componente tangencial e resultante = OB . Trata-se de tem componente horizontal ha a a

uma tenso correspondente a um estado activo porque o menor valor possvel da tenso no plano vertical, uma vez que o crculo de Mohr tangente envolvente.

68 PSfrag

Captulo 3. Impulsos de terras

F
A a O a P i B
ah

D
An

Figura 3.33: Extenso da teoria de Rankine a casos com superfcie do terreno inclinada: representao do estado de tenso. Atendendo a que OB = OP e a que DP = AD, pode escrever-se que:
Ka = a OP OD AD OB = = = Av OA OA OD + AD

(3.140)

em lugar do anteriormente usado K deve-se reserva deste para o (a utilizao do smbolo Ka a 1 Ka h2 , conforme se ver posteriormente). tornar vlido na expresso do impulso activo Ia = 2

Tendo-se que OD = OC cos i e AD = P C 2 CD2 = F C 2 CD2 = OC 2 sen2 OC 2 sen2 i = (3.142) (3.141)

= OC = OC vem que

sen2 sen2 i = OC cos2 i cos2

(1 cos2 ) (1 cos2 i) =

Ka =

cos i +

cos i

cos2 i cos2 cos2 i cos2

(3.143)

sendo as presses activas, actuantes paralelamente ao talude, iguais a


a = Ka z cos i

(3.144)

e o impulso activo numa superfcie vertical de altura h 1 2 h cos i Ia = Ka 2 Fazendo


Ka = Ka cos i =

(3.145)

cos i +

cos i

cos2 i cos2 cos2 i cos2

cos i

(3.146)

Captulo 3. Impulsos de terras

69

assegura-se a validade da expresso 1 Ia = Ka h2 2 (3.147)

Faz-se igualmente notar que para i = 0 a expresso (3.146) se reduz equao (3.5).

3.7.2

Impulso passivo

De forma semelhante, possvel obter que o coeciente de impulso passivo dado por
Kp =

cos i + cos i

cos2 i cos2 cos2 i cos2

(3.148)

sendo as presses passivas, actuantes paralelamente ao talude, iguais a


p = Kp z cos i

(3.149)

e o impulso passivo numa superfcie vertical de altura h 1 2 Ip = Kp h cos i 2 Fazendo


Kp = Kp cos i =

(3.150)

cos i + cos i

cos2 i cos2 cos2 i cos2

cos i

(3.151)

tem-se que

1 Ip = Kp h2 2

(3.152)

Rera-se que os valores de i da equao (3.151) correspondem a terreno com declive con forme indicado na Figura 3.34, direita, isto , com declive descendente.

Figura 3.34: Casos correspondentes s equaes (3.146) esquerda e (3.151) direita , respectivamente para os impulsos activos e passivos.

Tal como para o coeciente de impulso activo, a expresso (3.151) reduz-se equao (3.9) para i = 0.

70

Captulo 3. Impulsos de terras

3.7.3

Comparao com os resultados da teoria de Coulomb

Para a teoria de Coulomb, em solos incoerentes, os coecientes de impulso activo e passivo so dados, respectivamente, pelas equaes (3.118) e (3.127), escritas em funo dos ngulos , i, e . Pode, assim, comparar-se os resultados das teorias de Rankine e de Coulomb para as condies mais restritas da teoria de Rankine, fazendo nas equaes (3.118) e (3.127) = 90o e = i, para o caso activo, ou = i, para o passivo. Apresenta-se, na Figura 3.35, os resultados obtidos das teorias de Rankine e de Coulomb para o coeciente de impulso activo, nas condies indicadas, para alguns valores do ngulo de resistncia ao corte . Verica-se que os resultados obtidos das duas teorias coincidem exactamente, o que, tratando-se o resultado de Rankine de uma soluo do teorema esttico e o de Coulomb de uma soluo do teorema cinemtico, mostra que se trata da soluo exacta.
1 0.9 0.8 0.7 0.6 Ka 0.5 0.4 0.3 0.2 0.1 0 5 10 15 20 25 =i () 30 35 40 45 50 Rankine =20 Rankine =30 Rankine =40 Rankine =50 Coulomb =20 Coulomb =30 Coulomb =40 Coulomb =50

Figura 3.35: Coecientes de impulso activo determinados pelas teorias de Rankine (equao (3.146)) e de Coulomb (equao (3.118)) para = 90o e = i. A mesma constatao pode ser feita atravs da anlise da Figura 3.36, onde so represen tados os coecientes de impulso passivo.

3.8

Considerao da aco ssmica. Mtodo de MononobeO kabe

O mtodo de MononobeOkabe (Okabe, 1926; Mononobe e Matsuo, 1926) uma extenso da teoria de Coulomb, por forma a ter em conta as aces ssmicas. A aco ssmica consi derada atravs da adio de foras ctcias obtidas atravs de coecientes ssmicos horizontal

Captulo 3. Impulsos de terras

71

10

6 Kp

Rankine =20 Rankine =30 Rankine =40 Rankine =50 Coulomb =20 Coulomb =30 Coulomb =40 Coulomb =50

0 0 5 10 15 20 25 =i () 30 35 40 45 50

Figura 3.36: Coecientes de impulso passivo determinados pelas teorias de Rankine (equao (3.151)) e de Coulomb (equao (3.127)) para = 90o e = i. e vertical, kh e kv , respectivamente. Tal signica que o peso da cunha de solo de Coulomb uma fora Ws , com componente horizontal Wsh = kh W e componente vertical Wsh = (1 kv ) W conforme se indica na Figura 3.37. (3.154) (3.153)

kh W (1 kv )W

Ws

Figura 3.37: Cunha de solo sujeita a aco ssmica. A fora resultante Ws : Ws =

(1 kv )W cos

(3.155)

72 sendo dado por: = arctg

Captulo 3. Impulsos de terras

kh 1 kv

(3.156)

O mtodo de MononobeOkabe admite que o efeito das aceleraes ssmicas altera a fora gravtica W , rodando os planos de referncia de um ngulo (3.38), por forma a que Ws seja vertical e se possa usar a expresso analtica de Coulomb (equao 3.118).

i i+ Ws + R Ias Ws R Ias Ws kh W (1 kv )W

h h

Figura 3.38: Cunha de solo sujeita a aco ssmica: rotao de ngulo (mtodo de Monono beOkabe).

Deste modo, d lugar a + e i a i + , pelo que o impulso pode ser determinado usando
dado pela equao (3.118) adaptada da forma descrita: o coeciente de impulso Kas

Kas =

cosec( + ) sen ( + ) sen ( + + ) +

sen( +) sen( i ) sen( i)

(3.157)

A expresso do impulso, no entanto, deve ter em ateno que a altura do muro h em lugar de H e que o peso da cunha de solo Ws em vez de W , o que equivale a considerar um peso volmico : 1 2 h Ias = Kas 2 h = e a que: = vem que: sen ( + ) h sen (3.158)

Atendendo a que: (3.159)

1 kv Ws = W cos

(3.160)

1 Ias = Kas h2 2

(3.161)

Captulo 3. Impulsos de terras

73

com 1 kv sen2 ( + ) = cos sen2 cosec( + ) sen ( + ) sen ( + + ) + 2 (3.162)

Kas

sen( +) sen( i ) sen( i)

dentro da raiz quadrada da expresso 3.162) tem que ser positivo (tal como, em condies estticas, i tem que ser tambm positivo). Refere-se nalmente que ser facilmente compreensvel que se adopte o sentido de kh W indicado na Figura 3.37, dado que o sentido oposto resultaria, claramente, num impulso menor e, portanto, menos condicionante. Porque motivo, ento, no se adopta apenas o sinal positivo na componente vertical do peso da cunha de solo isto , porque no se adopta, simplesmente, Wsv = (1 + kv )W , preconizando-se, pelo contrrio, que se considere tambm que o sismo actue de forma a reduzir o peso da cunha de solo que, claramente, provoca um menor impulso? O sismo afecta quer o terreno quer a estrutura de suporte, pelo que o sinal positivo implica maior impulso mas tambm melhores condies de estabilidade da estrutura de suporte, ao passo que o sinal negativo implica menor impulso mas condies de menor estabilidade. O impulso ssmico provoca, em relao ao impulso esttico, um incremento de fora na estrutura de suporte que, de acordo com resultados de clculos analticos e de ensaios, est situado acima de h/3. Deste modo, o procedimento habitual para o clculo dos impulsos sob a aco ssmica passa por determinar o acrscimo de impulso ssmico, Ias , atravs de: Ias = Ias Ia sendo Ia considerado aplicado a h/3 e Ias admitido aplicado a h/2. (3.163)

Faz-se ainda notar que, em condies ssmicas, o ngulo i (cujo seno calculado

74

Captulo 3. Impulsos de terras

Captulo 4

Capacidade resistente s aces verticais


4.1 Introduo

O problema da determinao de cargas verticais de colapso (ou da capacidade resistente s aces verticais) foi j apresentado brevemente no Captulo 2 como um dos trs problemas geotcnicos que constituem o objecto de anlise neste texto. Foi resumido, de forma simpli cada, no problema indicado na Figura 2.1(b) mas, num caso genrico, pode ser apresentado como o problema que se indica na Figura 4.1(a) e que corresponde situao representada na Figura 4.1(b).
BL e F q BL F D

(a)

(b)

Figura 4.1: Capacidade resistente s aces verticais. Como se ver, a inclinao da carga, a sua excentricidade e a geometria da fundao condicionam a capacidade resistente s aces verticais. O caso apresentado na Figura 4.1 relativamente geral, salientando-se, desde j, que: B a menor dimenso da fundao em planta e L a maior; a base da fundao pode ser enterrada a uma profundidade tal que a tenso vertical (total ou efectiva, consoante o clculo seja no drenado ou drenado) seja q ou q ; a carga F pode ser inclinada e excntrica. 75

76

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

O caso que se ir analisar em primeiro lugar , no entanto, bastante mais simples. Consi dera-se, assim, para incio do estudo, que: a fundao tem largura B mas comprimento L innito; a carga F vertical e centrada; o solo responde em condies no drenadas, com uma resistncia no drenada cu .

4.2

Capacidade resistente s aces verticais em condies no drenadas, para fundao de comprimento innito e carre gamento vertical e centrado

4.2.1

Introduo

Conforme se fez no captulo anterior, este problema ser analisado atravs dos mtodos de determinao de cargas de colapso estudados no Captulo 2: teorema cinemtico (ou da regio superior, TRS); teorema esttico (ou da regio inferior, TRI); mtodo de equilbrio limite. O caso em anlise, conforme referido, o que se sugere na Figura 4.2.
B F q cu

Figura 4.2: Capacidade resistente s aces verticais: fundao de comprimento innito, carregamento vertical e centrado, em solo argiloso respondendo em condies no drenadas.

4.2.2

Aplicao do teorema cinemtico (TRS): primeiras abordagens

Considere-se, assim, a situao representada na Figura 4.2, assim como o mecanismo que se mostra na Figura 4.3, Para esse mecanismo e para um deslocamento elementar wF do ponto de aplicao de F , o trabalho das foras exteriores : We = F LS wF q B wF e a energia dissipada Wi = Bcu (wF 2) Fazendo, de acordo com o TRS, We = Wi vem: F LS wF q B wF = Bcu (wF 2) F LS /B = 2cu + q (4.3) (4.2) (4.1)

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais


B F q r = B cu

77

Figura 4.3: Determinao da capacidade resistente vertical; condies no drenadas e meca nismo circular. Usando o mecanismo sugerido pela Figura 4.4 e o diagrama de deslocamentos indicado na mesma gura, obtm-se: waF = wF ; wba = 2wF ; wa = wb = 2wF (4.4) (4.5) (4.6) (4.7)

We = F LS wF q B wF Wi = cu B 2 2wF 2 + cu B 2wF We = Wi F LS /B = 6cu + q

B F q wa a b wb wF 45o 45o waF wa wb wba

Figura 4.4: Determinao da capacidade resistente vertical atravs do teorema cinemtico; condies no drenadas e mecanismo composto por dois blocos. Atendendo a que ambos os resultados fornecidos pelas equaes 4.3 e 4.7 so da regio superior, ambos provocam o colapso, pelo que o menor deles (equao 4.7) o mais prximo da soluo exacta.

4.2.3

Aplicao do teorema esttico (TRI): primeiras abordagens

Considere-se agora a soluo do problema anteriormente exposto atravs do teorema es ttico. Admita-se, assim, conforme indicado na Figura 4.5, a existncia de dois planos de descontinuidade de tenses verticais, com a localizao indicada e analise-se metade do pro blema, conforme sugerido na gura do lado esquerdo. A existncia do plano de descontinuidade de tenses indicado implica que, por um lado,

78

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

B qr = F/B q v1 h1 v2 h2 qr = F/B q

Figura 4.5: Determinao da capacidade resistente vertical atravs do teorema esttico em condies no drenadas e admitindo um plano de descontinuidade de tenses. o campo de tenses contnuo em cada uma das duas zonas 1 e 2 e que, apesar de haver descontinuidade de tenses no plano, o estado de tenso neste equilibrado.
LI transmitida fundao uma estimativa da carga Admite-se ainda que, sendo a carga qr

de colapso, ambas as zonas 1 e 2 tm estados de tenso limites, ou seja, os crculos de Mohr que os representam so tangentes s envolventes de rotura (neste caso em tenses totais). Sendo o peso volmico do solo igual a , tem-se que o estado de tenso vertical na zona 1, num ponto qualquer profundidade z (por exemplo, num ponto prximo do plano de descontinuidade de tenses) v1 = z + q (4.8)

e, sendo o terreno horizontal e no havendo aplicao de tenses tangenciais superfcie do terreno (a tenso q vertical), uma tenso principal. , portanto, conhecido um ponto do crculo de Mohr correspondente ao estado de tenso na zona 1 (Figura 4.6).
cu 4 cu

90o

P
v1 = z + q h1 = h2
LI + z v2 = qr

Figura 4.6: Determinao da capacidade resistente vertical atravs do teorema esttico em condies no drenadas e admitindo um plano de descontinuidade de tenses: crculos de Mohr. Conforme se disse, o crculo de Mohr dever ser tangente envolvente de rotura, pelo que h1 tambm conhecido e o crculo de Mohr correspondente zona 1 pode ser representado. Atendendo a que tem que haver equilbrio no plano de descontinuidade de tenses, a tenso h2 dever ser igual a h1 , pelo que este ponto tambm um ponto do crculo de Mohr

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

79

correspondente ao estado de tenso na zona 2. Dado que este crculo de Mohr deve, tambm, ser tangente envolvente de rotura, o crculo de Mohr 2 ca denido. Pode, assim, constatar-se que a tenso v2 :
LI v 2 = q r + z = z + q + 4cu

(4.9)

o que implica que carga de rotura seja tal que


LI F LI /B = qr = 4cu + q

(4.10)

4.2.4

Aplicao de equilbrio limite: primeiras abordagens

Convida-se o leitor a, usando o mecanismo sugerido pela Figura 4.2, procurar o resultado correspondente por equilbrio limite, ou seja, escrevendo a equao de equilbrio de momentos
EL que a verica. Para o referido mecanismo o resultado e determinando o valor da carga qr EL = 2c + q . ser qr u

4.2.5

Observaes ao resultados obtidos nas primeiras abordagens

Analisando o melhor resultado obtido na seco 4.2.2 (teorema cinemtico) e o resultado da seco 4.2.3 (teorema esttico) pode concluir-se que:
LI EX LS F LI /B = qr = 4cu + q F EX /B = qr 6cu + q = qr = F LS /B

(4.11)

ou seja:
EX 4cu + q qr 6cu + q

(4.12)

4.2.6

Melhoria da soluo obtida pelo teorema esttico

A anlise da representao do estado de tenso nas zonas 1 e 2 da Figura 4.5 atravs do crculo de Mohr (Figura 4.6) permite concluir que, da zona 1 para a zona 2, se verica uma rotao de 90o nas tenses principais. Com efeito, na zona 1 a maior tenso principal a tenso horizontal, ao passo que na zona 2 a maior tenso principal a vertical. A anlise dos crculos de Mohr recorrendo ao plo permite concluir que as linhas indicadas a trao-ponto cor respondem s das facetas em que as tenses principais ocorrem (vertical na zona 1 e horizontal na 2). Tal rotao das tenses principais possvel devido existncia do plano de descontinui dade de tenses anteriormente referido. Pode compreender-se, no entanto, que possvel que uma melhor soluo possa ser obtida usando mais do que um plano de descontinuidade de tenses e fazendo, com isso, com que a rotao das tenses principais se faa de forma mais progressiva.

