Sunteți pe pagina 1din 16

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

A estrutura de uma obra constituda pelo esqueleto formado pelos elementos estruturais, tais como: lajes, vigas, pilares e fundaes.

Classificao das FUNDAES: As fundaes so classificadas segundo a forma como ocorre a transferncia de carga da estrutura ao solo. Se classificam em: Fundaes superficiais (rasas, diretas); Fundaes profundas (indiretas). Fundaes superficiais, rasas, diretas. So aquelas em que a transmisso da carga para o solo feita preponderantemente pela base. Sendo desprezada qualquer outra forma de transferncia de carga. Segundo Terzaghi (1945) fundao superficial aquela cuja profundidade de contado a partir da superfcie do terreno (H) menor ou igual a duas vezes a menor dimenso (largura B) da fundao ou a camada resistente do solo estiver a menos de 3 m de profundidade.

A FUNDAO a base de tudo, um dos principais elementos de uma construo. o elemento estrutural que tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificao para uma camada resistente do solo.

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Tipos: Blocos Alicerces Sapata a) isolada b) associada c) alavancada ou de divisa d) corrida Radier

Blocos (cont.)

Bloco escalonado de concreto simples

Blocos: Elemento de fundao superficial de concreto simples, ciclpico ou alvenaria; Utilizado geralmente quando h atuao de pequenas cargas, por exemplo em sobrados e a profundidade da camada resistente do solo est entre 0,5 e 1,00 m Elemento de fundao de grande rigidez ligados por vigas chamadas baldrame; Suportam predominantemente esforos de compresso simples proveniente dos pilares, eventuais esforos de trao so resistidos pelo concreto sem necessidade de armadura.

Bloco de concreto ciclpico

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Alicerces: So tambm denominados de blocos corridos. Usados como elemento de fundao na construo de pequenas residncias; Suportam as cargas das paredes; Podem ser de pedra, alvenaria e de concreto.

Sapatas: Elemento de concreto armado, dimensionado de modo que as tenses de trao nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim. Embaixo da sapata dever ser colocada uma camada de concreto magro (9MPa e10MPa) com a finalidade de nivelar e isolar o fundo da sapata para que o solo no absorva a gua do concreto da fundao a) Sapatas isoladas: So aquelas que transmitem para o solo atravs da sua base a carga de um pilar.

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

b)

Sapatas associadas: Sapata comum a dois ou mais pilares. Surge no caso em que a proximidade entre dois ou mais pilares seja tal que as sapatas isoladas se superponham. A viga de rigidez que une os pilares tem a funo de permitir que a sapata trabalhe com tenso constante na sua base, alm de diminuir os recalques diferenciais.

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

c)

Sapatas alavancada ou de divisa: No caso de pilares de divisa ou prximo a obstculos onde no seja possvel fazer com que o centro de gravidade da sapata coincida com o centro de carga do pilar cria-se uma viga de alavanca ligada a duas sapatas, que tem como objetivo compensar a excentricidade das cargas transferindo parte dos esforos para a sapata do pilar interior mais prximo e assim permitir que as tenses na base da sapata de divisa seja uniforme.

d)

Sapatas corridas: Sapata contnua, sujeita ao de uma carga distribuda linearmente (paredes) ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento. Estas sapatas so similares aos alicerces, s que para paredes mais carregadas ou solos menos resistentes

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Radier: O radier uma laje de concreto armado ou protendido, com cota bem prxima da superfcie do terreno que distribui a carga total da edificao uniformemente pela rea de contato. Deve resistir aos esforos diferenciados de cada pilar, alm de suportar eventuais presses do lenol fretico (necessidade de armadura negativa).

Armadura nas duas direes na face superior e inferior

Radier de concreto armado

Radier de concreto protendido (Permite diminuir o consumo de Concreto)

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Ele abrange parte ou todos os pilares de uma edificao. uma soluo mais econmica quando a rea total das bases das sapatas maior que 50% da rea projetada da edificao. Muito utilizado em tanques, silos, terrenos de pouca resistncia, depsitos etc . A laje pode ser uniforme ou de espessura varivel, e pode conter elementos de enrijecimento como nervuras ou vigas.

