Sunteți pe pagina 1din 3

aula ... o que que isso?

o? Na realidade, voc pega uma leso de psoriase, voc vai curetando ela e ai voc vai ver: sinal da vela, que nada mais do que quando voc cureta aquela escama parece uma cera de vela que voc est descamando e como a leso muito vascularizada voc vai ter o sinal do orvalho sangrento, que quando voc curetar vai sair vrios pontinhos de sangramento. Outros tipos de psorase: Psorase invertida: que tam m no muito !requente, mas acontece em !le"uras e em do ras. Normalmente na !ace e"tensora. #irilha, a"ilas, so reas $midas. %e rea $mida voc vai esperar que tenha menos o que? &enos ceratose n, ento vai ter menos descama'o. (nto asicamente voc vai ver uma leso eritematosa, mas com pouco ou nenhuma descama'o. )ode estar isolado ou associada a psorase em placas. Psorase em gotas: (m gotas so essas les*es pequenininhas, isoladas. + psorase em gotas est muito associada com o estreptococos, ento nesse tipo de psorase quando voc !az um anti i,tico normalmente melhora dessa leso. [Da hora pergunta qual a diferena de fenmeno de Koepner e alguma coisa l, ela responde: dermografismo na realidade uma reao em que voc o servar em pessoas que tem urticria e ela no dei!a de ser um fenmeno de Koepner, mas nem todo fenmeno de Koepner um dermografismo, porque no dermagrafismo voc vai ver uma placa eritematosa elevada "a fita deu tilt e ta um arulho da porra## no escutei direito essa parte$, ao passo que o fenmeno de Koepner "deu pra escutar o resto no##$%

.... a gente vai ver na psorase eritrodrmica, que a gente vai !alar mais na !rente. Na psorase eritrodrmica voc tem um eritrema e descama'o generalizados. O que que precipita a psorase eritrodrmica? [&lgum responde cortic'ide% &uito em.. cortic,ide um !ator predisponente muito importante e a maior parte dos casos que a gente v de psorase eritrodrmica por iatrogenia. Psorase pustulosa: #oc v vrias p$stulas. (ssa p$stula se voc !izer a cultura ela estril. -laro que e"iste os diagn,sticos di!erenciais importante, por e"emplo, uma .anisidrose?/ in!ectado pode se mostrar e"atamente como isso aqui [ela ta dando a aula mostrando no slide##% . ( a pustulosa ela pode ser localizada ou generalizada. +qui um outro quadro de psorase pustulosa.. aqui voc v a a"ila com a placa eritrematosa, descamativa, mas voc v muitas p$stulas ao redor. ( interessante aqui nesse quadro, 0s vezes a pessoa pensa que somente uma piodermite, uma in!ec'o acteriana e !az um anti i,tico.. e como e"iste a rea'o cruzada com o estreptococos, da vai melhorando.. mesmo sem ter removido completamente mas aca a dando uma melhorada. Psorase artroptica: 1sso aqui a gente t vendo as les*es em placa, eritremato2descamativas, tam m tem acometimento ungueal e voc pode o servar que tem acometimento das articula'*es. %e especula que se3a mais ou menos 45. O livro de reumatologia coloca um percentual em maior, eles colocam 67, 875, mas em dermato a gente acha que 45. ( o interessante dessa psorase a localiza'o.. ento quando voc !or !azer o diagn,stico di!erencial de uma leso de pele, se voc olhar a articula'o do paciente e voc v que ela tem uma de!ormidade so retudo nas inter!alangianas distais, isso sugere muito o diagn,stico de . artrite psoriada((/, ento o diagn,stico di!erencial em menor, asicamente 9oen'a de .:ai alguma coisa/ e osteoartrite, que so uma das poucas doen'as que normalmente acometem as inter!alangianas distais.

Diagnstico: -linico. %e voc tiver d$vida na clnica voc pode recorrer a uma i,psia. 1sso aqui um corte de pele.. aqui t a camada c,rnea, a epiderme e isso aqui a derme. (nto por que a leso to vermelha ? porque aqui voc t cheio de vaso. )or isso que essas les*es sangram com muita !acilidade. Tratamento: ;,pico: 2 2 2 -ortic,ide. + questo do cortic,ide a mesma que 3 discutimos antes.. a questo da taqui!ila"ia e voc pode levar a e!eitos colaterais t,picos.. estrias, talangectasias e hipertro!ia da pele. .???/ < (u !alei pra vocs pode ser em "ampoo, pode ser em creme, etc. ;etralina < ;am m uma medica'o muito $til, voc pode colocar numa .???/ dei"a durante =7, =8 min e lava.

