Sunteți pe pagina 1din 30

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

UMA ANLISE SOBRE A RELEVNCIA DO ESPAO COMO PERSONAGEM NA OBRA O CORTIO, DE ALUSIO DE AZEVEDO
Felipe Antonio Ferreira da Silva1 RESUMO: Este trabalho justifica-se pela importncia de ser realizado um estudo aprofundado do espao na obra O Cortio de Alusio de Azevedo, sua legibilidade, e personificao perante todo enredo da histria, visando importncia do escritor para a literatura brasileira, e tambm necessidade de uma anlise representativa de um espao de difcil definio, que ao mesmo tempo em que representa o local fsico onde todo o enredo se desenvolve, subentendido tambm como um dos protagonistas da histria, tendo embasamento terico em anlises, textos e livros elaborados por estudiosos como Massaud Moiss, Antonio Dimas, Amaral, Mikhail Bakhtin, dentre outros que tm como tema central o espao, propriamente dito, a partir dos quais trazido a luz, para apreciao do leitor, alguns dos trechos em que o espao da obra utilizado de forma a transform-lo em protagonista da mesma, bem como os meios utilizados pelo o autor para tal, meios esses que transportam o leitor para um mundo nico e singelo, rico em alegorias e realidade do ento Brasil da poca, que elevou a obra O Cortio aos mais altos patamares da nossa literatura, concluindo assim, este trabalho acadmico, de carter cientficoexploratrio.

Palavras-chave: Naturalismo, Realismo, O Cortio, Espao, Personificao. ABSTRACT: This work is justified by the importance of make a detailed study of space in the book "O Cortio" from Aluisio de Azevedo, its readability, and impersonation before any story line, aimed at the importance of the writer for Brazilian literature, and to the need for a representative of an area hard to define, at the same time that represents the physical location where all the plot unfolds, it is understood also as one of the protagonists of the story, and in theoretical analysis, texts and books developed by scholars such as Moses Massaud, Antonio Dimas, Amaral, Mikhail Bakhtin, and others that have as their central theme the space itself, from which is brought to light for consideration of the reader, some of the passages in which the space of work is used in order to transform it into the same protagonist, as well as the means used by the author for this, which means they carry the reader into a world unique and simple, rich in allegory and reality of the time then Brazil, which raised the book "O Cortio" at the highest levels of our literature, thus completing this academic work, a scientific and exploratory. Keywords: Naturalism, Realism, The Flophouse, Space, Impersonation.
1

Graduado em Letras

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

INTRODUO
Alusio Azevedo, nesta obra especfica, criou um mundo a partir de descries detalhadas nas quais o cortio, alm de principal espao, torna-se tambm personagem protagonista do romance. Uma das maiores caractersticas de Alusio, que vemos retratados nesta obra especfica, sua facilidade em unir grupos humanos em um nico coletivo, em fazer um retrato analtico de tipos sociais, s que esses tipos apenas manifestam-se como uma conseqncia do meio em que vivem, afinal, o grande personagem dessa histria na verdade a soma de tudo, ou seja, o cortio. Os personagens sofrem influncia direta do meio. Como j citado antes, o cortio exposto pelo autor como o protagonista do romance, e Alusio preocupou-se em caracteriz-lo adequadamente, e fazer sua descrio minuciosa, como qualquer personagem verdadeiramente deveria ser descrito. Prova de tal descrio, facilmente constatada em um trecho que nos descrito o amanhecer no cortio, trecho esse que tambm ser descrito, nas pginas a seguir, com maior profundidade. A pesquisa ter incio com uma exposio da vida de Alusio de Azevedo, autor do livro, passando ento para uma breve explanao acerca dos movimentos aos quais pode ser associada a obra O Cortio: o realismo e o naturalismo. Ser tambm discorrido a respeito do espao na literatura e sua relevncia para a mesma. A partir de ento, essa pesquisa voltar-se- fundamentalmente para uma releitura de alguns trechos da obra, sendo esse o passo inicial para a busca de textos referentes ao estudo do espao, sobretudo o espao como protagonista. Alguns dos aspectos presentes nos comportamentos das personagens sero levados em conta tambm, se sofrerem influncia pelo presente espao a ser estudado. A busca pela exemplificao do espao como personagem o ponto principal desta pesquisa, que tem como objetivo tambm uma construo de elos entre os aspectos realistas e naturalistas da obra, sempre se voltando para o espao em si, que a priori podem confundir-se, mas que possuem peculiaridades que as denotam claramente no decorrer da histria.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

1 BIOGRAFIA DE ALUSIO AZEVEDO


Alusio Azevedo (Alusio Tancredo Gonalves de Azevedo), nascido na capital So Lus do Maranho em 14 de Abril de 1857, dentre outras prticas, foi caricaturista, jornalista, escritor e diplomata. o patrono da cadeira de nmero 4 da Academia Brasileira de Letras. Simpatizante da Escola Realista considerado por alguns crticos literrios como o introdutor desta corrente literria no Brasil. Crtico ferrenho da sociedade provinciana brasileira e de suas instituies, o romancista Alusio Azevedo deixou de lado sua formao e tendncia romntica em que se formara para tornar-se, influenciado por Ea de Queirs 2 e mile Zola3, o criador do naturalismo no Brasil. Filho de David G. de Azevedo e de D. Emlia Amlia Pinto de Magalhes e irmo mais moo do escritor Artur Azevedo. Sua me casara-se aos 17 anos, porm, o temperamento bruto de seu marido, um comerciante portugus, acabou com o casamento. Ela ento escondeu-se na casa de alguns amigos, onde conheceu o vice-cnsul de Portugal, o jovem e j vivo, David. Ambos passaram a viver juntos, sem, no entanto casar-se, o que foi considerado um terrvel escndalo ante a sociedade maranhense.
2

O mais importante romancista do realismo portugus. Autor de O Primo Baslio. Perdurou por muito tempo na obra de diversos autores romnticos, deu frase uma maior simplicidade, mudando a sintaxe e inovando na combinao das palavras. Evitou a retrica tradicional e os lugares comuns, criou novas formas de dizer, introduziu neologismos e, principalmente utilizou o adjetivo de maneira indita e expressiva. Este novo estilo s teve antecessor em Almeida Garrett e valeu a Ea a acusao de galicismo estabelecendo os fundamentos da prosa moderna da Lngua Portuguesa. 3 Influente escritor francs, tido como o mais importante exemplar da escola naturalista. Tambm contribuiu influentemente para o desenvolvimento do naturalismo teatral.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Entre sua infncia e adolescncia, Alusio realizou seus estudos em sua cidade natal, onde tambm teve seus primeiros trabalhos como caixeiro e guarda-livros. Desde cedo j demonstrava grande interesse pelas artes, em especial desenho e pintura, aos quais se dedicou com afinco, o que provado atravs das tcnicas empregadas posteriormente para caracterizar seus personagens. No ano de 1876, partiu para o Rio de Janeiro ao encontro de seu irmo mais velho, Arthur e tambm com o intuito de estudar Belas Artes. Ingressou na Imperial Academia de Belas Artes, atual Escola Nacional de Belas Artes. Para que pudesse viver, desenhava caricaturas para jornais como O Fgaro, Zig-Zag e O Mequetrefe. Inspirado em algumas de suas obras artsticas, comeou tambm a dar seus primeiros passos em romances. Em 1879, seu pai falece fato que o faz retornar ao Maranho, onde finalmente comea a escrever. Publica Uma Lgrima de Mulher, seu primeiro drama romntico, que apesar de ser comum, atrai a ateno de alguns crticos literrios. No ano de 1881, durante o perodo em que colaborou para um dos jornais locais, O Pensador, lanou publicao o livro "O Mulato", romance que chocou a sociedade pela forma desnuda e naturalista, revelando a questo racial - tendo ele j se filiado aos abolicionistas. A obra gerou grande ira na elite branca e catlica local, pois descreve as perseguies de um padre inescrupuloso e racista, contra um rapaz de cor mulata, no ambiente da sociedade maranhense. Apesar do grande sucesso da obra por seu carter naturalista, devido s hostilidades geradas Alusio de Azevedo decidiu regressar para o Rio de Janeiro, onde j antes estivera como estudante. Passa ento a ganhar a vida como escritor. Era comum na poca, os jornais possurem folhetins, e foi em um desses folhetins que Alusio comeou a mostrar seus romances para a populao. No comeo, no passavam de obras pequenas, retratando fatos comuns e cotidianos da sociedade, porm, aps algum tempo, Alusio deixou um pouco de lado a parte romntica do cotidiano e comeou a analisar e a escrever com mais afinco sobre os agrupamentos humanos, a decadncia das casas de penso e sua explorao pelo imigrante, principalmente o portugus. A partir de tais anlises e inspiraes, resultaram duas de suas maiores obras: Casa de Penso - 1884 e O Cortio - 1890. No perodo

