Sunteți pe pagina 1din 67

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA EM TEORIA DA LITERATURA

GIAMBATTISTA VICO: POESIA E CINCIA NOVA

ANA CLUDIA RAMALHO DOS SANTOS


MESTRADO EM TEORIA DA LITERATURA 2008

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Programa em Teoria da Literatura

Giambattista Vico: Poesia e Cincia Nova

Ana Cludia Ramalho dos Santos

Dissertao orientada pelo Professor Doutor Joo R. Figueiredo

Mestrado em Teoria da Literatura

2008

3
Agradecimentos

O meu primeiro, sincero, agradecimento dirigido ao professor Joo Figueiredo, cuja orientao disponvel, atenta e rigorosa foi determinante para a realizao desta tarefa. Ao professor Miguel Tamen, agradeo especialmente a confiana que me transmitiu no momento em que tive a irreflectida ideia de escrever uma tese sobre a Cincia Nova. Esta tese beneficiou ainda da generosidade dos meus colegas do Seminrio de Orientao, qualidade que nem sempre se encontra em companheiros de academia. Desses, destaco o kafkiano Nuno Amado, pela amizade e por todas as perguntas. Agradeo minha amiga e colega Joana Meirim, pelo apoio de sempre. Finalmente, agradeo ao meu pai e minha me, na verdade, por tudo!

Esta dissertao estuda o papel da poesia no mtodo e na estrutura da Cincia

Nova, de Giambattista Vico. Considerada a chave-mestra da obra, a poesia


relacionada com o conceito de sabedoria potica, a partir do qual Vico constri uma teoria das origens poticas da humanidade. Perceber como se articula a teoria das origens de Vico com o propsito de fundar uma nova cincia um dos principais objectivos deste estudo. Argumentar-se- que a novidade da Cincia se encontra no seu mtodo e numa forma de conhecimento que pode ser vista como potica.

This dissertation studies the role of poetry in the method and structure of Giambattista Vicos New Science. Considered the works master key, poetry is related to the concept of poetic wisdom, which Vico uses to build his theory of the poetic origins of mankind. Understanding how to articulate Vicos theory of origins with the goal of founding a new science is one of this studys main objectives. It will be argued that the newness of the Science lies in its method as well as in a form of knowledge that can be regarded as poetic.

Great are the myths I too delight in them


Walt Whitman

NDICE

Os princpios da tese 7

I Cincia e mtodo . 9

II A chave mestra de uma obra 22

III Uma teoria das origens 34

IV A sabedoria potica de Homero . 45

V Cincia e poesia . 54

Bibliografia . 65

OS PRINCPIOS DA TESE

Poetry is indeed something divine. It is at once the centre and circumference of knowledge; it is that which comprehends all science, and that to which all science must be referred.
Percy Bysshe Shelley

Quando decidi iniciar-me na leitura da Cincia Nova de Vico, fui aliciada por descries promissoras de gigantes poticos e de sbios divinos, que tinham fundado com a rude lngua da primeira poesia a humanidade de que fazemos parte. Fascinou-me constatar que havia mais do que isso no monumental livro de Vico. E, no entanto, aps leituras diferentes, aqueles homens poticos permaneciam os mais aliciantes. Esta uma tese sobre as origens da poesia segundo Vico, onde se defende que tudo o que dito na Cincia Nova integra uma reflexo maior sobre a prioridade da poesia na histria das coisas humanas. Por isso, a leitura da Cincia Nova que aqui apresento pressupe que reflectir sobre a poesia nessa obra no se distingue de apresentar uma descrio geral da mesma. Com efeito, Vico faz depender da descoberta da natureza potica dos primeiros homens (isto , a descoberta de que eles eram poetas) o desenvolvimento da sua teoria sobre a evoluo ideal e recorrente das naes. Para Vico, as origens da humanidade esto necessariamente ligadas ao nascimento da poesia. Porm, associar a poesia a um estado primordial da histria humana no significa encerr-la nesse perodo. Ao longo desta tese, procurarei demonstrar que a teoria das origens da poesia de Vico pode ser lida como uma teoria sobre a poesia de todos os tempos e, de forma mais ampla, como uma teoria sobre o conhecimento humano. Argumentarei que, para Vico, a poesia se identifica com a prpria noo de humanidade. Assim, a cincia das

8
coisas humanas fundada na Cincia Nova surge associada a um modo de conhecimento definvel como potico. Dois autores se revelaram particularmente influentes na compreenso da teoria da poesia viquiana: Harold Bloom e Ralph Waldo Emerson. Bloom, que afirma que essa a teoria das origens poticas que mais o convence mas tambm a que mais o repudia, sente-se, contudo, encorajado por considerar que Emerson igualmente viquiano nas suas ideias sobre poesia. Em Bloom, encontrei uma viso de sabedoria potica que se estende poesia num sentido amplo, e que coloca a teoria da poesia de Vico numa posio favorvel, porque no historicista. J nos extraordinrios ensaios de Emerson, senti uma confiana semelhante quela conhecida em Vico a respeito da possibilidade de aceder aos pensamentos humanos mais remotos pelas faculdades poticas da mente: a memria e a imaginao. Em Emerson vi tambm a correspondncia viquiana da poesia com a memria lingustica do mundo. Esta tese pressupe ainda que para Vico a poesia a experincia humana por excelncia. Por esse motivo, a certa altura fui levada a pensar que Vico poderia estar a realizar a sua prpria defesa da poesia na Cincia Nova, semelhana de Shelley no seminal Defence of Poetry. Percebi, no entanto, que o programa de Vico mais vasto, j que procura conter na sua obra toda a histria da humanidade. A nova Cincia lida, enfim, como uma recoleco das memrias do mundo, de que a poesia todo o poder de criao concedido aos homens a chave de acesso.

I. CINCIA E MTODO

I can find Greece, Asia, Italy, Spain and the Islands, - the genius and the creative principle of each and of all eras, in my own mind.
Ralph Waldo Emerson

Sobre a Cincia Nova, escreveu Isaiah Berlin que h demasiadas ideias novas que batalham por abrir caminho ao mesmo tempo; Vico esfora-se por dizer coisas de mais sobre demasiadas coisas1. Num tom semelhante, Peter Burke concede que a Cincia Nova um livro to atulhado de ideias que quase rebenta pelas costuras2. De facto, Vico no pretendeu dizer s uma coisa na obra a que dedicou aproximadamente os ltimos vinte anos de vida, e que rene o resultado de investigaes desenvolvidas nos campos da filosofia da histria, da retrica, da jurisprudncia, da metafsica e da teologia. Num captulo aparentemente descontextualizado da obra, Vico apresenta os seus aspectos principais, que funcionam como definies ou hipteses de leitura. O primeiro aspecto uma teologia civil reflectida da providncia; o segundo aspecto uma filosofia da autoridade; o terceiro uma histria das ideias humanas; o quarto uma crtica filosfica, que nasce da histria das ideias antes mencionada; o quinto uma histria ideal eterna sobre a qual decorrem no tempo as histrias de todas as naes; o sexto um sistema do direito natural das gentes; o ltimo aspecto o dos princpios da histria universal3. Embora Vico os distinga, todos os aspectos indicados se encontram relacionados com o
Isaiah Berlin. O Poder das Ideias (traduo de Miguel Serras Pereira). Lisboa: Relgio d gua, 2006, p. 82. 2 Peter Burke. Vico. New York: Oxford University Press, 1985, p. 32. 3 Giambattista Vico. Cincia Nova (traduo de Jorge Vaz de Carvalho). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2005, pargrafos 385-399. As citaes da Cincia Nova subsequentes sero retiradas da edio portuguesa existente, sendo referidas a abreviatura da obra (CN) e a indicao do respectivo pargrafo. Alguns aspectos desta traduo foram ligeiramente modificados, quando tal se achou justificvel.
1

10
projecto de estabelecer os princpios universais e eternos, tal como devem ser de toda a cincia, sobre os quais surgiram todas as naes e todas se conservam (CN, 332) isto , os princpios sobre a natureza comum das naes, determinados a partir da anlise de trs costumes observados universalmente: as religies, os matrimnios e as sepulturas. Perante a multiplicidade de aspectos de leitura apresentados, existir uma forma de entender a Cincia Nova que conceda uma unidade ao seu ambicioso programa, cujas primeiras intuies comearam a germinar em Vico ainda antes da ideia da necessidade de uma nova cincia ganhar forma? Numa das proposies axiomticas ou dignidades que percorrem a obra, Vico declara que as doutrinas devem comear desde que comeam as matrias de que tratam (CN, 314). possvel assinalar como um dos grandes objectivos da sua Cincia a recuperao das origens da sociedade civil, a partir do momento em que os primeiros homens comearam a pensar humanamente (CN, 338). Sendo a matria da Cincia Nova o mundo das naes (a sociedade civil, as instituies e os costumes), este deve comear a ser estudado das origens, a noite de trevas de que est coberta para ns a primeira antiguidade (CN, 331). Vico procede, ento, a uma crtica metafsica sobre a histria da mais obscura antiguidade, que , na verdade, uma explicao das ideias que as naes mais antigas foram naturalmente elaborando (CN, 905). Giuseppe Mazzota observa que Vico faz do mtodo da Cincia Nova o caminho para os tempos mais arcaicos e incertos da histria e que, nesse sentido, o mtodo e o propsito da Cincia so coincidentes4. Vico dedica o maior nmero de pginas aos perodos remotos da histria da humanidade e severa anlise dos

Giuseppe Mazzotta. The New Map of the World. The Poetic Philosophy of Giambattista Vico. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1999, p. 97.

11
pensamentos humanos (CN, 347). Assim, como conclui Mazzotta, o mtodo de estudar o homem e a sociedade a partir das suas origens torna-se o prprio fim da Cincia Nova. Vico diz coisas de mais sobre demasiadas coisas porque a extenso das matrias estudadas alargada s origens da humanidade. A possvel unidade na Cincia Nova pode estar, ento, na novidade do mtodo. Uma primeira observao a fazer que o mtodo est necessariamente ligado noo de cincia e daquilo que pode ser conhecido. A Cincia Nova pretende instituir uma nova concepo de cincia e no pode, por isso, ser entendida independentemente de uma teoria do conhecimento. Para Vico, as disciplinas a ser estudadas so as que dizem respeito aos factos humanos, sociedade civil. Numa das primeiras obras que publicou, De nostri temporis

studiorum ratione (1709), Vico determina como grande retrocesso nos mtodos
educacionais modernos a excessiva confiana depositada nas cincias naturais, em detrimento da tica e da cincia poltica. Escreve Vico que o facto de se considerar que a natureza dos fenmenos fsicos menos ambgua do que a natureza do homem (esta difcil de determinar devido ao seu livre arbtrio) contribuiu para que os filsofos dedicassem todos os seus esforos investigao das cincias naturais5. Tambm na Cincia Nova podemos ler como que uma apologia da superioridade das cincias humanas. Vico reprova que os filsofos modernos se tenham dedicado apenas decifrao dos mistrios do mundo natural e descurado o estudo das coisas humanas. A cincia das coisas humanas, que pressupe sempre uma proximidade especial entre o homem e os fenmenos
Giambattista Vico. On the Study Methods of Our Time (translated by Elio Gianturco, with a preface and a translation of The Academies and the Relation between Philosophy and Eloquence by Donald Phillip Verene). Ithaca: Cornell University Press, 1990, p. 33. Para Verene, De nostri a obra que, dentro do corpus de Vico, pode servir de introduo sua filosofia, nomeadamente Cincia Nova (ibid., p. xvii).
5

12
estudados, indistinguvel do mtodo usado para consegui-la. Sobre este, Vico afirma ser digno de admirao como todos os filsofos se esforaram seriamente por conseguir a cincia deste mundo natural, do qual, porquanto Deus o fez, s ele possui deste a cincia; e negligenciaram o meditar sobre este mundo das naes, ou seja, mundo civil, do qual, porque o haviam feito os homens, dele podiam os homens conseguir a cincia (CN, 331). E conclui, numa das passagens mais clebres da Cincia Nova: este mundo civil foi feito pelos homens, pelo que se podem, porque se devem, descobrir os princpios [desta Cincia] dentro das modificaes da nossa prpria mente humana (CN, 331). As modificaes de que fala Vico dizem respeito no apenas capacidade de imaginar o que outros homens pensaram, isto , de recordar as origens da humanidade partindo da aproximao imaginativa ao modo de pensar dos primeiros homens, mas tambm de reflectir sobre isso com distncia crtica. esse o mtodo de anlise metafsico que caracteriza a abordagem de Vico cincia da histria, em que so usadas expresses como descer destas nossas naturezas humanas civilizadas quelas completamente ferozes (CN, 339), retroceder a uma metafsica vulgar ou repetir o pensamento dos primeiros homens (CN, 340). necessrio recuperar o primeiro modo de pensamento porque a metafsica da mente humana comeou no momento em que os primeiros homens comearam a pensar humanamente, no j desde que os filsofos comearam a reflectir sobre as ideias humanas (CN, 347). O retorno aos primrdios do pensamento humano parte de dois pressupostos, como observa Mark Lilla: 1) que existe uma relao de sincronia entre os factos e as mentes, uma vez que a ordem das ideias deve proceder segundo a ordem dos objectos (CN, 238); 2) que possvel aceder s mentes dos homens do

13
passado6. Collingwood atenta justamente no facto de Vico ter percebido que a histria uma espcie de conhecimento em que os problemas respeitantes s ideias e os problemas respeitantes aos factos no so distinguveis7. No possvel estudar a antiguidade com a mentalidade do perodo em que vive o historiador; essa espcie de anacronismo que Vico pretende combater. A anlise das modificaes da mente humana permitir, ento, esclarecer os acontecimentos histricos mais remotos. Uma vez que estes esto naturalmente distantes no tempo e as fontes disponveis para apur-los so obscuras, recuperando o modo de pensar dos homens de outras pocas atravs das obras que nos deixaram (as lnguas, as leis, a poesia), possvel chegar a um conhecimento histrico verdadeiro. Por mais difcil que seja recriar em ns o pensamento dos primeiros homens e identificarmo-nos com a sua natureza, estamos aptos a descodificar qualquer fenmeno humano atravs do mtodo que Isaiah Berlin designou por reconstruo imaginativa ou simptica8, e Donald Phillip Verene por fantasia recolectiva9, pelo simples facto de que somos homens. A esse respeito, assinalvel a afinidade entre Vico e Ralph Waldo Emerson, na ideia de que o homem explicvel apenas pela sua histria, e na confiana na capacidade humana de compreender qualquer homem, por mais distante que se encontre. Emerson, como Vico, considera que a mente que escreveu a histria aquela que deve l-la, segundo a lei fundamental da crtica, exposta no ensaio Nature, de que qualquer escrito deve ser

6 Mark Lilla. G. B. Vico. The Making of an Anti-Modern. Cambridge: Harvard University Press, 1994, p. 128. 7 R. G. Colingwood. A Ideia de Histria (traduo de Alberto Freire). Lisboa: Editorial Presena, 1972, p. 91. 8 Isaiah Berlin. Vico and Herder: Two Studies in the History of Ideas. London: Chatto & Windus, 1980, p. 30. 9 Donald Phillip Verene. Vicos Science of Imagination. Ithaca: Cornell University Press, 1981, p. 99.

