Sunteți pe pagina 1din 130

Consultoria Prefeito Jos Camilo Zito dos Santos Filho Vice-prefeito Jorge da Silva Amorelli Secretria Municipal de Educao

Rachel Barreto de Oliveira Assessora Especial ngela Regina Figueiredo da Silva Lomeu Elaborao das atividades e Formatao Subsecretria de Administrao e Gesto de Pessoal Snia Pegoral Silva Subsecretria de Planejamento Pedaggico Myrian Medeiros da Silva Departamento de Educao Bsica Maringela da Silva Monteiro Diviso de Educao Infanto-Juvenil Heloisa Helena Pereira Fabiana Rodrigues Reis Pacheco Pedagoga, professor II da rede municipal de Educao de Duque de Caxias, formadora em Matemtica para as sries iniciais, membro integrante da Diviso de Educao Infantojuvenil da Secretaria Municipal de Educao de Duque de Caxias. Reviso Luciana Gomes de Lima Mestre em Lngua Portuguesa, membro integrante da Diviso de Educao Infantojuvenil da Secretaria Municipal de Educao de Duque de Caxias, professora da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, elaborao das atividades e formatao de Material pedaggico em Lngua Portuguesa no projeto CONSEGUIR. Jlia Yolanda Paes Mendes Professora, membro da Coordenadoria de Educao da Secretaria Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias. Maria Lcia Sousa e Mello Professora Doutora em Educao, membro da Coordenadoria de Educao da Secretaria Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

Caro (a) Professor (a), Este material que chega s suas mos foi produzido com a inteno de ajud-lo a construir boas atividades para o ensino e a aprendizagem de matemtica no 4 ano de escolaridade. Ele no deve ser utilizado como uma sequncia didtica, pois apesar de estarem de acordo com a Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Educao de Duque de Caxias, estas fichas no do conta de todas as situaes de aprendizagem que seus alunos precisaro experimentar para se apropriarem dos conhecimentos elencados para este perodo. Ao construirmos as fichas, pensamos em uma formatao adequada faixa etria e em atividades que os nossos alunos possam se sentir estimulados a realizar. Algumas podero, primeira vista, parecer muito comuns. Entretanto, tivemos o cuidado de registrar algumas orientaes que ajudaro na aplicao das fichas e justificaro a concepo de ensino na qual acreditamos. A seguir, falaremos de algumas questes importantes que podero faz-lo refletir acerca do trabalho com Matemtica a ser desenvolvido com as crianas maiores de 9 anos. Esperamos que este caderno pedaggico seja para voc um incentivo capaz de despertar o desejo de ensinar os alunos com atividades prazerosas e experincias inesquecveis. Um grande abrao! Equipe DEIJ.

NMEROS E OPERAES Este eixo envolver atividades com nmeros, quantidades e as ideias das operaes. Escolhemos trabalhar na perspectiva de ensino da didtica da Matemtica, que prope a interao com o conhecimento atravs da resoluo de problemas. Problema toda a situao de aprendizagem que coloca a criana frente a um desafio e provoca uma tomada de deciso. Para ser um desafio, o ideal que o aluno no tenha, de antemo, todas as ferramentas necessrias resoluo do problema. A finalidade incentiv-lo a reestruturar seus conhecimentos anteriores e buscar novas ferramentas para auxili-lo na resoluo da situao-problema. Como j sabemos, nossos alunos trazem consigo experincias da vida diria na qual interagem com sistemas notacionais como a lngua escrita e o sistema de numerao decimal. Notaes so sistemas externos de representao e so criados socialmente. Trocando em midos, nossos alunos, desde que nascem, pensam e constroem conhecimentos acerca das letras e dos nmeros. A qualidade do conhecimento que possuem depende da quantidade e qualidade de experincias que tiveram com esses sistemas. No incio do ano, o ideal que faamos um diagnstico que nos auxilie na identificao dos conhecimentos que os alunos j possuem. Eles sabem registrar os nmeros at quanto? Tm conhecimentos sobre dezenas e centenas? Que dvidas apresentam no registro de nmeros com escrita desconhecida por eles? No geral, algumas das atividades encontradas neste caderno possam parecer, primeira vista, difceis para os alunos, mas pense que a atividade dever sempre ser um desafio (possvel) que estimule os alunos a buscar solues prprias de resoluo, sejam elas o desenho, o clculo mental, a estimativa, o algoritmo e outras. O ideal que o aluno somente receba o conhecimento formal sobre cada assunto aps ter experimentado e discutido os resultados com a turma.

Sobre os conhecimentos dos alunos A numerao escrita A pesquisa realizada na Argentina por Delia Lerner e Patrcia Sadovsky (1994) vem sendo amplamente divulgada entre os educadores. As pesquisadoras se debruaram sobre o conhecimento das crianas a respeito do nosso sistema de numerao e apresentaram duas certezas: 1) As crianas constroem muito cedo hipteses para produzir e interpretar as escritas numricas. Como acontece com a lngua escrita, as crianas tambm constroem ideias muito inteligentes a respeito dos nmeros escritos. Uma das ideias que o maior quem manda. O que isso quer dizer? Que quanto mais algarismos o nmero possuir, maior ele . Outra ideia que o da frente quem manda. Quer dizer que na comparao de dois nmeros com a mesma quantidade de dgitos, o nmero da frente quem diz qual o maior. Alunos dessa idade costumam achar que mil e cem maior que cem mil. Voc consegue dizer por qu? Isso mesmo, neste caso, o mil que vem na frente vale mais que o cem e esta uma justificativa perfeita para eles. Caso isso acontea com seus alunos, pea que escrevam os nmeros usando algarismos e estimule-os a comparar as escritas. 2) As crianas no constroem a escrita convencional dos nmeros tal qual a ordem da srie numrica. Isto , eles no aprendem do 1 ao 10, para depois aprenderem do 11 ao 20... Na aprendizagem dos nmeros, alguns so privilegiados, os dgitos (os algarismos) e os rasos (as dezenas inteiras, as centenas inteiras, etc .). As crianas constroem as ideias sobre a escrita dos nmeros usando o conhecimento que possuem a respeito da numerao falada e o conhecimento da escrita convencional dos nmeros rasos. Por isso, caro professor, no restrinja o campo numrico dos seus alunos apenas aos nmeros de um ou dois dgitos. Introduza algarismos maiores sempre que forem avanando no conhecimento do sistema de numerao decimal, mas sempre trabalhe com nmeros um pouco maiores que os conhecidos por eles. Ainda sobre a numerao escrita: o valor posicional dos algarismos em um nmero Voc poder observar neste caderno que demos grande importncia s discusses sobre o valor posicional dos algarismos. Acreditamos que este o ponto chave na aprendizagem do nosso sistema de numerao. Alm do trabalho com as ordens e classes no Quadro Valor de Lugar, demos nfase decomposio e composio dos nmeros de outras formas que auxiliaro os alunos com o clculo mental na sua vida cotidiana e escolar. Tratando-se de materiais manipulveis, preferimos enfatizar o uso do dinheiro, que pode ser um excelente material para ensinar e aprender sobre a composio aditiva dos nmeros. Alm disso, importante proporcionar reflexes sobre a escrita dos nmeros desconhecidos para que se possam construir as regularidades do SND.

