Sunteți pe pagina 1din 29

I SEPEL

SEMINRIO DE PESQUISA EM LITERATURA

CADERNO DE RESUMOS

AFONSO CELSO LANA LEITE Ttulo do Trabalho: O real e seu duplo na Inveno de Morel Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Eduardo Jos Tollendal Resumo: A dissertao trata-se da obra La Invencin de Morel, do escritor argentino Adolfo Bioy Casares, publicada em 1940. A obra citada considerada uma das melhores obras do autor e da literatura neo-fantstica do sculo XX, e aborda de forma notvel a questo da mmesis, quando expe de forma clara uma das constantes indagaes que permeiam a histria da literatura e que foi ainda mais intensificada pelo incremento e desenvolvimento da mdia eletrnica: a fragilidade dos corpos e a invulnerabilidade e eternidade das imagens. Conseqncias desse contraponto na problematizao das relaes do entre o real e o seu duplo, original e cpia, vida e morte, mundo real e mundo virtual. O prprio carter de testemunho assumido pelo relato reitera o seu aspecto memorialista: escreve-se para exorcizar um passado, para fixar um presente e para inventar um futuro. (PIMENTEL, 2004) Estes so pilares que sustentam o texto literrio, mas a atividade da mquina de Morel, da novela em questo, por sua capacidade de reproduzir de forma incessante recorte de vidas passadas, vista como o simulacro da atividade do escritor, e a novela funciona como a metfora do ato de narrar. Pelo prprio contedo da novela percebe-se a preocupao do autor com as teorias sobre o texto literrio, o que no novidade, pois o autor faz parte de um grupo de escritores argentinos que nunca deixou de debater questes polmicas a respeito da literatura, atravs de ensaios e mesmo dentro do prprio texto ficcional. Em funo destas questes, a presente monografia tem como objetivo discutir o carter metalingstico da novela e assim explicitar certas preocupaes tericas a respeito da fico no campo da teoria literria, mas que, de alguma forma, foram abordadas no texto. Por questo pedaggica, o texto est dividido em vrios itens: o primeiro contm o resumo da novela, em seguida um item com uma anlise do momento histrico em que esta foi elaborada, um terceiro item conta a anlise geral da obra, subdividido em trs outros: o criador e a sua obra, o espectador e a obra, o narrador annimo. Por fim, as concluses gerais e referncias bibliogrficas com a relao de textos que serviram de consulta para este trabalho.

ALINE PIRES DE MORAIS Ttulo do Trabalho: Fiandeira de versos: o tecer do imaginrio potico de Hilda Hilst Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Enivalda Nunes Freitas e Souza Resumo: O projeto de pesquisa intitulado Fiandeira de versos: o tecer do imaginrio potico de Hilda Hilst prope os seguintes objetivos: explicar a linha terica sobre teoria do imaginrio, situar a trajetria potica de Hilda Hilst, bem como relacionar o conceito de poeta tecelo ao processo de construo potica desenvolvido pela poeta, pontuando os elementos simblicos nos poemas escolhidos para anlise, situando a persona lrica hilstiana enquanto fiandeira ancestral que se situa entre o dom e a tcnica e refletir sobre as possibilidades de uma poesia rfica X poeta rf. O trabalho a ser feito permeia a pesquisa terica, enfocando as leituras bibliogrficas referentes ao suporte terico da pesquisa, ou seja, como a problemtica das imagens, dos smbolos e dos mitos e da construo potica pode ser interpretada frente ao universo potico de Hilda Hilst; a pesquisa crtica, correspondendo ao estudo da bibliografia sobre poesia e a crtica a respeito de Hilda Hilst; e a pesquisa analtica; consistindo na anlise dos poemas baseando-se nas teorias relacionadas. A pesquisa ter como eixo principal a teoria do imaginrio desenvolvida por Gilbert Durand, valendo-se de suportes crticos que abordam esse estudo, (pt, perodo) e sua importncia justifica-se na medida em que demonstra que uma das funes do mito explicar, oferecer respostas para temas humanos de ordem interior e universais, temticas amplamente trabalhadas por Hilda, que se preocupava com as questes que instigavam o homem contemporneo. Mito e poesia em toda a histria da literatura sempre dialogaram, reatualizando-se a cada poca, e ambos acordam em ns os indivduos solitrios, efmeros, apaixonados, incompletos e finitos que somos, as mais fortes emoes e se representam simbolicamente para atingir o cerne de nossos destinos, suscitando aquilo que somos, para alm das ticas e dos valores. Em Hilda Hilst, a busca por smbolos e suas representaes arquetpicas perpassam toda a sua obra. Hilst criou uma poesia obscura e luminosa, e transformou-a em um lugar em que refletiu sobre a natureza do mundo e do homem, seus desejos e solido, seus pensamentos sobre a morte, Deus, a vida, a loucura, o amor. por isso que o imaginrio hilstiano passa a ter um carter to relevante em sua construo potica, visto que ele o suporte do qual a poeta se vale para dessacralizar a construo potica e referir-se a uma realidade humana. Para o desenvolvimento desta pesquisa, trabalharei com as obras Jbilo, memria, noviciado da paixo e Exerccios.

BRUNA DE CARVALHO TEIXEIRA SILVA Ttulo do Trabalho: O espao em "Pelo serto" de Afonso Arinos Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador: Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond Resumo: Dentro do projeto de pesquisa Estudos de narrativa brasileira: a narrativa do Brasil Central, orientado pela professora Doutora Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond, pretende-se estudar a representao do espao e do ambiente na obra Pelo serto, de Afonso Arinos. Esse autor retrata o espao do Brasil Central na narrativa brasileira, ou mais propriamente, o espao designado serto, como lugar onde vive o tipo interiorano brasileiro caracterizado como sertanejo. Em Pelo serto, Afonso Arinos rene contos com os quais leva o leitor a viajar pelo serto de Minas Gerais, apresentando-lhe vaqueiros, escravos fugidos, cenas de vinganas polticas, amores trgicos, acontecimentos singelos em localidades histricas abandonadas e a simples paisagem campestre das veredas do serto. Pretende-se, portanto, estudar como o espao apresentado nessa obra; qual o destaque dado ao personagem no meio, paisagem, aos objetos e ao ambiente, bem como a criao de outras referncias espaciais.

CARLA MARIA FERREIRA STOPA Ttulo do Trabalho: Jardins e Riachinhos: figurao imaginria da vida de Rosa Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Enivalda Nunes Freitas e Souza Resumo: O objetivo do nosso trabalho em Ave Palavra, livro pstumo de Guimares Rosa, que traz relatos e anotaes diversas, num total de 54 textos, publicado em 1970, analisar os contos Jardim Fechado, O riachinho Sirimim, Recados do Sirimim, Mais meu Sirimim e As garas, com a inteno de mostrar o que o autor, com seu talento de prosador-potico, foi capaz de reunir:gua, Terra, Fogo e Ar, belas imagens dos quatro elementos primitivos que revelam uma narrativa simples, porm arrebatadora, com a finalidade de fazer palpitar as imagens e os mitos viventes na obra de Guimares Rosa que, segundo Turchi, mostra sua inventividade na construo de um universo mitopotico. Para dar conta desse estudo nos basearemos nas obras de Maria Zara Turchi, Literatura e antropologia do imaginrio, de Gaston Bachelard com sua Potica do Espao e suas conhecidas obras que versam sobre os quatro elementos, Mito e Realidade de Mircea Eliade, Jung com O homem e seus smbolos e tambm em As estruturas antropolgicas do imaginrio de Gilbert Durand. Nosso mtodo ser o da mitocrtica, metodologia desenvolvida por Durand que consiste na anlise e interpretao de procedimentos simblicos e mticos da criao literria.

DANILO BERNARDES TEIXEIRA Ttulo do Trabalho: Vida e verso: a lgrima do peixe - um estudo da biografia de Matsu Bash escrita por Paulo Leminski Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador: Joana Luiza Muylaert Arajo Resumo: Matsu Bash a lgrima do peixe, escrita por Paulo Leminski em 1983, merece a ateno por apresentar alguns procedimentos que a distanciam do modelo tradicional de biografia, marcado pela apresentao de um heri individualizado, atravs do encadeamento de eventos de sua vida emprica. Leminski procede uma apresentao muito curiosa no s dos eventos da vida do poeta (raros, na obra), mas tambm de uma srie de assuntos a ele concernentes, ou de alguns haicais, de forma que, ao final, tenha sido contemplada mais que a vida ou a obra do poeta, mas tambm seu universo, sua sensibilidade.