14
interpretado pelo mesmo esprito que o originou10. Ilustrando essa lei, no ensaio History, Emerson escreve que o verdadeiro poema a mente do poeta, tal como o verdadeiro navio o seu construtor11, lembrando a teoria viquiana de que s podemos conhecer aquilo que criamos, isto , aquilo que homens como ns criaram. Por muitas modificaes que os homens tenham experimentado ao longo da sua evoluo, une-os uma espcie de mente universal, de que a histria o repositrio. Para Vico, a imaginao que abre as portas ao mundo das origens, razo pela qual devemos ter a capacidade de ver no nascimento da humanidade as nossas prprias origens, parte integrante da nossa natureza. A intuio de Vico que a nica forma de conhecer os homens e o pensamento humano apropriarmo-nos deles, repeti-los na nossa mente imaginativamente. Um dos aspectos particulares da Cincia de Vico, como o prprio indica, a coincidncia entre a origem das coisas, os modos particulares do seu nascimento, e a sua natureza (CN, 346), de acordo com a seguinte proposio: Natureza das coisas no seno o seu nascimento em certos tempos e em certas circunstncias que, sempre que so tais, as coisas nascem tais e no outras (CN, 147). Existe uma relao de necessidade entre as instituies, os costumes e os artefactos de uma determinada poca e as circunstncias histrico-sociais que determinaram a sua criao. Reflectir sobre a natureza comum das naes no se distingue, assim, de reflectir sobre as suas origens; reflectir sobre as origens da humanidade , afinal, descobrir a nossa prpria natureza. O esforo de imaginao requerido para reproduzir o modo do primeiro pensamento um

10 11

Ralph Waldo Emerson. Nature and Selected Essays. New York: Penguin Books, 2003, p. 54. Ralph Waldo Emerson. ibid., p. 158.

15
esforo de auto-anlise e de auto-conhecimento. A nova Cincia tem de comear no incio das coisas humanas que, como veremos, Vico identifica com a poesia. A segunda observao a fazer sobre o mtodo na Cincia Nova diz respeito inteno de reunir numa s obra as competncias prprias dos filsofos e dos fillogos, ou historiadores, para chegar verdadeira cincia das coisas humanas. Vico anuncia que, com uma nova arte crtica, a filosofia se dedica a examinar a filologia (ou seja, a doutrina de todas as coisas que dependem do arbtrio humano, como so todas as histrias das lnguas, dos costumes e dos factos) () e tradu-la em forma de cincia, ao revelar nela o desenho de uma histria ideal eterna, sobre a qual transcorrem no tempo as histrias de todas as naes (CN, 7). A Cincia Nova , assim, uma obra construda a partir da reunio de provas filosficas e filolgicas. Sem o testemunho da filologia (sem as referncias etimolgicas, os mitos, as descobertas arqueolgicas), nenhuma teoria filosfica pode ser deduzida, o que no implica, porm, que o ponto de partida da Cincia seja a anlise emprica de factos histricos, uma vez que so estes que tm de ser determinados e esclarecidos com certeza12. As investigaes de teor filolgico e as teorias filosficas apoiam-se e justificam-se mutuamente, pelo que o mtodo de Vico no propriamente indutivo nem dedutivo. Vico desejava que, por um lado, tal como todas as cincias, tambm a sua tivesse como objecto as coisas universais e eternas, luz do pensamento aristotlico (CN, 163). Por outro lado, como qualquer investigao filolgica, a

Cincia Nova analisa factos e costumes humanos particulares. Nas palavras de


Vico, a filosofia contempla a razo, donde provm a cincia do verdadeiro; a

12

Leon Pompa discute amplamente esta questo na obra Vico. A Study of the New Science, Cambridge: Cambridge University Press, Second Edition, 1990, pp. 87-96 e 128-141.

16
filologia observa a autoridade do arbtrio humano, donde provm a conscincia do certo (CN, 138). Unir a cincia do verdadeiro e a conscincia do certo , ento, o principal objectivo metodolgico da Cincia Nova. A filosofia eleva a filologia condio de cincia, convertendo certeza o arbtrio humano (CN, 390) e proporcionando um conhecimento universal esclarecido dos costumes e das leis. Vico procura introduzir fundamentos cientficos (de necessidade e universalidade) em factos histricos, isto , transformar ideias incertas em princpios de cincia (CN, 118), tendo como referncia o mtodo de Francis Bacon, cogitare videre pensar e ver (CN, 359). Como Vico escreve na

Autobiografia, a partir de certa altura percebeu que no existia ainda um


sistema que reunisse o melhor da filosofia (que seria a filosofia de Plato subordinada f crist) e uma investigao filolgica caracterizada pela necessidade cientfica, quer ao nvel da histria das lnguas quer da histria das coisas13. Vico constata que, por isso, ficaram a meio caminho tanto os filsofos, que no acertaram as suas razes com a autoridade dos fillogos, como os fillogos, que no cuidaram de certificar a sua autoridade com a razo dos filsofos, acrescentando que, caso o tivessem feito, teria sido mais til s repblicas e ter-nos-ia prevenido o meditar desta Cincia (CN, 140). Na

Cincia Nova, a filosofia esclarece a filologia que, reciprocamente, confere


autoridade s teorias filosficas deduzidas. No ser precipitado afirmar que o mtodo de Vico funda uma nova concepo de conhecimento cientfico, a partir da necessidade de pensar metafisicamente o problema histrico das origens. A sua revoluo intelectual pode ser, de certo modo, comparada que Descartes procurou realizar, ao

13

Giambattista Vico. The Autobiography of Giambattista Vico (translated by Max Harold Fisch and Thomas Goddard Bergin). Ithaca: Cornell University Press; Cornel Paperbacks ed., 1975, p. 155.

17
lanar as bases para uma nova cincia feita de princpios verdadeiros intemporais. Ser quase inevitvel associar Vico e Descartes, se considerarmos que, na verdade, Vico foi cartesiano at quase aos quarenta anos de idade, sendo o seu pensamento progressivamente definido em confronto com o racionalismo que predominava nos crculos intelectuais europeus do sculo XVIII. No captulo Nova scientia tentatur, inserido na obra Il diritto

universale (1721), Vico observa que em toda a sua vida usara mais a razo do
que a memria, e que quanto mais a sua erudio filolgica crescia, mais ignorante se sentia14. A poca em que se deu em Vico a ruptura com o pensamento de Descartes coincidiu precisamente com o despertar para a conscincia da necessidade de desenvolver uma nova cincia, expandindo o estudo da filologia e reduzindo-a a princpios filosficos. Vico percebera que negar a importncia da filologia seria equivalente a menosprezar o estudo da jurisprudncia, da teologia no fundo, a ignorar toda a histria dos estados cristos. A crtica ao racionalismo cartesiano e aos mtodos das cincias modernas, implcita na Cincia Nova, surge pela primeira vez expressa j em

De nostri temporis studiorum ratione. Na introduo edio inglesa da obra, o


tradutor Elio Gianturco observa que os anos formadores de Vico foram marcados pela relao polmica com o filsofo a quem este, com orgulho e conscincia de independncia intelectual, chama Renato15. A, retomando uma clssica polmica renascentista, Vico compara as vantagens e desvantagens dos sistemas ou mtodos de estudos dos antigos e dos modernos. A respeito da
Giambattista Vico. The Autobiography of Giambattista Vico (translated by Max Harold Fisch and Thomas Goddard Bergin). Ithaca: Cornell University Press; Cornel Paperbacks ed., 1975, p. 37. 15 Giambattista Vico. On the Study Methods of Our Time (translated by Elio Gianturco, with a preface and a translation of The Academies and the Relation between Philosophy and Eloquence by Donald Phillip Verene). Ithaca: Cornell University Press, 1990, p. xxv.
14

18
aplicao do mtodo geomtrico a outras cincias pelos filsofos modernos, como a fsica, escreve Vico que, no campo da geometria, os raciocnios dedutivos constituem excelentes formas de demonstrar verdades matemticas mas que, quando o assunto no pode ser tratado com dedues, os critrios de evidncia geomtricos podem revelar-se uma forma de pensamento falaciosa16.

Lembramos que, no Discurso do Mtodo, Descartes valorizara somente o conhecimento de tipo matemtico e procurara aplicar o mtodo geomtrico a todos os campos do saber humano. O que Vico defende que podemos demonstrar as proposies geomtricas porque as criamos, o que no acontece com as proposies da fsica, que no so criadas por ns ex nihilo, e logo, indemonstrveis17. Como vem expresso na Cincia Nova, podemos produzir conhecimento verdadeiro apenas acerca daquilo que crimos: a sociedade civil, as leis, a poesia. Por essa razo, Vico afirma que a sua Cincia procede como a geometria que constitui o seu prprio mundo das grandezas, enquanto sobre os seus elementos o constri ou o contempla (CN, 349). Embora o conhecimento das coisas humanas seja comparado ao conhecimento matemtico, aquele superior, porque mais real: mas com tanta mais realidade quanto mais a tm as ordens referentes aos assuntos dos homens, que no possuem pontos, linhas, superfcies e figuras (CN, 349). Para Vico, conhecer qualquer coisa ser capaz de demonstrar as suas causas, de saber como que aquilo que procuramos conhecer se tornou um facto. A possibilidade de alcanarmos um conhecimento histrico certo e verdadeiro depende da relao de proximidade que existe entre o nosso esprito

Giambattista Vico. On the Study Methods of Our Time (translated by Elio Gianturco, with a preface and a translation of The Academies and the Relation between Philosophy and Eloquence by Donald Phillip Verene). Ithaca: Cornell University Press, 1990, p. 22. 17 Giambattista Vico. ibid., p. 23.
16

19
e os espritos do passado que investigamos. Ao contrrio do que sucede no mtodo cartesiano, no se verifica, assim, uma verdadeira distncia entre o sujeito conhecedor e o objecto que conhecido, porque os factos que se conhecem foram feitos ou criados pelo mesmo esprito que os investiga, tal como Vico escreve na sua Cincia: porque, quando acontece que quem faz as coisas o mesmo que as narra, no pode a ser mais certa a histria (CN, 349). A certeza histrica depende, ento, da identidade entre quem faz e quem narra; essa identidade estabelecida, j sabemos, imaginativamente. A consequncia do postulado de Vico que a histria mais certa aquela onde quem narra as coisas se identifica de forma mais eficaz com quem as faz, onde a imaginao histrica do narrador maior se quisermos, onde existe um talento ou habilidade especial para a narrao. A questo do talento para narrar na Cincia Nova, que ser discutida mais aprofundadamente no captulo final deste trabalho, conduz-nos a um aspecto fulcral na ruptura de Vico com o cartesianismo: Vico e Descartes no podiam estar mais afastados quanto importncia atribuda ao papel da memria e da imaginao no processo do conhecimento. Tal sucede porque eles entendem o homem de forma essencialmente distinta. Enquanto para Vico podemos conhecer a natureza humana atravs dos costumes e do senso comum, Descartes descreve o homem como apenas uma coisa que pensa, isto , um esprito, um entendimento ou uma razo18. A possibilidade de conhecer algo que no seja o prprio pensamento , por isso, extremamente limitada no

Discurso do Mtodo, Descartes resolvera no procurar outra cincia alm da

18

Ren Descartes. Meditaes Metafsicas (traduo de Regina Pereira). Porto: Rs-Editora, 2003, p. 27.

20
que se encontrava em mim mesmo19. O mundo , ento, percebido com o entendimento, no com a imaginao. Na Meditao II, Descartes enuncia: Reconheo certamente que nada do que posso compreender atravs da imaginao pertence ao conhecimento que tenho de mim prprio20; e, no

Discurso do Mtodo: nunca nos devemos deixar persuadir seno pelo que
nossa razo parecer evidente21. Descartes defende que somente graas faculdade de julgar que compreendemos aquilo que vemos com os olhos, queixando-se inclusivamente da impreciso de dizermos eu vejo x, quando deveramos dizer eu julgo que x22, porque a viso menos certa do que o juzo. Para Vico, os raciocnios claros e evidentes do homem cartesiano reflectem a

conscincia de estar na mente e de pensar, mas no so condio suficiente para


a construo de uma verdadeira cincia, que em Vico corresponde sempre ao conhecimento das causas. Quando Descartes defende que h mais certeza em pensar do que em ver ou andar, pois tambm podemos ver e andar em sonhos, elegendo como primeiro princpio da filosofia Eu penso, logo existo, est apenas a descobrir a conscincia da mente de si prpria, mas no a sua gerao. Ao contrrio de Vico, Descartes rejeita o estudo de qualquer matria relacionada com a vontade humana por consider-la incerta e incapaz de resultar num conhecimento sistemtico e rigoroso. Tem, por isso, em pouca conta o estudo das lnguas, da histria, da retrica e da eloquncia, que abandonou ainda jovem. No Discurso do Mtodo, escreve: Eu pensava que a cincia dos livros () no se encontra to prxima da verdade como os
Ren Descartes. Discurso do Mtodo (traduo de Pinharanda Gomes). Lisboa: Guimares Editores, 2004, p. 17. 20 Ren Descartes. Meditaes Metafsicas (traduo de Regina Pereira). Porto: Rs-Editora, 2003, p. 28. 21 Ren Descartes. Discurso do Mtodo (traduo de Pinharanda Gomes). Lisboa: Guimares Editores, 2004, p. 41. 22 Ren Descartes. Meditaes Metafsicas (traduo de Regina Pereira). Porto: Rs-Editora, 2003, p.34.
19

21
raciocnios simples que um homem de bom senso pode fazer naturalmente acerca das coisas que se lhe deparam23. Para Vico, o erro de Descartes foi pensar que se podia chegar ao conhecimento sem recorrer ao senso comum, histria, poesia. Ao afirmar quando se gasta muito tempo a viajar, tornamonos estrangeiros no nosso pas, e quando se muito curioso das coisas que se praticam nos sculos passados, tornamo-nos fortemente ignorantes das que se fazem na nossa poca24, Descartes est longe de perceber o que para Vico claro: que ter acesso ao passado e, principalmente, s origens, a melhor forma de conhecer o momento actual. Viajar para o estrangeiro ou ler as obras que outros homens nos deixaram igualmente a melhor forma de entender o nosso pas e a nossa prpria mente. O resultado do programa racionalista de Descartes , enfim, a completa solido da mente. A concepo viquiana de uma cincia do homem e a convico na superioridade desta sobre qualquer cincia natural baseia-se, para Leon Pompa, na ideia de que os homens podem chegar ao auto-conhecimento e, nesse sentido, ao conhecimento de outras mentes25. Embora Vico reconhea que a mente humana possui diferentes atributos ao longo dos vrios tempos e estdios sociais, partilhamo-lha com os homens do passado. Atravs dela conhecemo-los e, com eles conhecemo-nos. Essa ideia o cerne do mtodo de Vico e possivelmente a maior novidade da sua Cincia.