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

abrangente de 1882 a 1895 escreveu diversos romances, crnicas e contos, alm de peas de teatro. Ante a crtica literria4, sua obra vista como irregular por diversos crticos, uma vez que oscilava entre obras romnticas dramatizadas demais, com interesse comercial e direcionado ao grande pblico; e outras mais trabalhadas e onde era perceptvel seu timbre de grande escritor naturalista. Alusio tentou sobreviver unicamente com o ganho de seus escritos, porm, como a vida de escritor no lhe deu o nvel social que pretendia ter, abandonou por ora a literatura5 e ingressou na carreira diplomtica. Atuando como diplomata, seu primeiro posto foi na cidade de Vigo, na Espanha. Depois trabalhou no Japo, na Inglaterra, na Argentina e na Itlia. Durante o exerccio de sua funo, juntou-se a D. Pastora Luquez, que conheceu na Argentina, de quem adotou os dois nicos filhos. Em 1910, foi nomeado cnsul de primeira classe, sendo ento transferido para a cidade de Assuno, na Argentina. Logo em seguida foi para Buenos Aires, seu ltimo posto. Faleceu aos 56 anos, em Buenos Aires, onde foi enterrado. Mas aps seis anos, por iniciativa de seu amigo Coelho Neto, a urna contendo os restos mortais de Alusio Azevedo foi transportada para a capital So Lus, onde ento sepultaram definitivamente o escritor. De acordo com a opinio da maior parte dos crticos, Alusio Azevedo jamais obteve xito em realizar a obra-prima almejada. O escritor maranhense teria esgotado toda sua

Expresso possuidora de diversos significados, que assim se podem resumir: designao alternativa, principalmente a partir do sculo XIX, da disciplina dedicada ao estudo sistemtico da literatura; atividade basicamente jornalstica, voltada para a apreciao das novidades literrias; prtica da anlise de obras literrias particulares, distinta da teoria da literatura, na medida em que esta ltima se interessaria pelo estudo 5 Termo por que se designa contemporaneamente a disciplina que se ocupa com o estudo sistemtico da literatura. Tem sido usado com esse sentido preferencialmente s designaes concorrentes crtica literria, cincia da literatura e potica -, o que se deve influncia e notoriedade do livro de Ren Wellek e Austin Warren publicado em 1942, intitulado justamente Teoria da literatura. A disciplina conhecida por essa designao resultou da convergncia de diversas correntes de estudos literrios desenvolvidas nas trs primeiras dcadas do nosso sculo, correntes muitas vezes rivais entre si, mas identificadas pelo menos em dois pontos bsicos: a literatura pode e deve ser objeto de um estudo sistemtico, metdico e objetivo o que se contrape idia central da crtica impressionista; esse estudo deve partir do principio de que a literatura , sobretudo uma questo de texto e linguagem, razo por que sua anlise deve privilegiar tais elementos e minimizar a importncia de fatores extra textuais, como a vida do escritor e os condicionamentos sociais e histricos da obra o que se contrape idia central da histria da literatura do sculo XIX, interessada exatamente nos fatores extra textuais.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

imaginao em folhetins e, com isso, legado apenas duas obras de peso: Casa de Penso (1884) e O Cortio (1890).

1.1

Influncias e caractersticas de sua obra

Resultantes de sua infncia e adolescncia no Maranho, so notveis algumas influncias constantes em sua obra: A influncia da fala lusitana, os hbitos e dialetos portugueses, comuns em O Mulato, Casa de Penso, O Cortio, e outras obras, isso porque, na poca de Alusio de Azevedo, o estado de Maranho era a principal provncia portuguesa no Brasil, com fortes hbitos coloniais e permanente contato com Lisboa; alm disso, Alusio era filho de portugueses; A crtica contra a hipocrisia da sociedade provinciana de sua cidade resultante da hostilizao que seus pais sofreram por no serem casados e viverem juntos. Tal crtica fica ntida em O Mulato, onde o autor se vinga da sociedade de So Luiz; A prtica que o autor possua em retratar facilmente suas personagens, cenas, demonstrando nitidamente todos os traos exteriores. Isso resultante de sua primeira inclinao s artes plsticas e trabalhos como caricaturista. Suas personagens eram, na maioria, sem profundidade psicolgica, o que facilitou a criao de centenas de personagens em seus romances, tornando-os aglomerados de multido. Alusio no foi o autor de grandes personagens, pois no se prendia em analisar a fundo as almas de seus personagens, to menos ingressou pela psicologia Individual, mas limitou-se a lidar com as massas. Em suas obras, so freqentes os dilogos simples e corriqueiros. A presena de variados esteretipos e aspectos da sociedade da poca em sua obra sempre perceptvel: o fidalgo burgus, o portugus ganancioso, o negro, o mestio, a luta pela vida num ambiente tipicamente brasileiro. Alusio Azevedo pode, sem dvidas, ser considerado como realista objetivo em busca da realidade externa.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

1.2

Bibliografia de Alusio Azevedo

Uma Lgrima de Mulher, romance de estria (1880); O Mulato, romance (1881); Mistrio da Tijuca, romance (1882; reeditado: Girndola de Amores); Memrias de um condenado (1882; reeditado: A Condessa Vsper); Casa de Penso, romance (1884); Filomena Borges, romance (publicado em folhetins na Gazeta de Notcias, 1884); O Homem, romance (1887); O coruja, romance (1890); O Cortio, romance (1890); Demnios, contos (1895); A Mortalha de Alzira, romance (1894); Livro de uma Sogra, romance (1895).

