Sunteți pe pagina 1din 10

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.11

II- O Microscpio Petrogrfico e Tipos de Preparado para Anlises


A primeira descrio microscpica de uma rocha foi efetuada por um ingls de nome Henry Clifton Sorby, em 1849. Evidentemente na poca, foi considerado insano e ridicularizado por seus colegas. Ctico, o cientista afirmava: Eu acredito que no h necessariamente conexo entre o tamanho do objeto e sua importncia na explicao de um fato. Hoje, ele considerado o pai da Petrografia Microscpica. Dois tipos bsicos de microscopia ptica so empregados em geologia: Luz Transmitida : utilizada para a anlise de minerais transparentes, onde a luz atravessa o objeto a ser estudado e atinge a objetiva; Luz Refletida : utilizada para anlise de minerais opacos, sendo que, a luz incide mineral em sua superfcie e refletida em direo a objetiva, conforme mostra o esquema da Figura II.1

para a ocular Luz do polarizador


prisma

para a ocular

Objetiva

Mineral Platina

Luz do Polarizador Figura II.1: Diagramas esquemticos de sistemas pticos de luz refletida e transmitida. No primeiro caso o mineral dever ser opaco e ter uma boa superfcie refletora, enquanto que no segundo, ser transparente.

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.12

Tipos de preparados para anlises microscpicas A anlise de minerais transparentes atravs de microscopia ptica de transmisso, feita atravs de dois tipos de preparados principais: Lminas Delgadas: so obtidas atravs de uma seo extremamente fina (da ordem de 0,03 mm) de uma rocha, solo ou mineral, conforme mostra o esquema da Figura II.2. Sua vantagem principal que todos os cristais e/ou mineras presentes na seo tem uma mesma espessura, conhecida, o que permite determinar uma srie de propriedades pticas.
Lamnula Blsamo do Canad Resina Lmina

Fatia de Rocha 0,03 mm

Figura II.2: Representao esquemtica de uma montagem em lmina de um mineral granulado.

2- Lminas de p ou de material granulado: so obtidas atravs da moagem ou concentrao de espcimes minerais a serem estudados, conforme mostra a Figura II.3. Emprega-se este mtodo em mineralogia determinativa, em petrologia sedimentar para a identificao de minerais pesados presentes na rocha, etc .
Lamnula Blsamo do Canad Resina Lmina

Minerais(gros)

Figura II.3: Respresentao esquemtica de uma montagem em lmina de um mineral granulado

O microscpio petrogrfico ou de luz polarizada Um microscpio ordinrio constitudo fundamentalmente pela associao de duas lentes convergentes denominadas: objetiva e ocular. Ests duas lentes so montadas em posies fixas nos extremos opostos de um tubo de metal de comprimento l, conforme mostra a Figura II.4. Basicamente, a objetiva forma uma imagem real aumentada do mineral (PR) que est sendo examinado, o qual se posiciona a uma distancia menor do que a distancia focal da ocular (oc). Assim, a imagem real obtida pela objetiva (PR) aumentada quando vista atravs da ocular, como uma imagem virtual (PR). O microscpio petrogrfico nada mais que um microscpio ordinrio ao qual so introduzidos dois polarizadores posicionados entre o mineral a ser examinado. As diversas partes constituintes de um microscpio petrogrfico podem ser agrupadas em: sistema ptico: ocular, lente de Amici-Bertrand, analisador, objetiva, condensador mvel, diafragma ris, condensador fixo, filtro azul e polarizador e sistema mecnico de suporte: ou tubo, Brao, Revlver (ou sistema de sustentao das objetivas), Platina, Cremalheira macro e micromtrica de movimentao vertical da platina, e base.