Ren Descartes. Discurso do Mtodo (traduo de Pinharanda Gomes). Lisboa: Guimares Editores, 2004, p. 20. 24 Ren Descartes. ibid., p. 15. 25 Leon Pompa. Vico. A Study of the New Science. Cambridge: Cambridge University Press, Second Edition, 1990, p. 185.
23

22

II. A CHAVE-MESTRA DE UMA OBRA

Poets, according to the circumstances of the age and nation in which they

appeared, were called, in the earlier epochs of the world, legislators or prophets: a poet essentially comprises and unites both these characters.
Percy Bysshe Shelley

Na Cincia Nova, no so raras as passagens em que Vico intervm enquanto intrprete do seu trabalho. Ele expe detalhadamente a ideia da obra a partir de uma gravura colocada no frontispcio, apresenta os principais aspectos que a constituem, d indicaes repetidas sobre o mtodo utilizado, fornece mais do que uma definio desta nova Cincia e, logo no incio, concedenos a sua chave interpretativa, que designa por chave mestra. Segundo Vico, a chave-mestra da Cincia Nova , ento, a descoberta de os primeiros povos da gentilidade, por uma demonstrada necessidade de natureza, terem sido poetas e falarem por caracteres poticos (CN, 34). Para apreender de forma plena o pensamento de Vico na Cincia Nova, h que perceber por que razo a poesia nomeada a chave-mestra da obra, esclarecendo o significado da afirmao de que os primeiros povos eram poetas, ou de natureza potica (CN, 34), repetida em diversas passagens: todas as naes gentias () foram nos seus comeos poticas (CN, 200); o mundo criana foi de naes poticas (CN, 216). A comear pela expresso povos da gentilidade, de referir que, para Vico, o mundo das naes antigas est dividido em duas espcies de povos, os Hebreus e os Gentios; s a estes ltimos atribuda a funo de poetas (CN, 168). Por terem sido escolhidos por Deus e acedido palavra revelada, os

23
Hebreus ficaram excludos do padro de evoluo psicolgica e desenvolvimento ideal por que passam todos os homens e todas as naes. Harold Bloom reconhece que, na Cincia Nova s os Gentios esto ligados histria e poesia atravs do medium da linguagem26. Concomitantemente, Vico associa a ignorncia e brutalidade dos primeiros homens, assim como a sua natureza potica, a uma dimenso corporal gigantesca, estabelecendo uma distino entre esta e a estatura comedida de homens mais civilizados: devem constituirse dois gneros de todo o primeiro mundo dos homens, ou seja, um dos homens de corpulncia justa, que foram apenas os Hebreus, e outro de gigantes, que foram os autores das naes gentias (CN, 372). Assim, quando se refere aos primeiros homens, os gentios, Vico tem em mente homens de grande dimenso, utilizando, por vezes, a expresso poetas gigantes para os designar. Diz-nos Vico que a descoberta da natureza potica dos primeiros homens, assim como a respectiva expresso em caracteres poticos, contribuiu de forma decisiva para a investigao dos princpios das lnguas e das letras na Cincia

Nova (CN, 34), esclarecidos na seco Lgica Potica do Livro II. Da se


conclui que a origem do homem e da sociedade civil est sempre ligada ao nascimento das lnguas e das letras da poesia. As letras surgiram por necessidade no momento em que se formaram as lnguas, uma vez que a primeira forma de expresso humana foi muda, por hierglifos: todas as naes primeiro falaram escrevendo (CN, 429). Os primeiros homens so chamados poetas, em primeiro lugar, por terem inventado as lnguas de forma espontnea, sendo a poesia considerada a primeira forma de linguagem humana.

26

Harold Bloom. Poetry, Revisionism, Repression. In Critical Inquiry. Vol. 2, N 2, Winter 1975, p. 236.

24
Ao afirmar que as primeiras naes foram poticas, Vico est a referir-se aos poetas telogos, os primeiros sbios da humanidade, que compreendiam o falar dos deuses () e foram denominados propriamente divinos, no sentido de adivinhos, de divinari (CN, 381). Segundo Vico, a primeira forma de sabedoria foi a musa, que foi depois chamada adivinhao (), pelo que a musa deve ter sido a cincia em divindade de auspcios (CN, 365). Esta primeira forma de sabedoria, propriedade dos poetas telogos, era uma sabedoria tradicional vulgar, prpria de homens pr-civilizados, e tambm ela qualificada de potica. A cincia dos poetas telogos descrita no Livro II da

Cincia Nova, intitulado Da Sabedoria Potica, onde Vico expe, com base em
provas filosficas e filolgicas, as descobertas sobre a histria das origens de todas as coisas humanas e divinas e onde so tambm encontrados os princpios da poesia. Vico serve-se da metfora da rvore do conhecimento (usada por Descartes, no prefcio aos Princpios da Filosofia) para explicar o conceito de sabedoria potica e as suas divises: a partir de uma metafsica potica (o tronco, as origens grosseiras da humanidade), nascem dois ramos; um deles contm a lgica, a moral, a economia e a poltica poticas (as artes da humanidade), enquanto o outro tem como constituintes a fsica, a cosmografia, a astronomia, a geografia e a cronologia poticas (as cincias da humanidade). Possuidores de sabedoria vulgar (potica), os poetas telogos imaginaram os deuses a partir de uma metafsica potica, com a sua lgica inventaram as lnguas, com a moral geraram os heris, com a economia fundaram as famlias, com a poltica as cidades; com a sua fsica estabeleceram os princpios de todas as coisas divinas, com a fsica particular do homem geraram-se de um certo

25
modo a si mesmos, com a sua cosmografia fingiram um universo seu pleno de deuses, com a astronomia levaram da terra ao cu os planetas e as constelaes, com a cronologia deram incio aos tempos, e com a geografia os Gregos, para dar um exemplo, descreveram o mundo dentro da sua Grcia (CN, 367). A sabedoria potica abrange propriamente uma sabedoria divina e uma sabedoria herica, que correspondem s primeiras duas idades do mundo, a idade dos deuses e a idade dos heris, segundo a diviso tripartida dos tempos herdada dos Egpcios e que Vico adopta ao longo da sua Cincia (CN, 52). Assim, a sabedoria divina definida como a cincia dos falares divinos, por se fundamentar na adivinhao dos auspcios. Os poetas telogos eram os intrpretes dos deuses, traduo de Horcio do grego mystae, designando os primeiros sbios, decifradores dos mistrios divinos. Vico imagina que dessa cincia da adivinhao resultou o primeiro e prprio interpretari, dito quase interpatrari, isto , penetrar nesses pais, como foram primeiramente denominados os deuses (CN, 938), sendo que patrare deve ter significado primeiro o fazer, que prprio de Deus (CN, 448). A sabedoria associada criao e interpretao dos deuses pelos poetas telogos tambm referida como uma teologia mstica, e pertinente contrastar essa designao com a definio de misticismo apresentada por Emerson no ensaio The poet: Mysticism consists in the mistake of an accidental and individual symbol for an universal one27. Essa precisamente a descrio dos caracteres poticos, o resultado de um erro de raciocnio dos primeiros homens, que fantasiavam imagens de entidades universais a partir da apreenso de fenmenos particulares: uniam as propriedades, ou qualidades, ou relaes, por assim

27

Ralph Waldo Emerson. Nature and Selected Essays. New York: Penguin Books, 2003, p. 279.

26
dizer, concretas dos indivduos ou das espcies, e com elas formavam os seus gneros poticos (CN, 495). A descoberta de que os primeiros homens falavam em caracteres poticos torna-se basilar na investigao metafsica da mente que constitui o mtodo da

Cincia Nova, mas tambm na construo de uma teoria das origens da poesia,
como se ver no captulo seguinte. Os caracteres poticos eram imagens ou retratos ideais, principalmente de deuses e heris, nascidos da fantasia dos primeiros homens, que eram naturalmente imitativos e possuam a faculdade da imaginao extraordinariamente desenvolvida. No entanto, como o seu raciocnio era dbil e o poder de abstraco diminuto, no conseguiam reduzir os particulares a gneros inteligveis (os verdadeiros universais). Por isso, tinham uma natural necessidade de fingir os caracteres poticos, que so gneros ou universais fantsticos, de referir a eles, como a certos modelos, ou ento retratos ideais, todas as espcies particulares a cada um dos seus gneros semelhantes (CN, 209). Esta lgica potica, que tem como base os caracteres poticos, anterior a uma organizao categorial do pensamento. O facto de os primeiros homens se exprimirem segundo uma mentalidade potica no , defende Donald Phillip Verene, resultado de ingenuidade ou de inexperincia lingustica; a expresso potica constitui uma forma de pensamento que contm a sua prpria verso de lgica de classe28. Os primeiros homens concebiam o mundo e expressavam-se atravs dos mitos que criavam, smbolos de instituies e detentores de uma sabedoria prpria, de acordo com uma ordem mental que no era racional mas fantstica. essa ideia que leva Vico a afirmar que todo o direito romano antigo foi um

28

Donald Phillip Verene. Vicos Science of Imagination. Ithaca: Cornell University Press, 1981, p. 74

27
srio poema, que era representado pelos Romanos no foro, e a jurisprudncia antiga foi uma severa poesia (CN, 1037). Os autores do direito romano criaram um teatro da lei, ao simularem e fingirem factos nunca acontecidos, por no terem a capacidade de conceber abstraces. Aquilo que une a poesia e a jurisprudncia a imaginao, a utilizao de universais fantsticos como modo de criar inteligibilidade. As fbulas jurdicas conferiam gravidade s leis, pelo que todas as fices da antiga jurisprudncia foram verdades mascaradas (CN, 1036), uma vez que essas fbulas dramticas eram representadas com mscaras to verdadeiras quanto severas, que foram denominadas personae (CN, 1037) isto , fices foram smbolos de factos. A respeito do carcter potico da antiga jurisprudncia, toda fundada na prtica, Vico observa ainda que as frmulas em que se expressavam as primeiras leis, por serem to rgidas e ritualizadas, devido s suas circunscritas medidas de tantas e tais palavras nem mais, nem menos, nem outras foram chamadas carmina (CN, 1036). Veja-se a concluso que Vico retira sobre a primeira forma de legislao: se os povos se fundaram com as leis, e as leis em todos eles foram ditadas em versos, e as primeiras coisas dos povos tambm em versos se conservaram, necessria coisa que todos os primeiros povos tenham sido de poetas (CN, 470). Dizer que as naes foram poticas no seu incio dizer, ento, que as naes foram fundadas por poetas. Vico chama a ateno para o facto de poeta significar, em primeiro lugar, criador. Os primeiros homens foram chamados poetas, que em grego significa o mesmo que criadores (CN, 376) e a primeira natureza () foi uma natureza potica, ou seja, criadora (CN, 916). Foi a sabedoria potica que fundou o gnero humano da gentilidade atravs das fbulas, nas quais, como embries ou matrizes, estavam toscamente

28
descritos, atravs de sentidos humanos, os princpios deste mundo de cincias, que depois nos foi esclarecido, com raciocnios e com mximas, pela reflexo particular dos doutos (CN, 779). No desfecho do livro II da Cincia Nova, Vico conclui que os poetas foram o sentido e os filsofos foram o intelecto da sabedoria humana (CN, 779). curiosa a distino introduzida por Isaiah Berlin entre ser poeta em sentido normal e ser poeta em sentido viquiano29. Podemos, com efeito, diferenciar poetas que so autores de poemas (o sentido normal) de poetas que se definem mais correctamente por homens poticos ou de natureza potica (o sentido viquiano). Estes ltimos so criadores mas no necessariamente artistas, uma vez que, como nos ensina Vico, a locuo potica, que corresponde primeira forma de linguagem, nasceu na idade dos deuses, enquanto aquilo a que chamamos a arte da poesia s se verificou na idade dos heris: O primeiro verso deve ter nascido () adequado lngua e idade dos heris () e nasceu das paixes violentssimas de espanto e de jbilo, como a poesia herica no trata seno de paixes perturbadssimas (CN, 463). Foram os homens poticos, igualmente grandes filsofos, legisladores, capites, historiadores, oradores e poetas (CN, 779), os fundadores das naes, pois coube-lhes a criao no s das lnguas, mas tambm de formas primitivas de instituies e leis, simbolizadas por mitos e fbulas. De acordo com a formulao da histria ideal eterna, ao longo da idade dos deuses, dos heris e dos homens, as naes experimentam trs respectivas espcies de naturezas, de costumes, de direitos naturais, de jurisprudncias ou sabedorias, de autoridades, de lnguas e caracteres (CN, 915). Na idade dos