80

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

Analise-se, assim, o caso de se considerarem dois planos de descontinuidade, que fazem ngulos 1 e 2 com a horizontal, conforme sugerido pela Figura 4.7.
q 1 1 2 A B 2 qr

Figura 4.7: Determinao da capacidade resistente vertical atravs do teorema esttico em condies no drenadas e admitindo dois planos de descontinuidade de tenses. Comece-se por admitir que 1 = 60o e, posteriormente, que 2 toma o valor necessrio para que a rotao das tenses principais seja, no total, igual a 90o . O estado de tenso na zona 1 conhecido, pelo que o crculo de Mohr pode ser representado (Figura 4.8): v1 = z + q ; h1 = v1 + 2cu (4.13)

cu

2cu sen A

2cu sen B

2
P1

P2 45o

z + q 120o

60o h1 A = 30o

P3

B = 60o

z + qr

1 = 60o

75o

Figura 4.8: Determinao da capacidade resistente vertical atravs do teorema esttico em condies no drenadas e admitindo dois planos de descontinuidade de tenses: crculos de Mohr. O plo do crculo de Mohr 1 P1 , pelo que o estado de tenso no plano A pode ser conhecido gracamente rodando a faceta horizontal do ngulo 1 = 60o . O ponto assim obtido, correspondendo ao estado de tenso no referido plano, igualmente um ponto do crculo de Mohr da zona 2. Este pode ser encontrado facilmente, buscando o crculo com raio igual a cu e que passa neste ponto. Encontrados os dois crculos de Mohr 1 e 2, pode vericar-se que a faceta em que ocorre a maior tenso principal da zona 1 uma faceta vertical (com a direco da linha a trao-ponto que passa por P1 ). Por outro lado, atendendo a que o plo do crculo de Mohr 2 P2 , constata-se que a faceta em que ocorre a maior tenso principal da zona 2 a linha a trao

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

81

ponto que passa por P2 . Esta linha faz um ngulo de 30o com a faceta vertical (em que ocorre a maior tenso principal na zona 1), pelo que se conclui que ocorreu uma rotao de tenses de 30o , de 1 para 2. Como encontrar, ento, o crculo de Mohr da zona 3? Se 2 fosse conhecido, o procedimento seria anlogo ao anterior. No entanto, 2 no conhecido e dever ser tal que, de 2 para 3, cause uma rotao da tenso principal de 60o . O leitor poder vericar que isso obriga a que o plo do crculo de Mohr da zona 3 seja um ponto P3 localizado sobre o eixo das abcissas (para que a direco da faceta onde ocorre a mxima tenso principal da zona 3 seja horizontal). Desta forma, tem-se que o crculo da zona 3 ter que ser o representado e o plano B o que se
LI . indica, pelo que ca encontrada, gracamente, a tenso vertical na zona 3, igual a z + qr

Consideraes geomtricas que no esto no mbito do presente texto permitem concluir que as distncias entre os centros dos crculos de Mohr esto relacionadas com o ngulo de rotao das tenses principais da forma indicada na Figura 4.8. Tem-se, assim, que
LI z + qr = z + q + cu + 2cu sen A + 2cu sen B + cu

(4.14)

pelo que
LI qr =

F LI = (1 + 2sen 30o + 2sen 60o + 1) cu + q = 4.73cu + q B

Note-se, no entanto, que a escolha da localizao dos planos A e B poderia ser tal que causasse, cada um deles, uma rotao das tenses principais idntica, isto , de 45o . Note-se, igualmente, que tal como se considerou dois planos se poderia ter considerado trs ou mais. No caso de se pretender que esses planos provoquem uma rotao idntica (isto , de 45o se forem dois planos, de 30o se forem trs, etc.) pode chegar-se aos resultados que se apresenta no Quadro 4.1. Tabela 4.1: Estimativas da regio inferior das cargas de colapso de fundaes superciais em condies no drenadas em funo do nmero de descontinuidades.
Nmero de descontinuidades 1 2 3 5 F LI /B 4.00cu + q 4.83cu + q 5.00cu + q 5.09cu + q 5.14cu + q [= (2 + )cu + q ]

Como se pode ver da anlise deste quadro, os resultados tendem para F LI /B = (2 + )cu + q (4.15)

4.2.7

Melhoria da soluo obtida pelo teorema cinemtico

Considere-se o mecanismo representado na Figura 4.9(a). Utilizando-o para determinao


LS = 6c + q . Procure-se, ento melhorar este da carga de colapso, o leitor dever obter qr u

mecanismo considerando o que se representa na Figura 4.9(b). Trata-se de uma variante do

82

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

anterior, em que o bloco central dividido em dois, admitindo o desenvolvimento de uma superfcie de deslizamento vertical com o comprimento .

B F

45o 45o 45o 45o

(a) Mecanismo A
B F
45o 45o 45o 45o

45o 45o

(b) Mecanismo B
B F
45o 45o

b a R f a

Figura 4.9: Mecanismos para determinao da capacidade resistente s aces verticais atravs do teorema cinemtico.

Usando este mecanismo, obtm-se:


LS qr = 5.314cu + q

Atendendo a que o resultado assim obtido com o mecanismo B melhor do que o que se obtm do mecanismo A, pode tentar-se melhorar ainda este mecanismo atravs de nova diviso dos dois blocos centrais. Tal diviso tem como limite o mecanismo C, representado na Figura 4.9(c). Neste mecanismo, a zona central dividida num nmero innito de blocos e, portanto, num nmero innito de superfcies. Atendendo ao diagrama de deslocamentos que se representa na mesma gura, tem-se que: We = F LS f qBf (4.17)

(c) Mecanismo C

(4.16)

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

83

e Wi = 2 cu R a + cu R a + cu R a /2 2 2 cu B 2f d = 2 cu B 2f + 2 2 2 0 = 2cu Bf + [2cu Bf ]0 Fazendo We = Wi obtm-se F LS /B = (2 + )cu + q (4.19)


/2

= (2 + )cu Bf

(4.18)

4.2.8

Observaes ao resultados obtidos

A anlise do resultado obtido atravs do teorema da regio inferior (teorema esttico), expresso na equao (4.15), e do resultado obtido atravs do teorema da regio superior (teorema cinemtico), expresso na equao (4.19), mostra que a soluo exacta foi obtida, pelo que F EX /B = (2 + )cu + q (4.20)

4.3

Capacidade resistente s aces verticais em condies dre nadas, para fundao de comprimento innito e carrega mento vertical e centrado

4.3.1

Introduo

O problema da determinao da capacidade resistente s aces verticais em condies drenadas para um solo com peso volmico , ngulo de resistncia ao corte e com uma sobrecarga q (tenso efectiva) aplicada ao nvel da base da fundao um problema complexo que, habitualmente, no resolvido com esta generalidade. Assim, as determinaes tradici onais da capacidade resistente para o caso de um solo com ngulo de resistncia ao corte procuram no uma soluo, mas duas: uma soluo, qr;q =0; =0 , para a situao com q = 0 e = 0 e uma outra soluo qr;q =0; =0 , para o solo com q = 0 e = 0. , depois, assumido, simplicadamente e do lado da segurana, que qr qr;q =0; =0 + qr;q =0; =0 (4.21)

4.3.2

Aplicao do mtodo de equilbrio limite: primeiras abordagens

Considere-se, como primeira abordagem, o mtodo do equilbrio limite e o mecanismo representado na Figura 4.10. Considerando, em primeiro lugar, que q = 0 e = 0, tem-se que, admitindo que, do lado esquerdo, se mobiliza um impulso activo de Rankine e, do lado direito, um impulso passivo

84

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais


B F q

h 45o + /2 45o /2

Figura 4.10: Mecanismo para determinao da capacidade resistente s aces verticais atravs de equilbrio limite, em condies drenadas. de Rankine, numa situao de equilbrio limite, um igual ao outro, pelo que:
EL 2 EL EL q = q Nq = Kp h = Kp q h qr Ka qr

(4.22)

com
EL 2 Nq = Kp

(4.23)

Para o caso q = 0 e = 0 vem: 1 1 EL Ka h2 + Ka qr h = Kp h2 2 2 1 EL EL qr = BN 2 com


EL N =

(4.24) (4.25)

1 2 Kp 1 2

Kp

(4.26)

De acordo com esta soluo, ca, ento: 1 EL EL EL qr = BN + q Nq 2


EL e N EL dados pelas equaes (4.23) e (4.26), respectivamente. sendo N q

(4.27)

4.3.3

Aplicao do teorema cinemtico: primeiras abordagens

Considere-se o mesmo mecanismo apresentado na Figura 4.10 para aplicao do teorema cinemtico (Figura 4.11). Usando, tal como anteriormente, a = 45o + /2 e b = 45o /2, obtm-se, para < 30o :
LS Nq = tg 45o + 3 2

tg 3 45o

(4.28)

e
LS N

3 1 tg 45o + 2 = cotg 2 tg 4 45o 2

45o 2

(4.29)

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais


B F q a h
a b b + q

85

f
a

Figura 4.11: Mecanismo para determinao da capacidade resistente s aces verticais atravs do teorema cinemtico, em condies drenadas. Convida-se o leitor a obter ambos os resultados.

4.3.4

Aplicao do teorema esttico: primeiras abordagens

Considerando um plano de descontinuidade de tenses vertical, tal como anteriormente apresentado na Figura 4.5 e considerando o caso = 0 e q = 0, tem-se que (Figura 4.12):
v 1 = q h 1 = h2 = Kp q 2 v 2 = h2 /Ka = Kp h2 = Kp q

(4.30)

1
v 1 = q h 1 = h2 LI v 2 = qr

Figura 4.12: Aplicao do teorema esttico determinao da capacidade resistente s aces verticais, em condies drenadas. Tem-se, assim, que, para = 0 e q = 0:
LI LI qr = Nq q

(4.31)

com
LI 2 Nq = Kp

(4.32)

Faz-se notar que no possvel obter uma soluo do mesmo tipo para o caso = 0 e

86 q = 0.

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

4.3.5

Melhoria da soluo obtida pelo teorema cinemtico

Considere-se agora o mecanismo representado na Figura 4.13. A superfcie curva tem a forma de uma espiral logartmica, pelo que rb = ra e 2 tg

(4.33)

B F

b q a ra r b rb q f a

Figura 4.13: Mecanismo para determinao da capacidade resistente s aces verticais atravs do teorema cinemtico, em condies drenadas.

De forma anloga, os deslocamentos dos blocos a e b podem ser relacionados atravs de: b = a e 2 tg Atendendo a que cos(45 + /2) = vem que: ra = pelo que rb = Tem-se, tambm, que sen (45 + /2) = o que conduz a rb = sendo = B tg (45 + /2)e 2 tg

(4.34)

B/2 ra

(4.35)

B 1 2 cos(45 + /2)

(4.36)

B 1 e 2 tg 2 cos(45 + /2)

(4.37)

/2 rb

(4.38)

1 2 sen (45 + /2)

(4.39)

(4.40)

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

87

Os deslocamentos so: a = b = f cos(45 + /2) f tg 2 e cos(45 + /2)


q = b sen (45 + /2) = f tg (45 + /2)e 2 tg O trabalho das foras exteriores We = F LS f q q pelo que, sendo Wi = 0 e We = Wi F LS f = q q
LS F LS /B = q Nq

(4.41)

(4.42)

(4.43) (4.44)

com
LS = tg 2 (45 + /2)etg Nq

(4.45)

De uma forma anloga, poderia deduzir-se igualmente o valor de N usando o mesmo mecanismo. Tal deduo , no entanto, substanciamente mais complexa e considera-se que excede os objectivos do presente texto.

4.3.6

Observaes

Se se procurasse melhorar a soluo obtida para Nq atravs do teorema esttico, chegar se-ia concluso de que este factor de capacidade de carga (admitindo um nmero innito de planos de descontinuidade, tal como se fez para o caso no drenado) tomaria um valor dado pela mesma expresso (4.45) agora obtida para o teorema cinemtico. Tal signica que seria, portanto, encontrada a soluo exacta de Nq :
EX Nq = tg 2 (45 + /2)etg

(4.46)

Mostra-se, na Figura 4.14, a comparao entre os resultados de Nq anteriormente obtidos. Para o factor de capacidade de carga N no conhecida ainda soluo formal exacta (como se ver, a soluo obtida por Martin (2005) pode considerar-se exacta, tendo sido obtida numericamente). A soluo proposta pela formulao de capacidade resistente s aces verticais proposta num anexo do Eurocdigo 7
EC 7 N = 2(Nq 1)tg

(4.47)

A Figura 4.15 apresenta os resultados dos valores de N anteriormente referidos, assim como da soluo obtida usando resultados da regio superior e da regio inferior e que dever estar

88

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

50

LI (1 plano); EL (mec. planar) LS (mec. planar) LS (mec. espiral); EX

40

30 Nq 20 10 0 0 5 10 15 20 ( )
o

25

30

35

40

45

Figura 4.14: Comparao entre valores de Nq muito prxima da soluo exacta (Hjiaj et al., 2005) e da soluo numericamente exacta de Martin (2005), aproximada atravs de uma equao por Salgado (2008): N = (Nq 1) tg 1.32
50

(4.48)

40

EL (mec. planar) LS (mec. planar) EC7 Hjiaj et al. (2005) Martin (2005) Martin (2005); Salgado (2008)

30 N 20 10 0 0 5 10 15 20 ( )
o

25

30

35

40

45

Figura 4.15: Comparao entre valores de N Verica-se da anlise da gura que os valores de N fornecidos pelo Eurocdigo 7 so ligeiramente superiores estimativa de Hjiaj et al. (2005), Martin (2005) e de Salgado (2008), que, na prtica, coincidem entre si.

