Sunteți pe pagina 1din 72

Estruturas e funes celulares Mdulos

1 Biologia, a cincia da vida 2 A clula 3 A ultraestrutura celular 9 Mitocndrias e lisossomos 10 Peroxissomos, microtbulos, microfilamentos e centrolos 11 O ncleo

4 A composio qumica da clula 12 Os cromossomos 5 A membrana plasmtica 6 A permeabilidade celular 7 O transporte ativo 8 O citoplasma
Jean Baptiste Lamarck (17441829), Teoria da Evoluo

13 O ciclo celular 14 A mitose 15 A meiose 16 As diferenas entre a mitose e a meiose

Biologia, a cincia da vida

Anabolismo Catabolismo DNA Adaptao Evoluo

1. O que Biologia?
A Biologia (do grego: bios = vida + logos = estudo) a cincia que estuda a vida. Atualmente, o termo designa um conjunto de cincias que trata dos seres vivos, catalogando-os, descrevendo-os e estudando suas funes. Em relao aos seres vivos, existe uma extensa bibliografia, contudo, at hoje no se conseguiu uma ideia do que seja vida e como ela pode ser definida. Os bilogos so unnimes em afirmar que muito mais interessante caracterizar os seres vivos do que tentar definir o que a vida. No curso que agora iniciamos, dividiremos a Biologia em cinco cincias: 1 Citologia estudo da clula; 2 Botnica estudo das plantas; 3 Zoologia estudo dos animais; 4 Gentica estudo dos genes; 5 Ecologia estudo do meio ambiente.

que a maioria dos seres vivos caracterizada por: Estrutura celular Reproduo Complexidade e organizao Material gentico Metabolismo Adaptao Reatividade Evoluo

3. Estrutura celular
Todos os seres vivos so constitudos por unidades estruturais e funcionais conhecidas como clulas. A clula a menor poro capaz de apresentar as propriedades de um ser vivo, ou seja, nasce, cresce, reproduz-se e morre. Os seres vivos podem ter o corpo constitudo por uma ou mais clulas, sendo chamados, respectivamente, de unicelulares, como, por exemplo, uma bactria (Fig. 1) e pluricelulares (multicelulares), como o caso de animais e plantas. Fig. 1 A clula bacteriana. BIOLOGIA

2. As caractersticas dos seres vivos


Caracterizar os seres vivos descrever suas propriedades e qualidades essenciais. Assim, podemos afirmar

177

4. Complexidade e organizao
Os seres vivos so complexos e bastante organizados. Mesmo quando unicelular, o organismo apresenta extrema complexidade, presente tanto na estrutura quanto no funcionamento da clula (Fig. 2). No corpo humano, um organismo pluricelular, encontramos 200 tipos de clulas que se organizam em quatro tipos bsicos de conjuntos, chamados de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Grupos desses tecidos renem-se formando rgos, como a pele, o estmago e o corao. Por sua vez, atuando em conjunto, uma srie de rgos passa a constituir um sistema, como o caso do digestrio ou do circulatrio.

6. Reatividade
Outra caracterstica dos seres vivos a capacidade de reagir aos estmulos do meio ambiente. Chamamos de estmulo a qualquer alterao fsica ou qumica do ambiente capaz de desencadear uma reao num organismo. So exemplos a capacidade olfativa de um co e o movimento de uma planta de girassol, em relao posio do sol (Fig. 4).

Fig. 4 O movimento do girassol.

7. Reproduo
Qualquer ser vivo capaz de reproduzir-se, ou seja, originar organismos semelhantes. A reproduo pode ser assexuada ou sexuada. O exemplo mais comum de reproduo assexuada a diviso de uma bactria em duas clulas-filhas, exatamente iguais clula-me que as originou. A reproduo sexuada feita pela fuso de duas clulas especializadas denominadas gametas, que formam o zigoto ou clula-ovo. Por meio de sucessivas divises, o zigoto origina um novo organismo (Fig. 5).

Fig. 2 A complexa estrutura celular.

5. Metabolismo
A manuteno da vida feita por meio das atividades celulares, processos realizados custa de energia proveniente do alimento. Chamamos de metabolismo ao conjunto de processos qumicos envolvidos na liberao e utilizao de energia no interior das clulas. O metabolismo responsvel pelo crescimento, manuteno e reparo das clulas e, consequentemente, de todo o organismo. Dividimos os processos metablicos em duas etapas: anabolismo e catabolismo. O termo anabolismo compreende os processos qumicos sintticos, nos quais substncias mais simples so combinadas para formar outras mais complexas, resultando em armazenamento de energia, formao de novas estruturas celulares e crescimento. O catabolismo abrange processos analticos nos quais as substncias complexas so quebradas, originando em substncias mais simples e liberao de energia (Fig. 3).

Fig. 3 As atividades metablicas.

Fig. 5 Os tipos de reproduo.

178

BIOLOGIA

8. Material gentico

cleico), no qual esto contidos os genes. Passando de pais para filhos, os genes mantm as caractersticas especficas de cada organismo (Fig. 6).

9. Adaptao
Chamamos de adaptao qualquer modificao de estrutura, funo ou comportamento que permite a um organismo explorar de maneira mais eficiente o meio em que vive. Por meio da adaptao, o ser vivo aumenta as possibilidades de sobrevivncia e reproduo.

10. Evoluo
O material gentico responsvel pelas caractersticas de um organismo. Mutao qualquer alterao do material gentico que provoca o aparecimento de uma nova caracterstica conhecida como variao. Por meio das variaes, ocorre o processo chamado de evoluo, que a transformao sofrida pelos organismos no transcorrer da histria da Terra (Fig. 7).

Fig. 6 O DNA, macromolcula constituda por uma dupla-hlice.

Todas as atividades celulares so controladas por estruturas conhecidas como genes. Em cada clula aparece uma extensa molcula, o DNA (cido desoxirribonu-

Fig. 7 A evoluo, segundo a hiptese proposta por Lynn Margulis.

BIOLOGIA

179

(MODELO ENEM) O Metabolismo


Metabolismo soma total das reaes qumicas que ocorrem num organismo. At uma simples clula bacteriana capaz de realizar centenas de diferentes reaes qumicas, que jamais acontecem com os seres inanimados. Todas as reaes qumicas do metabolismo necessitam de enzimas. As enzimas so protenas que se combinam em substncias, conhecidas como substratos, os quais so transformados em produtos, liberando a enzima para atuar novamente. Algumas enzimas atuam na decomposio de substncias, enquanto outras

agem na sntese de substncias. Em relao s enzimas, incorreto afirmar que a) so necessrias para ativar o metabolismo. b) atuam apenas na decomposio de substncias. c) agem somente na edificao de molculas. d) so gastas nas reaes em que atuam. e) s agem sobre as protenas.
Resoluo As enzimas atuam sobre vrias substncias, em processos de sntese e anlise, no sendo gastas durante as reaes. Resposta: D

(MODELO ENEM) Na composio qumica dos seres vivos aparecem macromolculas conhecidas por polmeros, por serem formadas pela ligao de unidades menores chamadas monmeros. No caso das protenas os monmeros so os aminocidos. Tambm so macromolculas os cidos nucleicos cujos monmeros so conhecidos como a) nucelinas. b) nucleoses. c) nucleotdeos. d) nucleonemas. e) nucledeos. Resoluo Os cidos nucleicos so formados pelo encadeamento de nucleotdeos. Resposta: C

Uma das principais caractersticas dos seres vivos o metabolismo celular, que um processo complexo, dividido em duas etapas. a) Quais so essas etapas? b) No que consistem?
RESOLUO: a) Anabolismo e catabolismo. b) Anabolismo reaes de sntese, com absoro de energia. Catabolismo reaes de anlise, com desprendimento de energia.

(MODELO ENEM) Os seres vivos exigem energia para as


suas atividades. A mais bvia a energia mecnica para se mover, para movimentos intracelulares e para bombear sangue. Como os mamferos e as aves mantm uma temperatura constante acima da do meio ambiente, no podem aproveitar a energia trmica. Assim, o organismo utiliza como fonte de energia para a manuteno da vida os nutrientes que recebe do meio exterior. Pela sua combusto (reao com o oxignio), os alimentos, molculas complexas, so transformados em gua, dixido de carbono e ureia, transferindo a energia qumica, representada pelas ligaes entre os tomos nos alimentos, para a forma de energia que o ser vivo necessita (mecnica, eltrica, luminosa ou qumica, esta nas molculas que sintetiza), sem passar pela energia trmica, embora uma parte da energia sempre se transforme em calor, que tambm necessrio para manter a temperatura dos seres vivos. A leitura do texto permite concluir que a) a temperatura de aves e mamferos varia com a do meio ambiente. b) a fonte de energia para os seres vivos resulta do oxignio que respiramos. c) a degradao dos nutrientes fornece a energia para a manuteno das atividades vitais. d) a temperatura ambiente fornece a energia necessria para a manuteno das atividades orgnicas. e) os seres vivos transformam energia ambiental em energia qumica.
RESOLUO: Resposta: C

Os seres vivos reproduzem-se sexuada e assexuadamente. Basicamente, no que consiste a reproduo sexuada?
RESOLUO: Consiste na fuso de duas clulas, chamadas gametas, formando a clula-ovo ou zigoto, que entra em diviso mltipla, originando um novo organismo.

Os diversos nveis estruturais dos seres vivos so: 1. clula 2. rgo 3. organismo 4. tecido Aponte a alternativa que contm a sequncia correta em ordem crescente de complexidade. a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 3, 2 e 4. c) 1, 4, 2 e 3. d) 2, 3, 1 e 4. e) 3, 2, 4 e 1.
RESOLUO: Resposta: C

Segundo Mendel, as caractersticas hereditrias so determinadas por fatores particulados, hoje conhecidos como genes e constitudos por a) protenas. b) nucleoprotenas. c) cido desoxirribonucleico. d) hemoglobina. e) citocinina.
RESOLUO: Resposta: C

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M101

180

BIOLOGIA

A clula

Histologia Micrtomo Micrmetro Nanmetro Angstrn

1. Conceito de clula
A clula a unidade estrutural e funcional dos seres vivos; constitui a menor poro da matria viva que pode existir independentemente. Assim, a clula capaz de produzir seus componentes e, consequentemente, crescer e multiplicar-se. Alguns organismos, como o caso das bactrias, so unicelulares, ou seja, tm o corpo formado por uma nica clula. Mas, na sua grande maioria, os seres so pluricelulares, apresentando o corpo composto por numerosas clulas. No corpo humano, por exemplo, existem 10 trilhes de clulas, e a nossa vida depende do bom funcionamento delas. A clula a menor unidade que manifesta as propriedades de um ser vivo; ela sintetiza seus componentes, cresce e multiplica-se. O ramo da Biologia que estuda a clula chama-se Citologia. Quando as clulas se agrupam, formam os tecidos. O tecido pode ser definido como um conjunto de clulas semelhantes, adaptadas a uma determinada funo. H quatro tipos bsicos de tecidos animais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. O ramo da Biologia que estuda os tecidos chama-se Histologia. Os tecidos, por sua vez, geralmente se renem para formar rgos, tais como: estmago, corao, crebro, pulmes etc. A forma e a estrutura dos rgos so estudadas em Anatomia. Os rgos, trabalhando em conjunto, compem os sistemas ou aparelhos do organismo. Como exemplos, podemos citar os sistemas digestrio, circulatrio, respiratrio e nervoso. O funcionamento de rgos e sistemas objeto de estudo da Fisiologia. Um conjunto organizado de sistemas, como um todo, forma um indivduo ou organismo, conforme se observa no esquema abaixo:

3. O descobrimento da clula
A descoberta da clula deu-se aps a inveno do microscpio, por Hans e Zacarias Jensen (1590). Robert Hooke, em 1665, apresentou Real Sociedade de Londres resultados de suas pesquisas sobre a estrutura da cortia, observada ao microscpio em finos cortes. O material apresentava-se formado por pequenos compartimentos hexagonais, delimitados por paredes espessas; o conjunto lembrava os favos de mel de abelhas. Cada compartimento foi chamado clula (pequena cavidade). Sabe-se, hoje, que o tecido observado por Hooke (sber) era composto por clulas mortas, em cujas paredes houve depsito de suberina, tornando-as impermeveis e impedindo as trocas de substncias (entrada de alimentos e oxignio, sada de detritos etc.). Aps a suberificao e morte do tecido, restam as paredes espessas, delimitando espaos cheios de ar (Fig. 1).

Fig. 1 Clulas suberificadas.

4. A observao da clula
As clulas geralmente no podem ser vistas a olho nu, pois suas dimenses so muito pequenas. Para ampliar as clulas e torn-las visveis, o aparelho habitualmente usado o microscpio ptico comum (moc) ou microscpio composto, que costuma dar aumentos de at 2 000 vezes. No moc, as clulas podem ser observadas vivas (a fresco) ou mortas (fixadas) pelo lcool, formol etc. comum o uso de corantes para dar maior realce s estruturas celulares. Alguns deles podem ser usados em clulas vivas (corantes vitais), mas, em geral, so aplicados aps a morte (fixao) da clula. Os rgos so observados, na maioria das vezes, em finos cortes feitos com um aparelho chamado micrtomo. O aparelho mais especializado para observao da clula o microscpio eletrnico, que d aumentos da ordem de at 250 000 vezes. A estrutura da clula observada ao microscpio eletrnico, logicamente com muito mais detalhes do que se observada ao microscpio comum, chamada ultraestrutura celular. BIOLOGIA

2. A importncia da Citologia
A importncia reside no fato de que o conhecimento sobre a clula constitui a base para o estudo de outras disciplinas. Alm disso, os fenmenos fisiolgicos essenciais dos organismos vivos ocorrem em nvel celular. Procuraremos tornar a aula mais interessante e til ao aluno, dando maior realce Fisiologia, relacionando-a morfologia. fundamental o estudo do ncleo (Cariologia), em virtude do papel deste constituinte na coordenao da atividade celular e na transmisso dos caracteres hereditrios (cromossomos e genes).

181

5. Unidades de medida
Para exprimir dimenses celulares, usamos habitualmente trs unidades: micrmetro, nanmetro e angstrm, esquematizados no quadro a seguir:

UNIDADE
Milmetro

SMBOLO
mm

VALOR
0,001 m

USO EM CITOLOGIA
Domnio macroscpico (vista desarmada). Clulas grandes.

Micrmetro

0,001 mm

Microscopia ptica. Maioria das clulas e organelas maiores.

Nanmetro

nm

0,001 m

Microscopia eletrnica. Organelas menores, as maiores macromolculas.

Angstrn

0,1 nm

Microscopia eletrnica. Molculas e tomos.

6. Teoria celular
Uma das mais importantes generalizaes da Biologia a teoria celular, que afirma:

atleta est correndo, toda a atividade muscular envolvida no processo tem lugar no interior da clula muscular.

Todos os organismos vivos so formados por clulas.


Tal generalizao estende-se desde os organismos mais simples, como bactrias, amebas, at os mais complexos, como um homem ou uma frondosa rvore.

As clulas originam-se unicamente de clulas preexistentes.


No existe gerao espontnea de clulas. Por meio de processos de diviso celular, as clulas-mes produzem clulas-filhas, provocando a reproduo e o crescimento dos organismos.

Todas as reaes metablicas de um organismo ocorrem em nvel celular.


Em qualquer organismo, as reaes vitais sempre acontecem no interior das clulas. Assim, quando um

As clulas so portadoras de material gentico.


As clulas possuem DNA (cido desoxirribonucleico), por meio do qual caractersticas especficas so transmitidas da clula-me clula-filha.

(MODELO ENEM) O Microscpio


A descoberta de seres vivos muito pequenos est ligada inveno do microscpio simples (com uma nica lente), em 1667, pelo holands Leeuwenhoek, o primeiro homem a observ-los. Em 1876, Abb aperfeioou a inveno de Leeuwenhoek, desenvolvendo o microscpio composto pela combinao de muitas lentes, e o aperfeioamento continua at hoje. O conjunto de lentes prximo ao objeto, chamado de objetiva, produz uma imagem que ser ampliada ainda mais pelo conjunto de lentes prximo ao olho (ocular). O aumento total o produto do aumento da objetiva pelo da ocular. Assim, o uso de uma objetiva que aumenta 40 vezes (40x) com uma ocular que aumenta 10 vezes (10x) produz uma imagem aumentada de a) 10x b) 20x c) 40x d) 50x e) 400x

Resoluo O aumento da ampliao dada por um microscpio igual ao aumento da objetiva multiplicado pelo aumento da ocular, no caso de 40 x 10 = = 400 Resposta: E

Mesmo mortos, os pneumococos S transferiram para os R a informao para sintetizar o polissacardeo, tornando assim os pneumococos R permanentemente transformados em bactrias virulentas. (Isaias Raw, Mennucci e Krasilchik. EDUSP: A Biologia e o Homem)
Em 1944, Avery, MacLeod e McCarty fizeram um experimento revolucionrio. Eles conseguiram isolar de pneumonococos S mortos o material capaz de induzir essa transformao e identificaram esse material como a) protena. b) nucleoprotena. c) DNA. d) RNA. e) enzima. Resoluo A informao gentica, responsvel pela formao da cpsula, est registrada no DNA. Resposta: C

(MODELO ENEM) Em 1928, Griffith isolou duas amostras de Pneumococcus, uma no virulenta (denominada R, pois forma colnias de aspecto rugoso) e outra virulenta (denominada S, por formar colnias lisas). A diferena que a forma virulenta, capaz de causar pneumonia, apresenta na superfcie externa uma cpsula formada de polissacardeos. Griffith injetou animais com pneumococos no virulentos R vivos e pneumococos S mortos. Os animais morreram, mostrando que o polissacardeo era importante para produzir as leses, mas o fato surpreendente foi a descoberta de pneumococos S vivos no sangue de animais mortos.

182

BIOLOGIA

Por que a Citologia uma das mais importantes disciplinas


da Biologia?
RESOLUO: Porque todos os fenmenos fundamentais dos seres vivos ocorrem em nvel celular.

Assinale a alternativa que indica corretamente o nmero de


micrmetros, nanmetros e angstrns existentes em 5 milmetros.

MICRMETROS
a) b) c) 5 5 000 500 5 000 500

NANMETROS
500 5 000 000 5 000 000 5 000 000 50 000

ANGSTRNS
5 000 50 000 000 500 500 5 000

A clula foi descoberta em 1665 por Robert Hooke.


Que parte da clula realmente Hooke observou?
RESOLUO: Hooke observou apenas as paredes espessadas de clulas vegetais mortas.

d) e)

RESOLUO: Resposta: B

Definir as seguintes unidades usadas na medida das clulas: a) Micrmetro; b) Nanmetro; c) Angstrm.
RESOLUO: a) micrmetro = 1/1.000 do milmetro b) nanmetro = 1/1.000 do micrmetro c) angstrn = 1/10 do nanmetro

A clula foi descoberta, em 1665, por Robert Hooke examinando a) um tecido animal vivo com clulas queratinizadas. b) um tecido vegetal vivo com clulas de paredes celulsicas e espessadas. c) um tecido vegetal morto com clulas suberificadas. d) um tecido animal morto cujas clulas apresentavam paredes impregnadas por queratina. e) um tecido vegetal vivo cujas clulas apresentavam paredes impermeabilizadas graas cutinizao.
RESOLUO: Resposta: C

Assinale a afirmao que no faz parte da teoria celular: a) Os seres vivos so formados por clulas. b) Os fenmenos fundamentais da vida ocorrem em nvel celular. c) Toda clula resulta da diviso ou fuso de clulas preexistentes. d) Em todos os seres vivos, as clulas realizam o mesmo tipo de ciclo celular. e) As clulas-mes transmitem suas caractersticas s clulasfilhas.
RESOLUO: Resposta: D

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M102

BIOLOGIA

183

A ultraestrutura celular

Ribossomos Mitocndrias Lisossomos Sistema golgiense Centrolos

1. A organizao da clula
Analisaremos nesse item a descrio sumria de uma clula animal tpica, observada ao microscpio eletrnico, a fim de que tenhamos uma primeira ideia sobre organizao celular. Reconhecemos na clula trs componentes fundamentais: membrana, citoplasma e ncleo (Fig. 1).

Fig. 1 Ultraestrutura de uma clula animal tpica. Observar o grande nmero de mitocndrias, as membranas do retculo endoplasmtico, as cisternas do sistema golgiense, os ribossomos, que produzem protenas, o centrolo, que participa da diviso celular, o lisossomo, que efetua a digesto intracelular, e o ncleo, que coordena todas as atividades celulares.

2. A membrana plasmtica
uma pelcula delgada de contorno irregular que envolve a clula e atravs da qual so absorvidos gua, alimento e oxignio (para respirao) e eliminadas vrias substncias. O processo de eliminao de uma substncia pela clula ser uma secreo, caso se trate de um produto que a clula fabricou com finalidade til (hormnio, por exemplo), ou uma excreo, isto , quando expulso um resduo (escria), resultante de reaes qumicas que ocorrem na clula. A membrana plasmtica seleciona as substncias que entram na clula e dela saem, de acordo com suas necessidades. Diz-se, portanto, que ela possui permeabilidade seletiva.

Clula vista ao microscpio ptico.

4. Os organoides celulares
Imersos no hialoplasma, encontramos os organoides celulares, entre os quais citaremos: retculo endoplasmtico, ribossomos, mitocndrias, lisossomos, complexo de Golgi e centrolos.

3. O citoplasma
O citoplasma o constituinte celular mais volumoso; formado pelo citosol e os organoides celulares. O citosol, tambm chamado de hialoplasma, um lquido transparente homogneo e sem estrutura, no qual esto mergulhados os organoides celulares.

Retculo endoplasmtico
O hialoplasma percorrido por uma rede de vesculas e canais que se intercomunicam, constituindo o retculo endoplasmtico. Trata-se de uma estrutura que auxilia a distribuio e o armazenamento de substncias celulares.

184

BIOLOGIA

Ribossomos
Os ribossomos so pequenos grnulos cuja maior parte se encontra aderida s membranas que delimitam o retculo endoplasmtico. Nos ribossomos, ocorre uma das mais importantes funes celulares: a sntese de protenas.

5. O ncleo
Situado, geralmente, na parte central da clula, o ncleo apresenta uma membrana, a carioteca, que envolve o carioplasma, lquido no qual esto imersos o nuclolo e os cromossomos. Nestes, encontram-se os genes, elementos responsveis pela coordenao das diversas atividades celulares, constitudos por DNA.

Mitocndrias
As mitocndrias so corpsculos esfricos ou alongados relacionados com a respirao celular, processo que fornece a energia necessria s atividades celulares. Em linguagem mais simples, a mitocndria o motor da clula.

6. Eucariontes, procariontes e vrus


Em relao ao tipo de estrutura celular que apresentam, os seres vivos so divididos em eucariontes e procariontes. Na sua grande maioria, os organismos so eucariontes, isto , possuem um ncleo verdadeiro limitado por um envoltrio nuclear, formado por uma dupla membrana. Os procariontes mais conhecidos so as bactrias e as cianobactrias. As clulas procariticas no tm um ncleo verdadeiro, possuem apenas material gentico no envolvido por membranas. Os vrus so agentes infecciosos que s podem multiplicar-se no interior de clulas vivas. No homem, provocam numerosas doenas, como, por exemplo, a gripe, a poliomielite e a AIDS. Quanto estrutura, os vrus so organismos acelulares, isto , no apresentam estrutura celular.

Lisossomos
Os lisossomos so pequenas bolsas contendo enzimas, utilizadas para digerir substncias no interior da clula.

Sistema golgiense ou complexo de Golgi


constitudo por uma pilha de vesculas circulares e achatadas, para armazenamento das secrees antes de sua eliminao. extremamente desenvolvido nas clulas glandulares.

Centrolos
O centrolo, situado prximo ao ncleo, constitudo por dois cilindros perpendiculares entre si. Trata-se de um organoide relacionado com a diviso celular.

(MODELO ENEM) A maioria dos medi- (MODELO ENEM) As atividades celulares


camentos que utilizamos exerce seus efeitos sem entrar nas clulas graas membrana plasmtica. Essa funo de barreira exercida pela membrana plasmtica conhecida como a) semipermeabilidade. b) osmose. c) transcrio. d) permeabilidade seletiva. e) impermeabilidade. Resoluo Permeabilidade seletiva a capacidade que a membrana plasmtica tem de selecionar a entrada e a sada de substncias na clula. Resposta: D e os processos qumicos que delas decorrem so separados nas diferentes organelas, compartimentos com composio qumica especfica. Na clula, a sntese de protenas, o armazenamento das secrees, o fornecimento de energia e a digesto de substncias so desempenhados, respectivamente, pelas seguintes organelas: a) ribossomos, sistema golgiense, mitocndrias e lisossomos. b) retculo endoplasmtico liso, sistema golgiense, mitocndrias e lisossomos. c) sistema golgiense, lisossomos, ribossomos e mitocndrias.

d) lisossomos, ribossomos, sistema golgiense e mitocndrias. e) retculo endoplasmtico, lisossomos, vacolos e mitocndrias. Resoluo

ORGANELAS
Ribossomos Sistema golgiense Mitocndrias Lisossomos Resposta: A

FUNES
Sntese de protenas Armazenamento de secrees Produo de energia Digesto intracelular

Complete

a tabela abaixo, colocando a estrutura celular responsvel pela funo citada.

FUNES
Sntese de protenas Secreo celular Permeabilidade celular Digesto celular Respirao celular

ESTRUTURAS CELULARES

RESOLUO: Ribossomos sistema golgiense membrana plasmtica lisossomos mitocndrias

BIOLOGIA

185

Quando uma clula elimina uma substncia, fala-se em secreo ou excreo. Qual a diferena entre esses dois processos?
RESOLUO: Secreo a eliminao de uma substncia til para um organismo, enquanto a excreo a expulso de um resduo intil.

(UNIFOR) A figura abaixo esquematiza os componentes


de uma clula animal.

Analise as sentenas abaixo, a respeito dos componentes celulares. I. A membrana plasmtica uma estrutura lipoproteica que delimita o meio interno do meio externo da clula. II. Os ribossomos so estruturas responsveis pela respirao celular. III. Os lisossomos realizam a digesto intracelular. IV. O sistema golgiense responsvel pela sntese de protenas. Das afirmaes acima, esto corretas a) I, II e III. b) II e IV. c) I e III. d) I e IV. e) II, III e IV.
RESOLUO: Resposta: C

Relacionam-se, respectivamente, com sntese e transporte de lipdios e com sntese e transporte de protenas: a) IV e V. b) V e IV. c) I e II. d) II e III. e) III e IV.
RESOLUO: Resposta: D

(MODELO ENEM) Observe o grfico a seguir relacionado


com a quantidade de energia que as clulas, numeradas de 1 a 5, necessitam.

1 Na clula, o material gentico constitudo por __________ 2 e est contido no _____________ . Assinale a alternativa que completa as lacunas 1 e 2. 1 a) b) c) d) e) DNA DNA Protena Protena DNA 2 Ribossomo Ncleo Ncleo Lisossomo Membrana celular A maior quantidade de mitocndrias deve ocorrer na clula: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
RESOLUO: Resposta: C

RESOLUO: Resposta: B

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M103

186

BIOLOGIA

A composio qumica da clula

Acares Aminocidos Protenas Lipdios cidos nucleicos

1. Os componentes qumicos da clula


A anlise qumica do contedo celular revela a existncia de componentes minerais e orgnicos. Os primeiros compreendem a gua e os sais minerais, os ltimos esto agrupados em quatro categorias: acares, lipdios, protenas e cidos nucleicos.