FABIANA FERREIRA SANTOS MIRANDA Ttulo do Trabalho: O discurso da loucura e do poder em O Alienista Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Elaine Cristina Cintra Resumo: A loucura, tema que envolve receio, mas tambm fascnio, tem alimentado a criao literria de importantes autores, j que o discurso do louco abre espao para a fala do inconsciente e do delrio, integrante vlido da representao da experincia do homem no mundo. Passando do real fico, as artes de modo geral, plsticas ou literrias, retratam com coerncia a experincia do insensato ao longo da histria, que assume diferentes feies, de acordo com a cultura e perodo em que se encontra inserida. O conto O Alienista (1881), de Machado de Assis, veiculado em um momento histrico em que a psiquiatria se institua na sociedade brasileira, reconhecido por questionar as dimenses do poder do discurso mdico e as abrangncias desse mesmo discurso, procedendo a uma inverso que vislumbra o que se pode constatar como a loucura da cincia. Em O Alienista, so bem exploradas as potencialidades do texto literrio. O olhar crtico de Machado de Assis frente s questes de seu tempo evidencia atravs da virtual Itagua e do mdico-psiquiatra Simo Bacamarte o questionamento da cincia e tambm de seus agentes, dando voz cmica ao discurso da racionalidade cientfica. Nesse sentido, intenciona-se, nessa pesquisa, uma abordagem deste texto a partir do ponto de vista crtico de Michel Foucault (1926-1984), pensador francs que a partir da dcada de 60 se dedicou a estudos que evidenciam atravs da Histria importantes mecanismos sociais que ligam a loucura cincia e ao poder. Esperase, portanto, verificar o funcionamento do discurso do poder e da loucura no conto O Alienista, buscando a compreenso de como ambos se relacionam. Do mesmo modo, pretende-se investigar que elementos das reflexes de Foucault podem ser encontrados no conto em anlise. Para que os objetivos deste estudo possam ser alcanados ser empreendida uma pesquisa bibliogrfica a partir de obras foucaultianas que tratam da histria da loucura e do poder, de publicaes da crtica literria acerca da obra machadiana e tambm de estudos sobre ambos os autores. Os resultados da pesquisa sero explicitados a partir da anlise literria do conto, que levar em conta reflexes que perpassam discursos de diversas reas do conhecimento.

FERNANDA DE MIRANDA MARTINS Ttulo do Trabalho: A idia de modernidade e o modernismo teatral de Oswald de Andrade Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Luiz Humberto Martins Arantes Resumo: O Trabalho resume-se em uma abordagem do texto teatral de Oswald de Andrade, principalmente nas anlises da pea O Rei da Vela, correlacionado com as idias de modernismo e modernidade, alm de um recorte no contexto histrico e enfatizar o teatro antropofgico inovador de Oswald de Andrade. Tal trabalho insere num campo de trabalho e de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre o gnero dramtico, com o intuito de compreender a formao e o desenvolvimento do panorama e o contexto histrico teatral brasileiro. O texto teatral constitui, muitas vezes, legtimos documentos histricos de determinado contexto, assim aprendemos bem com Oswald de Andrade. O rei da vela realizou o desmascaramento do Brasil da dcada de 30, quando a direita estava em ascenso em muitos pases do ocidente. O texto dramtico capaz de revelar particularidades de seu tempo. Como bem destaca a professora Elizabete Sanches no seu artigo intitulado Cultura, histria e sociedade no teatro moderno Brasileiro, no predominante, porm, o estudo de Literatura Dramtica em nosso pas, tanto em cursos de Letras quanto de Artes Cnicas. Para a professora, no mundo das Letras, torna-se muitas vezes enigmtico tratar, em termos tericos e crticos, de objetos estticos feitos para o palco. De outro lado, para as Artes Cnicas, lidar com a abstrao das interpretaes literrias torna-se secundrio, pois posta em primeiro plano a concretude da encenao propriamente. (ROCHA, 2007, p.2) Apesar de Oswald ser o percussor do teatro da ruptura no Brasil, muitos pesquisadores da arte dramtica, como Dcio de Almeida Prado, afirmam que apenas na dcada de 1940, depois que o movimento modernista no Brasil j havia conquistado espao privilegiado na poesia e na narrativa, que o teatro moderno surge na figura de Nelson Rodrigues, mais precisamente com a encenao de O vestido de noiva. No entanto, como se sabe apesar de ter sido encenado s no fim da dcada de 1960, a dramaturgia de Oswald de Andrade com suas inovaes surgiu na dcada de 1930 e suas peas foram conservadas por mais de trinta anos e no puderam exercer a influncia imediata e direta que nasce da prova de palco. Na verdade, a dramaturgia de Oswald de Andrade existiu como um monumento isolado na histria de nosso teatro, pois veio cedo demais para se tornar duradouro. Assim, como destacou Sbato Magaldi, h muitas semelhanas entre a dramaturgia de Oswald e de Nelson Rodrigues, e, como a primeira cronologicamente anterior, muitas das inovaes atribudas segunda lhe deve por direito, ser creditadas. Apesar de no ser comprovado e, para muitos quase impossvel que Oswald tivesse contato com as inovaes de Brecht, tambm v-se aproximaes nas duas obras. Oswald, assim como Brecht, como bom observador e insatisfeito com a situao poltico-social, econmica e cultural do mundo, apreende o mundo enquanto jogo de contradies e reproduz como forma teatral. Eles construram estruturas que revolucionaram a encenao teatral. A Literatura Dramtica, nas obras de Oswald de Andrade, capaz de revelar um pas e suas contradies sociais e histricas. Estudar a arte teatral brasileira, sob a viso de tal autor significa desvendar muitos segredos que rondam nossa Histria teatral e, principalmente, compreender os esteretipos em torno da chamada identidade nacional.

GEIZA ARDILA DE CARVALHO Ttulo do Trabalho: O REGISTRO DE UM TEMPO: LITERATURA, IMPRESSES POLTICAS E SOCIAIS NAS CRNICAS JORNALSTICAS NA IMPRENSA DE ITUIUTABA ANOS 50 E 60. Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Regma Maria dos Santos Resumo: Estudar a crnica um desafio. Podemos afirmar que a crnica objeto recente de estudo e com crescente interesse entre os pesquisadores, em funo de seu valor para a Historiografia Brasileira. A crnica ainda procura uma definio, um conceito e um espao dentro do que na Literatura chamamos de gnero. Ao propor um estudo sobre crnica, me concentrei em um tipo especfico, a crnica jornalstica feita particularmente na cidade de Ituiutaba no perodo que compreender as dcadas de 50 e 60, no jornal Folha de Ituiutaba, de propriedade do jornalista Erclio Domingues. O que proponho, em primeiro lugar, estudar a crnica como texto literrio dentro do espao do jornal impresso e observar como, nessas crnicas, possvel capturar o registro de um tempo, atravs das impresses polticas e sociais, que vo sendo abordadas pela viso de alguns cronistas que usavam desse espao na imprensa local. Na pesquisa busco identificar esses cronistas e a relao deles com esse tempo, espao de memria, por meio da anlise da produo jornalstica em Ituiutaba. Um trabalho que objetiva tambm a preservao histrica de um legado literrio, de uma escritura que aqui era produzida com suas caracterizaes prprias e que prova o quo prximos com as grandes questes de seu tempo estava o homem, o intelectual do interior, mesmo intricado em pleno serto brasileiro. O jornal impresso sempre foi um vigoroso veculo para a divulgao das idias, do pensamento da poca e suas polmicas. No final do sculo XIX e incio do sculo XX jornalistas e intelectuais confundiam-se pelas suas pginas, tomadas pelos anncios e pelas crnicas, artigos e ensaios dos homens de letras. Desde o seu princpio, escritores e jornalistas se confundiam, numa comunho que foi se distanciando ao longo do tempo. A constituio da imprensa foi um marco para a intelectualidade da poca e sua evoluo, com a possibilidade de se imprimir centenas de exemplares, um avano para a formao da literatura brasileira. O jornal ofereceu as condies necessrias para o desenvolvimento de uma vida intelectual brasileira. Joo do Rio, em Momento Literrio, de 1906, cita o pensamento de Silvio Romero, que considerava o jornalismo como o criador da literatura brasileira: no jornal que tem todos estreado os seus talentos; nele que tem todos polido a linguagem, apreendido a arte da palavra escrita. Mas, no foi sempre assim. O prprio Bilac reconheceu que o jornalismo foi uma necessidade, que com o tempo trazia dificuldade para se fazer literatura de verdade. Jornalistas e intelectuais se confundiam pelas pginas dos jornais, consumidos por um pblico vido pelas palavras. Mas, sempre foi no jornal que conseguiam fama, dinheiro e sucesso. Nele que recebiam o tratamento de intelectuais do seu tempo. Jornalismo e literatura sempre coabitaram tendo limites mnimos. O primeiro sempre serviu para que muitos escritores pudessem desfrutar da fama e manter sua arte, tema que tambm abordaremos nas pginas seguintes. A segunda foi influenciada pelo jornalismo, de onde importou estilos e formas, sobretudo, no que se refere linguagem. A imprensa abrigou os jovens escritores que no tinham como obter espao, pois no possuam riquezas e mais ainda acesso social. O exemplo maior reside em Machado de Assis.

