Sunteți pe pagina 1din 8

O RITO ESCOCS ANTIGO E ACEITO

ORIGEM, FILOSOFIA, ESSNCIA A MAONARIA


A maonaria uma instituio universal. Mais do que isso, uma filosofia. Mais do que isso, uma filosofia de vida. E, mais do que isso, um estado de esprito. No sentido contrrio, havendo o estado de esprito, os homens livres e de bons costumes se juntam aos similares em filosofia de vida, em filosofia e se associam em instituies manicas. A maonaria , ento, associativa e congrega homens com objetivos comuns, dentro dos princpios fundamentais estabelecidos pela ordem manica. Sua origem, a nosso ver, vem de tempos imemoriais. Entre os homens da caverna j deviam existir aqueles que se diferenavam do demais pelo seu comportamento, princpios, esprito de indagao. Era o maom das cavernas. No tempo da construo dos grandes templos e catedrais, apareceu o maom operativo, corporativo, com a misso de edificar obras de importncia e de transmitir os seus conhecimentos aos que deveriam suced-los, os companheiros e aprendizes. Depois, veio a maonaria especulativa, que admitia os interessados nos ofcios e na investigao. A verdade era o seu objetivo.

A MAONARIA SIMBLICA
A maonaria moderna teve incio com a fundao da Grande Loja de Londres, em 1717, formada pela associao de maons que se reuniam em tabernas (O Ganso e o Grilo, A Coroa, A Macieira e A Taa e as Uvas). Foi a primeira Potncia fundada e elegeram um Gro-Mestre. A Constituio de Anderson, encomendada pelo Gro-Mestre quele pastor presbiteriano, veio dar estrutura Instituio. Os maons da regio de York tinham outra viso da maonaria. Defendiam a soberania e a independncia das lojas e os antigos usos e costumes. Por isso, chamavam os da Grande Loja de Londres de Modernos ou Aceitos, em contraposio a eles, que se autodenominavam Antigos. Esses, em 1753, constituram uma outra obedincia, a dos Antigos Maons. Esta diviso persistiu por 60 anos, quando, em 1813, juntaram-se, formando a Grande Loja da Inglaterra, obedincia que perdura at os dias atuais.

A Grande Loja da Inglaterra a casa me da maonaria moderna. S admite os graus simblicos, aprendiz, companheiro e mestre, e adotam o Rito de Emulao, tambm conhecido erroneamente como Rito de York.

O PROCESSO INICITICO
A iniciao a o processo pelo qual se distingue a ordem manica e que deve ser o centro da atividade em loja. Atravs dela se procura abrir a conscincia humana e pesquisar o justo equilbrio entre a razo humana e os impulsos instintivos e que traro a satisfao, a paz e a serenidade. A iniciao um processo individual dentro do cenrio de uma coletividade e que permite ao indivduo levar os novos valores para a vida profana, fora de nossos templos. Pode-se praticar a filosofia e a filantropia sem rito, sem rituais e sem paramentos. Esses, entretanto, o rito, os rituais e os paramentos so indispensveis para a iniciao e para o processo inicitico e que, s atravs dele, se pode atingir o universal. A resposta s grandes questes humanas, como o nosso lugar no universo, nossa angstia diante da morte, a interpretao dos grandes mistrios da humanidade e a interpretao da transcendncia, particularidades de cada conscincia, so assimiladas atravs do processo inicitico. Esta a razo pela qual o REAA que praticamos difere da concepo dos maons americanos, para quem o GADU somente o Deus revelado. No esprito do Rito, tudo smbolo. O GADU um smbolo, interpretado como todos os smbolos, de acordo com a conscincia de cada um. Para ser admitido em nossa ordem necessrio ser filsofo, filantropo e humanista, mas, no interior de nossos templos, a atividade dos trabalhos centrada na iniciao, nossa especialidade. Todo o resto pode ser feito no mundo profano, em outras associaes, to ou mais competentes, inteligentes e eficazes.

RITOS E RITUAIS
O mestre Aurlio assim define RITO: 1. As regras e cerimnias que se devem observar na prtica de uma religio. 2. Qualquer cerimnia de carter sacro ou simblico que segue preceitos estabelecidos. 3. Sistema de organizaes manicas.

