Sunteți pe pagina 1din 7

-

--

- ---

-----

"

...,;~
GOVERNO
ADMINISTRAO:

ESTADO DO PAR

DO MUNICPIO
ANA ISABEL

DE PARAUAPEBAS
MESQUITA SALMEN

LEI N.o 3.226/97,

de 26 de novembro de 1997

Dispe sobre a criao do CDIGO SANITRIO DO MUNICPIO DE PARAUAPEBAS, e d outras providncias.

A CMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS ESTATUIU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

CAPTULO ,-..
...

Disposies Preliminares
Art. 1- Este Cdigo contm disposies acerca da Vigilncia Sanitria, a ser aplicado em todo o Municpio de Parauapebas.

CAPTULO 11 Disposies Gerais

Art. r - Para efeito deste cdigo,vigilnciasanitria um conjuntode aes capaz de


eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse sade. Art. 3 - da competncia do rgo municipal de sade a execuo das medidas sanitrias cabveis sobre:
----/"-'

I - Bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem sade, envolvendo todas as etapas e processos, da produo at o consumo, compreendendo as matrias primas, transporte, armazenamento, dis.tribuio, comercializao e consumo de alimentos, medicamentos, saneantes, produtos qumicos, produtos agrcolas, produtos biolgicos, drogas veterinrias, gua, bebidas, sangue, hemoderivados, rgos, tecidos, leite humano, equipamentos de higiene e correlatos, dentre outros de interesse sade; II - Prestao de servios que se relacionem direta ou indiretamente com a sade, abrangendo, dentre outros, servios mdico-hospitalares, odontolgicos, farmacuticos, clnico-farmacuticos, diagnsticos, hemoteraputicos, de radiao ionizante e no ionizante, lixo hospitalar, domiciliar e industrial; IlI-Zoonoses, incluindo o controle de vetores e roedores;

PARAUAPEBAS

IV-Situaes de calamidade pblica.

CORAGEME
JUSTiA SOCIAL

RUA o - QUADRA37 - LOTE ESPECIAL- CEP 68.515-000

- TEL. (091) 346.1005

- PARAUAPEBAS - PA

":1

ESTADO DO PAR

GOVERNO DO MUNICPIO DE PARAUAPEBAS


ADMINISTRAO: ANA ISABEL MESQUITA SALMEN

Lei n 3.226/97

Art. 4 - Sem prejuzo de outras atribuies, compete ainda ao rgo municipal de sade: I - Promover, orientar e coordenar estudos de interessede sadepblica; TI - Exercer a fiscalizao sanitria do municpio.

Art. 5 - Fica o municpiode Parauapebasautorizadoa celebrarconvnioscom rgos federais, estaduais e municipais, visando o melhor cumprimento deste cdigo e seus regulamentos.

r"-

Art. 6 - A execuodas aesde vigilncia sanitriaprevistas neste cdigo e seus regulamentos ser efetuada por tcnicos de vigilncia sanitria e pessoal devidamente habilitados, cujas atribuies sero definidas em regulamento. Art. 7 - Ficam sujeitos disposio deste cdigo, seu regulamento e normas tcnicas especficas, todos os estabelecimentos e locais que, pela natureza das atividades nelas desenvolvidas, possam comprometer a proteo e a preservao da sade pblica.

Art. 8 - A ao fiscalizadorado municpioser exercidasobre a propagandacomercial


de produtos de interesse sade, respeitadas as disposies da Lei Federal n.o 8078/90, de 11 de setembro de 1990. Art. 9 - A construo, reforma ou instalao de qualquer estabelecimento e logradouro que, pela natureza de suas atividades, possa comprometer a proteo e a preservao da sade individual e coletiva, devera ser precedida de avaliao tcnica do rgo municipal de sade, com finalidade de emisso de licena de funcionamento, expedida pelo rgo competente.
~

~.,..

Pargrafo nico- O rgo municipal de sade poder, amparado nas disposies legais vigentes, impedir a construo, reforma ou instalao de estabelecimento ou logradouro que, por sua localizao ou tipo de atividade, resulte em danos sade individual e coletiva. Art. 10 - Os manipuladoresde alimentos,medicamentose outros produtosde interesse sade, devero ser inspecionados, no espao higinico-sanitrio, por membro do rgo de sade competente. Art. 11 - A autoridadefiscalizadoracompetenteter livre acesso a todos os lugares,a qualquer dia e hora, onde houver necessidade de exercer a ao que lhe atribuda no municpio.