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.13

Figura 11.4: Representao esquemtica de um microscpio ordinrio onde: ob = distncia focal da objetiva, oc= distncia focal da ocular, RP= mineral disposto sobre a lmina e platina do microscpio, RP= imagem real aumentada do mineral produzida pela objetiva, RP = imagem virtual aumentada do mineral produzida pela ocular. A introduo de alguns ou todos os elementos no caminho ptico do microscpio, permite a determinao de diferentes propriedades, constituindo assim, sistemas pticos distintos.1 , conforme mostra a Tabela abaixo e a Figura II.5.

Sistema

peas pticas fundamentais polarizador inferior

propriedades pticas observveis Morfolgicas: hbito, divisibilidade, etc relevo, cor,

Luz Natural Ortoscpico

(objetiva pequena ou mdia)


Polarizador inferior e analisador

(objetiva pequena ou mdia)

Cores de interferncia: birrefringncia, sinal de elongao, tipo de extino, etc

polarizador inferior, analisador, lente de Figuras de interferncia: carter ptico, sinal Conoscpico Amici-Bertrand e condensador mvel. ptico, ngulo 2V, etc

(objetiva maior)

Estaro sempre presentes no caminho ptico o polarizador inferior, o filtro azul, o condensador fixo, a objetiva e a ocular.

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.14

Figura II.5: Representao esquemtica dos sistemas pticos possveis em um microscpio petrogrfico.

Objetivas A objetiva uma lente ou um associao de lentes que fornece uma imagem real aumentada do objeto observado. Acha-se localizada na extremidade do tubo ou canho, conforme esquematizado na Figura II.5. Para facilidade de mudana de uma objetiva para outra, a maioria dos microscpios so dotados de um dispositivo denominado revlver ou porta-objetivas. As principais caractersticas de uma objetiva vem impressas em seu corpo metlico, conforme esquematizado na Figura II.6, e so: Aumento Linear a relao entre a imagem real fornecida pela objetiva e o objeto, ou seja, quantas vezes a imagem ser maior que o objeto, como 3,2X, 10X, 50X, etc. Abertura Angular o ngulo entre os raios mais divergentes que penetram na objetiva a partir de um ponto enfocado pela objetiva.

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.15

Abertura Numrica (AN) considerada como sendo a quantidade de luz que efetivamente penetra na objetiva e dada pela expresso: . sen AA AN = n 2 Onde n= ndice de refrao entre a lente coletora da objetiva e a superfcie superior do mineral.

Aumento Linear Especificao Luz Polarizada Abertura Numrica Espessura da Lamnula Comprimento do tubo

Figura II.6: Esquema das indicaes anotadas no corpo metlico de uma objetiva

Na tabela abaixo, e na Figura II.7, so apresentadas as caractersticas de um conjunto de objetivas de um microscpio. Observe que quanto maior for o aumento linear de uma objetiva maior ser sua abertura angular e numrica, menor ser a profundidade de enfoque e a distncia de trabalho. Aumento linear(AL) 3,2X 10X 45X Abertura angular (AA) 14 29 116 Abertura numrica (AN) 0.12 0.25 0.85 Distncia de trabalho(dt) em mm 34.5 5.8 0.6 Profundidade de enfoque em mm 0.5 0.04 0.01

Fique atento s definies: Distncia de trabalho ou frontal(dt): a distncia entre a face inferior da objetiva e a face superior do objeto j focalizado. Quanto maior for o aumento linear da objetiva, menor ser a distncia de trabalho. Limite de resoluo : a menor distncia entre dois pontos para quais a objetiva fornece imagens ntidas. Ento quanto maior for a abertura numrica, maior ser o limite de resoluo da objetiva. Profundidade de foco: a distncia vertical mxima que pode ser focalizada de uma s vez por uma objetiva. A profundidade do foco inversamente proporcional a abertura numrica.

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.16

3.2x 45x 10x


AA
AA

dt

dt Mineral

dt

Platina

Figura II.7: Representaes esquemticas das propriedades de uma objetiva: AA= abertura angular, dt= distncia de trabalho ou frontal, para as objetivas de aumentos lineares de 3,2, 10 e 45 vezes .