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes profundas, indiretas:


So aquelas em que o elemento da fundao transmite a carga ao terreno pela base (resistncia de ponta), por sua superfcie lateral (resistncia de atrito do fuste) ou ainda por uma combinao da duas. So usadas quando o nvel do solo compatvel com a carga da edificao se encontra a uma profundidade (H) no mnimo de 3,0 m.

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Tipos: Estacas Tubules Caixes Estaca:


Elemento de fundao profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que em qualquer fase de sua execuo, haja descida de pessoas. Os materiais empregados podem ser: madeira, ao, concreto prmoldado, concreto moldado in loco ou pela combinao dos anteriores. Podem ser cilndricos ou prismticos que se cravam com um equipamento chamado de bate-estaca, ou se confeccionam no solo.

Tubulo:
Elemento de fundao profunda construdos concretando-se um poo (revestido ou no) aberto no terreno, geralmente dotado de uma base alargada. Diferenciam-se das estacas porque em pelo menos na sua etapa final h descida de operrio para completar a geometria da escavao ou fazer limpeza do solo da base, uma vez que neste tipo de fundao as cargas so transmitidas essencialmente pela ponta. Usado para obras com cargas elevadas, como por exemplo, pontes.

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Tipos: a) A cu aberto

Caixo:
um grande caixo de seo transversal circular, quadrada ou retangular que tem as paredes laterais pr-moldadas. Este tipo de fundao profunda pode ser cravado no solo ou pode ser instalado por escavao interna. Terminada a operao o caixo passa a fazer parte da infra-estrutura. So utilizados, por exemplo, como fundao de um pilar de ponte em que a substituio de dois ou mais tubules por um caixo que os envolva seja mais econmica.

b) Com ar comprimido

10

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Projeto de fundaes
Elementos fundaes: necessrios para o projeto de

Cargas: Aes nas fundaes


A norma NBR 8681/1984 classifica as aes nas estruturas em:

a)Conhecer a topografia da rea Levantamento topogrfico; Dados sobre taludes e encostas no terreno (ou que possam atingir o terreno); Dados sobre eroses. b) Dados da estrutura a construir Tipo de uso; Sistema estrutural; Cargas (aes nas fundaes). c) Dados geolgicos e geotcnicos Investigao do subsolo Outros dados geolgicos e geotcnicos (mapas, fotos areas , artigos sobre experincias anteriores na rea, etc.). d) Dados sobre construes vizinhas Desempenho das fundaes; Existncia de subsolos Estado das mesmas para ver possveis consequncias de escavaes e vibraes provocadas pela nova obra.

a)Permanentes:
Ocorrem com valor constante praticamente durante toda a vida da obra (Ex.peso prprio (Pp) dos elementos estruturais, Pp de equipamentos fixos, esforos devido a recalques de apoios etc).

b)Variveis:
Ocorrem com valores que tm diferenas significativas em torno da mdia, aes devidas ao uso da obra (Ex.Pp das pessoas, moblia, vento etc)

c)Excepcionais:
Durao muito curta e probabilidade de ocorrncia muito baixa (Ex. exploses, incndios, sismos etc)

11

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Investigao do subsolo:
Como a fundao quem responde pela sustentao da edificao, fundamental que se conhea em que tipo de solo ir se apoiar, para evitarmos problemas futuros de difcil soluo e custo elevado. necessrio o conhecimento adequado das condies do subsolo. A identificao e classificao das diversas camadas componentes do substrato (extenso, profundidade e nvel da gua, fraturas) antes da construo. O solo arenoso? argiloso ? pantanoso ? rochoso?

Etapas do programa de investigao do subsolo (cont....)


Investigao na fase de execuo: Ela visa confirmar as condies de projeto em reas crticas da obra, assim consideradas pela responsabilidade das fundaes (ex: pilares de pontes, apoios de escadas, fundao do fosso dos elevadores etc) ou pela grande variao dos solos na obra. Outra necessidade da investigao nesta fase da obra pode ser devido dificuldade de executar o tipo de fundao prevista.