GLUCIA MENDES DA SILVA SERAFINI Ttulo do Trabalho: O que , o que : pois , ironia. Um estudo sobre a ironia na poesia de Nelson Ascher Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Elaine Cristina Cintra Resumo: O ttulo deste projeto de pesquisa faz uma referncia ao poema Adivinhao, integrante da obra Mais e/ou menos do poeta Nelson Ascher. Nelson Ascher poeta e tradutor, nascido em So Paulo, no ano de 1958. Possui vrias obras publicadas, como: Ponta da Lngua (poesia 1978-83), Algo de Sol (1996), Poesia alheia (1988), dentre outros, alm de vrias publicaes em peridicos e antologias. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar a poesia do autor, contida na obra Parte Alguma (2005), que rene a criao de Ascher no perodo de 1997 a 2004. As obras que integram esta reunio de poesias so: Mais e/ou menos, Aqui, Pomos de ouro e Quatorzes.O objetivo inicial da pesquisa realizar um estudo da obra Parte Alguma a fim de investigar a presena da ironia. Partindo dos pressupostos tericos do filsofo Kierkegaard (2005), buscamos realizar um estudo da ironia presente na poesia de Nelson Ascher. Kierkegaard (2005) rev a ironia socrtica, discutindo conceitos como a negatividade infinita absoluta, que por ele definida como: ela negatividade, pois apenas nega; ela infinita, pois no nega este ou aquele fenmeno; ela absoluta, pois aquilo, por fora de que ela nega, um mais alto, que contudo no . A ironia no estabelece nada; pois aquilo que deve estabelecer est atrs dela. (KIERKEGAARD, 2005, p. 226227). Para Kierkegaard (2005), a ironia uma determinao da subjetividade. O sujeito irnico mantm uma independncia negativa em relao a tudo. Nossa pesquisa parte da hiptese de que h na poesia de Nelson Ascher a presena desta ironia que permeia as relaes do eu com as entidades sociais, reduzindo tudo ao nada, ou seja, a Parte Alguma. Inicialmente apoiados no conceito de ironia proposto por Kierkegaard (2005), pretendemos realizar um estudo bibliogrfico de outras abordagens tericas sobre ironia, e tambm sobre a presena da ironia na literatura, para que tenhamos, ao final, um embasamento terico consistente que apie a anlise da obra em que nos focamos. Em uma pesquisa inicial realizada nas bases de dissertaes, pudemos notar que a obra do poeta Nelson Ascher no foi ainda bem explorada pelos pesquisadores dos estudos literrios, apesar de se tratar de um autor j renomado no cenrio da Literatura Brasileira Contempornea. Encontramos somente uma tese defendida na PUC de So Paulo no ano de 1999, onde a autora faz um estudo sobre a influncia dos autores traduzidos por Ascher em sua criao potica. Este estudo se justifica pelo fato de Ascher ser tradutor renomado de vrios poetas, de vrias nacionalidades. Por estar em sua fase inicial, a pesquisa ainda no apresenta avanos relevantes.

IDALMO MENDES LARA Ttulo do Trabalho: Anlise ltero-musical do texto potico na cano de Garca Lorca Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Irlei Margarete Cruz Machado Resumo: Federico Garca Lorca, poeta, conferencista, musicista, desenhista e dramaturgo nasceu em 5 de junho de 1898, em Fuente Vaqueros, na provncia de Granada, Espanha. Homem de talentos mltiplos considerado um criador de importncia histrica, tendo lugar de relevo na literatura espanhola. A Dra. Irley Machado nos lembra que: Lorca, como artista, atua num domnio onde a escritura se materializa no ato de sua interpretao: a msica e o teatro. Pretendemos mostrar as relaes das metforas poticas do texto potico de Lorca com as imagens, que de certa forma, so evocadas pela encenao e pela msica. A questo central : em que medida os elementos expressivos, poticos e musicais, estariam determinando a dramaticidade da cena teatral? Este trabalho expe anlise musical de uma cano, identificando elementos estruturais meldicos, rtmicos e harmnicos, tanto quanto anlise literria do texto potico contido na cano de Lorca, indicando provveis implicaes metafricas, mticas e dramticas, e suas correspondncias acsticas, fraseolgicas e articulatrias com os elementos musicais, buscando fundamentos que ofeream alternativas interpretativas para a ao dramtica. Este trabalho se constitui etapa preliminar oferecendo uma amostra que atende aos seguintes objetivos: Proceder anlise musical das canes identificando elementos estruturais meldicos, rtmicos e harmnicos tanto quanto os aspectos de dinmica e aggica; Proceder anlise literria dos textos poticos das canes de Lorca, indicando suas implicaes metafricas; Proceder a comparaes e possveis correspondncias acsticas, fraseolgicas e articulatrias entre os elementos literrios e musicais. O trabalho compreende, em termos metodolgicos, trs etapas: A primeira configura-se como pesquisa terica implicando em estudo de bibliografias referentes ao suporte terico da pesquisa, ou seja, a problemtica das imagens, dos smbolos e dos mitos na ebulio ideolgica do discurso do autor, consultando os trabalhos de Jung, Bachelard, Eliade, Durand, T. S. Elliot, Barthes, Tinianov, entre outros; leitura da biografia de Lorca; levantamento dos textos de poemas musicados e das canes de Lorca; A segunda apresenta-se como pesquisa crtica, procedendo ao levantamento da fortuna crtica de Lorca; ao estudo de bibliografia sobre poesia, consultando trabalhos de Octavio Paz, Alfredo Bosi, entre outros; e ao estudo sobre relao texto potico e msica consultando trabalhos de Scliar, Castro, entre outros; A ltima etapa da abordagem metodolgica consisti na pesquisa analtica, procedendo anlise dos poemas nas canes sobre os quais sero aplicadas as teorias relacionadas, resguardando as particularidades do poema e o universo do autor; e anlise musical das canes e sua contribuio para o efeito expressivo dos poemas nas canes. Como resultado e concluso do trabalho pretendemos oferecer um mapeamento das anotaes, anlises e incurses relevantes para a verificao das hipteses levantadas acerca da questo crucial; Palavras-chave: Lorca; metforas; texto literrio; imagens; estruturas formais poticas e musicais; ao dramtica.

10

JAQUELINE QUEIROZ PROCPIO DOS SANTOS Ttulo do Trabalho: A escrita e a memria em So Bernardo Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Joana Luiza Muylaert de Araujo Resumo: A presente apresentao do primeiro captulo de dissertao intitulado A memria e a escrita na obra So Bernardo, discorre sobre a questo da escrita e da memria na obra So Bernardo de Graciliano Ramos. A pesquisa se faz necessria a partir do momento em que se constata que preciso analisar a forma de construo dessa narrativa que desenvolvida atravs da conscincia, ou melhor, da memria de seu narrador personagem, ou seja, o narrador de fundamental importncia na anlise pretendida. A escrita uma constante nessa obra no apenas pela sua estrutura narrativa, mas tambm pelas questes que o narrador nos apresenta ao elaborar o seu livro, ou seja, a sua escrita. A escrita vista por ele como uma possibilidade de reflexo e de sair do estgio incomensurvel da comunicao ao qual ele se encontrava. A memria tambm de fundamental importncia nessa obra, pois por meio dela que nos so apresentados os fatos que compem esse enredo. Paulo Honrio faz uma releitura de seu passado e nos apresenta de forma clara e objetiva o contedo dele. A memria seria ento o veculo que permite ao narrador fazer interpretaes, releituras, supresses, omisses e a chegar a concluses a que antes ele no havia chegado. Por ser o narrador o principal personagem da obra e ao mesmo tempo ser o mediador entre o leitor e o autor, se faz necessrio entender a relao existente entre o narrador e suas memrias e o processo de escrita que discutido nessa obra. O desafio que nos propomos refletir sobre a influncia da escrita e da memria na obra So Bernardo; sobre a forma com que a memria do narrador-autor se faz essencial na textura da obra e tambm sobre a escrita que muito enfatizada pelo narrador. O problema tema, seria ento de que forma se estabelece a influncia que a memria e a escrita exerce sobre o narrador personagem.

11

JULIANA BORGES RODRIGUES Ttulo do Trabalho: PATRCIA GALVO O DESVENDAR DE UMA INTELECTUAL, SUA POSTURA E ENGAJAMENTO Linha de Pesquisa: Linha 2: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Luciene Almeida de Azevedo Resumo: O presente resumo um breve esboo de uma pesquisa que se encontra em fase inicial de investigao, portanto at o momento foram realizadas leituras tericas e investigadas possveis hipteses a serem desenvolvidas. Nossa premissa mais ampla a de investigar a postura e o papel do intelectual na sociedade brasileira a partir da tenso entre o compromisso de participao poltica e a pesquisa de novas formas estticas. Nosso ponto de partida, pressupe a anlise da to falada crise atual da intelectualidade, relacionando-a ao momento de intensa participao do intelectual-escritor durante o modernismo. Nosso objeto de estudo o romance Parque Industrial, escrito por Patrcia Galvo. Em relao obra nosso objetivo especfico investigar sua caracterizao como obra ficcional, na tentativa de diferenci-la da mera propaganda poltico-panfletria. Como estamos no incio da pesquisa, estamos procura dos caminhos que nos levaro a consolidar a hiptesebase: investigar se possvel identificar na obra de Pagu, no momento especfico em que ela escreve, atravs da tematizao de sua posio poltica e da anlise de sua produo artstica, o surgimento de vrios dos impasses experimentados pelo intelectual e agravados na contemporaneidade. Apesar do pouco tempo decorrido desde a defesa de minha proposta de entrada no mestrado em Teoria Literria, o presente projeto j uma verso bastante modificada em relao proposta admitida. Pretendemos partir do objetivo mais geral dessa pesquisa, investigando a prpria categoria do intelectual, seu campo de atuao, sua postura e condio diante da sociedade. Paralelamente, pretendemos direcionar esse interesse para a fase mais especfica, o modernismo brasileiro, principalmente a dcada de 30, momento em que Pagu trabalha mais ativamente. Enfim, supomos que nossa estratgia de pesquisa est afirmada sobre ter pilares: a investigao terica, o trabalho comparativo e a fase propriamente analtica das obras ficcionais. Para a fundamentao terica do conceito do que seja o intelectual, bem como do seu papel e sua postura, estamos partindo da leitura da coletnea de textos organizada por Adauto Novaes (O Silncio dos Intelectuais), alm dos livros-chaves de Srgio Miceli, Silviano Santiago, Beatriz Sarlo. Como estamos ainda na fase incipiente de nossa pesquisa, no existem resultados alcanados at o momento.