Objetivas secas e de imerso As objetivas ditas secas, so aquelas em que entre a face inferior da objetiva e o topo do mineral disposto em uma lmina de vidro, o ar o meio de imerso. Nas objetivas de imerso, este espao preenchido por um lquido viscoso, com ndice de refrao conhecido que tem como funo aumentar a abertura numrica da objetiva e consequentemente sua nitidez, conforme pode ser confirmado pela equao . Objetivas de imerso so usadas em casos muito especiais, onde h necessidade de grande aumento linear. Oculares As oculares so associaes de lentes que permitem conservar a imagem real do objeto fornecido pela objetiva, Figura II.5. As lentes da ocular acham-se fixas em um tubo metlico e aquela mais prxima do olho do observador recebe o nome de lente de olho e a que recebe o raio de luz proveniente da objetiva chamada de coletora. As oculares podem ser positivas ou negativas. Nas positivas o foco do sistema est antes da lente coletora e nas negativas , o foco se acha depois da lente coletora., conforme pode ser observado nos esquemas das Figura II.8. De maneira geral, podemos reconhecer as oculares entre si, pois o retculo das positivas est disposto antes da lente coletora enquanto que nas negativas entre as lentes de olho e coletora. Ainda, as oculares positivas tm comportamento de uma lupa de mo, ou seja, possvel focalizar um objeto atravs dela, o que no possvel com o emprego de oculares negativas.

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.17

Ocular NEGATIVA

Ocular POSITIVA

Figura II.8: Tipos de oculares, positivas e negativas, empregadas em mineralogia ptica

Em ambas as oculares , existe um diafragma fixo colocado precisamente no plano que contm a imagem real do objeto em anlise pela objetiva. A funo do diafragma de limitar o campo de viso, e ainda possui gravado em sua superfcie o retculo que pode ser 2 linhas, uma N-S e outra E-W; ou uma escala micromtrica ; ou ainda uma escala quadriculada, conforme mostra a Figura II.9.

Reticulada

Micromtrica

Gradedada

Figura II.9: Principais tipos de retculos empregados em oculares para estudos petrogrficos

O aumento visual total do microscpio O conjunto objetiva mais ocular responsvel pela obteno da imagem ampliada do mineral. Se o aumento linear da ocular ALO e da objetiva ALB, o aumento visual total do microscpio (AT) ser dada pela expresso: AT= ALO x ALB

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.18

Polarizador e Analisador O microscpio petrogrfico dotado de dois polarizadores, ou nicis 2 , designados de polarizador inferior (ou simplesmente polarizador) e o outro, superior, denominado analisador. Nos microscpios modernos, estes polarizadores so constitudos de placas de polarides, que so compostos qumicos orgnicos que quando construdos, so estirados segundo uma certa direo. Assim a luz natural no polarizada quando incide no polarizador, todas as suas direes de vibrao, com exceo daquela paralela a direo de deformao do polaride, sero absorvidas por ele. O polarizador inferior est localizado acima da fonte de luz e abaixo do mineral a ser estudado. Sua funo fornecer luz polarizada, que com o movimento de rotao da platina do microscpio pode incidir em diferentes direes na superfcie do mineral, Figura II.5. O analisador, est disposto acima do mineral sob anlise e abaixo da ocular. Est orientado de forma que sua direo de polarizao seja perpendicular ao do polarizador inferior. As direes de vibrao dos polarizadores, formam um ngulo de 90o entre si e devero ser paralelas quelas dos retculos da ocular como mostra, por exemplo, a Figura II.10.

Figura II.10: Representao do paralelismo entre os retculos da ocular com as direes de vibrao do polarizador (P-P) e analisador (A-A).