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

89

4.4

Nota capacidade resistente para carregamento vertical e centrado

A expresso de capacidade resistente s aces verticais, admitindo-se a simplicao an teriormente referida implcita na equao (4.21), ca, para o caso analisado de carregamento vertical e centrado na forma 1 qr = BN + q Nq 2 (4.49)

para condies drenadas, com N e Nq dados por expresses como as (4.47) e (4.46) e sendo q a tenso efectiva transmitida pelo solo profundidade do plano de fundao e qr = (2 + )cu + q (4.50)

em condies no drenadas, sendo q a tenso total transmitida pelo solo profundidade do plano de fundao. Faz-se notar que os factores de capacidade resistente s aces verticais (factores de ca pacidade de carga N , Nq e, como se ver, Nc ) so funo, exclusivamente, do ngulo de resistncia ao corte. Refere-se ainda que h uma outra simplicao implcita na equao 4.49. Com efeito, como se viu, o solo acima do plano da fundao apenas contabilizado pelo efeito do seu peso na capacidade resistente; no considerada qualquer resistncia deste solo. H, no entanto, variantes da expresso assim denida que, directamente ou atravs de correces, procuram contabilizar esse efeito. Tais formulaes no sero abordadas neste texto. Apesar de omisso na descrio feita at ao momento, faz-se notar que as solues de N anteriormente apresentadas so vlidas para = , isto , para um ngulo de atrito solobase da sapata igual ao ngulo de resistncia ao corte do solo, que corresponde soluo habitualmente considerada. No entanto, este factor de capacidade resistente dependente de , conforme se ilustra atravs da Figura 4.16, que mostra que para valores baixos de o factor de capacidade resistente N signicativamente reduzido. As solues representadas na Figura 4.16 so obtidas numericamente, a de Martin (2005) sendo numericamente exacta e a de Guerra et al. (2012) sendo obtida atravs de uma aplicao numrica do teorema cinemtico. Os restantes factores de capacidade resistente, Nq e Nc , no dependem de .

4.5

Inuncia do nvel fretico

A equao (4.50) admite que o solo est saturado e que responde em condies no drena das, sem que se analise separadamente as tenses efectivas e as presses intersticiais, devido diculdade em estimar estas ltimas e, portanto, em conhecer as primeiras. A equao (4.49) admite que o solo apresenta o nvel fretico a grande profundidade, no

90

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

1.05 1 0.95 0.9 N / N,/=1 0.85 0.8 0.75 0.7 0.65 0.6 0.55 0.5 0 0.2 0.4 / Guerra et al. (2012): =20o =30o =40o Martin (2005): =20o =30o =40 0.6 0.8
o

Figura 4.16: Dependncia de N com / (adaptado de Guerra et al. (2012)).

afectando a zona envolvida pelas superfcies de deslizamento. Para o nvel fretico locali zado a profundidade coincidente com o plano denido pela base da fundao (Figura 4.17), a expresso vem: 1 qr = BN + q Nq 2 (4.51)

em que o peso volmico submerso. Para casos em que o nvel fretico esteja um pouco mais abaixo deste plano mas numa zona abrangida pelas eventuais superfcies de deslizamento que se formaro em caso de rotura, o clculo pode ser feito, simplicadamente e do lado da segurana, admitindo-o coincidente com o plano da base da fundao.

B F q

Figura 4.17: Capacidade resistente s aces verticais: nvel fretico coincidente com o plano da base da fundao.

Para nvel fretico acima do plano da base da fundao o clculo da tenso q deve, na turalmente, ter isso em ateno. Por outro lado, como se ver, as aces devem considerar a impulso da gua sobre a base da fundao.

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

91

4.6

Inuncia da excentricidade da carga

A excentricidade, e, do carregamento (Figura 4.18) tida em considerao atravs da alterao da largura para o valor B : B = B 2 e
B e F q B

(4.52)

Figura 4.18: Capacidade resistente s aces verticais: excentricidade do carregamento. Esta largura B a largura na qual a carga F , com excentricidade e ca centrada. Os clculos so, assim, realizados, substituindo a largura B pela largura B . Conforme se ver, quando, na seco seguinte, se abordar as fundaes com comprimento L nito, a excentricidade pode tambm existir segundo L. Se F tiver a excentricidade eL na direco de L, ento considera-se um comprimento L tal que: L = L 2 eL (4.53)

4.7

Inuncia da forma da fundao e da inclinao da carga

A forma e a inclinao da carga so tidas em considerao atravs de factores correctivos aplicados s parcelas da expresso de capacidade resistente em relao s aces verticais. Desta forma, as expresses (4.50) e (4.49) assumem, respectivamente, a forma qr = (2 + )cu sc ic + q e qr = 1 BN s i + q Nq sq iq 2 (4.54)

(4.55)

Nestas expresses os factores s so os factores de forma, que corrigem a expresso para o caso de fundao com comprimento L nito e os factores i corrigem a expresso para o caso de carregamento inclinado. Estes factores, dos quais h diversas propostas, foram obtidos de diversas formas, como ensaios em modelo reduzido, clculos numricos, etc. A seco seguinte apresenta as expresses da formulao da capacidade resistente proposta num anexo do Eurocdigo 7. Refere-se ainda que os valores de qr determinados pelas expresses (4.54) e (4.55) corres

92

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

pondem a tenses de rotura normais base da fundao, pelo que, quando multiplicados por B , fornecem o valor da componente vertical, V , da fora F .

4.8

A formulao proposta no Eurocdigo 7

Apresenta-se nesta seco a formulao proposta no Eurocdigo 7. Esta formulao, na sua verso em condies drenadas apresenta, como o caso de outras formulaes, uma terceira parcela que tem em considerao a eventual existncia de coeso efectiva c (ou seja, se se pretender caracterizar a resistncia do solo atravs de = c + tg ). A formulao considera ainda outra correco (a correspondente inclinao da base), que no se apresenta neste texto.

4.8.1

Em condies no drenadas

qr = (2 + )cu sc ic + q sc = 1 + 0.2 B L

(4.56) (4.57)

em que sc o factor de forma, sendo B e L as largura e comprimento efectivos da fundao (B < L ), com B = B 2eB e L = L 2eL (4.59) (4.58)

sendo eB e eL , respectivamente, as excentricidades do carregamento segundo B e segundo L. ic = 1 1 + 2 2 1 H A cu (4.60)

componente horizontal da fora aplicada F .

em que ic o factor de inclinao do carregamento, com H A cu e A = B L , sendo H a

4.8.2

Em condies drenadas
1 B N s i + c Nc sc ic + q Nq sq iq 2 Nq = etg tg 2 45 + /2 Nc = (Nq 1) cotg N = 2 (Nq 1) tg

qr =

(4.61)

(4.62) (4.63) (4.64)

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

93

em que Nq , Nc e N so os factores de capacidade de carga (ou factores de capacidade resistente s aces verticais). s = 1 0.3 sq = 1 + sc = B L (4.65) (4.66) (4.67)

B sen L s q Nq 1 Nq 1

em que s , sc e sq so os factores de forma, que corrigem a expresso para o caso de fundao com comprimento L nito. Nestas expresses B e L so, respectivamente, as largura e comprimento efectivos, conforme anteriormente descritos. i = iq ic H V + A c cotg H = 1 V + A c cotg 1 iq = iq Nc tg 1
m+1

(4.68)
m

(4.69) (4.70)

em que i , iq e ic so factores de inclinao do carregamento, sendo H e V as componentes horizontal e vertical do carregamento, A a rea efectiva (igual a B L ) e c a coeso efectiva do solo e sendo: m = mB = m = mL = 2 + B /L 1 + B /L 2 + L /B 1 + L /B H com direcc ao de B H com direcc ao de L (4.71) (4.72)

94

Captulo 4. Capacidade resistente s aces verticais

Captulo 5

Colapso de macios em talude


5.1 Introduo

O terceiro e ltimo problema de colapso que ser abordado neste texto o de macios em talude (ver Figura 2.1(c)). Tal como a propsito da determinao de outras cargas de colapso, utilizar-se- as tcnicas anteriormente descritas: anlise limite (teoremas esttico e cinemtico) e equilbrio limite. Aborda-se o problema do colapso de macios em talude considerando as seguintes situaes: talude vertical formado por solo respondendo em condies no drenadas; talude innito formado por solo em condies drenadas ou no drenadas; talude com geometria genrica deslizando com superfcie circular (solo em condies drenadas e no drenadas).

5.2
5.2.1

Talude vertical, solo em condies no drenadas


Introduo

Considere-se, em primeiro lugar, o problema a que se refere a Figura 5.1, de um solo argiloso, respondendo em condies no drenadas formando um talude vertical, caracterizado por uma resistncia no drenada cu e pelo peso volmico .

cu

Figura 5.1: Talude vertical, solo em condies no drenadas. 95

96

Captulo 5. Colapso de macios em talude

Procure-se, assim, responder seguinte questo: qual a altura h que causa o colapso do talude? Este problema ser resolvido recorrendo aos trs mtodos que tm vindo a ser referidos: equilbrio limite, teorema cinemtico e teorema esttico.

5.2.2

Aplicao do mtodo do equilbrio limite anlise no drenada da estabilidade de um talude vertical

A anlise por equilbrio limite implica a considerao de um mecanismo e do estudo do equilbrio das foras que actuam sobre o bloco ou blocos que o mecanismo forma. Considere-se, assim, o mecanismo sugerido pela Figura 5.2, correspondente a um bloco formado por uma superfcie planar, formando um ngulo com a horizontal.
Ws h T cu N
L

N Ws T

Figura 5.2: Anlise por equilbrio limite da estabilidade de solo argiloso respondendo em condies no drenadas formando um talude vertical. As foras a actuar no bloco so o peso, Ws , a fora T , resultante das tenses de corte ao longo da superfcie de contacto do bloco com o restante macio, e a fora N , normal referida superfcie. O equilbrio de foras segundo N exige que: N = Ws cos e o equilbrio de foras segundo T que: T = Ws sen Tendo em ateno que: tg = h/ = h/tg ; vem sen = h/L L = h/sen (5.3) (5.2) (5.1)

1 1 Ws = h = h2 /tg 2 2

(5.4)

Por outro lado, T toma o valor mximo: cu L = cu h sen (5.5)

Captulo 5. Colapso de macios em talude

97

pelo que, atendendo s equaes (5.2) e (5.4): cu resultando: hEL = sendo


EL Ns =

h 1 1 = h2 sen sen 2 tg 2 cu EL cu = Ns sen cos 2 sen cos

(5.6)

(5.7)

(5.8)

EL obtido para = 45o e toma o valor de 4 (Figura 5.3) Verica-se que o valor mnimo de Ns

16 14 12 10 Ns
EL

8 6 4 2 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90

EL em funo de obtidos atravs de mecanismo planar. Figura 5.3: Valores de Ns

5.2.3

Aplicao do teorema cinemtico anlise no drenada da estabili dade de um talude vertical

Para a anlise do problema atravs do teorema cinemtico, adopte-se o mecanismo idntico ao considerado na seco anterior. Assim, atendendo Figura 5.4, tem-se que o peso do bloco , como se viu na equao (5.4): 1 Ws = h2 /tg 2 e o deslocamento virtual na direco vertical y relaciona-se com o deslocamento do bloco w atravs de: y = wsen (5.9)

98
Ws h w cu

Captulo 5. Colapso de macios em talude

Figura 5.4: Anlise atravs do teorema cinemtico da estabilidade de solo argiloso respondendo em condies no drenadas formando um talude vertical. O trabalho das foras exteriores : 1 1 1 w sen = h2 cos w We = Ws y = Ws w sen = h2 2 tg 2 e a energia dissipada : Wi = cu Lw = cu h w sen (5.10)

(5.11)

Igualando o trabalho das foras exteriores energia dissipada, para a aplicao do teorema cinemtico, obtm-se: Wi = We hLS = ou seja, hLS = com
LS Ns =

cu 2 cu LS = Ns sen cos

(5.12)

cu 2 cu LS = Ns sen cos 2 sen cos

(5.13)

(5.14)

Atendendo a que se trata de resultados do teorema cinemtico, esta expresso fornece, para
LS que conduzem a hLS para os quais ocorre colapso. qualquer valor de , resultados de Ns

Assim, a melhor soluo ser a que corresponde ao seu menor valor. Atendendo a que a expresso (5.14) coincide com a que se obteve na seco anterior (equao 5.8), a Figura 5.3 mostra tambm os resultados da equao (5.14), pelo que o melhor resultado obtido atravs
LS = 4. deste mecanismo , tambm, Ns

5.2.4

Aplicao do teorema esttico anlise no drenada da estabilidade de um talude vertical

A aplicao do teorema esttico implica o estudo do equilbrio de tenses e a garantia de que o critrio de rotura no violado. Desta forma, analisando o estado de tenso no elemento profundidade mxima h (Figura 5.5), tem-se que: v = h h = 0 (5.15) (5.16)

Captulo 5. Colapso de macios em talude v h cu h cu h v

99

Figura 5.5: Anlise atravs do teorema esttico da estabilidade de solo argiloso respondendo em condies no drenadas formando um talude vertical. Logo, hLI tal que v 2cu = 0 hLI = o que implica, portanto, que
LI Ns =2

2cu cu LI Ns =

(5.17)

(5.18)

5.2.5

Observaes

Nas seces anteriores vericou-se que, atravs do teorema cinemtico, foi possvel obter uma soluo para a profundidade a que se estima que ocorre o colapso, dada por: hLS = 4cu (5.19)

e que, atravs do teorema esttico, esta profundidade hLI = 2cu (5.20)

Dada a origem de cada uma destas solues pode concluir-se que 4cu 2cu = hLI hEX hLS = (5.21)

o que mostra, por um lado, resultados consistentes (a estimativa obtida pelo teorema esttico inferior estimativa obtida pelo teorema cinemtico) e, por outro, que as duas solues esto bastante afastadas uma da outra (uma corresponde, na realidade, ao dobro da outra). Diga-se, a este propsito, que para o problema em questo no se conhece soluo exacta. H, no entanto, solues melhores do que as apresentadas. A melhor soluo obtida atravs do teorema da regio superior com uma superfcie circular devida a Taylor (1948) (Figura 5.6):
LS Ns = 3.83, para xO = 1.41h e yO = 1.21h

(5.22)

Os melhores resultados conhecidos so devidos a Lyamin e Sloan (2002) (regio inferior) e a Pastor et al. (2009) (regio superior) e foram obtidos numericamente: 3.772 Ns 3.7776 (5.23)

100
xO O
R

Captulo 5. Colapso de macios em talude

yO

Figura 5.6: Soluo da regio superior obtida por Taylor (1948).

5.3

Talude innito; solo em condies drenadas

A ocorrncia de depsitos de vertente de espessura relativamente reduzida face sua extenso corresponde, aproximadamente, a um talude innito, conforme se esquematiza na Figura 5.7. Trata-se, assim, de um problema prtico de grande interesse e aplicao.

5.3.1

Aplicao do teorema cinemtico anlise drenada da estabilidade de um talude innito

Considere-se o talude esquematicamente representado na Figura 5.7. Sendo innito, as foras de interaco de uma fatia qualquer de largura B anulam-se, pelo que o peso a nica fora exterior aplicada. Procure-se, assim, a inclinao do talude, i, que conduz ao escorregamento do talude.
B

L
h F1 Ws w F2 i w i

Figura 5.7: Aplicao do teorema cinemtico anlise drenada de um talude innito. Atendendo a que o deslocamento w faz um ngulo com a superfcie inclinada, tem-se que a componente vertical do deslocamento y = wsen (i ) assim: We = Ws y = Wi = 0 do que resulta y = 0 (5.26) (5.25) (5.24)

O trabalho das foras exteriores igual energia dissipada que, por sua vez, nula. Fica,

Captulo 5. Colapso de macios em talude

101

o que conduz a sen (i ) = 0 ea iLS = (5.28) (5.27)

Tem-se, assim, que de acordo com o teorema cinemtico, o ngulo de inclinao do talude para o qual este escorrega igual ao ngulo de resistncia ao corte do solo.