Sugestes de atividades Caro (a) professor (a), Boas situaes de aprendizagem podero ser planejadas a partir do diagnstico do conhecimento matemtico da turma. 1. A cartela numrica A cartela numrica um material que poder ser utilizado em diversas atividades com o objetivo de promover o conhecimento do aluno sobre o sistema de numerao decimal. Na cartela podem ser visualizadas e experimentadas algumas das regularidades do sistema como a organizao dos numerais na formao da sequncia numrica que apresenta caractersticas repetitivas em que os nmeros iniciais (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) se repetem a cada dezena (10, 11, ... 18, 19; ou 100, 101, 102, 103, ..., 109) e tambm caractersticas recursivas em que, a cada mudana de ordem, multiplicamos por 10 os elementos do grupo anterior (1, 10, 100, 1 000). 2. Portadores numricos e os nmeros da nossa vida Para que vivam boas experincias com o sistema de numerao, preciso que os alunos observem e interpretem os nmeros no contexto onde aparecem. Por isso, justificam-se atividades em que interajam com todo tipo de material escrito ou objeto que carregue nmeros. Para que servem nesse contexto? Nem sempre os nmeros representam quantidade e esta informao voc, caro professor, que trar para eles. Os nmeros so usados como memria de quantidade (quantas crianas vieram aula hoje?), como cdigo (a numerao do nibus, o nmero da casa, a placa de um carro), como memria da posio (a numerao das pginas, senhas de atendimento) e para expressar grandezas (6 anos, 32 quilos, 140 centmetros). importante que o trabalho de Matemtica esteja sempre relacionado a outras aprendizagens cotidianas do aluno como a Lngua Portuguesa e outras disciplinas. 3. Operaes numricas Trabalhamos, neste caderno, com as ideias envolvidas nas operaes de adio, subtrao, multiplicao e diviso. As ideias esto expressas na proposta curricular e so: adio (juntar e acrescentar); subtrao (comparar, retirar e completar), multiplicao (proporcionalidade atravs da adio de parcelas iguais e a idia de combinar) e diviso (repartir e medir). Neste caderno, voc encontrar algumas sugestes de situaes-problema que envolvem essas ideias. Sugerimos como ideal que as crianas tentem resolver cada uma do seu jeito e que depois socializem as estratgias anotando outra maneira de resolver a mesma situao. As crianas no utilizaro uma conta (provavelmente) nessa resoluo. Isso timo. preciso que experimentem vrios instrumentos como a linguagem oral, a contagem, o desenho, a escrita de palitinhos ou bolinhas at que, finalmente bem sucedidos, aprendam por seu intermdio, uma maneira mais econmica e formal de resolver um problema e de representar uma soluo: o algoritmo ou conta armada. No ensino dos algoritmos, tente apresentar pelo menos dois diferentes para cada operao, pois nem sempre o mais fcil para um aluno ser para outro tambm. Seguindo todos esses passos, os alunos no chegaro a perguntar no futuro: Essa conta de mais ou de menos? Pois aprenderam que

a conta no a soluo do problema, apenas um dos caminhos a se escolher. Estimule-os tambm a usar o clculo mental em clculos que envolvam nmeros de um dgito ou inteiros. mais rpido e eficiente. Armar contas s se justifica com nmeros grandes e que no conseguimos guardar na memria. 4. Nmeros racionais Escolhemos desenvolver atividades com decimais relacionadas escrita de valores no Sistema Monetrio Brasileiro, pois apresentam proximidade com a experincia dos alunos na vida cotidiana, quando realizam pequenas compras e j fazem clculos usando dinheiro. Os nmeros decimais tambm podero ser trabalhados nas atividades envolvendo o uso das unidades de medida padronizadas ( cm/m, ml/l, g/kg) em situaes prximas a essa faixa etria. Tratando-se de fraes, as principais ideias sero apresentadas nas atividades deste caderno, porm acreditamos que a aprendizagem se dar de forma mais eficiente se os alunos puderem participar de experincias em que haja necessidade de utilizao desses conceitos. Mas, vamos alm de repartir chocolate e pizza que so grandezas contnuas e trabalhar tambm com as fraes de grandezas discretas, que podem ser contadas, como balas, lpis, pginas, e que provocam muitas dvidas nos alunos. 5. Jogos Os jogos tm muito a contribuir para a aprendizagem dos alunos. Por si s j trazem uma situao-problema, um desafio. Exigem a socializao das ideias e estimulam o aprimoramento do conhecimento envolvido, pois todos querem ganhar. Colocamos em anexo alguns jogos que envolvem contagem, leitura de nmeros, regularidade do sistema de numerao, entre outros. Para que esses ou quaisquer outros se transformem em uma situao didtica preciso que haja interveno do professor. Uma dica congelar o jogo e perguntar: qual a melhor deciso a tomar? Ou que nmero preciso tirar nos dados para vencer? O aluno estar aprimorando suas estratgias atravs do conhecimento matemtico desenvolvido. Sugerimos tambm que simulem uma situao no jogo e estudem todos juntos uma boa estratgia de soluo. prefervel que se trabalhe com um mesmo jogo at que todos o aprendam e tirem boas concluses com ele.

ESPAO E FORMA Este eixo envolver atividades de uso do corpo para a localizao e deslocamento no espao, a identificao da localizao e do posicionamento de objetos ou outras pessoas a partir de diferentes pontos de vista, entre eles o do prprio aluno e tambm o reconhecimento de figuras planas e de slidos geomtricos. Neste caderno, construmos muitas atividades que desenvolvem o conhecimento sobre figuras geomtricas planas e tridimensionais. Entretanto, o ideal que os alunos tambm possam explorar o espao fsico e manipular objetos reais e identificar neles as caractersticas que os definem. O eixo espao e forma, habitualmente, no valorizado dentre os outros em matemtica no dia a dia da escola e, por isso, planejar situaes didticas eficientes para o trabalho com os alunos no to fcil. Porm, este eixo de grande importncia na construo do conhecimento matemtico e exige que sejam oferecidas informaes claras e objetivas aos alunos. Sugestes de atividades Sugerimos como uma atividade muito produtiva a montagem e desmontagem de caixas de produtos utilizados na casa do aluno ou na escola e anlise das figuras planas que a formam e da figura tridimensional formada por ela. A utilizao das planificaes tambm trar muitas informaes relevantes e estas podem gerar oportunidades de uso da criatividade do grupo de alunos.

GRANDEZAS E MEDIDAS Este eixo envolver atividades com medidas de grandezas como o tempo, comprimento, capacidade, massa, superfcie, etc e tambm com equivalncia entre cdulas e moedas do Sistema Monetrio Brasileiro. Desde pequenas, as crianas se interessam pelas medies, sejam elas convencionais ou no. Utilizando rguas, fitas mtricas, trena, palmos, passos, palitos ou caixinhas, os alunos aprendem que medir comparar o que se escolheu como unidade com aquilo que se quer medir. E todas as experincias as levaro a identificar que: medir eleger uma unidade e determinar quantas vezes esta cabe no objeto medido; nem sempre possvel medir exatamente, a medio quase sempre aproximada; o instrumento usado como medida deve ser adequado ao tamanho do que se quer medir. Por exemplo: no adequado medir uma sala usando caixinhas de fsforo. Neste caderno, voc encontrar algumas atividades que envolvem a medida de tempo, atravs do uso de relgios no clculo da durao de um evento, dados os horrios de incio e trmino ou do horrio final dado o tempo de durao. Sugerimos que voc proponha situaes didticas nas quais as medidas se faam necessrias. Aproveite para construir cartazes informativos com as medidas dos alunos: altura e massa e o acompanhamento dessas medidas durante o ano letivo. Inclua tambm curiosidades sobre animais, como o peso, comprimento, tempo de sono e gestao, ou sobre as altitudes de morros ou prdios no Rio de Janeiro e no mundo. Experimente propor a utilizao de unidades de medida no convencionais como os palmos, os ps, o lpis, uma caixinha, dentre outros. Depois reflita com os alunos se alcanamos os mesmos resultados. Ser que a palma da minha mo mede a mesma coisa que a palma da mo do meu colega?

O trabalho com as cdulas e moedas do nosso Sistema Monetrio tambm muito produtivo. Alm de refletirem sobre as convenes, os alunos aprendem sobre a composio aditiva do nmero e sobre algumas caractersticas do sistema de numerao decimal como o valor posicional dos algarismos. Neste caderno, voc encontrar algumas sugestes que podero ser exploradas em outros contextos. A diviso de valores em dinheiro que envolve cdulas de valores diferentes contribui para a aprendizagem das representaes numricas e da composio aditiva. Comparar quanto cada criana possui em dinheiro e estabelecer quem tem mais estimula os alunos a identificar que o valor no tem a ver com a quantidade de cdulas ou moedas e sim com os nmeros ali representados. Experimente tambm montar um mercadinho com sucatas e propor situaes em que as crianas comprem ou vendam os produtos utilizando o dinheirinho de brinquedo. As crianas tambm adoram inventar os preos dos produtos. Incentive-os a comparar os preos e pensar se vale comprar cada produto, alm de pedir descontos. Como voc, caro professor, j percebeu, nossa inteno ser propor sempre situaes didticas em que as crianas experimentem o objeto de aprendizagem e em que o professor um mediador, um informante experiente que os estimula a avanar, mas no apresenta as respostas prontas. Afinal, o que move o mundo no so as respostas e sim as perguntas. Voc concorda?