12

KARYNE PIMENTA DE MOURA Ttulo do Trabalho: O CANTO FEMININO E NOTURNO EM HILDA HILST: UMA TRAJETRIA NA CRTICA DO IMAGINRIO Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Enivalda Nunes Freitas e Souza Resumo: Pretendemos com o presente trabalho reconhecer o lugar da poeta Hilda Hilst (1930-2004) na representao da temtica de busca de completude e continuidade do Eu em sua lrica, o que manifestado por uma voz feminina que canta em imagens a tentativa de superao dessa incompletude. Durand (2002) estrutura as imagens segundo dois regimes: o diurno e o noturno, por sua vez subdividido em mstico e sinttico. Turchi (2003) associa esses regimes aos gneros literrios, sendo o gnero lrico a mais plena forma de expresso do regime noturno mstico de imagens. Sendo assim, os cantos amorosos hilstianos, alm de serem convites de unio ao Outro, reconhecem no Eu-mulher a prenhez do significado noturno de engolimento, miniaturizao, unio, intimidade e eufemizao. Frente a esse aspecto inerente imaginao simblica que procederemos anlise mitocrtica, que estuda o campo do simblico, do imaginrio e do mtico na literatura. Esta pesquisa, em fase inicial, se prope a seguir as pegadas imagticas deixadas por Hilda Hilst em toda sua produo lrica, pois a partir disso que seremos capazes de desvendar a intensidade dos versos de Jbilo, memria, noviciado da paixo (2001) e Cantares (2002), versos cuja simbologia caracteriza a particularidade dessas duas obras em relao s demais. Como veremos, a poeta transmuta em imagens os elementos da natureza outrora sintetizados por Bachelard. Alm disso, sua voz no s renova os mitos da unio Eu-outro, da completude e do enfrentamento temporal configurado por Penlope, como tambm canta a psique do que h de mais selvagem no arqutipo da mulher segundo Ests (1997). Nesse sentido, o penetrar nessas imagens que simbolizam o que h de mais noturno no canto de mulher em questo, cujos valores variam de poema para poema, nos conduz elucidao da problemtica: (1) Como a poeta trata o erotismo imagtico, enquanto busca de completude e continuidade do Eu? (2) De que maneira se caracteriza a intensidade dessa busca de obra para obra no que diz respeito ao atributo dado pela autora s imagens? (3) Seriam as duas obras selecionadas, entre as demais, as que melhor respondem ao aspecto do reconhecimento de incompletude da mulher que canta? (4) Por que a teoria antropolgica do imaginrio, associada aos gneros literrios e mitocrtica, revelase como a mais oportuna para a abordagem de tais aspectos?

13

LIDIANE MARIA FERREIRA Ttulo do Trabalho: A presena da gua e do elemento ertico na poesia de Federico Garca Lorca. Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Irlei Margarete Cruz Machado Resumo: O smbolo algo que est inserido em nosso meio social, cultural e psicolgico. Ele est presente em nossa vida como um todo. Os elementos da natureza tambm podem exercer uma funo simblica. Garca Lorca foi um poeta que utilizou muitos elementos simblicos ligados a natureza para produzir imagens poticas. A gua algo bastante recorrente em suas obras, um elemento marcante que atravs de sua simbologia vem expressar inmeras imagens e dar diferentes conotaes a sua produo literria. O sentido simblico da gua, de acordo com Cirlot (op.cit. p. 34), possui suas qualidades dominantes: fertiliza, purifica e dissolve. A gua um elemento bastante rico em simbologia e imagens. Em A gua e os sonhos, de Bachelard (1997) encontra-se psicologia da imaginao material da gua ligada ao elemento feminino. Ela o oposto do fogo, o elemento yin por excelncia. Para Bachelard (1997, p. 97) a gua o elemento mais favorvel a combinao dos elementos materiais, pois ela assimila muitas substncias e impregna-se de todas as cores, todos os cheiros, todos os sabores. Outro aspecto que analisaremos nas obras de Lorca, mencionadas a pouco, como o erotismo se constela e qual sua relao com a gua. Para Durigan (1985, p.7), o texto ertico se apresenta como uma representao que depende da poca, dos valores, dos grupos sociais, das particularidades do escritor, das caractersticas da cultura em que foi elaborada (1985, p.7). Ao citar Freud, tal autor afirma que as sensaes sexuais no so apenas genitais, mas que a vida sexual composta dessas sensaes e de processos psquicos. O ertico vai alm do sexual, as sensaes que temos quando estamos em contato com a natureza e seus elementos tambm podem ser erticas. Nos dicionrios etimolgicos o ertico tem conotao do que se refere ao amor, ao que encerra pensamento amoroso; ao amor lbrico (sensual) e erotismo vem de paixo amorosa, amor violento, lbrico (BUENO, 1986, p. 1181). Sensual, segundo Aurlio (1993, p.500), se refere aos sentidos. Desta forma, sensual aquilo que est ligado ou mexe com os sentidos. Ento o contato da gua no corpo ou o calor do sol que aquece ertico, pois provoca o sensual, isto , provoca os sentidos. E esse um dos tipos de erotismo que trataremos em nosso estudo, no apenas o ertico que lembra o sexual, mas o sensual nos dois sentidos. Bataille (1987, p. 11) define o erotismo como aprovao da vida na morte. Para ele, essa uma frmula que d o sentido do erotismo. Na definio precisa do autor o erotismo uma atividade sexual com uma procura psicolgica independente do fim natural encontrado na reproduo. H, para Bataille (1987, p. 12), uma relao entre a morte e a excitao sexual. Em Lorca buscamos estudar, analisar como o poeta expressa suas idias, seus anseios, suas crticas etc, em sua poesia. Sobretudo analisarmos a sua linguagem fazendo parte do imaginrio e como representao da cultura de sua poca. Como se manifesta o erotismo e que sentido tem a gua em suas poesias sobre tudo em dois livros especficos: Livro de poemas e Div de Tamarit. Estudo do erotismo, como esse se porta na obra e fundamentando a anlise nas teorias dos autores referenciados para a pesquisa. E pela pesquisa realizada at o momento podemos dizer que h uma relao mtua entre o ertico e a gua em Lorca. As guas do rio que evocam a nudez feminina. Tudo que se reflete na gua carrega a marca feminina e provoca devaneios intensos e sensuais.

14

LVIA CAROLINA ALVES DA SILVA Ttulo do Trabalho: A subjetividade na lrica Hilstiana Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Elaine Cristina Cintra Resumo: Resumo: Hilda Hilst (1930-2004) uma das vozes diferenciais no cenrio literrio brasileiro. Sua produo literria consagra os trs gneros literrios e seu legado marcado por um hermetismo que tem por base premissas filosficas, religiosas e mticas que tratam de assuntos profundos e recorrentes no pensamento do homem contemporneo. considerada pela crtica literria contempornea como uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira devido sua qualidade incontestvel e ao seu estilo refinado e inovador. Com um estilo elevado, hermtico e sublime, Hilst, ao escrever as suas poesias, sinaliza uma busca e um conflito constante do ser humano pelo reconhecimento de si mesmo, o que faz com que haja, em suas poesias, uma subjetividade marcante. Em Hilda Hilst, essa subjetividade trabalhada de dois modos: a partir da presena de um eu interiorizado que marca um narcisismo potico e uma influncia da postura da poesia romntica, quanto a partir da perspectiva de um sujeito lrico fragmentado que se v frente a um mundo catico e sem a possibilidade de modificao ou definio de si, se observando por fragmentos, como algum solitrio e incompleto. Dentro deste aspecto tem-se a perspectiva de um eu observador que se v de fora (exteriorizado) e por isso transfigura-se em um outro, procurando, deste modo, se conhecer melhor . Devido importncia da autora no cenrio literrio brasileiro, e da presena forte de uma subjetividade expressa em suas poesias, desenvolveu-se o projeto de mestrado Subjetividade na lrica Hilstiana que ir averiguar como construdo o sujeito lrico nas poesias de tal poeta, e como tais posturas to distintas, uma romntica e outra moderna, so postas nas obras de Hilst. Para o desenvolvimento de tais objetivos, ns utilizaremos como fundamentao terica conceituaes modernas e ps-modernas sobre o sujeito; discusses literrias, tericas e crticas a respeito do sujeito lrico; leituras crticas a respeito de poesia contempornea e textos de crtica literria sobre Hilda Hilst. Escolhemos como corpus de nossa pesquisa a obra potica Cantares. Como mtodo de investigao, ns faremos pesquisas bibliogrficas sobre o sujeito, a subjetividade e o sujeito lrico, leituras crticas e tericas a respeito de literatura contempornea e sobre a autora, anlises literrias da obra Cantares, abarcando as teorias estudadas, bem como ensaios e artigos cientficos para a demonstrao dos resultados do nosso projeto.