Isaiah Berlin. Vico and Herder: Two Studies in the History of Ideas. London: Chatto & Windus, 1980, p. 43.
29

29
deuses e da lngua hieroglfica, a primeira natureza do homem , para Vico, potica, e tem nos caracteres poticos o seu modo de expresso. Os poetas em sentido viquiano observam-se especialmente na idade dos deuses, quando o intelecto humano no est ainda completamente desenvolvido e a imaginao regula todas as operaes mentais. Vico designa de potica a sabedoria e a mentalidade imaginativa desses homens, sendo a poesia a actividade em que intervm a fantasia. O adjectivo potico adquire o sentido de primrio e primitivo, qualificando a forma de pensar e de ver o mundo dos primeiros homens e reportando-se a um perodo da histria em que predomina a fantasia e as capacidades da razo esto ainda subdesenvolvidas. Eric Auerbach chama a ateno para o facto de Vico escolher o adjectivo potico para qualificar um tipo de mentalidade e de natureza humana que tambm podia ser qualificado com o adjectivo mgico, ou fantstico, ou primitivo, ou mesmo mtico30. Esclarecidos os sentidos de poeta, homem de natureza potica e caracteres poticos, resta perceber em que medida so estas descobertas importantes na Cincia Nova. No projecto de Vico, a poesia desempenha essencialmente uma funo de testemunho arqueolgico ou prova filolgica na elaborao da histria ideal eterna. Podemos conhecer o mundo civil nos seus primrdios porque os primeiros homens foram os poetas e criadores desse mundo. Vico reconhece que a poesia no apenas um talento do esprito, como julgava Descartes no Discurso do Mtodo. Por ser a criao da mente que fornece os dados para a construo de uma histria da humanidade a partir das suas origens mais remotas, o seu estudo pode contribuir para a Cincia das coisas humanas. Compreende-se, nesse sentido, que a descoberta da natureza

Eric Auerbach. Vico and Aesthetic Historism. In The Journal of Aesthetics and Art Criticism. Vol. 8, N 2, December 1949, p. 116.
30

30
potica dos primeiros homens seja considerada a chave-mestra da Cincia

Nova, o acesso ao conhecimento. Para analisar as mentes dos homens do


passado e, atravs da ordem das ideias, aceder obscura ordem dos factos, Vico vai procurar descodificar os mitos das primeiras sociedades criados pelos poetas telogos. Estes so analisados com a inteno expressa de lhes restituir os sentidos histricos originais, de acordo com a nova arte crtica ou metafsica exposta no mtodo. Como Vico anuncia, os grandes fragmentos da humanidade, at agora inteis para a cincia porque tinham jazido miserveis, mutilados e deslocados, traro grandes luzes, uma vez tersos, recompostos e colocados nos seus lugares (CN, 356), isto , interpretados luz da mentalidade dos seus criadores. A primeira das provas filolgicas em que se baseiam todas as descobertas da Cincia Nova , ento, o estudo das mitologias, as histrias civis dos primeiros povos, os quais se comprova terem sido por toda a parte naturalmente poetas (CN, 352). Definida como a cincia da interpretao das fbulas, Vico diz-nos que a mitologia deve ser a primeira cincia a ser aprendida, porque todas as histrias gentlicas tm princpios fabulosos (CN, 51). Os princpios da mitologia, derivados dos princpios da poesia que Vico descobre, permitem chegar concluso de que as fbulas eram inicialmente as histrias rigorosas e verdadeiras dos costumes dos homens, e que os mitos tiveram no seu incio significados polticos. Os mitos so interpretados, por isso, como smbolos de factos histricos e sociais. Tal como o estudo dos mitos, tambm o estudo das etimologias pode lanar luz sobre a ordem dos factos, contribuindo para a reconstruo da vida mental dos primeiros povos, j que a ordem das ideias acompanha igualmente a

31
ordem da evoluo lingustica como escreve Vico, os falares vulgares devem ser os testemunhos de maior peso dos antigos costumes dos povos, pois que se celebraram no tempo em que eles formaram as lnguas (CN, 151). Com base nos estudos etimolgicos, Vico concebe um vocabulrio mental comum a todas as naes de que se compem as diferentes lnguas (CN, 161 e 162), que julga necessrio para conhecer a lngua da histria ideal eterna e confirmar com autoridade cientfica as concluses das investigaes filolgicas. Esse

vocabulrio ou dicionrio mental constitudo pelas concepes do senso comum (o pensamento prtico e irreflectido dos homens) e comprovado pela existncia dos provrbios, observados sob a mesma forma em lugares distantes e em vrias lnguas. Para Leon Pompa, a concepo do dicionrio mental comum paradigmtica da unio realizada por Vico na Cincia Nova entre os estudos filosficos e filolgicos31. As etimologias, que narram as histrias das coisas que as palavras significam (CN, 354), permitem reproduzir a ordem das lnguas, que deve proceder segundo a ordem das ideias, existindo uma sincronia de factos, ideias e lnguas. A ordem das ideias corresponde ordem dos factos e progride da seguinte forma: primeiro existiram as florestas, depois os campos cultivados e os tugrios, em seguida as pequenas casas e as vilas, logo as cidades, finalmente as academias e os filsofos (CN, 22 e 240). possvel estudar o desenvolvimento dos factos a partir das lnguas e das ideias porque a histria ideal eterna pela qual passam todas as naes representa exactamente as fases da evoluo da natureza humana: A natureza dos povos, primeiro, cruel; depois, severa; logo, benigna; em seguida, delicada; finalmente, dissoluta (CN,

31

Leon Pompa. Vico. A Study of the New Science. Cambridge: Cambridge University Press, Second Edition, 1990, p. 129.

32
242). Assim, uma natureza delicada est para as academias como uma natureza severa para os tugrios. Na Cincia Nova, a lngua potica vista como uma das mais preciosas reminiscncias dos homens do passado, por isso doce e rica, como Vico sugere: a lngua () transcorre por um perodo to longo dentro do tempo histrico quanto os grandes e rpidos rios se derramam muito dentro do mar e conservam doces as guas levadas com a violncia do seu curso (CN, 412). As riquezas da antiguidade conservadas nas lnguas conferem poesia o seu valor enquanto chave para as mentes de homens do passado. possvel encontrar tambm um ponto pertinente de aproximao entre Vico e Emerson na ideia de que as etimologias confirmam a origem potica das lnguas. Para Emerson, a poesia a memria lingustica do pensamento humano e um testemunho da histria. No ensaio The Poet, afirma que os poetas fizeram todas as palavras, adquirindo a linguagem o predicado de arquivo histrico (ou, mais

poeticamente, de tmulo das musas)32. Aos arquivos da histria, a linguagem potica, Vico vai buscar a chave para a interpretao da mente dos primeiros homens, a chave para a sua Cincia. Tambm Emerson define o poeta como o criador das lnguas, eliminando partida qualquer dualismo entre linguagem e poesia: o poeta o nomeador, nomeando as coisas por vezes pela sua aparncia, por vezes pela sua essncia, e dando a cada uma o nome apropriado e no outro33. Anos antes, Vico imputara aos primeiros homens a funo de poetas por darem nome s coisas com natureza e propriedade (CN, 494). , pois, a partir da anlise da metafsica potica dos primeiros homens que decorre a investigao da ordem dos factos e das ideias na Cincia Nova. O

32 33

Ralph Waldo Emerson. Nature and Selected Essays. New York: Penguin Books, 2003, p. 271. Ralph Waldo Emerson. ibid., p. 271.

33
conhecimento da metafsica, da lgica e de todos os ramos da sabedoria potica no exterior mas interior, porque vem de dentro das modificaes da prpria mente de quem a medita (CN, 374). Esse conhecimento interior o autoconhecimento, que define a disciplina da histria e a investigao das origens associadas nova cincia; na sua base est a imaginao potica, que tambm a chave do acesso a outras mentes. A compreenso da natureza humana deve comear no prprio incio do pensamento, ou seja, na sua fase potica, embora nos seja completamente negado imaginar e apenas com grande custo nos [seja] permitido compreender (CN, 338) a mentalidade dos primeiros homens, descritos como estpidos, insensatos e horrveis bestiagas (CN, 374). Ainda que falhemos, porm, ao tentar regressar aos primrdios do pensamento humano, devemos ser capazes de ver na nossa natureza racional uma extenso do pensamento potico dos primeiros homens34. A chave-mestra da Cincia

Nova representa, no fundo, a convico de que existe uma relao entre


conhecer e criar ou fazer que Vico identifica com a poesia, fundando um modo de conhecimento definvel como potico.

34

Leon Pompa. Human Nature and Historical Knowledge: Hume, Hegel and Vico. Cambridge: Cambridge University, 1990, p. 146.

34

III. UMA TEORIA DAS ORIGENS ORIGENS

In the beginning was the trope, is in effect Vicos formula for pagan poetry. Harold Bloom

Vico tem duas intuies essenciais quando fala de poesia na Cincia

Nova: a de que quem poeta o por natureza e a de que a poesia nasceu


sublime por consequncia de um defeito do raciocnio e da linguagem humanas. A descoberta dos princpios da poesia confunde-se, assim, com a descoberta da primeira forma de pensamento. Ao conceber uma teoria das origens poticas do homem, Vico reconstri simultaneamente a ordem das ideias, das lnguas e dos factos, que confirmam a histria ideal eterna de todas as naes com certeza e autoridade. No livro II, Da Sabedoria Potica, a poesia , em primeiro lugar, considerada luz de uma metafsica potica, pela qual os poetas telogos imaginaram serem os corpos, na maioria dos casos, substncias divinas (CN, 400). A esses corpos, extensos como o cu, a terra e o mar, conferiram sentido e propriedades humanas, temendo-os como se fossem deuses: os poetas telogos, no podendo fazer uso do entendimento, com um trabalho sublime totalmente contrrio, atriburam aos corpos sentidos e paixes (CN, 402). Depois, a poesia considerada luz de uma lgica potica, atravs da qual as substncias divinas se convertem em signos, marcando o incio da linguagem humana: reduzindo-se to vastas fantasias e fortalecendo-se as abstraces, [os corpos] foram tomados como seus pequenos signos (CN, 402).

35
luz da teoria viquiana, o nascimento da poesia associado gerao espontnea dos deuses na mente dos primeiros homens, a partir da atribuio de sentido aos fenmenos naturais. semelhana das lnguas, os deuses foram gerados espontaneamente por uma imaginao vigorosa. A poesia comeou por ser divina, uma vez que os primeiros homens imaginavam serem deuses a causa das coisas que sentiam e admiravam (CN, 375). Jpiter foi a sua primeira criao, nascido do medo dos relmpagos e dos troves e da necessidade de dar um significado ao que era desconhecido e temido. Por possurem uma mente imaginativa e por viverem imersos nos sentidos, aqueles homens atriburam ao fenmeno natural observado propriedades humanas; a sua imaginao era de tal modo excessiva que acreditaram na prpria entidade que criaram. Os homens poticos encaravam a natureza fsica como um conjunto de enormes corpos por possurem uma conscincia corprea excessivamente desenvolvida. Imaginaram que o som dos troves lhes queria dizer alguma coisa, e gritando, rugindo, expressavam as suas paixes violentssimas (CN, 377). Desse modo, despertou neles uma ideia confusa de divindade e com o pavor desse divino imaginado, comearam a submeter-se a uma certa ordem (CN, 178). Jpiter foi, ento, fantasiado em atitude de fulminador, temido e respeitado como um deus pelos primeiros homens, que por sua natureza acreditaram que os raios e os troves seriam sinais de Jpiter (), que Jpiter ordenaria atravs dos sinais e que esses sinais seriam palavras reais, e que a natureza seria a lngua de Jpiter (CN, 379). Inspirado pelo verso das

Buclicas de Virglio, Iovis omnia plena (todas as coisas esto cheias de


Jpiter), Vico conclui que os primeiros homens acreditavam que eles prprios e

36
as suas coisas pertenciam todos por direito aos deuses, e que tudo era ou o faziam os deuses (CN, 922). Estes, cujas mentes em nada eram abstractas, em nada eram subtis, em nada espiritualizadas, porque estavam todas imersas nos sentidos, todas reprimidas pelas paixes, todas sepultadas nos corpos (CN, 378), atribuam s coisas que imaginavam substncias da sua prpria ideia, de acordo com a seguinte proposio: Os homens ignorantes das causas naturais que produzem as coisas, quando no as podem explicar nem mesmo por coisas similares, atribuem s coisas a sua prpria natureza (CN, 180). A metafsica potica que criou a primeira fbula divina, Jpiter, definida como uma metafsica fantasiada, caracterizada pela identidade entre criar e no compreender. Para Vico, os primeiros homens fizeram todas as coisas partindo de uma ignorncia robusta. Nos primrdios da sociedade civil, a no compreenso das causas dos fenmenos torna-se, assim, condio necessria para a verdadeira criao. Enquanto vigorando uma metafsica reflectida o homem abre a sua mente e compreende racionalmente o mundo, quando vive de acordo com uma metafsica potica ou fantasiada, ele constri com a imaginao uma resposta para as coisas que no entende. Ao no entender, faz de si essas coisas e, ao transformar-se nelas, vem a s-lo (CN, 405). Esse processo descreve a criao da linguagem e da poesia na Cincia Nova, onde se pressupe um percurso da fantasia ao discurso racional, tidos como mutuamente exclusivos segundo o axioma inspirado por Spinoza: A fantasia tanto mais robusta quanto mais dbil o raciocnio (CN, 185). Vico defende que a robustez da fantasia e a debilidade do raciocnio destes primeiros homens no limitaram o seu conhecimento do mundo; eles no s procuraram

37
compreend-lo, como se apropriaram dele e comearam a celebrar a curiosidade natural, que filha da ignorncia e me da cincia (CN, 377). Foi devido ao medo, ignorncia e curiosidade dos homens poticos que os troves foram imaginados uma personificao divina, iniciando-se desse modo as religies, o direito e a primeira forma de poesia a prpria humanidade: relampejou o cu, e Jpiter deu incio ao mundo dos homens