TRATAMENTO DA INFORMAO Este eixo envolver atividades contextualizadas em que se faz necessrio registrar ou comunicar informaes coletadas ou que se pretende conhecer. O uso de grficos e tabelas pode parecer complicado para alguns professores. Entretanto, quando as informaes registradas ou lidas so do campo de experincias dos alunos, estes se apresentam capazes de compreender essas informaes. Neste caderno, voc encontrar sugestes simples e eficazes de uso desses instrumentos. Oriente seus alunos na seleo e organizao das informaes na construo dos grficos e tabelas, explorando algumas dicas das atividades. Planeje outras situaes em que esses registros se tornem necessrios e importantes. Faa com eles cada etapa. Que tal eleger a sobremesa favorita? E o animal de estimao encontrado com maior frequncia nas casas das crianas? O brinquedo mais utilizado? A atividade escolar da qual mais gostam? Use sua criatividade e no se esquea de registrar e comunicar as informaes.

A PROVA BRASIL E O ENSINO DE MATEMTICA A Prova Brasil instituda como instrumento de avaliao do ensino de cada municpio brasileiro, avalia competncias construdas e habilidades desenvolvidas e detecta dificuldades de aprendizagem dos alunos. Sua matriz de referncia est estruturada sobre o foco Resoluo de Problemas como defendemos neste caderno de atividades e no tem o objetivo de orientar o currculo a ser desenvolvido nas salas de aula, apesar de as habilidades avaliadas fazerem parte do currculo do 4 e 5 anos de escolaridade. Para o 5 ano de escolaridade foram definidos os descritores que indicam uma determinada habilidade a ser desenvolvida por essa faixa etria. Os descritores so agrupados em quatro grandes temas que envolvem conhecimentos relevantes e que devem ser igualmente valorizados. A seguir, colocamos os temas e seus descritores para que voc, caro professor, possa estar consciente dos assuntos avaliados e da relao destes com as atividades deste caderno, que podero ser observadas por voc na realizao com seus alunos.

Bom trabalho para voc e toda a sua turma! Esperamos que este caderno seja um material que gere bastante prazer em aprender matemtica! Um grande abrao! Professora Fabiana

BIBLIOGRAFIA Para o estudo dos assuntos tratados neste caderno, sugerimos a leitura dos ttulos a seguir: Brasil. Ministrio da Educao. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educao: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referncia, tpicos e descritores. Braslia: MEC, SEB; Inep, 2008. Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: matemtica / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. Kamii, Constance. A criana e o nmero: Implicaes educacionais da teoria de Piaget para a atuao junto a escolares de 4 a 6 anos / Constance Kamii; traduo: Regina A. de Assis. 11 Ed. Campinas, SP: Papirus, 1990. Kamii, Constance. Crianas pequenas reinventam a aritmtica: implicaes da teoria de Piaget / Constance Kamii e Leslie Baker housman; trad. Cristina Monteiro. 2.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. Nunes, Terezinha [ET AL.] Educao Matemtica 1: nmeros e operaes numricas / Terezinha Nunes. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2009. Panizza, Mabel. Ensinar matemtica na educao infantil e nas sries iniciais: anlise e propostas / Mabel Panizza; traduo Antonio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2006. Parra, Cecilia. Didtica da Matemtica: reflexes psicopedaggicas / Cecilia Parra, Irma Saiz [ET. AL.]; traduo Juan Acua Llorens. Porto Alegre: Artmed, 1996. Secretaria Municipal de Educao de Duque de Caxias. Proposta Curricular (Anos Iniciais) / Secretaria Municipal de Educao.- Duque de Caxias: 2011. Secretaria Municipal de Educao de So Paulo. PIC Projeto Intensivo no Ciclo I 3 ano

BIBLIOGRAFIA-continuao Smole, Ktia Stocco. Coleo matemtica de o a 6 / organizado por Ktia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrcia Cndido. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. Smole, Ktia Stocco. Jogos de matemtica de 1 a 5 ano / Ktia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, Patrcia Cndido. Porto Alegre: Artmed, 2007. Starepravo, Ana Ruth. Jogos para ensinar e aprender matemtica/ Ana Ruth Starepravo. Curitiba: Corao Brasil Editora, 2006. Toledo, Marlia Barros de Almeida. Teoria e prtica de matemtica: como dois e dois, volume nico: livro do professor / Marlia Barros de Almeida Toledo, Mauro de Almeida Toledo. 1 ed. So Paulo: FTD, 2009.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome:____________________________________________________________ Data: _____/ _____/ _____.

Alguns nmeros so muito especiais na nossa vida. Alguns deles formam a DATA EM QUE VOC NASCEU. Essa data pode ser encontrada na sua certido de nascimento e depois ser registrada na sua carteira de identidade. Voc sabe qual a data do seu nascimento? Registre-a nos espaos abaixo usando apenas nmeros:

DIA

MS

ANO

Quantos anos de vida voc completar no seu prximo aniversrio? __________ Foi fcil descobrir no ? Foi s acrescentar mais um ano sua idade .
nessa data que todos os anos voc comemora o seu ANIVERSRIO.
WWW.canstockphoto.com.br

Que idade voc ter em 2020? Explique como voc descobriu.

DUQUE DE CAXIAS - 2011

UM 01

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome:____________________________________________________________ Data: _____/ _____/ _____.

Construa a rvore genealgica da sua famlia aqui abaixo, colocando a data de nascimento de cada pessoa:
Observe a sua rvore e responda:
WWW.canstockphoto.com.br

AV

AV

AV

AV

1. Quem nasceu primeiro: sua me ou seu pai? _______________________ 2. Qual deles mais novo? _______________________

PAI

ME

3. No ano em que voc nasceu quantos anos tinham: o seu pai: ______________

Uma rvore genealgica agrupa todos os familiares que nasceram e viveram antes ou depois de ns. Pesquise mais sobre o assunto.

a sua me: _____________ 4. Voc tem irmos? Quantos anos o mais velho tem a mais que o mais novo? _________________________ _________________________ _________________________

IRMO

EU

IRMO

DUQUE DE CAXIAS - 2011

DOIS

02

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: _____/ _____/ _____.

Estas crianas so muito espertas e esto fazendo boas perguntas para voc. Voc consegue respond-las?
Eu tenho 8 anos. Minha irm tem 5 anos a mais do que eu. Quantos anos ela tem?
WWW.canstockphoto.com.br

Eu nasci em 2002. Quantos anos eu tenho?

Resposta: _______________________

Resposta: _______________________

Eu completei 10 anos em janeiro deste ano. Em qual ano nasci?

Minha me disse que com 18 anos j serei um adulto. Eu ainda tenho 9 anos. Quantos anos ainda tenho que esperar para isso?

Resposta: _______________________

Resposta: _______________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRS 03

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data: _____/ _____/ _____.

Escolha um adulto do qual voc goste muito e realize com ele a entrevista abaixo:

NOME COMPLETO: __________________________________________________ DATA DE NASCIMENTO: _____/_____/________. CIDADE ONDE NASCEU: ______________________________

Conte aos seus colegas sobre como era a poca em que seu entrevistado era criana.

COMO ERAM AS COISAS NO SEU TEMPO DE CRIANA:


____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________
WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUATRO 04

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: _____/ _____/ _____.

O direito das crianas


(Ruth Rocha) Toda criana do mundo Deve ser bem protegida Contra os rigores do tempo Contra os rigores da vida. Criana tem que ter nome Criana tem que ter lar Ter sade e no ter fome Ter segurana e estudar.
Fragmento

As histrias de Ruth Rocha esto espalhadas pelo mundo, e ela j ganhou os mais importantes prmios brasileiros destinados literatura infantil da Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Trecho retirado de: WWW2.uol.com.br/ruthrocha

Voc gostou da histria da Ruth? Como foi a infncia dela? Se parece com a sua? Converse com a sua turma sobre isso e aproveite para ler outros textos da autora.