4. As normas do ritual. Poderamos, em nosso caso, afirmar que RITO o conjunto dos princpios, regras e cerimnias que caracterizam uma prtica manica. Existem vrios ritos adotados pelas obedincias manicas, como o Moderno, o Brasileiro, o de Emulao ou de York, o Adonhiramita, o Escocs Antigo e Aceito e outros. Destes, o mais difundido o Rito Escocs Antigo e Aceito, o que ns praticamos. Todos eles levam, indistintamente, a prtica da maonaria em sua essncia, cujos princpios fundamentais so obedecidos. Distinguem-se por certos princpios e prticas, s vezes conflitantes. Ritual forma com que se realizam as cerimnias e prticas do rito. Ento, RITO a essncia, RITUAL a forma de pratic-lo.

A MAONARIA FILOSFICA OU ALTOS GRAUS: ORIGEM


O mestre maom investigador, insatisfeito com os conhecimentos at ento adquiridos, procurou uma forma de se aprimorar e obter respostas s grandes questes existenciais. Da a procura e a razo da existncia dos Altos Graus. O REAA nasceu na Frana, vindo, provavelmente de corporaes escocesas de Kilwining, na Esccia. Maons do Oriente, aps guerras na Palestina, teriam se deslocado para a Esccia e foram os responsveis pela disseminao da maonaria, muito mais que a Grande Loja da Inglaterra. No Sculo XVII proliferava o comrcio de altos graus, de toda sorte de ritos, com aventureiros aproveitando-se da crendice e vaidade humanas. Em 24 de novembro de 1754, foi fundado na Frana o Captulo de Clermont, num sistema escocs de 7 graus. Seu fundador foi o Cavaleiro de Bonneville. Em 1758, foi fundado, por Pilet, em Paris o Conselho Soberano dos Imperadores do Oriente e do Ocidente, Grande Loja de So Joo de Jerusalm, criando um sistema de Altos Graus, limitado a 25, sistema oficializado em 1762. A partir de 1758, at 20/9/1762, o Captulo de Clermont incorporou-se ao Conselho dos Imperadores. Nesta data, a nova potncia sancionou a Grande Constituio de Bordeaux, contendo 35 artigos, sistema de 25 graus, institutos, estatutos, regulamentos e instrues suplementares. O Conselho dos Imperadores tinha como corpo mximo o Consistrio dos Prncipes do Real Segredo.

Este Conselho dos Imperadores, em 27/8/1761, nomeou Etienne (Stephen) Morin, judeu parisiense, Deputado e Grande Inspetor em todas as partes do Novo Mundo e lhe forneceu uma Patente que o autorizava a instalar Corpos Manicos de todos os graus do sistema de 25 graus. Esse sistema de 25 graus vigorou nos Estados Unidos at 1801. Morin, ainda em 1761, foi para a Ilha de San Domingos, hoje Haiti, e fundou em Le Cap, capital da metade ocidental francesa, a Maonaria Escocesa, iniciando e substabelecendo seu poder a outros 16 cidados, dos quais 13 eram judeus. Outorgou-lhes o ttulo de Grandes Inspetores Gerais Adjuntos. Um deles, o Ir Hyman Isaac Long, substabeleceu, depois, seus poderes a outros. Jean Baptiste Marie Delahogue, francs, em 1773, estava em Le Cap, onde ocupava o cargo de Notrio. Alexandre Franois Auguste de Grasse (ou Auguste de Grasse-Tilly) foi para Le Cap em 1788. L conheceu Delahogue e casou-se com sua filha em 1789. Grasse-Tilly, militar, coronel, combateu a insurreio dos mulatos em Le Cap, que foi incendiada pelos amotinados. Fugiu para Charleston, Carolina do Sul, USA, em 1793. Delahogue e Grasse-Tilly (sogro e genro) estavam em Charleston em 1793. No h provas de que j tivessem sido iniciados. Em 1795, apareceram Delahogue e Grasse-Tilly como fundadores da Loja La Candeur, cujo quadro era formado por catlicos romanos. Em 1798, De Grasse-Tilly j era venervel desta Loja. Em 1796, Hyman Isaac Long, discpulo de Morin, instalou em Charleston um Grande Consistrio dos Prncipes do Real Segredo, para trabalhar o grau 24 da Constituio de 1762. Concedeu patentes de Deputado Grande Inspetor Geral a 7 Maons, entre eles Delahogue e Grasse-Tilly e concedeu-lhes outra Patente que os autorizava a instalarem o Grande Sublime Consistrio dos Prncipes do Real Segredo, o que foi feito em 1797. Claro era o objetivo da maonaria francesa de organizar uma maonaria escocesa regular no novo mundo, em territrio americano, de acordo com a Patente de Morin de 1761. Em 31/5/1801, foi anunciada a fundao do The Supreme Council of the 33rd Degree for the United States of America, lideradas pelos IIr.: John Mitchell e Frederick Dalcho. A fundao foi concretizada em 1802, com 9 fundadores, entre os quais Delahogue e Grasse-Tilly. Interessante notar que em um quadro de fins de 1802 daquele Supremo Conselho no consta os nomes de Grasse-Tilly e Delahogue, que assumiram os cargos de Soberano Grande Comendador e Lugar-Tenente Comendador nas ndias Ocidentais Francesas, respectivamente. Em 22/9/1804, Grasse-Tilly retorna Frana, que se encontra em grande agitao manica, com dissidncias e querelas nos Altos Graus. Funda o Supremo Conselho para a Frana, permanecendo como Soberano Grande Comendador nos perodos 18041806 e 1818-1821. Faleceu em 14/4/1822.

