Sunteți pe pagina 1din 4

CRTICA POLTICA OU ESCRNIO COMO TTICA DE POSICIONAMENTO VAZIO? MENEZES, Jean Paulo Pereira de.

Parte das preocupaes desenvolvidas neste texto so incentivadas pela rica exposio da historiadora Anita Prestes, realizada recentemente na UNESP de Marlia, onde se apresentava aos leitores a sua mais recente publicao sobre seu pai Luiz Carlos Prestes. Evidentemente que a historiadora Anita no o maior centro de inspirao que motiva esse texto, pois a sombra no se compara com o toco. Todavia preciso ser honesto intelectualmente, pois a nossa moral no a deles e a interveno no foi apenas deboche. Entretanto se faz necessrio citar que: preciso uma estupidez intelectual e moral sem tamanho para identificar a poltica moral reacionria do stalinismo com a moral revolucionria dos bolcheviques (TROTSKY, 2009:76). Nas sombras de homens e mulheres se escondem os covardes. Aqui inicio acentuando duas possibilidades entre vrias: 1)- a de que homens e mulheres so covardes e por isso buscam se esconder diante de outrem maiores que estes e por isso mesmo equivalendo o medo ao tamanho da sombra que acolhe; 2)- a de que nas sombras de gigantes, homens e mulheres, se refrescam dando-se o luxo de respirarem quase no sossego para pronunciarem deboches como ttica vazia sobre aquilo que desconhecem. O historiador, quando d partida a sua interlocuo reivindicando a conexo de suas preocupaes com o tempo presente, e d embalo ao deboche, ao escrnio, que encontra gargalhadas na face do idiota, acaba por se ajoelhar ao mais baixo grau de hipocrisia. Principalmente se o historiador se coloca em uma tradio de lutas ao lado da classe trabalhadora na prpria Histria. verdadeira a afirmao que na histria da esquerda h muitas divergncias, como tambm verdade que a divergncia ganha candncias realmente brutais. Mas aqui me refiro crtica1 entre camaradas, no ao deboche. Criticar fundamental para o desenvolvimento da luta ainda em nossa Pr-Histria em sua fase capitalista como destacou Marx em 1859. E a palavra fundamental deve receber a ateno que merece aqui, pois se refere a fundamentos, o que funda no que
1

Crtica como anlise mental que se faz a partir do mundo concreto em suas mltiplas determinaes; um movimento abstrato a partir da dialtica do concreto; teoria.

se alicera, no que sustenta. A crtica como apreenso do real que se apresenta diante do evento o fundamento da construo terica e ela se faz, ou deveria se fazer, entre seres em polmica, de forma respeitosa e franca. O deboche se distingue radicalmente da crtica. E radicalmente aqui tambm est relacionado com os fundamentos daquilo que se apresenta. O escrnio, o deboche se fundamenta em outra perspectiva, radicalmente distante de uma perspectiva revolucionria. Os fundamentos do deboche podem ser localizados entre aqueles que desejam se posicionar sobre determinada perspectiva crtica com o objetivo de desqualific-la. Debochar apresentar ironicamente consideraes de ataque quilo que no se postula ou mesmo aquilo que no se conhece. Ele pode ser muito bem utilizado como ttica para recepcionar a crtica ou mesmo para desqualificar algum ou grupo poltico. Quando o conhecimento sobre determinado tema a representao da maior expresso do vcuo cognitivo entra em cena a ttica do deboche. Se falo de organizao (ou organizaes) junto/pela a classe trabalhadora e no vejo como sustentar a participao de determinada organizao junto aos trabalhadores, uma possibilidade realizar o escrnio daquele ou da organizao que a possui ativamente. Para ilustrar francamente: se existem pedreiros, eletricistas, serventes de pedreiros organizados em determinado campo de obras e se estes trabalhadores no so da minha organizao e sim de outras, utilizo o deboche para desqualificar a organizao e luta contra a explorao capitalista. Nitidamente temos aqui uma situao absolutamente nada revolucionria. Se determinada organizao no a organizao que se centraliza democraticamente a partir dos trabalhadores em luta, aquela organizao e parte de seus dirigentes podem debochadamente afirmarem: aquilo ali apenas uma aventura... esto brincando de organizao...esto brincando de lutar. Neste caso o que se apresenta como crtica poltica no passa de uma ttica vazia, de escrnio como demonstrao da mais absoluta ignorncia do que de fato acontece. Como poderia, eu, desqualificar a luta cotidiana de trabalhadores da construo civil no maior canteiro de obras do pais pelo simples fato de parte deste trabalhadores pertencerem a uma organizao que no a minha? Com que moral poderamos ns debocharmos das lutas da classe trabalhadora organizada se vomito ser comunista?

Vejo o vazio. Um vazio terico, de conhecimento fenomnico e que se manifesta em uma ttica tpica da burguesia, no dos comunistas revolucionrios! Uma falta de conhecimento absurda em sintonia de uma tambm absurda vontade de falar. E o resultado disso o falatrio desqualificador da organizao dos prprios trabalhadores. Se este tipo de posicionamento parte de intelectuais comunistas (vulgares, para tambm nos lembrarmos de Eric Hobsbawm) me resta um questionamento para encaminhamento: Alm do O Globo, Folha de So Paulo, Estado, etc (...) quais so as fontes que permitem o historiador de esquerda sustentar esta possibilidade de crtica aos trabalhadores organizados? Se o deboche direcionado a uma organizao distinta do debochador (...) pergunto: onde que o senhor debochado estava quando milhares de trabalhadores se organizavam contra o governo atual e contra o capital? Onde o dono do deboche estava quando em Jirau os trabalhadores que nunca frequentaram a universidade estavam dando aula de revoluo de enxadas e ps nas mos? Por algum acaso estava tirando fotos para o Globo ou a TV bandeirantes? Pois fica evidente que o desejo de escarnar a afirmao de quem no tem a mnima noo do que se passa nos canteiros de obras... tpico daqueles homens e mulheres que detrs do toco aproveitam da sombra do passado para tecerem deboches pretensamente desqualificadores daqueles que lutam e se centralizam em organizaes que no a sua. Por isso temos uma ttica vazia, covarde e que manifesta uma moral que no revolucionria e sim pequenina burguesa travestida de comunista. Os holofotes da pequenina burguesia envelhecida no ofusca a luta cotidiana dos trabalhadores (...) assim, resta-lhes a ttica vazia do deboche para agradar meia dzia dos seus que iro sorrir esvaziadamente pelo fato de compartilharem a mesma moral que no se faz revolucionria. Crtica poltica? No, apenas um escrnio como ttica poltica vazia para se posicionar sobre aquilo que no conhece. Viajar o Brasil apenas de avio e ler diariamente O Globo no suficiente para se informar sobre a luta de classes e as organizaes compostas pelos trabalhadores do outro lado do pas. Se desejamos a construo da luta dos trabalhadores contra o capital e sua sociabilidade perversa, parece-me pertinente deixarmos o deboche para os lacaios do

capital e posicionarmos em unidade de ao com as armas da crtica no do escrnio sem potncia. Referncias TROTSKY, Leon. Questes do modo de vida. A moral deles e a nossa. Trad. Diego Siqueira &Daniel Oliveira. So Paulo: Editora Instituto Jos Luis e Rosa Sundermann, 2009. HOBSBAWM, Eric John Ernest. Sobre Histria. Companhia das Letras, So Paulo; 1998.

S-ar putea să vă placă și