Agora, descubra a idade que Ruth Rocha completar este ano. Antes de descobrir, responda: qual informao encontrada na histria de vida dela ser utilizada para responder ao desafio?__________________________________

IDADE DA RUTH: ____________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

http://assessorandosonhos.blogspot.com/2007 /10/o-direito-da-criana-ruth-rocha.html

Ruth Rocha nasceu em 1931 na cidade de So Paulo. Filha dos cariocas lvaro de Faria Machado, mdico, e Esther de Sampaio Machado, tem quatro irmos, Rilda, lvaro, Eliana e Alexandre. Teve uma infncia alegre e repleta de livros e gibis. O bairro de Vila Mariana, onde morava, tinha nessa poca muitas chcaras por onde Ruth passava, a caminho da escola estudava no Colgio Bandeirantes.

infoescola.com

CINCO 05

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

As crianas sonham desde cedo com a profisso que querem ter. Voc j pensou sobre isso? Faa uma pesquisa na sua turma sobre a famosa pergunta: O QUE VOC QUER SER QUANDO CRESCER? Anote os dados em um papel e depois, junto com seu professor construa um grfico apresentando o resultado.

Qual ser o ttulo do grfico?

Qual profisso ser a mais escolhida?

Que nmeros voc ir utilizar? Onde eles devem ficar?

DUQUE DE CAXIAS - 2011

WWW.canstockphoto.com.br

Onde voc ir escrever os nomes das profisses?

SEIS

06

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome:____________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

O AGUADEIRO uma das profisses mais antigas e que podemos considerar extinta. Essa profisso era encontrada em vrios pases do mundo e aqui, no Rio de Janeiro era desempenhada por escravos e ndios, que eram encarregados de buscar gua em grandes tonis, atendendo casa em que serviam ou ento, o que no era incomum, vendiam gua nas ruas. Hoje em dia, a CEDAE, por tradio, utiliza aguadeiros modernos em eventos especiais. Pesquise mais sobre o assunto.
A gua necessidade bsica para a vida. Sem gua, a vida no poderia existir. A sede sinal de que seu corpo precisa tomar gua. Devemos beber entre 1,5 e 2 litros de gua/dia.
http://profissoes.web.simplesnet.pt/
www.cedae.com.br/raiz/002045.asp

Trecho retirado de: http://www.vivendosaudavel.com/quantos-litros-de-aguadevemos-beber-por-dia/ flanelapaulistana.com/.../

Voc sabe quantos copos de gua correspondem a 2 litros? Faa experimentos com a sua turma para responder pergunta e registre aqui:

DUQUE DE CAXIAS - 2011

07

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome:____________________________________________________________ Data:____/ ____/ ____.

Pesquise em encartes de supermercados, produtos que so vendidos a LITRO (L) ou MILILITRO (ML) e cole no espao abaixo. Registre tambm a capacidade da embalagem. Agora, responda: 1. Quais desses produtos so vendidos em embalagens com 1 litro ou mais? __________________________________ __________________________________ __________________________________ 2. Copie os nmeros que representam capacidade menor que 1 litro: __________________________________ __________________________________ __________________________________
WWW.canstockphoto.com.br

3. Voc deve ter encontrado alguns produtos com a capacidade apresentada em ml. Pesquise com seu professor, que relao o ml tem com o litro. __________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

OITO 08

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome:____________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Voc j observou que os produtos que compramos a LITRO so vendidos em embalagens com capacidades apresentadas em LITRO ( l) ou MILILITRO (ml). O litro uma unidade de medida de capacidade normalmente usada para medir os lquidos. 1 litro = 1 000 mililitros
WWW.canstockphoto.com.br http://www.paodeacucar.com.br/

Escreva quantos mililitros (ml) equivalem s capacidades dos produtos abaixo:

Amaciante YP 2 Litros

VEJA Original 1 Litro

ml

ml

gua Mineral MINALBA Garrafo 5 Litros

ANTARCTICA Guaran Garrafa 1,5 Litros

ml

ml

DUQUE DE CAXIAS - 2011

NOVE 09

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Quando a capacidade da embalagem menor que 1 LITRO, ela apresentada usando o MILILITRO. Quais embalagens abaixo, voc acha que possuem capacidade menor que 1 LITRO? Envolva-as e justifique suas escolhas em um debate com a turma:

Voc sabe quantos MILILITROS h em MEIO LITRO de suco?

DUQUE DE CAXIAS - 2011

WWW.canstockphoto.com.br

http://www.paodeacucar.com.br/

DEZ 10

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Ricardo e Gabriela fizeram uma aposta e esto discutindo por que cada um deles acha que foi o que bebeu mais refrigerante entre os dois. Observe a imagem abaixo e diga quem realmente est com a razo:

500 ml 200 ml 200 ml


Eu bebi muito mais que voc !!!

200 ml 200 ml
Justifique aqui sua resposta:
______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ _

500 ml

DUQUE DE CAXIAS - 2011

ONZE 11

WWW.canstockphoto.com.br

Eu bebi mais refrigerante porque tomei 4 copos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data:____/ ____/ ____.

Parlenda para pular corda

Observe as cordas na imagem abaixo. Em sua opinio, qual delas a mais comprida?

A B
Um homem bateu em minha porta E eu abri Senhoras e senhores: pe a mo no cho Senhoras e senhores: pule de um p s Senhoras e senhores: d uma rodadinha E v pro olho da rua
Retirado de http://www.projetodecolar.com.br/?p=138
WWW.canstockphoto.com.br

Justifique aqui sua resposta:


___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ______________________________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

DOZE 12

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

A professora ir escolher dois alunos da sua turma para realizar uma estimativa. Eles iro ficar de p encostados no quadro e tero que dizer (sem sair do lugar) quantos passos teriam que dar para chegar at a parede do lado oposto da sala. Anote aqui as estimativas:
WWW.canstockphoto.com.br

Aluno: ______________________ passos Aluno: ______________________ passos

Agora, vocs devem conferir quem chegou mais prximo. Para isso, a professora ir escolher um aluno para fazer o percurso contando os seus passos. O que sua turma descobriu com essa atividade?

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TREZE 13

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.


WWW.canstockphoto.com.br

Faa esta atividade com um amigo!

Desenhe no espao abaixo um lpis como aquele que voc usa para escrever. Mas, ateno! No deixe o seu amigo ver! A tarefa : Voc tem que dar dicas para ele sobre o comprimento do seu lpis e ele dever desenhar um lpis do mesmo comprimento. Vocs no podero utilizar a rgua porque uma atividade de estimativa!

Desenhe aqui o seu lpis:

Seu amigo conseguiu desenhar um lpis com o comprimento prximo do seu? O que voc poderia ter falado para ajud-lo mais?

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUATORZE / CATORZE 14

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Fazer estimativa muito divertido, no ? Mas quando precisamos saber a medida exata de alguma coisa, temos que usar uma UNIDADE DE MEDIDA PADRO No Brasil, para medir comprimentos utilizamos o SISTEMA MTRICO DECIMAL. Nesse sistema a unidade fundamental o METRO, mas tambm usamos muito na nossa vida diria uma unidade menor chamada CENTMETRO (para distncias pequenas) e o KILMETRO (para distncias grandes)..

1 metro = 100 centmetros


WWW.canstockphoto.com.br

O professor dividir a turma em grupos e dar uma fita mtrica. Cada grupo dever usar essa fita para medir: A largura da porta da sala de aula: ____________________________________ A largura do quadro:________________________________________ A altura da cadeira:_____________________________________

Agora, comparem as medidas encontradas e respondam: Todos os grupos encontraram as mesmas medidas? Se no, o que pode ter acontecido de errado?
______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUINZE 15

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data:____/ ____/ ____.