2 AS ESCOLAS REALISTAS E NATURALISTAS

Conforme explicitado anteriormente, Alusio de Azevedo considerado por muitos estudiosos como o responsvel pela introduo do realismo naturalista no Brasil. Em sua obra O Cortio, a presena de vida no espao da histria uma das caractersticas mais marcantes da histria. Pode-se at mesmo ser considerado o prprio cortio, com seus inmeros personagens e intrigas, como protagonista do romance. Analisaremos nas pginas a seguir, alguns trechos que denotam tal caracterstica. Anterior a tal anlise, sero expostas algumas bases de estudos quanto aos movimentos de onde proveniente O Cortio, naturalismo e realismo. O Naturalismo surgiu como uma espcie de extenso do Realismo. Sendo assim, o Naturalismo toma para si quase todos os princpios do Realismo, tais como o predomnio da

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

objetividade, a observao constante de tipos humanos, a busca da verossimilhana, acrescida de uma viso cientificista da existncia, patologias sociais, etc. Com relao a prosa ficcional, na Europa, o realismo tomou forma em 1857 com a obra Madame Bovary, de Gustave Flaubert6, a qual critica duramente a depreciao dos valores da sociedade da poca em relao ao adultrio feminino questionando tambm o lado negativo do casamento. Em tempo, como fazer para reconhecer um texto deste perodo? Analisar cuidadosamente seus prprios detalhes, a partir do sentido psicolgico impregnado a cada indivduo, retratando a realidade exterior, bem como a interior. AMARAL afirma em seu livro:
a investigao da sociedade e dos caracteres individuais feita de dentro para fora, isto , por meio de uma anlise psicolgica capaz de abranger toda a sua complexidade, utilizando entre outros recursos a ironia, que sugere e aponta em vez de afirmar.
7

2.1 O Naturalismo

H ainda outro francs que tambm mereceu destaque neste momento singular da literatura francesa: O escritor mile Zola, considerado como idealizador do Naturalismo, com a publicao, em 1867, de um romance diferente de qualquer outro j publicado anteriormente, no qual o ser humano analisado minuciosamente, e tambm os valores morais e sociais da poca, sob a luz cientfica, romance esse que, no entanto, os crticos e a prpria sociedade repeliram severamente. Entretanto, posteriormente, o escritor foi declarado como expoente mximo do movimento com o manifesto literrio naturalista O romance experimental de 1880. Ecoado esse manifesto para o Brasil, no mesmo ano do marco inicial do Realismo, em 1881, tambm se inaugura oficialmente o Naturalismo brasileiro com a publicao da obra O
6

Escritor francs que considerado como um dos maiores romancistas ocidentais. Ele conhecido, sobretudo, por sua primeira publicao, O romance, Madame Bovary (1857), e por sua arte e estilo nicos. 7 AMARAL, E. et al. Novas Palavras, 2003, p. 157-181 passim.

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Mulato, de Alusio Azevedo, a qual, com um estilo narrativo inovador para o perodo, trata do preconceito racial.8 Dentre as caractersticas que podemos buscar para identificar uma obra da corrente Naturalista, fcil a percepo do foco nos aspectos exteriores das personagens, em consonncia a seus atos, suas descries fsicas, e ao ambiente do qual fazem parte. AMARAL afirma: a investigao da sociedade e dos caracteres individuais ocorre de fora para dentro; as personagens tendem a se simplificar, pois so vistas como joguetes, tteres dos fatores biolgicos e sociais que determinam suas aes, pensamentos e sentimentos 9 O naturalismo volta-se para os aspectos biolgicos e cognitivos, por entre uma viso mecnica do homem, sujeito s da hereditariedade, s influncias do meio social e do ambiente em que vive.

2.2 Introduo do Realismo e do Naturalismo no Brasil Iniciados oficialmente em 1881, com a publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis10, obra de carter ousado do ponto de vista formal, sob uma narrativa no-linear, conduzida pelo defunto Brs Cubas, com tons sarcsticos e irnicos quanto ao ideal burgus de vencer na vida11 (marco do surgimento do realismo), e O Mulato, de Alusio Azevedo (marco do surgimento do Naturalismo), e enfraquecidos por volta de 1890, quando floresce o Parnasianismo12, o advento do realismo e do naturalismo em nosso pas ocorre numa data que se tornou simblica para a literatura brasileira.

8 9

Ibid. p. 170 AMARAL, E. et al. Novas Palavras, 2003, p. 170 10 Foi poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista e teatrlogo brasileiro, aclamado como o maior nome da nossa literatura, de forma majoritria entre os estudiosos da rea. A obra ficcional de Machado de Assis tendia para o Romantismo em sua primeira fase, mas converteu-se em Realismo na segunda, na qual sua vocao literria obteve a oportunidade de realizar a primeira narrativa fantstica e o primeiro romance realista brasileiro em Memrias Postula de Brs Cubas. 11 AMARAL, E. et al. Novas Palavras, 2003, p. 157-181 passim. 12 Uma das ramificaes da escola realista, de origem francesa. Sua principal caractersticas a busca pela perfeio da linguagem, a preocupao com a forma, a lapidao e o refinamento do texto. Tem Olavo Bilac como seu maior expoente.

10

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Este movimento tomou forma no Brasil a partir de meados do sculo XIX. Os escritores brasileiros passaram a escrever sobre a realidade social brasileira, denotando a vida nos cortios, o preconceito, o preconceito e a excluso social, entre outros temas. Teve como principal representante Alusio de Azevedo. Como mostra Lcia Miguel Pereira,
o ano de 1881 foi dos mais significativos e importantes para a fico no Brasil, pois que nele se publicaram as Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assim [...] e O Mulato, de Alusio Azevedo, havia, nesses dois livros de ndole to diversa, um trao comum: em ambos triunfava a observao. Dois escritores patenteavam repentinamente uma liberdade at ento desconhecida, e conferiram assim ao romance um novo alcance. Comeou-se a escrever para procurar a verdade, e no mais para ocupar os cios das senhoras sentimentais e de um ou outro cavalheiro dado a leituras frvolas
13

A partir de ambos os escritores, podemos, ento, esboar o panorama de nossa fico ao longo da 2 metade do sculo XIX. Enquanto Machado de Assis desenvolve um realismo psicolgico e universal, que sela nossa independncia literria, a partir das Memrias pstumas..., consolidando-a em outras obras de sua maioridade literria, tais como Dom Casmurro e Quincas Borba, Alusio Azevedo torna-se o lder da presena do estilo naturalista entre ns.

2.3 Contexto Histrico

O Realismo e Naturalismo no Brasil so frutos da crise criada gerada com a queda da economia aucareira, o aumento significativo do prestgio dos estados do sul e o descontentamento da classe burguesa, ento em ascenso na poca, facilitando a adoo dos ideais abolicionistas e republicanos. No Brasil, poca de 1840 a 1889, enquanto D. Pedro II escolhia o representando para o cargo de primeiro-ministro, com a conivncia do Partido Liberal e do Conservador, em uma
13

PEREIRA, Lcia Miguel. Histria da Literatura brasileira. Prosa de fico (de 1870 a 1920), 1973, p.142).