PARAUAPEBAS

Pargrafo nico- Para cumprir as determinaes do disposto neste artigo, a autoridade sanitria solicitar a proteo policial sempre que se fizer necessria.
,o .. !:! pO~lradorj.; \

~~;

CORAGEME
JUSTIA SOCIAL

.'

RUA o

- QUADRA

37

- LOTE

ESPECIAL

- CEP

Qo.11

;; J

.. I

68.515-000

- TEL. (091) 346.1005

- PARAUA\.9;AS - PA..~/ ~ - "',

.
GOVERNO
ADMINISTRAO:

ESTADO DO PAR

DO MUNICPIO
ANA ISABEL

DE PARAUAPEBAS
MESQUITA SALMEN

Lei n 3.226/97

Art. 12 - A autoridadefiscalizadora, semprequejulgar oportuno ou necessrio,poder exigir exames clnicos ou laboratoriais de pessoas que exercem atividades em locais passveis de fiscalizao sanitria e afastar, quando necessrio, os suspeitos que portarem doenas transmissveis, por tempo determinado, mediante laudo mdico. Art. 13 - Todo produto de interesse sadesuspeitode estar imprpriopara o consumo e uso ser interditado ou apreendido e poder ser inutilizado atravs de laudo tcnico de inspeo ou laboratorial. 1 - Entende-se por produto de interesse sade suspeito de estar imprprio para o consumo, todo aquele que direta ou indiretamente se relacionarem sade, tais como: alimentos, drogas e medicamentos, saneantes, gua, produtos qumicos, produtos agrcolas, dentre outros. 2-Laudo tcnico de inspeo o laudo emitido por tcnico devidamente capacitado e credenciado pelo sistema municipal de sade. 3- Laudo laboratorial a que se refere o "caput" deste artigo aquele expedido por laboratrio oficial ou credenciado.
Art. 14 - O destino final de qualquer produto imprprio para o consumo ser obrigatoriamente acompanhado pela autoridade autuadora.

,,-...

Art. 15 - Os produtos de interesse sade que sOITem processo de acondicionamento ou industrializao, antes de serem levadas ao consumo, ficam obrigados a registro em rgo oficial e/ou a exame prvio e anlise de controle.

.-

Art. 16 - Compete autoridade fiscalizadora realizar, periodicamente ou quando necessrio, inspeo e colheita de amostras para anlise de produtos de interesse sade.

Art. 17 - Os produtosde interesse sade em trnsito ou depositadosem armaznsdas empresas transportadoras e estabelecimento afins, ficaro sujeitos ao controle da autoridade fiscalizadora, que poder exigir quaisquer documentos relativos s mercadorias, bem como proceder a inspeo e colheita de amostra para a anlise laboratorial. Art. 18 - A autoridadefiscalizadora,nas enfermidadescausadas por animaise/ou pelo consumo de produtos de interesse sade, dever executar investigaes, inquritos e levantamentos epidemiolgicos junto ao indivduo e grupos populacionais determinados, sempre que os julgar oportunos proteo da sade pblica
PARAUAPEBAS

~
.:; ~ I
<a

Pargrafo nico- Ser obrigatoriamente notificada ao rgo municipal de sade toda enfermidade a que se refere o "caput" deste artigo.
\\\tlP'! '~. ~....... (f;()\

CORAGEM E JUSTiA SOCIAL

I;
RUA o - QUADRA 37 - LOTE ESPECIAL - CEP 68.515-000 - TEL. (091) 346.1005 - PARAUA

~ P,o':.mdoria ;;

~
'"

,.,"

S :...P~,t:).

!-

--

~~.---

.
GOVERNO
ADMINISTRAO:

ESTADO

DO PAR

DO MUNICPIO
ANA ISABEL

DE PARAUAPEBAS
MESQUITA SALMEN

Lei n 3.226/97

Art. 19 - A ao fiscalizadorae orientadora do municpio ser exercida sobre os estabelecimentos que produzam, manipulem, armazenem, transportem e comercializem produtos de interesse sade e regulamentados atravs de portarias da Secretaria Municipal de Sade.