Podemos citar os seguintes polmeros: protenas, cidos nucleicos e polissacardeos, cujos monmeros so, respectivamente, aminocidos, nucleotdeos e monossacardeos.

5. Os acares
Tambm chamados de carboidratos ou glcides, os acares so formados, basicamente, por trs elementos: carbono, hidrognio e oxignio. Os acares so ricos em energia necessria manuteno das atividades vitais da clula. Para exemplificar, citaremos: glicose, amido e celulose. Produzida pelos vegetais na fotossntese, a glicose a molcula bsica para a obteno de energia. O amido e celulose so polmeros, cujos monmeros so molculas de glicose. O amido, que representa a reserva da clula vegetal, aparece em grande quantidade em razes (mandioca), caules (batatas) e sementes (trigo e milho). A celulose forma a parede celular, um elemento de sustentao da clula vegetal. Os carboidratos so os principais componentes celulares usados para o fornecimento de energia s atividades celulares.

2. A gua
Em nosso planeta, a vida comeou na gua, da no ser estranho que a vida de uma clula dependa desse lquido. Embora a quantidade de gua varie conforme a espcie e o tipo de clula, representa aproximadamente 65 a 70% do peso dos organismos. Para ressaltar a importncia da gua, lembramos que a vida celular uma complicada srie de reaes qumicas que s acontecem na sua presena.

3. Os sais minerais
Nos lquidos intra e extracelular, encontramos grande variedade de sais minerais dissociados em ctions (ons carregados positivamente) e nions (ons carregados negativamente). Entre os principais constituintes celulares, citamos: Clcio, que forma estruturas esquelticas e participa dos processos de contrao muscular e coagulao do sangue; Magnsio e ferro, existentes, respectivamente, nas molculas da clorofila e hemoglobina. Essas molculas so responsveis pela fotossntese e pelo transporte de oxignio para os tecidos; Sdio e potssio, responsveis pela conduo do impulso nervoso nos neurnios; Fosfato, componente dos cidos nucleicos alm de atuar nos processos energticos das clulas.

6. As protenas
As protenas, polmeros nos quais os monmeros so molculas de aminocidos, formam o grupo mais numeroso e diversificado das molculas orgnicas. Desempenham um papel fundamental na estrutura celular e atuam em todas as funes biolgicas. Como veremos, todos os componentes da clula so constitudos por protenas, e as reaes qumicas celulares so ativadas por protenas chamadas de enzimas. Como protenas estruturais, temos a actina e a miosina da clula muscular, a hemoglobina dos glbulos vermelhos e o colgeno e a queratina presentes nas clulas da pele. A insulina e a pepsina exemplificam protenas responsveis por funes biolgicas. A insulina um hormnio que regula a taxa de glicose no sangue humano, j a pepsina uma enzima estomacal que digere as protenas.

4. Os componentes orgnicos da clula


Entre os compostos orgnicos, aparecem os polmeros, molculas gigantes (macromolculas) formadas por uma cadeia de molculas chamadas de monmeros (Fig. 1).

7. Os lipdios
Os lipdios, tambm conhecidos por gorduras, compreendem um grupo muito heterogneo, cuja caracterstica comum a insolubilidade em gua e a solubilidade em solventes orgnicos, como o xilol, o ter, a benzina e o clorofrmio. Entre os mais frequentes, aparecem os triglicrides, constitudos por trs molculas de cidos graxos e uma molcula de glicerol, um lcool. Estes, com as protenas, entram na constituio das membranas celulares. Tambm so armazenados na forma de reserva alimentar, podendo ser usados como fontes de energia. Nos animais, esto presentes no tecido adiposo; nos vegetais, aparecem nas sementes oleaginosas. BIOLOGIA

Fig. 1 A estrutura de uma macromolcula do tipo polmero.

187

8. Os cidos nucleicos
Os cidos nucleicos, assim chamados porque foram descobertos no ncleo das clulas, formam duas categorias de compostos: o cido desoxirribonucleico (DNA) e o cido ribonucleico (RNA). Os cidos nucleicos, bem como protenas e amido, constituem exemplos de polmeros, cujos monmeros so molculas complexas, os nucleotdeos. O DNA constitui o gene, o elemento responsvel pela determinao e transmisso das caractersticas hereditrias. O RNA atua na sntese de protenas, as substncias responsveis pela estrutura e funcionamento das clulas.

(MODELO ENEM) Na composio qumica da clula, aparecem os polmeros, macromolculas constitudas pela ligao de muitas molculas pequenas, denominadas monmeros, numa molcula complexa e grande com propriedades diferentes. Amido, DNA e hemoglobina so polmeros formados, respectivamente, pelos seguintes monmeros: a) glicose, nucleotdeos e aminocidos. b) glicose, aminocidos e nucleotdeos. c) aminocidos, nucleotdeos e glicose. d) celulose, aminocidos e nucleotdeos. e) glicognio, cidos graxos e nucleotdeos.

Resoluo Polmeros Amido DNA Hemoglobina Resposta: A (MODELO ENEM) A energia necessria para as atividades celulares provm do alimento. Se a clula possuir clorofila, pigmento capaz de captar energia luminosa, armazenar essa energia nas molculas orgnicas que produz, graas fotossntese. Se for aclorofilada, precisar receber alimento para conseguir energia. Monmeros Glicose Nucleotdeos Aminocidos

Bioenergtica a parte da Biologia que estuda a bioqumica das transformaes energticas da clula. Os principais componentes celulares usados para o fornecimento de energia, necessria manuteno das funes vitais da clula, so a) os sais minerais. b) as vitaminas. c) as protenas. d) os carboidratos. e) as gorduras. Resoluo No processo conhecido como respirao celular, a energia contida nos alimentos liberada e usada pelas clulas. Um dos principais compostos de carbono utilizado na respirao da clula a glicose. Resposta: D

Uma caracterstica celular a produo de macromolculas,


isto , molculas gigantes chamadas de polmeros. a) O que so polmeros? b) D dois exemplos.
RESOLUO: a) So molculas formadas pelo encadeamento (polimerizao) de molculas menores chamadas de monmeros. b) Protenas e cidos nucleicos.

a) sais minerais e protenas. c) lpides e amido. e) glicose e protenas.


RESOLUO: Resposta: C

b) protenas e lpides. d) triglicrides e glicose.

Considere as seguintes afirmativas:


I. As protenas so substncias de grande importncia para os seres vivos: muitas participam da construo da matria viva. II. As protenas chamadas enzimas facilitam reaes qumicas celulares. III. Os cidos nucleicos so formados pela polimerizao de aminocidos. Assinale a) se somente I estiver correta. b) se somente II estiver correta. c) se somente III estiver correta. d) se somente I e II estiverem corretas. e) se todas estiverem corretas.
RESOLUO: Resposta: D

O nome de cidos nucleicos que lhes atribudo deve-se a sua


descoberta, no ncleo celular, pelo biologista alemo Miescher. a) Quais so os dois tipos de cidos nucleicos? b) Que funes exercem nas clulas?
RESOLUO: a) DNA e RNA. b) O DNA o gene, responsvel pelas atividades celulares; o RNA atua na sntese de protenas determinantes das caractersticas de um organismo.

No Portal Objetivo
As substncias de reserva encontradas, respectivamente, em animais e vegetais so: 188
BIOLOGIA
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M104 (MODELO ENEM) Com uma composio qumica total-

mente original comparada do meio inerte, a matria viva mantm, desenvolve e reproduz sua organizao dentro de estreitos limites de condies fsicas, porque todas as reaes qumicas das quais ela sede so catalisadas e submetidas regulao. Quer se trate do homem ou da bactria, os mecanismos de catlise e de regulao so realizados, da mesma maneira, por molculas da mesma natureza. Essas molculas so conhecidas como a) enzimas e so produzidas apenas pelos vegetais. b) enzimas e so produzidas apenas pelos animais. c) enzimas e so produzidas apenas pelas bactrias. d) enzimas e so produzidas por todos os seres vivos. e) enzimas e so produzidas apenas pelos seres humanos.
RESOLUO: Enzimas so catalisadores biolgicos de natureza proteica, que so produzidos por todas as clulas. Resposta: D

Os sais minerais podem participar como constituintes de estruturas do corpo dos seres vivos e, na forma de ons, so fundamentais ao metabolismo celular. Analise a tabela a seguir e assinale a alternativa que associa corretamente o on e sua respectiva importncia.
ON
a) b) c) d) e) Magnsio Fsforo Ferro Sdio Clcio

IMPORTNCIA
Importante para a conduo do impulso nervoso. Faz parte da molcula de hemoglobina, sendo responsvel pelo transporte de oxignio. Aparece na molcula da clorofila. Faz parte dos nucleotdeos do DNA. Participa dos processos de contrao muscular e da coagulao do sangue.

RESOLUO: Resposta: E

A membrana plasmtica

Microvilosidades Desmossomos Interdigitaes Junes Glicoclix

1. A estrutura da membrana
Na superfcie de toda a clula, existe uma delgada pelcula, a membrana plasmtica, que fica em contato, pela face externa, com o meio extracelular e, pela face interna, com o citoplasma celular. Em razo da sua diminuta espessura, s pode ser observada ao microscpio eletrnico. O modelo terico atualmente aceito para a estrutura da membrana o do mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson. De acordo com esse modelo, a membrana formada por uma dupla camada (bicamada) lipdica na qual esto embebidas as protenas (Fig. 1).

2. As funes da membrana plasmtica


Manuteno da integridade celular
Se a membrana for lesionada, o citoplasma extravasa, e a clula se desintegra no processo chamado de citlise. Contudo, pequenas leses no afetam a estrutura celular porque a membrana apresenta a capacidade de regenerao, isto , reconstruo rpida sem destruir a clula. A regenerao possibilita os processos de micromanipulao, por meio dos quais a clula pode ser submetida, por exemplo, a transplantes de ncleo.

Reconhecimento intercelular
Na superfcie da clula, existe um mecanismo de reconhecimento molecular pelo qual uma clula capaz de distinguir clulas similares ou estranhas. por meio desse processo que as clulas se identificam e unem-se, originando os tecidos, ou ainda, rejeitam-se, como acontece nos transplantes.

Permeabilidade seletiva
Fig. 1 O modelo do mosaico fluido.

Os lpides mais abundantes so os fosfolpides, que apresentam uma cabea hidroflica (que tem afinidade com a gua) e duas caudas hidrofbicas (sem afinidade com a gua). A bicamada lipdica fluida e nela flutuam as molculas de protena.

Para sobreviver, a clula deve realizar uma srie de trocas com o meio externo. Substncias essenciais, como gua, oxignio e nutrientes, devem entrar na clula, enquanto gs carbnico e substncias txicas, resultantes da atividade celular, devem ser eliminadas. Atravs da chamada permeabilidade seletiva, a membrana regula a entrada e sada de substncias, permitindo clula manter uma composio qumica equilibrada e diferente do meio externo.

BIOLOGIA

189

3. As especializaes da membrana
As especializaes da membrana so regies diferenciadas, constituindo adaptaes que executam vrias funes, como: absoro, transporte, aderncia e reconhecimento. As principais so: microvilosidades, invaginaes de base, desmossomos, junes e glicoclix.

intercelular que funciona como um cimento, ligando as clulas. Alm da substncia citada, a adeso entre as clulas mantida por especializaes, como os desmossomos, as interdigitaes e as junes.

Desmossomos
So espcies de botes adesivos que aparecem nas membranas adjacentes de clulas vizinhas (Fig. 4).

Interdigitaes
So dobras da membrana que se encaixam, aumentando a adeso intercelular (Fig. 4).

Microvilosidades
As microvilosidades so expanses cilndricas da membrana que aparecem na superfcie livre da clula. evidente que, com essas especializaes, ocorre um considervel aumento da superfcie celular e consequentemente da capacidade de absoro (Fig. 2). Situadas no epitlio intestinal, as microvilosidades aumentam a eficincia na absoro do alimento digerido na cavidade intestinal.

Junes estreitas ou oclusivas


Encontradas em clulas do epitlio intestinal, so regies diferenciadas que vedam o espao intercelular, impedindo a passagem de lquidos entre as clulas, fator que regula o controle de absoro para cada clula (Fig. 5).

Junes comunicantes ou nexos


Contrariamente s anteriores, permitem a passagem de ons e pequenas molculas, associando metabolicamente as clulas vizinhas (Fig. 5).

Invaginaes de base
Uma das funes dos rins a regulao da quantidade de gua existente no organismo. Cada rim formado por cerca de um milho de estruturas idnticas denominadas nfrons ou canais renais. As clulas desses canais renais possuem, na base, profundas invaginaes relacionadas com o transporte de gua reabsorvida pelos rins. Entre as invaginaes, as mitocndrias so abundantes (Fig. 3).

O glicoclix e o reconhecimento intercelular


Nas clulas animais, a membrana plasmtica frequentemente recoberta por uma delgada pelcula, chamada cutcula ou glicoclix, de natureza glicoproteica. Alm de proteger a membrana, o glicoclix atua no reconhecimento celular, atravs de um complexo cdigo molecular. por meio do glicoclix que se d a distino das clulas de um mesmo organismo e a rejeio de clulas estranhas, como, por exemplo, as de um enxerto (Fig. 6).

4. Os contatos intercelulares
Os epitlios so tecidos constitudos por clulas justapostas, entre as quais se encontra uma substncia

Fig. 2 As microvilosidades.

Fig. 3 Invaginaes de base.

Fig. 4 Interdigitaes e desmossomos.

Fig. 5 Os tipos de junes.

Fig. 6 O glicoclix.

190

BIOLOGIA

(MODELO ENEM) A clula possui uma


composio qumica distinta do meio externo em que vive. Esta diferena se mantm durante toda a vida, graas a uma delgada membrana superficial, a membrana celular ou plasmtica, que regula a entrada e a sada de molculas e ons. Alm da membrana plasmtica, algumas clulas apresentam um envoltrio mais externo, a parede celular. Em relao aos envoltrios celulares, podemos afirmar que a) todas as clulas dos seres vivos tm parede celular. b) somente as clulas vegetais tm membrana plasmtica. c) somente as clulas animais tm parede celular.

d) todas as clulas dos seres vivos tm membrana plasmtica. e) os fungos e as bactrias no tm parede celular. Resoluo Em todos os seres vivos, a clula revestida pela membrana plasmtica. A parede celular aparece em bactrias, fungos, alguns protoctistas e plantas. Resposta: D

aderncia mecnica ou interao com clulas adjacentes. Para aumentar a superfcie de absoro, as clulas intestinais apresentam especializaes conhecidas como a) invaginaes de base. b) desmossomos. c) microvilosidades. d) interdigitaes. e) plasmodesmos. Resoluo Microvilosidades so delgados prolongamentos que aparecem na superfcie apical das clulas do epitlio intestinal, com a finalidade de aumentar a superfcie de absoro. Resposta: C

(MODELO ENEM) As diferenciaes da membrana celular correspondem a regies adaptadas a diferentes funes, tais como absoro, secreo, transporte de lquidos,

O esquema representa parte da membrana plasmtica de


uma clula eucaritica.

a) I e II. d) I, II e III.

b) I e IV. e) II, III e IV.

c) III e IV.

RESOLUO: Resposta: D

Complete o quadro abaixo com o nome da especializao da


membrana ou a funo correspondente. a) A que correspondem X e Y? b) Qual a composio qumica do Z?
RESOLUO: a) X corresponde dupla camada lipdica. Y uma molcula proteica. b) Glicoproteica.

Nome da especializao Microvilosidades

Funo

Aumento da adeso entre as clulas Invaginaes de base Reconhecimento intercelular Nexos Interdigitaes

As membranas celulares das clulas animais, em especial das suas clulas epiteliais, apresentam diferentes estruturas especializadas. Sobre estas estruturas, considere as afirmativas a seguir. I. Desmossomos so estruturas especializadas de membrana que tm como finalidade aumentar a aderncia intercelular. II. Microvilosidades so estruturas especializadas de membrana que tm como finalidade aumentar a superfcie de absoro de uma clula. III. Nexos (ou conexos) so estruturas especializadas de membrana que possibilitam a passagem de pequenas molculas e ons entre duas clulas. IV. Interdigitaes so estruturas de membrana que diminuem a rea de contato entre duas clulas e dificultam a troca de substncias.
Esto corretas apenas as afirmativas:

RESOLUO: Microvilosidades aumento da absoro Desmossomos aumento da adeso Invaginaes de base absoro de gua Glicoclix reconhecimento intercelular Nexos comunicao intercelular Interdigitaes aumento da adeso intercelular

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M105

BIOLOGIA

191

(UNESP) Em algumas clulas, a membrana plasmtica


apresenta diferenciaes, relacionadas a diferentes funes exercidas. Analise a figura a seguir e assinale a alternativa que indica as diferenciaes mostradas em (I), (II) e (III), nesta ordem.

d) fragmoplasto, microvilosidade e desmossomo. e) microvilosidade, fragmoplasma e placa glandular.


RESOLUO: Resposta: A

(MODELO ENEM) No incio da dcada de 1970, os cientistas Singer e Nicholson esclareceram definitivamente como a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado mosaico fluido. Neste conceito, todas as membranas celulares presentes nas clulas procariticas e eucariticas so constitudas basicamente pelos seguintes componentes: a) cidos nucleicos e protenas. b) cidos nucleicos e enzimas. c) lipdios e enzimas. d) enzimas e glicdeos. e) lipdios e protenas.
RESOLUO: A membrana celular apresenta-se formada por lipdios e protenas. Resposta: E

a) microvilosidade, desmossomo e interdigitao. b) interdigitao, desmossomo e microvilosidade. c) desmossomo, microvilosidade e interdigitao.

A permeabilidade celular

Permeabilidade seletiva Difuso Osmose Permeases Porinas

1. A permeabilidade seletiva
A permeabilidade seletiva um processo fundamental para a manuteno de condies intracelulares adequadas para o funcionamento e, consequentemente, para a vida da clula. Atuando de maneira seletiva, determina quais so as substncias que devem entrar e sair da clula. evidente que a membrana deve permitir a entrada de substncias responsveis pelo crescimento, regenerao e pelas atividades vitais da clula, regulando tambm a sada de substncias por meio da secreo e da excreo. Enfim, a membrana permite que a clula mantenha equilibrado o seu meio interno independentemente das condies do meio extracelular. O meio interno deve ser adequado ao metabolismo normal de cada tipo de clula. A passagem seletiva de substncias, atravs da membrana, feita por trs processos: transporte passivo, transporte ativo e transporte em quantidade.

de concentrao (Fig. 1). A velocidade de penetrao das molculas depende de sua solubilidade nos lpides e do seu tamanho. Assim, quanto mais lipossolveis e menores forem, tanto mais rapidamente penetram, o que resulta do fato de a membrana ser constituda por uma bicamada lipdica. Desse modo, substncias solveis em lipdes, como lcoois, aldedos, cetonas e anestsicos, tm rpida penetrao.

Fig. 1 Difuso simples.

Osmose
Osmose a difuso de gua atravs da membrana celular. Pode-se definir osmose como a passagem de gua de uma soluo hipotnica para outra hipertnica atravs de uma membrana semipermevel. Em relao a uma soluo, uma membrana considerada permevel se permite a passagem do solvente e do soluto; no caso de ser semipermevel, permite a passagem do solvente, retendo o soluto. Assim, por exemplo, em uma soluo de gua com acar, a gua atravessa a membrana e o acar no. Em relao a duas solues, usamos trs denominaes, quando elas esto separadas por uma membrana semipermevel e comparamos as suas concentraes. Dessa forma, quando apresentam a mesma concentrao, so chamadas de isotnicas. Se as concentraes forem diferentes, a soluo de maior concen-

2. O transporte passivo
O transporte passivo um processo que obedece s leis da fsica, sem gasto de energia. Esse transporte direcionado pelo gradiente de concentrao, isto , vai da regio de maior concentrao para a de menor concentrao. Entre os processos de transporte passivo, estudaremos: difuso simples, osmose, difuso facilitada e difuso por protenas-canal.

Difuso simples
Neste processo, pequenas molculas simplesmente atravessam a membrana plasmtica a favor do gradiente

192

BIOLOGIA

trao ser chamada de hipertnica e a de menor, hipotnica. Quando duas solues de concentraes diferentes esto separadas por uma membrana semipermevel, a gua passa da soluo hipotnica para a soluo hipertnica at que as duas solues fiquem isotnicas, como se observa na Fig. 2.

Protenas-canal ou porinas
Protenas-canal so molculas proteicas que formam poros hidrfilos, tambm chamados de canais inicos, que atravessam a dupla camada lipdica. Para a formao dos poros, as protenas apresentam-se pregueadas, de maneira que os aminocidos hidrfobos aparecem internamente, enquanto os aminocidos hidrfilos compem as paredes do canal. A maioria das porinas (protenas-canal) seletiva, permitindo a passagem de ons de acordo com o tamanho e a carga eltrica. Assim, por exemplo, canais estreitos bloqueiam ons grandes, j os canais com revestimento interno negativo atraem e permitem a passagem de ons positivos (Fig. 5). Na maioria dos canais, encontramos portes que se abrem ou se fecham, regulando a passagem de ons. A abertura desses portes controlada por estmulos. Existem canais controlados por voltagem, estimulados por mudanas no potencial de membrana; outros so regulados por ligantes, ou seja, obedecem a um ligante que uma molcula sinalizadora que se liga protena, abrindo-a ou fechando-a.

Fig. 2 A osmose.

Em sntese, a clula absorve gua quando mergulhada em soluo hipotnica e perde, se colocada em soluo hipertnica. Experimentalmente, a osmose na clula animal pode ser demonstrada por meio das hemcias. Ao serem mergulhadas em meio hipotnico, as hemcias absorvem gua e, contrariamente, em meio hipertnico, a hemcia aumenta progressivamente de volume. Muitas vezes, o excesso de gua de tal ordem que a membrana se rompe e o contedo celular se espalha no meio (Fig. 3). Esse fenmeno que provoca a destruio das hemcias chamado de hemlise. Contrariamente, em meio hipertnico a hemcia perde gua, sofre retrao e apresenta a forma chamada de crenada. No meio isotnico, a hemcia no se modifica, pois no perde, nem ganha gua.

Fig. 3 A osmose nas hemcias.

Fig. 5 As protenas-canal.

Difuso facilitada
Acares e aminocidos, substncias hidrfilas, atravessam a bicamada lipdica que hidrfoba, por meio de um processo denominado difuso facilitada, realizado por protenas carreadoras ou permeases. O processo iniciado quando uma molcula solvel, como, por exemplo, a glicose, liga-se a uma protena carreadora. Sofrendo modificaes conformacionais (relativas conformao da protena carreadora), a permease transfere a molcula de glicose para o interior da clula (Fig. 4).

Saiba mais

MEMBRANA PLASMTICA E PATOLOGIA


Da integridade estrutural e do perfeito funcionamento da membrana plasmtica, depende a manuteno da organizao e da atividade celular e, consequentemente, a sobrevivncia do organismo. Assim, toxinas bacterianas, por exemplo, podem alterar as funes celulares. Um caso tpico dado pelo vibrio colrico, a bactria causadora do clera. Essa bactria elimina o colergeno, uma toxina de natureza proteica. Modificando a permeabilidade celular, a toxina inibe a absoro de sdio pelas clulas da parede intestinal (entercitos). O processo determina um aumento da presso osmtica do contedo intestinal, que passa a retirar gua das clulas. A enorme quantidade de gua que atinge a cavidade digestria provoca diarreia e desidratao, sintomas tpicos do clera. BIOLOGIA

Fig. 4 A difuso facilitada.

193

(MODELO ENEM)

H vrios processos envolvidos na entrada e sada de substncias de uma clula, como aparece descrito e ilustrado a seguir. Condies para sua ocorrncia: deve existir uma protena carreadora e um gradiente de concentrao entre a clula e o meio. No h gasto de energia pela clula.

O processo descrito e ilustrado conhecido como a) difuso simples. b) difuso facilitada. c) osmose. d) transporte ativo. e) endocitose. Resoluo O transporte realizado por uma protena carreadora. Resposta: B

II. Uso de um perfume para odorizar um ambiente. Nos acontecimentos referidos, ocorrem, respectivamente, os fenmenos de a) transporte ativo e passivo. b) transporte passivo e ativo. c) difuso e transporte ativo. d) difuso e osmose. e) osmose e difuso. Resoluo Por serem colocadas num tempero, que constitui um meio hipertnico, as clulas perderam gua por osmose. O perfume sofreu difuso para o meio ambiente. Resposta: E

(MODELO ENEM) Considere os seguintes acontecimentos caseiros: I. Uma salada de alface foi temperada com sal e leo. Aps algumas horas, as folhas ficam murchas.

No que consiste o processo de difuso facilitada, encontrado na membrana plasmtica?


RESOLUO: Consiste na penetrao de substncias por meio de permeases, protenas que capturam essas substncias, transferindo-as para o interior da clula.

(VUNESP) O grfico a seguir registra duas alteraes ocorridas numa clula animal mergulhada em uma soluo aquosa de concentrao desconhecida.

Quando se faz o salgamento de carnes, sabe-se que os micro-organismos que tentarem se instalar morrero por desidratao. Conclui-se, assim, que essas carnes constituem um meio a) isotnico. b) hipotnico. c) hipertnico. d) lipdico. e) plasmolisado.
RESOLUO: Resposta: C

a) Qual a tonicidade relativa da soluo em que a clula foi mergulhada? b) Qual o nome do fenmeno que explica os resultados apresentados no grfico? c) Em que consiste esse fenmeno?
RESOLUO: a) Soluo hipotnica. b) Osmose. c) Passagem de gua da soluo hipotnica para a hipertnica, atravs de membrana semipermevel.

(UNIMAR) Quando a clula no gasta energia para realizar as trocas e existem um gradiente de concentrao (do mais concentrado para o menos concentrado) e uma protena carregadora responsvel pelo transporte, por exemplo, de acar e aminocidos, esse processo chamado de a) osmose. b) transporte ativo. c) pinocitose. d) difuso facilitada. e) difuso simples.
RESOLUO: Resposta: D

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M106

194

BIOLOGIA

Hemcias foram colocadas em um meio lquido (soluo) e


com o passar do tempo perderam gua, reduzindo seu volume. Isto foi possvel porque a soluo (figura a seguir) era

(MODELO ENEM) O transporte da membrana plasmtica


pode ser passivo, sem gasto de energia, ou ativo, com gasto de energia. Nos pulmes, especificamente nos alvolos, acontece um fenmeno chamado hematose, no qual o O2 inspirado passa, devido diferena de concentrao, dos alvolos para o sangue, e o CO2 passa do sangue para o interior dos alvolos. Em relao a este fenmeno, esto corretas todas as alternativas, exceto: a) Tanto o transporte de O2 quanto o de CO2 atravs da membrana ocorre por difuso. b) Nos alvolos, considerando como soluto o CO2, o sangue deve ser uma soluo hipertnica. c) A concentrao de O2 no interior dos alvolos deve ser maior que no sangue. d) O equilbrio entre a quantidade de O2 e CO2, nos alvolos, ocorre por osmose. e) Tanto a passagem de O2 quanto de CO2, nos alvolos, um processo passivo.
RESOLUO: A passagem de O2 do ar alveolar para o sangue, e do CO2 do sangue para o ar alveolar, d-se pelo processo de difuso. Resposta: D

a) hipotnica. b) hipertnica. c) isotnica. d) isotnica ou hipotnica. e) isotnica ou hipertnica.


