Sunteți pe pagina 1din 4

OF_RER_20141: Atividade Avaliativa

http://extensao.aeduvirtual.com.br/201401/mod/quiz/attempt.php?id=2...

Voc acessou como EMERSON NEPOMUCENO DA SILVA

SAIR

Extenso

OF_RER_20141

Questionrios

Tentativa 1

Aulas:
Oficina de Relaes tnico-Raciais Contedo Contedo (PDF) Atividade Avaliativa Certificado

Oficina de Relaes tnico-Raciais


Atividade Avaliativa Atividade Avaliativa - Tentativa 1

1
Notas: 1

Sobre a obra Casa-grande e senzala, de Gilberto Freyre, correto dizer que: Escolher uma resposta.

a. refutou o determinismo biolgico e as teorias que apregoavam a inferioridade dos mestios. b. afirmava que a mestiagem era a causa do atraso brasileiro. c. rompeu com o mito da democracia racial . d. abordou a cultura brasileira apenas em seu aspecto religioso. e. no teve impacto nem no campo terico nem no campo poltico.

2
Notas: 1

Tendo em vista as leituras feitas para essa aula, analise a charge abaixo, publicada no jornal Folha de So Paulo, em 20 de novembro de 2006.

A charge uma representao: Escolher uma resposta.

a. da inexistncia de desigualdades no Brasil. b. da democracia racial brasileira. c. de que o Brasil uma sociedade inclusiva. d. de que questo tnica no est relacionada a desigualdades sociais. e. do mito da democracia racial .

3
Notas: 1

O futebol tem sido exaltado ao longo do tempo como o reino da democracia racial no Brasil e espao de afirmao de afrodescendentes, como Domingos da Guia, Lenidas da Silva e Djalma Santos. T odavia, em profundo contraste com o xito obtido nos gramados, no momento em que esses atletas se lanaram na carreira de treinadores, colheram apenas insucessos. Em meados dos anos 1940, Domingos da Guia ainda se mostrava capaz de atuaes magistrais. A "Gazeta Esportiva" o considerara "soberbo" no prlio entre Brasil e Argentina, disputado no Pacaembu, e aproveitou para persuadir o Corinthians, clube onde atuava o zagueiro, a renovar seu contrato. Aps pendurar as chuteiras, com efeito, Da Guia foi tentar a sorte como treinador. Mas em 1954, o mesmo rgo de imprensa lamentava sua inaptido, incluindo-o no rol daqueles que nada mas nada mesmo realizaram como tcnicos. (FLORENZANO, Jos Paulo . Treinador coisa de branco. Folha de So Paulo, 30 de maio de 2010)

1 de 4

26/2/2014 08:46

OF_RER_20141: Atividade Avaliativa

http://extensao.aeduvirtual.com.br/201401/mod/quiz/attempt.php?id=2...

T endo como base o trecho da reportagem e os materiais da aula, assinale a resposta correta: Escolher uma resposta.

a. O futebol o melhor exemplo da democracia racial brasileira. b. Nenhuma das demais alternativas. c. Todos os tcnicos negros de futebol brasileiros obtiveram sucesso. d. Domingos da Guia foi um tcnico inapto porque era negro. e. O futebol mais um exemplo de que a democracia racial brasileira um mito.

4
Notas: 1

O cartunista Maurcio Pestana, autor das duas charges abaixo, tem muitos trabalhos que promovem uma reflexo sobre a questo racial.

Tendo em vista os materiais da aula, correto afirmar que as relaes de trabalho apresentadas nas charges mostram que: Escolher uma resposta.

a. o racismo no ambiente de trabalho existe, mas dissimulado. b. no se deve chegar cedo a uma entrevista de emprego. c. as pessoas altas no so bons trabalhadores. d. as leis trabalhistas brasileiras promovem a discriminao racial. e. todos os trabalhadores so tratados com igualdade.

5
Notas: 1

A feijoada, a capoeira e o samba exemplificam: Escolher uma resposta.

a. elementos, tradicionalmente associados cultura africana, que passaram a fazer parte do discurso oficial sobre a identidade nacional brasileira.

2 de 4

26/2/2014 08:46

OF_RER_20141: Atividade Avaliativa

http://extensao.aeduvirtual.com.br/201401/mod/quiz/attempt.php?id=2...

