Sunteți pe pagina 1din 24

Uso correto de

Cartilha

Medicamentos

Uso correto de
Cartilha

Medicamentos

Presidente da Repblica Dilma Rousseff Ministro da Sade Alexandre Padilha Presidente da Fiocruz Paulo Ernani Gadelha Vieira Diretor de Farmanguinhos Hayne Felipe da Silva Coordenador de Assistncia Farmaceutica Antnio Carlos Morais Coordenadora de Gesto da Qaulidade Shirley Mendes Guimares Trajano de S Elaborado por Janana de Pina Carvalho Mary Gomes de Barros Elda Falqueto Colaboradores Ana Cristina Rodrigues Abritta Marlia Telles Paschoal Programao visual e ilustraes pgs. 14 e 15 Andr Nogueira Reviso Regina Castro permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.
C331u Carvalho, Janana de Pina; Barros, Mary Gomes de; Falqueto, Elda Uso correto de medicamentos: cartilha. / Janana de Pina Carvalho, Mary Gomes Barros, Elda Falqueto. 2.ed. - Rio de Janeiro : Instituto de Tecnologia em Frmacos, 2013. 24p: ilus. color. 1. Medicamentos 2. Sade 3. Interao Medicamentosa 4. Sade Pblica I. Ttulo. CDD 615.1 4

Prefcio

A Cartilha de Uso Correto de Medicamentos foi elaborada inicialmente em 2011 (1 edio) a partir de um desafio apresentado pela responsvel da Gesto Social de Farmanguinhos/Fiocruz: Magali da Conceicao Silva Portela. A idia foi apresentar alguma novidade durante o Fiocruz Pra Voc, um evento promovido pela Fiocruz no dia Nacional de vacinao contra a Poliomielite, onde so oferecidas vrias atividades e servios. A primeira edio foi distribuda no evento que aconteceu 18/6/2011. Durante o evento foi realizada uma adaptao do jogo de Ludo com as crianas, com o objetivo de fixar o contedo da Cartilha. A Cartilha e a atividade foram bem aceitas durante o evento e por isto repetidos em outras oportunidades. Assim, alm do evento para o qual foi desenvolvida (Fiocruz Pra Voc), a Cartilha passou a ser utilizada tambm em treinamentos internos e j foi at solicitada por outras instituies. Nesta segunda edio da Cartilha de Uso Correto de Medicamentos, alm de pequenas atualizaes, foi includo um tpico sobre o descarte de medicamentos (de autoria de Elda Falqueto e ilustrao de Andr Nogueira) e outro tpico com as perguntas e respostas utilizadas na adaptao do jogo de Ludo. Esperamos que a Cartilha e seus ensinamentos alcancem, de forma ldica, um grande nmero de pessoas e assim contribua para o uso correto e racional de medicamentos.

Rio de Janeiro, 11 de maro de 2013. Janana de Pina Carvalho

SUMRIO:
Introduo ................................................................ 7 I. Conselhos Importantes .............................................. 8 II. Receita mdica ...................................................... 8 III. Recebendo o medicamento ....................................... 9 IV. Bula do medicamento .............................................. 10 V. Como tomar o medicamento ....................................... 10 VI. Quando tomar o medicamento ................................... 10 VII. Cuidados com o uso do medicamento .........................11 VIII. Eventos adversos a medicamentos ...........................12 IX. Onde guardar os medicamentos em casa ...................... 13 X. Superdosagem ........................................................ 14 XI. O que fazer com medicamentos vencidos...................... 15 XII.Consideraes finais............................................. 17 XIII. Perguntas e respostas ............................................. 18
6

Orientaes bsicas para o uso correto de medicamentos


Introduo
Muito se ouve falar sobre o uso racional de medicamentos. A todo o momento vemos uma nova reportagem na mdia sobre produtos que foram usados sem orientao mdica que, alm de no trazerem benefcios, ainda fizeram mal. Por exemplo, no incio de 2010 foi veiculado alerta sobre a sibutramina (utilizada no tratamento da obesidade), que teve sua venda restringida depois de verificado que este medicamento aumenta os riscos de doenas do corao em 16% dos pacientes tratados. No Brasil, este medicamento sempre foi vendido apenas sob prescrio mdica. Ainda assim, existem relatos de que algumas pessoas usaram sem esta prescrio.