(CN, 689). Com efeito, Vico atribui o incio do sentimento religioso e da


moralidade ao terror dos relmpagos e dos troves. A ideia de divindade que os poetas telogos criaram no menos que aos corpos, aterrorizou as suas mentes, ao inventar-se tal ideia to espantosa de Jpiter, que () produziu neles a moral potica ao faz-los pios (CN, 502). A moral dos primeiros homens, uma moral potica, marcada por um formalismo rigoroso, ou rude, que Eric Auerbach designa por formalismo mgico. A piedade, que define o sentimento religioso e condio necessria para a criao da humanidade, nasceu da resposta dos poetas telogos a uma divindade fulminante. Nas ltimas linhas da Cincia Nova, Vico afirma mesmo: de tudo isto que nesta obra se reflectiu, deve-se finalmente concluir que esta Cincia traz indivisivelmente consigo o estudo da piedade, e que, se no se piedoso, no se pode em verdade ser sbio (CN, 1112). Jpiter contribuiu para o nascimento do direito, que comeou por ser divino, j que os primeiros homens se regiam e disciplinavam pela interpretao dos auspcios: ns comeamos a reflectir sobre o direito a partir deste primeiro antiqussimo ponto de todos os tempos, denominado pelos Latinos ius, contraco do antigo Ious (CN, 398). Ao conferir ordem a uma experincia mental catica, a criao de Jpiter teve ainda um papel cognitivo fundamental na vida dos primeiros homens, que

38
viam o mundo como um conjunto informe de foras, de corpos animados. Necessitavam, por isso, de uma divindade que ordenasse o caos em que estavam absortos: no seu imane orgulho e desregrada liberdade bestial no existia outro meio para domesticar aquele e refrear esta seno um pavoroso pensamento de uma qualquer divindade (CN, 338). importante sublinhar que o tempo da sabedoria potica no de homens inocentes e cndidos, mas sim de homens dominados por um fanatismo de superstio, selvagens, orgulhosos, ferocssimos, com um forte pavor de uma divindade por eles imaginada (CN, 518). Os factos da natureza adquirem para eles um significado estvel graas criao dos universais fantsticos, permitindo-lhes superar o fluxo desorganizado das sensaes imediatas. Por exemplo, estabelecendo uma identidade entre os troves e Jpiter, o fenmeno natural explicado e o seu significado fixado. A partir do momento em que gerado na mente dos primeiros homens, o signo de Jpiter sobrevive sensao imediata do corpo (o medo dos troves). Eric Auerbach observa que a imaginao dos homens primitivos no procurou desenvolver a liberdade mas sim estabelecer limites fixos, enquanto forma de proteco contra o caos do mundo35. A criao de deuses pela atribuio de sentido a corpos inanimados pode ser vista como uma forma de conferir inteligibilidade natureza e, simultaneamente, de orden-la simblica e linguisticamente. Como foi sugerido, uma das ideias fortes de Vico sobre poesia a de que os primeiros poetas o foram naturalmente por causa de um defeito do raciocnio humano: a incapacidade de pensar abstractamente e a compensao dessa incapacidade com a criao dos universais fantsticos ou caracteres poticos.

Eric Auerbach, Vico and Aesthetic Historism, The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Vol. 8, N 2, Dezembro 1949, p. 116.
35

39
Vico conclui: em poesia, de facto, est privado de alcan-la com arte todo aquele que no a possui por natureza (CN, 213). Os caracteres poticos nasceram de uma necessidade de natureza, isto , a incapacidade de abstrair as formas e as propriedades dos assuntos (CN, 816). Aquilo que os primeiros homens no puderam fazer com a abstraco por gneros foi feito com a fantasia, por meio de retratos ideais (CN, 933). Os caracteres poticos constituam o modo de generalizao disponvel para a mente dos primeiros homens. essa a razo que leva Vico a afirmar que a poesia e a lngua humana articulada nasceram com a criao de Jpiter, associada locuo das onomatopeias imitativas Jpiter, do fragor do trovo, foi primeiro denominado pelos Latinos Ious (CN, 447) , a que se seguiram as interjeies palavras articuladas pelo mpeto de paixes violentas (CN, 448) , os pronomes, os nomes e, em ltimo lugar, os verbos. Como j foi esclarecido, Jpiter foi simultaneamente o primeiro carcter potico e a primeira fbula divina, uma vez que, segundo Vico, a essncia das fbulas se encontra nos caracteres poticos (CN, 209). O conceito de carcter potico, associado ao pensamento em universais fantsticos dos poetas telogos, est na base da explicao das origens da poesia na Cincia Nova. A criao das coisas a partir das prprias ideias comparada actividade das crianas, que humanizam e do vida a coisas inanimadas. A essa prtica, Vico chama imitao, que define para si a poesia, como vem expresso na Cincia Nova: o mundo criana foi de naes poticas, no sendo a poesia outra coisa seno imitao (CN, 216). Os homens poticos so comparados s crianas, que so boas a imitar, a partir do pressuposto de que homens primitivos, selvagens e crianas partilham o mesmo tipo de mentalidade. Vico

40
elege como o mais sublime trabalho da poesia () dar s coisas insensatas sentido e paixo (CN, 186). Sabendo que propriedade das crianas tomar coisas inanimadas entre as mos e, divertindo-se, falar-lhes como se elas fossem pessoas vivas (CN, 186), ou seja, dar-lhes tambm sentido e paixo, da se segue que os homens do mundo infantil foram, por natureza, sublimes poetas (CN, 187). O excesso de fantasia e a ignorncia desses homens determinam que eles produzam imagens dos fenmenos apreendidos, sendo essa a nica forma de se relacionarem com o mundo. Os princpios da sociedade civil e de todas as instituies encontram-se, assim, nas imagens poticas criadas pela mente imitativa dos primeiros homens, pelo que a teoria da poesia presente na Cincia

Nova pode ser lida como uma esttica fundamentada na imaginao.


Vico toma como corolrio da sua descrio da metafsica e da lgica poticas a histria dos primeiros tropos. Uma das originalidades da Cincia

Nova a ideia de que os tropos nasceram por necessidade, como resultado do


referido defeito de raciocnio humano. Desse modo, estes no so engenhosas invenes de escritores, mas sim o modo de expresso original das naes poticas (CN, 409). Para Vico, a lngua potica est assente nos tropos e nasceu toda da pobreza da lngua e da necessidade de se exprimir (CN, 456). Dos quatro tropos analisados (a metfora, a metonmia, a sindoque e a ironia), Vico selecciona como o mais luminoso, necessrio e frequente a metfora, que ento tanto mais louvada quanto s coisas insensatas ela d sentido e paixo (CN, 404). Podemos concluir que a funo da poesia para Vico dar sentido s coisas insensatas se confunde com a funo da metfora, que nasce da incapacidade de exprimir as coisas de uma forma correcta, tal como a poesia nasce da ignorncia das causas dos fenmenos. Vico observa que a metfora

41
constitui a base do pensamento dos primeiros homens, que se expressavam por meio de um falar fantstico por substncias animadas, a maior parte imaginadas divinas (CN, 401), como j se comentou. Cada metfora , assim, uma pequena fabulazinha (CN, 404), em que coisas inanimadas ganham vida e sentido, isto , em que os corpos so imaginados como mentes. Assim, a teoria das origens que Vico prope confirmada pela seguinte propriedade eterna da poesia: que a sua prpria matria o impossvel credvel, enquanto impossvel que os corpos sejam mentes (CN, 383). Donald Phillip Verene, que coloca os caracteres poticos no centro da sua interpretao do pensamento de Vico, prope que estes sejam estudados como uma teoria da metfora36. Os caracteres poticos podem ser justamente considerados metforas naturais ou metforas da intuio, segundo a formulao de Nietzsche37. A linguagem figurada ou metafrica (construda a partir de imagens) precedeu a linguagem organizada em gneros e conceitos, deixando nela alguns vestgios, no entanto, como escreveu Nietzsche no seu estudo sobre verdade e linguagem: o conceito, descarnado e octogonal como um dado e deslocvel como este, apesar de tudo como o resduo de uma metfora38. Quando aos restantes tropos, Vico estabelece como princpio universal da etimologia que, em todas as lnguas, os vocbulos so levados a significar as coisas da mente e do nimo a partir dos objectos e das propriedades dos objectos (CN, 237), pelo que os primeiros poetas deram os nomes s coisas a partir das ideias particulares e sensveis (CN, 406) seria essa a origem da

Donald Phillip Verene. Vicos Science of Imagination. Ithaca: Cornell University Press, 1981, p. 68. Friedrich Nietzsche. Acerca da Verdade e da Mentira no Sentido Extramoral (traduo de Helga Hoock Quadrado). Lisboa: Relgio dgua, 1997, p. 222. 38 Friedrich Nietzsch. ibid., p. 223.
36 37

42
metonmia e da sindoque. J a ironia s comeou a ser usada na idade dos homens, porque ela formada a partir do falso em virtude de uma reflexo que toma mscara de verdade (CN, 408). Vico defende que os homens poticos eram demasiado simples e verdadeiros para fingir, sendo que a mentira depende de um acto de reflexo. As metforas, as metonmias e as sindoques no representam um uso secundrio da linguagem, que se afasta da sua funo bsica, mas sim uma caracterstica essencial da prpria natureza da linguagem. A lngua potica foi uma fala por semelhanas, imagens, comparaes, nascida da inpia de gneros e de espcies, que so necessrios para definir as coisas com propriedade (CN, 832). Devido fantasia excessiva dos primeiros poetas, o corpo e a natureza (feita de corpos) eram imaginados como propriedades da mente, ou seja, eram metforas da mente. Na Cincia Nova, Vico descobre que todas as palavras comearam por ser smbolos e signos de factos naturais, ideia defendida tambm por Emerson, no ensaio Nature. Emerson considera que a linguagem foi originalmente feita de imagens e de tropos derivados do mundo natural, sendo a natureza o smbolo do esprito. Existe, ento, uma correspondncia necessria entre as coisas naturais e os pensamentos humanos. Em The Poet, Emerson escreve que as coisas admitem ser usadas como smbolos porque a prpria natureza um smbolo, no todo e nas suas partes39. Assim, tal como Vico, Emerson defende que as crianas e os selvagens partilham o mesmo tipo de mentalidade, usando apenas nomes de coisas, que convertem em verbos e aplicam a actos mentais anlogos40. Emerson imagina que a linguagem se torna mais pitoresca medida que andamos para trs na histria, at chegarmos

39 40

Ralph Waldo Emerson. Nature and Selected Essays. New York: Penguin Books, 2003, p. 266. Ralph Waldo Emerson. ibid., p. 49.

43
sua infncia, onde pura poesia41. O poeta nomeia os objectos porque os v ou porque se aproxima mais deles do que qualquer outro homem; essa expresso ou nomeao no arte, mas uma segunda natureza, que cresce da primeira como a folha da rvore42. As passagens citadas, retiradas do ensaio The poet, caracterizam a poesia tal como Vico a concebe na Cincia Nova. Quando a poesia nasceu no era arte, mas uma segunda natureza, e a reside a diferena entre os poetas e os homens poticos; nestes, a poesia uma segunda natureza. Quanto mais singularizada e aplicada aos particulares, mais sublime a poesia: como os primeiros homens do gentilismo tinham mentes

singularssimas, pouco menos que de animais, s quais cada nova sensao apaga, de facto, a antiga (que razo pela qual no podiam combinar e discorrer), deviam ser, por isso, todas as sentenas singularizadas por quem as sentia (CN, 703). Na idade dos deuses, os homens concebiam o mundo em estreita relao com a natureza e com tudo o que corpreo. A fala potica foi criada com ideias particulares; mais tarde, os povos contraram em cada palavra as vrias ideias de que se compunha aquela, como Vico exemplifica com o verso Ferve-me o sangue no corao, que fala por propriedade natural, eterna e universal a todo o gnero humano, em que do sangue, da fervura e do corao fizeram uma depois uma s palavra, como um gnero (CN, 460): ira em Latim e collera em Italiano. Num artigo sobre textos e corpos indisciplinados, Edward Said chama a ateno para a relao que Vico estabelece entre a dimenso gigantesca dos primeiros homens e a sua sublimidade potica, qualidades que so associadas

41 42

Ralph Waldo Emerson. Nature and Selected Essays. New York: Penguin Books, 2003, p. 50. Ralph Waldo Emerson. ibid., p. 271.