6
Notas: 1

Tendo em vista os materiais da aula, analise o trecho abaixo, parte da letra da msica Inclassificveis, de Arnaldo Antunes: que preto branco ndio o qu? branco ndio preto o qu? ndio preto branco o qu? aqui somos mestios mulatos cafuzos pardos mamelucos sarars crilouros guaranisseis e judrabes orientupis orientupis ameriqutalos luso nipo caboclos orientupis orientupis iberibrbaros indo ciganags somos o que somos inclassificveis Ela representa um ponto de vista segundo o qual: Escolher uma resposta.

a. os brasileiros apenas se classificam racialmente de acordo com as categorias do IBGE. b. a miscigenao permite uma categorizao racial bem definida. c. o Brasil apresenta uma classificao racial baseada na ideia de origem. d. os ndios so a principal categoria tnico-racial brasileira. e. o Brasil um pas profundamente miscigenado, no qual difcil estabelecer classificaes tnico-raciais.

7
Notas: 1

Nos ltimos anos muitas polticas de ao afirmativa foram implementadas por universidades, como a Uerj , em 2003, e a UnB, em 2004. Em 2012, o governo federal props uma poltica mais ampla de ao afirmativa, alterando o processo seletivo de todas as universidades federais. Sobre as aes afirmativas, correto dizer que: Escolher uma resposta.

a. elas apenas podem ser aplicadas por meio das cotas. b. elas podem ter por critrios raa, gnero, condio social, orientao sexual e deficincia fsica. c. elas apenas podem ser aplicadas no sistema educacional. d. seu objetivo declarado o de fomentar a desigualdade social. e. o nico critrio no qual podem ser baseadas o tnico-racial .

8
Notas: 1

Tendo por base os materiais da aula, analise o trecho abaixo do livro Verdade Tropical, de Caetano Veloso: Gil um mulato escuro o suficiente para mesmo na Bahia ser chamado de preto. Eu sou um mulato claro o suficiente para mesmo em So Paulo ser chamado de branco. (VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. So Paulo: Cia das Letras, 1997, p. 287) O trecho pode ser interpretado como: Escolher uma resposta.

a. uma demonstrao de como a raa ou cor so, muitas vezes, contextualmente definidas no Brasil. b. uma comprovao do racismo do autor. c. uma referncia ao modo como a raa definida nos Estados Unidos. d. uma aluso definio racial baseada apenas na descendncia. e. uma comprovao de que, no Brasil, a raa definida em termos de origem.

9
Notas: 1

Tendo em vista o contedo estudado e o trecho abaixo referente ao Censo Demogrfico de 2010, assinale a alternativa correta: Nos ltimos dez anos, a estrutura da populao mudou em termos de cor ou raa, com destaque para uma maior proporo das pessoas que se declaram como pretas e pardas, de 44,7% da populao em 2000 para 50,7% em 2010. Destaca-se uma maior concentrao de pretos e pardos no Norte e no Nordeste e, no Sudeste e Sul, uma maioria de pessoas da cor branca, o que acompanha os padres histricos de ocupao do pas. . (IBGE, Sala de Notcia. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2019& id_pagina=1. Acesso em 13 de nov. de 2012). Escolher uma resposta.

3 de 4

26/2/2014 08:46

OF_RER_20141: Atividade Avaliativa

http://extensao.aeduvirtual.com.br/201401/mod/quiz/attempt.php?id=2...

a. De acordo com o Censo, o Brasil sempre foi um pas majoritariamente indgena. b. O Censo mostra um aumento na autoatribuio das categorias tnico-raciais preta e parda. c. Os dados do Censo mostram um aumento da autoatribuio da categoria tnico-racial branca. d. H maior concentrao de pretos e pardos na regio Sul do Brasil. e. No Sudeste, a populao majoritariamente amarela.

10
Notas: 1

Sobre as polticas de ao afirmativa correto dizer que: I. Elas tm o objetivo de diminuir as desigualdades sociais. II. Elas exemplificam a democracia racial vigente no pas. III. A cota racial uma das formas de aplicao deste tipo de poltica. IV. Sua implementao tem por objetivo promover desigualdades sociais. V. Elas visam a oferecer condies mais igualitrias de acesso educao ou trabalho. Esto corretas: Escolher uma resposta.

a. III, IV e V. b. I, III e V. c. I, II, III e IV. d. I e III. e. Todas esto corretas.

Salvar sem enviar

Enviar tudo e terminar

Direitos reservados - Proibida a reproduo total ou parcial deste site ou de suas publicaes sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. - Termos de uso do site

4 de 4

26/2/2014 08:46

S-ar putea să vă placă și