Use a rgua para medir o comprimento das chaves na ilustrao abaixo :

A B

C D

Agora, descubra qual a chave que abre o ba do tesouro, seguindo as pistas:

2) A chave certa mede a metade da chave maior mais 1 centmetro; 3) A chave certa mede o dobro da chave menor. A chave que abre o ba a

DUQUE DE CAXIAS - 2011

DEZESSEIS 16

WWW.canstockphoto.com.br

1) A chave certa no a maior nem a menor;

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.


WWW.canstockphoto.com.br

Pea para um amigo medir a sua altura com uma fita mtrica e depois anote aqui:

__________centmetros
Escreva aqui a sua altura e de alguns Voc tambm pode escrever sua altura combinando o metro e o centmetro. Veja a dica: Pergunte ao professor como escrever sua 1 metro = 100 centmetros altura usando a vrgula! Reescreva aqui sua altura: amigos usando a vrgula: ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________

______metro e______centmetros

DUQUE DE CAXIAS - 2011

DEZESSETE 17

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data:____/ ____/ ____.

Complete a tabela escrevendo a altura destas crianas de diferentes formas:


ANDR

150 centmetros

____m e ____ cm

_____ , _______m No zoolgico, crianas com at 1 metro de altura no pagam a entrada e as outras pagam meia entrada.

ADRIANA

114 centmetros

____m e ____ cm

_____ , _______m

Ento, responda: 1) Quais crianas da tabela podero entrar de graa?

JSSICA

100 centmetros

____m e ____ cm

_______________

________________________________ ________________________________

LUCAS

77 centmetros

____m e ____ cm

_______________

2) Se todas essas crianas fossem juntas ao zoo, quanto teriam que pagar no total pelos ingressos? ________________________________ ________________________________

INGRESSO 8 REAIS
WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

DEZOITO 18

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Construa uma tabela apresentando algumas das serpentes no peonhentas do Brasil e seus comprimentos. Utilize as imagens e as informaes ao lado: Qual ser o ttulo da tabela?

Sucuri 1000 centmetros , cobra dgua 100 centmetros, salamanta 120 centmetros, jibia 200 centmetros e cobra-cega 20 centmetros.

SUCURI

Onde voc ir escrever os nomes das serpentes? E o comprimento delas? Quantas colunas e linhas voc ir utilizar?

COBRA DGUA

SALAMANTA

Quais serpentes tm menos de 1 metro de comprimento?

JIBIA

COBRA-CEGA

DUQUE DE CAXIAS - 2011

DEZENOVE 19

http://www.parquesuica.com.br/material%20butantan/material/serpentes.pdf

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

http://www.sitecurupira.com.br/aliment_saudavel/aliment_saudavel_tabela.htm

Observe a tabela com o peso em gramas de algumas frutas. Em seguida, calcule o peso total das frutas que esto na balana:

FRUTA Ma Laranja Pra Uva Banana Limo

PESO (g) 100 100 100 150 70 60

ESPAO PARA OS CLCULOS

WWW.canstockphoto.com.br

O peso total das frutas na balana de: ________________ gramas ou ___________ kg e ___________ g ou __________ , _____________ kg 1 000 gramas(g) = 1 quilograma(kg)

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VINTE E UM 21

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Veja a tabela da pgina anterior e responda: Quantas unidades de cada fruta voc precisaria para comprar, aproximadamente, um quilograma (1 kg) delas?

1 kg de ma

_________ unidades.

1 kg de limo

_________ unidades.

1 kg de uva

_________ unidades.

1 kg de pra

_________ unidades.

1 kg de laranja

_________ unidades.

1 kg de banana

_________ unidades.
WWW.canstockphoto.com.br

De quais dessas frutas voc conseguiu comprar exatamente 1 kg? ______________________________________________________ E de quantas unidades voc precisou? ___________

Converse com a sua turma sobre esta atividade?

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VINTE E DOIS

22

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Denise mora em Duque de Caxias e sempre visita a sua me que mora na cidade do Rio de Janeiro. Para chegar at l, ela precisa pegar o nibus 415 com trajeto Jardim Leal - Central. Observe os algarismos que formam o nmero do nibus e resolva o desafio a seguir: Quantos nmeros diferentes voc consegue formar utilizando estes algarismos sem repeti-los? Anote-os aqui abaixo:

415
WWW.canstockphoto.com.br

O nmero da linha do nibus um cdigo e no representa uma quantidade. Converse com sua turma e descubra outros nmeros que usamos como cdigo no dia-a-dia...

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VINTE E TRS 23

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Mnica comprou algarismos de metal para representar o nmero de sua casa. Veja:

Combine esses algarismos e forme todos os nmeros que conseguir e anote aqui:

Agora, leia as dicas e descubra o nmero da casa da Mnica: 1) maior que 200 e menor que 800; 2) Tem trs centenas; 3) Termina com o menor algarismo.

Quais dicas foram mais importantes?

O nmero :

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VINTE E QUATRO 24

WWW.canstockphoto.com.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Uma escola est fazendo uma campanha de arrecadao de garrafas PET para vender e comprar livros para a sala de leitura. Veja como acontece: a cada 10 garrafas PET trazidas por um aluno, ele ganha 1 ponto. E a cada 10 pontos, ele ganha um ingresso para assistir a um filme, com direito pipoca e guaran.
www.brincandonarede.com.br/campanha/BauDeAtiv...

Daniel, aluno do 4 ano, conseguiu juntar a quantidade de garrafas registrada abaixo:

10 garrafas pet

1 PONTO

125
1) Quantos grupos de 10 garrafas ele trouxe? Ento, quantos pontos ele ganhou? _______________________________________

10 de

1 PONTO

_______________________________________ 2) Ele conseguir ganhar um ingresso? Justifique.


Quantas garrafas um aluno precisa juntar para ganhar um ingresso para assistir ao filme?

_______________________________________ _______________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VINTE E CINCO 25

WWW.canstockphoto.com.br

_______________________________________

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Em um jogo de boliche, cada pino tem um valor em pontos. O pino vermelho vale 100 pontos, o pino azul vale 10 pontos e o verde vale 1. Veja quantos pinos cada criana derrubou e quantos pontos conseguiram:

100

10

Quantos pontos cada criana conseguiu? William Maria Vitor Quantos pontos a criana vencedora fez a mais do que a que ficou em 2 lugar?

Um pino

vale o mesmo que:

______ pinos

ou

_______ pinos

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VITOR

VINTE E SEIS 26

WWW.canstockphoto.com.br

WILLIAM

MARIA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Observe quantos nmeros diferentes podemos formar usando todos os trs algarismos abaixo sem repeti-los:

Envolva o algarismo 2 em cada nmero formado. Depois, discuta com seus colegas sobre o valor que ele representa em cada um. Quais valores o algarismo 2 representou? _______________________________________________________________________

Escreva o valor que representa cada algarismo nos nmeros abaixo:


WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VINTE E SETE 27

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: __________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Existe um quadro que apresenta o valor representado por cada algarismo no nmero de acordo com a posio que ocupa. Veja:

Escreva os nmeros que so formados por:

CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES

C
ORDEM DAS CENTENAS ORDEM DAS DEZENAS ORDEM DAS UNIDADES

200 + 60 + 2 =
C D U

300 + 20 + 9 =
C
GRUPOS DE 100 GRUPOS DE 10 GRUPOS DE 1

U
WWW.canstockphoto.com.br

100 + 5 = 70 + 8 =
C D U

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VINTE E OITO 28

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data:____/ ____/ ____.

Recorte as cartas que formam os nmeros abaixo e cole-as para compor os nmeros:

527 270 705 52

DUQUE DE CAXIAS - 2011

VINTE E NOVE 29

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Pinte qual ou quais das opes corretas aparecem como decomposio para cada nmero:

600 + 390

600 + 39 6+3+9 50 + 40 5+4 25 + 10 100 + 150

630 + 9 600 + 30 + 9 50 + 4 400 + 104 200 + 500 230 + 20


WWW.canstockphoto.com.br

639

60 + 3 + 9 500 + 40

Sou craque em decomposio!