Etapas do programa de investigao do subsolo


Investigao preliminar: Objetiva-se conhecer as principais caractersticas do subsolo, em geral so executadas apenas sondagem percusso. Investigao complementar o de projeto: Procura-se esclarecer as caractersticas relevantes do subsolo e caracterizar as propriedades dos solos mais importantes do ponto de vista do comportamento das fundaes. Em esta etapa so executadas mais algumas sondagem, fazendo com que o total atenda s exigncia das normas.

Principais processos de investigao do subsolo


Poos; Sondagem a trado; Sondagem a percusso com SPT (Standart Penetration Test),

Poos - (NBR 9604/86)


So escavaes manuais, geralmente no escoradas, que avanam at o nvel dgua ou at onde for estvel. Permitem um exame do solo nas paredes e fundo da escavao e retiradas de amostras indeformadas tipo blocos ou em anis( amostra retirada por processo que procura manter o volume, a estrutura e a umidade do solo).

12

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Sondagem Trado - (NBR 9603/86)


A profundidade est limitada capacidade de furao e nvel dgua. As amostras retiradas so deformadas.

Sondagem a percusso com SPT (cont.....)


O ensaio (SPT) realizado a cada metro de sondagem, Consiste na cravao de um amostrador de 45 cm de comprimento, por meio de golpes de um peso de 65 kg caindo de 75 cm de altura (queda livre).

Sondagem a percusso com SPT (NBR 6484/01)


Dentre os diversos ensaios de campo de reconhecimento do solo o ensaio a percusso com SPT (Standart Penetration Test), o ensaio mais executado no Brasil e na maioria dos pases do mundo, pois um mtodo rpido, econmico e aplicvel maioria dos solos

Atravessa solos relativamente compactos ou duros ; No ultrapassa blocos de rocha e muitas vezes, pedregulho; O furo revestido se for instvel ; Perfurao com Trpano e remoo por circulao de gua (lavagem) ;

13

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Sondagem a percusso com SPT (cont.....) Anota-se o n de golpes para cravar os 45cm do amostrador em 3 conjuntos de golpes para cada 15cm; O resultado do ensaio SPT o ndice de resistncia a penetrao (Nspt), que a soma do nmero de golpes necessrios a cravao no solo dos 30cm finais do amostrador; O nmero de golpes (Nspt) possibilita a avaliao da resistncia do solo, enquanto o tipo de material no interior do amostrador, a identificao do tipo de solo. A amostra deformada. Exemplo da obteno do valor do Nspt

Sondagem a percusso com SPT (cont.....) Ao terminar cada cravao, se retira o amostrador e se coleta a amostra de solo para ser analisada no laboratrio.

Ainda que o ensaio de resistncia penetrao no possa ser considerado como um mtodo preciso de investigao, os valores de SPT obtidos do uma indicao preliminar bastante til da consistncia (solos argilosos) ou estado de compacidade (solos arenosos) e permite uma estimativa das taxa de tenses admissveis do solo (Veja as tabelas abaixo), a escolha do tipo de fundao e uma previso dos recalques das fundaes.

14

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Sondagem a percusso com SPT (cont.....) Correlaes entre o nmero de golpes, tipo de solo e tenso admissvel indicado por Terzaghi-Peck.

Sondagem a percusso com SPT (cont.....) Tendo-se executado as sondagens corretamente, as informaes so condensadas e apresentadas em um relatrio escrito e outro grfico.

Quanto ao nmero de furos de sondagem recomenda-se o seguinte:


rea de Projeo da construo Quantidade de Furos

At 1.200 m De 1.200 a 2.400 m Acima de 2.400 m

1 para cada 200 m * 1 para cada 250 m 1 para cada 300 m

* Mnimo de trs furos


Os furos de sondagem devero ser distribudos, em planta, cobrindo toda a rea de estudo, no devendo a distancia entre furos ultrapassar 25 m.

15

12/08/2012

Fundaes
Prof.(a): Consuelo Bello

Sondagem a percusso com SPT (cont.....)

16

S-ar putea să vă placă și