E o que uso racional de medicamentos?


A definio usada pelo Ministrio da Sade (MS) e instituies internacionais como a Organizao Mundial de Sade (OMS) e tambm a Organizao Pan-Americana da Sade (OPAS) : O uso racional de medicamentos parte do princpio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clnicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado perodo de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade. Na prtica, todos so responsveis por promover o uso racional e correto de medicamentos: governo, indstria, profissionais da sade (como mdicos e farmacuticos) e inclusive os pacientes. Esta cartilha foi elaborada a partir da necessidade de ajudar as pessoas a conhecerem algumas regras para o correto consumo de medicamentos, alm de diminuir ou minimizar os erros mais comuns e contribuir para o tratamento adequado dos pacientes.
7

I. Conselhos Importantes
Caso se sinta mal, procure um mdico imediatamente. S use medicamentos sob orientao mdica Se o medicamento bom para seu amigo, vizinho ou parente no significa que ser bom para voc! O mdico escolhe o melhor medicamento para voc de acordo com o resultado dos seus exames, seu estilo de vida, etc. O seu amigo, vizinho ou parente pode ter um problema parecido com o seu, mas o medicamento pode ter efeitos diferentes em voc (e s vezes pode fazer mal!).

II. Receita mdica.


No saia do consultrio se no entender o que est escrito na receita ou as orientaes verbais do mdico. Tenha certeza de que entendeu o nome do medicamento, a concentrao, a posologia (quantas vezes dever ser consumido ao dia) e por quanto tempo (o perodo de tratamento). Isso importante para sua sade. Tambm vale perguntar ao mdico como deve ser consumido, por exemplo: com ou sem alimentao. Lembre-se: o mdico no sabe quais os outros medicamentos que voc j est usando ou se voc tem alergia. Por isto, sempre avise sobre outros medicamentos que esteja usando ou se j teve alergias. importante perguntar se o medicamento que voc j est tomando pode ser usado com o prescrito por ele. Alm disso, esclarea se o nome do medicamento o nome de marca ou o nome da substncia qumica (tambm chamado princpio ativo).
8

Pea para colocar o nome genrico (do princpio ativo), para que voc possa escolher um medicamento genrico. Por exemplo, se o mdico prescrever o medicamento de marca Novalgina , pea para ele incluir na receita o nome dipirona sdica, que o nome genrico. Ao fazer a troca de um medicamento de marca por um genrico, sempre consulte um farmacutico. S compre medicamentos com orientao mdica (mesmo aqueles de venda livre!!!)

III. Recebendo o medicamento


Ao receber um medicamento, fique de olho! 1.Receita: confira se o que est recebendo o que est escrito na receita. Para isto, verifique os seguintes itens. nome; concentrao; apresentao. 2.Embalagem: importante conferir os seguintes itens. data de validade; o rtulo, o lacre, a tampa, etc; aspecto da embalagem por fora, tais como a da caixa, cartucho, blister, a bisnaga, o frasco, etc. Onde conseguir os medicamentos de Farmanguinhos? Os medicamentos de Farmanguinhos so distribudos gratuitamente em postos de sade e hospitais pblicos. Alguns medicamentos de Farmanguinhos tambm podem ser obtidos em Farmcias Populares do Brasil (do Governo Federal). Para mais informaes sobre as Farmcias Populares do Brasil, ligue para o Disque Sade, 136, ou para a Ouvidoria Geral da Fiocruz ,

(21) 3885 1762.

IV. Bula do medicamento


Leia a bula, antes de tomar o medicamento, mas no se desespere! No jogue fora a bula, enquanto estiver em tratamento mdico. Se j leu a bula a primeira vez, v direto orientao de interesse, ou seja, toda bula deve conter informaes ao paciente.