44
na Cincia Nova espontaneidade artstica e vitalidade da infncia43. A admirao de Vico por esses homens poticos encontra um eco, sugere Said, no estilo digressivo, na excntrica organizao e nas delirantes descries da

Cincia Nova. Said conclui que, tal como os primeiros homens viam Jpiter em
tudo, Vico a tudo confere uma substncia animada e vital. interessante observar que, de acordo com a teoria viquiana, a poesia originalmente o produto da imaginao torrencial de homens bestiais, imersos em paixes violentssimas, que nada tm de comedido, a comear pelo tamanho do prprio corpo. Assim, a sublimidade das criaes dos homens poticos intrnseca sua irracionalidade, que por sua vez surge associada a uma excessiva dimenso fsica. medida que vo caminhando para a racionalidade e as paixes se vo disciplinando, estes homens vo ganhando tamanhos mais justos, proporcionais a uma imaginao mais refreada. Para Vico, um ganho em ordem fsica e mental parece equivaler a uma perda de faculdades poticas. Mas se a poesia nasceu sublime por uma necessidade de natureza, possvel que os homens tenham guardado em si a memria dessa gerao sublime. A poesia est sempre associada a uma condio original, a um estado de infncia lingustica (o infante aquele que no fala) que antecede o estado adulto de prolixidade; a poesia sobrevive por lei eterna, porque sempre reaparecero nos cursos da Histria as possibilidades de usar figurativamente a linguagem44. No possumos j a natureza potica dos primeiros homens, mas ela encontra-se em ns em potncia, e o acesso a ela -nos concedido pela imaginao, que tem a propriedade de fluir.
Edward Said. Vico on the Discipline of Bodies and Texts. In MLN. Vol. 91, N 5, Centennial Issue: Responsibilities of the Critic, Outubro 1976, pp. 819 e 821. 44 Alfredo Bosi. O Ser e o Tempo da Poesia. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 241.
43

45

IV. A SABEDORIA POTICA DE DE HOMERO

Nem filosofias nem artes poticas e crticas, que surgiram depois, puderam produzir um poeta que, mesmo por curtos espaos, pudesse seguir Homero. Giambattista Vico

primeira vista, o livro III da Cincia Nova, Da descoberta do verdadeiro Homero, pode ser apreciado como uma admirvel digresso no argumento de Vico. Depois de no livro I estabelecer os princpios da nova Cincia e de no livro II, de acordo com esses princpios, investigar as origens de todas as coisas humanas e divinas, desvendando a sociedade da sabedoria potica, nos livros IV e V (Do curso que fazem as naes e Do retorno das coisas humanas no ressurgimento das naes) Vico reconstri a ordem ideal e eterna da histria da humanidade, revelando em todas as naes um padro cclico de ideias e factos. Como justificar, ento, a integrao na Cincia Nova de um captulo cujo propsito corrigir erros antigos e recentes que se foram assumindo sobre Homero, e especialmente examinar se este alguma vez teria sido filsofo, uma vez que Plato nos deixou notavelmente impressa a opinio de que ele estaria provido de sublime sabedoria secreta (CN, 780)? Na Autobiografia, Vico declara que procurou ler os poemas de Homero luz dos seus prprios princpios de filologia e que, pelos cnones de mitologia que concebera, lhes pretendeu dar um aspecto diferente daquele que estes at ento assumiram, expondo a forma sublime com que o poeta introduzira nos temas desenvolvidos dois grupos de fbulas gregas, um do perodo obscuro, o

46
outro do perodo herico45. Considerando esta passagem, possvel enquadrar o livro III no projecto da Cincia Nova, lendo-o, em primeiro lugar, como uma demonstrao particular da teoria de interpretao histrica de Vico e, em segundo lugar, como a concluso das investigaes sobre os princpios da poesia levada a cabo no livro II. No que diz respeito ao primeiro desses pontos de relao, B. A. Haddock defende que o livro Da descoberta do verdadeiro Homero um trabalho genuno de reconstruo histrica, e o corolrio do mtodo cientfico de Vico46. As pginas dedicadas a Homero denotam o objectivo viquiano de fundar uma Cincia histrica baseada na reunio de provas filosficas e filolgicas. Haddock observa ainda que, ao revelar a verdade sobre Homero e os seus poemas luz do novo mtodo crtico ou metafsico, Vico comprova que a interpretao de documentos e artefactos depende sempre de consideraes tericas sobre o carcter dos homens que os produziram47. Esta ltima observao leva-nos ao segundo ponto da relao entre o livro III da

Cincia Nova e os restantes. a viso do homem potico de Da Sabedoria


Potica que guia as descobertas de Da descoberta do verdadeiro Homero, isto , para Vico, a Ilada e a Odisseia so representaes da sabedoria potica, correspondendo a duas fases poticas distintas, mitificadas ambas na figura de Homero. Uma das grandes questes colocadas por Vico na Cincia Nova recupera uma dvida lanada por Horcio na sua Arte Potica: Como que Homero, tendo sido anterior s filosofias e s artes poticas e crticas, foi o mais sublime de todos os mais sublimes poetas? (CN, 807). A resposta parece encontrar-se
Giambattista Vico. The Autobiography of Giambattista Vico (translated by Max Harold Fisch and Thomas Goddard Bergin). Ithaca: Cornell University Press; Cornel Paperbacks ed., 1975, p. 160. 46 B. A. Haddock. Vicos Discovery of the True Homer: A Case-Study in Historical Reconstruction. In Journal of the History of Ideas. Vol. 40, N 4, Oct. - Dec. 1979, p. 586. 47 B. A. Haddock. ibid., p. 589.
45

47
na prpria origem dos poemas homricos e naqueles que so os seus verdadeiros autores, para Vico: os gregos primitivos, que viviam de acordo com os princpios da sabedoria potica. Tendo sido j demonstrado que a sabedoria potica foi a sabedoria vulgar dos povos da Grcia, primeiro poetas telogos e, depois, hericos, tal deve trazer como consequncia necessria que a sabedoria de Homero em nada tenha sido de espcie diferente (CN, 780), escreve Vico. Os poemas de Homero reflectem os costumes e os sentimentos de uma Grcia brbara, porque tais sentimentos e costumes vulgares fornecem aos poetas as matrias prprias (CN, 781). As matrias prprias de Homero provinham das fbulas antigas, originalmente verdadeiras e severas, uma vez que serviam para conservar as memrias desses povos48. Vico conclui que as primeiras fbulas foram histrias (CN, 817) e que, como tal, estas devem ser interpretadas de acordo com os seus sentidos histricos naturais, sendo importunos todos os sentidos msticos de altssima filosofia que lhes foram dados pelos doutos (CN, 384). Escreve Vico: As fbulas hericas foram histrias verdadeiras dos heris e dos seus hericos costumes, que se verifica terem florescido em todas as naes no tempo da sua barbrie (CN, 7). O carcter histrico das primeiras fbulas fundamentado a partir do prprio mtodo de anlise metafsica da mente humana. Assim, as fbulas eram no seu incio narraes verdadeiras porque os brbaros carecem de reflexo, a qual, mal usada, me da mentira (CN, 817), ou seja, o carcter rude das primeiras fbulas atribudo prpria natureza da barbrie, que por defeito de reflexo no sabe inventar, pelo que ela naturalmente verdadeira, aberta, fiel, generosa e magnnima (CN, 817).

48

Vico define fbula como vera narratio (CN, 401) sem, contudo, apresentar fundamentos para tal correspondncia.

48
Segundo Vico, teriam existido duas idades de poetas que antecederam Homero, dos quais este teria recebido as fbulas: a dos poetas telogos e a dos poetas hericos. Os primeiros cantaram as fbulas verdadeiras e severas (CN, 905), enquanto os segundos as corromperam; por essa razo que Homero as recebeu tortas e indecentes (CN, 808). Por indecentes Vico no est a designar determinados comportamentos imprprios dos deuses, como fez Plato, mas sim a justificar a representao desses comportamentos, que resultam no da falta de virtude de Homero mas dos costumes dissolutos dos homens. Na idade dos poetas telogos, os Gregos, de to pios, religiosos, castos, fortes, justos e magnnimos, fizeram semelhantes os deuses; e, depois, com o longo passar dos anos, tendo-se obscurecido as fbulas e corrompido os costumes (), por si imaginaram dissolutos os deuses (CN, 889). Assim, Homero recebe a matria dos seus poemas, as fbulas verdadeiras e severas, j adulterada pelo passar do tempo e pela dissoluo dos costumes. Na Cincia Nova, Vico descobre que o verdadeiro autor dos poemas homricos , afinal, a mente criadora dos gregos antigos. Podemos ler a Ilada e a Odisseia correctamente se nos aproximarmos imaginativamente da mente de quem os criou, luz da ideia emersoniana de que o verdadeiro poema a mente do poeta, tal como o verdadeiro navio o seu construtor. No cerne dessa descoberta est uma leitura dos caracteres dos poemas homricos segundo o novo mtodo anunciado na Cincia. Sobre esses caracteres, Vico conclui que, tendo-os formado toda uma nao, no podiam ser inventados seno naturalmente uniformes (uniformidade na qual, adequada ao senso comum de toda uma nao, consiste unicamente o decoro, ou seja, a beleza e elegncia de uma fbula) (CN, 809). Para alm disso, interessantemente, Vico sugere que o

49
prprio Homero seria tambm uma ideia, ou seja, um carcter herico de homens gregos (CN, 873). Foram os gregos que criaram as histrias que integram a Ilada e a Odisseia; posteriormente, os mesmos gregos idealizaram um poeta simblico que fosse responsvel pela autoria dos dois poemas. Assim, tambm Homero integra o grupo dos caracteres poticos ou universais fantsticos de Vico, em que, neste caso, numa s figura se renem todos os traos particulares de poetas primitivos, de rapsodos, de receptores de fbulas corrompidas e de versificadores. Homero teria, ento, composto a Ilada quando a Grcia era jovem e, consequentemente, ardente de paixes sublimes, como o orgulho, a clera, a vingana, paixes essas que no suportam dissimulao e amam a generosidade; pelo que admirou Aquiles, heri da fora; j a Odisseia, teria sido composta quando a Grcia tinha arrefecido um tanto os nimos com a reflexo, que me da prudncia; pelo que admirou Ulisses, heri da sabedoria (CN, 879). assinalvel que o mistrio de o primeiro poeta da humanidade ter sido desde logo o mais sublime, esclarecido por meio da origem histrica dos seus poemas, seja directamente relacionado com a natureza dos homens poticos neles representados. Homero , acima de tudo, inimitvel na criao de caracteres poticos to inconvenientes a esta nossa natureza humana civil (CN, 783), mas ao mesmo tempo to admirveis pelos seus comportamentos rudes, vilos, ferozes, orgulhosos, volveis, irracionais ou irracionalmente obstinados, levianos e estpidos (), que no podem ser seno de homens quase crianas por debilidade da mente, como que femininos pela robustez da fantasia, como de jovens violentos pela ebulio das paixes (CN, 787). Por criar personagens dessa natureza, Homero representa tambm os povos da

50
barbrie grega, que eram necessariamente quase todos corpo e quase sem nenhuma reflexo, [que] deviam possuir todos vvido sentido para sentirem os particulares, forte fantasia para os aprender e aumentar, agudo engenho para os reportar aos seus gneros fantsticos e robusta memria para os reter (CN, 819). Por essa razo, os gregos associaram natureza virtuosa dos seus heris as seguintes propriedades e costumes: serem ressentidos, teimosos, colricos, implacveis, violentos (CN, 809). A excepo parece ser Ulisses, que foi imaginado pelos gregos em concordncia com todos os costumes prudentes, tolerantes, dissimulados, dplices, enganadores (CN, 809). Estes caracteres poticos, por serem inventados por imaginaes fortssimas, no podiam ser inventados seno sublimes (CN, 809), confirmando-se a relao estabelecida na

Cincia Nova entre a sublimidade potica e a imaginao torrencial dos


primeiros homens. Com efeito, ao descobrir o verdadeiro Homero, Vico confirma a descoberta da verdadeira poesia, defendendo a sua sublimidade original. A defesa da verdadeira poesia tem tambm como objectivo a disputa de determinadas concepes da potica clssica, como se percebe na seguinte passagem: E, por todas as coisas at agora aqui reflectidas, se faz cair tudo o que desde a origem da poesia foi dito, primeiro por Plato, depois por Aristteles, at aos nossos Patrizzi, Scaligero, Castelvetro; comprova-se que por defeito do raciocnio humano nasceu a poesia to sublime que, para as filosofias que surgiram depois, para as artes tanto poticas como crticas, ou melhor, por causa destas mesmas, no apareceu outra maior nem mesmo igual (CN, 384). Vico atribui providncia divina o facto admirvel de os primeiros homens, que eram pouco mais do que selvagens, terem sentidos apuradssimos para se conservarem; sentidos esses que, ao chegar a idade da reflexo () se

51
debilitaram (CN, 707). A debilitao dos sentidos levou ao consequente enfraquecimento da imaginao; essa uma das razes que Vico oferece para que as descries hericas de Homero, que difundem claramente tanta luz e esplendor, no tenham sido imitadas, muito menos igualadas, por todos os poetas posteriores (CN, 707). A grandeza das paixes dos caracteres poticos de Homero, que Vico tanto admira, no podia ter sido criada por homens de natureza delicada, porque a delicadeza uma virtude diminuta e a grandeza despreza naturalmente todas as coisas pequenas (CN, 822). Assim se compreende que concorram nos poemas homricos aces humanas positiva e negativamente assombrosas, porque tal como uma corrente grande e impetuosa no pode deixar de transportar consigo as guas tumultuosas e rolar pedras e troncos com a violncia do seu curso, assim so as referidas coisas vis, que se encontram to frequentemente em Homero (CN, 822). A sublimidade potica de Homero est relacionada com a incapacidade dos seus caracteres de disciplinar a violncia das paixes e de moderar os impulsos. Como foi j discutido, a mente humana, que para Vico indefinida por natureza, est, nos primeiros homens, imersa e angustiada pela robustez dos sentidos. Ora, a faculdade potica deve imergir toda a mente nos sentidos (CN, 821), isto , a prpria matria da poesia deve ser constituda por paixes humanas particularizadas, de acordo a definio que Vico apresenta de sentenas poticas: so conceitos de paixes verdadeiras, ou que, por fora de uma fantasia inflamada, se faam verdadeiramente sentir em ns e, por isso, devem ser individuadas naqueles que as sentem (CN, 825). A poesia de Homero no podia ter sido criada por homens em que predomina a reflexo, por filsofos: a constncia, pois, que se estabelece e se firma com o estudo da

52
sabedoria dos filsofos no podia inventar deuses e heris to inconstantes (CN, 786). Todas as provas filosficas e filolgicas que Vico fornece no livro III da Cincia Nova procuram atestar que o verdadeiro Homero no era filsofo e que no existe nos poemas homricos uma sabedoria secreta, que Plato erradamente lhe atribura, mas sim a sabedoria potica dos primeiros povos gregos. Na verdade, algumas das ideias que Vico atribui a Plato parecem mesmo contraditrias com o que este diz sobre Homero. No livro II da

Repblica, Plato acusa Homero de representar mal os deuses (381d e 383a); no


livro X, afirma que, enquanto mero imitador de imagens da virtude, Homero no atinge a verdade e que, por isso, no deve ser seguido como educador. Mas o que Vico pretende ao negar a Homero qualquer sabedoria filosfica criticar o facto de Plato ter lido Homero filosoficamente. Por um lado, Plato observou nas fbulas gregas a inconvenincia dos costumes corruptos dos deuses; por outro lado, descobriu que elas eram convenientes para as ideias que queria transmitir. Deste modo, Plato sobre o herosmo potico ergueu o seu filosfico: que o heri estava acima do homem () e, assim, que a natureza herica estava entre a divina e a humana (CN, 515). Na Cincia Nova, Homero considerado a fonte de todas as filosofias gregas (CN, 901) porque foram as fbulas, nascidas da sabedoria dos povos, que permitiram que os filsofos meditassem os seus assuntos elevados, a que se acrescentam as comodidades () de eles explicarem as sublimes coisas meditadas por si em filosofia com as expresses que por sorte lhes haviam deixado os poetas (CN, 362). Homero no pode ser avaliado como filsofo, mas sim como poeta e Vico claro a esse respeito, a sabedoria dos poetas, que a sabedoria vulgar dos legisladores, em nada se compara sabedoria secreta dos

53
filsofos. A sabedoria de Homero potica, e estabelecer relaes entre a mentalidade dos homens poticos e o pensamento dos filsofos no compreender a verdadeira natureza da poesia, ignorar as suas origens. Com efeito, ao criticar Homero e os seus caracteres poticos, Plato est a ser anacronista. Para Vico, enquanto modo de pensamento e prtica humana, a poesia est mais prxima da histria do que da filosofia. Foi graas sabedoria vulgar dos poetas que os filsofos puderam introduzir na humanidade as suas ideias ponderadas. Numa das suas dignidades, Vico assegura que todas as artes do necessrio, til, cmodo e uma boa parte tambm do prazer humano se descobriram nos sculos poticos, antes de chegarem os filsofos (CN, 217). Embora os poetas tenham surgido antes dos historiadores vulgares, a histria cronologicamente anterior poesia, porque a histria uma simples enunciao de verdade, mas a poesia acrescenta-lhe uma imitao (CN, 812); assim, a primeira histria dever ser a potica (CN, 813). Vico conclui que os poetas devem ter sido os primeiros historiadores das naes, sendo Homero o primeiro de todos, pois na sua poesia estavam contidos os costumes, as instituies, as verdades civis da Grcia Antiga. Por ter sido comummente aceite que os poemas homricos tinham sido trabalhos que brotaram de um homem particular, poeta sublime e raro (CN, 903) e no o produto da imaginao colectiva dos antigos povos gregos, muitas verdades sobre a histria grega ficaram ocultas o papel de Vico justamente o de desocultar essas verdades. A Cincia Nova ensina-nos que a poesia a primeira fonte de conhecimento histrico e que a histria da humanidade foi escrita pela primeira vez por poetas.