5.3.2

Aplicao do teorema esttico anlise drenada da estabilidade de um talude innito

Analise-se, agora, o mesmo problema atravs do teorema esttico. Considere-se, para isso, uma fatia do talude com largura B (Figura 5.8). O peso da fatia Ws = hB = hL cos i (5.29)

L
h F1 Ws F2 i

T N

Figura 5.8: Aplicao do teorema esttico anlise drenada de um talude innito. Sendo N a fora normal superfcie inclinada, vem N = Ws cos i = hL cos2 i pelo que a tenso efectiva normal
n = h cos2 i

(5.30)

(5.31)

A fora T , tangencial T = Ws sen i = hLsen i cos i pelo que n = hsen i cos i Das equaes (5.31) e (5.33) tira-se que
n /n = tg i

(5.32)

(5.33)

(5.34)

102

Captulo 5. Colapso de macios em talude

e, por outro lado, a vericao do critrio de rotura exige que, no mximo,


n /n = tg

(5.35)

pelo que: iLI = (5.36)

5.3.3

Aplicao do mtodo de equilbrio limite anlise drenada da esta bilidade de um talude innito

Aplicando o mtodo de equilbrio limite (Figura 5.9), tem-se que o equilbrio de foras exige que:

L
h F1 Ws Ws F2 i i

T N

T N
Figura 5.9: Aplicao do mtodo de equilbrio limite anlise drenada de um talude innito.

N T pelo que

= Ws cos i = Ws sen i

(5.37) (5.38)

N = Ws cos i = Bh cos i = (L cos ih ) cos i = hL cos2 i e T = Ws sen i = hL cos i sen i O valor mximo de T N tg , pelo que, nesta hiptese: T = hL cos i sen i = hL cos2 i tg de onde resulta que tg i = tg ou seja, iEL =

(5.39)

(5.40)

(5.41)

(5.42)

(5.43)

Captulo 5. Colapso de macios em talude

103

5.3.4

Observaes

Os resultados obtidos aplicando o teorema cinemtico e o teorema esttico coincidem entre si (e tambm com o resultado obtido pelo mtodo de equilbrio limite). A coincidncia das solues obtidas por anlise limite signica que foi encontrada a soluo exacta, pelo que o ngulo de inclinao do talude innito que o conduz ao escorregamento : iEX = (5.44)

interessante vericar que este resultado depende apenas do ngulo de resistncia ao corte e , portanto, independente da altura da camada h e do peso volmico . Poderia igualmente constatar-se que anlises semelhantes que considerassem o talude to talmente submerso conduziriam igualmente ao referido resultado.

5.4

Talude innito; solo em condies no drenadas

Considera-se agora o caso de talude innito de solo com espessura h, peso volmico e resistncia no drenada cu .

5.4.1

Aplicao do mtodo de equilbrio limite anlise no drenada da estabilidade de um talude innito

Aplicando o mtodo de equilbrio limite (Figura 5.10), tem-se que, sendo a fora T dada pela expresso T = hL cos i sen i (5.45)

L
h cu F1 Ws Ws F2 i i

T N

T N
Figura 5.10: Aplicao do mtodo de equilbrio limite anlise no drenada de um talude innito. e o valor mximo desta fora dado por T = cu L (5.46)

104

Captulo 5. Colapso de macios em talude

se tem que, multiplicando ambas as equaes por 2: 2hL cos i sen i = 2cu L o que conduz a h sen 2i = 2cu ea iEL = 1 2cu arcsen 2 h (5.48) (5.47)

que corresponde inclinao do talude, obtida por equilbrio limite, que implica o escorrega mento deste.

5.4.2

Aplicao do teorema cinemtico anlise no drenada da estabili dade de um talude innito

Aplique-se agora o teorema cinemtico ao mesmo problema. A Figura 5.11 mostra o mecanismo adoptado.
B

L
h cu F1 Ws w F2 i w i

Figura 5.11: Aplicao do teorema cinemtico anlise no drenada de um talude innito. A componente vertical do deslocamento, y y = wsen i e o peso do solo Ws = hL cos i O trabalho das foras exteriores We = Ws y = hL cos i w sen i e o trabalho das tenses internas Wi = cu L w Igualando os dois, obtm-se hL cos i w sen i = cu Lw (5.53) (5.52) (5.51) (5.50) (5.49)

Captulo 5. Colapso de macios em talude

105

ou seja, 2 cos i sen i = e

2cu h

(5.54)

1 2cu iLS = arcsen 2 h

(5.55)

5.4.3

Aplicao do teorema esttico anlise no drenada da estabilidade de um talude innito

A partir da Figura 5.12 e do que se viu anteriormente a propsito da anlise drenada, as tenses totais normal e tangencial so dadas por:
B

L
F1 i Ws h F2

cu n i

T N

Figura 5.12: Aplicao do teorema esttico anlise no drenada de um talude innito.

n = h cos2 i n = hsen i cos i Aplicando o critrio de rotura, tem-se que, no mximo, n igual a cu , pelo que: n = hsen i cos i = cu Dado que n /n = tg i ca n /n = o que conduz a: cu = tg i h cos2 i

(5.56) (5.57)

(5.58)

(5.59)

1 2cu iLI = arcsen 2 h

(5.60)

5.4.4

Observaes

Viu-se que as estimativas da inclinao do talude innito em condies no drenadas so idnticas usando os dois teoremas da anlise limite (e, igualmente, usando o mtodo de equilbrio limite).

106 A soluo exacta cou, portanto, encontrada:

Captulo 5. Colapso de macios em talude

1 2cu iEX = arcsen 2 h

(5.61)

5.5

Talude innito; condies drenadas: percolao paralela ao talude (EL)

Considere-se agora que um talude innito de altura h de um material com peso volmico (saturado) e ngulo de resistncia ao corte est sujeito a um regime de percolao per manente, paralela ao talude, de inclinao i (Figura 5.13). Qual a inclinao i que o conduz ao colapso?
B

L
T uP /w P zP z=0 Ws h T N = N + U i Ws i U N N = N + U

h co si

Figura 5.13: Aplicao do mtodo de equilbrio limite anlise drenada de um talude innito com percolao paralela ao talude. Resolvendo o problema atravs do mtodo do equilbrio limite, tem-se que, na fatia de largura B : N = hL cos2 i e a fora U (impulso) na base da fatia : U = uL = w h cos2 i L Haver escorregamento se a fora T aplicada, N tg i, igualar a resistncia N tg : T = N tg i = N tg pelo que N tg i = (N U )tg e tg i = tg 1 ou seja tg i = tg (1 w / ) (5.67) U N (5.65) (5.64) (5.63) (5.62)

(5.66)

Captulo 5. Colapso de macios em talude

107

para percolao paralela ao talude cerca de metade da que se obteve para talude seco ou totalmente submerso.

Atendendo a que w / 1/2, tem-se que a inclinao i a que corresponde o escorregamento

5.6

Talude com geometria genrica; condies no drenadas (EL)

5.6.1

Anlise por equilbrio limite de superfcie circular

Considere-se o talude com a geometria que se indica na Figura 5.14 e analise-se a superfcie circular a representada.
xW s
O

r A cu

Ws B

Figura 5.14: Aplicao do mtodo de equilbrio limite anlise no drenada de um talude com geometria genrica com superfcie de escorregamento circular. Aplicando o mtodo do equilbrio limite, pode vericar-se que, sendo o peso do solo Ws e o seu ponto de aplicao conhecido (com brao xW s em relao a O), tem-se que o momento actuante, MS , em relao ao ponto O MS = Ws xW s (5.68)

e o momento resistente, MR , o que resulta da mobilizao das tenses de corte ao longo da superfcie de escorregamento circular. Se a resistncia no drenada for cu tem-se que MR = cu ABr sendo AB o comprimento do arco de circunferncia e r o seu raio. H escorregamento se MS = MR Ws xW s = cu ABr (5.70) (5.69)

Naturalmente que esta anlise foi feita considerando uma dada superfcie de escorrega mento. Conforme habitual nos mtodos de equilbrio limite, deve procurar-se o mecanismo (ou seja, a superfcie) que conduz menor relao entre os momentos resistentes e os actuantes.

108

Captulo 5. Colapso de macios em talude

H programas de clculo automtico que permitem testar sistematicamente diversas su perfcies com centros numa rea denida pelo utilizador e com raios variveis.

5.6.2

Mtodo de Taylor

Taylor (1948) apresentou bacos baseados no mtodo do crculo de atrito, que no abor dado neste texto, que resolve o problema atrs referido, em condies no drenadas. Apresen ta-se esses bacos na Figura 5.15.

Figura 5.15: bacos de Taylor. A Figura apresenta, do lado esquerdo, um baco para solos saturados em condies no drenadas e, do lado direiro, um baco que considera esta situao mas igualmente os casos em que o ngulo de resistncia ao corte em condies no drenadas diferente de zero. O leitor deve ignorar esta situao, que sai do mbito do texto e deve considerar apenas, neste segundo baco, o caso de ngulo nulo (ou seja, os materiais com envolvente de rotura dada por uma recta horizontal de equao = cu ). O baco permite resolver um problema de um talude em solo com resistncia no drenada cu , peso volmico , altura H , inclinao i com a horizontal e estrato rgido profundidade conhecendo-se D , H , i e , determinar a resistncia no drenada que implica o colapso do talude: o valor de D e de i permitem conhecer o valor de Ns no colapso e este permite conhecer cu . Outros tipos de utilizao podem fazer-se deste baco. Note-se que para i > 54o deve usar-se o baco da direita. Note-se tambm que o mtodo de Taylor fornece j resultados para o crculo crtico, podendo dele retirar-se ainda informaes relativas sua localizao. D H . O nmero de estabilidade Ns cu /H . A utilizao deste baco permite, por exemplo,

Captulo 5. Colapso de macios em talude

109

5.7
5.7.1

Talude com geometria genrica; condies drenadas (EL)


Os mtodos de fatias

O problema correspondente a este em condies no drenadas foi analisado de forma rela tivamente simples na seco 5.6.1. A simplicidade dessa anlise foi possvel pelo facto de as tenses tangenciais serem conhecidas (e iguais a cu ). Em situao drenada, no entanto, o pro blema substancialmente mais complicado, pelo facto de as tenses tangenciais dependerem agora do valor da tenso normal transmitida em cada ponto da superfcie circular, atravs da equao = tg = ( u)tg mas o valor de no pode ser determinado com facilidade. Assim, o procedimento adoptado habitualmente recorre a mtodos de fatias, isto , a mtodos em que a massa potencialmente instvel dividida em fatias, da forma indicada na Figura 5.16. Procede-se, ento ao estudo do equilbrio das fatias e considera-se, nalmente, o somatrio das contribuies das vrias fatias.
O r A Ws yF B N T T N U F Ws

(5.71)

Figura 5.16: Mtodos de fatias. Verica-se, assim, que as foras actuantes em cada fatia so: Ws ; N ; U ; T ; F1 ; F2 , tendo Ws , N e T o signicado indicado na Figura, sendo U a resultante na base da fatia das presses da gua e sendo F1 e F2 as foras de interaco, com resultante F , inclinao e actuando altura yF . As foras Ws e U tm valor, direco e ponto de aplicao conhecidos; as foras T e N tm apenas direco e ponto de aplicao conhecidos; h, portanto, 5 incgnitas: T , N , F , yF e . Seria possvel escrever 3 equaes de equilbrio e ainda atender a que: T = (N U )tg origem aos diferentes mtodos. (5.72)

pelo que necessrio fazer pelo menos uma simplicao: as diferentes simplicaes do

110

Captulo 5. Colapso de macios em talude

Tal como se fez para o caso do talude com superfcie circular em condies no drenadas, apresenta-se, separadamente, o clculo do momento actuante e do momento resistente. Dado que se procedeu diviso em fatias, estes momentos tm agora a forma de somatrios. O momento actuante dado por: MS = Ws r sen (5.73)

o que, no fundo, corresponde ao clculo do momento dado pela equao (5.68) considerando a diviso em fatias. O momento resistente : MR = T r = (N U )tg r em que o problema est na determinao de N . Os diferentes mtodos de fatias diferem entre si na forma como consideram o clculo de N , ou seja, na hiptese simplicativa que adoptam para permitir o clculo de N . Neste texto estudam-se apenas dois mtodos: o Mtodo de Fellenius; o Mtodo de Bishop simplicado. (5.74)

5.7.2

Mtodo de Fellenius

O mtodo de Fellenius o mais simples dos mtodos de fatias e considera a hiptese simplicativa F =0 Tal signica que N dado por N = Ws cos pelo que a equao (5.74) ca: MR = T r = (N U )tg r = (Ws cos u)tg r (5.77) (5.76) (5.75)

A aplicao do mtodo de Fellenius implica, portanto, a utilizao da equao (5.73) para determinao do momento actuante (que uma expresso genrica) e da equao (5.77) para o clculo do momento resistente. Estima-se que ocorrer colapso se o primeiro for superior ao segundo. A aplicao destas equaes pode fazer-se com facilidade atravs de uma tabela, como a que se apresenta no Quadro 5.1, que pode ser adaptada a uma folha de clculo para maior facilidade de utilizao. Refere-se, nalmente, que apesar de o mtodo de Fellenius ser especialmente adaptado para a sua utilizao em condies drenadas, nada impede a sua utilizao em condies no

Captulo 5. Colapso de macios em talude

111

Tabela 5.1: Quadro para utilizao do mtodo de Fellenius.


Fatia 1 2 ... A (m2 ) Ws (kN/m) (o ) Ws sen (kN/m) u (kPa) (m) (Ws cos u)tg (kN/m)

drenadas. O que acontece, simplesmente, que a sua diviso em fatias no necessria, como no caso de condies drenadas, a no ser como uma forma expedita de determinao do momento actuante. Em qualquer caso, ca: MS = Ws r sen MR = T r = cu r resultando, assim, na metodologia apresentada na seco 5.6.1.

5.7.3

Mtodo de Bishop simplicado

A hiptese simplicativa adoptada no mtodo de Bishop Simplicado : Fv = 0 ( = 0) De acordo com esta hiptese, fazendo equilbrio de foras verticais vem: T sen + N cos = Ws o que conduz a N = (Ws T sen )/ cos Substituindo esta equao na equao (5.72) ca: T = (N U )tg = ((Ws T sen )/ cos U ) tg que, resolvendo em ordem a T , resulta em: T = (Ws / cos u)tg 1 + tg tg (5.82) (5.81) (5.80) (5.79) (5.78)

Os momentos resistentes cam, portanto: MR = T r = (Ws / cos u)tg r 1 + tg tg (5.83)

Tal como no caso do mtodo de Fellenius, esta equao pode ser aplicada em condies

112

Captulo 5. Colapso de macios em talude

no drenadas, fazendo as adaptaes necessrias, concluindo-se no entanto que o resultado equivalente ao dado pela equao (5.69). Um Quadro semelhante ao 5.1 pode ser adoptado, com as devidas adaptaes, ao clculo de taludes atravs do mtodo de Bishop simplicado.

5.7.4

Observaes

Faz-se ainda notar que os mtodos de fatias, sendo mtodos de equilbrio limite, devem ser usados procurando o crculo de deslizamento que conduz menor relao entre os momen tos resistentes e os momentos actuantes. Ocorrer, portanto, colapso, se estes igualarem os primeiros. Conforme se referiu, esto disponveis programas de clculo automtico que permitem testar diversos crculos, com posies de centros e valores de raios que podem ser controlados pelo utilizador.

