Sunteți pe pagina 1din 6

Lgica I

Seo 5 Raciocnios invlidos


Nesta seo, voc estudar o que um raciocnio invlido. Nesse do que dedues ou indues invlidas. Voc sabe o que um raciocnio invlido?

Um raciocnio invlido, incorreto, ilegtimo, todo raciocnio cuja concluso no decorre das premissas. No caso de raciocnio invlido, as premissas no sustentam necessariamente a concluso de um raciocnio dedutivo; nem sustentam a concluso de um raciocnio indutivo.

A Lgica tambm estuda os raciocnios ditos invlidos, que, mesmo aparentemente vlidos, no o so. Os raciocnios invlidos geralmente fogem do tema proposto ou embaraam os debatedores. usual chamar os raciocnios invlidos de falcias ou de so necessrias para se chegar concluso dada. Os sentidos de

SELL, Srgio; MACHADO, Renato; PACHECO, Leandro Kingeski. Lgica I: livro didtico. 1. ed. rev. Palhoa : UnisulVirtual, 2011. p. 35-40.

35

Universidade do Sul de Santa Catarina

A falcia um raciocnio invlido que ocorre como uma falha de quem argumenta. O sujeito que usa uma falcia simplesmente se enganou. O sofisma um raciocnio invlido que ocorre com o objetivo de enganar. O sujeito que usa o sofisma est consciente, pois sabe que usa um raciocnio invlido. O sujeito que usa o sofisma tem a inteno de enganar.

Ateno! Observe que a diferena entre os sofismas e as falcias reside no fato de que as falcias representam o uso inocente, ignorante, de raciocnios invlidos, enquanto os sofismas representam o uso intencional de raciocnios invlidos.

Veja agora alguns tipos de raciocnios invlidos (sofismas ou falcias) que devem ser identificados e evitados.

Falcia da generalizao apressada


A falcia da generalizao apressada um raciocnio invlido, em que propomos uma concluso geral a partir de uma observao insuficiente. Acompanhe alguns exemplos da falcia da generalizao apressada:

Ontem, tarde da noite, rodei de carro pela cidade. Eu vi muitos mendigos pelas ruas. Logo, os mendigos esto tomando conta da cidade. Eu estacionei o carro perto de um bar. Um mendigo apareceu para cuidar do carro. Assim, todos os mendigos so trabalhadores.

36

Lgica I

Eu entrei no bar, que estava muito movimentado. Havia muitas garotas e rapazes. As moas conversavam num canto e os rapazes no outro. Portanto, moas e rapazes no se gostam. Uma garota olhou para mim. Logo, ela estava interessada (e eu tambm). Eu fui conversar com a moa. Ela disse: - Homem como voc no me interessa! Assim, as mulheres daquele bar no gostam de homens.

Falcia da diviso
A falcia da diviso um raciocnio invlido em que atribumos, distribumos uma propriedade de um conjunto determinado para os membros desse conjunto. Veja alguns exemplos da falcia da diviso:

O time Figueirense, de Florianpolis, um grande time de futebol. Logo, todo jogador do Figueirense um grande jogador.

As empresas que trabalham com marketing ganham rios de dinheiro. Logo, todo funcionrio que trabalha com marketing ganha rios de dinheiro.

Unidade 1

37

Universidade do Sul de Santa Catarina

Falcia da composio
A falcia da composio um raciocnio invlido em que atribumos para o conjunto uma propriedade que pertence a todos os elementos do conjunto. Observe alguns exemplos da falcia da composio:
Cada jogador da seleo brasileira de futebol um excelente jogador. Logo, a seleo brasileira de futebol excelente. Cada atriz da novela das oito horas maravilhosa. Logo, a novela das oito horas maravilhosa.

Falcia da pergunta complexa


A falcia da pergunta complexa elaborada com sentenas interrogativas, determinadas geralmente por duas nicas opes de resposta, sim e no, e que sempre ocasiona um embarao. Veja que quem responde sim ou no, acaba aceitando o contedo da pergunta. Podem haver perguntas complexas que exijam como resposta algo alm de simplesmente sim ou no, mas que, mesmo assim, impem-se quele que as responde um contedo e uma situao embaraosa, uma vez que j se pressupe um determinado contexto.
Ateno! A pergunta complexa no um raciocnio, mas implica uso desproposital do conhecimento lgico.

38

Lgica I

Conhea alguns exemplos da falcia da pergunta complexa:


Seu cabelo continua seco? Seu primo continua bebendo? O professor ainda est maluco, doido? Onde voc colocou o dinheiro roubado?

Ateno! Lembre-se que tanto o sofisma quanto a falcia representam um tipo de raciocnio invlido. Para especificarmos tal raciocnio como um sofisma ou uma falcia, precisamos sempre identificar, respectivamente, se h um uso intencional ou um uso inocente do raciocnio invlido.

Paradoxos
Os paradoxos so proposies tais que, ao atribuirmos um valor de verdade verdadeiro (V) ou falso (F), camos em uma contradio.

Ateno! Os paradoxos no representam um raciocnio, mas tambm representam um uso desproposital do conhecimento lgico.

Veja um exemplo de paradoxo:


Paradoxo do mentiroso: eu estou mentindo. Se tal afirmao for verdadeira (V), ento o que eu digo falso (F). Se tal afirmao for falsa (F), ento o que eu digo verdadeiro (V).

Unidade 1

39

Universidade do Sul de Santa Catarina

Dilema
O dilema um raciocnio que nos impe duas escolhas indesejveis. O dilema um truque retrico, mas diferente dos outros tipos de falcias ou sofismas, pois ele um raciocnio vlido dedutivo. Acompanhe alguns exemplos de dilemas:

Ou voc paga os impostos ou voc sonega os impostos. Se voc pagar impostos, ento a sua firma quebra. Se voc sonegar impostos, ento voc vai preso. Logo, ou sua firma quebra ou voc vai preso.

Ou eu estudo ou eu trabalho. Se eu estudo, passo fome. Se eu trabalho, ganho pouco. Logo, ou passo fome ou ganho pouco.

Caro aluno, voc estudou uma brevssima introduo Lgica, enquanto uma cincia de anlise do raciocnio. Atente, porm, que o desenvolvimento da Lgica atual vai muito alm do exposto aqui.

40

S-ar putea să vă placă și