RESOLUO: Resposta: B

O transporte ativo

Bomba de Na e K Fagocitose Pinocitose Pseudpodes Fagossomo

1. As caractersticas do transporte ativo


O transporte ativo apresenta duas caractersticas: 1 Utiliza energia fornecida pelo ATP. 2 Pode ser realizado contra o gradiente de concentrao, ou seja, no sentido de uma soluo menos para outra mais concentrada. Esse tipo de transporte pode ser exemplificado pela bomba de sdio e potssio.

2. A bomba de sdio e potssio


comum observarem-se diferenas de concentraes inicas entre os meios intra e extracelular. Para exemplificar, utilizaremos a clula nervosa ou neurnio e o glbulo vermelho do sangue ou hemcia. Se compararmos a concentrao de ons de potssio (K+) e sdio (Na+), verificamos que a concentrao de K+ maior dentro do neurnio, enquanto a concentrao de Na+ maior no lquido que o envolve. A hemcia possui no citoplasma concentrao de K+ 20 vezes maior do que no plasma; este, por sua vez, apresenta concentrao de Na+ 20 vezes maior do que na hemcia. Nos dois casos exemplificados, salientamos que essas concentraes no se igualam, apesar de a membrana apresentar permeabilidade passiva aos dois ons. Para manter a diferena inica, a clula continuamente absorve K+ e elimina Na+, atravs da bomba de Na+ e K+. Uma protena conhecida como bomba Na+_K+ ATPase funciona transportando K+ para o interior e Na+ para o exterior da clula. Os ons Na+ intracelulares ligam-se ATPase que, transformando ATP em ADP, obtm energia necessria sua mudana de conformao, expelindo-os para o meio extracelular. Na Fig. 1, os ons K+, por mecanismo idntico, so transferidos para Fig. 1 Transporte ativo: bomba de Na+ e K+. o citoplasma. BIOLOGIA

195

3. Transporte em quantidade ou endocitose


Por meio do transporte em quantidade, penetram, na clula, macromolculas como protenas e polissacardeos e at mesmo pequenas clulas como as bactrias. Tambm chamado de endocitose, o transporte em quantidade compreende a fagocitose e a pinocitose.

Pinocitose
A pinocitose o englobamento de lquidos. Ocorre pela invaginao da membrana que forma um tbulo, visvel apenas ao microscpio eletrnico. Pelo tbulo, penetra a substncia lquida que envolve a clula e, por estrangulamento basal, originam-se microvacolos denominados pinossomos (Fig. 3).

Fagocitose
A fagocitose a ingesto de partculas slidas como um meio de nutrio ou defesa. O processo realizado atravs da emisso de pseudpodes, expanses celulares que gradualmente vo englobando a partcula que acaba no interior de um vacolo intracelular, conhecido como fagossomo. Nos protozorios, bem como nas amebas, um processo de alimentao (Fig. 2).

Fig. 2 Fagocitose de bactrias por um leuccito.

Nos animais, em geral, representa um mecanismo de defesa, pelo qual as clulas conhecidas como fagcitos englobam e destroem partculas inertes e micro-organismos invasores. A fagocitose pode ser vista ao microscpio ptico.

Fig. 3 A pinocitose.

(MODELO ENEM) No esquema abaixo,


aparece um tipo de transporte, realizado pela membrana plasmtica, no qual ons sdio esto sendo eliminados.

mitocndrias. III. Ocorre a migrao de Na+ do local de maior concentrao para o de menor concentrao, com gasto de energia. Quais so as afirmativas corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resoluo Ocorre migrao de Na+ do local de menor concentrao para o de maior concentrao. Resposta: B

No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere a) ao modelo mosaico-fludo da membrana plasmtica, difuso e ao transporte ativo. b) ao modelo mosaico-fludo da membrana plasmtica, osmose e ao transporte passivo. c) permeabilidade seletiva da membrana plasmtica, ao transporte ativo e ao transporte passivo. d) aos poros da membrana plasmtica, osmose e difuso facilitada. e) aos poros da membrana plasmtica, difuso e permeabilidade seletiva da membrana. Resoluo Na sequncia do texto, a autora se refere ao modelo do mosaico-fludo, que se baseia na composio lipoproteica da membrana plasmtica; difuso simples, quando cita permeabilidade de alguns ons; e ao transporte ativo quando faz referncia ajuda que certas molculas de grande porte necessitam ter para entrar na clula. Resposta: A

(UNESP)

Em relao a esse tipo de transporte, considere as seguintes afirmativas: I. Uma das condies para a sua ocorrncia a existncia de um gradiente de concentrao. II. O transporte necessita da atividade das

Devido sua composio qumica a membrana formada por lipdios e protenas ela permevel a muitas substncias de natureza semelhante. Alguns ons tambm entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. ... No entanto, certas molculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na clula. Essa ajudinha envolve uma espcie de porteiro, que examina o que est fora e o ajuda a entrar.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Mdio, 2.a srie, volume 1, SEE/SP, 2009.)

196

BIOLOGIA

(UNICAMP) No interior de uma hemcia, a concentrao


do on potssio (K+) cerca de 20 vezes maior que no plasma sanguneo circundante. No plasma, por outro lado, h ons sdio (Na+) em concentrao 20 vezes maior que no interior das hemcias. a) Como se explica que essa diferena de concentraes se mantenha inalterada, apesar de estar ocorrendo difuso? b) O que aconteceria com a situao descrita se fosse bloqueado o processo respiratrio dessa clula?
RESOLUO: a) Transporte ativo por meio das bombas de Na+ e K+, que eliminam Na+ e absorvem K+. b) A diferena de concentrao seria alterada graas falta de energia.

(UNIFOR) Atravs da membrana viva que separa o meio intracelular do meio extracelular, ocorrem os seguintes transportes: I. molculas de gua passam do meio menos concentrado para o meio mais concentrado; II. molculas de O2 e de CO2 entram ou saem da clula, obedecendo ao gradiente de concentrao; III. ons K+ e ons Na+ movimentam-se contra o gradiente de concentrao, fazendo com que a concentrao de K+ seja maior no interior da clula e a de Na+ seja maior no meio extracelular. Os movimentos I, II e III devem-se, respectivamente, a) osmose, difuso, transporte ativo. b) osmose, difuso, difuso facilitada. c) difuso, transporte ativo, transporte ativo. d) difuso, difuso facilitada, transporte ativo. e) osmose, osmose, difuso facilitada.
RESOLUO: Resposta: A

Em muitas clulas, a membrana plasmtica realiza o chamado transporte em quantidade, feito de duas formas: fagocitose e pinocitose. No que consistem esses processos?
RESOLUO: Fagocitose o englobamento de partculas slidas pela emisso de pseudpodes. Pinocitose o englobamento de lquido feito pela invaginao da membrana.

(MODELO ENEM) Mergulhadas em soluo hipotnica e


hipertnica, as clulas, respectivamente, absorvem e perdem gua; em meio isotnico, as clulas permanecem em equilbrio com o meio. Em um experimento, preparam-se 5 lotes de folhas de espinafre que foram colocadas em placas de Petri, contendo cada uma delas gua destilada e as demais, solues de sacarose, cujas concentraes variavam entre 0,3 a 1,2 g/l. As folhas foram pesadas antes e depois do experimento. Os resultados encontram-se na tabela a seguir.

Lote
1

Concentrao da Sacarose (g/l)


1,2 0,9 0,6 0,3 0,0

Massa Massa inicial (g) final (g)


5,4 6,5 5,8 6,5 5,5 4,0 5,3 5,7 7,3 7,5

A concentrao de ons Na+ no meio extracelular maior do


que no meio intracelular. O oposto observado na concentrao de ons K+, como ilustrado a seguir. Essa diferena de concentrao mantida por transporte ativo. Todavia, h tambm deslocamento desses ons do local onde esto em maior concentrao para o de menor concentrao, por um processo de a) clasmocitose. b) fagocitose. c) osmose. d) difuso. e) pinocitose.
RESOLUO: Resposta: D

2 3 4 5

Qual a concentrao de sacarose utilizada no experimento que isotnica em relao clula do espinafre? a) 0,0 b) 0,3 c) 0,6 d) 0,9 e) 1,2
RESOLUO: Resposta: C

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M107

BIOLOGIA

197

O citoplasma

Nuclolo Ribossomos Polirribossomos Sistema golgiense Lisossomos

1. O citoplasma, poro maior da clula


Situado entre a membrana plasmtica e o ncleo, o citoplasma o constituinte celular mais abundante e complexo, composto por duas partes: citosol e organoides. O citosol, tambm chamado de hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmtica, uma soluo aquosa que constitui o meio interno da clula. Imersos no citosol, aparecem os organoides, os elementos responsveis pelas atividades celulares. So eles: ribossomos, retculo endoplasmtico, sistema golgiense, centrolos, mitocndrias etc.

3. O retculo endoplasmtico e suas mltiplas funes


Estrutura
O retculo endoplasmtico (RE) um sistema de sculos (sacos achatados) e canalculos, limitados sempre por membranas, que compreendem dois sistemas: o retculo endoplasmtico granular (REG) e o retculo endoplasmtico liso (REL). O REG apresenta sculos cujas membranas so recobertas por ribossomos. O REL um conjunto de canalculos ou tbulos anastomosados, caracterizados pela ausncia de ribossomos (Fig. 2).

2. Os ribossomos e a sntese de protenas


Estrutura
Os ribossomos so organoides que se apresentam sob a forma de partculas globulares com 15 a 20 nm de dimetro. Eles so constitudos por duas subunidades e possuem tamanhos diferentes. As duas subunidades constituintes dos ribossomos so formadas por RNA-ribossmico e protenas. Os ribossomos originam-se do nuclolo, componente nuclear implicado na sntese do RNA-ribossmico, principal constituinte dos ribossomos.

Polirribossomos
Durante a sua atividade, um grupo de ribossomos liga-se a uma molcula de RNA-mensageiro, formando um polissomo ou polirribossomo (Fig. 1).
Fig. 2 O retculo endoplasmtico.

Funes
O retculo endoplasmtico realiza as seguintes funes: Transporte O RE assegura o transporte de substncias, realizando uma verdadeira circulao intracelular; atravs dele, tambm so feitas trocas entre a clula e o meio circundante. Sntese Provido de ribossomos, o REG atua na sntese proteica. Sabe-se que o REL responsvel pela sntese de lpides e de esteroides, hormnios derivados do colesterol. As membranas do REL so sintetizadas pelo REG. Armazenamento O RE armazena e concentra substncias provenientes do meio extracelular, atravs da pinocitose, bem como substncias produzidas pela prpria clula, como o caso dos anticorpos que se acumulam no RE dos plasmcitos.

Fig. 1 Ribossomos associados a uma molcula de RNA-mensageiro, formando um polissomo.

Funes
O ribossomo a sede da sntese proteica. nos ribossomos que os aminocidos so encadeados para constituir uma protena. A sntese de protenas, comandada pelos genes, ser estudada na Gentica.

198

BIOLOGIA

4. O sistema golgiense e a secreo


Estrutura

Sntese de glicoprotenas As protenas so normalmente sintetizadas nos ribossomos. No sistema golgiense, os monossacardeos so transformados em polissacardeos e, a seguir, associados s protenas, originando as glicoprotenas conhecidas como muco ou mucopolissacardeos, que aparecem revestindo, por exemplo, internamente o tubo digestrio. Sntese de glicolipdios O sistema golgiense atua na sntese de lipdios, como o caso dos glicolipdios do glicoclix. Formao do acrossomo Na regio anterior do espermatozoide (cabea), aparece o acrossomo, estrutura que apresenta enzimas e destinada a facilitar a penetrao no vulo, durante a fecundao. O acrossomo produzido a partir do sistema golgiense. Origem dos lisossomos Os lisossomos, organoides relacionados com a digesto celular, so produzidos no sistema golgiense.

Fig. 3 O sistema golgiense originado do retculo endoplasmtico.

Tambm conhecido por aparelho ou complexo de Golgi, constitudo por uma pilha de vesculas achatadas e circulares e outras menores e esfricas, que brotam a partir das primeiras. Suas membranas nunca apresentam ribossomos.

Funes
O sistema golgiense responsvel pelas seguintes funes: Secreo A sntese de protenas ocorre no retculo endoplasmtico granular graas atividade dos ribossomos. Transportadas pelo retculo, essas protenas atingem o sistema golgiense, onde so concentradas e eliminadas pela clula sob a forma de secreo. O pncreas uma glndula que elimina enzimas digestrias no intestino. As clulas responsveis pela elaborao dessas enzimas so cnicas e aparecem na figura. No polo basal da clula, destaca-se o retculo endoplasmtico granular, ficando o sistema golgiense logo acima do ncleo. Os grnulos de secreo, chamados de gros de zimognio, contendo enzimas pancreticas, aparecem no polo apical da clula. Fig. 4 A clula pancretica.

Saiba mais

OS RIBOSSOMOS E A PROTEOGNESE

Proteognese o processo pelo qual os ribossomos, usando como matria-prima os aminocidos, produzem
protenas. Sabemos que protenas so macromolculas formadas pelo encadeamento de aminocidos, sendo especficas no s para cada organismo, mas tambm para cada clula. Estas macromolculas diferem entre si pelo nmero, tipo e sequncia de aminocidos. A receita ou informao gentica para o encadeamento dos aminocidos est contida no DNA intranuclear, e os ribossomos, agentes do processo, esto presentes no citoplasma. A transmisso da receita, do DNA para os ribossomos, feita atravs de outra macromolcula, o RNA-mensageiro. A funo do ribossomo ler a mensagem contida no RNA-mensageiro e, por meio de suas informaes, encadear aminocidos e sintetizar protenas.

BIOLOGIA

199

(MODELO ENEM) A cincia tem demonstrado que, nas clulas dos seres vivos eucariontes, diversos aspectos do metabolismo celular esto associados a determinadas organelas citoplasmticas. Assim, em clulas epiteliais secretoras, como, por exemplo, a dos cinos das glndulas salivares, o retculo endoplasmtico granular ou ergastoplasma tem por funo: a) A sntese de lipdios. b) A sntese de protenas.

c) A sntese de glicose. d) A degradao de corpsculos fagocitados. e) A sntese de ATP. Resoluo O retculo granular apresenta os ribossomos, organoides responsveis pela sntese de protenas. Resposta: B

(MODELO ENEM) Sabendo-se que os


hormnios esteroides humanos so lipdeos,

conclui-se, corretamente, que no interior das clulas eles so sintetizados no a) retculo endoplasmtico liso. b) retculo endoplasmtico rugoso. c) complexo de Golgi. d) interior do ncleo. e) lisosssomo. Resoluo Uma das funes do retculo endoplasmtico liso a sntese de lipdeos. Resposta: A

(FUVEST) O esquema representa uma clula secretora de enzimas em que duas estruturas citoplasmticas esto indicadas por letras (A e B). Aminocidos radioativos incorporados por essa clula concentram-se inicialmente na regio A. Aps algum tempo, a radioatividade passa a se concentrar na regio B e, pouco mais tarde, pode ser detectada fora da clula. a) Explique, em termos funcionais, a concentrao inicial de aminocidos radioativos na estrutura celular A. b) Como se explica a deteco da radioatividade na estrutura B e, em seguida, fora da clula?
RESOLUO: a) A estrutura A o retculo endoplasmtico rugoso, no qual os aminocidos so utilizados para a sntese proteica, feita pelos ribossomos. b) Na regio B, correspondente ao sistema golgiense, as protenas so concentradas, embaladas e eliminadas na forma de secreo.

(VUNESP) Na fecundao, ocorre a penetrao do espermatozoide atravs da zona pelcida, por ao de enzimas liberadas. a) pelas clulas foliculares. b) pelo acrossoma. c) pela coroa radiada. d) pela cauda ou flagelo do espermatozoide. e) pelo ocito.
RESOLUO: Resposta: B

(FMTM) Uma das funes do REL (retculo endoplasmtico liso) nos hepatcitos e em clulas renais a glicogenlise, isto , obteno de glicose a partir do glicognio. Esse organoide celular formado, estruturalmente, por a) acmulos de lisossomos. b) uma rede de membranas. c) microtbulos proteicos. d) filamentos de protenas. e) fuso de sistema golgiense.
RESOLUO: Resposta: B

(UNESP) Abaixo so feitas trs afirmaes relativas a algumas organelas celulares. Analise-as e assinale a opo correta: I. Os ribossomos so organelas celulares nas quais ocorre agregao orientada de aminocidos nas cadeias polipeptdicas das protenas. II. Os ribossomos esto sempre associados ao retculo endoplasmtico (RE liso), formando um conjunto de membranas e tubos que percorrem toda a clula. III. Os lisossomos so estruturas pequenas, geralmente esfricas, com uma membrana simples, no interior da qual encontramos enzimas hidrolticas e hidrolases cidas. a) Somente I e II esto corretas. b) Somente I e III esto corretas. c) Somente II e III esto corretas. d) Todas esto corretas. e) Somente I est correta.
RESOLUO: Resposta: B

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M108

200

BIOLOGIA

(MODELO ENEM)

(ACAFE) Analise as afirmaes abaixo sobre organelas


citoplasmticas. I. Mitocndrias esto relacionadas com os processos de obteno de energia. II. No retculo endoplasmtico rugoso, ocorre a sntese proteica. III. Os centros celulares participam da produo de acares. IV. O sistema golgiense no ocorre em clulas secretoras. A alternativa que contm todas as afirmaes verdadeiras : a) I II. b) I II IV. c) II IV. d) III IV. e) I III.
RESOLUO: Resposta: A

Sobre o esquema anterior, so feitas as seguintes afirmativas: I. A formao de molculas de protenas uma reao de degradao. II. atravs de reaes de sntese que o ser vivo consegue energia para a sua vida. III. O conjunto das reaes de sntese e degradao constitui o metabolismo. A(s) afirmativa(s) correta(s) (so): a) apenas a I. b) apenas a II. c) apenas a III. d) apenas a I e a II. e) apenas a II e a III.
RESOLUO: Resposta: C

Mitocndrias e lisossomos
Funo

ATP Heterofagia Autofagia Autlise Clasmocitose

1. As mitocndrias e a respirao celular


Estrutura
As mitocndrias so corpsculos esfricos ou em forma de bastonetes que aparecem imersos no hialoplasma em nmero varivel, segundo o tipo celular. Vistas ao microscpio eletrnico, as mitocndrias possuem uma ultraestrutura tpica. Apresentam-se delimitadas por um espao, a cmara externa. A membrana interna limita a matriz mitocondrial e forma em seu interior uma srie de invaginaes denominadas cristas mitocondriais. A matriz uma substncia amorfa, na qual aparecem molculas de DNA, ribossomos e granulaes densas com 500 de dimetro. As mitocndrias so formadas pela diviso de outras preexistentes. O processo de autoduplicao acontece graas existncia de DNA, RNA e ribossomos.

As mitocndrias atuam no processo de respirao aerbia, no qual o oxignio usado para obter energia de uma fonte alimentar, como, por exemplo, a glicose (C6H12O6). Na respirao, a glicose degradada em gua e gs carbnico, com liberao de energia na forma de ATP. Podemos resumir o processo na seguinte equao qumica:

enzimas C6H12O6 + 6O2 6CO2 + 6H2O ATP


O ATP o trifosfato de adenosina, que costuma ser representado por:

AP~P~P
A representa a adenosina, constituda por adenina mais ribose. P representa trs grupos fosfatos. Cada linha sinuosa indica uma ligao que, quando quebrada, libera uma elevada quantidade de energia, correspondente a 8.000 calorias. Com a quebra da ltima ligao (~), o ATP converte-se em ADP (difosfato de adenosina) e origina um fosfato inorgnico (Pi) mais 8.000 calorias, utilizadas em trabalho celular.

A P ~ P ~ P A P ~ P + Pi + 8.000 cal
Fig. 1 Mitocndria.

Adenina: base nitrogenada prica que entra na constituio do DNA.

Ribose: pentose que aparece no RNA.

BIOLOGIA

201

Por outro lado, o ADP pode ser convertido em ATP, na presena de Pi e de 8.000 calorias. A figura abaixo esquematiza o processo respiratrio.

manecer no vacolo digestrio resduos que resistiram ao processo digestrio. Ao vacolo digestrio que contm material no digerido d-se o nome de corpo residual. Circulando pelo citoplasma, o corpo residual entra em contato com a membrana da clula, funde-se com ela e elimina os produtos para o meio externo. Tal processo denominado exocitose, clasmocitose ou defecao celular.

Fig. 2 O processo respiratrio.

2. Lisossomos e a digesto celular


Estrutura
Os lisossomos so corpsculos geralmente esfricos, constitudos por uma membrana que envolve enzimas hidrolticas. A membrana lisossmica no atacada pelas enzimas que envolve. Tal fato se deve existncia de um revestimento glicoproteico protetor em sua face interna.

Funo autofgica Consiste na digesto de estruturas celulares. A autofagia caracteriza-se pelo aparecimento de vacolos autofagossmicos, contendo estruturas celulares, mitocndrias, cloroplastos etc. As membranas de tais vacolos seriam originadas no retculo endoplasmtico liso ou complexo de Golgi. A autofagia um processo de renovao das estruturas celulares, substituindo organelas velhas por novas. Autlise A ruptura da membrana lisossmica liberta as enzimas hidrolticas que provocam digesto e desintegrao celular (autlise). Isso ocorre, por exemplo, na regresso da cauda dos girinos durante a sua metamorfose em sapos. A autlise tambm um dos processos responsveis pela desintegrao dos cadveres.

Funes
O lisossomo responsvel por trs funes celulares: heterofgica, autofgica e autoltica.

Saiba mais
DOENAS LISOSSMICAS

Funo heterofgica

Fig. 3 Lisossomo funo heterofgica.

Consiste na digesto de partculas englobadas pela clula por fagocitose ou pinocitose. Os lisossomos recm-formados, denominados lisossomos primrios, fundem-se com as vesculas de fagocitose ou fagossomos e com as de pinocitose ou pinossomos, resultando um vacolo digestrio heterofgico, tambm chamado lisossomo secundrio. No interior deste vacolo, d-se a digesto do material ingerido pela clula. Os produtos resultantes da digesto passam ao citoplasma e so aproveitados pela clula. Aps a digesto, podem per-

As doenas lisossmicas esto associadas a anomalias pertinentes membrana ou ao contedo enzimtico dos lisossomos. Para exemplificar, citaremos as pneumoconioses e a doena de Pompe. As primeiras so comuns em indivduos que trabalham em minas, sendo caracterizadas por leses pulmonares causadoras de dispneias, ou seja, dificuldades respiratrias. Quando os mineiros inalam partculas de silcio, berilo, estanho e zinco, elas so fagocitadas por clulas conhecidas como macrfagos. Os lisossomos primrios se unem aos vacolos digestrios, originando os lisossomos secundrios, cujas paredes se rompem por ao das partculas fagocitadas. Os macrfagos morrem e liberam suas enzimas que causam as leses pulmonares. Na doena de Pompe, h acmulo de glicognio nos lisossomos, que aumentam de volume. Clinicamente, a doena caracteriza-se, desde o nascimento do indivduo, por uma dispneia associada a problemas cardacos. A morte acontece ao final do primeiro ano de vida.

202

BIOLOGIA

(MODELO ENEM) Foram coletadas trs amostras de espermatozoides de um rato adulto apto para reproduo e colocadas separadamente em trs tubos de ensaio. Cada uma destas amostras foi submetida a uma situao experimental: Tubo 1: Todos os espermatozoides tiveram um determinado tipo de organoide extrado do citoplasma atravs de uma microagulha. Tubo 2: Todos os espermatozoides tiveram outro tipo de organoide citoplasmtico extrado. Tubo 3: Todos os espermatozoides foram mantidos intactos e utilizados como controle. Em seguida, as trs amostras foram introduzidas, cada uma separadamente, nos colos uterinos de trs ratazanas em condies de serem fertilizadas. Durante o experimento, verificou-se que os espermatozoides do tubo 1 se aproximaram dos vulos, mas nenhum deles conseguiu perfurar suas membranas plasmticas; os espermatozoides do tubo 2 no foram alm do colo uterino e sofreram um processo degenerativo aps 48 horas; os espermatozoides do tubo 3 caminharam at os vulos e todos foram fertilizados. Quais foram os organoides extrados dos espermatozoides dos tubos 1 e 2?

1 a) Mitocndria Sistema golgiense Retculo endoplasmtico Mitocndria Lisossomo

2 Centrolo

b)

Mitocndria

c)

Lisossomo Sistema golgiense Mitocndria Sobre a reduo da cauda desses girinos, analise as seguintes afirmativas: I. A atividade das enzimas mxima no incio da regresso da cauda desses anfbios. II. A regresso no tamanho da cauda dos girinos ocorre por ao de enzimas digestrias, conhecidas como hidrolases. III. As enzimas que atuam na digesto da cauda dos girinos foram sintetizadas no interior do retculo endoplasmtico rugoso. IV. A ausncia de lisossomos nas clulas da cauda dos girinos, no incio do seu desenvolvimento, impediria a diminuio do tamanho da cauda desses anfbios. Esto corretas a) apenas l e III. b) apenas II e IV. c) apenas I e IV. d) apenas I, II e III. e) apenas II, III e IV. Resoluo A atividade das enzimas mxima no fim da regresso da cauda dos anfbios. Resposta: E

d) e)

Resoluo Tubo 1: sistema golgiense Tubo 2: mitocndria O sistema golgiense produz o acrossomo, estrutura do espermatozoide que facilita a penetrao no vulo. A mitocndria fornece energia para a movimentao do espermatozoide. Resposta: B

(MODELO ENEM) No grfico a seguir, observa-se a relao entre a atividade enzimtica de uma organela presente nas clulas da cauda dos girinos e a variao no comprimento relativo da cauda desses animais durante o seu desenvolvimento.

Observe o desenho e responda s questes seguintes:

b) Que fenmenos esto ocorrendo em I e II, respectivamente? c) Explique a diferena entre autofagia e autlise.
RESOLUO: a) A organela 6 o lisossomo, originado do sistema golgiense e portador de enzimas digestrias. b) Em I e II ocorrem, respectivamente, pinocitose e exocitose. c) Autofagia a digesto de estruturas celulares em desuso; autlise a destruio da clula por ruptura do lisossomo.