[&lgum pergunta de alguma droga ai que eu no escutei, ela responde: a )* um derivado do c# +etin'ico, tam m pode ser utili,ada, vai a-udar astante% 2 2 2 2 >cido salislico < + gente 3 comentou. -alcitriol < 9erivado da vit. 9. No se sa e ainda por que mecanismo mas ele reduz a atividade in!lamat,ria da derme e com isso a3uda a diminuir a leso. 9imecolinas < 1munosupressor. %e uma doen'a in!lamat,ria, imunol,gica, se voc usar imunosupressor, 0 semelhan'a do cortic,ide vai a3udar tam m n. (molientes < %e uma leso descamativa, voc tem que pensar que se tem uma descama'o, se tem uma crosta, ali em cima vai impedir a atua'o do seu creme.. ento sempre voc vai ter que usar um ad3unto hidratante.

[Doug pergunta algo que no d pra escutar, ela responde: voc tem indicao de usar quando voc tem uma rea .lcera, mais e!udativa, se voc tiver uma leso com uma crosta, ressecada, no vai a-udar muito no# /oc pode at colocar na gua, mas antes de sair da gua voc tem que colocar um emoliente#% %istmico

?uando voc vai precisar utilizar um medicamento sistmico? Normalmente quando isso aqui tiver acima de @7 Aporcento eu achoB.. claro que vai ser variado, se voc tem uma leso e"tensa na !ace, vai ter menos que C5 no caso e voc usa. &as de uma !orma geral acima de @75. 2 2 2 2 2 >cido ??: um primo da isotretinolina. D um derivado tam m da vit. +, 0 semelhan'a do cido retin,ico. (le muito om em les*es eritemato2descamativas. 1sotretinoina: No muito oa para psorase, ela vai achar somente se !or uma psorase pustulosa, mas os outros tipos de psorase ela no a3uda muito no. &etotre"ado: #ai ini ir a di2hidro!olato redutase, ou se3a, um imunodepressor tam m e vai a3udar na ..../. Eem rar que o desenvolvimento de cirrose Aprincipal complica'o deleB mais !requente quando voc usa em pessoas com psorase do que quando voc em pessoas com artrite reumat,ide. -iclosporina: ;am m um imunosupressor. D muito om para a leso aguda, 3 que pode dar insu!icincia renal. +gente iol,gicos: %o protenas ou anticorpos que podem ser !a ricados e agir contra citocinas, contra lin!,citos, ou se3a, alguma via imunol,gica. .??/ um e"emplo que pode ser utilizado na psorase pois um anticorpo contra o ;NF2 . O ;NF2 vocs sa em que uma citocina in!lamat,ria que produzida pelas clulas ;h tipo =. )ode ser utiliado tanto para psorase como tam m artrite reumat,ide. +s protenas de !uso tm as mesma !un'o do .??/, ou se3a, loquear uma dessas vias de estimula'o imunol,gica, s, que mimetizam receptores. ( as citocinas recom inantes ainda no esto sendo vendidas, mas por e"emplo a interleucina =7 imunosupressora, ento em estudos animais a 1E2=7 utilizada para tratamento pode melhorar a leso de psorase. Fototerapia: Gma coisa muito interessante que a gente tem aqui at por conta do nosso sol. (nto.. )G#+. )G#+ uma a revia'o n: psoralento H G#+. )soralento so medica'*es que voc usa para estimular, aumentar a sensi ilidade da pessoa ao sol ou 0 radia'o G#2. No caso a gente pode usar aqui psoralento pra ser tomada por via oral e pede pro paciente se e"por ao sol, e ai vai dar uma oa diminuda nas les*es de psorase. ( e"iste G#I .neromente??/, .neromente??/ um J== nanKmetros do espectro, e utilizando2o por mecanismo de !ototerapia voc aca a melhorando a psorase. ( por que melhora? O que acontece com o sol ou com G#I, com G#+ que melhora a leso de pele? + !ototerapia diminui a presen'a de clulas de langerhans na pele, sendo ento imunosupressora. ("istem at estudos com o !ato de e"posi'o solar, levando a imunosupresso e imperando as les*es de hansenase.