Art. 20 - Os produtos devem ser transportados, armazenados, depositados, acondicionados,manipuladose expostos venda sob condies de temperatura, umidade,ventilao,luminosidade e higiene,que os protejamde deteriorao.
Art. 21 - Os produtos devem, obrigatoriamente, ser protegidos por invlucros prprios e adequados no armazenamento, transporte, exposio e no comrcio, de conformidade com o cdigo de defesa do consumidor. Pargrafo nico- Os produtos considerados imprprios podero ter outro fim, que no o de consumo humano, mediante laudo tcnico de inspeo e acompanhamento tcnico no destino final do mesmo. Art. 22 - A apreenso do produto no ser efetuada quando, atravs de anlise de laboratrio oficial ou credenciado, ou ainda do laudo tcnico de inspeo, ficar constatado no ser de risco sade pblica. Pargrafo nico - O produto de que trata este artigo poder, aps sua interdio, ser distribudo para consumo a instituies pblicas ou privadas, desde que beneficentes, de caridade ou filantrpicas. Art. 23 - Os utenslios, equipamentos e recipientes dos estabelecimentos que elaboram, manipulam ou consomem produtos, devero ser lavados e higienizados adequadamente, sendo recomendado o uso de recipientes descartveis, incuos sade, que devero ser inutilizados aps o uso. Art. 24 - Os alimentos e medicamentos sero obrigatoriamente afastados de saneantes, desinfetantes, solventes, inseticidas, combustveis lquidos, produtos de perfumarias e congneres. Art. 25 - A critrio da autoridade fiscalizadora poder ser impedida a venda de alimentos e outros produtos que oferecerem riscos sade. Pargrafo nico - Entende-se por produto que oferece risco sade, todo aquele que apresentar embalagem danificada, violada, sem embalagem, falsificado, adulterado, sem registro, fora do prazo de validade; acondicionado, transportado e comercializado
PARAUAPEBAS

""-:::'

irregularmente, deteriorados, enferrujados, dentre outras irregularidades

,t'P8! / ~fI.
""

~-

tLZ
1/'

~"

CORAGEME
JUSTiA SOCIAL

I~ c...11 ~ ... .: ' ~" ,'"

f.~ .o~ ;; , ~ p o~J'adora

RUA o - QUADRA37 - LOTE ESPECIAL- CEP 68.515-000

- TEL. (091) 346.1005

- PARAUAPEBAS - PA

,t

ESTADO

DO PAR

GOVERNO

DO MUNICPIO
ANA ISABEL

DE PARAUAPEBAS
MESQUITA SALMEN

ADMINISTRAO:

.Lei n 3.226/97 CAPTULO TIl

Das Edificaes e Higiene Dos Prdios Residenciais e No Residenciais Art. 26 - Todos os prdios localizados na sede, vilas e povoados do municpio, ficam sujeitos s normas sanitrias previstas neste cdigo ,e seu regulamento. Art. 27 - O proprietrio ou ocupante a qualquer ttulo responsvel pela limpeza e conservao do imvel e, especialmente, dos aparelhos sanitrios, esgotos, canalizao, depsitos de gua e lixo, dentro da rea do imvel. Pargrafo nico - Quando em um prdio ou parte dele, terreno ou logradouro, for constatada alguma irregularidade, o proprietrio e o ocupante sero notificados para san-Ia na forma que dispuser a legislao vigente. Art. 28 - obrigatria a ligao de toda a construo considervel habitvel rede pblica de abastecimento de gua e aos coletores pblicos de esgotos. Pargrafo nico - Quando no existir a rede pblica de abastecimento de gua ou coletor de esgotos, a repartio sanitria competente indicar as medidas a serem adotadas. Art. 29 - As habitaes, construes e terrenos obedecero os requisitos mnimos de higiene indispensveis proteo da sade. Art. 30 - Cabe ao rgo municipal de sade pblica, sempre que detectar a existncia de anormalidades ou falha no abastecimento de gua, que ofeream riscos sade, comunicar o fato aos responsveis, para imediatas medidas corretivas. r---Art. 31 - Todos os reservatrios de gua potvel devero sofrer limpeza e desinfeco peridicas, alm de permanecerem devidamente protegidos. Art. 32 - Compete a vigilncia sanitria regulamentar e fiscalizar os resduos slidos provenientes dos servios de sade de indstrias e domiclios, quanto coleta, transporte e destino final.