15

LUCIANA COELHO GOMES Ttulo do Trabalho: A brasilidade sertaneja de Hugo de Carvalho Ramos: seus precursores, seus contemporneos. Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Joana Luiza Muylaert de Araujo Resumo: Ao analisar-se a obra de Hugo de Carvalho Ramos, no apenas seus contos, tambm seus ensaios, crticas e correspondncias, observa-se que em sua produo literria est posta toda a preocupao romntica pr-modernista de representao nacional. L encontramos a tentativa do jovem escritor goiano de cooperar com a problematizao do homem brasileiro e sua terra no molde de ruptura com o forneo e valorizao do local, to caro aos romnticos prmodernistas que, posteriormente, seria amplamente praticado pelos modernistas. Estas consideraes nos levam obra de Hugo, no apenas como escritor regionalista, que de fato ele o foi, e brilhante, porm buscando visualizar sua obra em contexto nacional ampliado, para encontrar ali o possvel embate de idias que movimentavam os intelectuais do momento. Essa aproximao com os escritores de seu tempo ser buscada principalmente em Euclides da Cunha e Monteiro Lobato. A presena destes dois escritores pode ser percebida na obra de Hugo, que era franco admirador de Euclides e declara em uma carta que pretendia dignificar o homem do serto como o fizera Euclides da Cunha, talvez por isso a presena desse escritor seja mais explcita que a de Lobato, mais sutil e que deve ser rastreada na imagem positiva do sertanejo, que parece contestar a conhecida negatividade de Monteiro em relao ao sertanejo. Se em relao a Euclides percebemos a empatia de Hugo, em relao a Monteiro percebemos o confronto de idias, no de forma citada, mas na dialtica de seus ensaios e na elaborao dos seus contos.Neste trabalho buscamos comprovar estas hipteses, de dignificao e contestao. A investigao ainda incipiente, haja visto a mudana temtica do projeto inicial,porm acreditamos ser possvel o seu desenvolvimento dentro da orientao pretendida.

16

LUCIANA TERESINHA DA SILVA Ttulo do Trabalho: The Great Gatsby: uma comparao entre a obra e o filme Linha Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Ivan Marcos Ribeiro Resumo: Este trabalho de pesquisa prope a comparao entre a obra literria de Francis Scott Fitzgerald, intitulada The Great Gatsby, e a verso flmica homnima escrita por Francis Ford Coppola. Primeiramente, faz-se aqui um parntese para falar um pouco de F. Scott Fitzgerald, escritor americano que nasceu em 1896, em St. Paul, no estado americano de Minnesota. Ele considerado um dos maiores escritores americanos do sculo XX, e seus romances e contos refletem todo o esprito de uma poca. The Great Gatsby (1925) um exemplo disso, pois essa obra retrata bem a dcada de 20 nos Estados Unidos. Esse o mais clebre de seus romances, pois ele lhe deu uma importncia literria que dura at hoje. The Great Gatsby, ou O Grande Gatsby uma das obras mais representativas do romance americano, e soma-se a isso o fato de ela descrever a vida em alta sociedade com uma aguda reflexo crtica. A obra tem como narrador a personagem Nick. Ele vai morar na casa vizinha manso da personagem central, Jay Gatsby. Nick nada sabia sobre o grande Gatsby, mas aos poucos ele vai adquirindo informao sobre tudo o que est acontecendo ao seu redor, e atravs de seus olhos e ouvidos que o leitor se inteira de todos os detalhes da trama, e constri sua opinio sobre as outras personagens. A trama se resume numa tentativa de Gatsby de reviver o seu grande romance do passado com sua amada Daisy. Eles revivem o romance, vivem dias felizes como se fossem adolescentes outra vez. Mas tudo isso tem um fim trgico. A verso flmica homnica foi lanada em 1974. Tal verso foi escrita por Francis Ford Coppola, e dirigida por Jack Clayton. Os papis principais so interpretados por Robert Redford, como Gatsby, e Mia Farrow, como Daisy. Vale a pena lembrar que o filme The Great Gatsby rendeu dois prmios Oscar nas categorias de msica e figurino, os quais retratam fielmente a dcada de 20 nos Estados Unidos da Amrica. A escolha da obra The Great Gatsby se deve no s a sua importncia para a projeo de F. Scott Fitzgerald no mundo literrio, mas tambm premiao da verso cinematogrfica. Esta pesquisa atenta para o valor literrio da obra, e para isso duas questes de pesquisa so consideradas. Primeiramente, objetiva-se mostrar as caractersticas textuais que levaram The Great Gatsby a ter importncia no cenrio dos textos literrios. Posteriormente, objetiva-se a constatao ou no da preservao dessas caractersticas na verso cinematogrfica. A linha a ser seguida a da literatura comparada, compreendendo o estudo da literatura e outras artes / literatura e cinema. Com relao metodologia, sero usados como referncia textos nos quais se evidencia o trabalho com a obra The Great Gatsby e com sua verso em filme. Os trabalhos norteadores do presente artigo sero: DINIZ (Literatura e cinema: traduo, hipertextualidade, reciclagem), DORFLES (O devir das artes), MAST (Literature and film), OLIVEIRA (Literatura e artes plsticas: o Kunstlerroman na fico contempornea), WEISSTEIN (Literature and the visual arts), WELLEK e WARREN (Literatura e outras artes), PRAZ (Literatura e artes visuais), e STAM (Bakhtin: da teoria literria a cultura de massa). Acredita-se que o resultado de tal pesquisa vir a contribuir para o saber sobre a Literatura Americana, alm de possibilitar um olhar diferente, pautado no estudo interartes, para uma obra expressiva. Alm disso, o trabalho poder contribuir para a construo do conhecimento dos alunos de Letras e Teoria Literria.

17

LUCIENE CARMO NONATO OLIVEIRA Ttulo do Trabalho: A figura do sertanejo em Inocncia, de Visconde de Taunay Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Roberto Daud Resumo: O Romantismo brasileiro representou um movimento literrio sob a perspectiva poltica, intelectual e cultural de grande relevncia para a formao de uma literatura nacional no sculo XIX. Dentre os fatores que originaram essas manifestaes, destaca-se a independncia poltica. Entretanto, essa independncia traz novas concepes oriundas da Europa, que se ajustava a um novo esprito iminente cujos indcios se manifestaram inicialmente no sculo anterior com o arcadismo. consenso entre os crticos literrios e historiadores que o Romantismo literrio brasileiro foi uma das vertentes para consolidar o nacionalismo e o Estadonao, significando uma estratgia bastante eficaz atendendo ao interesse da minoria burguesa do pas. Alguns crticos defendiam uma concepo diferenciada do indianismo, numa proposta de oposio figura do ndio na literatura. O homem do interior satisfaria os desejos de configurar um perfil que se adequaria aos moldes do nativo brasileiro e atenderia o incio de uma produo de literatura cabocla. Nesse sentido, buscava-se uma renovao, pois o Romantismo no atendia mais s necessidades naquele momento. A literatura precisava renovar-se tomando outra posio que visasse o indivduo, as caractersticas pessoais, a objetividade pretendia. Especificamente no Romantismo regional, o sertanejo destaca-se, pela diferena de cultura, hbitos, tradies, prticas e identidades opostas ao homem civilizado. Assim, como objetos de estudos do nosso trabalho esto O Garimpeiro, de Bernardo Guimares, e Inocncia, de Visconde de Taunay, porm com maior nfase ltima obra. As duas obras escolhidas retomam a mesma temtica do sertanejo sob um enfoque diferenciado, cada uma com a sua influncia e originalidade que proporcionaro pontos de vista distintos e/ou semelhantes de um mesmo ser, o sertanejo, ressaltando as peculiaridades romnticas e no-romnticas de cada um. Em Inocncia, o sertanejo uma figura retratada com traos de autoridade, violncia, rudeza, personalidade forte, franqueza, naturalidade, preconceitos, caractersticas estas atenuadas pela sua religiosidade, sua maneira de expressar-se e sua receptividade perante o viajante. Esse conjunto de peculiaridades representa a cultura de um homem da provncia. Aspectos negativos e positivos que constituem as personagens masculinas sobressaem na obra e demonstram os hbitos de uma poca e um lugar, em funo de costume de vida prprio da regio provinciana. Entretanto, se o intuito dos escritores regionalistas era atribuir ao sertanejo um lugar de destaque como cone nacional, de um heri sertanejo idealizado, Inocncia se contrape a todo o imaginrio de smbolos que representam o heri nacional, rompe com esta perspectiva pelo direcionamento que algumas personagens tomam no romance. Essas obras auxiliam na ilustrao da figura do homem do serto, diferencial que um elemento de afirmao para fundamentar a identidade nacional. Assim, o enfoque de estudo ser o romance romntico regionalista sob a perspectiva histrico-literrio na construo de uma identidade nacional e seu significado no Romantismo. Alm disso, as personagens centrais de Inocncia sero estudadas, considerando-as na sua representao da cultura sertaneja e provinciana. Tambm ser feito a anlise comparativa crtica entre os protagonistas de Inocncia e de Garimpeiro, ressaltando as peculiaridades romnticas e no-romnticas de cada um.