11

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

espcie de parlamentarismo s avessas, o povo brasileiro ignorava tais decises governamentais, preocupando-se com a sobrevivncia imediata do dia-a-dia. Eis o porqu da to comentada tranqilidade poltica do perodo: liberais e conservadores, que a monarquia habilmente encaminha, revezam-se no poder, sempre de acordo com os interesses da oligarquia agrria. Em vista a economia brasileira, nosso pas, ao longo da 2 metade do sculo XIX, possui uma estrutura socioeconmica baseada no setor latifundirio, na monocultura da exportao, a esta altura j voltada para a produo de caf, e na mo-de-obra escrava. Assim a oligarquia agrria quem d as cartas na economia e na poltica do pas, embora presses internacionais visando ao desenvolvimento do capitalismo industrial encaminhem-se no sentido da modernizao do pas, que se faz com lentido. Porm, por volta de 1870 um conjunto de fatos, diretamente ligados referida modernizao, comea a desestabilizar o panorama apresentado: o trfico negreiro proibido, aumenta a mo-de-obra imigrante, desenvolve-se a indstria cafeeira no interior de So Paulo, constroem-se ferrovias, crescem cidades concentradoras de fbricas. Nelas se forma uma classe mdia urbana, insatisfeita com a falta de representatividade poltica. Essa classe, sem espao no esquema de revezamento dos partidos Liberal e Conservador, no poder, apia-se, ento, no exrcito e aceita a liderana dos cafeicultores paulistas, responsveis pela introduo do trabalho assalariado no pas e defensores de mudanas estruturais, como a substituio da monarquia, desgastada e reacionria, pela repblica. Os Partidos Republicanos, fundados em 1870, tinham como principal luta, a troca do trabalho escravo pela mo-de-obra imigrante. Nesse meio, os ideais de intelectuais como Comte14, Spencer15, Darwin16 e Haeckel17 conquistaram a classe intelectual brasileira que
14

Augusto Comte: Professor de matemtica, fundador do "positivismo". Movido pela vontade de estar altura da intelectualidade, insolente plagia de Saint -Simon a clebre lei dos trs estados, segundo a qual o esprito humano passa sucessivamente pela idade teolgica, pela idade metafsica e, finalmente, pela idade positiva, na qual no conhece nenhuma verdade diferente das verdades esclarecidas pela cincia. Dentre outras aberraes das teorias de Comte, destaca a que o homem superior mulher, e esta dever sempre ocupar uma posio subordinada na sociedade, a raa branca superior s raas de cor, s um pequeno nmero de indivduos, que formam a escola, so capazes de ascender vida intelectual. 15 Spencer: Filsofo ingls e um dos representantes do positivismo. dele a expresso " sobrevivncia do mais apto", e em sua obra procurou aplicar as leis da evoluo a todos os nveis da atividade humana. considerado o "pai" do

12

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

passaram ento a dedicar-se tambm ao esprito cientificista, deixando a parte os ideais espiritualistas do Romantismo18. Todos se voltam para explicar o universo atravs da Cincia, seguindo os movimentos do positivismo19, o darwinismo, o naturalismo e o cientificismo. O grande percussor dessa linha de pensamento foi Tobias Barreto 20, professor da Escola de Recife e seguidor dos ideais de Augusto Comte. Entretanto, proclamada em 1889, a repblica viria a frustrar as ambies da classe mdia e tambm das foras armadas: os representantes das oligarquias de So Paulo e de Minas Gerais passam a controlar o estado brasileiro, por meio de uma aliana poltica conhecida como Poltica dos Governadores ou poltica do caf-com-leite. Em concluso, os conflitos no se resolvem: por um lado o Brasil um pas de idias liberais, republicanas, modernas e, por outro, convive com a humilhao de uma estrutura econmica co-poltica oligrquica, agrria, coronelista e latifundiria.

2.3.1

O Determinismo

Darwinismo social, embora jamais tenha utilizado o termo. Com base em suas idias, alguns autores procuraram justificar a diviso da sociedade em classes e o europeu, sugerindo que estes seriam exemplos de seleo natural. 16 Charles Darwin: Naturalista de origem britnica que alcanou fama ao convencer a comunidade cientfica da ocorrncia da evoluo e propor uma teoria para explicar como ela se d por meio da seleo natural. 17 Haeckel: Mdico e um artista versado em ilustrao que se tornaria professor em anatomia comparada. Foi dos primeiros a considerar a psicologia como um ramo da filosofia. Props alguns termos utilizados freqentemente como filo e ecologia. Os seus principais interesses recaram nos processos evolutivos e de desenvolvimento e na ilustrao cientifica. 18 O Romantismo foi um movimento artstico e filosfico surgido nas ltimas dcadas do sculo XVIII na Europa que perdurou durante grande parte do sculo XIX. Caracterizou-se como uma viso de mundo contrria ao racionalismo que marcou o perodo neoclssico e buscou um nacionalismo que aparentemente se perdera. Inicialmente apenas uma atitude, um estado de esprito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o esprito romntico passa a designar toda uma viso de mundo centrada no indivduo. Os autores romnticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trgicos, idias utpicos. Se o sculo XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razo, o incio do sculo XIX seria marcado pelo romantismo, pela subjetividade, pela emoo e pelo eu. 19 Positivismo: doutrina que consiste, objetivamente, na completa negao da filosofia, ou seja, no deve apresentar um corpo prprio de saber. 20 Filosofo, poeta, critico e jurista brasileiro e fervoroso integrante da Escola de Recife (movimento filosfico de grande fora calcado no monismo e evolucionismo europeu). Foi o fundador do condoreirismo brasileiro e patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras.

13

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Organizado por Hypolyte Taine, sugere que o comportamento humano seja determinado por foras biolgicas (o instinto, a herana gentica), sociolgicas e ambientes (ecologia, meio social), e histricas. Tudo, inclusive a arte, produto do meio, a raa e do momento histrico. Todos os fatos psicolgicos e sociais so manifestaes naturais que nada tm de transcendncia. As circunstncias externas determinam rigidamente a natureza dos seres vivos, inclusive do homem; nem a razo nem a vontade escapam desse condicionamento. Toda a realidade passa por um processo evolutivo, dentro de um sistema de leis naturais absolutamente definidas. Segundo Taine, todas as aes humanas so determinadas por variveis biolgicas. Ou seja, as suas vontades no so livres, tendo por determinante o aspecto racional e espontneo do sujeito, e sim conseqncia de mecanismos biolgicos. O determinismo surge na perspectiva em que os narradores criam suas personagens. A neutralidade, suposta, no oculta o fato do autor sempre carregar com tons obscuros, o destino de suas personagens. Seguindo a linha de raciocnio dessa teoria, se um indivduo nasceu pobre, ir morrer pobre; sempre empregado, jamais patro; filha de prostituta ser sempre outra prostituta. Teoria radical que encontramos explcita em praticamente todas as passagens da obra O Cortio. Destaca entre, outros fatores, a concorrncia constante entre os indivduos como base da transformao social. Dentre os vrios exemplos possveis de se encontrar na obra, que seguem essa teoria, podemos citar a concorrncia descabida e exacerbada entre Joo Romo e Miranda:
Travou-se ento uma luta renhida e surda entre o portugus negociante de fazendas por atacado e o portugus negociante de secos e molhados... 21