V.Como tomar o medicamento


Posso tomar com alimentos? Sempre siga a orientao mdica (lembre-se de tirar esta dvida durante a consulta). A bula tambm tem orientaes sobre o uso de medicamentos com alimentos. Posso tomar com leite? O medicamento foi estudado para ser administrado (tomado) com gua. Alguns medicamentos nem fazem efeito se forem tomados com leite. Assim,

gua sempre a melhor escolha.

VI. Quando tomar o medicamento


Sempre obedea ao horrio recomendado pelo mdico. Voc pode usar qualquer mtodo para se lembrar: amarrar uma fita no dedo, programar o alarme do celular, despertador ou qualquer outro artifcio que seja melhor, para voc no esquecer.

10

Ajuste o horrio de acordo com sua rotina. Por exemplo: se o medicamento deve ser tomado de 8 em 8 horas, uma opo tomar s 6 horas, 14 horas e 22 horas. Mas se voc gosta de dormir e acordar mais tarde, pode tomar s 8 horas, 16 horas e 24 horas. E se esquecer??? Isto vai depender de cada medicamento. No caso de antibiticos, o horrio muito importante. Para um xarope, o horrio no to rgido, mas importante. Antes de tudo, procure na bula alguma orientao sobre o que fazer se esquecer de tomar uma dose. Em geral, tome o medicamento assim que lembrar, principalmente se tiver passado pouco tempo do horrio. A prxima dose dever ser tomada no horrio normal (aquele que tomaria se no tivesse esquecido). Caso j esteja perto da prxima dose, no dobre a quantidade de medicamento. Apenas tome a dose no horrio, sem tomar a que esqueceu.

VII. Cuidados com o uso do medicamento


Lavar sempre as mos antes de tomar seu medicamento ou medicar outra pessoa (seu filho, sua me, etc.) No uso de cpsulas, no abra para tomar parte do contedo ou dissolver com gua! No parta ou corte comprimidos, a menos que orientado pelo mdico. No troque o medicamento de embalagem. O medicamento foi estudado do jeito que voc recebeu. Qualquer alterao pode prejudicar a ao no seu organismo e, principalmente, a sua sade.
11

VIII. Eventos adversos a medicamentos


Pergunte a voc mesmo: Um medicamento pode fazer mal minha sade? Sim. Nenhum medicamento 100% seguro. Mesmo medicamentos que no precisam de receitas mdicas ou medicamentos produzidos com plantas, podem fazer mal. O que evento adverso? Para a Anvisa (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria), que regula os medicamentos qualquer ocorrncia mdica desfavorvel, que pode ocorrer durante o tratamento com um medicamento, mas que no possui, necessariamente relao causal com esse tratamento Isto significa que, se voc se sentir mal quando estiver tomando um medicamento, isto ser considerado um evento adverso, mesmo sem saber se o medicamento a causa do problema. O que fazer se eu ou algum que conheo estiver sentindo um evento adverso? Antes de tudo, deve-se procurar um mdico, pois ele o profissional adequado para avaliar o que est acontecendo. Nunca altere a dose ou suspenda o tratamento sem a orientao do mdico!! Voc pode pedir ao mdico que notifique o caso para a indstria farmacutica e para a Anvisa. Outra opo voc falar com o farmacutico da indstria, ligando para o SAC Servio de Atendimento ao Cidado, e pedir para ele notificar a Anvisa. O nmero do telefone est em todos os cartuchos.

12

Por que notificar (informar o fabricante e a Anvisa) sobre um evento adverso? Somente aumentando o volume de notificaes, a indstria e a Anvisa podero avaliar o ocorrido e, com isto, proteger a sade de todos. Como notificar (informar o fabricante e a Anvisa) um evento adverso? Quando for voc. A melhor opo notificar a indstria farmacutica, para que ela informe a Anvisa. Para isto, basta ligar para o SAC da indstria que fabricou o medicamento ou mandar um e-mail. O e-mail do SAC est em todos os cartuchos. No caso de produtos de Farmanguinhos, s ligar para 0800.024 1692 ou enviar e-mail para sac@far.fiocruz.br. Quando for o mdico, farmacutico ou outro profissional da sade. Tambm poder notificar diretamente a indstria farmacutica, mas tambm dever notificar a Anvisa pelo sistema (Notivisa) disponibilizado no endereo eletrnico: www.anvisa.gov.br