18

LUIZ CARLOS LEITE Ttulo do Trabalho: Da narrativa oral ao teatro. Romaria: uma partilha de experincias humanas Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Luiz Humberto Martins Arantes Resumo: Resumo A pesquisa objetiva identificar a narrativa como transmissora de experincias humanas e contribuir para a recuperao de um imaginrio comum entre palco e platia no teatro, apresentando alguns elementos contidos no processo histrico de distanciamento dos valores pblicos e privados, como possveis indicativos da alterao da geometria da cena no teatro. A busca por um reequilibrio dos elementos picos e narrativos, como umas das formas de restaurao da unidade entre espetculo e pblico, devendo elaborar uma coletnea de narrativas orais resultantes de pesquisa de campo como pretexto, passveis de serem encenados. Ao pressupor que alteraes entre os planos do concreto e do simblico podem estar provocando modificaes nas formas de expresso humana e, que o imaginrio coletivo - uma criao coletiva - caminha para a individualizao, apresenta-se um problema: Quais as causas dessa perda da importncia coletiva em detrimento a histrias individuais? Se realmente h uma sobrevalorizao de valores individuais em detrimento aos coletivos na sociedade contempornea, pergunta-se: A perda desse contedo narrativo, para alm de uma esttica chegaria a descaracterizar a arte teatral? Diante dessas inquietaes, a pesquisa parte de um estudo bibliogrfico de elementos narrativos presentes na criao literria para um recorte da narrativa no teatro, utilizando como fonte, os textos reflexivos sobre a decadncia da forma narrativa na dramaturgia, prevendo ainda um estudo de campo com recolhas junto a diversos narradores que se dirigem cidade de Romaria (MG), durante as festividades em louvor a Nossa Senhora da Abadia, carregando suas histrias de vida a serem partilhadas. Ao promover a recolha dessas narrativas, busca-se a incorporao de outros sistemas semiticos para alm da linguagem verbal, desafio colocado por Paul Zumtor de codificar os aspectos no verbais da performance como fonte de eficcia textual. Na identificao da possvel alterao entre os planos do concreto e do simblico, Walter Benjamin, analisa a decadncia da forma narrativa a partir das relaes concretas do homem e do trabalho e Mikhail Bakhtin discute esse processo que levou a sociedade a transitar de uma forte noo de corpo social presente na Idade Mdia, para um corpo individual como noo predominante no perodo do Romantismo. A perda de um imaginrio que era coletivo (Eric Bentley e Joseph Campbell) est associada a uma possvel relao direta entre o progressivo abandono do gnero trgico e a adoo do melodrama como gnero preferencial, sobretudo a partir do sculo XIX. A restaurao de um imaginrio comum entre palco e platia passa pelo teatro pico de Bertold Brecht, Heiner Muller e pela narrativa de Lus Alberto de Abreu como fontes de um pretenso equilbrio entre os elementos picos e dramticos.

19

MARIANA BATISTA DO NASCIMENTO Ttulo do Trabalho: Cecilia Meireles: crnicas de cultura e arte Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Luiz Humberto Martins Arantes Resumo: Apesar de serem muitos os trabalhos sobre cultura na dcada de 1930, so raros aqueles tem como fonte a obra de Ceclia Meireles, principalmente sua publicao de crnicas nos jornais daquela poca. Assim, torna-se relevante este projeto, visando contribuir com a fortuna crtica da poeta e com a discusso sobre a formao e transformao cultural brasileira. Outro fator importante para a realizao desta pesquisa a formao intelectual e posio ocupada por Ceclia Meireles em sua poca: temos uma poeta que alm de jornalista, tambm professora e pesquisadora do folclore popular. Na virada do sculo XIX, o Rio de Janeiro, at ento capital do Brasil, passa por reformulaes fsicas e ideolgicas seguindo o lema da poca: ordem e progresso. H uma preocupao com a inveno das tradies buscando e formando uma memria coletiva que se pretendia Nacional, como forma de afirmao de uma nacionalidade brasileira. Torna-se patente a concepo de releitura do passado como definio de uma meta para consolidao do futuro. A partir de ento, vrios estudos so realizados para reavivar a cultura e a tradio brasileira como elemento importante para construo da brasilidade. Acompanhando a tendncia do pensamento intelectual que tentava ressaltar a cultura do nosso pas, na dcada de 1920, Ceclia Meireles inicia pesquisas sobre folclore aoriano e envolve-se em projetos educacionais. Mais tarde em suas crnicas escritas para os jornais Dirio de Noticias e A manh, entre 1930 e 1933, mostra-se interessada em contribuir para a reforma educacional que se almejava no momento, discutindo diversos temas relacionados arte, poltica e literatura. A jornalista abre em sua pgina de educao uma importante discusso sobre aspectos da sociedade brasileira. Nas dcadas de 1920 e 1930, quando o Brasil passou por mudanas polticas importantes, no campo das artes, havia movimentos que buscavam a constituio de uma identidade nacional, valorizando as criaes artsticas brasileiras, deixando de lado os modelos Europeus. Assim, seguindo o movimento renovador que se estalava nos vrios domnios nacionais, tentou-se tambm reformar o sistema educacional vigente. Era preciso modernizar o pensamento em todas as esferas de atividades. Neste contexto, Ceclia Meireles apresenta-se como idealizadora do movimento educacional que investe na valorizao da arte e cultura na escola e tambm na sociedade em geral. Este tambm um perodo de construo do pensamento da autora quanto literatura, em especial a literatura infantil. O iderio da cronista colocou em debate a literatura erudita e popular, a literatura moralizadora e sensibilizadora, resultando em fortes referncias que influenciam o pensamento pedaggico at hoje. Podemos analisar durante a leitura das crnicas da autora, uma forte relao entre jornalismo, literatura e histria, vale sempre rediscutir a associao destas trs esferas de pensamento, principalmente se o material de anlise permite a reflexo sobre temas relevantes como educao e cultura na tica de uma poeta consagrada como Ceclia Meireles. Nesta pesquisa, tambm se pretende abrir espao para a discusso de gnero literrio de valor muito questionado por crticos literrios: a crnica. Tal gnero sempre se apresentou polmico por transitar entre o jornalismo e a literatura e, ainda, pela sua constituio nos folhetins.

20

MARYLLU DE OLLIVEIRA CAIXETA Ttulo do Trabalho: A inexistncia do erro em "Aletria e Hermenutica" Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Eduardo Jos Tollendal Resumo: No primeiro prefcio de Tutamia, afirma-se a inexistncia do erro numa potica da estria que, sendo signo sobre o signo, tambm uma leitura cognitiva da vida. A representao do espao recorrente do serto, que passa por um processo de desnaturalizao de Sagarana a Tutamia, insere-se na tradio regionalista com o diferencial de uma estria contra a histria, oposta conveno realista. A estria rosiana auto-avaliada em sua semelhana anedota, termo cuja etimologia resguarda a necessidade do ineditismo para assegurar a surpresa do ouvinte. A anedota conduz o ouvinte a uma expectativa que dever frustrar-se para surpreend-lo com a graa de uma proposio nova, no raro abeirada do no senso e seu escanchar dos planos da lgica, para usar o termo de Rosa (1979, p. 3). As singularidades das situaes limite - em que personagens de perfil herico encontram-se logo ao incio de cada enredo da sintaxe, da dico lrica do sertanejo rosiano, concorrem para enredos que sugerem interpretaes da verdade por meio de um texto minado de pistas. A inexistncia do erro legitima a perspectiva marginal dos protagonistas, que configura-se no jogo da linguagem, e negocia com a histria a inveno do serto como espao imaginrio. Em Aletria e Hermenutica h uma potica cuja anlise procede semelhantemente da anedota exemplar, da adivinha e do Koan Zem em que, respectivamente, a graa, a surpresa e a intuio contraposta lgica, como argumenta Novis (1989, p. 27), que ensinam novas leituras no no terreno do humour, imenso em confins vrios segundo Rosa (1979, p. 3). A anedota oferece estria estratgias de singularizao: primeiro, a prpria surpresa como inteno e efeito, e, segundo, servir de exemplo instrumento de anlise, nos tratos da poesia e da transcendncia nos termos de Rosa (1979, p. 3). A lgica tanto mais rudimentar quanto melhor a adivinha, de acordo com Novis (1989, p. 27) serve de modelo crtica da razo e escolha freqente do paradoxo como estrutura para a representao de nveis sutis do real como da metalinguagem. No seria adequado interpretar os minicontos de Tutamia como ilustrao fiel das filosofias incorporadas por Rosa, j que fazem uma leitura livre de alguns aspectos em detrimento de outros. Assim, por exemplo, que a viso platnica da realidade concreta como sombra de outra realidade maior, como esclarece Novis (1989, p. 25), no impede a discordncia fundamental no que se refere existncia do erro, defendida por Plato e negada em Aletria e Hermenutica, que nesse ponto coincidente com Protgoras. Ento, como interpretar esse texto sem recorrer a uma orientao intuitiva, que exclui o erro como possibilidade sem sugerir com isso a representao do caos? A inexistncia do erro ideal para a condio aberta da fbula, uma verossimilhana nica e interna a cada estria. Esta unicidade alegoriza um cosmos-texto, que Tutamia, de personagens e situaes irrepetveis, finais surpreendentes e sintaxe tambm desautomatizadora. O movimento que rege essas estrias o do jogo nos nveis que vo da palavra trama, de um modo preservador da predominante independncia desses jogos no mbito literrio em relao inveno mimtica do serto. O erro no existe na fbula roseana como metfora humorstica de um cosmos em que o infinito o rendez-vous das paralelas todas, nos termos de Rosa (1979, p. 12), ou seja, o destino das correspondncias entre todos os sentidos.