,,--.

CAPTULO IV

Da Criao de Animais
PARAUAPEBAS

CORAGEME
JUSTiA SOCIAL

RUA D - QUADRA37 - LOTE ESPECIAL- CEP 68.515-000

- TEL. (091) 346.1005

- PARA

,r

ESTADO DO PAR

GOVERNO

DO MUNICPIO
ANA ISABEL

DE PARAUAPEBAS
MESQUITA SALMEN

ADMINISTRAO:

n 3.226/97 instalaes do local onde vivam, possam ser causa de insalubridade ou risco coletividade. CAPTULO V Da Sade do Trabalhador Art. 34 - O rgo municipal de sade fiscalizar as instalaes e estabelecimentos que desenvolvam aes que possam interferir direta ou indiretamente a sade do trabalhador. Essas organizaes somente podero funcionar aps atenderem ao disposto neste cdigo e seu regulamento.
"...-..

CAPTULO VI Do Controle de Zoonoses Art. 35 - Compete ao rgo municipal de sade as medidas de controle das zoonoses em todo o territrio do municpio. Pargrafo nico- Para os efeitos deste cdigo e seu regulamento zoonoses so infeces ou doenas infecciosas transmissveis em condies naturais entre animais vertebrados e o homem. Art. 36 - Constituem objetivos bsicos das aes de controle das zoonoses a preveno, reduo e eliminao da morbi - mortalidade causada pelas zoonoses urbanas prevalecentes.

:r--

Art. 37 - O animal que oferea riscos sade e segurana das pessoas, encontrado solto nas vias e logradouros pblicos, ser apreendido e recolhido ao setor especfico do rgo municipal de sade Art. 38 - A guarda e o destino dos animais apreendidos sero regidos por normas especficas previstas em regulamento. Art. 39 - O proprietrio do animal suspeito de zoonose urbana dever submet-Io observao, isolamento e cuidados em local apropriado e aprovado pela autoridade fiscalizadora, de acordo com o laudo fornecido pelo mdico veterinrio.

CAPTULO VII
PARAUAPEBAS

~
346.1005. PARAUAPEBAS. PA

Das Disposies Finais

CORAGEM E JUSTiA SOCIAL

RUA D - QUADRA 37 . LOTE ESPECIAL - CEP

68.515-000.

TEL. (091)

,,~

,'- .#

ESTADO DO PAR

"

GOVERNO

DO MUNICPIO
ANA ISABEL

DE PARAUAPEBAS
MESQUITA SALMEN

ADMINISTRAO:

Lei n 3.226/97 Art. 40 - Aplicam-se a este cdigo todas as definies, critrios e parmetros constantes da legislao estadual e federal que envolvam promoo, proteo e defesa a sade da populao. Art. 41 - A regulamentao desta lei estabelecer as normas a serem obedecidas, e a imposio de sanes administrativas e legais, relativas s infraes e seus dispositivos. Art. 42 - As taxas e multas que o regulamento deste cdigo ir estabelecer sero fixadas em moeda corrente, cujos valores sero calculados com base na UFIR. Art. 43 - Este Cdigo ser regulamentado, no que mais couber, mediante Decreto do Chefe do Executivo municipal.

,...-

Art. 44 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 45 - Revogam-se as disposies em contrrio.

GABINETE DA PREFEITA DO MUNICIPIO DIAS DO MS DE NOVEMBRO DE 1997

DE PARAUAPEBAS, AOS 26

' ANA ISABE.!. MESQUITA SALMEN PREFEITA DO !JUNIC(PIO DE PARAUAPEBM

.r-:-..

PARAUAPEBAS

CORAGEME
JUSTiA SOCIAL RUA o - QUADRA 37 - LOTE ESPECIAL - CEP 68.515-000 - TEL. (091) 346.1005 - PARAUAPEBAS - PA

S-ar putea să vă placă și