2.3.2

O Positivismo

21

Azevedo, Alusio. O Cortio [So Paulo] Klick Editora [1997] p. 19

14

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Designa-se a doutrina de Augusto Comte, que abrange vrios campos, da Teoria do Conhecimento Sociologia, e caracteriza-se pela orientao cientificista que deu ao pensamento filosfico, atribuindo constituio e ao processo da cincia positiva importncia capital para o processo de qualquer provncia do conhecimento. Comte fala a respeito das transformaes exercidas na sociedade atravs de desgnios necessrios para reform-la, elevando-a a uma etapa positiva. Deve-se fazer experincia, comparao e observao. Para diminuir os problemas da sociedade na poca, deveria tambm ser realizada uma reorganizao de crenas e costume. Assim sendo, a estrutura familiar, os valores sociais e a educao seriam fundamentais para o xito dessa teoria. possvel notar, em alguns trechos da obra O Cortio, algumas das caractersticas positivistas, citando, por exemplo, a preocupao de Jernimo em manter sua filha em um colgio, a fim de que ela tivesse melhores chances de vida.
... E, defronte do cabedeiro de querosene, conversavam sobre a sua vida e sobre a sua Marianita, a filhinha que estava no colgio e que s os visitava aos domingos e dias santos.
22

2.4

Diferenas entre o Realismo e o Naturalismo

Realismo

- Presena notvel do estilo literrio de Flaubert (Frana);

- Romance documental, baseado na observao e anlise de fatos; - A anlise social e do meio humano (personagens individuais) feita de dentro para fora, atravs da observao psicolgica capaz de abranger sua complexidade, com traos de ironia, que induz a deduo, ao invs de afirmar;

22

Ibid, p. 130

15

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

- Torna-se para a psicologia, tendo direcionando foco no indivduo;

- As obras denotam e criticam as classes superiores, a burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a tal classe social;

- Como h um tratamento imparcial e conciso quanto aos temas, a garantia ao leitor de um espao de interpretao, de elaborao de suas prprias concluses a respeito das obras assegurada.

Naturalismo

- Influncia literria de mile Zola (Frana);

- Romance de experimentos, fundamentado na experimentao e observao cientfica; - A anlise da sociedade e dos caracteres individuais feita de fora para dentro; a tendncia dos personagens de se simplificarem, pois so utilizados como marionetes, pacientes dos fatores histricos, sociais e biolgicos que determinam suas aes, sentimentos e reflexes;

- Torna-se para a biologia e a patologia, focando-se mais no social; - As obras denotam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens so frutos dessas classes sociais mais baixas;

- o tratamento dos temas, baseado em um ngulo determinista, delimita as concluses do leitor, empobrecendo assim, a literatura desses textos.

16

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

O ESPAO COMO PERSONAGEM NA OBRA O CORTIO


Encontramos, na obra, dois espaos explorados: O primeiro o cortio, amontoado de casas

de baixssima qualidade e muito mal-arranjadas, onde os pobres convivem. Esse espao a representao da miscigenao e da promiscuidade das classes menos favorecidas. um organismo vivo. Junto a ele, o cortio, esto a pedreira e a taverna do portugus Joo Romo, tambm dono do cortio. O segundo espao, localizado ao lado do cortio, o sobrado do aristocrata e comerciante Miranda e tambm de sua famlia. O sobrado a representao da burguesia ascendente do sculo XIX. Esses espaos fictcios so situados no bairro de Botafogo, denotando a exuberante natureza local como meio diretamente influenciador das personagens. Assim sendo, o sol escaldante do litoral americano age como elemento corruptor do homem local.

3.3 O Espao
De acordo com alguns gramticos literrios, a noo de espao deve ser considerada como uma totalidade. No entanto, seja atravs de anlises, seja atravs de observaes, possvel dividir esse espao em partes e reconstru-lo depois. Tal diviso deve ser feita segundo uma gama de princpios, dentre os quais, os elementos do espao so os que mais se destacam. Elementos do espao seriam as personagens, as firmas, residncias, o meio ecolgico e as infra-estruturas. No caso da obra em estudo, temos como espao principal o cortio, rodeado por micro-espaos que seriam seus habitantes, cada um com suas caractersticas e particularidades, diretamente afetados pelo espao central. Os homens, ento, so elementos do espao, seja na qualidade de trabalhadores, visitantes, moradores ou afins. A funo primordial das firmas ou semelhantes a produo de bens, servios e idias. As instituies, sejam elas fsicas ou no, regulamentam as normas, ordens e legitimaes. Em o cortio, pode-se mesmo afirmar que Joo Romo, alm de homem como micro-espao, pode ser visto como uma instituio. O meio

17

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

ecolgico representa um conjunto de reas territoriais que formam a base fsica do trabalho humano. Finalmente, as infra-estruturas so representadas pelo trabalho humano materializado e constitudo na forma de casas, caminhos, etc. A explicitao das funes dos elementos do espao denota que eles so, de certa forma, intercambiveis, ou seja, podem ter suas posies trocadas devido a um eixo de semelhana existente entre eles, e redutveis uns aos outros. E conforme os elementos do espao se tornam mais intercambiveis, suas relaes tornam-se tambm mais ntimas e muito mais prolongadas. Assim, a idia de espao como uma totalidade se torna mais evidente. Na obra alvo desse estudo, percebemos a ntida diferenciao socioeconmica de alguns personagens centrais. Tal diferenciao no foi feita ao acaso: Ela denota a distribuio espacial e aplicao dos personagens junto ao enredo, e em particular, ao espao. Por haver tal discernimento de localizao espacial dos personagens, cabe aqui uma breve explicitao sobre o que o espao social. O espao social constitudo de tal forma que os personagens so distribudos nele em funo da sua posio nas distribuies estatsticas, seguindo dois princpios de diferenciao: o capital econmico e o simblico. Na primeira dimenso, os personagens se organizam de acordo com o volume do capital que dominam, na segunda, de acordo com a estrutura do seu capital. Em paralelo, no capital econmico, aqueles que possuem maior volume de capital opem-se aqueles mais desprovidos, mas, contudo, do ponto de vista do capital simblico, tal oposio no to relevante, podendo ainda mesmo no ser to lgica. Pierre Bourdieu usa como exemplo o caso dos professores, que tendo esses um capital econmico no to elevado, so, ou devem ser, detentores do capital simblico. O espao condizente s posies sociais compreendido assim em um espao de posicionamento por meio dos hbitos ou disposies -, pois cada classe de posies diretamente correspondente outra classe de hbitos resultantes de condicionamentos sociais relacionados condio correspondente. Como as posies, retratando as caractersticas inerentes e relacionais de uma posio em um estilo de vida nico - so diferenciados, mas, tambm dissonantes, isto , criadores de distines. As diferenas nas prprias prticas, opinies, bens

18

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

possudos, transformam as diferenas simblicas e formatam-se, elas mesmas, em uma linguagem exclusiva. A teoria de distino nos remete a uma compreenso de um termo de relevo denotando a noo de que estar no espao ser um ponto, diferir, ser distinto, significar, portanto. Formular o espao social que caracteriza as prticas e representaes dos personagens nos possibilita a elaborao de classes tericas, mais homogneas possveis, em consonncia com as prticas e disposies. Assim, unem-se propriedades determinantes que nos permitem deduzir outras propriedades diferindo e classificando personagens to semelhantes quanto possvel entre eles e, assim, o mais diferente possvel de membros de outras classes. O espao social define distncias e proximidades que so preditivas de encontros, afinidades e simpatias. A presena das classes questo feita por lutas e negar que elas existem, as classes, seria negar a existncia de diferenas. Por fim, as classes sociais no existem, de modo que o que existe sim um espao social de divergncias, onde o termo classe to somente virtual. Sendo assim, o espao social abrange-nos como se fossemos pontos em um eixo comum, pois a diferena existe, persiste e ela que, em tese, nos permite o reconhecimento das variantes e invariantes. Em acordo com tal definio, fica deveras simples, ao leitor que j leu a obra O Cortio, entender como est representado na mesma o espao. Sendo protagonista da histria o prprio cortio, conforme j falado, detentor ento das classes sociais mais inferiores, e que somadas todas, denotam o organismo vivo que o prprio cortio, bem como os casares e palacetes que completam, de forma personificada, o espao, representando as classes sociais mais elevadas. Nesse nterim, se destaca Joo Romo, que proveniente de um espao economicamente desprovido, ergue o cortio, atravs do qual, consegue galgar para uma situao econmica mais confortvel, o que lhe rende um espao social econmico muito mais elevado. Por outro lado, o prprio cortio, por Joo Romo construdo, tambm galgou novos patamares: Antes alimentado por ps rapados; ao final da histria, a avenida [vila] segue em busca de novas e mais elevadas camadas sociais.