504

500 + 4 200 + 50 200 + 5

250

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRINTA E UM 31

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Leia a notcia abaixo sobre a Dengue e realize as atividades ao lado:

Dengue no Brasil 30/11/2011 Rio tem 137 casos de morte por dengue desde o incio do ano
Durante o perodo foram registrados 137 mortes decorrentes da doena, sendo 51 casos no Rio de Janeiro, 16 em So Gonalo, nove em Duque de Caxias, oito em Nova Iguau, seis em So Joo de Meriti, quatro em Volta Redonda, quatro em Angra dos Reis, trs em Barra Mansa, trs em Rio das Ostras, trs em Campos dos Goytacazes, duas em Belford Roxo, dois em Cabo Frio, trs em Mesquita, trs em Japeri, trs em Mag, dois em Itaocara, dois em Maric, duas em Valena, um em Bom Jesus de Itabapoana, um em Casimiro de Abreu, um em Itabora, um em Itagua, um em Itaperuna, um em Maca, um em Niteri, um em Paraba do Sul, um em Pinheiral, um em So Jos do Vale do Rio Preto e um em So Pedro da Aldeia.
2) Destaque no texto todos os nmeros que compem o nmero 137. 3) Decomponha o nmero 137 de trs formas diferentes: _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________
Leiamais:http://www.combateadengue.com.br/rio-tem-137-casos-de-morte-por-dengue-desde-oiniciodo-ano/#ixzz1gHZjtEqM

1) Copie o nmero de casos de morte por dengue:

a) Quantas unidades h nesse nmero? _________ b) E quantas dezenas? _____________ c) E quantas centenas? _____________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRINTA E DOIS 32

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____. Nem sempre um nmero representa uma quantidade. Veja abaixo como usamos os nmeros para indicar uma ordem e aprenda sobre as fases de desenvolvimento do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). Leia os trechos e numere de acordo com as imagens:
Os ovos medem cerca de 1mm de comprimento e so

1
http://www.mundobio.xpg.com.br/dengue.htm
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula...

depositados pela fmea, nos depsitos que servem como criadouro, prximos superfcie da gua. Os ovos so capazes de resistir a longos perodos inteiramente secos, podendo resistir de 6 meses a 1 ano ou mais. Essa capacidade de resistir fora da gua um srio obstculo pois entrando em contato com a gua, os embries se desenvolvem para o estgio de larva.

4 2

Este o estgio posterior s larvas: as pupas no se alimentam. Nesta fase ocorre a metamorfose (transformao) para a fase final do processo de evoluo do mosquito do

dengue. Elas se mantm, geralmente, na superfcie da gua flutuando para facilitar a ecloso, ou seja , a sada do inseto adulto de dentro da pupa. Este estgio dura aproximadamente de 2 a 3 dias.

Aps emergir do estgio pupal, os insetos adultos ficam Esta a fase em que podemos eliminar o Aedes aegypti com mais facilidade, nesse perodo que o mosquito comea o seu desenvolvimento, porque passa todo o tempo dentro de gua limpa e parada, como caixas dgua descobertas ou mal tampadas, plantas na gua ou qualquer objeto dentro de seu quintal que possa acumular gua. por isso que no vero, perodo chuvoso, pode acontecer as epidemias de dengue. Quanto mais quente mais rpido ser o desenvolvimento da larva. parados flutuando na gua, por serem leves, ou procuram um local para pousar e, assim permanecendo por vrias horas, para endurecer seu exoesqueleto. Aps 24 horas j podem acasalar. A fmea se alimenta mais frequentemente de sangue enquanto o macho de carboidratos extrados de vegetais. O tempo mdio de vida do Aedes aegypti de 30 a 35 dias.

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRINTA E TRS 33

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Ana adora brincar com seus amigos de descobrir o nmero secreto. Desta vez voc quem vai descobrir. Ela dar algumas dicas e quando voc achar o nmero, dever pint-lo: Agora, escolha um nmero da tabela e escreva algumas dicas para seu amigo descobrir.

250

260 310 360 410 460

270 320 370 420 470

280 330 380 430 480

290 340 390 490 440

300 350 400 450

1 nmero: 1 dica Maior que 270; 2 dica Menor que 400; 3 dica Maior que 300; 4 dica Entre 310 e 370; 5 dica Maior que 350.

2 nmero: 1 dica Menor que 490; 2 dica Maior que 350; 3 dica Entre 390 e 470; 4 dica Menor que 450; 5 dica Entre 430 e 450.

3 nmero: 1 dica 2 dica 3 dica 4 dica 5 dica

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRINTA E QUATRO 34

WWW.canstockphoto.com.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Complete a tabela abaixo realizando os clculos mentalmente. Exercite sempre o seu crebro!

+ 1 3 5 7 9

+ 10 12 15 20

10

12

15

Explique para os seus colegas quais as estratgias que voc utilizou para completar a 2 tabela.

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRINTA E CINCO 35

WWW.canstockphoto.com.br

25

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Realize os clculos mentalmente e coloque os resultados no quadro numrico:

44 10 = 79 6 = 91 10 = 25 2 =
WWW.canstockphoto.com.br

O quadro numrico pode ajud-lo a achar os resultados destes clculos? Discuta com os seus colegas.

48 10 = 16 4 = 57 10 =
DUQUE DE CAXIAS - 2011

34 2 = 63 10 =

TRINTA E SEIS 36

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ____________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Paulo tem uma coleo de garrafas que coloca em uma estante na sala de sua casa. Quantas garrafas h nesta estante?
Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

Discuta com seus amigos as diferentes estratgias usadas.

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRINTA E SETE 37

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Dona Olga cria sessenta gatos no seu stio em Xerm. Quantos deles no apareceram nesta foto?
Faa aqui suas anotaes:

Como voc descobriu?

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRINTA E OITO 38

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Uma escola organizou um passeio para um museu. Foram 150 alunos do 3 ano, 76 do 4 ano,108 do 5 ano e alguns do 2 ano. Sabendo que o passeio conseguiu atender a 360 alunos, quantos alunos do 2 ano foram ao museu?
Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

TRINTA E NOVE 39

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Carlos est terminando a construo de sua casa. Ele havia deixado um buraco para colocar uma janela, mas mudou de ideia: agora quer fechar o buraco completando com os tijolos que faltam. Quando ele terminar, quantos tijolos haver nesta parede inteira mostrada na imagem?
Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA 40

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Sueli adora escrever e por isso coleciona canetas. Ela j tinha muitas e agora ganhou mais sete de sua professora, ficando com 53. Quantas canetas Sueli tinha antes de ganhar esse presente?
Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA E UM 41

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Observe como Davi resolveu este clculo e experimente fazer como ele:

38 + 26 50 14 64
WWW.canstockphoto.com.br

25 + 16

44 + 56

61 + 22

123 + 518

206 + 476

180 + 620

O que voc achou desse jeito de calcular? Em que ele diferente do outro mais conhecido?

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA E DOIS 42

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Realize os clculos abaixo. Depois, escolha um deles e escreva algumas dicas, explicando como resolv-lo:

86 - 47

50 - 19

72 - 36

248 - 53

305 - 138

100 - 65

WWW.canstockphoto.com.br

Clculo escolhido

Dicas: _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA E TRS 43

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Responda as perguntas das crianas:

Quantas rodas h em 5 bicicletas como a minha?

E se as 5 bicicletas tambm tiverem rodinhas como esta aqui?

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA E QUATRO 44

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Cludia vende cupcakes deliciosos e cada embalagem vem com quatro deles. Ela recebeu uma encomenda de 40 embalagens. Quantos cupcakes ter que fazer para entregar?
Faa aqui suas anotaes: Explique como descobriu?

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA E CINCO 45

WWW.canstockphoto.com.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Em um edifcio de 10 andares h um elevador social para uso dos funcionrios de uma empresa. Nesse elevador cabem apenas 5 pessoas por vez, e para levar todos os funcionrios ele precisa fazer 12 viagens. Voc sabe dizer quantas pessoas trabalham nesse prdio?
Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA E SEIS 46

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Caso voc tivesse as peas de roupa das ilustraes ao lado, de quantas formas diferentes poderia combin-las usando uma bermuda e uma blusa de cada vez?

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA E SETE 47

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Marcos tem uma pizzaria especializada em pizzas com dois sabores chamadas meio-a-meio. Hoje voc ir ajud-lo a montar todas as combinaes possveis com os sabores ao lado. Vamos l!