IX. Onde guardar os medicamentos em casa

Nunca guarde em banheiros.

lugar mido, quen-

te ou com muita luz, como

cozinhas e

Sempre longe da luz e umidade Tambm evite guardar em lugares baixos, onde as crianas possam alcanar. Onde o local seguro? Em geral, prefira

em lugar alto.

um armrio fechado, caixa com tranca,

13

Lembre-se que alguns produtos exigem cuidados especiais no armazenamento. Esta informao pode ser obtida na embalagem ou na bula do produto. A insulina, por exemplo, deve ser armazenada em sua embalagem original em geladeira (2 C a 8 C), no muito prximo do congelador, pois no pode ser congelada.

ATENO! Os medicamentos no devem ser retirados da embalagem original.

Embalagens como porta-comprimidos exigem que o medicamento seja mantido na embalagem original. Os porta comprimidos somente podem ser utilizados para separar medicamentos suficientes para um curto perodo, como um dia ou no mximo, uma semana. Caso seja uma embalagem fracionvel, basta destacar o comprimido ou cpsula no local apropriado (picote). Caso no seja fracionvel, o ideal cortar o envelope ou o blister separando apenas aqueles medicamentos que sero utilizados.

X. Superdosagem
E se algum tomar uma quantidade maior que a indicada? O ideal sempre procurar um mdico. Voc tambm pode ligar para o Disque Intoxicao, da

Anvisa: 0800 722 6001

14

XI. O que fazer com medicamentos vencidos? Medicamentos vencidos ou que sobram precisam de um destino especfico. No jogue medicamentos na lixeira ou no vaso sanitrio, porque eles podem contaminar o meio ambiente. Ento onde descartar os medicamentos? Verifique se a farmcia mais prxima de sua residncia faz parte do programa de recolhimento e leve os medicamentos vencidos para que ela faa o descarte correto. O ideal prevenir e no deixar vencer ou sobrar medicamentos em casa. Portanto:
Evite comprar medicamentos se no for necessrio. S utilize medicamentos receitados pelo seu mdico. Sempre que se sentir mal, procure um posto de sade ou consultrio mdico. Guarde os medicamentos em lugar seguro e apropriado. Verifique sempre o prazo de validade.

15

Veja o que acontece quando voc joga fora os medicamentos vencidos inadequadamente.
Veja o que acontece quando voc joga fora os medicamentos vencidos inadequadamente.

No Lixo, o medicamento descartado vai contaminar o solo e a gua subterrnea.

Nas ETAs (estao de tratamento de guas), o medicamento descartado no removido, continua na gua.

Essa contaminao vai para o meio ambiente, atingindo a gua, as plantas e os animais. Depois a contaminao volta para voc Previna-se contra doenas descartando adequadamente os medicamentos. Verifique se a Farmcia mais prxima faz o recolhimento ou ligue para o Disque Sade 136
16

XII. Consideraes finais


O melhor no precisar tomar medicamentos. Para isto, mantenha bons hbitos de vida: exercite-se; alimente-se bem; beba muita gua; tenha equilbrio entre trabalho e descanso; evite o consumo de bebidas alcolicas; no fume.

O mais importante, ser feliz!!!!!!

Para obter informaes ou notificar eventos adversos dos medicamentos de FARMANGUINHOS, entre em contato com o Servio de Atendimento ao Cidado (SAC):

Telefone: 0800 024 1692 (entre 8h e 17h horas, de segunda a sexta-feira exceto feriados) e-mail: sac@far.fiocruz.br. Endereo eletrnico: www.far.fiocruz.br

17

XIII. Perguntas e respostas para treinar o que voc aprendeu


PERGUNTA
O uso correto do medicamento depende s dos mdicos?

RESP.

JUSTIFICATIVA
Na prtica, todos so responsveis por promover o uso racional e correto de medicamentos: governo, indstria, profissionais da sade (como mdicos e farmacuticos) e inclusive os pacientes. O mdico escolhe o melhor medicamento para voc de acordo com o resultado dos seus exames, seu estilo de vida, etc. O seu amigo, vizinho ou parente pode ter um problema parecido com o seu, mas o medicamento pode ter efeitos diferentes em voc (e s vezes pode fazer mal!). No saia do consultrio se no entender o que est escrito na receita ou as orientaes verbais do mdico.