19

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Deve-se, contudo, ao analisar qualquer obra literria que seja, tomar-se o cuidado de no confundir o espao com a ambientao. A seguir, uma breve diferenciao entre ambos.

3.1.2 Espao e ambientao

comum, em qualquer que seja a histria, haver uma mescla entre o espao e a ambientao, afinal, ambos esto intrinsecamente ligados, completando um ao outro, porm, por ambientao, devemos entender como sendo o conjunto de processos conhecidos e possveis, destinados a criar, na narrao, a idia ou noo de um determinado ambiente; j para aferir espao, levamos em conta nossa experincia do mundo. Em mais claras palavras: na medida em que no se deve confundir espao com ambientao, para fins de anlise, necessrio certo nvel de conhecimento literrio do leitor a fim de que o espao puro e simples (um quarto, uma sala, uma rua, barzinho ou qualquer outro lugar por assim dizer) seja entrevisto em um quadro de significados mais complexos, participantes estes da ambientao. Em outras palavras ainda: o espao denotado; a ambientao conotada. O primeiro explcito; o segundo implcito. O primeiro contm dados de realidade que, numa instncia posterior, podem alcanar uma dimenso simblica.

3.2 Anlise do espao como personagem na obra O Cortio, obra em que os personagens com caractersticas individuais so substitudos por personagens que representam vrios esteretipos humanos de forma coletiva, tem como espao o Rio de Janeiro, mais especificamente falando, um cortio na cidade do Rio de Janeiro. Neste exemplo notvel do naturalismo brasileiro, percebemos como o autor se preocupou, ao escrev-lo, em fugir do sumarismo23, diagnsticos sociais que no foram afetados por teorias j prontas.

23

Escrever de forma breve, resumida, sinttica. Sem formalidade alguma.

20

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

No decorrer da histria, Joo Romo, um tipo carioca de self-made man24, em sua ascenso, podemos entender no os dilemas existenciais decorrentes de sua brutalidade e coisificao, j que no se trata de obra de realismo psicolgico, mas o processo pelo qual essa brutalidade se impe e encontra espao no alto da pirmide capitalista, que assim se desnuda aos olhos do leitor em alguns de seus movimentos essenciais, e tambm em algumas de suas conseqncias humanas inevitveis. A seguir, temos dois trechos em que a participao do espao na narrao altamente personificada. 1 Trecho:
Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolncia de neblina as derradeiras notas da ltima guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia. A roupa lavada, que ficara de vsperas nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um farto acre de sabo ordinrio. As pedras do cho, esbranquiadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azulada pelo anil, mostrava uma palidez grisalha e triste, feita de acumulaes de espumas secas. Entretanto, das portas surgiam cabeas congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte, comeavam as xcaras a tilintar; o cheiro quente do caf aquecia suplantando todos os outros; trocavam-se de janela para janela as primeiras palavras, os bons dias; reatavam-se conversas interrompidas noite; a pequenada c fora traquinava j, e l dentro das casas vinha choros abafados de crianas que ainda no andam. No confuso rumor que se formava, destacavam-se risos, sons de vozes que altercavam, sem se saber onde, grasnar de marrecos, cantar de galos, cacarejar de galinhas. 25

Temos nesses trs pargrafos, uma representao clara de como o espao, somado a narrativa da ambientao, transforma um lugar (espao) antes inanimado, em um ser vivo.

24 25

Do ingls, homem auto suficiente Azevedo, Alusio. O Cortio [So Paulo] Klick Editora [1997] p. 43-4

21

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Conforme j visto anteriormente, pode-se notar tambm a presena de micro-espaos rodeando o espao central, o cortio. Nesse trecho em especial, os micro-espaos so representados pelos habitantes do cortio, que atravs de suas atitudes, colocadas em segundo plano, somam suas vidas em uma nica, animando assim o cortio. A utilizao de alguns recursos de linguagem, os quais analisaremos a seguir, de um carter nico e imprescindvel para que tal fato, a protagonizao do cortio, fosse possvel.
Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.

A prosopopia ou personificao26, que se trata do aferimento de caractersticas humanas a outros seres, clara no primeiro pargrafo, onde ao afirmar que cortio acordava, abrindo no os olhos, mas suas alinhadas janelas e portas o autor nos remete a imagem de um imenso gigante, que aps uma noite de sono, desperta. A ambientao contida nesse pargrafo explcita em seu final, onde, atravs de uma hiprbole27 (linguagem conotativa), o autor transmite ao seu leitor a extenso do espao do cortio: sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Somente nessas duas linhas, possvel compreender a importncia e relevncia que o cortio tem para com histria, como sendo seu principal espao. Conforme lemos no primeiro captulo, uma das caractersticas do naturalismo e realismo a troca de personagens nicos, aqueles que tm importncia significativa para a narrao e desenvolvimento do enredo e espao, por personagens coletivos, onde os mesmos atuam como exemplos gerais, fazendo apenas parte do espao em que vivem e, a exemplo da obra aqui estudada, sofrendo forte influncia do espao em que vivem. Da a complexidade dessa obra, uma vez que temos o cortio como espao criado por seus personagens e ao mesmo tempo temos os personagens moldados conforme a evoluo do espao. J no segundo pargrafo temos:
26

Figura de pensamento atravs da qual fazemos os seres inanimados ou irracionais agirem e sentirem como pessoas humanas. um precioso recurso de expresso potica. 27 Outra figura de pensamento. Trata-se de uma afirmao exagereada que visa a um efeito expressivo.

22

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolncia de neblina as derradeiras notas da ltima guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia.

Aqui, novamente as personagens que habitam o cortio so colocadas a lado e todo o foco narrativo permanece nas aes do cortio em si, como personagem. Novamente a prosopopia marcante, onde lemos um acordar alegre e farto de quem dormiu... seguida outra figura de linguagem altamente utilizada na literatura, a metfora28, ... sete horas de chumbo... O autor transforma aqui, todos os habitantes do cortio em uma nica unidade: O cortio. E as aes pertinentes a seus moradores so diretamente transferidas, como em um coletivo, ao espao cortio. Com esse recurso, Alusio de Azevedo talvez buscasse mostrar a seus leitores que, de acordo com o espao social em que se vive, um grupo selecionado de personagens est suscetvel a sofrer as mesmas influncias e agir como se fossem todos iguais, de forma homognea. A seguir, nos dois prximos pargrafos, temos:
A roupa lavada, que ficara de vsperas nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um farto acre de sabo ordinrio. As pedras do cho, esbranquiadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azulada pelo anil, mostrava uma palidez grisalha e triste, feita de acumulaes de espumas secas.

