Sunteți pe pagina 1din 4

Introduo Este trabalho tem por objetivo realizar uma anlise de como se deu a transformao da Infncia e Juventude a partir

do sculo XII at a

contemporaneidade, tendo como base os textos de Philippe ries, Maria Luiza Marcilio e Almir Pereira Jnior ministrados na disciplina de Infncia e Juventude, correlacionando com a msica bom ser criana do cantor e compositor Toquinho. No existia a idia de infncia Esse termo foi cunhado socialmente e historicamente por volta do sculo XIII, segundo Philippe ries. Neste primeiro momento a infncia era considerada somente at os sete anos de idade. O ttulo da msica nos remete a felicidade de ser uma criana com todas as prerrogativas que acompanha este pequeno ser em desenvolvimento, a primeira estrofe da msica diz: bom ser criana, Ter de todos ateno. Da mame carinho, Do papai a proteo. to bom se divertir E no ter que trabalhar. S comer, crescer, dormir, brincar. Contudo, como sinaliza o texto de ries, na sociedade medieval no existia a conscincia de se tratar a criana como a criana de hoje, sujeito em desenvolvimento e pleno de direitos. A criana era diferenciada do adulto somente pelo seu tamanho, no tinha uma identidade ou individualidade, se vestiam como adultos, e a distino entre elas se dava atravs das classes sociais pelo simbolismo de suas vestes, resultando por definir a inferioridade moral das classes sociais mais baixas. Conviviam no meio dos adultos como se assim o fossem, no se tinha uma idia da inocncia da criana. Somente a partir do sculo XVI com a Reforma Religiosa que se comea a mudar a moralidade e a se ter o primeiro sentimento de Infncia ou paparicao, pois estas serviam de distrao, passa tempo para os adultos com o seu pequeno e divertido modo de ser. Philippe ries conclui:

Tem-se a impresso, portanto, de que, a cada poca corresponderiam uma idade privilegiada e uma periodizao particular da vida humana: a juventude idade privilegiada do sculo XVII, a infncia, do sculo XIX, e a adolescncia, do sculo XX. (pg.48)

O texto de Marclio retrata a histria da infncia abandonada no s pelas mulheres solteiras, devido o grande preconceito da poca, mas como pela sociedade e o Estado, apesar de nesta poca no ser organizado como tal, essas crianas em sua grande maioria no chegavam idade adulta, antes vinham a bito. A roda dos expostos era utilizada nas Casas de Misericrdias, onde literalmente as crianas que no eram assistidas pelas cmaras municipais, eram colocadas numa roda para ali serem deixadas, ao som da companhia as rodeiras da instituio as pegavam e era logo batizada, cuidada, medicada e quando estavam em boas condies de vida eram enviadas para serem criadas pelas amas de leite ou eram acolhidas em famlia que em sua maioria as criavam por dever de caridade, por compaixo ou por inteno de aproveitar sua mo de obra gratuita no futuro, contudo no tinham os mesmos direitos aos bens da famlia que as acolheu, as que eram criadas pelas amas a partir dos sete anos eram enviadas para exercerem alguma forma de trabalho. As rodas dos expostos segundo Marcilio perpassou e multiplicou-se no perodo imperial, conseguiu manter-se durante a Repblica e s foi extinta definitivamente na dcada de 1950 (pg. 53) foi um fenmeno essencial urbano e pontual. Estas crianas eram chamadas de oblatos, no tinham uma proteo integral, nem direitos reconhecidos em Lei, ao contrrio de hoje como na cano a criana no tem que ter preocupao com o trabalho e sim em brincar : bom ser criana, Isso s vezes nos convm. Ns temos direitos Que gente grande no tem. S brincar, brincar, brincar, Sem pensar no boletim. Bem que isso podia nunca mais ter fim. Criana quer ateno e carinho no importam as circunstancias que as cercam e o modo do convvio familiar. Hoje a criana tem direito a infncia, ou seja, brincar e ser feliz, no se preocupa como os adultos com contas a pagar, assim o

ser social se realiza como os religiosos nos sculos passados com as crianas que eram deixadas na roda dos expostos. bom ser criana E no ter que se preocupar Com a conta no banco Nem com filhos pra criar. to bom no ter que ter Prestaes pra se pagar. S comer, crescer, dormir, brincar. O texto de Almir Pereira Junior Um Pas que mascara seu Rosto revela a realidade da infncia brasileira, analisa a construo social e histrica do menor e a forma discriminatria que ainda permanece presente em nossa sociedade, perpassando os diversos segmentos sociais. O termo menor destinado a um pblico bem especfico, ou seja, crianas ou adolescentes por estarem em situao irregular, provenientes de famlia desestruturadas e de baixa renda. Este mito regula as relaes sociais e tambm as polticas pblicas. O Autor faz distino entre a criana e o menor:

Criana no trabalha, menor trabalha. Criana no comete delito, menor comete. Crianas no causam medo aos adultos, j os menores fazem parte do cenrio de violncia urbana como autores de delito. Sua condio irregular os despoja dos atributos e caractersticas infantis. [...] se por um lado a sociedade possui um instinto de proteo da criana, por outro cria mecanismos para se defender do menor. (pg. 27)

Atualmente em alguns estados brasileiros ainda h crianas trabalhando, contudo so protegidas desde a lei de 1828, chamada Lei dos Municpios que foi aceita pelas cmaras (que eram assistncia institucionalizada das rodas dos expostos) desta incmoda obrigao de assistir as crianas abandonadas. Atualmente, as crianas abandonadas deveriam estar protegidas pelo ECA, onde foi estabelecido que criana tem o direito a vida digna, com direitos ao lazer, cultura e trabalhar apos aos dezoito anos.

bom ser criana, Ter amigos de monto. Fazer cross saltando, Tirando as rodas do cho. Soltar pipas l no cu, Deslizar sobre patins. Bem que isso podia nunca mais ter fim.

ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia / Philippe Aris; Traduo de Dora Flaksman - 2a edio. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981 MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criana abandonada no Brasil colonial: 1726-1950. FREITAS, Marcos Cezar. (Org.). Histria Social da Infncia no Brasil. So Paulo: Cortez, 1997. JNIOR, ALMIR P. Um Pas Que Mascara Seu Rosto. In: Os Impasses da Cidadania Infncia E Adolescncia No Brasil. Rio De Janeiro: BASE, 1992.
http://almanaque.weebly.com/roda-dos-expostos.html http://www.ufrgs.br/e-psico/subjetivacao/tempo/infancia-texto.html

S-ar putea să vă placă și