Parte IV

Vericao da segurana

113

Captulo 6

Vericao da segurana em relao aos estados limites ltimos. O Eurocdigo 7


6.1 Introduo

Viu-se nos captulos anteriores a determinao de cargas de colapso de estruturas geo tcnicas simples. Ter-se-, portanto, colapso se, naquelas estruturas, as aces igualarem as resistncias. Naturalmente que a vericao da segurana implica que as aces sejam inferiores resis tncia com uma margem adequada. A adopo da margem adequada faz-se, tradicionalmente, recorrendo noo de coeciente de segurana global e, actualmente, com a utilizao do Eu rocdigo 7 no Projecto Geotcnico, atravs da metodologia que recorre aos coecientes de segurana parciais. A noo de coeciente de segurana global a forma como, tradicionalmente, a vericao da segurana no projecto geotcnico era realizada. A sua utilizao, conceptualmente, bastante simples: determinada uma resistncia, R e dene-se aco admissvel, Aadm como Aadm = R FS (6.1)

em que F S o coeciente de segurana global com um valor que depende do tipo de obra e da vericao da segurana em causa mas que pode variar entre 1.5 e cerca de 3. , portanto, vericada a segurana garantindo que a aco efectivamente actuante, A, inferior ou igual a Aadm . Este procedimento, apesar de ainda em prtica em alguns meios, est em substituio pela adopo dos coecientes de segurana parciais, que a metodologia proposta pelo Euroc digo 7. 115

116

Captulo 6. Vericao da segurana em relao aos estados limites ltimos. O EC7

De acordo com esta metodologia, com base em coecientes parciais que afectam (reduzem) os parmetros de resistncia e (ou), eventualmente, as prprias resistncias, determinada uma resistncia de clculo, Rd . De forma anloga, com base em coecientes de segurana parciais que afectam (majoram) as aces, determinada uma aco de clculo, Ad . A segurana ca vericada se Ad Rd (6.2)

em relao a este ltimo procedimento, que recorre aos coecientes de segurana parciais, que se far referncia neste texto. Muito do que se refere , no entanto, aplicvel a uma losoa de segurana com base em coecientes de segurana globais.

6.2

Os estados limites

O Eurocdigo 7 prev os seguintes estados limites: EQU Perda de equilbrio da estrutura ou do terreno; a resistncia do terreno e da estrutura no so relevantes. STR Rotura ou deformao excessiva de elementos estruturais; a resistncia dos ele mentos estruturais relevante. GEO Rotura ou deformao excessiva do terreno; a resistncia do terreno relevante. UPL Perda de equilbrio da estrutura ou do terreno devido a subpresses ou outras aces verticais. HYD Instabilidade hidrulica (eroso interna; piping). Conforme, se referiu, a segurana introduzida atravs de coecientes parciais de segu rana: nas aces (A), majorando-as; nas propriedades dos materiais (M), minorando-as; nas resistncias (R), minorando-as. Para cada um dos estados limites apresentados o Eurocdigo 7 prev valores (ou combina es de valores) de coecientes de segurana parciais adequados.

6.3

Os estados STR e GEO

Os estados STR e GEO (em especial o GEO) so os mais habitualmente usados no projecto geotcnico. O Eurocdigo 7 prev para estes estados limites 3 abordagens de clculo, que so

Captulo 6. Vericao da segurana em relao aos estados limites ltimos. O EC7

117

3 formas de vericar a segurana, combinando diferentes valores dos coecientes de segurana parciais. Para as estruturas que so abordadas neste texto (taludes, estruturas de suporte e funda es superciais) as abordagens de clculo so: AC1: Combinao 1: A1 + M1 + R1 Combinao 2: A2 + M2 + R1 AC2: A1 + M1 + R2 AC3: (A1 ou A2) + M2 + R3 em que + tem o signicado de combinado com e em que A1, A2, M1, etc, so conjuntos diferentes de coecientes de segurana para as aces (A), para as propriedades dos materiais (M) e para as resistncias (R). Cada pas pode denir uma destas abordagens de clculo para usar internamente; Portugal adoptou a abordagem de clculo 1 (AC1). No caso da abordagem de clculo 1 a combinao 2 normalmente condicionante quando o que est em causa a vericao geotcnica (que implica a denio da geometria) e a combinao 1 quando o que est em causa o dimensionamento estrutural. Os coecientes parciais das aces (A) so os seguintes: G aplicado s cargas permanentes (favorveis ou desfavorveis); Q aplicado s cargas variveis (favorveis ou desfavorveis). Apresenta-se no Quadro 6.1 os valores dos coecientes de segurana parciais aplicveis s aces para os estados limites STR e GEO e, no Quadro 6.2, os valores dos coecientes de segurana parciais aplicveis s propriedades resistentes dos materiais. Tabela 6.1: Valores dos coecientes de segurana parciais aplicveis s aces, nos estados limites GEO e STR.
Coeciente G G Q Q tipo desfavorvel favorvel desfavorvel favorvel A1 1.35 1.00 1.50 0 A2 1.00 1.00 1.30 0

Refere-se ainda que Portugal inseriu no seu Anexo Nacional uma indicao de que sempre que a ocorrncia de estados limites de utilizao nas estruturas ou nas infra-estruturas situadas num talude natural ou na sua vizinhana seja evitada atravs da limitao da resistncia ao

118

Captulo 6. Vericao da segurana em relao aos estados limites ltimos. O EC7

Tabela 6.2: Valores dos coecientes de segurana parciais aplicveis s propriedades dos ma teriais, nos estados limites GEO e STR.
Coeciente c cu M1 1.00 1.00 1.00 M2 1.25 1.25 1.40

corte do terreno mobilizada, devem ser adoptados, na vericao da estabilidade global do talude para a Combinao 2 os seguintes valores dos coecientes de segurana parciais para os parmetros do terreno: = c = cu = 1.5. Os coecientes de segurana aplicveis s resistncias dependem do tipo de estrutura e da vericao em causa. Os valores destes coecientes de segurana apresentam-se no Quadro 6.3.

Tabela 6.3: Valores dos coecientes de segurana parciais aplicveis s resistncias nos estados limites GEO e STR.
Estrutura Talude Fundao superf./Estrut. suporte Fundao superf./Estrut. suporte Estrut. suporte Resistncia terreno Resist. vert. Deslizamento terreno Coeciente R;e R;v R;h R;e R1 1.00 1.00 1.00 1.00 R2 1.10 1.40 1.10 1.40 R3 1.00 1.00 1.00 1.00

As aces so, assim, majoradas com os coecientes G e Q : Ad = G AG + Q AQ as propriedades resistentes so minoradas com os coecientes , c ou cu : d = arctg c d = cud tg (6.4) (6.3)

c c cu = cu

(6.5) (6.6)

e as resistncias so minoradas com os coecientes R : Rd = R/R (6.7)

Captulo 6. Vericao da segurana em relao aos estados limites ltimos. O EC7

119

6.4

O estado EQU

Conforme referido, no estado EQU a resistncia do terreno e da estrutura no so relevan tes. Trata-se, simplesmente, de uma vericao de equilbrio da estrutura em que h aces que tendem a causar a desestabilizao (ou instabilizao) e outras que tendem a causar a estabilizao. Os coecientes de segurana parciais so os indicados no Quadro 6.4 e os coecientes aplicados s propriedades dos materiais so os do Quadro 6.5. Tabela 6.4: Valores dos coecientes de segurana parciais aplicveis s aces, no estado limite EQU.
Coeciente G;dst G;stb Q;dst Q;stb Aco desfavorvel favorvel desfavorvel favorvel Valor 1.10 0.90 1.50 0

Tabela 6.5: Valores dos coecientes de segurana parciais aplicveis s propriedades dos ma teriais, no estado limite EQU.
Coeciente c cu Valor 1.25 1.25 1.40

A vericao que deve ser feita : Adst;d Astb;d estabilizante. (6.8)

em que Adst;d o valor de clculo da aco instabilizante e Astb;d o valor de clculo da aco

6.5

Os estados UPL e HYD

Os estados UPL e HYD no so abordados neste texto. A consulta do Eurocdigo 7 permitir conhecer os valores dos coecientes de segurana e aplic-los aos casos em que estes estados possam ser relevantes, no apresentando diculdade signicativa.

120

Captulo 6. Vericao da segurana em relao aos estados limites ltimos. O EC7

Captulo 7

Vericao da segurana em relao estabilidade de taludes. Estabilizao de taludes


Parte do captulo baseado em Guedes de Melo (1993).

7.1

Instabilizao de taludes

Os taludes, sejam eles naturais, de escavao ou de aterro, quando so sujeitos a alteraes das condies de servio (por exemplo a alterao da sua geometria, das solicitaes aplica das, do nvel de gua no solo, etc.) podem instabilizar. Esta instabilizao traduz-se pelo movimento de uma massa do macio, no sentido descendente, no qual a gravidade desenpenha o papel de principal motor. Este fenmeno pode envolver pequenos ou grandes volumes do macio, limitados por superfcies mais ou menos profundas. Os movimentos podem ser classicados em funo da velocidade: desmoronamento: extremamente rpido (>3 m/s); muito rpido (0.3 m/min a 3 m/s); escorregamento: rpido (1.5 m/dia a 0.3 m/dia); moderado (1.5 m/ms a 1.5 m/dia); uimento: lento (1.5 m/ano a 1.5 m/ms); 121

122

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

muito lento (0.06 m/ano a 1.5 m/ano); extremamente lento (<0.06 m/ano). Os desmoronamentos esto em geral associados queda de blocos rochosos, motivada pela orientao desfavorvel das descontinuidades existentes no macio nas quais se verica uma sucessiva diminuio da resistncia ao corte, motivada por processos de meteorizao ou na aco da vegetao (Figura 7.1(a)).

Figura 7.1: Exemplos de desmoronamentos. Outra situao que pode levar ao desmoronamento aquela em que a falsia de material rochoso repousa sobre um meio mais deformvel (Figura 7.1(b)) ou ainda por eroso diferencial numa falsia. Neste caso, a eroso de estratos inferiores pode deixar os estratos superiores em consola, originando assim a sua queda (Figura 7.1(c)). Os escorregamentos so movimentos relativamente rpidos de massas de terreno, em regra bem denidas quando ao seu volume, cuja durao , na maioria dos casos, curta. O movi mento ocorre em geral em solos ou ao longo de descontinuidades de macios rochosos, podendo ser do tipo rotacional (associado a superfcie de deslizamento curva (Figura 7.2(a)) ou planar (associado a uma superfcie de deslizamento plana (Figura 7.2(b)). Os escorregamentos rotacionais ocorrem em taludes onde no existam anisotropias mar cadas e em macios rochosos fracturados de forma aleatria. Os escorregamentos planares

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

123

Figura 7.2: Exemplos de escorregamentos. ocorrem em terrenos com anisotropias marcadas, nos quais as superfcies de instabilizao so condicionadas pela existncia de planos de menor resistncia que a do material sobreja cente. Este tipo de movimento pode ocorrer em taludes de inclinao relativamente suave e geralmente extenso, podendo atingir centenas ou milhares de metros. Para alm do tipo de movimento, os escorregamentos podem tambm ser classicados de acordo com a mxima profundidade atingida pela superfcie de deslizamento, podendo assim ser superciais (profundidade < 1.5 m), pouco profundos (1.5 a 5 m), profundos (5 a 20 m) e muito profundos (profundidade > 20 m). Os uimentos so movimentos lentos e contnuos que ocorrem principalmente em taludes naturais de solo. Podem envolver grandes massas de solo sem que, contudo, seja possvel denir a superfcie de rotura, assemelhando-se o seu mecanismo de deformao ao de um lquido muito viscoso).

7.2

Causas da instabilizao de taludes

A instabilizao de um talude pode ser determinada por causas externas (isto , associada a aces actuando exteriormente ao talude), a causas internas (associada a aces actuando no interior do prprio talude) ou a causas intermdias (associadas a aces exteriores ao macio que desencadeiam mecanismos de instabilizao actuando no seu interior).

124

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

Figura 7.3: Exemplo de uimento. Nas causas externas esto includas as seguintes: aumento da inclinao dos taludes, por escavao ou por eroso provocada pela gua ou pelo vento; aumento da altura do talude, atravs da escavao no p ou aterro na crista; aplicao de sobrecargas no talude, em particular na sua parte superior; variao sazonal da temperatura e humidade, podendo conduzir abertura de fendas superciais de retraco no solo, que favorecem a inltrao de gua nos terrenos; abalos ssmicos ou vibraes induzidas nos terrenos; eroso supercial do terreno, favorecendo a inltrao de gua; efeito da vegetao no talude que constitui uma sobrecarga e causa uma perda de resis tncia quando se d o apodrecimento de razes.

Nas causas internas esto includas: aumento das presses intersticiais, com a consequente reduo da resistncia ao corte; aumento das tenses de origem tectnica. Nas causas intermdias esto includos os efeitos de: rebaixamento rpido do nvel das guas exteriores; eroso interna, provocada pela circulao de gua no interior do talude; liquefaco do solo.

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

125

7.3
7.3.1

Mtodos de anlise e vericao da segurana


Vericao da segurana com base em coecientes parciais

Os mtodos de anlise da estabilidade de taludes foram j apresentados no Captulo 5. Os princpios de vericao da segurana baseados no Eurocdigo 7, que se viram no Captulo 6, recorrendo a coecientes de segurana parciais, podem aplicar-se a quaisquer dos mtodos e casos de anlise ento referidos. Exemplica-se esta aplicao com o caso ilustrado pela Figura 7.4. Trata-se de um talude de solo argiloso, respondendo em condies no drenadas, pretendendo-se vericar a segurana para o crculo de escorregamento representado na Figura.

xQ xW s
O

q A

r C

Ws B

Figura 7.4: Vericao da segurana de taludes

Exemplicando a aplicao dos princpios referidos, o momento actuante de clculo, MSd calculado atravs de: MSd = G Ws xW s + Q qACxQ sendo os coecientes de segurana G e Q obtidos a partir do Quadro 6.1. O valor de clculo da resistncia (neste caso, a resistncia no drenada) determinado atravs de: cud = cu /cu em que o coeciente parcial cu obtido a partir do Quadro 6.2. O valor de clculo do momento resistente , portanto: MRd = cud AB r/R;e sendo R;e o coeciente de segurana parcial obtido do Quadro 6.3. (7.3) (7.2) (7.1)

126

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

7.3.2

Vericao da segurana com base no coeciente global

A vericao da segurana com base na noo de coeciente de segurana global passaria pela determinao de um momento admissvel dado por Madm = MR FS (7.4)

em que F S o coeciente de segurana global e MR o momento resistente, dado por: MR = cu AB r A segurana seria vericada atravs do controlo da veracidade da inequao MS Madm (7.6) (7.5)

Equivalente a este procedimento seria o clculo do valor do coeciente de segurana do talude e da comparao desse coeciente com um valor mnimo: FS = MR F Smin MS (7.7)

A denio de coeciente de segurana subjacente s equaes anteriores tem, no caso do mtodo de Fellenius a forma: FS = (Ws cos u)tg r MR = MS Ws sen r (7.8)

e, no caso do mtodo de Bishop Simplicado


cos u)tg r (Ws / MR 1+tg tg FS = = MS Ws sen r

(7.9)

Acontece, no entanto, que no caso dos taludes, era prtica corrente a denio do coeci ente de segurana global no propriamente como a relao entre a aco resistente e a aco actuante mas sim como um factor de reduo das propriedades resistentes. Os programas de clculo automtico a que se fez referncia no Captulo 5 usam, de facto esta denio de coeciente de segurana global. No caso do mtodo de Fellenius, essa denio implicava a forma: 1= (Ws cos u)tg /F S r Ws sen r (7.10)

que, na realidade, equivalente expressa pela equao (7.8), que lhe matematicamente equivalente.