Onde o autor, alterando completamente de linguagem narrativa, onde uma seqncia, linear ou no de fatos relatada, para uma linguagem essencialmente descritiva, atravs da qual, a ambientao do espao torna-se mais ampla. como se o autor parasse a seqncia de acontecimentos de acontecimentos, a narrao, em um determinado ponto e se detivesse focando em um nico lugar, no caso em especfico, os quintais do cortio, com o intuito de enfatizar, mais ainda, o espao de sua obra.
28

Figura de pensamento que trata do desvio da significao prpria de uma palavra, nascido de uma comparao mental ou caracterstica comum entre dois seres ou fatos.

23

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Aps, no ltimo pargrafo exposto, temos:


Entretanto, das portas surgiam cabeas congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte, comeavam as xcaras a tilintar; o cheiro quente do caf aquecia suplantando todos os outros; trocavam-se de janela para janela as primeiras palavras, os bons dias; reatavam-se conversas interrompidas noite; a pequenada c fora traquinava j, e l dentro das casas vinha choros abafados de crianas que ainda no andam. No confuso rumor que se formava, destacavam-se risos, sons de vozes que altercavam, sem se saber onde, grasnar de marrecos, cantar de galos, cacarejar de galinhas.

E eis aqui o que podemos visualizar como fechamento nobre desse trecho: O cortio, at ento esttico, sem movimento, apenas em sua ao humana de despertar, ganha, definitivamente, vida. Sons diversos, bocejos, crianas correndo ou chorando, o aroma do caf, risos, grasnar de marrecos, galos e galinhas que se unem, atravs de seus sinais, a todo esse organismo vivo central, espao, agora em movimento, que o cortio. Nota-se que o autor, mais uma vez, no se deteve em um ou outro personagem, nomeando-o, destacando-o ou dando a ele um papel maior em toda essa histria; o autor permanece observando e narrando seus personagens como seres coletivos, dos quais, as aes acabam sendo interpretadas como se do cortio. Temos aqui, mais uma notria figura de linguagem, a metonmia29, onde o espao entendido atravs da ao de seus personagens. Aps anlise minuciosa desse breve trecho, podemos identificar tambm algumas caractersticas que denotam as teorias a respeito de espao, micro-espao, ambientao e tambm espao social, como segue: O espao aqui apresentado como o interior do cortio, atravs de sua descrio fsica e detalhamento de locais e objetos especficos; Os micro-espaos representam-se por seus habitantes, seus hbitos e suas descries; A ambientao est notoriamente presente atravs da narrao linear do despertar do cortio e a seqncia de aes e sons que nele acontecem; por ltimo,

29

Figura de linguagem que consiste em usar uma palavra por outra, com a qual se acha relacionada.

24

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

O espao social fica aqui tambm representado pelas pessoas, mas dessa vez com foco em sua posio social, uma vez que habitantes de um cortio, sua relevncia vista como um coletivo, sem necessidade constante de focar uma ou outra personagem.

2 Trecho:
Da a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomerao tumultuosa de machos e fmeas. Uns, aps outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de gua que escorria da altura de uns cinco palmos. O cho inundava-se. As mulheres precisavam j prender as saias entre as coxas para no as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braos e do pescoo, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses no se preocupavam em no molhar o plo, ao contrrio metiam a cabea bem debaixo da gua e esfregavam com fora as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mo. As portas das latrinas no descansavam, era um abrir e fechar de cada instante, um entrar e sair sem trguas. No se demoravam l dentro e vinham ainda amarrando as calas ou as saias; as crianas no se davam ao trabalho de l ir, despachavam-se ali mesmo, no capinzal dos fundos, por detrs da estalagem ou no recanto das hortas. 30

O trecho acima um notrio exemplo do cuidado em que o autor teve em nos mostrar o cortio no somente como um espao qualquer onde histrias acontecem; ele mostrado como um organismo vivo, que se apropria das caractersticas e aes daqueles em que vivem em seu meio e as denota como sendo aes suas. A degradao social, a pobreza, a promiscuidade, a perverso sexual e outros fatos so conseqncias desse meio. Tal apropriao de atitudes e aes, somente foi possvel atravs de recursos feitos pelo autor, como por exemplo, a utilizao de uma linguagem dinmica, que revela a vivacidade do espao, alm da utilizao de verbos referentes a animais (zoomorfizao31) para caracterizar homens e mulheres.

3.3 A influncia do espao sobre os personagens

30 31

Azevedo, Alusio. O Cortio [So Paulo] Klick Editora [1997] p. 69 O ser humano visto e retratado como animal, sob vrios aspectos. Ex.: Ele comia feito um porco.

25

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

No trecho a seguir, temos um exemplo de como a influncia do espao capaz de influenciar no carter das pessoas ligadas a ele:
Por outro lado, Jernimo empregara-se na pedreira de So Diogo, onde trabalhava dantes, e morava agora com Rita numa estalagem da Cidade Nova... A primeira parte de sua lua-de-mel foi uma cadeia de delcias contnuas, tanto ele quanto ela, pouco ou nada trabalharam... ...foi um prazer prolongado e amplo, bebido sem respirar, sem abrir os olhos, naquele colo carnudo e dourado da mulata, a que o cavouqueiro se abandonara, como um bbedo que adormece abraado a um garrafo inesgotvel de vinho gostoso. Estava completamente mudado, Rita apagara-lhe a ltima rstia das recordaes da ptria... O Portugus abrasileirou-se para sempre; fez-se preguioso, amigo das extravagncias e dos abusos, luxurioso e ciumento; fora-se-lhe de vez o esprito da economia e da ordem; perdeu a esperana de enriquecer, e deu-se todo, todo inteiro... 32

Na leitura desses trechos, temos parte da histria de Jernimo e Rita, a princpio moradores do cortio, onde se conheceram e se apaixonaram, e por ocasio de seu casamento, mudaram-se para outra casa, conforme lido. Chama a ateno do leitor, a mudana completa que Jernimo, portugus, que chegara ao Brasil e instalara-se no cortio, cheio de ambies, carter rgido e estrito desejo de enriquecer, sofreu, pouco a pouco, desde o momento em que passou a morar no cortio. O que antes era estranhamento pelos hbitos dos moradores, passou a tornar-se fascnio; o desprezo direcionado s mulheres, por seus hbitos promscuos, tornou-se admirao por Rita, visto que tudo aquilo, naquele espao, era completamente normal. Assim, todo o carter de Jernimo foi remodelado de acordo com os costumes do cortio e, mais ainda, em consonncia com sua admirao por Rita. Em uma das histrias desenvolvidas no livro, encontramos tambm um exemplo ntido de que como o meio, o espao, pode influenciar um a personagem. Trata-se da histria de Pombinha, que a princpio era uma menina pueril, apesar de seu corpo j desenvolvido, e que

32

Azevedo, Alusio. O Cortio So Paulo Klick Editora 1997 p. 149-50

26

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

sofria constantes assdios homossexuais de uma outra personagem, Lonie. Conforme o desenvolver da histria, o carter de Pombinha sofre grandes modelaes, no s por seu casamento ter acabado, mas principalmente por viver em um ambiente degradante. Sofre ela tais modelaes a ponto de ter seu final ao lado de Lonie, preparando para tornar-se uma prostituta. Apesar de tudo, vemos que o autor no chama nossa ateno exclusivamente para essas personagens, mas sim como elas vivem e se comportam em funo do meio e como podem ser modeladas pelo mesmo.