O Conde de Sussex, Gro-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra (fuso da Grande Loja de Londres e da Grande Loja de York) obteve, em 1819, uma Patente concedida por Decazes, Soberano Grande Comendador da Frana, para a fundao do Supremo Conselho do Rito Escocs para a Inglaterra. Para preservar a unidade da maonaria inglesa, deixou de cumprir seu intento, dirigindo sua Potncia com mos de ferro. Em 12/11/1832, Francisco Gomes Brando, o Montezuma (Francisco G Acayaba de Montezuma) funda o Supremo Conselho do Grau 33 do Brasil, recebendo os documentos que lhe conferiam o direito em 23/2/1834, do Supremo Conselho dos Pases Baixos. Mrio Behring, aproveitando-se de cargos ocupados no Grande Oriente do Brasil, apoderou-se de documentos importantes e da Patente do seu Supremo Conselho. Com ela, fundou, em 1927, as Grandes Lojas do Brasil e seus Altos Corpos. Em 1973, provocado pela crise no Grande Oriente do Brasil, foram fundadas as Potncias Simblicas Independentes, originalmente agrupadas no Colgio de Gros-Mestres e, hoje, formando a COMAB, Confederao Manica do Brasil. Foram, tambm, fundados os Supremos Conselhos Estaduais, hoje em nmero de 10, independentes, coordenados e em sintonia atravs da Excelsa Congregao. Os documentos bsicos dos Altos Corpos Filosficos, em ordem cronolgica, so: O Discurso de Ramsay, de 1737, publicado em 1738. A Constituio de 1762, emanada do Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente, complementada por Estatutos, Institutos e Regulamentos Gerais; a Patente de Morin. Os Novos Institutos Secretos e Fundamentais, que, falsamente atribudos a Frederico II, embora sejam posteriores, constam com data de 1786. As Constituies, Estatutos e Regulamentos para os governo do Supremo Conselho dos Inspetores Gerais, tambm atribudos a Frederico II e com data de 1786, embora sejam posteriores. As resolues do Congresso de Lausane, de 1875.

A ESSNCIA DO REAA
O REAA pode ser definido como um sistema de ensino e aprimoramento humano, dividido em grupos e graus. Os trs primeiros graus formam a chamada Maonaria Azul, que agrega as Lojas Simblicas, os graus 1, 2 e 3, Aprendiz, Companheiro e Mestre, respectivamente. O reino o mineral. a fase em que se deve trabalhar a tolerncia, no desbaste da Pedra Bruta.

O grupo seguinte, dos graus 4 ao 14, ditos Inefveis, tem a cor verde como smbolo e simboliza a transio entre o azul e o vermelho.. O reino o vegetal e d seqncia ao processo de aprimoramento do Homem Maom. Os graus 15 ao 18 formam os Captulos e so os graus da expanso, simbolizado pelo vermelho, a cor do sacrifcio. O reino o animal. So graus caracteristicamente espirituais. Os graus 19 ao 30 esto inseridos nos Conselhos de Kadosh, simbolizados pela cor negra, a cor do luto e da tristeza e que tomam conta do Iniciado ao julgar que seu sacrifcio e ardor foram em vo. uma fase de elevao rpida. O reino o humano. Chega-se, finalmente, ao Supremo Conselho, representado pela cor branca, que simboliza a paz e a serenidade do Iniciado, quando alcana a plenitude e desenvolveu a espiritualidade pura, livre de qualquer sentimentalismo. O reino o divino.