NO

O medicamento que bom para meu vizinho e amigos tambm vai ser bom para mim?

NO

Eu posso sair do consultrio mdico com dvidas de como tomar o medicamento para que serve, por quanto tempo ou se posso comer antes de tomar o medicamento?

NO

Tenha certeza de que entendeu: nome do medicamento, a concentrao, a posologia (quantas vezes dever ser consumido ao dia) e por quanto tempo (o perodo de tratamento). Isso importante para sua sade. Tambm vale perguntar ao mdico como deve ser consumido, por exemplo: com ou sem alimentao. No saia do consultrio se no entender o que est escrito na receita ou as orientaes verbais do mdico. Por lei (n 5.991/73) a prescrio deve ser clara, legvel e em linguagem compreensvel. Se voc no entende o que est escrito, o mdico que escreveu a melhor pessoa para os esclarecimentos. Lembre de ler a receita ainda no consultrio.

Quando vou ao mdico e ele passa uma receita com letras que no entendo posso perguntar o que est escrito?

SIM

18

PERGUNTA

RESP.

JUSTIFICATIVA
Ao receber um medicamento, fique de olho! Confira se o que est recebendo o que est escrito na receita. Para isto, verifique os seguintes itens. nome; concentrao; apresentao. Importante conferir tambm a embalagem: data de validade; o rtulo, o lacre, a tampa, etc; aspecto da embalagem por fora (como a da caixa, cartucho, blister, a bisnaga, o frasco, etc.).

Quando recebo o medicamento no posto posso levar p/casa sem conferir com os dados da receita?

NO

Se no tiver o medicamento no posto posso adquiri-lo em outro lugar?

Alguns medicamentos tambm podem ser obtidos em Farmcias Populares do Brasil (do Governo Federal) a preo de custo. SIM Para mais informaes sobre as Farmcias Populares do Brasil, ligue para o Disque Sade, 136, ou para a Ouvidoria Geral da Fiocruz ,(21) 3885 1762.

A bula tem muitas informaes tcnicas por isso s os profissionais entendem, posso jogar fora?

No jogue fora a bula, enquanto estiver em tratamento mdico. NO Toda bula deve conter informaes ao paciente. Se tiver alguma dvida, ela tem informaes que podem ser teis.

Se o mdico no orientar como tomar, a gua sempre a melhor escolha para tomar o medicamento?

O medicamento foi estudado para ser administrado (tomado) com gua. SIM Alguns medicamentos nem fazem efeito se forem tomados com leite. Assim, gua sempre a melhor escolha.

19

PERGUNTA

RESP.

JUSTIFICATIVA
Sempre obedea ao horrio recomendado pelo mdico. O que fazer no caso de esquecimento depende de cada medicamento, por isto, procure na bula alguma orientao sobre o que fazer se esquecer de tomar uma dose (lembre-se de no jogar a bula fora!).

Esqueci de tomar o medicamento no horrio marcado, j estando prximo de tomar a segunda dose. Devo tomar a dose dobrada?

NO

Em geral, tome o medicamento assim que lembrar, principalmente se tiver passado pouco tempo do horrio. A prxima dose dever ser tomada no horrio normal (aquele que tomaria se no tivesse esquecido). Caso j esteja perto da prxima dose, no dobre a quantidade de medicamento. Apenas tome a dose no horrio, sem tomar a que esqueceu. Nenhum medicamento 100% seguro. Mesmo medicamentos que no precisam de receitas mdicas ou medicamentos produzidos com plantas, podem fazer mal.

Mesmo prescrito por um mdico, posso 10 ter eventos adversos quando usar um medicamento?

SIM

Os eventos adversos (evento ruim que acontece quando se est usando um medicamento) devem ser comunicados ao mdico ou indstria fabricante. Estes profissionais podero formar um banco de dados e tentar evitar que maiores problemas aconteam outras pessoas. Nunca guarde medicamentos em lugares midos, quentes ou com muita luz, como cozinhas e banheiros.