No Portal Objetivo
a) A organela n. 6 tem a funo de digesto celular. Qual seu nome, sua origem e que substncias existem em seu interior para realizar sua funo? Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M109

BIOLOGIA

203

Atualmente h consenso entre os bilogos de que certos organoides, como as mitocndrias e os cloroplastos, foram organismos independentes de vida livre. Posteriormente, foram associados s clulas eucariticas constituindo um caso tpico de mutualismo. A principal evidncia desse fato baseada na ocorrncia, nesses orgnulos de a) centrolos e ribossomos. b) DNA, RNA e ribossomos. c) lisossomos e ribossomos. d) retculo liso e DNA. e) DNA, mas no de RNA,
RESOLUO: Resposta: B

(CESGRANRIO) Os lisossomos participam de processos


intracelulares que podem ser resumidos da seguinte maneira: I. Partculas provenientes do meio externo, includas em fagossomas, so desdobradas em substncias utilizveis pelas clulas. II. Na ausncia de nutrio adequada, algumas estruturas, como as mitocndrias e componentes do retculo endoplasmtico, so digeridas e o seu material aproveitado em outras funes essencialmente vitais. III. Pelo estmulo de substncias ou aes lesivas os lisossomos podem ser rompidos, havendo destruio e morte celular. Os trs processos acima descritos so, respectivamente, denominados: a) Fagocitose, autofagia e autlise. b) Fagocitose, digesto intracelular e autofagia. c) Autofagia, necrose e autlise. d) Autlise, autofagia e hidrlise. e) Digesto intracelular, necrose e digesto extracelular.
RESOLUO: Resposta: A

Correlacione a primeira coluna de acordo com a segunda, estabelecendo um paralelo entre as organelas e suas respectivas atividades metablicas. 1. Cloroplastos ( ) Sntese de polissacardeos 2. Mitocndrias ( ) Sntese de lipdios 3. Retculo endoplasmtico ( ) Digesto intracelular liso ( ) Respirao celular 4. Lisossomos ( ) Fotossntese 5. Sistema golgiense ( ) Sntese de protenas 6. Retculo endoplasmtico ( ) Secreo celular rugoso A alternativa que apresenta a sequncia correta : a) 5, 3, 4, 2, 1, 6 e 5. b) 5, 3, 4, 2, 1, 5 e 6. c) 5, 4, 3, 2, 1, 6 e 5. d) 4, 2, 5, 1, 6, 5 e 3. e) 1, 6, 4, 3, 2, 6 e 5.
RESOLUO: Resposta: A

(FATEC) O citoplasma das clulas eucariticas contm diversas organelas, cada qual desempenhando funes especficas na manuteno da vida da clula. Os itens I, II, III e IV relacionam as funes de algumas dessas organelas citoplasmticas. I. Bolsas membranosas contendo enzimas que digerem substncias capturadas ou partes desgastadas da prpria clula. II. Presentes em maior quantidade nas clulas de metabolismo intenso, participam dos processos de obteno de energia e apresentam capacidade de autoduplicao. III. Rede interligada de tubos e bolsas achatadas que se estendem pelo citoplasma; tem como funo a produo e a conduo de substncias importantes atravs do citoplasma. IV. Constitudo por estruturas achatadas dispostas umas sobre as outras, seleciona e distribui protenas para diferentes partes da clula. Assinale a alternativa que apresenta as organelas descritas, respectivamente, em I, II, III e IV. a) Mitocndria lisossomo retculo endoplasmtico sistema golgiense. b) Lisossomo retculo endoplasmtico sistema golgiense mitocndria. c) Mitocndria sistema golgiense lisossomo retculo endoplasmtico. d) Lisossomo mitocndria retculo endoplasmtico sistema golgiense. e) sistema golgiense retculo endoplasmtico lisossomo mitocndria.
RESOLUO: Resposta: D

(MODELO ENEM) Em 1949, enquanto estudavam o metabolismo energtico, Eugene Kennedy e Albert Lehninger, realizaram uma experincia na qual separaram, por centrifugao, os diferentes componentes celulares. Em seguida, os pesquisadores colocaram cada uma das fraes contendo os diferentes componentes em solues compostas dos nutrientes adequados e mediram o consumo de oxignio (O2) em cada uma das fraes, em outro conjunto de frascos, testou-se a produo de trifosfato de adenosina (ATP) pelas diferentes fraes. A tabela a seguir mostra alguns dos resultados possveis em uma experincia deste tipo.
FRAO

PRODUO DE ATP CONSUMO DE OXIGNIO (UNIDADES ARBITRRIAS) (UNIDADES ARBITRRIAS)


0 4 6 8 38 1 0 1 0 7

A B C D E

Com base nos resultados da tabela, identifique qual das fraes deve corresponder s mitocndrias. a) A b) B c) C d) D e) E
RESOLUO: Resposta: E

204

BIOLOGIA

10

Peroxissomos, microtbulos, microfilamentos e centrolos

Peroxissomos Catalase Tubulina Actina Clios Flagelos

1. Os peroxissomos e a catalase
Estrutura
Os peroxissomos so organelas esfricas, com dimetro variando de 0,1 a 0,5m, delimitadas por uma membrana. No seu interior, aparecem enzimas, sendo mais tpica e constante a catalase. Os peroxissomos so formados no retculo endoplasmtico granular.

formao do ster e do fuso mittico durante a diviso celular; formao de um citoesqueleto que age na morfognese celular; estrutura de clios e flagelos.

3. Os microfilamentos e os movimentos celulares


Entre as menores estruturas celulares, aparecem os microfilamentos, delgados, com espessura de 4 a 6 nm, constitudos por actina, uma protena contrctil. Por serem elementos contrcteis, participam de movimentos celulares, como a ciclose e o movimento ameboide. A ciclose designa uma srie de correntes citoplasmticas facilmente observadas em clulas vegetais. O movimento ameboide feito pela emisso e contrao de pseudpodes.

Funo
O metabolismo celular forma perxido de hidrognio (H2O2) ou gua oxigenada, substncia txica que danifica estruturas celulares. A catalase existente nos peroxissomos protege a clula contra a ao do H2O2, decompondo-o em H2O e O2. Quando a gua oxigenada colocada sobre um ferimento, ela decomposta em gua e oxignio, provocando a formao de espuma. A decomposio da gua oxigenada causada pela catalase dos lisossomos, liberada pelas clulas lesadas no ferimento. A gua oxigenada combate as bactrias anaerbias, com a produo de oxignio.

4.Os centrolos, o fuso mittico e o deslocamento celular


Estrutura
O centro celular ou centrolo um organoide que aparece perto do ncleo, no centro de uma regio chamada centrosfera. O microscpio eletrnico mostra que cada centrolo um cilindro, cuja parede constituda de 27 microtbulos dispostos em 9 feixes, cada um dos quais com 3 microtbulos paralelos. Cada clula apresenta 2 centrolos perpendiculares um ao outro (Fig. 2).

2. Os microtbulos e a estrutura celular


Estrutura
Observveis apenas ao microscpio eletrnico, os microtbulos constituem cilindros longos e delgados, com 25 a 30nm de dimetro. Cada microtbulo formado por uma hlice de molculas globosas de uma protena, a tubulina (Fig. 1).

Fig. 1 Estrutura do microtbulo com subunidades de tubulina. Fig. 2 A estrutura do centrolo.

Funes
Vrias funes so atribudas aos microtbulos, dentre as quais:

Na constituio qumica dos centrolos, aparecem: gua, protenas, carboidratos, lipdios, DNA e RNA. BIOLOGIA

205

Os novos centrolos so produzidos sempre a partir de centrolos preexistentes.

Funes
Durante a mitose, os centrolos duplicam-se e orientam a formao do fuso mittico, estrutura responsvel pela distribuio dos cromossomos entre as clulas-filhas. Tambm atuam na composio dos corpsculos basais de clios e flagelos. Clios e flagelos: so projees filiformes que agem na movimentao de clulas. Os clios so curtos e numerosos, enquanto os flagelos so longos e em nmero reduzido. Ambos possuem a mesma estrutura, na qual aparecem nove pares de microtbulos, dispostos em crculo ao redor de um par central e tais tbulos so envolvidos por um prolongamento da membrana plasmtica. Clios e flagelos inserem-se em estruturas denominadas corpsculos basais, formaes semelhantes aos centrolos (Fig. 3). Determinam a mobilidade de espermatozoides, bactrias, algas e protozorios. Epitlios ciliados promovem a movimentao de partculas, como o caso das vias respiratrias. O estudo da fisiologia animal evidencia um grande nmero de exemplos de estruturas ciliadas.

Fig. 3 A estrutura de um clio e flagelo.

(MODELO ENEM) O tecido adiposo multilocular tem como funo principal produzir calor. Nos animais que hibernam, o despertar da hibernao devido ao dos estmulos nervosos sobre o tecido multilocular, que funciona como um acendedor dos outros tecidos, por distribuir para estes o sangue aquecido. Observando-se uma clula multilocular, verifica-se a presena de grande quantidade da organela responsvel pela produo de calor.

Esta organela denominada a) vacolo. b) retculo endoplasmtico. c) sistema golgiense. d) ribossomo. e) mitocndria. Resoluo Por meio da respirao celular, as mitocndrias produzem calor. Resposta: E

(MODELO ENEM) A gua oxigenada (H2O2) espuma quando lanada sobre tecidos

lesados, pois libera oxignio molecular. Isso comprova a presena de certa enzima desprendida no meio pelas clulas destrudas. A enzima e os seus orgnulos acumuladores so, respectivamente: a) desidrogenase e lisossomos. b) peroxidase e lisossomos. c) catalase e peroxissomos. d) descarboxilase e microssomos. e) catalase e microtbulos. Resoluo Nos lisossomos, a catalase realiza a decomposio de H2O2 em H2O e O2. Resposta: C

De que maneira a clula elimina a gua oxigenada, substncia produzida no metabolismo celular que pode atacar estruturas celulares, danificando-as?
RESOLUO: Os peroxissomos produzem e eliminam a catalase, enzima que desdobra H2O2 em H2O e O2.

Como se diferenciam clios e flagelos?


RESOLUO: Clios so curtos e numerosos; flagelos so longos e, normalmente, em nmero reduzido.

206

BIOLOGIA

No esquema a seguir, temos, representado de forma simplificada, um espermatozoide.

A estrutura celular formada por nove conjuntos de tbulos


proteicos dispostos em crculo chama-se a) fibra motora. b) lisossomo. c) centrolo. d) cromonema. e) cromossomo.
RESOLUO: Resposta: C

a) Analisando o esquema, indique o papel do componente 1 e a origem do componente 3. b) Qual a relao funcional existente entre os componentes 2 e 3?
RESOLUO: a) 1 penetrao do espermatozoide no vulo. 3 originado do centrolo. b) 2 (mitocndria) fornece energia para a movimentao de 3 (flagelo).

(MODELO ENEM) Produzir substncias de exportao,


digerir partculas englobadas e inativar substncias txicas so atividades essenciais para muitas clulas. Assinale os organoides citoplasmticos que participam dessas atividades, respectivamente: a) complexo de Golgi, lisossomos e peroxissomos. b) lisossomos, mitocndrias e complexo de Golgi. c) ribossomos, lisossomos e mitocndria. d) peroxissomos, ribossomos e complexo de Golgi. e) mitocndria, peroxissomos e lisossomos.
RESOLUO: Resposta: A

A respeito dos peroxissomos ou microcorpos, torna-se lcito afirmar a) que so estruturas encontradas na maioria dos fungos e ricas em peroxidases. b) que so estruturas encontradas em plantas e relacionadas com a sntese de carotenoides. c) que so partculas encontradas somente no citoplasma de clulas com funo secretora. d) que so partculas encontradas no citoplasma, limitadas por uma dupla membrana, e que contm enzimas relacionadas com a oxidao de cidos graxos. e) que so partculas encontradas no citoplasma, limitadas por uma membrana nica, e que contm catalase e enzimas oxidativas.
RESOLUO: Resposta: E

(UNIP)

Os microtbulos so estruturas presentes no citoplasma de todas as clulas eucariontes, entrando na constituio de uma srie de estruturas celulares. Quais so as estruturas celulares formadas pelos microtbulos?
RESOLUO: Centrolos, clios, flagelos, steres, fuso mittico e citoesqueleto.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M110

11

O ncleo

Nuclolo Cromossomos Cromatina Eucromatina Heterocromatina

1. O ncleo interfsico
Chamamos de interfase o intervalo que separa duas divises celulares sucessivas. Durante esse perodo, o ncleo chamado de interfsico e caracterizado por uma srie de atividades metablicas que nele acontecem, como a duplicao do DNA e a sntese de RNA. Estruturalmente, o ncleo interfsico se apresenta constitudo por: envoltrio nuclear, nucleoplasma, nuclolo e cromatina (Fig. 1).

2. O envoltrio nuclear e o nucleoplasma

Fig. 1 O ncleo interfsico.

Tambm chamado de envelope nuclear, constitudo por uma dupla membrana com duas lminas: externa e interna, separadas pelo espao perinuclear e providas de uma srie de poros. De natureza lipoproteica, o envoltrio est em continuidade com o retculo endoplasmtico, do qual uma diferenciao. Os poros do envoltrio intervm na regulao das trocas entre o ncleo e o citoplasma. Assim, quanto maior for a atividade metablica de uma clula, maior ser a BIOLOGIA

207

quantidade de poros (Fig. 2). No interior do envoltrio, encontramos o nucleoplasma, um gel proteico cujas propriedades so comparveis s do hialoplasma, nele esto imersos o nuclolo e a cromatina.

5. Nmero e tamanho
As clulas em geral no possuem mais do que um ncleo, mas existem clulas binucleadas, como as do fgado e as cartilaginosas, e plurinucleadas como o caso das musculares estriadas. O tamanho do ncleo varia de um tipo celular a outro, mas notavelmente fixo para o mesmo tipo. O volume do ncleo interfsico proporcional ao volume celular, o que expresso pela chamada relao ncleo-plasmtica (RNP), que pode ser assim expressa:

Volume nuclear RNP = Volume celular Volume nuclear


Fig. 2 O envoltrio nuclear.

3. O nuclolo
Nuclolos so corpsculos intranucleares ricos em RNA. Ao microscpio eletrnico, verifica-se que no se apresentam envolvidos por membranas, sendo constitudos por duas pores: uma granular e perifrica e outra central e fibrilar. Uma importante funo do nuclolo a produo dos ribossomos, da ser bastante desenvolvido nas clulas com intensa sntese proteica. No incio da diviso celular, os nuclolos fragmentam-se, sendo reconstitudos no fim da diviso, a partir dos chamados cromossomos organizadores nucleolares.

Na clula jovem, o ncleo volumoso e a RNP elevada. Durante o crescimento celular, a RNP diminui porque o volume citoplasmtico aumenta e o nuclear permanece inalterado. Quando a RNP atinge certo valor mnimo, a clula se divide (Fig. 4).

Fig. 4 A RNP.

4. A cromatina
no interior do ncleo que aparecem os cromossomos, as estruturas celulares portadoras dos genes. No ncleo interfsico, os cromossomos esto representados por um amontoado de grnulos e filamentos dificilmente observados ao microscpio ptico. A todo esse conjunto de material cromossmico interfsico, d-se o nome de cromatina. A cromatina composta de longos filamentos constitudos por DNA e protenas que se apresentam distendidos ou enrolados helicoidalmente. As pores enroladas so chamadas de condensadas, e as distendidas, descondensadas. Em relao estrutura e funo, a cromatina classificada em: eucromatina e heterocromatina (Fig. 3). A eucromatina aparece descondensada na interfase, condensando-se progressivamente durante a diviso celular, sendo geneticamente ativa, ou seja, capaz de produzir o RNA-mensageiro. No estgio interfsico, a heterocromatina apresenta-se condensada formando grnulos conhecidos como cromocentros, sendo chamada de inativa por no produzir o RNA-mensageiro.

6. A funo do ncleo
Atravs dos genes contidos no DNA, o ncleo controla todas as atividades celulares. A sua importncia na vida da clula pode ser evidenciada com uma experincia clssica, conhecida por merotomia. Uma ameba cortada em dois fragmentos: um nucleado e outro anucleado. O primeiro sobrevive e o segundo degenera, devido falta do ncleo (Fig. 5).

Fig. 3 Os tipos de cromatina.

Fig. 5 A experincia de merotomia.

208

BIOLOGIA

(MODELO ENEM) O texto abaixo serve para as questes e . Acetabularia uma alga verde (clorofcea), marinha, unicelular e macroscpica. Com cerca de 5 centmetros de comprimento, a clula aparece dividida em trs partes: raiz ou radcula, haste ou caulculo e umbela. O ncleo da clula aparece na radcula. Esse fato, associado s dimenses da Acetabularia, torna-a um organismo ideal

para a investigao do papel desempenhado pelo ncleo na vida da clula. O desenho mostra uma srie de experimentos realizados com a alga. A experincia permite concluir que a) o ncleo responsvel pela vida contnua da clula e parece ser necessrio para a sua regenerao. b) o ncleo serve apenas para a reproduo da clula. c) o ncleo contm DNA. d) o ncleo capaz de sintetizar protenas. e) impossvel uma clula ter cinco centmetros de comprimento. Resoluo O ncleo imprescindvel para a clula, j que controla todas as atividades vitais dela. Resposta: A

Em relao ao experimento, analise as


proposies seguintes. I. O ncleo, por certas interaes com o citoplasma, determina qual ser o novo tipo de citoplasma produzido. II. O ncleo parece produzir substncias que fazem com que o citoplasma funcione de certo modo definido. III. O ncleo da Acetabularia serve apenas para a regenerao do caulculo. Quais so as afirmativas corretas? a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e II. d) apenas I e III. e) apenas II e III. Resoluo III. Incorreta. O ncleo responsvel pela vida, reproduo e regenerao da clula. Resposta: C

Se os nuclolos de algumas clulas fossem removidos, a


funo primordialmente afetada nessas clulas seria a da sntese de protenas. Por qu?
RESOLUO: O nuclolo responsvel pela biognese dos ribossomos, nos quais ocorre a sntese de protenas.

Complete a tabela abaixo:


ATIVIDADE
Eucromatina Heterocromatina
RESOLUO: Ativa Descondensada Inativa Condensada

CONDENSAO

Esse e outros experimentos semelhantes levaram concluso de que o ncleo comanda e coordena todas as funes nas clulas, sendo indispensvel manuteno da vida. Com base nessa concluso, pode-se inferir que o resultado do experimento foi o seguinte: a) I regenerou uma poro igual a ela, o mesmo acontece com II, formando-se duas algas diferentes. b) I regenerou uma poro II, formando-se uma alga igual que foi cortada, e II morreu. c) II regenerou a poro I, formando-se uma alga igual que foi cortada, e I morreu. d) I e II regeneraram as pores perdidas, formando-se duas algas iguais que foi cortada. e) I e II morreram.
RESOLUO: Resposta: C

(UEL) O esquema abaixo apresenta um experimento com


uma alga unicelular.

Observando a figura do ncleo interfsico abaixo, assinale


a alternativa correta sobre a estrutura apontada: a) formada por emaranhados de filamentos de DNA e encontra-se mais condensada na metfase. b) constituda essencialmente por RNA-ribossmico e protenas, material utilizado na produo de ribossomos. c) uma estrutura que equivale qumica e funcionalmente aos ribossomos. d) constituda de RNA-transportador e cora-se por corantes cidos. e) rica em RNA-mensageiro e est ausente em todos os vrus.
RESOLUO: Resposta: B

(LOPES, Snia. BIO 1. So Paulo: Saraiva, 1997, p. 200.)

BIOLOGIA

209

(UFSC) O ncleo uma estrutura que coordena e comanda todas as funes celulares. Assinale a(s) proposio(es) que apresenta(m) relaes corretas entre as estruturas nucleares, sua ocorrncia e caractersticas qumicas ou funcionais. I. Ao observarmos o ncleo interfsico ao microscpio ptico, verificamos a total compactao da cromatina, que passa a chamar-se cromossomo. II. A membrana nuclear apresenta poros ou annuli, atravs dos quais ocorrem importantes trocas de macromolculas entre ncleo e citoplasma. III. A carioteca corresponde ao fluido onde esto mergulhados os cromossomos e as estruturas que formam o nuclolo. IV. O nuclolo, mergulhado no nucleoplasma, est sempre presente nas clulas eucariticas, podendo haver mais de um por ncleo. V. O nuclolo uma regio de intensa sntese de RNA-ribossmico (RNA-r). So corretas a) apenas II, IV e V. b) apenas I, III e V. c) apenas I, II e IV. d) apenas IV e V. e) I, II, III, IV e V.
RESOLUO: Resposta: A

(MODELO ENEM) O nuclolo uma estrutura de forma


irregular que existe no ncleo das clulas eucariticas. O tamanho do nuclolo varia com o tipo celular e com a atividade funcional da clula. muito desenvolvido nas clulas que produzem e secretam protenas. Quimicamente constitudo por RNA- ribossmico, protenas e fosfolpides. Apesar de estar presente em todas as clulas eucariticas, o nuclolo s visvel no ncleo interfsico. A leitura do texto permite concluir que existe uma relao entre o nuclolo e a) os cromossomos. b) a reproduo das bactrias. c) os ribossomos. d) os lisossomos. e) a diviso celular.
RESOLUO: O nuclolo responsvel pela formao dos ribossomos. Resposta: C

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M111

12

Os cromossomos

Cromatina Cromtides Caritipo Haploide Diploide

1. As modificaes celulares na diviso celular


Durante a diviso celular, o ncleo sofre profundas modificaes. No incio da diviso, desintegram-se o envoltrio nuclear e o nuclolo, e o nucleoplasma mistura-se com o hialoplasma, enquanto a condensao da cromatina origina os cromossomos. Enfim, quando uma clula entra em diviso, desaparece o ncleo e surgem os cromossomos.

2. A estrutura cromossmica
Cada cromossomo constitudo por uma nica molcula de DNA associada a protenas, formando uma complexa estrutura chamada cromatina. Examinada ao microscpio eletrnico, a cromatina se apresenta sob a forma de um filamento helicoidal, com 30 nm de espessura. Quando distendido, este filamento passa a ter 11 nm de espessura, com uma estrutura semelhante a um colar de contas. Assim, as contas so representadas pelos nucleossomos, e o fio, pela molcula de DNA, com 2 nm de espessura. Cada nucleossomo formado por um octmero, constitudo por quatro pares de molculas proteicas, chamadas de histonas (Fig. 1).

Fig. 1 Organizao molecular da cromatina.

210

BIOLOGIA

3. A forma do cromossomo
Em um cromossomo condensado h uma regio estrangulada que o divide em duas partes, os braos. Chamada de constrio primria ou centrmero, serve para a fixao do cromossomo nas fibras do fuso durante a mitose. Alm da constrio primria, certos cromossomos possuem estreitamentos que aparecem sempre no mesmo lugar, so as constries secundrias, utilizadas no reconhecimento e caracterizao dos cromossomos no caritipo. O estudo do processo de reorganizao nucleolar mostrou que as constries secundrias tm uma regio chamada zona sat ou organizadora do nuclolo. Na extremidade de um dos braos, em certos cromossomos, pode-se ver uma pequena esfera presa por fina trabcula; trata-se do satlite. As extremidades dos cromossomos so denominadas telmeros (Fig. 2).
Fig. 2 A organizao do cromossomo.

Fig. 4 Cromtides.

pela replicao do DNA. Aps a duplicao, cada cromossomo apresentase dividido em duas metades denominadas cromtides, unidas pelo centrmero que permanece indiviso (Fig. 4).

6. O nmero de cromossomos
O nmero de cromossomos constante nas clulas de indivduos de uma mesma espcie. Verifica-se que cada clula apresenta dois exemplares idnticos de cada cromossomo conhecidos como cromossomos homlogos. Cada ncleo possui um nmero cromossmico chamado diploide e s representado por 2n pelo fato de ser constitudo por dois conjuntos cromossmicos. Nos gametas, h apenas um conjunto cromossmico chamado haploide e designado por n (Fig. 5).

4. Os tipos de cromossomos
Conforme a localizao do centrmero, distinguem-se quatro tipos de cromossomos: acrocntrico, submetacntrico, metacntrico e telocntrico (Fig. 3).

Fig. 5 Clulas diploide e haploide.

7. O caritipo
Geralmente, o nmero, o tamanho e a forma dos cromossomos de uma determinada espcie no variam. A esse conjunto de caractersticas ou constantes cromossmicas d-se o nome de caritipo. O exame do caritipo, tambm chamado de cariotipagem, feito durante a metfase, quando os cromossomos so mais visveis, por estarem condensados ao mximo. Para anlise do caritipo, fotografa-se a clula em metfase, recortando-se os cromossomos que so arrumados em ordem de tamanho decrescente. A cariotipagem humana, por exemplo, realizada com clulas cultivadas em laboratrio e obtidas por bipsia de medula ssea, pele, testculos e sangue. O caritipo humano aparece na Fig. 6.

Fig. 3 Tipos de cromossomos.

Acrocntrico
Quando o centrmero subterminal, ou seja, situa-se quase na extremidade do cromossomo, dividindo-o em dois braos, um grande e outro muito pequeno.

Submetacntrico
Quando o centrmero submediano, dividindo o cromossomo em dois braos desiguais.

Metacntrico
Com centrmero mediano, dividindo o cromossomo em dois braos iguais.

Telocntrico
Com centrmero terminal.

5. A duplicao dos cromossomos


A duplicao cromossmica, que feita longitudinalmente, acontece no perodo S da interfase, determinada
Fig. 6 Caritipo humano.

BIOLOGIA

211

Saiba mais OS CROMOSSOMOS HUMANOS

Em 1921, Theophilus Painter, observando ao microscpio finos cortes de testculos humanos, contou, pela primeira vez, 48 cromossomos. A experincia foi confirmada por observaes de outros bilogos e durante 35 anos o nmero 48 sempre foi citado e adotado. Em 1955, Tijo e Levan, utilizando tcnicas mais aprimoradas, constataram a existncia de 46 cromossomos. O interessante que em muitos livros apareciam fotos indicando 48 cromossomos, quando a contagem, se praticada, revela a existncia de somente 46.

(MODELO ENEM) Em 1853, de um casal


de negros, nasceu uma menina que apresentava uma anomalia na pele, caracterizada pela presena de zonas pretas entremeadas por zonas brancas. Esta menina, posteriormente, casando-se com um negro, transmitiu a alguns de seus filhos a sua anmala caracterstica. Como a anomalia no aparecera anteriormente em nenhum membro da populao, explica-se o acontecimento por ter havido mutao em a) um dos gametas que deram origem menina. b) um dos gametas que deram origem me da menina. c) clulas reprodutoras da menina. d) clulas somticas da menina. e) clulas somticas da me da menina.