Quantas pizzas voc conseguiu montar? Invente um nome divertido para cada combinao.
WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

QUARENTA E NOVE 49

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Srgio e Mariana so irmos. Eles ganharam 150 reais de aniversrio da av para dividir entre eles. Mariana, com a sua parte, comprou uma boneca que custou 42 reais e Srgio comprou um rob que custou 68 reais. Qual o valor em dinheiro que cada um ainda tem depois das compras que fizeram? Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E UM 51

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Dona ngela tem uma penso e vende refeies no almoo. Toda quarta-feira ela faz omeletes deliciosos que fazem o maior sucesso. Para cada omelete, ela utiliza 4 ovos de galinha. Agora responda: Com 84 ovos, quantos omeletes Dona ngela poder fazer? Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E DOIS 52

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Em um depsito de venda de produtos para feirantes encontram-se caixas com 180 ovos separados em embalagens com 6 cada uma. Quantas embalagens com meia dzia de ovos h em cada caixa? Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E TRS 53

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Em uma loja de doces so vendidas pores com trs donuts de sabores diferentes. O confeiteiro acabou de preparar 270 deles. Quantas pores podero ser feitas com essa quantidade? Se cada poro custa cinco reais, qual valor ser obtido com a venda dessas pores? Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E QUATRO 54

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Observe os clculos no quadro e continue resolvendo as multiplicaes:

18 24
WWW.canstockphoto.com.br

36 3

47 4

25 5

55 4 200 20 220

3 60 12 72

102 6

230 7

325 8

124 9

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E CINCO 55

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Veja como podemos multiplicar nmeros grandes atravs da decomposio e de um jeito bem divertido. Experimente!

38 12 300 80 60 + 16 456
Multipliquei os nmeros na tabela e depois somei os resultados parciais.

53 10 2 30 300 60 8 80 16 164 15 13

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E SEIS 56

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Veja como dividir usando o mtodo de estimativa. Depois o experimente resolvendo os outros clculos abaixo:

72 - 60 12 -6 6 -6 0

6 10

80
Este clculo foi resolvido por estimativa. Foi s imaginar quantas vezes o 6 cabia no 72. Podemos fazer aos poucos, pois sempre d certo. Depois s somar os resultados parciais.

168

12

12
1 1

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E SETE 57

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Observe os horrios de incio e trmino das atividades dirias de Gabriel nos relgios e calcule o tempo de durao:

DORME

BRINCA

Durao: ___________________

Durao: ___________________

ESTUDA

ASSISTE TELEVISO
WWW.canstockphoto.com.br

Durao: ___________________

Durao: ___________________
DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E OITO 58

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Estas crianas esto na praia e, para se protegerem do sol, tero que usar um protetor solar. Sabendo que o protetor protege a pele por 4 horas, calcule o horrio em que as crianas tero de pass-lo novamente:

Se colocarem s 8:00 h

_________________
Voc descobriu o segredo? Ser que podemos calcular o horrio mudando apenas um nmero?

Se colocarem s 9:30 h

_________________

Se colocarem s 10:15 h

_________________

Se colocarem s 11:45 h

_________________

Se colocarem s 13:50 h

_________________

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CINQUENTA E NOVE 59

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Luciene est grvida de uma menina e comprou algumas coisas para o enxoval. Calcule quanto em dinheiro ela gastou observando os preos das etiquetas. Em seguida, calcule o troco que Luciene receber quando pagar pelas compras com uma nota de 100 reais. Faa aqui suas anotaes:

R$ 35,00

R$ 15,55

R$ 4,68
WWW.canstockphoto.com.br

R$ 17,90

R$ 4,85 R$ 1,49

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SESSENTA 60

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Felipe est com gripe e o mdico receitou que ele tome 2,5 ml de xarope 3 vezes ao dia durante uma semana. Sua me comprou um vidro de xarope com 60 ml e est preocupada de no ser o suficiente para todo o tratamento. O que voc acha? Faa aqui suas anotaes:

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SESSENTA E UM 61

WWW.canstockphoto.com.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Faa de conta que voc tem 30 reais para gastar no supermercado. Recorte de um encarte tudo o que quiser comprar e cole no espao abaixo. Depois calcule o valor em dinheiro que restou. Faa aqui suas anotaes: Ainda bem que eu posso usar a calculadora...

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SESSENTA E DOIS 62

WWW.canstockphoto.com.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Veja o valor em dinheiro de alguns produtos e utilize as cdulas e moedas da prxima pgina para pagar por eles:

R$ 1,25

R$ 3,00

Existem vrias formas de pagar pelo mesmo valor. O professor ir escrever no quadro todas as encontradas por sua turma.

WWW.canstockphoto.com.br

R$ 123,50

R$ 59,90

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SESSENTA E TRS 63

SESSENTA E CINCO

65

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Divida os gizes de cera entre as trs crianas, recortando as figuras e colando no espao reservado para cada uma delas. Cada criana recebeu uma parte

Nmero de partes em que voc dividiu

WWW.canstockphoto.com.br

Cada criana recebeu um tero dos gizes de cera que corresponde a _____ gizes.

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SESSENTA E SETE 67

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Preencha o espao pontilhado, descobrindo a frao dos doces envolvidos:

Quantos doces envolvidos

Quantos doces h

WWW.canstockphoto.com.br

Quantos doces envolvidos

Quantos doces envolvidos

Quantos doces h

Quantos doces h

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SESSENTA E NOVE 69

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Pinte a parte da figura indicada pela frao:

1 4

3 8

4 4

6 8

2 6

1 2

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA 70

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Observe esta barra de chocolate e escreva as fraes que correspondem aos pedaos dela: Envolva o pedao de chocolate que corresponde metade da barra ou . Quando o numerador e o denominador so iguais quer dizer que temos um inteiro.

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA E UM 71

WWW.canstockphoto.com.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Faa um x nas fatias que correspondem a frao indicada em cada pizza:

1 2

2 4

4 8

WWW.canstockphoto.com.br

Escreva aqui o que voc observou.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA E DOIS 72

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Observe as fraes que correspondem aos doces envolvidos e discuta com a sua turma sobre suas descobertas: Nmero de partes envolvidas

3 12

1 4

Nmero de partes em que os doces foram divididos

WWW.canstockphoto.com.br

____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA E TRS 73

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Divida estas duas laranjas para as quatro crianas. Qual frao das laranjas cada uma receber? Faa aqui suas anotaes:

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA E QUATRO 74

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Sua tarefa dividir os bolos abaixo em quatro partes iguais, de diferentes formas. Marque em cada um a frao . Depois, converse com sua turma e o professor para saber todas as formas encontradas por vocs.

Quando voc divide em quatro partes iguais, os pedaos precisam ter o mesmo formato?

WWW.canstockphoto.com.br

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA E CINCO 75

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Ana Caroline e Josu so irmos. Ao longo da semana, eles tomaram iogurtes comprados por sua me. Veja o quanto cada um tomou e responda s perguntas: Observe a cartela de iogurtes:

pasticrem.com.br

Ana Caroline

Que frao da cartela representa um iogurte? _______

Josu
WWW.canstockphoto.com.br

Que frao representa a parte tomada por Ana Caroline? _______ E a parte tomada por Josu? _______

Algum dos irmos tomou mais do que uma cartela? Por qu? _________________________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA E SEIS 76

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Para fazer uma jarra de suco de maracuj usando um suco concentrado preciso seguir as instrues abaixo. Veja:

WWW.canstockphoto.com.br

1 +

Misture 1 copo de suco concentrado a 9 copos de gua. Adoce a gosto. J est pronto um delicioso suco.

webmundi.com

Quantos copos de lquido foram usados para preparar o suco? ________ Qual a frao do suco pronto foi feita de gua? _________ Qual a frao que representa a razo entre a quantidade de suco concentrado e a quantidade de gua no suco pronto? ________ Para fazer duas jarras de suco, qual a frao de suco concentrado seria usada? ________ Em duas jarras de suco, a razo mudaria? Por qu? _________________________________________________________________________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA E SETE 77

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Uma loja de roupas est oferecendo 50% de desconto no valor das compras vista em dinheiro. Escreva ao lado de cada pea, o novo valor com o desconto:

R$ 100 Preo com desconto R$

R$ 30 R$ 68 Preo com desconto R$ Preo com desconto R$

Preo com desconto R$

Preo com desconto R$

Preo com desconto R$

DUQUE DE CAXIAS - 2011

SETENTA E OITO 78

WWW.canstockphoto.com.br

R$ 124

R$ 50

R$ 85

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Classifique as figuras tridimensionais de acordo com a legenda:


somatematica.com.br pessoal.sercomtel.com.br aprendercomapratica.bl... infoescola.com reidaverdade.com profundizarenmatematic... pelavitoriadaluzadonay...