54

V. CINCIA E POESIA

Great is language . it is the mightiest of the sciences, It is the fullness and color and form and diversity of the earth. and of men and women .... and of all qualities and processes; It is greater than wealth . it is greater than buildings or ships or religions or paintings or music.
Walt Whitman

Em consequncia da associao que Vico faz na Cincia Nova entre as origens no racionais do homem e o nascimento da poesia, esta descrita como a experincia humana mais necessria e primordial. Por ignorncia e fantasia, os homens tornaram-se naturalmente poetas e Vico sugere que a primeira espcie de natureza (justamente, potica) constitui a fase preliminar num percurso at natureza propriamente humana, racional e civilizada. Lembramos que, para Vico, a racionalidade o resultado de uma evoluo da mente ao longo de uma sequncia ordenada de estdios histricos e sociais. Como observa Bruno Snell, a crena na existncia de uma mente humana uniforme e universal um preconceito racionalista, que Vico no partilha49. No importante estudo Filosofia di Giambattista Vico, Benedetto Croce observa que o perodo da sabedoria potica se transformou, para Vico, na fase ideal da poesia50. Croce critica o facto de, na Cincia Nova, a poesia no ter uma essncia, no ser uma categoria ideal mas um facto histrico referente apenas idade da barbrie. Vico teria confundido o conceito emprico de fase barbrica da civilizao com o conceito filosfico de fase potica da mente, sendo

Bruno Snell. The Discovery of the Mind in Greek Philosophy and Literature. New York: Dover Publications, Inc., 1982, p. 16. 50 Benedetto Croce. The Philosophy of Giambattista Vico (translated by R. G. Colingwood, introduction by Alan Sica). New Brunswick, New Jersey: Transaction Publishers, 2002, p. 57.
49

55
potico uma metfora derivada da preponderncia da imaginao nos comeos do pensamento humano. Disso resultou, para Croce, que Vico tenha transformado multides de brbaros em poetas sublimes, tal como as crianas foram vistas como poticas na ontognese correspondente a essa filognese51. Croce observa ainda que Vico no distingue poesia e mito, e que os caracteres poticos que explicam os princpios da poesia so, na verdade, a definio de figura mitolgica, ou personificao mtica52. O prprio conceito de sabedoria potica mitologia, no poesia, pela razo (avanada pelo prprio Vico) de que os mitos eram as histrias verdadeiras dos seus criadores, e poesia no histria. Para Vico, no entanto, a poesia e os mitos esto necessariamente relacionados com a histria dos costumes e das instituies humanas, especialmente no nascimento da poesia, quando os homens se identificam com os mitos e, atravs destes, comeam a compreender-se53. Ao acusar Vico de no distinguir poesia e mito, Croce demonstra no aceitar o uso viquiano do termo potico na construo do conceito de sabedoria potica e de todo o sistema que descreve a mentalidade, os costumes e o modo particular de entender o mundo dos primeiros homens. A noaceitao desse uso de potico deve-se, na verdade, a um uso restrito do mesmo por parte de Croce. Este acusa Vico de confundir carcter potico com figura mitolgica, quando ele que verdadeiramente os confunde. Croce afirma ainda que, na Cincia Nova, a poesia parece no sobreviver ao perodo da sabedoria potica, sendo Homero o arauto do grupo de brbaros que Vico insiste em transformar em poetas sublimes. Sustentar o argumento de Croce
Benedetto Croce. The Philosophy of Giambattista Vico (translated by R. G. Colingwood, introduction by Alan Sica). New Brunswick, New Jersey: Transaction Publishers, 2002, p. 57. 52 Benedetto Croce. ibid., p. 65. 53 Bruno Snell. The Discovery of the Mind in Greek Philosophy and Literature. New York: Dover Publications, Inc., 1982, p. 206.
51

56
defender que a poesia uma contingncia, e que a teoria da poesia viquiana no pode ser entendida independentemente de uma teoria da histria. J foi mencionado que a Cincia Nova narra a histria da humanidade como a sequncia necessria dos factos observados em todas as naes nos seus surgimentos, progressos, estados, decadncias e fins. De acordo com a formulao da histria ideal eterna, pode encontrar-se uma correspondncia entre o percurso das naes e o percurso individual dos homens, que primeiro sentem o necessrio; depois cuidam do til; em seguida, advertem o cmodo; mais frente, deleitam-se com o prazer; logo se dissolvem no luxo; e, finalmente, enlouquecem a estragar as substncias (CN, 241). Donald Phillip Verene defende que a teoria da histria ideal eterna no apenas histrica, mas uma teoria sobre qualquer fenmeno humano, segundo a ideia de que todas as origens no mundo surgem da necessidade, sendo os fins verdadeiramente declnios, marcados pela dissoluo, pela loucura, pelo desperdcio54. Poder a poesia ser entendida como um fenmeno humano que teve uma origem necessria e, naturalmente, um declnio? Ser exacto especular que a poesia encontra tambm uma conformidade no percurso do homem pelas necessidades, utilidades e prazeres, do luxo e artificialidade at corrupo, na idade da barbrie de reflexo ou malcia reflexiva (CN, 1106)? Vico diz-nos que a poesia nasceu sublime por necessidade, foi til enquanto organizadora da vida social, permitiu que os homens criassem as leis e todas as instituies, tendo atingido o seu auge na poca herica, com os poemas homricos. Embora Vico associe a fase ideal da poesia poca da sabedoria potica, de tal no se segue que, depois de Homero, a histria da

54

Donald Phillip Verene. Vicos Science of Imagination. Ithaca: Cornell University Press, 1981, p. 110.

57
poesia caminhe para o declnio. Os homens tornaram-se poetas por um poderoso engano da fantasia, um defeito do raciocnio humano; corrigido esse defeito, no existiro homens poticos, certo, mas continuaro a existir poetas, assim como homens que lem Homero e tentam entrar na mente dos seus caracteres. Isaiah Berlin observa, com razo, que para Vico no existe verdadeiro progresso em arte55. O gnio de uma poca no pode ser comparado com o de outra, porque as coisas so o que so de acordo com as circunstncias do seu nascimento, luz da supracitada dignidade: Natureza das coisas no seno o seu nascimento em certos tempos e em certas circunstncias que, sempre que so tais, as coisas nascem tais e no outras (CN, 147). Os poemas homricos no podiam ter sido produzidos noutra poca, nem podem ser igualados ou imitados porque os homens que fazem poemas depois de Homero j no detm uma natureza potica, isto , perderam o apuro dos sentidos e a robustez da imaginao que lhes permitiram criar as personagens vigorosas e sublimes da Ilada e da

Odisseia. Como ensina Vico, as artes poticas e as artes crticas servem para
tornar os engenhos cultos, no grandes (CN, 822). Harold Bloom, diferentemente de Croce, entendeu que a teoria das origens de Vico no s se harmoniza com a ideia de que a poesia transcende a sabedoria potica, como pressupe que, em qualquer fase da humanidade, possuir a rudeza original da sabedoria potica condio necessria para se ser poeta. Pode existir, com efeito, uma coincidncia entre a sublimidade de Homero e o conjunto de valores associados sabedoria potica, mas de tal no se segue que, para Vico, a verdadeira poesia esteja circunscrita a um tempo potico. O tempo da sabedoria potica, no sendo repetvel, pode ser, contudo,

Isaiah Berlin. The Crooked Timber of Humanity. Chapters in the History of Ideas. Princeton, New Jersey: Princeton Universiy Press, 1990, p. 67.
55

58
recriado por todos os verdadeiros poetas, que sempre o so por natureza. O tempo da sabedoria potica no existe, para Bloom, tal como no faria sentido uma distino entre ser poeta em sentido viquiano e em sentido no viquiano. Escreve Bloom: Vico, que leu toda a criao como um rude poema, compreendeu que a prioridade na ordem natural e a autoridade na ordem espiritual tinham sido uma nica e tinham que permanecer uma nica, para os poetas, porque s tal rudeza constitui a sabedoria potica56. A propriedade, equivalente autoridade, depende da prioridade na criao, que a prioridade de ter nomeado uma coisa em primeiro lugar. Inspirado por Vico, Bloom estabelece uma analogia entre o nascimento humano (biolgico) e o nascimento potico, ambos dominados por sensaes indefinidas e receios. O universo da poesia, povoado de imagens ambivalentes e incertas, assemelha-se ao estado humano de estar no corpo ou de sentir-se no corpo, que equivale, no fundo, excessiva conscincia corprea dos gigantes poticos de Vico57. Estes experimentavam sensaes fortssimas, mas ignoravam a sua causa. Vico defende que a poesia nasceu da ignorncia das causas e Bloom compara esse estado primordial humano de insipincia condio do poeta, que ignora necessariamente as fontes da sua poesia. A teoria da poesia de Vico revela o papel que esta tem no percurso dos homens e das naes, mas tambm a sua importncia no estudo de todas as coisas humanas. A poesia tem subsistido para l dos sculos poticos nas mentes e na imaginao potica dos homens, atravs do fluxo de compreenso simptica que a propaga pela histria. Vico partilha com os leitores da sua

56 Harold Bloom. A Angstia da Influncia. Uma Teoria da Poesia (traduo de Miguel Tamen). Lisboa: Edies Cotovia, 1991, pp. 24 e 25. 57 Harold Bloom. Poetry, Revisionism, Repression. In Critical Inquiry. Vol. 2, N 2, Winter 1975, p. 236.

59
Cincia no s as origens da humanidade, mas tambm a faculdade requerida para conhecer os assuntos humanos: a imaginao potica ou memria recolectiva. Essa faculdade determina a composio da Cincia Nova, j que, como assinala Vico, memria, fantasia e engenho integram o mesmo processo criador e potico: a fantasia mais no do que relevo de reminiscncias, e o engenho mais no do que trabalho em torno das coisas que se recordam (CN, 699). O verdadeiro conhecimento, de que a cincia histrica paradigma, sempre construtivo e criador. Na Cincia Nova, isso traduz-se num talento especial para narrar os factos da histria da humanidade. A esse respeito, Donald Phillip Verene sugere que a obra de Vico pode ser lida como uma cincia da narrao58. Vico narra a histria das coisas humanas como um conjunto de factos dispostos pelo poder construtivo do narrador. A ideia de talento narrativo ou talento para contar uma histria conduz-nos prpria estrutura da Cincia Nova, em que as vrias evidncias filosficas e filolgicas se vo justapondo, combinando-se por vezes digresses e fragmentos de teor arqueolgico com axiomas filosficos ou minuciosas descries de hipotticos acontecimentos histricos. Benedetto Croce observa que possvel afirmar que a obra de Vico no verdadeiramente crtica59, e chega a compar-la a um estado de embriaguez, em que factos so confundidos com categorias, e ligaes entre coisas so consideradas certas simplesmente porque so intuitivamente tomadas como certas. como se, na nsia e na exaltao de exibir as suas descobertas inspiradas, Vico se esquecesse de demonstrar o que est a dizer, como se no estivesse, na verdade, a fazer uma cincia. Numa outra referncia no elogiosa ao estilo de Vico, Croce supe
58 59

Donald Phillip Verene. Vicos Science of Imagination. Ithaca: Cornell University Press, 1981, p. 165. Benedetto Croce. The Philosophy of Giambattista Vico (translated by R. G. Colingwood, introduction by Alan Sica). New Brunswick, New Jersey: Transaction Publishers, 2002, p. 153.

60
mesmo que ele possa ser um mau escritor60. Creio, uma vez mais, ser necessrio intervir em defesa de Vico. que, pensando em todas as coisas que a Cincia

Nova diz e quer dizer, e tomando em considerao a necessidade sentida por


Vico de um mtodo que rena teorias filosficas e descobertas filolgicas, o estilo da obra no podia ser mais concordante com o seu contedo. No era de esperar que a Cincia de Vico fosse organizada ao jeito de um tratado de filosofia clssico ou de um compndio de histria. No sentido em que, na Cincia

Nova, a disposio engenhosa e imaginativa das matrias mais importante do


que a sua demonstrao crtica (pensemos na dificuldade em classificar o mtodo cientfico de Vico como indutivo ou dedutivo), no ser inexacto afirmar que a Cincia de Vico mais potica do que crtica ou filosfica. A prioridade do pensamento potico sobre o pensamento filosfico (que se verifica na histria da humanidade e, consequentemente, na Cincia Nova enquanto narrao dessa histria) encontra um reflexo, em termos retricos, na prioridade da tpica sobre a crtica. Vico escreve que a tpica foi a primeira operao da mente humana (CN, 496) e define-a como a arte de bem regular todos os lugares que se devem percorrer para conhecer tudo quanto existe na coisa que se quer bem, ou seja, totalmente conhecer (CN, 497), ou ainda, como a a faculdade de tornar as mentes engenhosas (CN, 498). A crtica, por sua vez, a faculdade de julgar ou de tornar as coisas exactas, tal como a tpica a faculdade do descobrir e do engenho. Nas palavras Vico, como naturalmente primeiro existe o descobrir, depois o julgar das coisas, assim convinha infncia do mundo exercitar-se em torno da primeira operao da mente humana, quando o mundo tinha necessidade de todos os descobrimentos para

60

Benedetto Croce. The Philosophy of Giambattista Vico (translated by R. G. Colingwood, introduction by Alan Sica). New Brunswick, New Jersey: Transaction Publishers, 2002, p. 258.