Resoluo A mutao ocorreu num dos gametas que deram origem menina que, posteriormente, a transmitiu a alguns de seus filhos. Resposta: A

(MODELO ENEM) Observe a tabela abaixo:


ESPCIE
Homem Chimpanz Cachorro Cavalo Mosca-das-frutas Ervilha

NMERO DE CROMOSSOMOS
46 48 78 64 8 14

Da anlise da tabela, podemos afirmar que: I. O nmero de cromossomos diretamente proporcional ao tamanho da espcie. II. O nmero de cromossomos difere entre as distintas espcies de animais e plantas. III. Os cromossomos esto em pares. IV. Um membro de cada par vem da me e o outro, do pai. V. No o nmero de cromossomos que torna uma espcie nica, mas os genes que eles transportam. A nica afirmativa incorreta a: a) I b) II c) III d) IV e) V Resoluo O nmero de cromossomos no diretamente proporcional ao tamanho da espcie. Resposta: A

cromossomos so classificados de acordo com a posio do seu centrmero (C): Assinale a alternativa que, corretamente, classifica os cromossomos ao lado representados.
1 a) acrocntrico b) telocntrico d) metacntrico e) acrocntrico 2 telocntrico acrocntrico acrocntrico telocntrico 3 metacntrico submetacntrico acrocntrico telocntrico submetacntrico 4 submetacntrico metacntrico telocntrico submetacntrico metacntrico

Os

a) Identifique as estruturas assinaladas pelas setas 1 a 5. b) Qual a funo da estrutura 2?


RESOLUO: a) 1 satlite, 2 centrmero, 3 telmero, 4 constrio secundria e 5 brao. b) 2 serve para fixao do cromossomo nas fibras do fuso durante a mitose.

Cromtide
a) um filamento simples de cromatina que representa a estrutura de qualquer cromossomo. b) uma estrutura situada na constrio primria do cromossomo, pela qual ele ser tracionado em certa etapa da diviso celular. c) cada um dos elementos duplicados de um mesmo cromossomo, durante o perodo em que se encontram unidos pelo centrmero. d) cada cromossomo-filho no perodo que se segue complementao do processo de duplicao. e) a regio do cromossomo especializada na formao do nuclolo.
RESOLUO: Resposta: C

c) metacntrico submetacntrico

RESOLUO: Resposta: C

O desenho a seguir representa um cromossomo condensado:

212

BIOLOGIA

Para a questo seguinte, h uma relao de frases precedidas por uma letra. Segue-se uma relao de nomes precedidos por um nmero. Associe essas relaes e marque a alternativa correspondente associao correta: a) Regio cromossmica pela qual ele pode prender-se s fibras do fuso. b) Pequena granulao heterocromtica que observada ao longo do cromossomo. c) Parte de um cromossomo duplicado. d) Extremidade do cromossomo. e) Formao do nuclolo na telfase. 1) Constrio secundria 3) Telmero 5) Crommero a) 1e 2a 3d 4c 5b. 2) Centrmero 4) Cromtide

c) 1a 2b 3c 4d 5e. e) 1c 2b 3e 4d 5a.
RESOLUO: Resposta: A

d) 1b 2a 3c 4d 5e.

O nmero de cromossomos constante dentro de uma


espcie, servindo para identific-la. Certo ou errado? Por qu?
RESOLUO: Errado. Alm do nmero de cromossomos, o seu tamanho e a sua forma caracterizam as espcies. Podemos ter espcies com igual nmero de cromossomos, mas com a forma e o tamanho diferentes.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M112

b) 1e 2d 3a 4c 5b.

13

O ciclo celular

Interfase Mitose Apoptose G1 G2

1. As etapas do ciclo celular


A maioria das clulas realiza um ciclo celular que, basicamente, consiste num programa para o crescimento e a diviso ou proliferao celular. O ciclo compreende duas etapas: interfase e mitose ou diviso celular. A interfase um intervalo entre as divises, durante o qual ocorre o crescimento da clula. O exame de um tecido com clula em diviso, como, por exemplo, a extremidade de uma raiz, mostra que a maioria das clulas est em interfase; somente uma pequena porcentagem aparece em diviso.

2. A interfase
Na interfase, distinguimos trs fases designadas por: G1, S e G2. A fase G1 (do ingls gap, intervalo) caracterizada por dois processos: crescimento e diferenciao. Nesta fase, acontece a sntese de protenas, processo que depende da atividade dos genes. Cada cromossomo aparece descondensado e formado por uma molcula de DNA, na qual esto contidos os genes. Ao entrar em atividade, cada gene realiza a transcrio, ou seja, sintetiza uma molcula de RNA-mensageiro, cuja funo transmitir aos ribossomos a informao gentica necessria sntese de protenas estruturais e reguladoras. As primeiras entram na edificao das estruturas celulares; as reguladoras so as enzimas que ativam o metabolismo celular. Por meio desses processos, ocorrem o crescimento e a diferenciao da clula. Durante a diferenciao, a clula sofre importantes transformaes estruturais e morfolgicas, adaptando-se a exercer uma funo especfica (Fig. 1).

Fig. 1 O ciclo celular.

Em S (S de sntese), h a sntese de DNA, permitindo a replicao da molcula e a consequente duplicao cromossmica. Nesta fase, cada cromossomo aparece constitudo por duas cromtides, unidas pelo centrmero. Durante G2, em menor escala, a clula novamente cresce e sintetiza protenas necessrias para a diviso celular, como, por exemplo, os microtbulos que formaro o fuso mittico. A seguir, a clula entra em M, etapa que corresponde diviso celular, ou mitose. Eventualmente, a clula pode sair de G1 e entrar em G0, fase na qual o metabolismo celular relativamente estvel e no h crescimento. Clulas musculares e nervosas que no se dividem esto constantemente em G0. BIOLOGIA

213

3. O controle do ciclo celular


O ciclo celular regulado pela ativao e desativao de um sistema de controle complexo e formado por duas protenas: a quinase, dependente da ciclina (Cdk), e a ciclina. Para ser ativada e iniciar o ciclo, a Cdk deve se associar a um segundo tipo de protena, a ciclina. A cada ciclo celular as ciclinas so sintetizadas e usadas para ativar as Cdk. So conhecidas, atualmente, duas ciclinas: a ciclina de fase S, que desencadeia a duplicao do DNA e a ciclina mittica, que promove o incio da mitose (M). Danos irreverssveis no material gentico (DNA) podem descontrolar o ciclo celular e ativar mecanismos que determinam o suicdio celular programado, fenmeno conhecido por apoptose. Clulas em G0 no sintetizam ciclinas. Em clulas cancerosas, a sntese dessas protenas intensa.

(MODELO ENEM) Com base nas informaes contidas no grfico, a alternativa que representa (MODELO ENEM) Logo aps a fecundao, o zigoto passa por uma etapa denominada clivagem, na qual o principal objetivo aumentar o nmero de clulas do embrio. Porm, nesse processo, o ciclo celular no apresenta as fases G1 e G2. Como consequncia desse fato, pode-se afirmar que, na clivagem, a) a sntese de ATP certamente menor que numa clula com ciclo celular padro. b) o processo de transcrio mais frequente. c) as clulas-filhas ficam menores a cada diviso. d) a duplicao dos cromossomos dever ocorrer durante a mitose. Resoluo e) a produo de protenas totalmente interOs perodos da interfase correspondem aos nmeros 1, 2 e 3. A mitose est representada em 4; 5 rompida. e corresponde a G1 da interfase. Resoluo Resposta: D Resposta: C a sequncia correta das diferentes fases do ciclo de vida celular : a) 1 fase S; 2 fase G1; 3 fase G2; 4 mitose; 5 fase G1. b)1 fase G1; 2 fase G2; 3 fase S; 4 mitose; 5 fase G1. c) 1 fase G2; 2 fase S; 3 fase G1; 4 mitose; 5 fase G1. d)1 fase G1; 2 fase S; 3 fase G2; 4 mitose; 5 fase G1. e)1 mitose; 2 fase S; 3 fase G1; 4 fase G2; 5 fase G1.

Observe o grfico a seguir, que representa a variao da quantidade de DNA no ncleo de uma clula em funo do tempo durante a interfase.

(UNICAMP) A interfase um perodo em que as clulas


esto em repouso. Voc concorda? Justifique sua resposta.
RESOLUO: No, a atividade metablica intensa, com sntese de DNA, RNA e protenas.

(FUVEST) Um cromossomo formado por uma longa molcula de DNA associada a protenas. Isso permite afirmar que A possui o ncleo de uma clula somtica humana em _____ B _____ molculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letras A e B? a) A = incio de interfase (G1); B = 46. b) A = fim de interfase (G2); B = 23. c) A = incio de mitose (prfase); B = 46. d) A = fim de mitose (telfase); B = 23. e) A = qualquer fase do ciclo celular; B = 92.
RESOLUO: Resposta: A

a) Que fases do ciclo celular esto indicadas em A, B e C? b) Que processos celulares acontecem em A e B?
RESOLUO: a) A, B e C indicam, respectivamente, as etapas G1, S e G2 da interfase. b) Em A, ocorre intensa sntese de protenas, provocando o crescimento celular. B representa a fase S, na qual o DNA replicado, determinando a duplicao dos cromossomos.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M113

214

BIOLOGIA

(VUNESP) O ciclo celular corresponde ao processo bsico de formao de novas clulas; assim, ele inclui a mitose e a interfase. I. Perodo G1. II. Diviso celular. III. Perodo S (duplicao do contedo de DNA). IV. Perodo G2. Assinale a opo que indica corretamente a sequncia natural dos perodos do ciclo celular. a) IV III I II. b) I III IV II. c) II III IV I. d) II III I IV. e) III I II IV.
RESOLUO: Resposta: B

O momento em que a clula-me acabou de se dividir e cada clula-filha tem um conjunto de cromossomos idntico ao da original : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
RESOLUO: Resposta: E

(MODELO ENEM) O esquema a seguir representa o ciclo


celular de uma clula tpica. Os seguintes fenmenos: duplicao dos cromossomos, crescimento celular e condensao cromossmica ocorrem, respectivamente, em a) M, G1 e S. b) G1, S e G2. c) G2, M e S. d) S, G1 e M. e) S, G2 e M.

(UERJ) Analise o grfico abaixo.

RESOLUO: Resposta: D

14

A mitose

Prfase Metfase Anfase Telfase Citocinese

1. Caractersticas e funes da mitose


A mitose o processo de diviso celular que permite a distribuio dos cromossomos e dos constituintes citoplasmticos da clula-me, equitativamente, entre as duas clulas-filhas. o processo responsvel pela multiplicao dos organismos unicelulares e pelo crescimento e regenerao dos pluricelulares, graas ao aumento do nmero de clulas. A mitose dividida em duas etapas: a cariocinese ou diviso do ncleo e a citocinese ou diviso do citoplasma. A cariocinese um processo contnuo, mas, para efeito didtico, dividido em quatro fases: prfase, metfase, anfase e telfase, esqueFig. 1 O ciclo celular. matizadas na Fig. 1.

ber gua do citoplasma. Os cromossomos, j duplicados na interfase, comeam a se condensar e a ser evidenciados. Cada cromossomo aparece constitudo por duas cromtides-irms, o nuclolo e o envoltrio nuclear desintegram-se. No citoplasma, comea a migrao dos centrolos, j duplicados na interfase, para os polos da clula, envolvidos pelas fibras que formam o chamado ster. Entre os dois centrolos, forma-se o fuso mittico. Lembramos que os steres e as fibras do fuso so formados pelos microtbulos. Os cromosssomos, atravs de seus centrmeros, ligam-se s fibras do fuso, que comeam a transport-los para a regio central do fuso (Fig. 2).

3. A metfase
Na metfase, os cromossomos, condensados ao mximo, esto alinhados no equador do fuso. a etapa ideal para o exame do caritipo, j que, graas condensao, os cromossomos apresentam a melhor visualizao (Fig. 2).

4. A anfase
A anfase comea pela duplicao dos centrmeros, libertando as cromtides-irms que passam a ser chamadas de cromossomos-filhos. As fibras do fuso, ligadas aos centrmeros, encurtam, puxando os cromossomos para os polos da clula (Fig. 2). A anfase uma fase rpida, caracterizada pela migrao dos cromossomos para os polos do fuso. BIOLOGIA

2. A prfase
A mitose iniciada com a prfase, a fase mais longa, caracterizada por modificaes que acontecem no ncleo e no citoplasma. O volume do ncleo aumenta por rece-

215

mos organizadores nucleolares. Assim, termina a cariocinese, produzindo dois novos ncleos com o mesmo nmero cromossmico da clula-me. A seguir, acontece a diviso do citoplasma ou citocinese. O citoplasma dividido em dois por ao de um anel contrtil de actina e miosina que aparece na regio equatorial e obriga a clula a formar duas filhas, cada uma com um ncleo (Fig. 2).

6. Variao da quantidade de DNA no ciclo celular


Fig. 2 A variao da quantidade de DNA no ciclo celular.

5. A telfase
Os cromossomos chegam aos polos da clula e sofrem a descondensao. A partir do retculo endoplasmtico, so reconstitudos os envoltrios nucleares. Os nuclolos reaparecem, formados a partir dos cromosso-

Durante o perodo G1 da interfase, a quantidade de DNA corresponde ao estoque diploide de cromossomos. Durante a fase S, essa quantidade dobra e assim permanece em G2, na prfase e metfase. Por ocasio da anfase, a partio dos cromossomos leva a quantidade de DNA nas clulas-filhas ao valor do estado diploide. O grfico abaixo mostra a variao da quantidade de DNA no ciclo celular.

216

BIOLOGIA

Saiba mais
A MITOSE E AS ORGANELAS CITOPLASMTICAS

Alm dos cromossomos, as clulas-filhas devem herdar da clula-me as organelas citoplasmticas. Organelas que se autoduplicam, como o caso de cloroplastos e mitocndrias, dobram a cada ciclo celular e so distribudas pelas clulas-filhas. Os ribossomos so formados dos nuclolos e os lisossomos pelo sistema golgiense. Outras organelas membranosas, como, por exemplo, o sistema golgiense e o retculo endoplasmtico, fragmentam-se durante a diviso celular e so distribudas pelas clulas-filhas.

(MODELO ENEM) A prfase a primeira


fase do processo de diviso celular denominada mitose. Nessa fase, o nuclolo comea a se tornar menos evidente e termina por desaparecer. A desintegrao do nuclolo est relacionada a) separao e distribuio dos cromossomos para as clulas-filhas. b) necessidade de os cromossomos se ligarem s fibras do fuso. c) interrupo da sntese de RNA nos cromossomos condensados. d) disposio dos cromossomos na regio mediana da clula.

e) duplicao dos cromossomos. Resoluo A desintegrao do nuclolo est relacionada produo de ribossomos, visto que no h sntese de RNA durante a mitose. Resposta: C (MODELO ENEM) Uma clula somtica de origem animal diploide (2n=16), proveniente de vrias geraes de clulas cultivadas em meio onde existia Timina radioativa, acabou de sofrer uma diviso celular. Imediatamente ela foi retirada desse meio e deixada para reproduzir-se em um meio sem Timina radioativa.

Aps trs mitoses consecutivas, pode-se afirmar que sero produzidas _________________ clulas com um total de _________________ cromossomos radioativos. Os nmeros que completam corretamente os espaos em branco so, pela ordem, a) 64 16 b) 16 16 c) 8 16 d) 8 32 e) 4 32 Resoluo Sero produzidas 8 clulas com um total de 128 cromossomos (8 x 16), sendo 32 radioativos e 96 (16 x 6) no radioativos. Resposta: D

Complete o quadro abaixo, colocando, na coluna da direita,


as fases do ciclo celular em que ocorrem os fenmenos indicados na coluna da esquerda. Para completar o quadro, utilize as letras A (anfase), M (metfase), P (prfase) e T (telfase).

RESOLUO: 1. P 2. T 8. T 9. P

3. P 10. M

4. T 11. T

5. P 12. P

6. A 13. P

7. A 14. M

FENMENOS CELULARES
1. Duplicao dos centrolos 2. Descondensao dos cromossomos 3. Incio da condensao cromossmica 4. Diviso do citoplasma (citocinese) 5. Desintegrao da carioteca 6. Diviso dos centrmeros 7. Migrao dos cromossomos para os polos 8. Formao dos nuclolos 9. Formao do fuso mittico 10. Cromossomos no equador do fuso 11. Aparecimento das cariotecas 12. Aparecimento dos steres 13. Desaparecimento dos nuclolos 14. Condensao mxima dos cromossomos

FASES DA MITOSE

Para a observao de cromossomos, usa-se colchicina, uma


droga que bloqueia a mitose na metfase. Qual a razo de tal procedimento?
RESOLUO: Na metfase, os cromossomos aparecem muito condensados, o que facilita a visualizao.

(FUVEST) Analise os eventos mitticos relacionados a


seguir: I. Desaparecimento da membrana nuclear. II. Diviso dos centrmeros. III. Migrao dos cromossomos para os polos do fuso. IV. Posicionamento dos cromossomos na regio mediana do fuso.

BIOLOGIA

217

Qual das alternativas indica corretamente sua ordem temporal? a) IV I II III. b) I IV III II. c) I II IV III. d) I IV II III. e) IV I III II.
RESOLUO: Resposta: D

(MODELO ENEM) Na espcie humana, uma clula cancerosa entrou em mitose homeotpica anormal, constituindo trs polos: I, II e III. Dos 46 cromossomos existentes na clula, 16 se dissociaram entre os polos I e II; 22, entre os polos I e III e 8, entre os polos II e III. No final, na anfase, os polos I, II e III recebero, respectivamente, a) 12, 19 e 15 cromossomos. b) 38, 24 e 30 cromossomos. c) 24, 38 e 30 cromossomos. d) 16, 22 e 8 cromossomos. e) 19, 12 e 15 cromossomos.
RESOLUO: Resposta: B

II. Caso no haja formao de actina e de miosina pela clula, tanto a mitose quanto a citocinese sero comprometidas. III. No apenas o DNA nuclear replicado na interfase. O mesmo acontece com o DNA das mitocndrias, que sofrero um processo de diviso muito semelhante ao que ocorre nas bactrias. IV. As membranas nucleares das duas clulas resultantes provm de partes da membrana plasmtica que se rompem durante a citocinese e envolvem os dois conjuntos de cromossomos. Esto corretas somente a) I e II. b) I e IV. d) II e IV. e) III e IV.
RESOLUO: Resposta: C

c) II e III.

(UNIFESP) Leia as quatro afirmaes seguintes sobre a diviso de uma clula somtica em um animal adulto. I. Aps a citocinese, o ncleo de uma das clulas resultantes apresenta sobrecarga de atividade, pois deve produzir novamente todas as organelas citoplasmticas, uma vez que elas ficaram no citoplasma da outra clula formada.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M114

15

A meiose

Permutao Gamtica Esprica Intermediria

1. O que meiose?
A meiose um processo em que uma clula diploide (2n), aps duplicar os cromossomos, sofre duas divises sucessivas, produzindo quatro clulas-filhas haploides (n), como se observa na Fig. 1.

2. A importncia da meiose
Manter constante o nmero cromossmico da espcie
Sabemos que na maioria das espcies o nmero cromossmico constante e diploide (2n). Para que isso acontea, os gametas so haploides (n) e, pela fecundao, originam zigotos 2n que, por meio de divises mitticas, formam organismos diploides ( Fig. 2).

Fig. 1 A meiose.

Fig. 2 A constncia cromossmica.

218

BIOLOGIA

Se os gametas fossem diploides (2n), a fecundao produziria um organismo tetraploide (4n) e a cada gerao sucessiva o nmero cromossmico duplicaria.

3. A ocorrncia da meiose
Nos animais, a meiose gamtica, ou seja, ocorre na formao dos gametas, enquanto na maioria dos vegetais esprica, por ocorrer na formao dos esporos. Em certas algas, a meiose zigtica, dado que acontece na primeira diviso do zigoto e origina organismos adultos haploides (Fig. 4).

Recombinao gnica
Durante a meiose, ocorre o crossing-over ou permutao, uma troca de partes entre cromossomos homlogos, contribuindo para que haja novas combinaes gnicas e aumentando a variabilidade das espcies. Vejamos, a seguir, de que maneira o crossing-over origina novas combinaes gnicas ou recombinaes. Suponha a existncia de um organismo que tenha dois genes A e B num cromossomo e dois genes a e b no homlogo. Se no houvesse crossing-over, os gametas, que recebem apenas um dos cromossomos, seriam portadores de duas combinaes gnicas: A e B ou a e b. Com a ocorrncia de crossing-over, fenmeno que acontece com os cromossomos j duplicados, formam-se quatro combinaes gnicas: AB, Ab, aB e ab, como se verifica na Fig. 3.

Fig. 4 A ocorrncia da meiose.

4. O processo meitico
A meiose envolve duas divises celulares. A primeira diviso meitica chamada reducional, pois reduz o nmero de cromossomos de um estado diploide (2n) para o haploide (n). A segunda diviso chamada equacional e mantm o nmero haploide.

A diviso I ou reducional
Prfase I uma fase complexa e de longa durao. Para efeito de estudo, dividida em cinco estgios: leptteno, zigteno, paquteno, diplteno e diacinese (Fig. 5). Leptoteno Os cromossomos aparecem pouco condensados e se distribuem ao acaso no ncleo. Ao longo dos cromossomos, esto os crommeros, grnulos que representam regies condensadas. Cada cromossomo j est dividido em duas cromtides, mas normalmente isso no visvel. Zigoteno Neste estgio ocorre o fenmeno da sinapse, que consiste no pareamento dos cromossomos homlogos. A associao de cada par de homlogos chamada bivalente. Paquiteno Os cromossomos j atingiram alto grau de condensao e aparecem nitidamente duplicados, isto , formados por duas cromtides. Sendo composto por quatro cromtides, cada par cromossmico chamado de ttrade. Durante o paquteno, pode ocorrer a troca de pedaos entre cromossomos homlogos. A esse fenmeno de trocas d-se o nome de crossing-over ou permutao.
Fig. 3 O crossing-over.

Fig. 5 A prfase I.

BIOLOGIA

219

Diplteno A duplicao cromossmica mais ntida e comea a separao dos homlogos. Essa separao completa, notando-se que em determinados pontos, denominados quiasmas, as cromtides homlogas aparecem cruzadas. O quiasma consequncia do crossing-over; assim, o nmero de quiasmas representa o nmero de permutaes ocorridas no estgio anterior. Diacinese A principal caracterstica da diacinese o processo de terminalizao dos quiasmas. Aqui, o que se observa que os quiasmas, medida que os homlogos se afastam, vo migrando para as extremidades dos cromossomos. Tal processo diminui o nmero de quiasmas e o estgio termina com o desaparecimento do nuclolo e a desintegrao do envoltrio nuclear. Metfase I Os cromossomos situam-se na zona equatorial da clula e os centrmeros ligam-se s fibras do fuso, estando os homlogos unidos s fibras de polos opostos. Anfase I a fase em que h migrao dos cromossomos duplicados para os polos. Em contraste com a anfase da mitose, os centrmeros no se dividem neste momento. Telfase I Quando os cromossomos atingem os polos, forma-se a carioteca em torno de cada grupo e ocorre a diviso do citoplasma. O nmero total de cromossomos de cada clula-filha metade do nmero da clula-me. Entretanto, como ainda no houve a diviso do centrmero, cada cromossomo consiste em duas cromtides.

Fig. 6 A diviso I.

A diviso II ou equacional
Prfase II muito rpida e corresponde ao perodo de desintegrao das cariotecas e formao de novo fuso, geralmente perpendicular ao primeiro. Metfase II Os cromossomos, ainda constitudos cada um por duas cromtides, alinham-se no centro do fuso. Anfase II na anfase II que os centrmeros se dividem e se separam, cada um levando um cromossomo-filho para um polo. Telfase II Nos polos, os cromossomos comeam a descondensao, o envoltrio nuclear organiza-se e o nuclolo reaparece. O processo termina com a formao de quatro clulas-filhas, cada uma com n cromossomos.

Fig. 7 A diviso II.

Saiba mais

A MEIOSE PRODUZ A DIVERSIDADE GENTICA

Na meiose, as clulas produzidas na diviso I so geneticamente diferentes por duas razes. A primeira a ocorrncia de crossing-over, que produz cromossomos com novas combinaes gnicas. A segunda a disjuno, totalmente ao acaso, dos homlogos para as clulas-filhas. Exemplificando: no ncleo diploide, existem dois pares de cromossomo designados por 1 e 2. Para a clula-filha, existem vrias possibilidades. Assim, ela pode receber o cromossomo 1 materno e o 2 paterno, ou o 1 paterno e o 2 materno, ou, ento, ambos maternos ou ambos paternos.

220

BIOLOGIA

(MODELO ENEM) Um pequeno fragmento de tecido retirado da ponta de uma raiz de cebola, quando observado ao microscpio, aps fixao e aplicao de corante adequado, revela dezenas de clulas em diviso. Em algumas dessas clulas, os cromossomos esto com suas cromtides bem condensadas e muito ntidos, sendo possvel cont-los. So dezesseis, cada um deles com duas cromtides. Com base nas informaes acima, podemos afirmar que as clulas observadas esto a) em anfase, e o processo de diviso a mitose. b) em anfase I, e o processo de diviso a meiose. c) em metfase, e o processo de diviso a mitose. d) em metfase I, e o processo de diviso a meiose. e) em metfase II, e o processo de diviso a meiose. Resoluo Graas nitidez, os cromossomos esto condensados, o que ocorre na metfase. O processo de diviso acontece em clulas da raiz (clulas somticas), portanto, a diviso a mitose. Resposta: C

(MODELO ENEM) Assinale o grfico a seguir que representa corretamente a quantidade


a de DNA no ncleo de uma clula de mamfero durante as fases da meiose. Considere MI = 1. a diviso e MII = 2. diviso.

Resoluo Uma clula contendo 2x DNA sofre duas divises, produzindo 4 clulas com x DNA. Resposta: B

Um pesquisador determinou as variaes nas concentraes de DNA ao longo do tempo, em clulas do ovrio e do epitlio intestinal de um animal. As variaes na quantidade de DNA em cada clula nos dois casos esto registradas nas figuras 1 e 2.

(UFRJ)

Qual das duas figuras (1 ou 2) corresponde s clulas do ovrio e qual corresponde ao epitlio intestinal? Justifique.
RESOLUO: A figura 1 corresponde ao epitlio intestinal, pois a quantidade de DNA duplicada e volta ao valor inicial, caracterizando uma diviso celular por mitose. A figura 2 refere-se s clulas do ovrio, pois a quantidade de DNA igual metade da inicial, indicando a ocorrncia da diviso celular por meiose.

BIOLOGIA

221

No sapo (Bufus vulgaris), o nmero cromossmico haploide igual a 11 (n = 11). Complete o quadro abaixo colocando o nmero de cromtides existentes nas fases da diviso celular indicadas.
FASES DA DIVISO
a Metfase mittica b Metfase I da meiose c Metfase II da meiose d Telfase I da meiose e Telfase II da meiose
RESOLUO: a 44 b 44

(FUVEST) Dentre as duas divises celulares que ocorrem


na meiose, a primeira diviso caracteriza-se por: a) Separao de cromtides-irms, que podem ou no ter sofrido trocas de partes no processo conhecido como permutao. b) Separao dos cromossomos homlogos, que podem ou no ter sofrido trocas de partes no processo conhecido como permutao. c) Separao dos cromossomos homlogos, geneticamente idnticos, pois resultam da duplicao do DNA que ocorreu na interfase anterior. d) Separao das cromtides-irms, geneticamente idnticas, pois resultam da duplicao do DNA que ocorreu na interfase anterior. e) Ausncia de separao de cromossomos ou cromtides, pois esse fenmeno somente ocorre na segunda diviso meitica.
RESOLUO: Resposta: B

NMERO DE CROMTIDES

c 22

d 22

e0

Um grupo de clulas de mesmo tecido est em processo de diviso. Algumas fases desse processo esto representadas a seguir.

