Sunteți pe pagina 1din 4

AULA 10 COMO MEMORIZAR AS ESCALAS Por mais complicado que parea, decorar escalas no algo to difcil assim.

m. Voc pode pensar:

- Puxa, Duda.... Por enquanto a gente s est falando de uma escala (maior). J fizemos sete escalas, e em cada escala tem 7 notas. Quer dizer que eu vou ter que decorar 49 notas???

Mais ou menos. Primeiro, precisamos entender que se decorarmos a sequncia intervalar da Escala Maior (T > T > ST > T > T > T > ST), e lembrarmos que entre cada uma das doze notas da msica, h um intervalo de um semitom, poderemos construir mentalmente qualquer escala que quisermos, a qualquer momento. Porm, o ideal decorar as escalas, e no apenas a sequncia de intervalos, ento vou passar algumas dicas teis a seguir:

1) Voc no precisa decorar as sete notas de cada escala. Basta decorar os acidentes de cada uma! Por qu? Porque se eu decorar os acidentes, saberei que todas as demais notas da escala sero naturais, ou seja, no tm sustenidos ou bemis. Por exemplo: Na escala de R, s preciso decorar que ela tem dois acidentes: Do# e F#. Sabendo isso, me lembrarei que todas as demais notas so naturais, exceto o Do e o F. Logo, a escala de R composta por R, Mi, F#, Sol, L, Si e Do#. 2) Voc deve se lembrar que exceto no caso da Escala Maior de Do e de F, todas as escalas tm a stima nota sustenida, ou seja, a nota anterior nota tnica da escala ser sempre sustenida! No entendi nada! o seguinte: Nas escalas de R, Mi, Sol, L e Si, a nota anterior a nota tnica ser sustenida, ou seja, a stima nota da escala sempre sustenida. Exemplo 1: Na escala de Sol, qual a nota anterior nota tnica (Sol)? F! Correto. Ento o F ser sustenido. Exemplo 2: Na escala de Mi, qual a nota anterior nota tnica (Mi), ou a stima nota da escala? R! Correto. Ento o R ser sustenido na escala de Mi.

3) Das sete escalas a serem decoradas, quatro so faclimas! Quais ? (1) A escala de Do no tem nenhum acidente; (2) A escala de Sol s tem um acidente: F# (que a nota anterior a nota tnica Sol); (3) A escala de F a nica escala que tem bemol, na nota Si; (4) A escala de Si tem sustenido em todas as notas, menos nas duas que acabam com a letra i, ou seja, Mi e Si. Fcil, n? Sobram assim apenas trs escalas para serem decoradas. 4) Abaixo, vou mostrar como decorar com mais facilidade cada uma das sete escalas: - Escala Maior de Do: a nica escala que no tem nenhum acidente. Todas as notas so naturais. Confira: Do, R, Mi, F, Sol, L, Si - Escala Maior de Sol: Tem apenas 1 acidente (a stima nota da escala): F#.Confira: Sol, L, Si, Do, R, Mi, F# - Escala Maior de R: Tem 2 acidentes: F# (oriundo da escala de cima), e a stima nota da escala, Do#. Confira: R, Mi, F#, Sol, L, Si, Do# - Escala Maior de L: Tem 3 acidentes: F# e Do# (oriundos da escala de cima), e a stima nota da escala, Sol#. Confira: L, Si, Do#, R, Mi, F#, Sol# - Escala Maior de Mi: Tem 4 acidentes: F#, Do# e Sol# (oriundos da escala de cima), e a stima nota da escala, R#. Confira: Mi, F#, Sol#, L, Si, Do#, R# - Escala Maior de Si: Tem todas as notas sustenidas, exceto as duas que acabam com i, ou seja, Mi e Si. Confira: Si, Do#, R#, Mi, F#, Sol#, L# - Escala Maior de F: a nica escala que apresenta bemol, e utilizado apenas no Si. Confira: F, Sol, L, Si b, Do, R, Mi

Bom. Espero que estas dicas facilitem a memorizao destas escalas. Daqui a duas aulas, iniciaremos nosso estudo sobre construo de acordes.