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

127

No caso do mtodo de Bishop simplicado, no entanto, tal denio implica que: 1=


/ cos u)tg /F S r (Ws 1+tg tg /F S

Ws sen r

(7.11)

que, como se pode ver, no matematicamente equivalente equao (7.9). A consequncia prtica mais relevante desta diferena (para alm de os valores dos coecien tes denidos de um outro modo serem diferentes) o facto de a determinao do coeciente F S a partir da equao (7.11) implicar a adopo de um procedimento interativo (habitualmente associado ao mtodo de Bishop), ao passo que a partir da equao (7.9) a sua determinao seria imediata.

7.4

Tcnicas de estabilizao de taludes

Uma vez detectada uma potencial situao de instabilizao num talude e quanticado o coeciente de segurana a ela associado necessrio conceber e dimensionar uma soluo de estabilizao que permita evitar o seu escorregamento ou travar o movimento, aumento o nvel de segurana. As tcnicas de estabilizao de taludes podem ser englobadas em cinco grupos: alterao da geometria do talude, drenagem, reforo com incluses, construo de estruturas de suporte e colocao de recobrimento vegetal.

7.4.1

Alterao da geometria do talude

A alterao da geometria de um talude, atravs da execuo de aterros e (ou) escavaes , em muitos casos, a forma mais ecaz de aumentar a estabilidade, em particular nos casos em que as superfcies de deslizamento estiverem localizadas a elevada profundidade. A forma de actuao mais directa consiste em remover o solo instabilizado, com eventual substituio por outro com melhores caractersticas mecnicas. Nos casos em que tal no possvel a alterao da geometria pode consistir na reduo da inclinao mdia do talude, removendo material do topo da zona instvel e colocando-o no p do talude (ver Figura 7.5).

Figura 7.5: Estabilizao de um talude atravs da alterao da sua geometria.

128

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

7.4.2

Drenagem

A aco da gua sobre um talude constitui normalmente um factor instabilizador, quer pe los efeitos erosivos quer pela diminuio na resistncia ao corte quando aumentam as presses intersticiais no interior. A gua supercial deve ser intersectada e desviada por forma a diminuir os efeitos da eroso supercial e reduzir o volume de gua inltrada no talude. A interseco do escoa mento conseguida com sistemas de reteno e captao de gua constitudos por valetas, que poero ser simplesmente abertas no terreno natural, preenchidas por materiais granulares ou revestidas por beto, por vezes com elementos pr-fabricados (Figura 7.6).

Figura 7.6: Seco tipo de uma valeta revestida com beto As valas (Figura 7.7) e os contrafortes drenantes (Figura 7.8) so aplicveis em taludes com superfcie fretica relativamente prxima da superfcie do terreno, pretendendo rebaixar a referida superfcie fretica. Os contrafortes drenantes, podendo ser levados a profundidades re lativamente elevadas, podero intersectar potenciais superfcies de deslizamento, aumentando assim a resistncia ao corte.

Figura 7.7: Seco tipo de uma vala drenante. As mscaras drenantes so dispositivos de drenagem aplicveis quando a gua emerge superfcie do terreno, sendo constitudas por uma cobertura de material drenante, colocada sobre o talude, com espessura crescente do topo para a base e com interposio de um elemento ltrante sempre que julgado conveniente (Figura 7.9). As guas emergentes captadas pelo sistema so recolhidas em colector colocado no p e so conduzidas a um exutor natural. Para alm do efeito drenante, a mscara constitui um sobrecarga no p do talude, funcionando como um elemento estabilizador e como uma proteco do terreno natural contra o ravinamento. Os drenos sub-horizontais (Figura 7.10) so utilizados em taludes com o objectivo de re

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

129

Figura 7.8: Estabilizao de um talude com contrafortes drenantes.

Figura 7.9: Mscara drenante. baixarem a superfcie fretica quando esta se encontra a uma profundidade no acessvel por qualquer outra tcnica de drenagem, permitindo actuar sobre massas de solo relativamente importantes, apesar do raio de aco de cada dreno ser limitado quando aplicado em terrenos relativamente pouco permeveis. So constitudos por furos com 10 a 12 cm de dimetro, aber tos no talude com uma orientao aproximadamente horizontal mas permitindo o escoamento gravtico das guas. Para evitar o seu colapso so colocados no interior dos furos tubos de ao ou PVC, perfurados em vrios metros na sua extremidade de montante. A estabilidade de um talude pode ser melhorada atravs da abertura de uma galeria de pequenas dimenses, que assegura a drenagem profunda do talude. Representa, no entanto, um investimento bastante elevado, estando por isso a sua aplicao limitada a obras importantes ou de grande porte. Normalmente no so utilizadas em obras recentes mas sim como medida correctiva das j existentes.

7.4.3

Reforo com incluses

A estabilizao de taludes pode ser conseguida recorrendo ao reforo dos solos pela in troduo de incluses, que se traduz numa melhoria do comportamento global do conjunto solo-incluses. O efeito , assim, essencialmente estrutural, podendo ser realizado com pre gagens (Figura 7.11), ancoragens (Figuras 7.12 e 7.13), estacas (Figura 7.14) e micro-estacas (Figura 7.15).

130

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

Figura 7.10: Estabilizao de um talude com drenos sub-horizontais.

7.4.4

Construo de estruturas de suporte

O reforo da estabilidade de um talude pode ser conseguido com o aumento da fora resistente no p do talude atravs da colocao de uma estrutura de suporte (Figuras 7.16 e 7.17). Esta estrutura dever estar fundada abaixo das superfcies crticas e num estrado com boas caractersticas de resistncia, que permita a mobilizao de uma reaco ecaz s solicitaes. indispensvel que nestas estruturas seja instalado um eciente sistema de drenagem, uma vez que a gua atravs da diminuio da resistncia ao corte que provoca (por aumento das presses intersticiais) e pelo signicativo aumento dos impulsos por acumulao

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

131

Figura 7.11: Estabilizao de um talude com pregagens

Figura 7.12: Estabilizao de um talude com ancoragens

Figura 7.13: Estabilizao de um talude com ancoragens associadas a revestimento contnuo de beto no tardoz da estrutura constitui um importante elemento instabilizador.

7.4.5

Colocao de recobrimento vegetal

O recobrimento vegetal dos taludes normalmente realizado com o objectivo de fornecer uma proteco supercial contra a eroso. No entanto, os seus efeitos bencos podem ser bastante mais alargados. As folhas das plantas, interceptando a gua das chuvas, reduzem por absoro e evaporao a quantidade de gua que atinge o talude. Por outro lado, as razes, fazendo diminuir o teor em gua no solo, aumentam a sua resistncia ao corte. As plantas

132

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

Figura 7.14: Estabilizao de um talude com estacas

Figura 7.15: Estabilizao de um talude com micro-estacas

Figura 7.16: Estabilizao de um talude com um muro de suporte gravidade. de grande porte podem ainda ter uma contribuio mecnica para a estabilidade, atravs das suas razes (Figura 7.18). A presena de vegetao pode, no entanto, ter efeitos negativos, devido secagem super cial do terreno, dando origem abertura de fendas que aumenta a capacidade de inltrao da hua. Por outro lado, funciona como sobrecarga, podendo o seu efeito no ser desprezvel, principalmente em zonas densamente arborizadas.

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

133

Figura 7.17: Estabilizao de um talude com uma estrutura de suporte ancorada.

Figura 7.18: Efeito de ancoragem das raizes de uma rvore.

134

Captulo 7. Vericao da segurana de taludes. Estabilizao de taludes

Captulo 8

Vericao da segurana de fundaes superciais


8.1 Tipos e funes

As fundaes, assegurando a ligao de qualquer estrutura ao terreno, so elementos funda mentais na estabilidade daquelas. A forma como se d a transmisso depende da geometria da fundao, sendo os vrios tipos de fundao determinados pelas diferenas da sua geometria. A caracterizao de uma fundao pode ser realizada, num caso simples, atravs da menor dimenso em planta, B e da profundidade da base da fundao, D (Figura 8.1).
ELEMENTO DE FUNDAO D B

Figura 8.1: Representao esquemtica de uma fundao supercial. Desta forma, corrente dividir as fundaes em trs tipos: fundaes superciais ou directas (D < 4B ); fundaes semi-profundas (4B < D < 10B ); fundaes profundas ou indirectas (D > 10B ). Neste captulo tratar-se- de fundaes superciais. O caso mais corrente de fundao super dimenso em planta e L a dimenso na outra direco (Figura 8.2). cial o caso de uma sapata isolada, de dimenso B L, sendo B , conforme referido, a menor Se considerarmos o caso de um edifcio, uma situao comum ser a de fundar em elementos separados cada um dos pilares do edifcio. Se, no entanto, se vericar a proximidade dos pilares num determinado alinhamento, poder considerar-se a hiptese de realizar uma sapata 135

136

Captulo 8. Vericao da segurana de fundaes superciais

Corte

Planta

Figura 8.2: Representao esquemtica de uma sapata isolada. corrida, isto , uma sapata em que L >> B (na prtica, em que L > 10B ), tal como se mostra na Figura 8.3. Este ser o tipo de fundao que, naturalmente, ser utilizado numa estrutura de suporte ou numa parede.

Corte

Planta

Figura 8.3: Representao esquemtica de uma sapata corrida ou contnua. Voltando ao caso dos edifcios, uma outra hiptese de fundao a de ensoleiramento geral, isto , a situao em que todos os pilares so fundados numa nica laje de fundao, conforme se exemplica na Figura 8.4. Mesmo sem atender a consideraes geotcnicas, esta soluo habitualmente adoptada quando a rea em planta ocupada pela soluo de sapatas for superior a 60% da rea em planta da edicao.

8.2

Critrios de segurana

A vericao da segurana de uma fundao supercial dever passar pela considerao dos seguintes estados limites: rotura global carregamento vertical deslizamento assentamentos excessivos

Captulo 8. Vericao da segurana de fundaes superciais

137

Corte

Planta

Figura 8.4: Representao esquemtica de um ensoleiramento geral. O problema dos assentamentos excessivos no abordado neste captulo.

8.3

Rotura global

O problema da vericao da segurana em relao rotura global (Figura 8.5) analisado como a vericao da segurana de um talude. Deve ser analisada esta possibilidade sempre que seja considerada relevante. Trata-se de uma vericao que envolve a zona da obra e a sua vizinhana e tem em ateno o efeito que a obra tem nesta mas igualmente o efeito do meio envolvente no problema em estudo.

Figura 8.5: Vericao da segurana em relao rotura global

8.4

Carregamento vertical

A observao do comportamento de fundaes sujeitas a carregamento normal ao plano de fundao tem mostrado que a ocorrncia de rotura por corte do solo de fundao pode dar-se de trs modos diferentes: por rotura geral; por rotura local;

138 por punoamento.

Captulo 8. Vericao da segurana de fundaes superciais

A existncia destes trs modos de rotura est associada compressibilidade do terreno e geometria da fundao. A rotura geral caracteriza-se pela existncia de uma gura de rotura bem denida, constituda por uma superfcie contnua entre o canto da fundao e a superfcie do terreno; a rotura local ocorre demonstrando a existncia de uma zona imediatamente abaixo da fundao com plasticao e com tendncia para se prolongar at superfcie sem, no entanto, a atingir; a rotura por punoamento caracterizada pela zona muito limitada de ocorrncia de plasticao, restringindo-se apenas regio imediatamente abaixo da fundao, com desenvolvimento de superfcies de rotura verticais. Neste ltimo tipo de rotura no ocorrem indcios de plasticao superfcie do terreno, ao contrrio do que se passa com as roturas geral e local. Apesar da ntida inuncia da deformabilidade no modo como ocorre a rotura, o mtodo de avaliao da capacidade de carga de fundaes superciais mais correntemente utilizado parte do comportamento rgido-plstico, com rotura geral (ver Captulo 4). O problema da vericao da segurana em relao ao carregamento vertical (Figuras 8.6 e 8.7) pode, assim, traduzir-se pela vericao da inequao:
v V d Rd

(8.1)

v o valor de clculo da em que Vd o valor de clculo da componente vertical da aco e Rd

resistncia.
V

Figura 8.6: Vericao da segurana em relao ao carregamento vertical. Caso de carrega mento vertical e centrado.
F

Figura 8.7: Vericao da segurana em relao ao carregamento vertical e ao deslizamento. O valor de clculo da aco, Vd , determinado atravs das componentes verticais das aces permanentes e variveis VG e VQ , adequadamente majorados pelos coecientes de segurana parciais G e Q obtidos do Quadro 6.1: Vd = G VG + Q VQ (8.2)

O valor de clculo da resistncia calculado com base nos valores minorados dos parmetros resistentes (atravs dos coecientes parciais obtidos do Quadro 6.2) e reduzido do coeciente parcial R;v (Quadro 6.3).

Captulo 8. Vericao da segurana de fundaes superciais

139

A resistncia pode ser determinada atravs de formulaes de capacidade resistente como as que se apresentam na seco 4.8. A ttulo de exemplo, o valor de clculo da resistncia em condies no drenadas seria calculado, para fundao corrida e carregamento vertical e centrado, atravs de:
v =B Rd

1 BNd + c d Ncd + q Nqd /R;v 2

(8.3)

e, em condies no drenadas, seria:


v = B [(2 + )cud + q ] /R;v Rd

(8.4)

Para outras situaes, as adaptaes ao referido podem ser facilmente compreendidas pelo leitor.