Num organismo que apresenta o nmero haploide de cromossomos igual a 7 (n = 7), quantas cromtides aparecem nas clulas que se encontram na metfase I e na metfase II da meiose? Por qu?
RESOLUO: Na metfase I, 28 cromtides, porque a clula apresenta 7 pares de cromossomos. Na metfase II, existem 14 cromtides em razo da existncia de 7 cromossomos na clula haploide.

a) Que tipo de diviso celular est ocorrendo? Justifique sua resposta. b) Qual sequncia de nmeros indica a ordem em que acontecem as etapas sucessivas no processo de diviso? c) Em que etapa(s) est(o) ocorrendo evento(s) que promove(m) variabilidade gentica? Justifique sua resposta.
RESOLUO: a) Meiose Pareamento e migrao de cromossomos duplicados, alm de evidncias de crossing-over. b) 3 4 1 2 5. c) O crossing-over, que permite a variabilidade gentica, acontece em 3.

Assinale a alternativa que, corretamente, associa as colunas


abaixo.

ETAPA DA PRFASE I

PROCESSO

1. Leptteno A. Troca de partes entre cromossomos homlogos 2. Zigteno B. Diminuio do nmero de quiasmas 3. Paquteno C. Aparecimento de cromossomos delgados 4. Diplteno D. Sinapse dos cromossomos homlogos 5. Diacinese E. Aparecimento dos quiasmas

222

BIOLOGIA

a) 1A 2B 3C 4D 5E c) 1C 2D 3A 4E 5B e) 1E 2D 3C 4B 5A
RESOLUO: Resposta: C

b) 1C 2A 3E 4B 5D d) 1B 2A 3C 4D 5E

(MODELO ENEM) O desenho abaixo esquematiza a meiose, diviso celular que transforma clulas diploides (2n) em clulas haploides (n).

(FUVEST) A figura a seguir mostra etapas da segregao


de um par de cromossomos homlogos em uma meiose em que no ocorreu permuta. No incio da interfase, antes da duplicao cromossmica que recebe a meiose, um dos representantes de um par de alelos mutou por perda de uma sequncia de pares de nucleotdeos.

Suponha que na clula A no ocorreu a disjuno das cromtides num dos cromossomos. Nesse caso, as clulas resultantes da meiose sero: a) todas n b) todas 2n c) n e 2n d) n + 1 e n 1 e) n + 1, n 1 e n
RESOLUO: Resposta: E

Considerando as clulas que se formam no final da primeira diviso (B) e no final da segunda diviso (C), encontraremos o alelo mutante em a) uma clula em B e nas quatro em C. b) uma clula em B e em duas em C. c) uma clula em B e em uma em C. d) duas clulas em B e em duas em C. e) duas clulas em B e nas quatro em C.
RESOLUO: Resposta: B

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M115

BIOLOGIA

223

16

As diferenas entre a mitose e a meiose

Crossing-over Astral Anastral Cntrica Acntrica

1. Principais caractersticas diferenciais entre a mitose e a meiose


Mitose Meiose

Apresenta uma diviso equacional, em que uma Apresenta duas divises: uma reducional, em que clula 2n produz duas clulas 2n, ou ento uma uma clula 2n produz duas clulas n e outra equacional, em que cada clula n forma duas clulas n clula n origina duas clulas n.

Os cromossomos homlogos no entram em sinapse. No h crossing-over entre os homlogos. Ausncia de quiasmas.

H sinapse dos homlogos. Ocorre crossing-over entre os homlogos. Existncia de quiasmas como consequncia do crossing-over.

Clulas-filhas geneticamente idnticas clula-me. Clulas-filhas geneticamente diferentes da clula-me. Diviso do centrmero na anfase. Diviso do centrmero s na anfase II.

Na anfase, acontece a migrao dos cromosso- Migrao de cromossomos duplicados na anfase I e simplificados na anfase II. mos-filhos. Produtos mitticos geralmente so capazes de so- Produtos meiticos no podem sofrer diviso meitica, mas podem empreender divises mitticas. frer outras divises mitticas subsequentes. Uma diviso por ciclo, isto , uma diviso citoplas- Duas divises por ciclo, isto , duas divises citoplasmtica (citocinese) por diviso cromossmica equa- mticas; uma seguindo a diviso cromossmica recional. ducional e a outra a diviso cromossmica equacional. Duas clulas-filhas produzidas por ciclo. Quatro clulas (gametas ou esporos) produzidas por ciclo.

O nmero de cromossomos das clulas-filhas o O nmero de cromossomos das clulas-filhas memesmo que o da clula-me. tade do da clula-me. Ocorre normalmente na maioria das clulas som- Presente somente nas clulas especializadas da linhagem germinativa. ticas. D-se somente aps o organismo superior atingir Comea no estgio de zigoto e continua ao longo da maturidade; tambm ocorre no zigoto de muitas algas vida do organismo. e fungos.

224

BIOLOGIA

2. Diferenas entre mitose animal e vegetal


Os fenmenos morfolgicos da mitose, anteriormente descritos, so observados nas clulas animais e o mesmo processo, com trs diferenas fundamentais, acontece nas clulas vegetais.

O conjunto de tais vesculas constitui o fragmoplasto. As vesculas fundem-se, compondo uma lmina que separa as duas clulas-filhas. No interior da cavidade formada pela confluncia de tais vesculas, acumula-se celulose, originando nova membrana esqueltica (Fig. 2).

Centrolo e ster
Na clula animal, durante a mitose o centrolo aparece envolvido pelo ster. Por apresentar centrolo e ster, a mitose animal dita cntrica e astral. Os vegetais superiores no possuem centrolo e, consequentemente, no formam steres, designando-se tal mitose como acntrica e anastral (Fig. 1).

Fig. 2 A citocinese na clula vegetal.

3. Os inibidores do ciclo celular


Os agentes antimitticos so agentes fsicos ou qumicos que impedem a ocorrncia da mitose. Existem os inibidores da sntese de DNA e os do fuso.

Inibidores do DNA
Fig. 1 Tipos de mitose.

Citocinese
Na clula animal, a citocinese ocorre por estrangulamento da membrana plasmtica, sendo chamada de centrpeta. Nos vegetais, no realizado o processo de estrangulamento citoplasmtico. Na regio equatorial aparecem, no meio do fuso, vesculas limitadas por uma membrana. Inicialmente, as vesculas ficam na regio central e depois em direo periferia; da falarmos em diviso centrfuga.

A sntese do DNA pode ser inibida pela ao de dois agentes qumicos: a aminopterina e o gs mostarda. No existindo a duplicao do DNA, a clula no sofre a mitose. Entre os agentes fsicos que bloqueiam a sntese do DNA, citaremos os raios X.

Inibidores do fuso
Substncias extradas de vegetais, como a colchicina e a vimblastina, impedem a formao do fuso mittico. A mitose fica bloqueada na metfase. Os inibidores da mitose so importantes na quimioterapia de tumores cancergenos, por impedirem a proliferao das clulas.

(MODELO ENEM) O grfico abaixo representa a variao da quantidade de DNA em uma clula, durante as fases de sua vida.

Resoluo A meiose no ocorre em clulas somticas, como o caso das epidrmicas. Resposta: D (MODELO ENEM) Suponhamos que uma espcie de planta tenha o nmero cromossmico 2n = 12. Durante o incio da germinao de um lote de sementes, elas foram separadas em dois grupos (I e II), sendo cada um deles tratado diferentemente. Aps a germinao, notou-se que as plantas originadas das sementes do grupo I apresentavam as caractersticas normais da espcie, e o nmero cromossmico, analisado nas suas razes, era 12. Por outro lado, as sementes do grupo II germinaram e originaram plantas troncudas, com 24 cromossomos na maioria de suas clulas. Com base nestes dados e sabendo-se que a colchicina um alcaloide extrado de planta que

Assinale a alternativa incorreta. a) Em 2, ocorre a duplicao do DNA. b) 1, 2 e 3 correspondem interfase. c) 4 e 6 representam anfases. d) O processo representado ocorre em clulas epidrmicas. e) Em 7, as clulas-filhas so em nmero de 4.

bloqueia as clulas na metfase, podemos dizer que a) as sementes do grupo I foram tratadas com colchicina, que mantm o nmero cromossmico constante. b) as sementes do grupo II foram tratadas com gua. c) as sementes de ambos os grupos foram tratadas com colchicina, mas as do grupo II com gua a seguir. d) as sementes de ambos os grupos foram tratadas com gua, mas as do grupo I tiveram maior disponibilidade de gua. e) as sementes do grupo I foram tratadas com gua, e as do grupo II com colchicina. Resoluo Com bloqueio mittico, ocorrido na metfase, no acontece a disjuno e as clulas permanecem diploides (2n). Resposta: E

BIOLOGIA

225

Complete o esquema abaixo relacionado com as diferenas


entre a mitose animal e a vegetal.

CLULA ANIMAL
Centrolo ster Citocinese
RESOLUO: cntrica, acntrica astral, anastral centrpeta, centrfuga

CLULA VEGETAL

d) Ncleo tetraploide originando clulas-filhas haploides; no ocorre sntese de DNA entre as divises nem pareamento cromossmico. e) Nenhuma das alternativas identifica os processos de diviso celular.
RESOLUO: Resposta: B

(FUVEST) Assinale a alternativa que indica os eventos


cromossmicos que ocorrem na anfase da mitose e na anfase da segunda diviso meitica.

ANFASE DA MITOSE

ANFASE DA SEGUNDA
DIVISO MEITICA

Considere um organismo cujo nmero cromossmico igual


a 14 (2n = 14). Quantas cromtides-irms aparecem em cada clula, nos seguintes estgios da diviso celular: a) metfase da mitose; b) metfase I da meiose; c) metfase II da meiose; d) anfase I da meiose; e) anfase II da meiose.
RESOLUO: a) 28 b) 28 c) 14 d) 14 e) 0

a) b) c) d) e)

Separao das cromtides-irms Separao das cromtides-irms Separao dos cromossomos homlogos Separao dos cromossomos homlogos Separao dos cromossomos homlogos

Separao dos cromossomos homlogos Separao das cromtides-irms Permutao entre cromossomos homlogos Separao das cromtides-irms Permutao entre cromossomos homlogos

(VUNESP) Analise as afirmativas a seguir sobre reproduo celular (mitose e meiose). I. um processo que compensa a fecundao e, se no ocorresse a cada gerao, teramos duplicao do nmero cromossomial. II. Esse processo responsvel pela formao de gametas nos animais e de esporos nos vegetais. III. responsvel pelo crescimento dos indivduos pluricelulares e pela reproduo dos unicelulares. Esto associadas aos processos de mitose e meiose, respectivamente, as frases a) III e I. b) II e III. c) II e I. d) I e III. e) I e II.
RESOLUO: Resposta: A

RESOLUO: Resposta: B

(MODELO ENEM) Uma determinada espcie animal apresenta nmero diploide de cromossomos igual a 10 (2n = 10). Em uma clula dessa espcie, que se encontra na metfase de uma diviso, so observados 5 cromossomos duplicados. A clula em questo a) est em diviso mittica. b) est na primeira diviso de meiose. c) est na segunda diviso da meiose. d) pode ser um blastmero ou um linfcito. e) no tem relao com a gametognese desse animal.
RESOLUO: A clula com 5 (n = 5) cromossomos duplicados apresenta-se na diviso II da meiose. Resposta: C

(U. CAT. DE PELOTAS) Os cromossomos so estruturas


visveis ao microscpio durante o processo de diviso celular. Existem diferenas entre a diviso mittica e a meitica. Identifique, nas alternativas seguintes, caractersticas mitticas e meiticas, respectivamente. a) Clula-me diploide e cromossomos constitudos por uma cromtide no final da diviso; clula-me haploide com cromossomos com duas cromtides. b) Clula diploide que origina clulas-filhas diploides, ocorrendo uma sntese de DNA e uma diviso citoplasmtica; uma sntese de DNA para duas divises citoplasmticas e nmero cromossmico reduzido metade. c) Ocorre recombinao gnica em clulas diploides e apenas uma diviso citoplasmtica; dupla sntese de DNA entre as duas divises e cromossomos-filhos no sofrem diviso pelo centrmero no final da telfase I.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M116

226

BIOLOGIA

Os seres vivos e o meio ambiente Mdulos


1 Protozorios e animais 2 A vida animal 3 Protozorios I 4 Protozorios II 5 A reproduo 6 Embriologia: tipos de ovos e segmentao 7 Embriologia do anfioxo 8 Evoluo dos folhetos embrionrios
Charles Robert Darwin (1809-1882)
Teoria da Seleo Natural

Protozorios e animais

Protozorios Cnidrios Vermes Artrpodes Cordados

1. Sinopse de protozorios e animais


Para facilitar a identificao de espcies que sero citadas nas prximas aulas, apresentamos, a seguir, um resumo dos principais grupos de protozorios e animais. Caractersticas e taxonomia mais pormenorizadas sero temas de aulas futuras.

2. Os protozorios
Os protozorios so componentes do reino Protista que inclui pirofceas, crisofceas, euglenofceas, clorofceas, rodofceas e feofceas, seres j estudados no curso de Botnica. Protozorios so organismos unicelulares e hetertrofos que vivem isolados ou em colnias. Conforme o tipo de locomoo, so classificados em quatro grupos: flagelados (com flagelos), sarcodneos (com pseudpodes), ciliados (com clios) e esporozorios (sem elementos locomotores) (Fig. 1).

3. Os animais
Em razo da grande diversidade de espcies que apresenta, o reino Animalia compreende numerosos filos; estudaremos os principais que, a seguir, aparecem sumariamente caracterizados. Fig. 1 Protozorios. BIOLOGIA

227

Espongirios ou porferos (Phylum Porifera)


So animais primitivos exclusivamente aquticos e predominantemente marinhos. Consistem em organismos ssseis, isto , vivem fixados em rochas, conchas e outras superfcies submersas. Com corpo cilndrico ou globoso, aparecem isolados ou em colnias. A gua que contm o alimento penetra atravs de numerosos poros laterais e sai por uma abertura terminal (Fig. 2).

Aneldeos (Phylum Annelida)


So vermes de corpo segmentado, com simetria bilateral. Podem ser marinhos, de gua doce ou terrestres. Representantes mais conhecidos so as minhocas e as sanguessugas (Fig. 3).

Moluscos (Phylum Mollusca)


So animais de corpo mole, assimtricos ou com simetria bilateral, sendo a maioria provida de uma concha calcria. Podem ser marinhos, de gua doce ou terrestres. o grupo de mexilhes, ostras, mariscos, polvos e lulas (Fig. 3).

Artrpodes (Phylum Arthropoda)


So bilateralmente simtricos, com o corpo segmentado e protegido por um exoesqueleto. Sua principal caracterstica so as patas articuladas. Podem ser marinhos, de gua doce ou terrestres. Consistem no maior dos filos, sendo seus representantes mais conhecidos os insetos, os crustceos e os aracndeos (Fig. 4).

Fig. 2 Exemplos de espongirios, celenterados e platielmintes.

Equinodermas (Phylum Echinodermata)


So animais exclusivamente marinhos, com simetria radiada. Possuem esqueleto interno e calcrio, geralmente provido de espinhos. Exemplos: estrela-do-mar, ourio-do-mar e serpente-do-mar (Fig. 4).

Celenterados ou cnidrios (Phylum Coelenterata)


So animais aquticos com simetria radial, caracterizados por tentculos providos de clulas produtoras de uma substncia urticante. Trata-se de espcies de vida livre e fixas, formadoras de colnias. Exemplos: anmonas, guas-vivas e corais (Fig. 2).

Platielmintes (Phylum Platyhelminthes)


So vermes de corpo dorsoventralmente achatado, com simetria bilateral. Existem espcies de vida livre, como a planria, e parasitas, como as tnias (Fig. 2).

Nematelmintes (Phylum Nemathelminthes)


So vermes de corpo cilndrico, com simetria bilateral. Podem ter vida livre ou ser parasitas, como a lombriga e o necator, causador do amarelo (Fig. 3).
Fig. 4 Exemplos de artrpodes e equinodermas.

Cordados (Phylum Chordata)


So animais que apresentam, na fase embrionria, a notocorda, um eixo de sustentao em posio dorsal. Nos cordados primitivos, a notocorda persiste na fase adulta; j nos mais evoludos, ela substituda pela coluna vertebral, um componente do esqueleto. o filo que inclui os animais vertebrados, encontrados em todos os ambientes e representados por: peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos.

Fig. 3 Exemplos de nematelmintes, aneldeos e moluscos.

228

BIOLOGIA

(MODELO ENEM) Os protozorios so


unicelulares, sendo seu corpo constitudo por uma membrana limitante circundando o citoplasma e o ncleo; eles possuem assim os aspectos estruturais comuns a todas as clulas. Nenhum outro grupo to espalhado, em grande parte porque raramente h um grupo de animais que no seja parasitado por um ou mais tipos de protozorios. As formas de vida livre so tambm cosmopolitas. Antigamente eram classificados como animais primitivos e estudados em Zoologia. Atualmente, so classificados no reino a) Monera b) Protoctista c) Fungi d) Plantae e) Animalia. Resoluo Atualmente, os protozorios so classificados como protoctistas (protistas). Resposta: B

ANIMAL
Baleia-azul Elefante africano Homem Gorila Co (cocker spaniel) Pombo Lagosta Medusa Estrela-do-mar Minhoca Gafanhoto

TAMANHO MDIO
30,0m 3,30 m 1,70 m 1,60 m 60 cm 35 cm 30 cm 20 cm 18 cm 15 cm 4 cm

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as quantidades e os tipos de animais citados. a) 5 mamferos, 1 ave, 2 artrpodes, 1 cnidrio, 1 equinoderma e 1 aneldeo. b) 5 mamferos, 1 ave, 1 artrpode, 1 cnidrio, 2 equinodermas e 1 aneldeo. c) 5 mamferos, 1 ave, 2 artrpodes, 1 cnidrio, 1 equinoderma e 1 aneldeo. d) 1 peixe, 5 mamferos, 1 ave, 2 cnidrios, 2 equinodermas e 1 aneldeo. e) 4 mamferos, 1 ave, 1 artrpode, 1 cnidrio, 2 equinodermas e 2 aneldeos. Resoluo 5 mamferos (baleia, elefante, homem, gorila e co), 1 ave (pombo), 2 artrpodes (lagosta e gafanhoto), 1 cnidrio (medusa), 1 equinoderma (estrela-do-mar) e 1 aneldeo (minhoca). Resposta: A

ENEM) Na tabela a seguir, encontramos os tamanhos relativos de animais selecionados.

(MODELO

Realizou-se uma coleta de animais que em seguida foram


distribudos em trs grupos, cada um com quatro representantes, conforme mostrado no quadro abaixo.

Complete a tabela abaixo, indicando os filos a que pertencem os animais listados.


ANIMAIS
1. Lombriga 2. Polvo 3. Minhoca 4. Gafanhoto

FILOS

GRUPO I
anmonas-do-mar estrelas-do-mar pepinos-do-mar ostras

GRUPO II
planrias lombrigas minhocas sanguessugas

GRUPO III
aranhas baratas camares gafanhotos

a) Indique o(s) grupo(s) em que todos os animais ou representantes pertencem ao mesmo filo. b) No(s) grupo(s) por voc indicado(s), cite duas caractersticas que sejam comuns aos seus quatro representantes.
RESOLUO: a) Grupo III, no qual todos so artrpodes. b) 1 Corpo segmentado. 2 Exoesqueleto. 3 Apndices articulados.

5. Estrela-do-mar
RESOLUO: 1. Nematelminthes 2. Mollusca 3. Annelida 4. Arthropoda 5. Echinodermata

BIOLOGIA

229

(FGV) Na gincana da escola, uma das provas exigia conhecimento sobre os diferentes grupos taxionmicos. Sairia vencedor o aluno que, ao citar trs animais, inclusse a maior variedade de txons (diferentes espcies, gneros, famlias etc). Vtor citou: ostra, estrela-do-mar e tubaro. Pedro citou: minhoca, lagartixa e citou a si mesmo. Ana Paula citou: elefante, pulga e bactria. Um dos alunos foi desclassificado, pois citou um organismo que no se inclua na regra do jogo. O aluno vencedor e o aluno desclassificado foram, respectivamente, a) Ana Paula e Pedro. b) Pedro e Ana Paula. c) Vtor e Ana Paula. d) Vtor e Pedro. e) Pedro e Vtor.
RESOLUO: Resposta: C

2) Animal cordado, pertencente ao mesmo filo que os lagartos, as cobras e os jacars, e que constituem os primeiros vertebrados adaptados ao meio terrestre. 3) Animal invertebrado que, assim como as ostras, os mariscos, os polvos e as lulas, pertence a um mesmo filo. 4) Animal invertebrado, alongado, pertencente ao filo Nematelminthes, ao qual tambm pertencem os vermes causadores do amarelo e da elefantase. Os animais que correspondem, respectivamente, ao descrito em 1, 2, 3 e 4 so: a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 4, 5 e 7. c) 3, 4, 5 e 7. d) 1, 3, 5 e 6. e) 4, 5, 6 e 7.
RESOLUO: Resposta: B

(UERJ) Os animais pertencentes a diferentes espcies


podem ser classificados em gneros, em famlias, em ordens, em classes e em filos. Considerando esse critrio, correlacione as afirmativas 1, 2, 3 e 4 com quatro animais entre os ilustrados na figura a seguir.

Considere os seguintes animais:


I. lagosta IV. sanguessuga II. pulga V. ourio-do-mar III. escorpio VI. centopeia

Dessa lista, no so artrpodes a) I e II. b) II e III. d) IV e V. e) V e VI.

c) III e IV.

RESOLUO: So artrpodes: lagosta, pulga, escorpio e centopeia. A sanguessuga um aneldeo, e o ourio-do-mar um equinoderma. Resposta: D

No Portal Objetivo
1) Animal pertencente ao filo Arthropoda, do qual fazem parte tambm as abelhas, as baratas, as borboletas, as pulgas e os gafanhotos. Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M117

A vida animal

Nutrio Circulao Respirao Excreo Integrao

1. As funes vitais
Qualquer organismo animal, por mais simples que seja, deve realizar uma srie de funes essenciais manuteno da vida. Conhecidas como funes vitais, elas so responsveis pelos seguintes processos: proteo, locomoo, nutrio, circulao, respirao, excreo, integrao e reproduo. Nos vrios representantes do reino animal, dos mais simples at os mais complexos, verificamos a existncia de um processo evolutivo, ou seja, os sistemas responsveis por tais funes vo gradualmente se complicando e se especializando.

2. Proteo
Tambm chamado de tegumento, o revestimento externo do corpo constitui um importante rgo que o protege contra o atrito e o desgaste, alm das infeces, pois, quando no lesado, impede a penetrao de organismos patognicos, como, por exemplo, as bactrias. Quando se torna impermevel, evita a desidratao nos animais terrestres, bem como a intensa absoro de gua nos aquticos.

230

BIOLOGIA

3. Sustentao
A estrutura que chamamos de esqueleto serve para sustentao, proteo e locomoo. Para poder crescer sem desabar, um organismo pluricelular deve ter uma estrutura de sustentao. Assim, o esqueleto serve para sustentar as partes moles do corpo, alm de proteger estruturas delicadas, como o caso dos vertebrados, nos quais o crnio e a coluna vertebral formam invlucros resistentes que protegem, respectivamente, o crebro e a medula espinhal. Em artrpodes e vertebrados, os apndices movimentam-se atravs de uma integrao entre msculos e esqueletos. Existem elementos esquelticos que servem para a insero dos msculos e atuam como alavancas na locomoo. H dois tipos de esqueleto: o exoesqueleto, que se forma na parte externa do corpo, como a concha de uma ostra; e o endoesqueleto, posicionado no interior do mesmo corpo, presente nos vertebrados.

6. Respirao
Em Biologia, o termo respirao tem dois significados: respirao interna ou celular e respirao externa ou trocas respiratrias. Respirao celular o processo em que as mitocndrias oxidam molculas, como a glicose e extraem a energia necessria s atividades celulares. O processo pode ser resumido pela seguinte equao qumica:

C6H12O6 + 6H2O + 6O2 6CO2 + 12H2O + Energia


A respirao externa consiste nas trocas entre o organismo e o meio ambiente. A funo do sistema respiratrio realizar essas trocas, absorvendo o oxignio e eliminando o gs carbnico.

7. Excreo
Chamamos de excreo ao processo de remoo de substncias inteis ou prejudiciais ao organismo. O termo homeostase significa a manuteno de um meio interno constante nos diversos organismos. As clulas esto sempre sintetizando ou decompondo substncias, fator que altera a composio do meio interno. Em razo da homeostase, muitas dessas substncias devem ser eliminadas, pois, se acumuladas, podem matar a clula. No reino animal, existe uma grande variedade de sistemas excretores.

4. Nutrio
A maioria dos alimentos constituda por macromolculas incapazes de atravessar as membranas das clulas e, consequentemente, nelas penetrarem. Digesto a funo executada pelo sistema digestrio que consiste na transformao de macromolculas em molculas menores capazes de serem absorvidas e utilizadas pelas clulas. Existem dois tipos de digesto: intracelular e extracelular. Na primeira, que acontece em protozorios e espongirios, o alimento constitudo por partculas capazes de serem fagocitadas e digeridas pelas clulas. Na maioria dos animais, a digesto extracelular, realizando-se exclusivamente no interior de uma srie de estruturas especializadas que compem o sistema digestrio.

8. Integrao
Num organismo complexo, como o de um animal, os diferentes sistemas funcionam de maneira integrada. A coordenao e o controle das complexas atividades do corpo so feitas por dois sistemas reguladores: o endcrino e o nervoso. O primeiro, atravs das glndulas endcrinas, produz e secreta os hormnios compostos que so transportados e afetam atividades especficas em regies do corpo distantes das glndulas que os produziram. Assim, clulas e tecidos podem ter suas atividades estimuladas ou inibidas pela ao hormonal. O sistema nervoso, como o endcrino, estabelece a comunicao entre diferentes sistemas do corpo, alm de realizar a comunicao entre o organismo e o meio ambiente, recebendo e transmitindo estmulos.