Pitirase rsea D uma leso tam m eritmato2descamativa, vamos ver as di!eren'as dela para as outras. + pitirase r,sea uma doen'a su aguda, tam m so placas eritmato2escamosas, como a gente pode ver aqui.. so plaquinhas menores, tam m tem descama'o, agora a di!eren'a dela porque ela auto2limitada. + etiopatogenia dela ainda no est esclarecida. %e acredita que tenha uma etiologia in!ecciosa, talvez pelo L)# tipo 4 ou pelo M, mas ainda no est em esta elecido isso no. O que se sa e que ela no contagiosa, e"ceto um tipo que pode !azer vescula e pode transmitir de uma pessoa para outra. )revalece em adultos 3ovens. %a e2se que as mulheres grvidas que adquirirem a pitirase r,sea no tero uma teratogenicidade e vo ter uma gesta'o normal. ( tam m que a recidiva rara.. pode acontecer mas rara. 2 Quadro clnico:

(ssas placas eritmato2escamosas so mais ovaladas, tendem a ter uma ordinha mais elevada e um centro um pouco mais amarelado. ( em interessante porque elas tendem a seguir as linhas de clivagem Aas linhas de !or'a, no so os dermtomosB. Outra coisa que sugere muito tam m a presen'a do medalho. O medalho considerado a leso que ha itualmente maior do que as outras. %e voc olhar s, o medalho !ica parecendo uma tnea n? Iordinha descamativa, com as crostinhas em cima.. mas quando voc e"amina o resto do corpo voc o serva que na verdade ela um componente dos demais. Normalmente essas les*es duram de 6 a N semanas. )ode haver prurido.. isso variado. O principal diagn,stico di!erencial a s!ilis. (nto se voc olhar para uma leso dessas voc de regra pede o #9:E, porque a sli!is pode ser .e"atamente igualA?B/.

Tratamento

;udo que a gente no sa e qual a causa, a gente tem uma di!iculdade de tratar, no verdade? (nto a gente trata asicamente os sintomas: cortic,ide t,pico se voc tiver prurido e poucas les*esO cortic,ide sistmico se tiver muito prurido e muitas les*esO a radia'o G# tam m pode a3udar um poucoO e a eritromicina Aat o momento o $nico tratamento classe + para pitirase r,seaB, ningum sa e porque, se especula que ele acha como imunomodulador, da mesma !orma que a gente usa tetraciclina para acne. Na verdade a tetracicilina para acne a gente usa uma dose em menor do que a dose anti i,tica. ( os anti2histamnico tam m para a questo do prurido. Eritrodermite esfoliativa (ritema generalizado e descama'o em mais de N75 da super!cie corp,rea. + di!eren'a entre a eritrodermite es!oliativa para um eritrema que no se enquadra nessa de!ini'o porque ela persistente. (nto, por e"emplo, se voc !oi pro sol, vai come'ar a descamar, vai !icar todo vermelho.. mas no se caracteriza como uma eritrodermite es!oliativa, porque nesse caso aqui ela persistente. ( ela pode ter um quadro su agudo ou crKnico. 2 Causas =. @. J. (la pode ser consequncia as dermatoses pree"istentes. (nto um pacincia com psorase pode evoluir para uma eritrodermia es!oliativa. ( as outras dermatites tam m: dermatites de contato, dermatite se orrica, dermatite at,pica. ("iste uma lista com vrias outras doen'as, mas essas so as principais que precisa sa er. :ea'*es a drogas. +rsenicais, ouro, ismuto. + gente 3 teve um paciente que era por agrot,"ico.. a gente no sa e qual era o agrot,"ico que ele utilizava mas ele tinha uma eritrodermia secundria ao agrot,"ico. Forma inicial de lin!oma.

(nto o principal que precisa sa er tentar de!inir onde o paciente se enquadra. %e !or um paciente idoso voc vai pensar nesse $ltimo: uma micose !ung,ide Ano tem nada a ver com micose, um nome muito in!eliz que deram para um tipo de lin!omaB. 2 Quadro clnico

+ gente vai ver um eritrema generalizado. )ode ter sintomas gerais, como !rio, !e re. %e h uma vasodilata'o h uma perda de calor muito grande.. ento o paciente geralmente se quei"a de !rio. + !e re 0s vezes normalmente 3 um sinal de in!ec'o secundria, porque h micro!issuras nesse pele e ai ocorre in!ec'o por Laemophilus +. ;em a liqueni!ica'o que um sinal de que a pessoa est co'ando. (nto dependendo da dermatose, da causa, se ela !or mais crKnica tem a tendncia de haver liqueni!ica'o. 2 Tratamento

#ai depender da causa.. se !or uma micose !ung,ide Aum lin!omaB vai ser muito di!erente de um paciente com rea'o a droga e de um com psorase. &as tem as medidas gerais. -ortic,ide em interessante a gente sa er que um dos casos em que voc pode utiliz2 lo, mas se voc 3 sa e que um paciente com psorase que !ez eritrodermia por conta de uma iatrogenia, .voc claro que no perguntar a iatrogenia "tenho certe,a se foi isso no$/

S-ar putea să vă placă și