8.5

Deslizamento

Quando o carregamento inclinado, para alm da vericao da segurana em relao ao carregamento vertical, h que fazer a vericao da segurana ao deslizamento:
h H d Rd + Rpd

(8.5)

em que Hd o valor de clculo da componente horizontal da aco (que, para este efeito,
h o valor de clculo da resistncia ao deslizamento no deve incluir impulsos passivos), Rd

desenvolvida na base da fundao e Rpd o valor de clculo da resistncia passiva, que pode ser desprezada. Em condies drenadas o valor de clculo da resistncia ao deslizamento na base :
h Rd = Vd tg d /R;h

(8.6)

e, em condies no drenadas:
h = A cud /R;h Rd

(8.7)

Nestas expresses os coecientes R;h devem ser obtidos do Quadro 6.3, d o valor de clculo do ngulo de atrito entre o solo e a estrutura, dado por: d = arctg e A o produto A = B L (ver Captulo 4). tg (8.8)

140

Captulo 8. Vericao da segurana de fundaes superciais

Captulo 9

Vericao da segurana de estruturas de suporte


9.1 Introduo

Considera-se, no presente texto, dois tipos de estruturas de suporte: as estruturas de suporte rgidas; as estruturas de suporte exveis. Os muros de suporte rgidos so, nos casos mais comuns, muros de alvenaria, muros de be to no armado, muros de beto armado e muros de gabies (Figura 9.1). Poder estranhar-se a incluso dos muros de gabies na categoria de estrutura de suporte rgida, sobretudo se se tiver em ateno que aqueles muros sofrem, em servio, deformaes muito signicativas. No entanto, como se ver, a expresso estrutura de suporte exvel est associada a um outro tipo de estruturas, vericando-se adicionalmente que os mesmos princpios aplicveis a estruturas de suporte como as de alvenaria, as de beto no armado ou as de beto armado, so-no tambm aos muros de gabies. igualmente comum a designao de muros gravidade para os casos dos muros de alve naria, de beto no armado e de gabies, no se incluindo nesta designao, habitualmente, os muros de beto armado. Faz-se notar que em todos os casos, no entanto, as foras grav ticas assumem um importante papel na estabilidade das estruturas. Verica-se, contudo, que no caso das estruturas de beto armado o prprio terreno , de alguma forma, envolvido na estabilidade da estrutura, ao passo que nas restantes (muros gravidade) as foras gravticas envolvidas so sobretudo as do prprio muro. Os muros de beto armado so frequentemente designados por muros em L ou em T invertido, dada a sua forma. Uma variante destes muros a dos muros de contrafortes ou de gigantes, usados para muros bastante altos (habitualmente a partir dos 8 a 10 m de altura), por razes econmicas. 141

142

11111 00000 00000 11111 00000 11111 00000 11111 00000 11111 00000 11111 00000 11111 00000 11111 00000 11111

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

(c) Muro de beto armado

1111111 0000000 0000000 1111111 0000000 1111111 0000000 1111111 0000000 1111111 0000000 1111111 0000000 1111111 0000000 1111111 0000000 1111111

(a) Muro de alvenaria

(b) Muro de beto no armado

1111 0000 0000 1111 0000 1111 0000 1111 0000 1111 0000 1111 0000 1111 0000 1111 0000 1111

(d) Muro de gabies

Figura 9.1: Muros de suporte rgidos. No caso de estruturas de suporte rgidas, os movimentos mais importantes a que es to sujeitas so, sobretudo, movimentos de corpo rgido e as presses de terras que neles se desenvolvem puderam ser determinadas por diversas teorias de clculos de impulsos. As estruturas de suporte exveis, so aquelas que experimentam em servio deformaes por exo susceptveis de condicionar a grandeza e a distribuio das presses de terras que actuam sobre elas e, logo, dos esforos para que so dimensionadas (Terzaghi, 1943). Assim, a deformabilidade da estrutura de suporte altera o diagrama de presses, o que modica os esforos e novamente as deformaes da estrutura. Nestes casos, o problema em causa de interaco solo-estrutura. Refere-se ainda que a grandeza e distribuio das presses de terras dependem, para alm da deformabilidade da cortina, das suas condies de apoio (posio e rigidez de escoras e ancoragens) e, como se ver, do estado de tenso inicial do terreno. No que respeita ao procedimento construtivo, as cortinas de conteno exveis podem ser de diversos tipos: estacas-pranchas, paredes moldadas, paredes de estacas, paredes tipo Berlim, etc. No que respeita forma como assegurada a estabilidade (e, portanto, no que respeita tambm ao tipo de dimensionamento realizado) podem ser: simplesmente encastradas, ou auto-portantes (Figura 9.2(a)); mono-apoiadas mono-ancoradas ou mono-escoradas (Figura 9.2(b)); multi-apoiadas multi-ancoradas ou multi-escoradas (Figura 9.2(c)).

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

143

(a) Auto-portante

(b) Mono-apoiada

(c) Multi-apoiada

Figura 9.2: Tipos de estruturas de suporte exveis. Em qualquer caso, uma cortina exvel normalmente uma estrutura esbelta e, por isso, funcionando sobretudo exo. As vericaes de segurana fundamentais so, nas estruturas de suporte, s vericaes: rotura global; a movimentos excessivos; nos muros gravidade e em L: ao deslizamento; ao carregamento vertical; ao derrubamento nas paredes de conteno (estruturas exveis): rotao e (ou) translao da estrutura por perda de equilbrio vertical.

9.2
9.2.1

Vericao da segurana de estruturas de suporte rgidas


Introduo

O processo de dimensionamento de uma estrutura de suporte rgida traduz-se, na maioria dos casos, numa srie de vericaes de segurana em que a sua geometria sucessivamente alterada at ser obtido o nvel de segurana desejado. Os impulsos de terras so normalmente determinados com base nas teorias que se apresen taram no Captulo 3. Conforme se viu, a estabilidade de muros de suporte deve ser vericada atendendo aos seguintes estados limites: rotura global;

144 deslizamento; carregamento vertical. derrubamento;

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

Nos trs primeiros o muro de suporte analisado como uma fundao pelo que, como se ver, a sua anlise anloga apresentada no captulo anterior. O caso do derrubamento especco das estruturas de suporte. Tratando-se de vericaes da segurana em que os aspectos geotcnicos so os relevantes, o dimensionamento destas estruturas dever ser condicionado pela combinao 2, se se adoptar a abordagem de clculo 1.

9.2.2

Vericao da segurana em relao rotura global

A vericao da segurana em relao rotura global (Figura 9.3) faz-se da mesma forma anteriormente apresentada para a rotura global de fundaes e para os taludes. No se far, portanto, qualquer referncia adicional.

Figura 9.3: Vericao da segurana em relao rotura global (NP EN 1997-1, 2010)

9.2.3

Vericao da segurana em relao ao deslizamento

A vericao da segurana em relao ao deslizamento faz-se da forma anteriormente apresentada na seco 8.5. Apresenta-se neste ponto a adaptao do que ento se viu ao caso de uma estrutura de suporte. Considere-se, assim, a estrutura de suporte que se representa esquematicamente na Figura 9.4. Para a vericao da segurana ao deslizamento de uma estrutura de suporte como a da Figura, h que determinar os parmetros de resistncia de clculo do terreno. De forma anloga, h que determinar o valor de clculo do ngulo de atrito entre o solo e a estrutura, d .

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

145

Ia

Ip

Fa

Figura 9.4: Vericao da segurana ao deslizamento de uma estrutura de suporte rgida. Com base nestes parmetros de resistncia, so avaliados os impulsos activos de clculo, determinados com os parmetros de resistncia minorados e considerando os coecientes de majorao de aces, G e Q , respectivamente para as aces permanentes e variveis. Os impulsos passivos so considerados resistncias, na vericao da segurana ao deslizamento. Deve, assim, vericar-se que a aco de clculo na direco da base da estrutura de suporte (horizontal, na Figura) seja inferior resistncia de clculo no contacto solo estrutura acrescida do impulso passivo, ou seja, que:
h + Rpd H d Rd

(9.1)

em que Hd a resultante dos impulsos activos na direco da base da estrutura de suporte,


h a resistncia ao deslizamento de clculo que se desenvolve na base da estrutura e R Rd pd

a resistncia passiva de clculo. No caso da Figura 9.4 Hd toma o valor Hd = IaHd (sendo IaHd a componente horizontal de clculo do impulso activo) e Rd a fora de corte na base da estrutura. Em condies drenadas, esta fora toma o valor:
h = Vd tgd /R;h Rd

(9.2)

em que Vd o valor de clculo da carga efectiva normal base da fundao. Em condies no drenadas Rd o resultado da adeso na superfcie efectiva da base da estrutura:
h Rd = A cad /R;h

(9.3)

em que A o produto A = B L .

9.2.4

Vericao da segurana em relao ao carregamento vertical

O assunto da vericao da segurana em relao ao carregamento vertical foi j abordado na seco 8.4. O que se apresenta neste ponto apenas a adaptao do que se referiu para o caso das estruturas de suporte rgidas. Para a vericao da segurana em relao rotura da fundao usando a metodologia dos coecientes de segurana parciais, h que determinar as aces de clculo, ou seja, Vd , Hd e Md , respectivamente as cargas vertical, horizontal e momento de clculo (calculado no centro da fundao).

146

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

No caso da Figura 9.5 estas cargas podem ser determinadas a partir de: Vd = Wd + IaV d Hd = IaHd Ipd (note-se que o impulso passivo , para este efeito, uma aco). Md = IaHd B h H IaV d Ipd W b 3 2 3 (9.6) (9.4) (9.5)

b Wb h

Ia H/3

h/3

Ip B 2e B

Figura 9.5: Vericao da segurana ao carregamento vertical de uma estrutura de suporte rgida. A partir dos parmetros de resistncia de clculo e da utilizao de uma formulao de
. capacidade de carga de fundaes (ver seco 4.8) estima-se a tenso resistente de clculo, qrd

o respeito pela inequao:

Sendo B a largura efectiva da fundao (igual a B 2ed ), a vericao da segurana exige


v = B qrd Vd Rd

(9.7)

9.2.5

Vericao da segurana em relao ao derrubamento

Considere-se a estrutura de suporte representada na Figura 9.6. Admitindo a possibilidade de rotao da estrutura em torno do ponto O, h que garantir que os momentos instabilizadores de clculo em relao a este ponto so inferiores ou iguais aos momentos estabilizadores de clculo, ou seja, que se verica a inequao: Mdst,d Mstb,d Trata-se de um caso de equilbrio, EQU, que foi abordado na seco 6.4. No exemplo da Figura, o momento instabilizador de clculo dado por: Mdst,d = IaHd H IaV d B 3 (9.9) (9.8)

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

147

Ia a Wb H/3 h h/3 Ip Fa O B

Figura 9.6: Vericao da segurana ao derrubamento de uma estrutura de suporte rgida. e o momento estabilizador de clculo : Mstb,d = Wbd a + Ipd h 3 (9.10)

Os parmetros resistentes devem ser minorados de acordo com o coecientes de segurana indicados no Quadro 6.5. As aces estabilizantes devem considerar os coecientes indicados no Quadro 6.4. Faz-se notar que no h, aqui, resistncia; apenas aces favorveis e desfavorveis.

9.3

Vericao da segurana de estruturas de suporte em L ou T invertido

9.3.1

Impulsos de terras

As estruturas de suporte de beto armado em L ou em T invertido podem ser conside radas estruturas de suporte de gravidade, na medida em que a sua estabilidade assegurada pelo seu peso prprio e pelo peso do solo que funciona como parte integrante do muro. O que se referiu na seco anterior mantm-se, portanto, vlido. H, no entanto, que claricar a questo da denio da referida massa de solo. Este assunto est tratado com clareza em Matos Fernandes (2011) a partir dos trabalhos de Barghouthi (1990), Greco (1992), Greco (1999) e Greco (2001). Admitindo um movimento da estrutura de suporte que se representa na Figura 9.7, ins tala-se, sobre esta, um impulso do tipo activo, formando-se uma superfcie AB que separa a parte do solo que acompanha a estrutura da suporte e que, portanto, se considera que faz parte deste do restante macio. Considera-se, neste texto, que a referida superfcie , simplicadamente, AB em lugar de A B . Admita-se, para j, que a superfcie AB intersecta a superfcie do terreno e no o paramento vertical do muro de beto armado, bastando, para tal, que a sapata do muro seja sucientemente larga. O macio forma uma cunha activa ABC . Verica-se que: = 45o + 1 + 2 2 arcsen sen i i sen (9.11)

148 e que

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

= 45o +

1 2 2

arcsen

sen i i sen

(9.12)

C E B 1 D

C E B B D B D

i
2

W = W1 + W2
C Ia

W1

C Ia

W1 i


C Ia

R Ia

R Ia

i R
A

W2

al

A A

C Ia

Figura 9.7: Muro de suporte em L: impulsos.

Sabendo-se o valor de pode determinar-se o impulso sobre AB , atravs de


C Ia =

1 Ka h2 2

(9.13)

podendo Ka ser determinado atravs da soluo de Coulomb, fazendo na equao 3.118 = 180o e = . Este impulso equilibra, naturalmente, com W e R, a cunha de solo ABC . Considere-se, no entanto, que esta cunha dividida em duas 1 e 2 conforme se representa na gura. Considere-se, ento o equilbrio da cunha 1 (cunha ABD). Sobre esta cunha esto aplicadas as
C , W e a aco da cunha 2 sobre a cunha 1, que se designa por I R . Pode mostrar-se foras Ia 1 a

que esta aco corresponde ao impulso de Rankine na superfcie AD, formando portanto um ngulo i com a horizontal. O clculo do impulso de terras pode, assim, ser realizado na superfcie AD, evitando-se a determinao da superfcie AB e simplicando-se, assim, o
R ser, assim: clculo. O impulso Ia R Ia =

1 Ka h2 2

(9.14)

sendo Ka dado pela equao 3.146. Admita-se agora que a superfcie AB intersecta o paramento vertical do muro de beto armado. Para este caso o ngulo j no dado pela equao 9.11 e passa a depender, para alm de e de i, do ngulo de atrito soloestrutura, . Pode facilmente compreender-se que o impulso para esta situao esteja compreendido entre o impulso de Rankine (para o caso limite em que o plano AB intersecte o ponto E , e o impulso de Coulomb, para o caso limite em que os pontos A e E estariam sobre a mesma linha vertical. Pode notar-se que se > i, a adopo dos impulsos de Rankine em AD (como para o caso anterior) conservativa e uma boa estimativa do impulso.

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

149

9.3.2

Estabilidade interna

As estruturas de suporte devem ainda ser dimensionadas internamente, isto , para os esforos estruturais a que cam sujeitos. No caso de um muro em L (Figura 9.8) haver, por exemplo, que determinar o momento actuante na base da parede, conforme representado na Figura.

Figura 9.8: Dimensionamento estrutural. Naturalmente que, neste caso, os impulsos que so relevantes so os que actuam direc tamente no paramento da parede de beto armado. Para este dimensionamento habitual admitir-se como impulsos actuantes sobre o paramento vertical os determinados a partir de um coeciente de impulso intermdio entre o activo e o em repouso, ou seja, com K = (Ka + K0 )/2. Refere-se ainda que ser natural que seja, para esta vericao, a combinao 1 a condici onante, se se adoptar a abordagem de clculo 1.

9.4

Drenagem

A existncia de uma toalha fretica no macio suportado altamente desfavorvel, uma vez que agrava substancialmente o impulso total. Muitos acidentes envolvendo muros de suporte esto, alis, relacionados com a acumulao de gua no solo contido. A construo de sistemas de drenagem ecientes um aspecto de fundamental importncia para o comportamento adequado de estruturas de suporte. A escolha do sistema mais ade quado depende sobretudo da permeabilidade do terreno suportado pela estrutura de suporte. Em solos muito permeveis, suciente a construo de boeiros, se no houver inconveni ente em que a gua seja drenada para a frente do muro, e um dreno longitudinal (Figuras 9.9(a) e (b)). A escolha do dimetro e do afastamento dos boeiros deve ter em ateno a necessidade de escoar o caudal que aui estrutura. O dreno longitudinal constitudo por tubo furado na zona superior e funciona como caleira na zona inferior, conduzindo a gua por gravidade. Devero ser envolvidos por material de ltro constitudo por material granular ou geotxtil, para impedir a colmatao e o arraste de partculas. No caso de solos menos permeveis, para alm dos dispositivos j indicados, devem ser colocadas faixas drenantes verticais (Figuras 9.9(c) e (d)), havendo, nos solos nos que instalar

150

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

Figura 9.9: Dispositivos de drenagem (adaptado de Brito (1988)). tapete drenante subvertical ou inclinado (Figuras 9.9(e) e (f)).