5. Circulao
Executada pelos sistemas circulatrios ou de transporte, a circulao a funo responsvel pelo transporte de uma srie de substncias no interior do organismo. Por meio dessa funo, substncias nutritivas e oxignio so transportados para todas as clulas, assim como delas so retiradas substncias txicas e o gs carbnico. O sistema circulatrio tambm leva os hormnios das glndulas endcrinas que os produzem para os rgos em que atuam.

oxignio imprescindvel para a respirao celular, processo que produz a energia necessria s funes vitais da clula. O oxignio do ar chega at as clulas atravs dos sistemas a) digestrio e circulatrio. b) respiratrio e circulatrio. c) tegumentar e circulatrio. d) tegumentar e respiratrio. e) respiratrio e excretor. Resoluo O oxignio do ar captado pelo sistema respi-

(MODELO ENEM) No corpo humano, o

ratrio e transportado at as clulas pelo sistema circulatrio. Resposta: B (MODELO ENEM) Resultado inevitvel do metabolismo a produo de material residual. O processo pelo qual tais produtos residuais so removidos de um organismo chamado de excreo. Os pulmes, portanto, so rgos excretores que eliminam dixido de carbono e gua no ar alveolar; o clon um rgo excretor que elimina o excesso de clcio e ferro no

material fecal que o percorre, e o fgado excreta pigmentos biliares no duodeno, atravs do ducto biliar. Em animais complexos, os principais rgos excretores so a) os pulmes. b) o intestino delgado. c) o intestino grosso. d) os rins. e) a pele. Resoluo Nos animais superiores, os rins so os principais rgos de excreo. Resposta: D

BIOLOGIA

231

Complete a tabela anexa, indicando o sistemas responsveis pelas funes, a seguir listadas.
FUNES
Transformao de alimentos Manuteno da homeostase Trocas gasosas com o meio ambiente Transporte de substncias Produo de hormnios
RESOLUO: Digestrio Excretor Respiratrio Circulatrio Endcrino

Dos

SISTEMAS

animais abaixo, aquele que s realiza a digesto intracelular a) a hidra. b) a esponja. c) a planria. d) a minhoca. e) o gafanhoto.
RESOLUO: Resposta: B

Assinale a alternativa que, corretamente, associa as colunas I e II.


SISTEMAS
1- Excretor 2- Esqueltico 3- Respiratrio 4- Circulatrio

FUNES
A. Transporte de hormnios B. Proteo de estruturas delicadas C. Absoro de O2 e eliminao de CO2 D. Homeostase b) 1B-2A-3C-4D. d) 1C-2A-3B-4D.

Em relao ao organismo de um animal evoludo, responda: a) O que se entende por integrao? b) Quais so os sistemas responsveis por esse processo?
RESOLUO: a) a interligao entre os diversos sistemas, pois o organismo funciona como um todo. b) So os sistemas endcrino e nervoso.

a) 1A-2B-3C-4D. c) 1D-2B-3C-4A. e) 1D-2C-3B-4A.


RESOLUO: Resposta: C

(MODELO

Considere as seguintes funes:


I. II. III. IV. Suporte Proteo Homeostase Locomoo

ENEM) Uma estrutura de um organismo animal, designada por A, produziu uma substncia B que transportada pelo sistema C ativou um determinado rgo. A, B e C correspondem, respectivamente, a a) glndula endcrina, enzima e digestrio. b) glndula endcrina, enzima e circulatrio. c) glndula endcrina, hormnio e circulatrio. d) glndula excrina, hormnio e circulatrio. e) glndula excrina, hormnio e nervoso.

RESOLUO: Resposta: C

So realizadas pelo esqueleto apenas as funes: a) I e II. b) II e III. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV.
RESOLUO: Resposta: D

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M118

232

BIOLOGIA

Protozorios I

Flagelados Rizpodes Ciliados Esporozorios

1. As caractersticas dos protozorios


Os protozorios (do grego: protos, primeiro, e zoon, animal), antigamente descritos como animais unicelulares, constituem um filo do reino Protista. Neles todas as funes vitais so executadas por uma nica clula, o que determina o aparecimento de uma srie de diferenciaes celulares relativas s funes de nutrio, proteo, locomoo etc. Tais diferenciaes, anlogas a rgos de animais, so denominadas de organelas celulares. Vivem no mar e na gua doce, existindo espcies parasitas. Reproduzem-se assexuadamente por diviso binria ou mltipla. Existe reproduo sexuada, feita por fuso de gametas e por conjugao, processo que consiste na troca de material gentico. Em condies ambientais desfavorveis, ocorre o encistamento. O citoplasma desidrata-se, diminui de volume, secretando uma membrana resistente que o isola do meio externo. Desse modo, o protozorio transforma-se num cisto. Sendo transportados pela gua e pelo vento, os cistos servem para a disseminao das espcies, abrindo-se em condies ambientais favorveis.

nossomase americana, doena descoberta por Carlos Chagas, eminente cientista brasileiro. Durante o seu ciclo evolutivo, o protozorio apresenta vrias formas; uma delas aparece na Figura 1.

Fig. 1 O tripanossoma.

O transmissor do parasita um inseto hemptero, vulgarmente conhecido como barbeiro (por picar o rosto) ou chupana (por ser hematfago). Existem vrias espcies, sendo as principais o Triatoma infestans, o Triatoma sordida e o Panstrogylus megistus (Fig. 2).

2. A classificao dos protozorios


Os representantes do filo Protozoa so divididos em quatro classes, de acordo com as organelas locomotoras que apresentam. 1. Classe dos Flagelados: locomoo por meio de flagelos. 2. Classe dos Rizpodos ou Sarcodneos: locomoo por meio de pseudpodes. 3. Classe dos Ciliados: com locomoo ciliar. 4. Classe dos Esporozorios: desprovidos de organelas locomotoras.

Fig. 2 O barbeiro (Triatoma sordida).

3. Os flagelados
So protozorios que se locomovem por meio de flagelos, apndices filiformes que, com movimentos helicoidais, impulsionam a clula em meio lquido. Trata-se dos protozorios mais primitivos, derivados de algas unicelulares que perderam os cloroplastos. A maioria de vida livre, sendo abundantes na gua doce e nos mares; outros vivem como parasitas. Como representantes importantes, estudaremos: Trypanosoma cruzi, Trypanosoma gambiensi e Leishmania braziliensis.

Trypanosoma cruzi
o agente etiolgico da doena de Chagas ou tripa-

O barbeiro um inseto de hbito noturno que pica principalmente o rosto de pessoas adormecidas. A picada no transmite a molstia, pois as formas infectantes no so encontradas nas glndulas salivares. Ao picar e sugar o sangue do hospedeiro, o barbeiro elimina as fezes, nas quais esto as formas infectantes. As prprias mos do homem podem introduzir essas formas nas mucosas. Ao coar-se, o hospedeiro pode produzir uma escoriao na pele, atravs da qual ocorre a penetrao do parasita. Caindo na corrente circulatria, o protozorio penetra nas clulas de vrios tecidos, perde o flagelo e multiplica-se intensamente. O rgo mais afetado o corao, que vai dilatando-se e crescendo, acarretando um quadro de insuficincia cardaca, com inchao das pernas, fraqueza, canseira, palpitaes e falta de ar. A principal medida profiltica o combate e extermnio do barbeiro pelo uso de inseticidas, alm da melhoria das habitaes rurais, pois o inseto vive principalmente nas frestas das paredes das casas de pau a pique. BIOLOGIA

233

Trypanosoma gambiensi
Produz a doena do sono transmitida pela picada da mosca hematfaga ts-ts (Glossina palpalis). Os tripanossomas invadem o sistema nervoso central, produzindo leses no crebro. O enfermo cai num estado de sonolncia, torpor e fraqueza progressiva, que o conduz morte. A profilaxia envolve o combate ao inseto transmissor.

Leishmania brasiliensis
Produz a leishmaniose cutaneomucosa que provoca leses cutneas conhecidas por lcera de Bauru. Em casos graves, ocorre a destruio total de toda a estrutura cartilaginosa do nariz. A transmisso feita pela picada de insetos hematfagos pertencentes ao gnero Lutzomyia, conhecidos por birigui ou mosquito-palha. O extermnio do transmissor um processo difcil nas vastas reas florestais do Brasil.
Fig. 3 A Amoeba proteus.

Na Figura 4, aparece uma ameba que se desloca por meio dos pseudpodes.

4. Os rizpodos ou sarcodneos
So os protozorios que emitem pseudpodes, expanses celulares, para a locomoo e a captura de alimento. Como representantes tpicos, estudaremos a Amoeba proteus e a Entamoeba histolytica.
Fig. 4 Locomoo da ameba por meio da sucessiva emisso dos pseudpodes A, B, C e D.

Entamoeba histolytica
Provoca uma parasitose chamada amebase, que pode ser intestinal ou extraintestinal. No caso da intestinal, ela causa a disenteria amebiana e forma leses ulcerosas nas paredes do intestino grosso. Na amebase extraintestinal, o parasita atinge o fgado, o bao, o crebro e os pulmes, onde produz necroses. A transmisso feita pela ingesto de alimento contaminado por cistos. A profilaxia consiste nas medidas de higiene e de saneamento bsico.

Amoeba proteus
Conhecida como ameba, encontrada na gua doce. Na Figura 3, observamos uma ameba, na qual a forma da clula varia continuamente com a emisso e retrao dos pseudpodes. No citoplasma, notamos os vacolos contrcteis e digestrios, organelas relacionadas com a nutrio.

(MODELO ENEM) A doena de Chagas


constitui-se numa grave endemia no Brasil, causada pelo Trypanosoma cruzi, tendo como hospedeiro intermedirio um inseto conhecido popularmente como barbeiro. Das alternativas abaixo todas esto relacionadas doena de Chagas, exceto: a) Pela corrente sangunea, os tripanossomos espalham-se e atingem o corao, as paredes do esfago e do intestino grosso. b) Dentre os mecanismos de transmisso conhecidos atualmente, esto a via placentria e o leite materno.

c) Melhoramento das condies de habitao da populao rural constitui uma medida profiltica. d) Os tripanossomos multiplicam-se assexuadamente no intestino do inseto, ficando a poro final cheia de formas infectantes. e) Por ocasio da picada do inseto, formas infectantes do parasito, os esporozotos, abandonam as glndulas salivares do inseto e invadem o organismo. Resoluo Resposta: E

ENEM) A amebase uma doena difundida por todo mundo, que afeta principalmente o intestino grosso. A transmisso se d pela ingesto de gua ou alimento contaminado com cistos de pessoas infectadas. A doena causada a) pelo protozorio Amoeba proteus. b) pela bactria Leishmania brasiliensis. c) pelo protozorio Entamoeba histolytica. d) pela bactria Ancylostoma duodenale. e) pela bactria Escherichia coli. Resoluo Resposta: C

(MODELO

O que so protozorios? De que maneira so classificados?


RESOLUO: Protozorios so seres primitivos cujo corpo formado por uma nica clula. So classificados, de acordo com as estruturas locomotoras, em quatro classes principais: Sarcodneos (com pseudpodos), Flagelados (com flagelos), Ciliados (com clios), Esporozorios (sem estruturas locomotoras).

234

BIOLOGIA

(PUC-SP)

O mal de Chagas uma doena que afeta grande nmero de pessoas em reas rurais do Brasil. Com respeito a essa doena, responda s seguintes questes: a) Qual o agente etiolgico? b) Qual o agente transmissor? c) Qual rgo do corpo afetado pelo agente patognico? d) Qual a medida profiltica para erradicar a doena?
RESOLUO: a) Trypanosoma cruzi. b) Barbeiro ou chupana. c) Corao. d) Combate ao transmissor.

Marque a alternativa que, corretamente, associa os parasitas com os respectivos sintomas.


PARASITAS
I II

SINTOMAS
A B C Insuficincia cardaca Diarreia com sangue lceras da mucosa nasal Sonolncia e apatia

Entamoeba histolytica Trypanosoma cruzi

III Leishmania brasiliensis

IV Trypanosoma gambiensi D a) I-A, II-B, llI-C e IV-D. c) I-B, II-C, llI-A e IV-D. e) I-B, II-A, llI-C e IV-D.
RESOLUO: Resposta: E

b) I-A, II-B, llI-D e IV-C. d) I-A, II-D, llI-C e IV-B.

(FATEC) Segundo a O.M.S. (Organizao Mundial de Sade), h mais de 20 milhes de casos de doena de Chagas na Amrica Latina. Essa doena parasitria a) causada por vermes nematoides. b) pode ser prevenida com a aplicao de inseticidas residuais nas casas. c) pode ser prevenida com o uso permanente de calados ao andar sobre a terra mida. d) pode ser prevenida com o uso de vacinas. e) transmitida pela picada da fmea do mosquito Anopheles.
RESOLUO: Resposta: B

(MODELO ENEM) LAGOA AZUL EST DOENTE


Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situao da Sade no municpio. A situao era mais grave com relao a trs doenas: Doena de Chagas, Esquistossomose e Ascaridase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas vrias propostas: Proposta 1: Promover uma campanha de vacinao. Proposta 2: Promover uma campanha de educao da populao com relao a noes bsicas de higiene, incluindo fervura de gua. Proposta 3: Construir rede de saneamento bsico. Proposta 4: Melhorar as condies de edificao das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de fil. Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas. Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas. Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do municpio. Voc sabe que a Doena de Chagas causada por um protozorio (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematfagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto A lagoa azul est doente, as mais efetivas na preveno dessa doena so: a) 1 e 2. b) 3 e 5. c) 4 e 6. d) 1 e 3. e) 2 e 3.
RESOLUO: Resposta: C

A leishmaniose tegumentar ou lcera de Bauru apresenta graves sintomas de ulceraes na pele: no rosto, nos braos e nas pernas. Esta doena que afeta diversas regies do Brasil tem como forma de contgio a) ingesto de alimentos ou gua contaminada por cistos de protozorios. b) picada do mosquito-palha, tambm conhecido como birigui. c) picada de barbeiros ou chupanas, insetos hempteros; os principais transmissores so do gnero Triatoma. d) picada da mosca ts-ts. e) picada do mosquito-prego, um pernilongo pertencente ao gnero Anopheles.
RESOLUO: Resposta: B

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M119

BIOLOGIA

235

Protozorios II

Merozotos Gametcitos Oocisto Citstoma Conjugao

1. Esporozorios
Os esporozorios so protozorios parasitas que no possuem estruturas locomotoras. As espcies do gnero Plasmodium parasitam o homem, causando a malria (Fig. 1).

Aps sucessivas esquizogonias, aparecem no ciclo evolutivo os gametcitos, formas sexuadas que permanecem no interior das hemcias at serem ingeridas pelos mosquitos; se isto no ocorrer, elas degeneram e morrem. Os gametcitos so absorvidos com os merozotos; enquanto estes morrem, os primeiros evoluem para macrogametas (gametas femininos) e microgametas (gametas masculinos). Ocorrendo a fecundao, forma-se o zigoto que se encista na parede estomacal do inseto, gerando o oocisto. A diviso do oocisto d origem aos esporozotos que so inoculados no homem (Fig. 3).

Fig. 1 O Plasmodium.

Tambm conhecida por maleita, impaludismo, febre palustre ou febre intermitente, trata-se de uma molstia que se caracteriza por acessos de febre com intervalos de 24, 48 e 72 horas, dependendo da espcie. O agente transmissor a fmea do mosquito do gnero Anopheles, vulgarmente conhecido por mosquito-prego em razo da posio inclinada que assume ao picar (Fig. 2).

Fig. 3 Ciclo biolgico do Plasmodium sp, agente etiolgico da malria.

As principais espcies so:

Plasmodium vivax
Fig. 2 A Larva e forma adulta do mosquito-prego (Anopheles). B Larva e forma adulta do mosquito comum (Culex).

Causa a febre ter benigna, cujos acessos febris ocorrem a cada 3 dias.

Plasmodium falciparum
Com ciclo irregular de 36 a 48 horas, produz a febre ter maligna.

O ciclo comea quando o mosquito pica o homem, sugando o sangue e inoculando, com a sua saliva anticoagulante, as formas infectantes chamadas de esporozotos. Caindo na corrente circulatria, os esporozotos penetram nas clulas do fgado (hepatcitos), onde se reproduzem por esquizogonia, originando os chamados merozotos. Penetrando nas hemcias, essas formas novamente se reproduzem. Com a ruptura das hemcias, ocorre a libertao dos merozotos alm do pigmento malrico chamado de hemozona e responsvel pelos ataques de febre que caracterizam a malria.

Plasmodium malariae
Com ciclo de 72 horas, responsvel pela febre quart.

2. Ciliados
So protozorios que se locomovem por meio de clios. Embora semelhantes aos flagelos, na estrutura, os clios diferem por serem curtos e numerosos. O batimento

236

BIOLOGIA

dos clios rtmico e coordenado, impulsionando rapidamente o ciliado na gua. Um tpico representante o paramcio, esquematizado na Fig. 4. No paramcio, verificamos a existncia de uma depresso, a goteira ou sulco oral, que leva as partculas alimentares at uma abertura (o citstoma) que continua pela citofaringe, um canal que forma, na extremidade, o vacolo digestrio. O citopgeo uma abertura usada para eliminar restos alimentares existentes no vacolo digestrio. Alm dos vacolos contrcteis, evidenciamos dois ncleos: o macroncleo, relacionado com a nutrio; e o microncleo, envolvido com a reproduo. O paramcio reproduz-se assexuadamente por bipartio e, sexuadamente, pela conjugao. Neste caso, acontece a fuso temporria de dois indivduos, entre

os quais se formam pontes citoplasmticas para trocas de partes dos microncleos. Aps a troca e a fuso de microncleos, os paramcios separam-se e dividem-se duas vezes, produzindo um total de 8 indivduos.

Fig. 4 O paramcio.

(MODELO ENEM) O homem pode ser


infectado por vrias parasitoses causadas por protozorios, organismos unicelulares e eucariontes pertencentes ao Reino Protista. Assinale a opo em que todas as doenas so causadas por protozorios. a) malria doena de leishmaniose amebase. Chagas

Resoluo A peste bubnica e o ttano so causados por bactrias e a febre amarela por vrus. Resposta: A (MODELO ENEM) O combate malria pode ser feito pelo uso do DDT, um inseticida organoclorado. A aplicao desse inseticida visa matar certas espcies de mosquitos do gnero Anopheles, que o transmissor do parasita (Plasmodium). Esse inseticida no especfico, matando a maioria dos insetos da regio. A morte dos insetos prejudica muitas populaes de aves insetvoras que agora no tm com que se alimentar. Muitas plantas so prejudicadas por serem polinizadas por insetos. Na Regio Amaznica, onde a malria endmica, uma medida eficaz para reduo ou controle dessa

b) malria doena de Chagas peste bubnica amebase. c) malria febre amarela doena de Chagas amebase. d) peste bubnica doena de Chagas febre amarela amebase. e) doena de Chagas amebase ttano leishmaniose.

doena, sem causar modificao no equilbrio ecolgico da regio, a) o cultivo, nas guas paradas, de peixes que se alimentam das larvas de insetos. b) a drenagem dos igaraps, destruindo assim os criadouros das larvas. c) a utilizao de telas que impedem a penetrao dos mosquitos nas habitaes humanas. d) o tratamento dos doentes e a profilaxia dos sos, com medicamentos que destruam os parasitas. e) a impermeabilizao da superfcie das guas com leo, matando assim as larvas por asfixia. Resoluo O cultivo de peixes larvfagos representa um processo de controle biolgico que consiste em reduzir uma espcie por meio de seus parasitas e predadores. Resposta: A

Em relao parasitose conhecida por malria, pergunta-se: a) Qual o agente etiolgico? b) Qual o agente transmissor?
RESOLUO: a) Esporozorios do gnero Plasmodium. b) Fmea do mosquito Anopheles.

Considere as seguintes doenas humanas:


I. elefantase II. malria III. esquistossomose IV. lcera-de-Bauru So causadas por protozorios apenas: a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) II e IV. e) III e IV.
RESOLUO: Resposta: D

Quando, entre os protozorios, encontramos um representante com dois tipos de ncleo, podemos dizer que, provavelmente, se trata de a) um rizpodo. b) um esporozorio. c) um ciliado. d) um zooflagelado. e) um fitoflagelado.
RESOLUO: Os ciliados possuem 2 ncleos: microncleo e macroncleo. Resposta: C

O grfico a seguir apresenta as curvas da temperatura de


uma pessoa infectada por um parasita.

BIOLOGIA

237

O parasita que provoca elevaes da temperatura a intervalos regulares pertence ao gnero a) Ascaris. b) Plasmodium. c) Entamoeba. d) Schistosoma. e) Trypanosoma.
RESOLUO: Resposta: B

Assinale a alternativa que, corretamente, associa as colunas


I e II. Coluna I 1 Paramcio 2 Euglena 3 Ameba 4 Plasmodium a) 1A 2B 3C 4D. c) 1B 2A 3D 4C. e) 1B 2D 3C 4A.
RESOLUO: Resposta: D

Coluna II A Sarcodneo B Flagelado C Esporozorio D Ciliado b) 1B 2A 3C 4D. d) 1D 2B 3A 4C.

Os altos ndices de malria nessa regio podem ser explicados por vrias razes, entre as quais: a) As caractersticas genticas das populaes locais facilitam a transmisso e dificultam o tratamento da doena. b) A falta de saneamento bsico propicia o desenvolvimento do mosquito transmissor da malria nos esgotos no tratados. c) A inexistncia de predadores capazes de eliminar o causador e o transmissor em seus focos impede o controle da doena. d) A temperatura elevada e os altos ndices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferao do mosquito transmissor. e) O Brasil o nico Pas do mundo que no implementou medidas concretas para interromper sua transmisso em ncleos urbanos.
RESOLUO: Resposta: D

No Portal Objetivo
(MODELO
ENEM) A malria uma doena tpica de regies tropicais. De acordo com dados do Ministrio da Sade, no final do sculo XX, foram registrados mais de 600 mil casos de malria no Brasil, 99% dos quais na regio amaznica. Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M120

A reproduo

Brotamento Estrobilizao Regenerao Partenognese Poliembrionia

1. A importncia da reproduo
A reproduo, isto , a capacidade de produzir novos indivduos, uma caracterstica bsica de todo o ser vivo, necessria preservao da espcie. H dois tipos de reproduo: assexuada ou agmica e sexuada ou gmica.

2. A reproduo assexuada
A reproduo assexuada envolve apenas um organismo e no apresenta clulas sexuais ou gametas, da ser chamada de agmica. Pode ocorrer por brotamento, estrobilizao e regenerao.

Espongirio. Celenterado (Hydra). Fig. 1 Brotamento em espongirios e celenterados.

Estrobilizao
Em celenterados, platielmintes e aneldeos, pode haver a fragmentao de um indivduo em duas ou mais partes, as quais se desenvolvem formando animais completos. A esse tipo de processo reprodutivo d-se o nome de estrobilizao (Fig. 2).

Brotamento ou gemiparidade
Consiste no aparecimento, sobre um organismo, de uma protuberncia chamada de broto ou gema que, depois de se destacar, cresce e constitui um novo organismo, ou ento permanece unida, iniciando a formao de uma colnia. As colnias, comuns em espongirios e celenterados, originam-se de um indivduo inicial que se multiplica por brotamento (Fig. 1).

Fig. 2 Estrobilizao na medusa Aurelia.

238

BIOLOGIA

Regenerao
Alguns animais tm a capacidade de regenerar-se, ou seja, reconstruir partes perdidas por mutilao ou qualquer outra causa. A regenerao acontece, principalmente, em animais inferiores, como: espongirios, celenterados e platielmintes. Assim, por exemplo, se uma planria for cortada em trs partes, cada uma delas pode regenerar um animal completo (Fig. 3).

Fmeas ovovivparas
Produzem ovos, cujo desenvolvimento feito parcialmente no interior do corpo materno. Durante a sua permanncia no corpo materno, o embrio no se nutre s expensas da me, mas consome as reservas nutritivas existentes no ovo. O ovo eliminado chamado de embrionado, porque no interior dele existe um embrio. So ovovivparas algumas fmeas de rpteis.

Fmeas vivparas
Neste caso, o ovo nutrido pela me, sendo seu desenvolvimento feito totalmente no interior do tero materno. O nascimento realizado atravs do parto. uma caracterstica dos mamferos.

Desenvolvimento direto
Fig. 3 A regenerao em planrias.

3. A reproduo sexuada
Em todos os grupos de animais ocorre a reproduo sexuada ou gmica, que envolve dois organismos: o macho e a fmea, produtores de clulas sexuais ou gametas. Geralmente os gametas so produzidos em rgos especializados, as gnadas. Testculo a gnada masculina e ovrio, a feminina. Da fuso dos gametas resulta o zigoto ou clula-ovo que formar, por divises sucessivas, um novo indivduo.

Em certos animais, aps os primeiros estgios de desenvolvimento, o embrio apresenta uma forma relativamente parecida com a dos animais adultos de sua espcie. Durante o desenvolvimento, as modificaes processam-se gradualmente, sem diferenas profundas entre as diversas fases. Neste caso, o desenvolvimento chamado de direto, como acontece com os mamferos.

Desenvolvimento indireto
Existem organismos que nascem na forma de larvas, cuja morfologia muito diferente da forma adulta. Sofrendo um processo chamado de metamorfose, as larvas vo se transformando em adultos. o caso das moscas, cujas larvas lembram vermes (Fig. 3).

Animais unissexuados ou dioicos


Na maioria das espcies, existem dois tipos de organismos; o macho que forma testculos e a fmea que apresenta ovrio.

Animais hermafroditas ou monoicos


O animal hermafrodita ou monoico apresenta no mesmo organismo ovrios e testculos, como acontece com certos platielmintes e aneldeos.

Fig. 3 O desenvolvimento da mosca domstica.

6. Partenognese e poliembrionia
Partenognese o desenvolvimento completo de um vulo sem que o gameta masculino o tenha fertilizado. O processo comum em insetos, como acontece com as abelhas, nas quais os ovos no fecundados evoluem partenogeneticamente para machos, enquanto os fecundados produzem fmeas. Poliembrionia a formao de dois ou mais organismos a partir de um nico ovo. Ao se dividir, o ovo produz duas clulas, chamadas de blastmeros que, em vez de permanecerem juntos, separam-se e evoluem independentemente, originando dois embries. No homem, a poliembrionia responsvel pela formao de gmeos idnticos, tambm chamados de monozigticos ou univitelinos. Nos tatus, a poliembrionia uma condio normal, na qual cada ovo origina de quatro a seis gmeos idnticos (Fig. 4). Fig. 4 Poliembrionia em tatu. BIOLOGIA

4. A fecundao
Chamamos de fecundao ou fertilizao ao processo em que h fuso do espermatozoide com o vulo, originando o zigoto ou clula-ovo. A fecundao pode ser externa ou interna. Na primeira, os organismos eliminam na gua os gametas que se unem formando o zigoto. comum em animais aquticos, como os peixes e os anfbios. A fecundao interna ocorre na maioria dos organismos e requer a prtica do ato sexual ou cpula, em que o macho introduz os espermatozoides no corpo da fmea, onde o vulo fecundado.

5. A evoluo do ovo
Em relao ao local de desenvolvimento do ovo, as fmeas podem ser: ovparas, ovovivparas e vivparas, sendo o desenvolvimento direto ou indireto.

Fmeas ovparas
So aquelas que eliminam ovos que iro se desenvolver totalmente no meio externo. Ex.: as aves.