61
as necessidades e utilidades da vida, que tinham provindo antes da chegada dos filsofos (CN, 699). Na Autobiografia, Vico define a tpica como a arte de encontrar numa coisa tudo o que ela contm61, e em De nostri temporis studiorum ratione, a tpica associada ao estudo da retrica, da jurisprudncia e da poesia. Na poca de Vico, em que impera o racionalismo de Descartes, essas disciplinas, representantes da ars topica, so consideradas inteis e suprfluas na criao de conhecimento, o que se traduz numa sobrevalorizao da filosofia e da crtica. Como j foi observado, enquanto o pensamento cartesiano declina as concluses que no derivem de dedues, o pensamento viquiano no se inibe de retirar concluses provenientes de afinidades, comparaes e relaes entre assuntos diversos. Vico reconhece que a capacidade de perceber as analogias existentes entre matrias distantes e aparentemente distintas que constitui a fonte e o princpio de todas as formas de expresso engenhosas, agudas e brilhantes62. Numa nota semelhante, na Autobiografia, Vico escreve que era apenas na leitura dos oradores, historiadores e poetas que o seu intelecto se comprazia, ao observar laos de unio entre as mais remotas matrias63. A prioridade da poesia sobre a filosofia e a prioridade da tpica sobre a crtica encontram tambm um paralelo em termos pedaggicos no pensamento de Vico, pois tambm a educao dos jovens deve seguir a ordem natural do desenvolvimento da mente tal como, na Cincia Nova, a relao que Vico estabelece entre a fase potica e a infncia da humanidade reflecte as suas

Giambattista Vico. The Autobiography of Giambattista Vico, translated by Max Harold Fisch and Thomas Goddard Bergin). Ithaca: Cornell University Press; Cornel Paperbacks ed., 1975, p. 124. 62 Giambattista Vico. On the Study Methods of Our Time (translated by Elio Gianturco, with a preface and a translation of The Academies and the Relation between Philosophy and Eloquence by Donald Phillip Verene). Ithaca: Cornell University Press, 1990, p. 24. 63 Giambattista Vico. The Autobiography of Giambattista Vico (translated by Max Harold Fisch and Thomas Goddard Bergin). Ithaca: Cornell University Press; Cornel Paperbacks ed., 1975, p. 123.
61

62
teorias educativas. Na Autobiografia, Vico escreve que as crianas, por se encontrarem na idade da percepo, devem primeiro aprender as lnguas e estudar as histrias (fabulosas e verdadeiras) das naes, para que desenvolvam a memria e a imaginao. S depois, na idade dos juzos, podem ser iniciadas no estudo da lgica, da fsica e da filosofia64. Sendo as lnguas os meios mais poderosos para organizar a sociedade humana, os estudos devem comear com a sua aprendizagem, que depende principalmente da faculdade da memria, to vigorosa nas crianas65. Na Cincia Nova, Vico critica o estado da mente moderna, que est at no prprio vulgo demasiado afastada dos sentidos, com tantas abstraces das muitas de que esto cheias as lnguas, com tantos vocbulos abstractos, e tornada demasiadamente subtil com a arte de escrever, e quase espiritualizada com a prtica dos nmeros (CN, 378). Para prevenir que os jovens se afastem dos sentidos e encham o seu pensamento com abstraces que os impeam de ser criativos, os seus estudos no devem ser iniciados com a crtica filosfica, mas sim com as artes retricas e poticas, que desenvolvem a memria e a imaginao, tornando a mente engenhosa e apta para descobrir relaes entre coisas distintas e distantes. Com efeito, a educao exemplar seria aquela que combinasse o estudo da filosofia e da eloquncia. Vico defende que s essas duas disciplinas tm o poder de canalizar para um uso favorvel as agitaes da alma humana, os demnios interiores que provm do desejo irracional comum a todos os homens66 a filosofia e a eloquncia so as nicas formas de transformar as

Giambattista Vico. The Autobiography of Giambattista Vico (translated by Max Harold Fisch and Thomas Goddard Bergin). Ithaca: Cornell University Press; Cornel Paperbacks ed., 1975, pp. 123 e 124. 65 Giambattista Vico. ibid., p. 144. 66 Giambattista Vico. On the Study Methods of Our Time (translated by Elio Gianturco, with a preface and a translation of The Academies and the Relation between Philosophy and Eloquence by Donald Phillip Verene). Ithaca: Cornell University Press, 1990, pp. 38 e 39.
64

63
paixes em virtudes. Numa curta comunicao datada de 1737, intitulada Le

accademie e i rapporti tra la filosofia e leloquenza, Vico defende que a


Academia devia recuperar o significado que possua originalmente nos tempos de Scrates, em que a eloquncia ainda no fora descartada das cogitaes filosficas, a erudio era valorizada acima de todas as coisas, e em que no existia uma ciso entre a v arte de falar dos sofistas e o rido entendimento dos filsofos67. Ao defender a contiguidade da relao entre a filosofia e a eloquncia, Vico est a defender o prprio mtodo da sua Cincia, se entendermos a eloquncia no amplo sentido de arte tpica ou mesmo de arte potica (embora, sublinhe-se, a poesia no possa ser reduzida a um uso retrico, para Vico). O pensamento cartesiano, por sua vez, clamando ter corrigido erros de raciocnio com toda a nfase conferida ao mtodo geomtrico, enrijecera e fechara a prpria filosofia68. Entregue sua prpria solido, a mente humana incapaz de criar por estar distanciada de outras mentes, das lnguas, dos livros, das fbulas e sem criao, no h conhecimento. O pensamento viquiano, pelo contrrio, engrandece a mente com a riqueza e as possibilidades do seu mtodo. O talento de Vico para reconstruir e narrar a histria da humanidade revela-se no desenvolvimento da sua prpria ars topica. Sem prejuzo de Vico, na Cincia Nova, talvez seja mais valorizada a inveno de argumentos do que a sua demonstrabilidade ou crtica; esses argumentos so por vezes apresentados e justapostos como se fossem auto-evidentes. Croce no deixa de estar certo ao referir que o discurso de Vico chega a fazer lembrar um estado de embriaguez, mas, acrescente-se, uma embriaguez potica, criativa, de algum

67 Giambattista Vico. On the Study Methods of Our Time (translated by Elio Gianturco, with a preface and a translation of The Academies and the Relation between Philosophy and Eloquence by Donald Phillip Verene). Ithaca: Cornell University Press, 1990, pp. 86 e 87. 68 Giambattista Vico. ibid., p. 87.

64
que est maravilhado com a genialidade das suas descobertas: a embriaguez do gnio de um artista. No difcil perceber a afinidade entre Vico e os gigantes sbios dos primrdios do pensamento, se pensarmos que esta nova Cincia potica a narrao imaginativa, torrencial e vital da histria da humanidade. Pela sua composio excntrica e fascnio por formas assimtricas e monstros da imaginao, a Cincia Nova assemelha-se a uma enciclopdia barroca ou enciclopdia potica, usando a expresso de Giuseppe Mazzotta69. Na sua clebre teoria da poesia, Harold Bloom defende que qualquer poema sempre uma leitura errada, desviada e criativa de um poema anterior, lembrando a razo a que Vico atribui o nascimento da poesia: um erro do raciocnio. Para Bloom, a crtica e a poesia tm em comum uma srie de actos nicos de compreenses deficientes e criativas70. Uma compreenso deficiente ou mesmo errnea sempre criativa, potica mas, pode dar origem a um conhecimento verdadeiro. Tal como para Bloom toda a crtica poesia em prosa, tambm a Cincia Nova pode ser lida como poesia em prosa, como um conjunto admirvel de actos nicos de compreenses criativas. A Cincia narra e descreve a histria da humanidade como a sucesso necessria de criaes humanas (factos e conhecimentos, que se equivalem) e, contendo-a, ela prpria uma criao ou um conjunto de compreenses criativas. Vico, que defende que o conhecimento das coisas humanas deve justamente brotar de uma compreenso criativa ou potica das coisas que se querem conhecer, estende, assim, as possibilidades da Cincia.

Giuseppe Mazzotta. The New Map of the World. The Poetic Philosophy of Giambattista Vico. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1999, p. 97. 70 Harold Bloom. A Angstia da Influncia. Uma Teoria da Poesia (traduo de Miguel Tamen). Lisboa: Edies Cotovia, 1991, p. 107.
69

65

Bibliografia

ERIC AUERBACH. Vico and Aesthetic Historism. In The Journal of Aesthetics and Art Criticism. Vol. 8, N 2, Dezembro 1949, pp. 110-118. ISAIAH BERLIN. Vico and Herder: Two Studies in the History of Ideas. London: Chatto & Windus, 1980.

ISAIAH BERLIN. The Crooked Timber of Humanity. Chapters in the History of Ideas. Princeton, New Jersey: Princeton Universiy Press, 1990. ISAIAH BERLIN. O Poder das Ideias (traduo de Miguel Serras Pereira). Lisboa: Relgio d gua, 2006.

HAROLD BLOOM. Poetry, Revisionism, Repression. In Critical Inquiry. Vol. 2, N 2, Winter 1975, pp. 233-251.

HAROLD BLOOM. A Angstia da Influncia. Uma Teoria da Poesia (traduo de Miguel Tamen). Lisboa: Edies Cotovia, 1991.

ALFREDO BOSI. O Ser e o Tempo da Poesia. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

R. G. COLINGWOOD. A Ideia de Histria (traduo de Alberto Freire). Lisboa: Editorial Presena, 1972.

BENEDETTO CROCE. The Philosophy of Giambattista Vico (translated by R. G. Colingwood, introduction by Alan Sica). New Brunswick, New Jersey: Transaction Publishers, 2002.

REN DESCARTES. Os Princpios da Filosofia (traduo de Alberto Ferreira). Lisboa: Guimares Editores, 1998.

REN DESCARTES. Meditaes Metafsicas (traduo de Regina Pereira). Porto: Rs-Editora, 2003.

66
REN DESCARTES. Discurso do Mtodo (traduo de Pinharanda Gomes). Lisboa: Guimares Editores, 2004.

RALPH WALDO EMERSON. The Selected Writings of Ralph Waldo Emerson. New York: Modern Library, 1950.

RALPH WALDO EMERSON. Nature and Selected Essays. New York: Penguin Books, 2003.

B. A. HADDOCK. Vicos Discovery of the True Homer: A Case-Study in Historical Reconstruction. In Journal of the History of Ideas. Vol. 40, N 4, Oct. - Dec. 1979, pp. 583-602.

PATRICK H. HUTTON. The New Science of Giambattista Vico: Historicism in Its Relation to Poetics. In The Journal of Aesthetics and Art Criticism. Vol. 30, N 3, Spring 1972, pp. 359-367.

JOSEPH M. LEVINE. Giambattista Vico and the Quarrel between the Ancients and the Moderns. In Journal of the History of Ideas. Vol. 52, N 1, JanuaryMarch 1991, pp. 55-79.

MARK LILLA. G. B. Vico. The Making of an Anti-Modern. Cambridge: Harvard University Press, 1994.

GIUSEPPE MAZZOTTA. The New Map of the World. The Poetic Philosophy of Giambattista Vico. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1999. JAMES C. MORRISON. Vicos Problem of Verum is Factum and the Problem of Historicism. In Journal of the History of Ideas. Vol. 39, N 4, OctoberDecember 1978, pp. 579-595.

FRIEDRICH NIETZSCHE. Acerca da Verdade e da Mentira no Sentido Extramoral (traduo de Helga Hoock Quadrado). Lisboa: Relgio dgua, 1997. PLATO. A Repblica (traduo de Maria Helena da Rocha Pereira). 9 edio. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001.

LEON POMPA. Vicos Science. In History and Theory. Vol. 10, N 1, 1971, pp. 49-83.

67

LEON POMPA. Vico. A Study of the New Science. Cambridge: Cambridge University Press, Second Edition, 1990.

LEON POMPA. Human Nature and Historical Knowledge: Hume, Hegel and Vico. Cambridge: Cambridge University, 1990.

EDWARD SAID. Vico on the Discipline of Bodies and Texts. In MLN. Vol. 91, N 5, Centennial Issue: Responsibilities of the Critic, October 1976, pp. 817-826.

PERCY BYSSHE SHELLEY. The Selected Poetry and Prose of Shelley. Hertfordshire: Wordsworth Editions Limited, 2002.

BRUNO SNELL. The Discovery of the Mind in Greek Philosophy and Literature. New York: Dover Publications, Inc., 1982.

GIORGIO TAGLIACOZZO. Vico: A Philosopher of the Eighteenth and Twentieth Century. In Italica. Vol. 59, N 2, Summer 1982, pp. 93-108. DONALD PHILLIP VERENE. Vicos Science of Imagination. Ithaca: Cornell University Press, 1981.

GIAMBATTISTA VICO. The Autobiography of Giambattista Vico (translated by Max Harold Fisch and Thomas Goddard Bergin). Ithaca: Cornell University Press; Cornel Paperbacks ed., 1975.

GIAMBATTISTA VICO. On the Study Methods of Our Time (translated by Elio Gianturco, with a preface and a translation of The Academies and the Relation between Philosophy and Eloquence by Donald Phillip Verene). Ithaca: Cornell University Press, 1990.

GIAMBATTISTA VICO. Cincia Nova (traduo de Jorge Vaz de Carvalho). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2005.

S-ar putea să vă placă și