Home Entretenimento on-line Letras de msicas Dicas para memorizar escalas de guitarra Dicas para memorizar escalas de guitarra | Postado por Florence Chauveau| 0 pontos de vista Memorizar uma nova escala de guitarra muito fcil com alguns truques simples e uma compreenso de como funciona o crebro humano. Deixe-me dar-lhe um rpido resumo das maneiras mais fceis de obter os dedos voando sobre as escalas de novas. A chave para a memorizao de qualquer coisa o agrupamento. O crebro humano s lembrar seqncias de coisas (como nmeros ou notas) at um certo ponto. A regra geralmente considerada 5 mais ou menos 2. Ou seja, a maioria das pessoas consegue se lembrar entre cinco e nove itens em uma seqncia. Desde a escala mdia tem 7 notas, voc provavelmente vai encontrar que a primeira oitava fcil, e o segundo um pouco mais difcil. Mas o agrupamento pode ajudar. Acho que da forma como voc memorizar um nmero de telefone. Voc no memorizar sete dgitos. Voc memorizar um grupo de 3 Alm de um grupo de 4. Qual desses parece mais fcil de memorizar? n/a n/a Definitivamente o segundo, certo? Vamos aplicar isso a sua nova escala de guitarra. Nas primeiras vezes voc vai percorrer a escala e caar para as notas. E, claro, voc precisa saber como ler as notas do brao da guitarra. Isso muito importante. Depois de feito a coisa caar e peck um par de vezes, agora podemos comear a notas de grupo para mais fcil memorizao. Porque usamos padres de escala mvel na guitarra, eu no quero voc memorizar o padro usando nomes de nota. Memorize-a como um padro de dedo. Isso torna mais fcil de memorizar e movimentar o brao da guitarra. Vamos usar um padro comum de grande escala que mede apenas quatro trastes como exemplo. Comece com apenas as parte inferior duas seqncias de caracteres. Os nmeros aqui so os dedos 1, sendo seu ndice, 4 sendo seu mindinho. n/a string n/a string Jogar aqueles e para trs at que voc pode fazer isso cinco vezes em uma linha sem um erro. Em seguida, faa o mesmo com as cordas 4 e 5: n/a string n/a string Em seguida, unir o 4, 5 e 6 cordas e executar que a frente e para trs at que voc pode fazer isso cinco vezes sem um erro.

Em seguida fazer as 3 e 4 cordas: n/a Cadeia de caracteres n/a string Combine as seqncias de caracteres de 3, 4 e 5. Combine as seqncias de 3, 4, 5 e 6. Vamos fazer apenas as 2 e 3 cordas agora: n/a string n/a Cadeia de caracteres Agora combine que seqencialmente com 4, 5 e 6 cordas, como fizemos acima. Por fim, adicione, a seqncia de top. n/a string n/a string Mais uma vez, combine que com as outras cordas um de cada vez, executando cada um para cima epara baixo at que voc pode fazer isso cinco vezes sem um erro. Agora, em vez de 13 diferentes notas para memorizar, voc s tem 6 agrupamentos de dedo. Atravs da construo de cada um em cima do que voc aprendeu anteriormente, muito mais fcil memorizar o padro de escala inteira. Tcnicas intermedirias e avanadas: Uma vez que voc pode executar a escala facilmente com as notas em ordem, voc provavelmente vai querer fazer algumas coisas para sair em ordem alfabtica e mistur-las um pouco. -Fazer um padro de 3rds quebrado. A partir de sua nota raiz sobe dois, um. Ou seja. C E D F E G F A etc -Essa mesma idia tambm pode ser feita usando intervalos maiores de 4ths e 5ths -Prtica de jogar o padro com cordas de pular. 6, 4, 2, 1, 3, 5 -Tocar os arpejos de cada um dos acordes da escala. Se voc estavam praticando uma escala c maior, ento jogar cada uma das notas de um acorde c maior e, em seguida, D menor, depois de mi menor, etc. Uma vez que estas so escalas mveis, esses padres de arpejo ser o mesmo em cada chave. Dica Bnus: Para aprender um novo padro de mesma escala, basta tirar a nota mais baixa em cada corda e mov-lo uma seqncia de caracteres de baixa. Deixe todas as outras notas onde eles esto. Isso vai colocar essas notas baixas na parte superior do padro em vez da parte inferior e darlhe um novo padro para trabalhar com. Uma vez que voc passar por essas tcnicas, voc ser capaz de aprender qualquer escala que voc precisa. E quanto mais vezes que voc fizer isso, quanto mais rpido voc ser capaz de aprender novas escalas. Muito rapidamente, voc ser capaz de dominar qualquer padro dentro de um par de minutos.

S-ar putea să vă placă și