21

NAYARA FRANCIELE LIMA Ttulo do Trabalho: Estudo do narrador na obra : Compndio Narrativo do Peregrino da Amrica, de Nuno Garcia Marques Linha de Pesquisa: Linha 1: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond Resumo: Pretende-se estudar o narrador criado por Nuno Marques Pereira em sua obra Compndio Narrativo do Peregrino da Amrica. Mais precisamente, o estudo centrar-se- na abordagem do narrador dessa obra como narrador-viajante, precursor do narrador que surgiria no Romantismo. O Compndio Narrativo do Peregrino da Amrica inicia a prosa de fico no Brasil. Publicada pela primeira vez em 1728, teve sucessivas publicaes o que pode provar a salutar aceitao dos leitores ao ampliar a viso conhecida do Brasil por meio dos olhos de um narrador andarilho, cronista, observador de costumes que penetra em cenas do cotidiano colonial com a ateno voltada para o multiculturalismo brasileiro. Este estudo ser focado basicamente em dois eixos. No eixo historiogrfico e crtico, teremos uma pesquisa focada no texto de fico dentro da literatura colonial. No eixo terico, apontaremos um estudo do foco narrativo e do conceito de narrador-peregrino dentro da obra e a comparao desse narrador com outros de sua poca e narradores do sc. XIX, para discusso efetiva de sua importncia na literatura brasileira. Palavras-chave: fico, literatura colonial, narrador-viajante, precursor.

22

POLIANA GONALVES LIMA Ttulo do Trabalho: A esttica da recepo na obra O ermito do Muqum de Bernardo Guimares Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond Resumo: Este trabalho tem como objetivo a identificao da representao do ndio no romance, seus significados e suas projees no pensamento artstico e no plano geral da obra ficcional de Bernardo Guimares. Pretendo analisar como na viso de Bernardo o ndio brasileiro o no-ndio, bem como o autor mineiro constri o seu ndio nas suas obras em prosa. Ou seja: de que maneira a imagem do bom silvcola, como smbolo nacional, desconstruda na fico bernardina, e a proposta da elaborao do sertanejo como heri que se projeta a partir da sua regio. Pretendo rever primeiramente como a imagem do ndio-heri foi proposta, estudando desde sua apario nos poemas picos Caramuru e o Uruguai, passando pelos precursores do indianismo no Brasil, como Ferdinand Denis. Esta primeira abordagem do indianismo em suas origens mais recuadas ser de vital importncia para entendermos o peso da postura adotada por Bernardo Guimares, com vistas anlise da recepo do seu primeiro romance O ermito do Muqum, que o objeto de minha dissertao de Mestrado em Teoria literria pela UFU.

23

PRISCILLA DA SILVA ROCHA Ttulo do Trabalho: O imaginrio mtico de Dora Ferreira da Silva Linha de Pesquisa: Linha 2: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Enivalda Nunes Freitas e Souza Resumo: O projeto de pesquisa intitulado O imaginrio mtico de Dora Ferreira da Silva tem os seguintes objetivos (gerais e especficos): explicar as linhas tericas sobre a teoria do imaginrio adotadas para o desenvolvimento da pesquisa; situar o imaginrio no itinerrio potico de Dora Ferreira da Silva; pontuar os elementos mticos e simblicos que atuam nos poemas escolhidos para a pesquisa (os do livro Hdrias e alguns outros de obras diversas); realizar anlise formal dos poemas; realizar uma mitocrtica dos poemas escolhidos de acordo com os princpios desenvolvidos por Durand dentro da crtica do imaginrio. O trabalho a ser feito compreende, em termos metodolgicos, trs etapas, a saber: pesquisa terica, pesquisa crtica e pesquisa analtica. A pesquisa terica diz respeito s leituras bibliogrficas referentes ao suporte terico da pesquisa, ou seja, como a problemtica das imagens, dos smbolos e dos mitos pode ser interpretada frente ao universo potico de Dora Ferreira da Silva. A segunda etapa corresponde ao estudo da bibliografia sobre poesia, bem como sobre a crtica a respeito de Dora Ferreira da Silva. A terceira etapa consiste na anlise dos poemas luz das teorias relacionadas. Como j dito, a pesquisa fundamentar-se- na teoria do imaginrio desenvolvida pelo antroplogo francs Gilbert Durand, inspirado pelas teorias do filsofo, tambm francs, Gaston Bachelard e pelas pesquisas de Carl Gustav Jung e Mircea Eliade. A importncia desses estudos est em se demonstrar que o imaginrio humano no apenas fantasia delirante, mas desenvolve-se, de acordo com Bachelard, em torno de alguns grandes temas, algumas grandes imagens que constituem para o homem os ncleos ao redor dos quais as imagens convergem e se organizam. O mito elemento fundamental no estudo do imaginrio e teve sempre afinidades com a poesia, ambos (mito e poesia) brotam de profundas emoes humanas que so simbolicamente expressadas, representadas atravs de uma linguagem metafrica e imagtica e atravs de smbolos arquetpicos. Dora Ferreira da Silva uma autora brasileira que consegue, bela e encantadoramente, aproximar ainda mais poesia e mito. O imaginrio de Dora Ferreira est intimamente imbricado com a Grcia e o Mediterrneo, ela reconta os mitos gregos demonstrando como determinados acontecimentos mticos podem referir-se a uma realidade humana e o lirismo de seus poemas repercute na interioridade do ser. O eixo central do trabalho ter como objeto o ltimo dos livros da autora, Hdrias, no qual a relao da poeta com a cultura helnica mais fortemente explicitada; alm disso, poemas diversos, ainda relacionados ao universo grego, dos outros nove livros de Dora, que podem ser encontrados em um nico volume, o livro Poesia Reunida, sero tambm objeto de anlise. O estudo apoiar-se-, principalmente, na fenomenologia do imaginrio desenvolvida pelo filsofo Gaston Bachelard e na antropologia do Imaginrio de Gilbert Durand, alm de apoiar-se tambm em obras de outros grandes autores que so fundamentais para o entendimento e apreenso da teoria do imaginrio, como Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Paul Ricoeur, Ernst Cassirer, entre outros.

24

ROSANA GONDIM REZENDE Ttulo do Trabalho: A teoria do conto de Edgar Allan Poe na anlise da obra de Lygia Fagundes Telles Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Roberto Daud Resumo: O objetivo principal do projeto a anlise dos contos que integram a obra "Antes do baile verde", de Lygia Fagundes Telles sob a tica da teoria do conto de Edgar Allan Poe, reconhecendo as particularidades narrativas da escritora no desenvolvimento da unidade de efeito, na apresentao do ambiente/atmosfera e em suas temticas recorrentes. Para tal, sero realizadas pesquisas bibliogrficas sobre uma produo selecionada da autora, sobre a trajetria do conto literrio e sobre a temtica da unidade de efeito na construo do gnero em estudo. Posteriormente, ser realizada a leitura crtica do material selecionado, bem como encontros com o orientador para discusso de leituras realizadas e observaes de avanos obtidos no decorrer da Pesquisa, sendo a elaborao da dissertao final a concluso de todo o processo. O estudo na investigao de como se d essa construo literria ser fundamentado luz de reconhecidos estudiosos da teoria do conto e da anlise do discurso: Edgar Allan Poe, Anton Tchecov, Julio Cortazar, Machado de Assis, Alfredo Bosi e Ricardo Piglia. Recorrer-se- ainda a alguns elementos da anlise do discurso de Bakhtin, considerando o poder da metfora e do smbolo (o cromatismo), a pluralidade de vozes narrativas, as variantes discursivas (direto, indireto e indireto livre) e diferentes tipos de discurso (narrao e digresso). Obras especficas sobre a contista sero de grande valor, como os estudos de: Elza Carrozza, Wilson Chagas, Fbio Lucas, Nelly Novais Coelho, Vera Maria Tietzmann da Silva, Cristina Ferreira Pinto e Paulo Rnai.

25

SIMONE APARECIDA DOS PASSOS Ttulo do Trabalho: Mulher, desejo e morte: o inseparvel tringulo de Garca Lorca Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Irlei Margarete Cruz Machado Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende estudar a manifestao do desejo feminino em algumas personagens lorquianas e as relaes estabelecidas na educao repressora que culmina com a frustrao e a morte. Tomaremos para anlise as personagens: Me e Noiva de Bodas de Sangre, Bernarda e Adela de La casa de Bernarda Alba e Yerma da obra ttulo . Nas obras percebemos que o desejo frustrado instaura a morte fsica ou simblica: o desejo ertico no satisfeito na juventude das protagonistas, e que tardiamente elas procuram realizar, as conduz ao lecho de tierra, e completa o ciclo em que estas mulheres consomem e so consumidas. Mulher, desejo e morte so reflexos da sociedade em que o poeta escreve. A leitura das obras de Lorca possibilita ao leitor vivenciar o mundo atravs de uma potica do cotidiano, do imediato e ao mesmo tempo ancestral. A viso de mundo do dramaturgo traz na imanncia de sua escrita o transcendente de um homem que viveu o seu tempo, enraizado na ancestralidade constitutiva de seu povo. No estudo das obras referidas acima possvel identificar elementos da tradio milenar do povo espanhol. Esta tradio sempre presente em sua obra um tema recorrente e mediador da reflexo do poeta. Na ao e no discurso das personagens percebemos o que sentir-se espanhol em suas razes. Ao debruarnos sobre a literatura lorquiana, uma das caractersticas que mais nos atrai a existncia das personagens femininas aprisionadas num crculo trgico. O desejo feminino, nsia instintiva nas protagonistas de Yerma, Bodas de Sangre e em La casa de Bernarda Alba leva-as a procurarem fora de si, de sua condio e/ou de seu poder, a felicidade. O desejo das protagonistas sobrepondo-se momentaneamente a lei e aos preceitos morais dominantes punido pela morte trgica. Uma morte que ao contrrio dos heris e heronas gregos no visa reconciliao. As heronas no fogem ao seu factum, elas cumprem o destino. Inicialmente encontram-se numa atitude de espera e cansadas de uma submisso intil, embora socialmente desejada, transgridem as normas ditadas pela comunidade, moral e religio para se sentirem livres e realizarem seus desejos. Ao afirmar seus desejos encontram-se diante da morte, ou como diz H. Carneiro em seu estudo sobre o desejo feminino na literatura, qualificam-se como mulher: desejante, transgressora e punida. O confinamento da mulher, sua no ao, sua educao para servir apenas ao masculino e submisso de suas vontades e desmandos culmina com a morte e tornam-se recorrncias temticas na obra de Lorca. Este tringulo se d, podemos dizer, pela percepo do dramaturgo da sociedade profundamente marcada pelo patriarcado islmico e cristo que historicamente so as bases da cultura espanhola.