Posso guardar o medicamento no 11 armrio da cozinha ou no banheiro?

NO

Mantenha-os sempre longe da luz e umidade Tambm evite guardar em lugares baixos, onde as crianas possam alcanar. Prefira um armrio fechado, caixa com tranca, em lugar alto.

20

PERGUNTA

RESP.

JUSTIFICATIVA
Os medicamentos no devem ser retirados da embalagem original. Embalagens como porta-comprimidos exigem que o medicamento seja mantido na embalagem original e somente podem ser utilizados para separar medicamentos suficientes para um curto perodo (um dia ou no mximo, uma semana). Caso seja uma embalagem fracionvel, basta destacar o comprimido ou cpsula no local apropriado (picote). Caso no seja fracionvel, o ideal cortar o envelope ou o blister separando apenas aqueles medicamentos que sero utilizados.

Posso tirar o comprimido da 12 embalagem e passar para um portacomprimidos?

NO

Se algum tomar uma quantidade de 13 medicamento maior que a indicada, devo procurar um mdico? Estou com medicamento e tenho 14 dvidas, tenho como saber para onde ligar?

SIM

O ideal sempre procurar um mdico. Voc tambm pode ligar para o Disque Intoxicao, da Anvisa: 0800 722 6001

SIM

O nmero do SAC (Servio de Atendimento ao Cidado) deve estar em todas as embalagens de medicamentos. Voc pode ligar para este nmero, obedecendo os horrios para atendimento. Nunca encoste o bico do conta-gotas em nenhuma superfcie, inclusive os olhos, para evitar contaminao (do frasco, do seu olho e tambm da prxima pessoa que vai usar o medicamento).

Posso encostar o bico do conta-gotas de 15 colrios no olho para no errar a mira? Ao destampar um frasco de medicamento, devo 16 sempre colocar a tampa com a parte interna virada para cima?

NO

SIM

Este procedimento evitar a contaminao do medicamento.

21

PERGUNTA
Estava tomando um medicamento e o mdico mandou tomar 17 por 7 dias. No 3 dia eu j estou bom. Tenho que continuar tomando? Eu tenho alergia a alguns alimentos e medicamentos. Devo 18 informar ao mdico mesmo se ele no perguntar? Eu posso tomar o medicamento sem 19 saber o prazo de validade? Sobrou um pouco de medicamento do ltimo tratamento. 20 Posso tomar este medicamento agora, que estou sentindo a mesma coisa? No estou precisando agora, mas sempre 21 bom ter uma farmacinha em casa, certo?

RESP.

JUSTIFICATIVA
sempre importante seguir a orientao mdica, principalmente se for um antibitico. Caso ache que o medicamento no est fazendo o efeito desejado ou est fazendo mal, procure um mdico imediatamente.

SIM

SIM

O mdico atende muitos pacientes e, mesmo que voc j tenha se consultado com ele anteriormente, estas informaes so importantes para a segurana do tratamento que o mdico ir propor.

NO

Nunca tome medicamentos vencidos. Se no souber o prazo de validade, o melhor no utilizar aquele medicamento.

NO

Mesmo que os sintomas sejam parecidos, apenas o mdico pode diagnosticar (definir a sua doena). Alm disto, pode ser que o tratamento anterior no faa mais o mesmo efeito (voc pode estar resistente). Ento: sempre procure um mdico! Evite comprar medicamentos se no for necessrio. Voc pode no precisar do medicamento durante o prazo de validade e ele acaba vencendo. Neste caso, ele dever ser descartado. Desta forma os medicamentos podem acabar contaminando o meio ambiente, atingindo a gua, as plantas, os animais e at o homem. O ideal levar o medicamento um local que tenha um programa de recolhimento (como uma farmcia) para que eles encaminhem para o local que faz o descarte de forma correta.

NO

Posso jogar os medicamentos vencidos 22 na lixeira ou no vaso sanitrio?

NO

22

Instituto de Tecnologia em Frmacos

S-ar putea să vă placă și