9.5
9.5.1

Vericao da segurana de estruturas de suporte exveis


Introduo

As estruturas de suporte analisadas nas seces anteriores so estruturas rgidas. Com efeito, os movimentos a que esto sujeitos so, sobretudo, movimentos de corpo rgido e as presses de terras que neles se desenvolvem puderam ser determinadas por diversas teorias de clculos de impulsos. Isto signica que os impulsos de terras foram calculados independentemente da estrutura de suporte, uma vez que o aspecto que condiciona a determinao desses impulsos a ocorrncia do referido deslocamento de corpo rgido. H, no entanto, estruturas de suporte que no podem ser consideradas rgidas. Estas estruturas, habitualmente designadas genericamente por estruturas de suporte exveis tm tratamento diferente sob dois pontos de vista: em primeiro lugar porque os diagramas de presses a que esto sujeitos, devido exi

bilidade da cortina, no so, em alguns casos, os provenientes das teorias de clculo de

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

151

impulsos estudadas; em segundo lugar porque, como se viu na seco 9.1, as vericaes da segurana so diferentes. Em relao ao primeiro destes aspectos, faz-se notar que para as estruturas que sero ana lisadas neste texto (cortinas auto-portantes e mono-apoiadas) e para as metodologias simples que sero abordadas, ele no ser considerado. Isto , as presses de terras so determinadas usando as teorias de clculo de impulso estudadas. Quanto ao segundo, haver, naturalmente, que o ter em ateno e ser a vericao em relao rotao e (ou) translao da estrutura que ditar a vericao da segurana (no se aborda neste texto a questo da vericao em relao ao equilbrio vertical). Faz-se ainda uma outra observao em relao abordagem que tem sido seguida. Colocou -se, at aqui, os diferentes problemas de vericao da segurana na perspectiva de denio de uma geometria e de, posteriormente, vericao da segurana nos seus vrios aspectos. Ser fcil de compreender, no entanto, que na maioria das situaes o trabalho que exigido aos engenheiros o de denio dessa geometria, procurando a economia da soluo. Naturalmente que, em determinadas situaes, h que proceder a um pr-dimensionamento e, posteriormente, vericao da segurana, seguindo-se a eventual correco da geometria. Noutros casos, no entanto, possvel proceder-se determinao das dimenses que fazem com que a segurana que vericada. Por ser o caso das cortinas exveis que se apresentam neste texto e por ser til o leitor car com essa perspectiva do problema, ser assim que estas estruturas sero abordadas.

9.5.2

Dimensionamento de cortinas simplesmente encastradas ou auto-por tantes

Considere-se a estrutura de suporte simplesmente encastrada esquematicamente represen tada na Figura 9.10. Para o dimensionamento deste tipo de estrutura, admite-se que do lado do terreno suportado se desenvolvem impulsos activos e, do lado da escavao, impulsos passivos (ver Figura 9.10 esquerda).

f0 f = 1.2f0 R O

Figura 9.10: Dimensionamento de cortinas simplesmente encastradas (ou auto-portantes). Para o clculo de impulsos habitualmente usada a teoria de Rankine. A determinao

152

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

destes impulsos e o respeito pelas condies de equilbrio permite escrever a equao: MO = 0 (9.15)

que tem f0 como incgnita. O coeciente de segurana pode ser considerado, tradicionalmente, aplicado ao impulso passivo ou, de acordo com o Eurocdigo 7, o clculo pode ser realizado atravs de coecientes de segurana parciais. O valor de f0 assim obtido , portanto, o valor de clculo. Uma vez conhecido f0 , a equao de equilbrio de foras horizontais conduz a um valor de R com a direco indicada na Figura 9.10 direita e que designada como contra-impulso passivo. A materializao da possibilidade de mobilizao desta fora implica, necessariamente, o prolongamento da altura enterrada f0 para um valor f que, do lado da segurana, se considera habitualmente igual a 1.2f0 . Note-se que este coeciente de 1.2 no um coeciente de segurana. A sua aplicao tem implcita a necessidade de mobilizao no p da cortina do referido contra-impulso passivo, pelo que no est relacionado com qualquer noo de segurana (a no ser, naturalmente, pelo facto de ser superior ao estritamente necessrio). O diagrama de momentos ectores tem a congurao tambm esquematicamente represen tada na Figura 9.10. Com base neste diagrama pode, assim, proceder-se ao dimensionamento da cortina. Apesar de, na maior parte das situaes, se recorrer teoria de Rankine para o clculo de impulsos, pode, naturalmente, querer considerar-se, na avaliao dos impulsos de terras, o atrito soloestrutura, pelo que outras teorias de clculo de impulsos, como a de Coulomb ou a de CaquotKrisel podero ser usadas. Tratando-se de uma estrutura de suporte cuja segurana est muito dependente do impulso passivo e, portanto, da altura enterrada, o Eurocdigo 7 prev que a profundidade de escavao de clculo hd seja igual a hd = h + h em que h dado por h = min(0.5 m; 0.1h) (9.17) (9.16)

Exemplo de clculo Considere-se a estrutura de suporte simplesmente encastrada esquematicamente represen tada na Figura 9.11. O solo uma areia com = 30o , h = 18kN/m3 e sat = 20kN/m3 . Usando a abordagem de clculo 1 do Eurocdigo 7 (combinao 2) e a teoria de Rankine para o clculo de impulsos, tem-se que:
o d = 24.79 ; Kad = 0.409; Kpd = 2.445

(9.18)

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

153

H1 = 4m

Ia1d

H2 = 2m x f0 Ipd Ia2d Ia3d f O

Figura 9.11: Exemplo de clculo de uma cortina de conteno auto-portante.

sendo os impulsos (admitindo que so tomadas medidas especialmente cuidadosas para con trolo da profundidade de escavao e, portanto, no considerando o acrscimo de profundidade h dado pela equao 9.17): 1 1 2 = 1.0 0.409 18 42 = 58.9kN/m (9.19) Ia1d = G Kad h H1 2 2 Ia2d = G Kad h H1 (H2 + f0 ) = 1.0 0.409 18 4 (2 + f0 ) = 29.448 (2 + f0 ) (9.20) 1 1 2 Ia3d = G Kad (H2 + f0 )2 = 1.0 0.409 10 (2 + f0 )2 = 2.045 (2 + f0 )(9.21) 2 2 1 1 2 2 2 Kpd f0 /R;e = 2.445 10 f0 /1.0 = 12.225f0 (9.22) Ipd = 2 2 A equao de equilbrio de momentos em relao ao ponto O conduz a: M0 = 0 58.9 2 + o que resulta em: f = 1.2f0 = 1.2 10.02 = 12.02m (9.24)
2 12.225f0

4 2 + f0 2 + f0 + f0 + 29.448 (2 + f0 ) + 2.045 (2 + f0 )2 3 2 3 (9.23)

f0 = 0 f0 = 10.02m 3

Sento frequentemente este tipo de estrutura associada utilizao de estacas-pranchas metlicas, habitual pretender-se, simplesmente, determinar o momento mximo, em lugar do diagrama de momentos que seria prefervel obter se se tratasse de uma estrutura de beto armado. A determinao do ponto em que o momento ector mximo pode ser feita atravs da procura do ponto em que o esforo transverso nulo. Este ponto localiza-se distncia x da superfcie do terreno do lado passivo, conforme se poder concluir da observao da Figura 9.11. A equao de esforo transverso nulo conduz a: VSd = 0 58.9 + 29.448(2 + x) + 2.045(2 + x)2 12.225x2 = 0 x = 5.82m (9.25)

154 e o momento mximo :


max = 58.9 MSd

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

2+x x 2+x 4 + 2 + x +29.448(2+x) +2.045(2+x)2 12.225x2 = 962kNm/m 3 2 3 3 (9.26)

Convida-se o leitor a fazer os mesmos clculos usando a combinao 1 da mesma abordagem de clculo. cortina (perl metlico) que verique esta condio. A vericao da segurana obriga a que MRd MSd pelo que haver que escolher uma

9.5.3

Dimensionamento de cortinas mono-apoiadas atravs do mtodo do apoio simples

O dimensionamento de cortinas mono-apoiadas tradicionalmente feito recorrendo a dois tipos de mtodos: mtodos de apoio simples, que consideram a existncia, no p da cortina, de um apoio simples (ou mvel) e mtodos de apoio xo, que consideram a existncia, no p da cortina, de um apoio xo. Neste texto apenas se aborda o primeiro. Conforme referido, o mtodo do apoio simples considera que, no p da cortina, existe um apoio simples (ver Figura 9.12), o que signica que no existe a mobilizao de uma fora horizontal do tipo contra-impulso passivo que se descreveu a propsito das cortinas simplesmente encastradas ou auto-portantes.

f0

Figura 9.12: Dimensionamento de cortinas mono-apoiadas atravs do mtodo do apoio mvel.

Tal como para o clculo das cortinas simplesmente encastradas, admite-se que, no caso da Figura, se mobilizam impulsos activos do lado direito da cortina e impulsos passivos do lado esquerdo. Tambm como no clculo de cortinas simplesmente encastradas, considera-se habitual mente a teoria de Rankine para o clculo de impulsos. A equao de equilbrio de momentos relativamente ao ponto A permite conhecer a altura enterrada f = f0 . Tal como para as cortinas auto-portantes, o Eurocdigo 7 considera um valor de clculo

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

155

da profundidade dado tambm pela equao (9.16), sendo h dado por: h = min(0.5 m; 0.1h ) em que h a distncia entre o nvel de escoras ou ancoragens e o fundo da escavao. A equao de equilbrio de foras horizontais permite determinar a fora no apoio (escora ou ancoragem) que, habitualmente, para efeitos de dimensionamento, dever ser multiplicada por 1.2 a 1.3. O diagrama de momentos ectores tem o andamento aproximado apresentado na Figura 9.12, podendo, com base neste diagrama, proceder-se ao dimensionamento da cortina. (9.27)

Exemplo de clculo Considere-se a estrutura de suporte mono-apoiada esquematicamente representada na Fi gura 9.13. O solo uma areia com = 30o , h = 18kN/m3 e sat = 20kN/m3 .

H1 = 4m

F A

H3 = 2m Ia1d

H2 = 2m

x Ia2d

f0

Ipd

Ia3d

Figura 9.13: Exemplo de clculo de uma cortina de conteno mono-apoiada. Usando a AC1 (comb, 2) do Eurocdigo 7 e a teoria de Rankine para o clculo de impulsos, tem-se que:
o d = 24.79 ; Kad = 0.409; Kpd = 2.445

(9.28)

sendo os impulsos (admitindo que so tomadas medidas especialmente cuidadosas para con trolo da profundidade de escavao e, portanto, no considerando o acrscimo de profundidade h dado pela equao 9.27): Ia1d = 58.9kN/m Ia2d = 29.448 (2 + f0 ) Ia3d = 2.045 (2 + f0 ) Ipd =
2 12.225f0 2

(9.29) (9.30) (9.31) (9.32)

156

Captulo 9. Vericao da segurana de estruturas de suporte

A equao de equilbrio de momentos em relao ao ponto A: Ma = 0

0 = 58.9

f0 2 + 29.448 (2 + f0 ) 3 + 3 2 2 2 12.225f0 4 + f0 3

+ 2.045 (2 + f0 )2

10 2 + f0 3 3

(9.33)

conduz a: f0 = 4.16m A equao de equilbrio de foras horizontais:


2 H = 0 Fd + 12.225f0 58.9 29.448 (2 + f0 ) 2.045 (2 + f0 )2 = 0

(9.34)

(9.35)

que conduz a a: Fd = 106.3kN/m (9.36)

Pretendendo-se conhecer o momento mximo, h que conhecer a localizao do ponto da cortina em que o esforo transverso nulo. Considerando este ponto distncia x do nvel de gua, tem-se que: V = 0 58.9 + 29.448x + 2.045x2 106.3 = 0 que resulta em: x = 1.46m O momento mximo , assim:
max = 58.9 x + MSd

(9.37)

(9.38)

4 3

+ 29.448x

x x + 2.045x2 106.3(x + 2) = 169.8kNm/m 2 3

(9.39)

Com base neste momento (ou no que se obteria da combinao 1, cujos clculos se convida o leitor a realizar), poder proceder-se ao dimensionamento estrutural da estrutura de suporte.

Bibliograa
Barghouthi, A. F. (1990). Active earth pressure on walls with base projection. ASCE Journal of Geotechnical Engineering, 112(7):727745. Bowles, J. E. (1996). Foundation analysis and design. McGraw-Hill, 5a edio. Brito, J. M. (1988). Estruturas de suporte. Caquot, A. e Krisel, J. (1948). Tables de bute et de pousse. Gauthier-Villars. Caquot, A., Krisel, J., e Absi, E. (1972). Tables de bute et de pousse. Gauthier-Villars, 2a edio. Greco, V. R. (1992). Discussion to active earth pressure on walls with base projection. ASCE Journal of Geotechnical Engineering, 118:825827. Greco, V. R. (1999). Active thrust on cantilever walls in general conditions. Soils and Foun dations, 39(6):6578. Greco, V. R. (2001). Active thrust on cantilever walls with short heel. Canadian Geotechnical Journal, 38(2):401409. Guedes de Melo, P. (1993). Taludes naturais em solos; tcnicas de estabilizao e seu dimen sionamento. Dissertao de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. Guerra, N. M. C., Santana, T., e Anto, A. (2012). Inuncia do ngulo de atrito solo-estrutura nos valores dos factores de capacidade de carga de fundaes superciais rgidas. Em Actas do 13o Congresso Nacional de Geotecnia, Lisboa. Em CD-ROM. Hjiaj, M., Lyamin, A. V., e Sloan, S. W. (2005). Numerical limit analysis solutions for the bearing capacity factor N . International Journal of Solids and Structures, 42:16811704. Jamiolkowsky, M. (1999). The leaning Tower of Pisa, XIV Lio Manuel Rocha. Geotecnia, Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, 85. Janbu, N. (1957). Earth pressures and bearing capacity calculations by generalized procedure of slices. Em Proceedings of 4th International Conference of Soil Mechanics and Foundation Engineering, volume 2, pginas 207212, Londres. Lyamin, A. V. e Sloan, S. W. (2002). Lower bound limit analysis using non-linear program ming. International Journal for Numerical Methods in Engineering, 55:573611. 157

158

BIBLIOGRAFIA

Martin, C. M. (2005). Exact bearing capacity calculations using the method of characteristics. Em Proc. 11th Int. Conf. IACMAG, volume 4, pginas 441450, Turin. Matos Fernandes, M. (1990). Estruturas de Suporte de Terras. FEUP. Matos Fernandes, M. (2011). Mecnica dos Solos. Introduo Engenharia Geotcnica, vo lume 2. FEUP Edies. Mononobe, N. e Matsuo, H. (1926). On the determination of earth pressures during earth quakes. Em Proceedings of the World Engineering Conference, volume 9, pginas 177185. Obra no consultada directamente. NP EN 1997-1 (2010). Eurocdigo 7, Projecto Geotcnico, Parte 1: Regras Gerais. CT115, Instituto Portugus da Qualidade. Okabe, S. (1926). General theory of earth pressure. Journal of the Japanese Society of Civil Engineers, 12(1). Obra no consultada directamente. Pastor, F., Loute, E., e Pastor, J. (2009). Limit analysis and convex programming: a de composition approach of the kinematic mixed method. International Journal for Numerical Methods in Engineering, 78:254274. Rocha, M. (1981). Mecnica das Rochas. Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, Lisboa. Rosenfarb, J. L. e Chen, W. F. (1972). Limit analysis solutions of earth pressure problems. Relatrio 355.14, Fritz Engineering Laboratory, Lehigh University, Bethlehem. Salgado, R. (2008). The engineering of foundations. McGraw-Hill. Shields, G. H. e Tolunay, A. Z. (1973). Passive pressure coecients by method of slices. ASCE Journal of Soil Mechanics and Foundation Division, 99(12):10431053. Sokolovski, V. V. (1960). Statics of soil media. Butterworth, Londres, 2a edio. Taylor, D. W. (1948). Fundamentals of Soil Mechanics. John Wiley. Terzaghi, K. (1943). Theoretical Soil Mechanics. John Wiley and Sons, New York, 2nd edio. 510 pages.

S-ar putea să vă placă și