Assim, toda vez que uma substncia isotrpica colocada entre dois polarizadores cruzados, no haver passagem de luz para o observador. Isto facilmente observado ao microscpio petrogrfico, quando cruzamos os nicis sem haver nenhum mineral na platina. Como o ar uma substncia isotrpica, a luz proveniente do polarizador chega direta ao analisador, sem sofrer desvio. Como sua direo de polarizao perpendicular ao do analisador, esta ser totalmente absorvida por ele, sem haver nenhuma transmisso de luz. Entretanto, quando uma substncia anisotrpica disposta na platina do microscpio, a luz sofrer o chamado fenmeno da dupla refrao. Para ilustrar a descrio, tomemos como exemplo a Figura I.11. O raio de luz que parte do polarizador vibrando em uma nica direo, N-S (poderia ser E-W), ao atingir a superfcie do mineral, desmembrado em dois outros raios designados por r1 e r2. Como estes dois raios de luz vibram em planos perpendiculares entre si (so ortogonais), eles so chamados de incongruentes, ou seja, no interferem entre si para gerarem um nico raio de luz. Porm, ao atingirem o analisador, eles passam a vibrar em um nico plano e ento, interferem-se mutuamente, gerando uma onda resultante, paralela a direo de vibrao do analisador, que agora transmite luz ao observador
2

Nicol um termo clssico em mineralogia ptica quando a polarizao da luz era obtida atravs de prismas de calcita cortadas e coladas segundo direes especficas. Com isso, o termo nicis cruzados significa que o analisador est inserido no caminho ptico do microscpio.

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.19

Figura II.11: A funo do analisador no sistema ptico de um microscpio. P-P= direo de vibrao do polarizador, A-A= direo de vibrao do analisador, r1 e r2 so os dois raios que surgem devido ao fenmeno da dupla refrao. No destaque, a obteno do raio resultante da soma vetorial dos raios r1 e r2 segundo a direo do analisador e conseqente transmisso da luz atravs dele (analisador).

Platina A platina do microscpio petrogrfico uma placa metlica, que sustenta o preparado em anlise, Figura II.5. Alm disso, a platina tem um movimento, de rotao e graduada que associada aos retculos da ocular, conforme mostra a Figura II.12, permite efetuar medidas de ngulos entre direes morfolgicas e pticas dos minerais em estudo.
360
o

retculo

Figura II.12: Esquema da associao entre a platina graduada e os retculos da ocular utilizadas como linhas de referncia na medida de ngulos entre unidades lineares.
r etc ulo
90

270

180

____________________________________________________

Mineralogia ptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.II, pag.20

Lente de Amici-Berttand empregada apenas no sistema conoscpico e tem como finalidade trazer a figura de interferncia para o plano focal da ocular. Acha-se localizada entre a ocular e o analisador e pode ser introduzida ou retirada do sistema ptico, Figura II.5. Condensadores Existem dois condensadores no microscpios petrogrfico, um fixo, que est localizado entre o polarizador e a platina do microscpio, o outro mvel, que se encontra sobre o condensador fixo e imediatamente sob a platina, Figura II.5. Os condensadores tem a finalidade de promoverem uma maior convergncia dos raios de luz sob o objeto em anlise. O condensador mvel tem como funo especial, de promover uma alta convergncia dos raios de luz em praticamente um ponto sobre o objeto em anlise de tal forma que os raios de luz que partem do objeto para a objetiva sejam divergentes. O condensador mvel s deve ser usado quando utiliza-se se objetivas de mdio a grande aumento linear e pea fundamental no sistema conoscpico. Diafragma ris um dispositivo que limita a quantidade de luz que penetra no microscpio e se localiza geralmente sobre o condensador fixo. A diminuio do feixe de luz permite realar as feies morfolgicas dos minerais como suas bordas, traos de fratura, rugosidade das superfcies, presena de incluses, etc. Filtros Os filtros, geralmente, so placas de vidro coloridos e tem como finalidade , absorver certas radiaes indesejveis da luz utilizada. Como conseqncia, a utilizao apropriada de um filtro que permite aumentar o contraste de imagens e melhorar a resoluo. O filtro mais empregado no microscpio petrogrfico o azul que torna a luz amarelada da lmpada de Tungstnio bem prxima da luz branca natural.

S-ar putea să vă placă și