1 2
albertolpcr.com.br

POLIEDROS

DUQUE DE CAXIAS - 2011

portaldoprofessor.mec

CORPOS REDONDOS

....
SETENTA E NOVE 79

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Muitas embalagens de produtos que usamos tm o formato que lembra alguns slidos geomtricos. Que tal voc inventar uma embalagem para um produto novo? Utilize a planificao da prxima pgina e depois realize uma exposio com a sua turma: Desenhe aqui como ficou sua embalagem: Nome do produto:

Uso do produto:

Escreva um anncio para o produto:

DUQUE DE CAXIAS - 2011

OITENTA 80

OITENTA E UM

81

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Observe a planificao abaixo e responda s perguntas:

1) Ela tem o formato que lembra qual poliedro?


PORTALDOPROFESSOR.GOV.BR

cubo tetraedro

pirmide paraleleppedo

2) Ela tem quantas faces? (no conte com as abas)

3) Cada face tem o formato de um: Voc conhece algum produto que tenha uma embalagem parecida com esta? tringulo retngulo crculo hexgono

DUQUE DE CAXIAS - 2011

OITENTA E TRS 83

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Veja abaixo o dado e sua planificao e resolva as tarefas: 1) O cubo tem ____ faces em formato de ___________________. 2) Possui _______ arestas e _______ vrtices. 3) As faces opostas do dado somam _______. 4) Envolva as outras planificaes possveis para um cubo:
desenhospaintcolor.blo... papeis.blogs.sapo.pt/2009/05/?page=4

Se precisar, monte a planificao da prxima pgina.

DUQUE DE CAXIAS - 2011

OITENTA E QUATRO 84

OITENTA E CINCO

85

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Recorte as pirmides ao lado e cole de acordo com o nome que recebem. Depois, escreva quais polgonos formam suas faces: PIRMIDE DE BASE HEXAGONAL PIRMIDE DE BASE QUADRANGULAR

Formada por ____ tringulos e um _____________.

Formada por ____ tringulos e um _____________.

PIRMIDE DE BASE TRIANGULAR

PIRMIDE DE BASE PENTAGONAL

Formada por ____ tringulos.

Formada por ____ tringulos e um _____________.

DUQUE DE CAXIAS - 2011

OITENTA E SETE 87

educ.fc.ul.pt

OITENTA E NOVE

89

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

As figuras abaixo so chamadas de PRISMAS. Descubra o que elas tm em comum e faa um debate com sua turma, anotando suas concluses:

Prisma Triangular

Prisma Quadrangular

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Prisma Hexagonal

Prisma Pentagonal

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

DUQUE DE CAXIAS - 2011

NOVENTA E UM 91

www.lacasainfantil.com/materiales-y-recursos/...

NOVENTA E TRS

93

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

As formas geomtricas bidimensionais so nomeadas de acordo com a quantidade de lados. Conte o nmero de lados de cada figura abaixo e procure o seu nome no banco de palavras:

N DE LADOS: _______ NOME: __________________

N DE LADOS: _______ NOME: __________________

N DE LADOS: _______ NOME: __________________

N DE LADOS: _______ NOME: __________________

N DE LADOS: _______ NOME: __________________

N DE LADOS: _______ NOME: __________________

N DE LADOS: _______ NOME: __________________

N DE LADOS: _______ NOME: __________________

Decgono Tringulo Pentgono Hexgono Quadriltero Octgono Heptgono Enegono


www.pensevestibular.com.br/vestibular/poligon... DUQUE DE CAXIAS - 2011

NOVENTA E CINCO 95

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

As figuras abaixo so compostas por muitos tringulos. Leia cada definio e encontre nas figuras um tringulo de cada tipo. Pinte-os como quiser: TRINGULO EQUILTERO Possui todos os lados com a mesma medida

TRINGULO ISSCELES
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula...

Possui dois lados com a mesma medida

TRINGULO ESCALENO Possui todos os lados com medidas diferentes

Quais outras figuras podemos encontrar nas imagens?

DUQUE DE CAXIAS - 2011

NOVENTA E SEIS 96

WWW.canstockphoto.com.br

Qual tipo de tringulo no foi utilizado na composio das figuras? Leia sua definio e desenhe um aqui ao lado.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Identifique nas imagens abaixo os tipos de ngulos e escreva seus nomes:

marcomanetta.wordpress.com/geometria-2/

Igual a 90

Menor que 90

Maior que 90 e menor que 180

Igual a 180

DUQUE DE CAXIAS - 2011

NOVENTA E SETE 97

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Observe o mapa e depois responda s perguntas:

Retas Paralelas possuem mesma direo e no se cruzam.

websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marciri...

Retas concorrentes se cruzam em um ponto. 90

Retas concorrentes perpendiculares se cruzam formando um ngulo de 90. 1) Qual o nome da rua onde est a sorveteria? ________________________________

Escreva o nome das ruas que so paralelas a essa rua: ______________________________________ 2) Qual a rua onde fica o supermercado? ___________________________________ Escreva o nome das ruas perpendiculares a essa rua: ______________________________________ Voc sabe por que a escola est de cabea para baixo?
DUQUE DE CAXIAS - 2011

_
NOVENTA E OITO 98

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

Como voc j viu, as figuras bidimensionais com 4 lados chamam-se QUADRILTEROS. Leia as definies de cada um e numere as figuras do painel:
sites.unifra.br/.../gicele/sessao_3_1.html

O que voc observou com esta atividade? Faa um cartaz com seus amigos, registrando suas descobertas.
WWW.canstockphoto.com.br

Quadrado

Retngulo

Possui 2 pares de lados paralelos e com a mesma medida e 4 ngulos retos

Possui 2 pares de lados paralelos e 4 ngulos retos

Losango

Trapzio

Paralelogramo Possui 2 pares de lados paralelos

Possui 2 pares de lados paralelos e com a mesma medida

Possui 1 par de lados paralelos e 1 par de lados no paralelos

DUQUE DE CAXIAS - 2011

NOVENTA E NOVE 99

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____. Esta pea que voc v abaixo foi desenvolvida para pavimentao de caladas. Quais formas geomtricas a formam? Recorte as outras peas na prxima pgina e una-as neste espao formando um belo calamento.

educ.fc.ul.pt

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CEM 100

CENTO E UM 101

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO Trabalhando com Matemtica

4 ANO

Nome: ___________________________________________________________ Data: ____/ ____/ ____.

SALA DE LEITURA
HORTA

SECRETARIA

H ambientes com o mesmo permetro? Eles tm a mesma rea? O que voc conclui disso? AMBIENTE PERMETRO (metros) REA (quadrado)

SALAS REFEITRIO PARQUINHO DE AULA QUADRA

SECRETARIA SALAS DE AULA QUADRA PARQUINHO

Permetro a soma das medidas dos lados. Neste caso, usaremos a medida do lado do quadrado. 1 METRO rea a medida de uma superfcie. Neste caso, usaremos o quadrado como unidade de medida.

HORTA REFEITRIO SALA DE LEITURA

DUQUE DE CAXIAS - 2011

CENTO E TRS 103

WWW.canstockphoto.com.br

Observe esta planta baixa de uma escola e calcule o permetro e a rea de cada ambiente:

ANEXO 1 CDULAS E MOEDAS DO REAL

casadamatematica.blogspot.com/.../tangram.html

TANGRAM

ANEXO 2

S-ar putea să vă placă și