26

SINVALDO ASSUNO DA SILVA JNIOR Ttulo do Trabalho: "A lua vem da sia", de Campos de Carvalho, e "Viso 1944", de Carlos Drummond de Andrade: vozes perplexas diante de um mundo catico Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond Resumo: A partir de uma anlise das obras "A lua vem da sia" (1956), de Campos de Carvalho, e "Viso 1944" (1945), de Carlos Drummond de Andrade, ambos escritores mineiros, a proposta deste trabalho consiste em realizar uma leitura interpretativa e ora comparatista (tendo como base inicial os pressupostos tericos de Laurent Jenny) que tem como finalidade discutir as vozes perplexas diante de um mundo em que as mazelas, em vrios aspectos, se sobrepem. Tanto o personagem-narrador do romance de Campos de Carvalho, quanto o eu lrico de "Viso 1944", so frutos de um momento em ou ps-guerra, em que se instauraram, ao mesmo tempo, um desencanto e uma esperana dbil nos rumos da humanidade. Assim, suas vozes esto em constante conflito, ora excessivamente amargas, desencantadas e irnicas com o ser humano e com a sociedade, porm s vezes desejosas de mudanas. Nesse sentido, possvel enxergar nessas obras supracitadas, cujos autores so quase contemporneos (Drummond nasceu em 1902 e Campos de Carvalho em 1916), aspectos em comum, a saber: o uso da ironia, posio crtica frente s atitudes e anseios da humanidade (sobretudo concernente guerra), deslumbramento ante o caos, a violncia e a destruio, do mundo e dos seus valores. No entanto, sem simplific-las como obras engajadas, inevitvel no abordar o seu carter combativo, instrumento de resgate da conscincia crtica do homem, na medida em que reflete a viso de mundo de um contexto especfico que, muito tempo depois, ainda no foi superado, o que torna relevante, tambm, a procura por um paralelo entre o contexto ps-guerra e o contexto atual, com todas as suas (des)semelhanas.

27

VIVIANE CRISTINA OLIVEIRA. Ttulo do Trabalho: Raul Bopp: Um poeta modernista nas terras do Sem-fim Linha de Pesquisa: Perspectivas Tericas e Historiogrficas no Estudo da Literatura Orientador(a): Joana Luiza Muylaert de Araujo Resumo: O poema narrativo Cobra Norato, composto por 33 episdios, a mais conhecida produo potica de Raul Bopp, artista cuja participao nos efervescentes primeiros anos do Modernismo citada e estudada pela crtica e historiografia literria de forma perifrica. Apesar de ter alcanado o reconhecimento da crtica, Cobra Norato cerne de poucos estudos, nos quais recorrente o deslindamento de traos que ligam o poema aos moldes estticos e ideolgicos do Movimento Antropfago. O estudo por meio deste projeto proposto pretende enfocar no os vnculos entre o poema de Bopp e a Antropofagia, e sim alguns aspectos que fizeram essa obra, no dizer de Drummond, subsistir ao ao estado de esprito antropoggico (Massi, 1998: 38) em que foi criada. Aspectos como a unio de elementos que representam o nacional, numa perspectiva modernista, com elementos e estruturas tradicionais, e mesmo universais, na Literatura de diversos povos e diferentes pocas em especial as estruturas das narrativas infantis. Dos primeiros elementos citados so exemplos as lendas, crenas, mitos e falares de valncia nacional, e dos ltimos citados, so exemplos as figuras do contador de estrias e do heri que parte em busca da mulher amada; a criao de terras encantadas como cenrios de aventuras, a ocorrncia de metamorfoses e antropormofizaes, entre outros. A unio de tais elementos um dos caminhos que tornam possvel a realizao de um estudo que enfoque no apenas os aspectos que ligam a obra Cobra Norato aos ideais modernistas, mas tambm os aspectos que ligam o poema ao universo das narrativas infantis. Com base nesta possibilidade, este trabalho tem como objetivo central a anlise de Cobra Norato, visando elaborar um estudo acerca da relao, estrutural e/ou temtica, que esta obra mantm com os milenares contos de fadas, contos maravilhosos e com a estria Alice no Pas das Maravilhas, de Lewis Carroll. Em seus meandros, os episdios poticos de Cobra Norato guardam semelhanas temticas e estruturais com o universo ldico e mgico das narrativas acima citadas. Algumas dessas semelhanas foram percebidas e apontadas ao longo da elaborao deste projeto e sero melhor analisadas posteriormente - so exemplos de similitudes a trajetria do heri Norato que, como nos contos de fadas, parte em busca da princesa com quem quer se casar, e a criao de imagens inusitadas e plenas de sugestes a lembrar-nos das criaes de Lewis Carroll. Porm, outras e mais profundas relaes existem entre essas obras e o poema, fazendo-se assim necessrio uma pesquisa com o intuito de desvelar tais relaes e averiguar se elas afetam (e como afetam) em profundidade a tessitura do poema. Alm disso, seguindo a perspectiva de anlise proposta, no se pode deixar de questionar o fato dessa obra, apesar de sua importncia, ocupar um lugar perifrico em grande parte dos estudos de crtica e historiografia literria, especialmente os que tratam do Movimento Modernista e seus participantes. O estudo das questes e reflexes aqui propostas ser concretizado com base em livros de crtica e teoria literria, os quais possam constituir-se fontes dessa pesquisa.

28

YVONLIO NERY FERREIRA Ttulo do Trabalho: A trama existencial ou "infernal" dos contos de Luiz Vilela Linha de Pesquisa: Poticas do Texto Literrio: Cultura e Representao Orientador(a): Maria Ivonete Santos Silva Resumo: Revelar as inquietaes existenciais, refletidas no comportamento humano por meio de situaes quase banais, tornou-se um trao marcante na narrativa contstica de Luiz Vilela. Suas personagens, inseridas em um cotidiano aparentemente comum, mergulham em introspeces confusas e, presumidamente sem sustentao racional, devido experincia de um profundo mal-estar em face do mundo. A liberdade gera a angstia do sujeito livre para escolher o que fazer de si mesmo. No entanto, nem sempre esta uma experincia prazerosa, pois o indivduo, constantemente, v-se obrigado a fazer novas escolhas. Pressionado por ruminaes cidas, sua disposio para enfrentar o dia-a-dia torna-se conturbada ante a perda de sentido da vida. Pensar estes elementos como lastro da obra de Luiz Vilela extremamente pertinente, pois suas temticas existenciais abrem espao para especulaes acerca das relaes humanas em sua maioria, inconsistentes e incompletas. A insero de personagens complexas devido a um processo de despersonalizao degradante assegura um permanente estado de tenso e, conseqentemente, a unidade da trama narrativa. Ou seja, tm-se na obra de Vilela, personagens imersas em um ambiente instvel, em cujas bases, as relaes interpessoais, quando se estabelecem, so marcadas pela fragilidade de sentimentos contraditrios. Dentre as vrias questes estruturais da narrativa de Vilela buscar-se- analisar com afinco o dilogo. Problematizar acerca do dilogo questionar um dos elementos composicionais mais fortes da narrativa vileliana, pois, segundo Antnio Candido, sua fora est no dilogo. Esta estrutura composicional, nas narrativas de Vilela, por um lado, enseja uma certa desconfiana na palavra que no se sustenta devido sua inexpressividade. Toda densidade dos conflitos vivenciados assimilada pelo leitor, muito mais pela apreenso dos estados psicolgicos e dos processos mentais das personagens, bem como pelo recurso zoomorfizao utilizado pelo narrador; do que propriamente pela competncia da linguagem. Por outro lado, na medida em que o dilogo possibilita a inter-relao entre o eu e o outro, mesmo em face de uma linguagem precria, tem-se como possibilidade, o compartilhamento dos problemas existenciais. Alm disso, o dilogo, enquanto uma das formas narrativas mais apropriadas problematizao do sujeito na modernidade, traz implcita a necessidade da constituio do sujeito em face do objeto e vice-versa. As personagens de Vilela, em processos de dilogos estes por vezes no se completam buscam, sim, uma resposta para a sua prpria existncia, ou seja, um constante questionar para o seu ser e estar no mundo. Esta resposta no se confirma e a personagem mergulha em inmeras dvidas sem respostas que levam ao vazio da alma, e conseqentemente, angstia. Tal fato, dentre tantos outros, confirma o fio condutor existencialista da obra do escritor mineiro. Por fim, em face de todos os procedimentos adotados no desenvolvimento da pesquisa, espera-se o resgate e, conseqentemente, a ascenso do escritor mineiro, no que tange sua classificao no quadro geral de autores e obras brasileiras, indiscutivelmente rico pela sua pluralidade de estilos e modalidades de contos.

29

S-ar putea să vă placă și