3.4 A humanizao do espao

Para finalizar esse trabalho acerca da relevncia do espao, como personagem, em o cortio, ser transmitido aqui, ao leitor, um apanhado de trechos do livro onde pode-se acompanhar o crescimento, desenvolvimento, amadurecimento e por fim envelhecimento do espao, o cortio. Tal enumerao de trechos tem por fim, concluir a apresentao de argumentos que explicitam a visualizao do espao nessa obra, no somente como uma mera localizao geogrfica ou limitada ao incio da ambientao; e sim sua humanizao, que assim como ns, homens, nasceu, desenvolveu-se, cresceu e por fim, amadureceu, atingindo a idade adulta. Temos a seguir alguns trechos nos quais possvel perceber tal evoluo.

3.4.2

O Planejamento:
...Uma estalagem em um ponto enorme, uma estalagem monstro, se m exemplo,

destinada a matar toda aquela miualha de cortios que alastravam por Botafogo... 33

3.4.3

A Formao:
... arrematava madeiramento j servidos; comprava telha em segunda mo; fazia

pechinchas de cal e tijolos, o que era tudo depositado no seu extenso cho vazio, cujo aspecto tomava em greve o carter estranho de uma barricada, tal era a variedade de objetos que ali se

33

Azevedo, Alusio. O Cortio [So Paulo] Klick Editora [1997] p. 20-21

27

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

apinhavam acumulados: tbuas e sarrafos, troncos de rvore, mastros de navio, caibros, restos de carroas, chamin de barro e de ferro, foges desmantelados, pilhas e pilhas de tijolos de todos os feitios, barricas de cimento, montes de areia e terra vermelha, aglomeraes de telhas velhas, escadas partidas, depsitos de cal...34

3.4.4

O Nascimento:
... as casinhas do cortio, proporo que se atamancavam, enchiam-se logo, sem

mesmo dar tempo a que as tintas secassem...; ... as casinhas continuaram a surgir, uma aps outra, e fossem logo se enchendo, a estenderem-se unidas por ali afora, desde a venda at quase ao morro, e depois dobrassem para o lado do...; Noventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem. 35

3.4.5

O Desenvolvimento:
E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as

suas cercas de varas... E naquele terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, comeou a minhoca, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma gerao, que parecia brotar espontnea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco. E durante dois anos o cortio prosperou de d ia para dia, ganhando foras, socandose de gente. 36

3.4.6

A Maturidade:
... Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a

sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Da casinha nmero 8 vinha um falsete agudo, mas afinado. No nmero 7, nenm cantarolava em tom muito mais baixo; e de um dos quartos do fundo da estalagem saa de espao a espao uma nota spera de trombone.
34

Ibid. p. 22 Azevedo, Alusio. O Cortio [So Paulo] Klick Editora [1997] p. 20-81 passim Ibid p. 9-20 passim

35 36

28

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Amanhecera um domingo alegre no cortio, um bom dia de abril. Muita luz e pouco calor. E todo o cortio ferveu que nem uma panela ao fogo. Pombinha menstruada O fato abalou o corao do cortio ... o cortio j no era o mesmo; estava muito diferente; mal dava idia do que fora. O ptio... estreitara-se com as edificaes novas; agora parecia uma rua, todo calado por igual e iluminado por trs lampies grandes, simetricamente dispostos. J l no se admitia assim qualquer p rapado; para entrar era preciso carta de fiana e uma recomendao especial. O cortio aristocratizava-se. A cadeia continuava e continuaria interminavelmente; o cortio estava preparando uma nova prostituta naquela pobre menina desamparada... 37

Concluso
Ao final da presente anlise podemos concluir que o cortio, como um organismo biolgico vivo, e ao mesmo tempo sendo o espao de todo desenrolar da histria e seus personagens, complacente do que se pode chamar de evolucionismo social. Pois foi crescendo, de dentro para fora, atravs de suas histrias e seus personagens, desde um amontoado de casas, chegando ao nvel de vila, avenida. Assim como o personagem central da histria, Joo Romo, que de mero ajudante de uma venda, cresceu, tambm s custas do cortio e seus personagens. Percebemos assim, a significncia do espao como personagem, presente na obra O Cortio, de Alusio de Azevedo.

37

Ibid,p.21-175 passim

29

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

Dentro do naturalismo, o clssico se apresenta como uma obra extremamente rica em seus preceitos, e em particular, seu espao difere-se de qualquer outro at ento representado nos movimentos realistas e naturalistas, isso porque seu autor atribuiu ao espao caractersticas, at ento, exclusivamente humanas, permitindo com que personagens simples, que representam baixa sociedade da poca de forma coletiva, tivessem seu carter conduzido e mesmo alterado, de acordo com os atributos do meio (espao) em que vivem, alm de descrever com perfeio os ambientes, utilizando-se no somente de caractersticas visuais, mas tambm aferindo ao espao caractersticas pertinentes a todos os outros sentidos humanos. A partir disto, comprova-se que Alusio de Azevedo e sua obra O Cortio tornaram-se cones da cultura brasileira, no obstante, aquele exerceu grande influncia sob os escritores procedentes a ele, com sua at ento singular forma de descrio. Eis aqui o porqu de Alusio de Azevedo ser considerado o autor que instituiu o movimento naturalista, em seguimento ao realismo, no Brasil. Conclui-se que, aps esmiuar o romance, possvel relacionar algumas das vrias caractersticas que possibilitam denotar o espao no somente como lugar fsico ou cenrio, mas sim como um organismo vivo. Alguns peritos julgam o espao da obra como seu personagem principal, haja vista seu alto poder de persuaso e transformaes evolutivas que sofre durante todo o enredo, aes essas cuidadosamente expostas e analisadas neste trabalho.

Bibliografia AURLIO, B.H.F. Novo Aurlio: O Dicionrio da Lngua Portuguesa Sculo XXI. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. AMARAL, E. et. Al. Novas Palavras. 2 ed. So Paulo: FTD, 2003. AZEVEDO, Aluisio. O Cortio. 33 Ed. So Paulo: Klick, 1997. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. 2 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997 BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 1 Ed.So Paulo: Cultrix, 1970.

30

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano IV - N VIII- JUN / 2010 - ISSN 1982-646X

CNDIDO, A.; CASTELLO, J.A. Presena da Literatura Brasileira das origens ao Realismo: Histria e Antologia. 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. CEGALLA, Domingos Paschoal. Minigramtica da Lngua Portuguesa. 1 Ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005 COELHO, Jacinto do Prado. Dicionrio de Literatura. 3 Ed. Porto: Figueirinhas, 1979. (2 volume). COUTINHO, Afrnio. A literatura no Brasil. 6 Ed. Global, 2002. DIMAS, Antonio. Espao e Romance. 3 Ed. So Paulo: Editora tica, 1994 MAIA, Joo. Novo Ensino Mdio. 4 Ed. So Paulo: tica, 2000. MOISS, Massaud. A criao literria. 19 Ed. So Paulo: Cultrix, 1976. PEREIRA, Lcia Miguel. Histria da Literatura brasileira. Prosa de fico (de 1870 a 1920). 1 Ed. So Paulo: Nova Fronteira, 1973

S-ar putea să vă placă și