Sunteți pe pagina 1din 2

Caractersticas e tipos de manmetros[editar | editar cdigo-fonte]

Muitos dos aparatos empregados para a medida de presses utilizam a presso atmosfrica como nvel de referncia e medem a diferena entre a presso real ou absoluta e a presso atmosfrica, chamando-se a este valor presso manomtrica; tais aparatos recebem o nome de manmetros e funcionam segundo os mesmos princpios em que se fundamentam os barmetros de mercrioe os aneroides. A presso manomtrica se expressa bem seja acima ou abaixo da presso atmosfrica. Os manmetros que servem para medir presses inferiores atmosfrica se chamam manmetros de vcuo ou vacumetros. Um tipo de manmetro j com sculos de existncia o de coluna lquida. Este manmetro contm um tubo, no qual se coloca uma dada quantidade de lquido, ar ou outro gs. Neste mtodo a presso a medir aplicada a uma das aberturas do tubo, enquanto uma presso de referncia aplicada outra abertura (geralmente a presso atmosfrica). A diferena entre as presses proporcional diferena do nvel do lquido, em que a constante de proporcionalidade a massa volmica do fluido. Os manmetros de coluna lquida podem ser em forma de 'U' ou ter uma nica coluna. Para se forar o lquido a percorrer uma maior distncia utilizam-se colunas com inclinao (uma vez que a presso obriga a subir, o que exige um maior deslocamento no caso de a coluna estar inclinada), sendo necessrio conhecer o ngulo relativo horizontal com preciso. Os manmetros de coluna lquida podem ser divididos em manmetros de dois ramos abertos e manmetros truncados.

Manmetro de dois ramos abertos[editar | editar cdigo-fonte]


O manmetro mais sensvel consiste em um tubo de vidro dobrado em U que contm um lquido apropriado (mercrio, gua, leo, ...). Uma dos ramos do tubo est aberto atmosfera; o outro est conetado com o depsito que contm o fluido cuja presso se deseja medir (Figura 1). O fluido do recipiente penetra em parte do tubo em U, fazendo contato com a coluna lquida. Os fluidos alcanam uma configurao de equilbrio da qual resulta fcil deduzir a presso manomtrica no depsito:

onde m e so as densidades do lquido manomtrico e do fluido contido no depsito, respectivamente. Se a densidade de tal fluido muito inferior a do lquido manomtrico, na maioria dos casos podemos desprezar o termo gd, e teremos

de modo que a presso manomtrica p-patm proporcional diferena de alturas que atinge o lquido manomtrico nos dois ramos. Evidentemente, o manmetro ser tanto mais sensvel quanto menor seja a densidade do lquido manomtrico utilizado.

Manmetro truncado[editar | editar cdigo-fonte]


O chamado manmetro truncado (Figura 2) serve para medir pequenas presses gasosas, desde vrios torrs at 1 Torr. No mais que um barmetro de sifo com seus dois ramos curtos. Se o ramo aberto se comunica com um depsito cuja presso supere a altura mxima da coluna baromtrica, o lquido baromtrico preenche o ramo fechado. No caso contrrio, se forma um vcuo baromtrico no ramo fechado e a presso absoluta no depsito ser dada por

Observe-se que este dispositivo mede presses absolutas, pelo que no um verdadeiro manmetro.

Manmetros que medem deformaes[editar | editar cdigofonte]


Alguns manmetros utilizam a deformao que as presses causam na forma de slidos, como superfcies ou espirais.

Manmetro de membrana[editar | editar cdigo-fonte]


Outro tipo de manmetro recorre deformao de uma membrana flexvel. Estas membranas, por terem deformao proporcional presso a que esto sujeitas, so utilizadas com vrios outros mtodos no sentido de transformar a deformao numa grandeza que possa ser processada. Utilizamse extensmetros (resistncias variveis com a deformao chamadas destrain gage ou clulas de carga) para possibilitar a converso para grandezas elctricas. Contudo, um dos mtodos mais utilizados corresponde a ligar electricamente a membrana de tal forma que seja uma armadura mvel de dois condensadores, assim a deformao a que a membrana se sujeita gera uma variao da capacidade, recorrendo a alguma electrnica consegue-se obter uma tenso elctrica directamente proporcional presso aplicada membrana.

Manmetro metlico ou aneroide[editar | editar cdigo-fonte]


Ver artigo principal: Aneride

Na indstria se empregam quase exclusivamente os manmetros metlicos ou aneroides, que so barmetros aneroides modificados de tal forma que dentro da caixa atua a presso desconhecida que se deseja medir e fora atua a presso atmosfrica. O mais comum o manmetro de Bourdon, consistindo em um tubo metlico, laminado, hermtico, fechado em uma extremidade e enrolado em espiral (Figura 3). A extremidade aberta se comunica com o depsito que contm o fluido cuja presso se deseja medir; ento, ao aumentar a presso no interior do tubo, este tende a desenrolar-se, e pe em movimento uma agulha indicadora frente a uma escala calibrada em unidades de presso. Estes 1 manmetros so para aplicaes de 0,6 at 7.000 bar. Outros mtodos podem ser utilizados para efectuar a medio de presso, tais como: LVDT, manmetro de cilindro, cristaispiezoelctricos.

S-ar putea să vă placă și