239

(MODELO ENEM) A reproduo sexuada


caracterizada pela fuso dos ncleos dos gametas femininos e masculinos, processo este denominado cariogamia, enquanto na reproduo assexuada est envolvido apenas um tipo de clula, o que leva formao de indivduos geneticamente idnticos. Se relacionarmos esses dois tipos de reproduo ao processo evolutivo, podemos afirmar que a reproduo assexuada menos vantajosa que a sexuada porque a) favorece a formao de indivduos recombinantes, isto , diferentes geneticamente. b) no permite a replicao exata de indivduos

especialmente bem adaptados a certos ambientes. c) favorece a capacidade de invaso de novos ambientes por ausncia de competio. d) no d oportunidade populao de adaptar-se s mudanas das condies ambientais. e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resoluo Na ausncia de variao, os indivduos so iguais e no resistem s mudanas ambientais. Resposta: D (MODELO ENEM) Os tipos de reproduo que ocorrem nos seres vivos permitem: I. manuteno das espcies;

II. variabilidade gentica; III. manuteno do patrimnio gentico, com pouca ou nenhuma alterao; IV. maior probabilidade de sobrevivncia quando o ambiente sofre modificao desfavorvel. A reproduo sexuada responsvel somente por a) II, III e IV. b) I e II. c) I e III. d) II e IV. e) I, II e IV. Resoluo A manuteno do patrimnio gentico, com pouca ou nenhuma alterao, ocasionada pela reproduo assexuada. Resposta: E

Em insetos himenpteros, como, por exemplo, as abelhas, ocorre o fenmeno da partenognese, em relao ao qual responda: a) O que partenognese? b) De que maneira atua na determinao do sexo?
RESOLUO: a) A partenognese o processo no qual um vulo se desenvolve, sem ter sido fecundado, originando um animal normal. b) Os ovos fecundados originam fmeas e os no fecundados, atravs da partenognese, produzem machos.

(FUVEST)

Dois irmos se originaram de blastmeros provenientes de um mesmo zigoto. Pode-se afirmar que os mesmos so gmeos a) univitelinos e, obrigatoriamente, do mesmo sexo. b) univitelinos, podendo ser de sexos diferentes. c) fraternos e, obrigatoriamente, do mesmo sexo. d) fraternos, podendo ser de sexos diferentes. e) fraternos e, obrigatoriamente, de sexos diferentes.
RESOLUO: Resposta: A

Reproduo assexuada que ocorre no reino animal e que

RESOLUO: Nas ovovivparas, os ovos eliminados so embrionados, isto , apresentam um embrio que comeou a se desenvolver no interior do organismo materno. Nas fmeas vivparas, o desenvolvimento ocorre totalmente no interior do tero materno.

Diferenciar: fmeas ovovivparas e vivparas.

caracterizada pelo aparecimento de expanses do corpo que podem se desenvolver e originar novos indivduos ligados ou no ao organismo que os gerou. A denominao dessa reproduo a) esquizognese ou estrobilizao. b) bipartio ou cissiparidade. c) esporulao ou esporognese. d) gemulao ou gemiparidade. e) partenognese ou poliembrionia.
RESOLUO: Resposta: D

(MODELO ENEM) Reproduo a capacidade que um


organismo tem de gerar indivduos semelhantes a si mesmo. Os vulos desenvolvem-se sem a participao de espermatozoides, no havendo portanto mistura de genes de dois gametas diferentes (fecundao). Este processo de reproduo assexuada denominado de a) fragmentao. b) partenognese. c) brotamento. d) gemulao. e) esporulao.
RESOLUO: Resposta: B

(PUC-SP) Considere os seguintes processos: I. gametognese III. brotamento II. fecundao IV. esporulao Relacionam-se reproduo sexuada dos animais, apenas, a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV.
RESOLUO: Resposta: A

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M121

240

BIOLOGIA

Embriologia: tipos de ovos e segmentao

Oligolcitos Heterolcitos Megalcitos Centrolcitos

1. A embriologia
Os animais originam-se de um ovo ou zigoto, que uma clula formada, no processo de fecundao, pela fuso de um espermatozoide com um vulo. Por meio de sucessivas divises celulares mitticas e processos de diferenciao, o zigoto acaba se transformando num complexo organismo, com mltiplos tipos celulares organizados em tecidos, rgos e sistemas. A embriologia estuda todas as fases do processo que vai desde a primeira diviso do ovo at o nascimento de um organismo.

Ovos centrolcitos
Com vitelo no centro, envolvendo o ncleo. So tpicos de artrpodes.

3. Segmentao ou clivagem
A primeira fase da embriognese a segmentao ou clivagem, na qual uma srie de sucessivas divises mitticas transforma o ovo num estgio embrionrio conhecido por blstula. O tipo de segmentao determinado pela quantidade e distribuio do vitelo, pois sendo formado por substncia inerte incapaz de se dividir.

2. Tipos de ovos
No citoplasma do ovo, forma-se o vitelo ou deutoplasma, que representa a substncia nutritiva utilizada pelo embrio durante o seu desenvolvimento. Em funo da quantidade e distribuio de vitelo, os ovos so classificados em quatro tipos: oligolcitos, heterolcitos, telolcitos e centrolcitos (Fig. 1).

Segmentao total ou holoblstica


Abrange a totalidade do ovo e pode ser igual ou desigual. Holoblstica igual ocorre nos ovos oligolcitos e produz clulas de igual tamanho. A primeira e a segunda diviso, atravs de planos longitudinais e perpendiculares entre si, formam quatro clulas, chamadas de blastmeros; o terceiro plano transversal e origina oito blastmeros. As divises se sucedem em planos alternados originando a mrula, uma massa pluricelular mais ou menos esfrica. A seguir, as clulas vo se dividindo e deslocando para a periferia, de modo a formar a blstula, estgio embrionrio no qual uma camada celular, chamada blastoderme, limita a blastocela, uma cavidade central cheia de lquido (Fig. 2).

Fig. 1 Tipos de ovos.

Ovos oligolcitos ou isolcitos


Possuem uma pequena quantidade de vitelo distribuda de modo uniforme pelo citoplasma. So exemplos os ovos do anfioxo, dos equinodermos e dos mamferos no ovparos.

Ovos heterolcitos
Possuem maior quantidade de vitelo desigualmente distribuda, o que permite a distino de dois polos: o animal e o vegetativo. No animal, aparece o ncleo e pequena quantidade de vitelo; no vegetativo, o vitelo est acumulado em maior quantidade. So exemplos deste tipo os ovos dos anfbios.
Fig. 2 Segmentao holoblstica igual.

Ovos telolcitos ou megalcitos


Possuem grande quantidade de vitelo, restringindo-se o citoplasma com o ncleo a uma camada, constituindo a cicatrcula ou disco germinativo. So os ovos tpicos de peixes, rpteis e aves.

Holoblstica desigual ocorre nos ovos heterolcitos, abrange a totalidade do ovo e sendo mais rpida no polo animal, graas menor quantidade de vitelo, acaba formando dois tipos de clulas: micrmeros, menores no polo animal, e macrmeros, maiores e situados no polo vegetativo (Fig. 3). Consequentemente, a blstula apresenta a blastocela, deslocada para o polo animal, tendo a blastoderme com micrmeros no polo animal e macrmeros no vegetativo.
BIOLOGIA

241

Segmentao meroblstica ou parcial


Acontece apenas numa parte do ovo, podendo ser discoidal e superficial. Meroblstica discoidal ocorre nos ovos telolcitos. A segmentao atinge apenas a cicatrcula e acaba formando a blastoderma, uma camada celular que recobre a blastocela, situada entre as clulas e o vitelo (Fig. 4). Meroblstica superficial acontece nos ovos centrolcitos. O ncleo entra em sucessivas divises. Os ncleos resultantes migram para a poro perifrica do ovo que se transforma num citoplasma plurinucleado que, com o aparecimento de membranas divisrias, transforma-se na blastoderme (Fig. 5).

Fig. 3 Segmentao total, desigual.

Fig. 4 Fases da clivagem meroblstica discoidal do ovo telolcito.

Fig. 5 Segmentao meroblstica superficial do ovo centrolcito.

(MODELO ENEM) Observe a sequncia


de ovos abaixo e assinale a alternativa correta.

IV. O ovo das aves apresenta clivagem holoblstica total, de modo que todos os blastmeros tm o mesmo tamanho. V. O ovo heterolcito pertence aos anfbios, enquanto o ovo oligolcito pertence aos mamferos. Ambos tm padro de clivagem holoblstica total, originando blastmeros de tamanho igual. a) As afirmaes I, II e III so corretas. b) A afirmao I incorreta, enquanto as afirmaes II e IV so corretas. c) As afirmaes IV e V so corretas e a II incorreta. d) Somente as afirmaes I e V so corretas. e) Somente as afirmaes II e III so corretas. Resoluo I. Incorreta. No ovo de mamferos, a clivagem holoblstica igual. IV. Incorreta. Nos ovos centrolcitos, a clivagem s ocorre na superfcie.

V. Incorreta. No ovo heterolcito, a clivagem produz blastmeros de tamanho diferente. Resposta: E

O ovo pertencente aos mamferos do tipo oligolcito. Esse ovo apresenta bastante vitelo e sua clivagem holoblstica desigual. II. O ovo pertencente aos anfbios apresenta clivagem holoblstica desigual. III. O ovo dos insetos denomina-se centrolcito e apresenta duplicao nuclear em toda a sua regio central.

I.

(MODELO ENEM) Aps as primeiras clivagens, quando o embrio est constitudo por algumas centenas de clulas, comea a surgir, em uma regio mais interna, uma cavidade cheia de lquido. O processo prossegue at que se forme uma cavidade bem definida, na regio central da bola de clulas. (Amabis & Martho. Biologia das Clulas. a ed. So Paulo: Moderna, 1997.) 1. O estgio do desenvolvimento embrionrio descrito no texto denominado a) organognese. b) mrula. c) gstrula. d) blstula. e) nurula. Resoluo A blstula uma esfera oca, na qual a parede envoltria a blastoderme e a cavidade central constitui a blastocela. Resposta: D

242

BIOLOGIA

Complete a tabela abaixo:


TIPO DE OVOS
Telolcitos Heterolcitos Holoblstica igual Centrolcitos

Observe com ateno o desenho e marque a alternativa correta:


OCORRNCIA

TIPO DE SEGMENTAO
Meroblstica discoidal

Anfbios Mamferos Artrpodes a) Os grupos representados apresentam tipos de ovos diferentes com segmentao igual. b) O tipo de ovo humano semelhante ao da ave. c) O ovo da ave apresenta mais vitelo do que os demais ovos. d) O tipo do ovo do jacar semelhante ao do inseto. e) Todos os grupos apresentam o mesmo tipo de segmentao.
RESOLUO: Resposta: C

RESOLUO: Aves, holoblstica desigual, oligolcitos e meroblstica superficial.

(ACAFE) Os vulos dos animais geralmente so grandes e imveis, contendo em seu interior reserva de nutrientes para o desenvolvimento do embrio. So esses nutrientes que compem o vitelo.
Marque V ou F, conforme as afirmaes sejam verdadeiras ou falsas. ( ) Isolcitos ou oligolcitos ocorrem em equinodermos e cefalocordados (anfioxo). ( ) Heterolcitos possuem pouco vitelo e ocorrem somente em peixes. ( ) Telolcitos so vulos grandes com muito vitelo e ocorrem em rpteis, aves e alguns peixes. ( ) Centrolcitos e alcitos ocorrem, respectivamente, em insetos e na maioria dos mamferos. A sequncia correta, de cima para baixo, : a) V F F F. b) F F V V. c) V V F F. d) V F V V. e) V V V V.
RESOLUO: Resposta: D

A figura a seguir mostra fases do desenvolvimento inicial de


um invertebrado.

Pela figura, pode-se concluir que esse invertebrado possui ovos a) alcitos. b) isolcitos. c) telolcitos. d) centrolcitos. e) heterolcitos.
RESOLUO: Resposta: E

(PUC-SP) As figuras abaixo mostram a sequncia inicial do desenvolvimento embrionrio de um vertebrado.

(MODELO ENEM) No desenvolvimento embrionrio da maioria dos animais, quando o embrio j tem algumas centenas de clulas, comea a surgir em seu interior uma cavidade cheia de lquido, envolta por uma camada celular. Neste estgio, a fase embrionria, a camada celular e a cavidade so, respectivamente, designadas por a) mrula, blastocela e blastoderme. b) blstula, blastoderme e blastocela. c) blstula, mrula e blastoderme. d) gstrula, blastoderme e blastocisto. e) mrula, celoma e blastocisto.
RESOLUO: Resposta: B

A anlise das figuras permite concluir que o zigoto desse animal apresenta a) tanto vitelo que no h possibilidade de formao de blastmeros completos. b) pouco vitelo e por isso h formao de blastmeros iguais. c) vitelo uniformemente distribudo. d) mais vitelo no polo animal do que no polo vegetativo. e) mais vitelo no polo vegetativo do que no polo animal.
RESOLUO: Resposta: E

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M122

BIOLOGIA

243

Embriologia do anfioxo

Blstula Gstrula Neurulao Notocorda Celoma

1. A embriologia
Os animais originam-se de um ovo ou zigoto que uma clula formada, no processo de fecundao, pela fuso de um espermatozoide com um vulo. A embriologia estuda todas as fases do processo que vai desde a primeira diviso do ovo at o nascimento de um organismo. Por meio de sucessivas divises celulares mitticas e processos de diferenciao, o zigoto acaba se transformando num organismo complexo, com mltiplos tipos celulares organizados em tecidos, rgos e sistemas.

64 clulas, e assim por diante, at formar uma estrutura esfrica, a mrula. Com o prosseguimento das divises, as clulas do meio vo se deslocando para a periferia, originando o estgio de blstula, estruturalmente uma esfera cuja parede, chamada de blastoderme, envolve a blastocela, uma cavidade central cheia de lquido.

2. A embriologia do anfioxo
O anfioxo um animal marinho classificado como cefalocordado. Com 5 a 8 cm de comprimento, transparente e tem a forma de um pequeno peixe, conforme ilustrado na Fig. 1. Sendo um animal de fecundao externa, constitui um material clssico para o estudo das primeiras fases da Fig. 1 O anfioxo. embriognese.

Fig. 2 Segmentao ou clivagem.

4. Gastrulao
Segue-se o processo de gastrulao, formao de um estgio embrionrio conhecido como gstrula. A gastrulao caracteriza-se por divises e deslocamentos celulares, iniciados com a invaginao dos macrmeros do polo vegetativo. Na gstrula, que lembra uma taa (Fig. 3), distinguimos duas camadas celulares que constituem os dois primeiros folhetos germinativos: o externo, ectoderma ou ectoblasto, e o interno, endoderma ou endoblasto. A gastrulao produz uma nova cavidade, o arquntero ou intestino primitivo, que se comunica com o exterior atravs de uma abertura, o blastporo.

3. Segmentao ou clivagem
A primeira fase da embriologia a segmentao ou clivagem, que vai desde a primeira diviso do ovo at o estgio embrionrio conhecido como blstula. Durante o desenvolvimento, o embrio utiliza o vitelo, conjunto de nutrientes, especialmente protenas e fosfolipdios, existentes no citoplasma do ovo. O anfioxo possui um ovo classificado como oligolcito, por conter pequena quantidade de vitelo que, sendo constitudo por substncia inerte, orienta os planos das divises mitticas que ocorrem na evoluo do ovo. No ovo do anfioxo, existem dois polos distintos, o animal, mais prximo do ncleo e com menor quantidade de vitelo, e o vegetativo, mais distante do ncleo e com maior quantidade de vitelo. As clulas resultantes da segmentao do ovo so chamadas de blastmeros. O primeiro plano de diviso longitudinal, passa pelos polos animal e vegetativo, dividindo o ovo em dois blastmeros iguais. O segundo plano de diviso tambm longitudinal e perpendicular ao primeiro plano, formando quatro blastmeros (Fig. 2). A terceira diviso feita num plano transversal e perpendicular s duas primeiras, graas maior quantidade de vitelo, um pouco deslocado para o polo animal. O resultado a formao de oito clulas de tamanho diferente: quatro micrmeros no polo animal e quatro macrmeros no polo vegetativo. Seguem-se divises em planos alternadamente longitudinais e transversais, resultando em 16, 32,

Fig. 3 A gastrulao.

5. Neurulao e formao do mesoderma e da notocorda


Chamamos de neurulao fase embrionria em que aparece o tubo neural, a estrutura responsvel pela formao do sistema nervoso dos cordados. Na regio

244

BIOLOGIA

medianodorsal do embrio, as clulas do ectoblasto crescem formando a placa neural que se aprofunda constituindo a goteira neural, cujos bordos se unem produzindo o tubo neural e refazendo-se o ectoblasto. Durante a neurulao, tambm h formao do mesoderma e da notocorda. No teto do arquntero, por diferenciao celular, aparece o material cordo-mesoblstico, um conjunto de clulas que produz trs evaginaes: uma central, formadora da notocorda, e duas laterais, responsveis pela origem do mesoderma ou mesoblasto, o terceiro folheto embrionrio que envolve uma cavidade denoFig. 4 A neurulao e a formao da notocorda e do mesoblasto. minada celoma (Fig. 4).

(MODELO ENEM) Aps a fecundao, o


ovo ou zigoto inicia um processo de mitoses sucessivas e de rearranjo espacial das novas clulas formadas. Esse conjunto de fenmenos tem uma sequncia prpria para cada tipo de ovo, mas existem algumas transformaes que so comuns a todos os tipos de ovos. Apesar de o processo ser contnuo, costumamos dividi-lo, para fins didticos, nas seguintes fases: 1) Segmentao 2) Fase de blstula 3) Fase de gstrula 4) Fase de nurula
(extrado de Citologia, Histologia e Embriologia, Elizabeth Carneiro Mesquita, E.P.U.)

uma fina camada de blastmeros envolve uma pequena cavidade central. d) A gstrula um estgio embrionrio em que se diferenciam trs folhetos germinativos. e) O mesoderma, terceiro folheto germinativo, envolve uma cavidade conhecida como celoma. Resoluo A mrula pluricelular. Resposta: B (MODELO ENEM) Nos primeiros estgios embrionrios, existem muitas semelhanas entre o desenvolvimento de um anfioxo e de uma r. Observe o desenho a seguir que mostra um corte transversal de um embrio de r, e assinale a alternativa que, corretamente, identifica as estruturas apontadas

pelos nmeros 1, 2, 3, 4 e 5. a) 1 notocorda; 2 tubo neural; 3 intestino primitivo; 4 epiderme e 5 neuroderme. b) 1 tubo neural; 2 notocorda; 3 arquntero; 4 ectoderme e 5 mesoderme. c) 1 tubo neural; 2 celoma; 3 notocorda; 4 ectoderme e 5 mesoderme. d) 1 notocorda; 2 celoma; 3 arquntero; 4 ectoderme e 5 ectoderme. e) 1 intestino primitivo; 2 tubo neural; 3 celoma; 4 notocorda e 5 mesoderme. Resoluo 1 tubo neural; 2 notocorda; 3 arquntero; 4 ectoderme; 5 mesoderme. Resposta: B

Sobre essas fases, incorreto afirmar: a) A nurula o estgio em que se identifica o tubo neural, que se origina de uma dobra da regio dorsal da ectoderme. b) A mrula um estgio embrionrio unicelular, compacto e esfrico. c) A blstula um estgio embrionrio em que

A figura abaixo representa um corte de embrio de anfioxo.

a) Cite as estruturas indicadas em I, II e III. b) A que filo pertence o embrio esquematizado?


RESOLUO: a) I tubo neural, II mesoderma, III ectoderma. b) Cordados.

BIOLOGIA

245

Observe a figura abaixo e responda.

d) invaginao do blastoderma na regio dos micrmeros. e) invaginao do ectoderma da blstula na regio dos micrmeros.
RESOLUO: Resposta: C

(MODELO ENEM) O desenho abaixo ilustra diferentes fases do desenvolvimento embrionrio. Sobre isto errado afirmar que
a) Qual o nome da fase embriolgica representada? b) Quais os nomes das estruturas apontadas em A, B, C e D?
RESOLUO: a) Gstrula. b) A Blastporo, B Arquntero, C Endoderma e D Ectoderma.

Considere:
I. Ovo II. Nurula III. Mrula IV. Gstrula V. Blstula A sequncia correta do desenvolvimento embrionrio : a) I III V IV II. b) I V III IV II. c) I II III IV V. d) I III II V IV. e) V I II IV III.
RESOLUO: Resposta: A

a) a clula-ovo resulta do processo da fecundao. b) a clula-ovo se divide por mitose e forma os blastmeros. c) a cavidade da gstrula o intestino primitivo ou arquntero. d) a mrula resulta da segmentao da clula-ovo. e) a gstrula uma estrutura temporria que evolui para blstula.
RESOLUO: Resposta: E

A gstrula formada no anfioxo por


a) formao de bolsas laterais no arquntero da blstula. b) segmentao sucessiva do zigoto, em planos perpendiculares entre si. c) invaginao do blastoderma na regio dos macrmeros.

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M123

Evoluo dos folhetos embrionrios

Neuroblasto Epmero Mesmero Hipmero

1. O destino dos folhetos germinativos ou embrionrios


Atravs de um processo conhecido como organognese, constitudo por divises e diferenciaes celulares, os folhetos embrionrios ou germinativos produzem todas as estruturas de um organismo. A evoluo completa dos folhetos objeto de embriologia especializada, aqui estudaremos apenas o destino deles em animais de organizao mais complexa, ou seja, os vertebrados.

2. Ectoblasto ou ectoderma
Dividindo-se em duas partes, o ectoblasto forma: epiblasto e neuroblasto. O epiblasto ou ectoderma epidrmico origina a epiderme, camada superficial da pele, e seus anexos so: pelos, cabelos, unhas, garras, bem como as glndulas sebceas, sudorparas e mamrias. Tambm forma o revestimento das cavidades bucal e nasal, o cristalino e as vesculas olfativas e auditivas. O ectoblasto ou ectoderma neural, representado pelo tubo neural, encarrega-se da organognese do sistema nervoso central, constitudo pelo encfalo e a medula espinhal.

3. Mesoblasto
a poro responsvel pela maioria das estruturas orgnicas. Aps a neurulao, segmenta-se em trs partes: epmero, mesmero e hipmero.

246

BIOLOGIA

Epmero
a parte dorsal que se divide em dermtomo, esclertomo e mitomo. O dermtomo produz a derme, camada mais profunda da pele. O esclertomo origina os constituintes do esqueleto axial, isto , o crnio e a coluna vertebral e o mitomo, a musculatura estriada.

Mesmero
Poro mediana do mesoblasto, formadora do sistema urogenital, representado pelos rins e as gnadas (testculos e ovrios).

Hipmero
Parte ventral do mesoblasto que envolve a cavidade corprea chamada de celoma. Forma os elementos do esqueleto, dos apndices locomotores e os msculos que os acionam. Origina o sistema circulatrio (corao, vasos e clulas do sangue) e a musculatura lisa.

4. Endoblasto ou endoderma

Fig. 1 Os folhetos germinativos.

Forma o revestimento interno do intestino, do trato respiratrio, da bexiga, alm das glndulas seguintes: fgado, pncreas, tireoide e paratireoides (Fig. 1).

QUADRO GERAL DA EVOLUO DOS FOLHETOS EMBRIONRIOS


Epiderme e anexos Epiblasto Ectoblasto Neuroblasto Dermtomo Epmero Esclertomo Mitomo Mesoblasto Folhetos Hipmero Mesmero Receptores sensoriais Sistema nervoso central Derme Esqueleto axial Musculatura estriada Sistema urogenital Esqueleto e msculos dos apndices Sistema circulatrio Msculos lisos Revestimento interno dos tratos digestrio e respiratrio Fgado Endoblasto Pncreas Tireoide Paratireoides BIOLOGIA

247

(MODELO ENEM) O desenvolvimento


embrionrio nos animais pode ser dividido em trs etapas principais: segmentao, gastrulao e organognese. Sobre essas etapas, considere as seguintes afirmativas: I. Na segmentao holoblstica desigual, que ocorre nos ovos oligolcitos, formam-se blastmeros de tamanhos diferentes (micrmeros e macrmeros). II. A segmentao ocorre normalmente em duas fases: mrula e blstula, e a cavidade que se observa na blstula recebe o nome de blastocela. III. Na gastrulao, inicia-se a diferenciao dos folhetos germinativos que daro origem aos tecidos e rgos.

IV. Na organognese, ocorre a diferenciao de tecidos a partir dos folhetos germinativos e a diferenciao de rgos e sistemas. V. No homem, a segmentao do ovo parcial discoidal. Quais so as duas afirmativas incorretas? a) I e V. b) II e III. c) I e IV. d) II e V. e) IV e V. Resoluo I. Incorreta. Nos ovos oligolcitos, a segmentao holoblstica igual. V. Incorreta. No homem, o ovo oligolcito, com segmentao holoblstica igual. Resposta: A

(MODELO ENEM) Uma mulher grvida


sofre irradiao com raios X. No momento da irradiao, o embrio estava sob a forma de gstrula, e somente as clulas da ectoderme foram atingidas. Podero sofrer mutao os tecidos a) nervoso, conjuntivo e epiderme. b) nervoso e do aparelho circulatrio. c) nervoso, de revestimento da boca, nariz e nus e epiderme. d) conjuntivo, do aparelho urinrio e muscular. e) de revestimento do tubo digestrio, urinrio e reprodutivo. Resoluo A epiderme e o tecido nervoso so originados da ectoderme. Resposta: C

Complete a tabela abaixo indicando qual o folheto embrionrio (ectoblasto, mesoblasto ou endoblasto) responsvel pela formao das estruturas listadas na coluna da esquerda.
ESTRUTURAS
1. 2. 3. 4. 5. Epiderme Derme Medula espinhal Fgado Unhas

FOLHETOS
Ectoblasto Mesoblasto Ectoblasto Endoblasto Ectoblasto Mesoblasto

6. Rins

(MODELO ENEM) Os folhetos embrionrios atravs de processos de desenvolvimento e diferenciao daro origem a diferentes estruturas nos indivduos adultos. Considere as afirmaes abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriolgico. I. A ectoderme origina a medula espinhal. II. A mesoderme origina o tecido muscular e sseo. III. A endoderme origina o tecido urogenital. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
RESOLUO: Resposta: B

Sabe-se que o desenvolvimento de um embrio levar diferenciao dos tecidos e rgos do organismo a partir dos folhetos embrionrios que so: Ectoderma, Mesoderma e Endoderma. Portanto, podemos dizer que o crebro, o pncreas e os testculos originam-se, respectivamente, de quais folhetos?
RESOLUO: Ectoderma, endoderma e mesoderma.

(UNICAMP)

Abaixo esto relacionados folhetos embrionrios e rgos originados deles. I. Ectoderme epiderme. II. Mesoderme derivados cutneos. III. Endoderme tubo digestrio. IV. Mesoderme msculos estriados. V . Endoderme crebro. VI. Ectoderme pulmes. Esto corretas: a) I, III e IV. b) III, IV e V. c) I, II e IV. d) II, IV e V. e) II, V e VI.
RESOLUO: Resposta: A

Os vertebrados possuem trs folhetos germinativos no estgio embrionrio, denominados ectoderma, mesoderma e endoderma. A partir dessa afirmativa, indique a resposta errada. a) O mesoderma forma a derme e o sistema muscular. b) O ecotoderma forma o sistema nervoso. c) O mesoderma forma as estruturas sseas. d) O mesoderma forma o sistema urogenital (rins, bexiga, uretra, gnadas). e) O endoderma forma o corao e os vasos sanguneos.
RESOLUO: Resposta: E

No Portal Objetivo
Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em localizar, digite BIO1M124

248

BIOLOGIA

S-ar putea să vă placă și