A DEFESA DO RITO ESCOCS ANTIGO E ACEITO


O Supremo Conselho da Frana, o 1 Supremo Conselho europeu, julga-se no dever e no direito de preservar o rito em sua essncia. Em 1996, juntamente com o Supremo Conselho da Blgica (um dos componentes do Supremo Conselho dos Pases Baixos, fundado em 1817), criaram um grupo que tinha como objetivo restaurar o rito em sua origem, em sua essncia. A eles se juntaram Supremos Conselhos de pases europeus e africanos, dadas as influncias da Frana e Blgica na frica. Criaram um grupo que se reuniu em 1996 em Paris e em 1998 na Blgica. A estava fundado o Grupo dos Signatrios das Resolues de Paris, Gand, agora acrescidos daquelas tomadas em reunies em Atenas e Belgrado e Libreville. Essas resolues procuram caracterizar o REAA em sua essncia, sem importar com os acessrios. Assim, pode-se restabelecer a origem e os pontos fundamentais do rito. O rito foi muito deturpado no tempo e no espao. Os americanos o alteraram profundamente, fazendo com que ele se tornasse uma forma de ascenso econmica e social, deixando os verdadeiros valores intrnsecos da pessoa humana, da busca da verdade e do aprimoramento interior. Abaixo os pontos fundamentais do REAA aprovados pelos Signatrios e que caracterizam a sua regularidade: 1. O processo inicitico uma busca espiritual que se apia na invocao de um Princpio Superior ou Criador, com o nome de Grande Arquiteto do Universo. 2. Presena do Livro da Lei Sagrada aberto sobre o Altar dos Juramentos. Como tal, entende-se, para ns, a Bblia.

3. A referncia aos Documentos de Fundao, as Constituies e Regulamentos de 1762 e as Grandes Constituies de 1786 e as Resolues do Congresso de Lausanne de 1875, tais como adotados por todos os Supremos Conselhos do Mundo. 4. O uso dos dsticos Ordo ab Chao e Deus Meunque Jus. 5. O respeito ao processo inicitico. 6. No aceitar a maonaria mista e no admitir mulheres nos trabalhos regulares das lojas. 7. O carter aberto e adogmtico da espiritualidade. O Grupo Internacional do REAA preocupa-se com a essncia do Rito, conforme resolues aprovadas e descritas acima. No leva em considerao particularidades e tradies, seja nos rituais, nos paramentos e outros aspectos acidentais da execuo do rito. Para exemplificar, entre os membros desse grupo, os Grandes Inspetores Gerais, Membros Efetivos ou no, usam somente a faixa do grau 33, sem avental e barrete. O Soberano Grande Comendador usa somente o colar do cargo, sem barrete e avental. Tudo muito simples e despojado de pompas. Os rituais tambm apresentam diferenas. O Supremo Conselho da Frana, pelo que informaram, eliminou todas as alteraes que porventura foram feitas no tempo e retornaram aos rituais originais de 1804. Citando um exemplo, o grau 31, o Grande Tribunal, tem como tema a cripta dos sbios. O Tribunal Vhmico, do contraditrio Frederico II, no consta nos rituais do REAA. O grau 32 fica somente com o Grande Acampamento. H tambm mudanas no graus que so iniciticos e nos que so de comunicao. H uma preocupao constante entre os Supremos Conselhos que compem a Excelsa Congregao para a adequao dos rituais que utilizamos em nossas Templos no sentido de praticar a pureza do REAA. Dilogos tm sido mantidos com o Supremo Conselho da Frana, que seria o guardio dos princpios que devem nortear os nossos procedimentos em Loja, fruto de pesquisas que levaram ao retorno dos rituais originais. H algumas diferenas, pequenas, no preocupantes, que podem ser trabalhadas no sentido de uma prtica uniforme, sobretudo naquilo que representa a essncia da filosofia escocesa.

CONCLUSO
Este despretensioso trabalho visa acrescentar mais uma pequena pedra na construo de nosso edifcio interior, visando o aprimoramento dos conhecimentos que nos proporcionam o REAA. Visa, sobretudo, situar o Rito no contexto mundial contemporneo e a posio dos Supremos Conselhos que compem a Excelsa Congregao no grupo internacional que procura a preservao e a pureza daquilo que se deve manter e divulgar entre os companheiros desta filosofia de vida e de construo de um homem melhor e mais voltado para a sua essncia, o seu interior. Agradeo ao Supremo Conselho do Mato Grosso pelo convite e a oportunidade de aqui me expressar, relatando um pouco do que tem sido essa experincia de 8 anos entre os Supremos Conselhos deste mundo que compem o Grupo Internacional, sempre vigilante no que se refere ao REAA.

Wagner Colombarolli
Cuiab, 10 de agosto de 2007.

S-ar putea să vă placă și