Sunteți pe pagina 1din 45

2009

Profiforma

[PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA]


Pretende-se que no final desta UFCD os formandos possuam competncias para identificar e utilizar as medidas que contribuem para a preveno de lceras de presso. Devem ainda identificar al uns factores que contribuem para as situa!es de socorro mais frequentes nas pessoas idosas e estar preparados para actuar numa emer ncia.

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

LCERAS DE PRESSO
Com o envelhecimento, a pele sofre algumas alteraes, tais como: a pele mais seca e fina e com menor elasticidade. fundamental manter a pele ntegra, para que o organismo se possa defender contra o vento, o frio, micrbios, etc. Uma alimenta o e hidrata o adequadas, uma boa higiene corporal e ambiental e actividade fsica s o alguns dos factores que a!udam a manter a pele saud"vel. # o diversas as situaes que podem provocar feridas na pele, sendo as mais comuns nos idosos que passam muito tempo sentados ou acamados, as escaras ou $lceras de press o. % $lcera de press o & uma ferida causada pela press o constante da "rea do corpo sobre o colch o, da cadeira ou outros, que, por diminuir a chegada de sangue ao local, pre!udica assim a nutri o e o'igena o da "rea. (", portanto, uma falta de circula o no local. %s $lceras de press o s o, tamb&m conhecidas, por )$lceras de dec$bito*, )$lceras dos acamados* e )escaras*. %s +lceras de ,ress o resultam duma les o dos tecidos de revestimento, decorrente de um prolongado perodo de isqu&mia tecidular, originada pelo compromisso da circula o e do sistema linf"tico. - aparecimento de $lcera de press o & considerada um indicativo da qualidade dos cuidados prestados ao doente, de tal modo que, por ve.es, os cuidadores, condenam/ se e ficam embaraados perante o seu desenvolvimento nos doentes que cuidam. aumento da esperana de vida e o progresso da medicina, tra.em como consequ0ncia uma multiplicidade de factores intrnsecos e e'trnsecos ao doente que muitas ve.es s o difceis de controlar, s o e'emplo a imunodepress o, tratamentos de quimioterapia, radioterapia, est"dios avanados de doena oncolgica, instabilidade hemodin1mica, etc. %ssim, o aparecimento de $lcera de press o n o deve ser considerado, necessariamente, sinnimo de incapacidade dos cuidadores. %s regies do corpo com proemin0ncias sseas, podem sofrer grandes presses, por descuido ou falta de informa o. 2stas regies t0m de ser protegidas, usando/se
formadores.bons3gmail.com 2

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

artifcios para distribuir o peso e'ercido sobre estas regies, ou se!a, fa.er uma distribui o do peso. Caso uma fora fique concentrada num ponto, o peso e'ercido & intenso. 2sta concentra o de carga provoca press o da pele, m$sculos e gorduras sobre os ossos, diminuindo ou interrompendo o flu'o sanguneo nesta regi o. 4esta forma, o sangue n o consegue transportar o o'ig&nio e os alimentos at& 5s c&lulas, provocando a morte das mesmas. 6uanto mais c&lulas forem atingidas, maior ser" a $lcera. %s $lceras podem/se e'pandir tanto em largura como em profundidade, podendo atingir as camadas superficiais da pele, os tecidos gordurosos, musculares e sseos. 2'istem cinco est"dios de classifica o, que variam de acordo com a gravidade da Ulcera de ,ress o: 7. 8ubor e calor local 9Pr Ulceroso:; <. %parecimento de flictenas 9bolha de "gua:, acompanhado de rubor, calor e dor 9+lcera de Grau I:; =. >orte do tecido ao nvel da pele 9lcera de Grau II:; e'iste o risco de infec o; ?. >orte do tecido ao nvel da pele e do m$sculo 9 lcera de Grau III:; tratamento muito demorado; @. >orte do tecido ao nvel da pele, do m$sculo e do osso 9 lcera de Grau IV:; implica tratamento cir$rgico.

As reas em que as lceras surgem com maior frequncia so: 6uando o doente est" em dec$bito dorsal: 8egi o sacro/coccgea A regi o sagrada; Calcanhares; Cotovelos; -moplatas.

formadores.bons3gmail.com

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

6uando o doente est" em dec$bito lateral: Brocanter 9osso a nvel da anca:; >al&olo 9torno.elo:; -mbro; -relha.

Locais vulner veis

!or"a#$o %e lceras %e Press$o

Preven#$o % pele, para al&m de proteger o corpo transmite grande parte das sensaes que a pessoa mant&m com o meio ambiente. ,or isso, deve ser muito bem cuidada prevenindo o aparecimento de $lceras de press o, !" que provocam grande sofrimento na pessoa e a cicatri.a o da ferida & demorada. 2stas feridas podem ocorrer em qualquer parte do corpo onde tenha sali0ncia ssea. #e a pessoa n o tem controle da urina e fe.es e tem dificuldades para ter uma boa alimenta o o problema pode agravar/se no entanto certas medidas podem ser usadas para diminuir o problema:
formadores.bons3gmail.com 4

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

7/ % pele dever" ser limpa no momento que se su!ar. 2vitar "gua quente e usar um sab o suave para n o causar irrita o ou ressecamento da pele. % pele seca deve ser tratada com cremes hidratantes; </ #e a pessoa tem incontin0ncia urin"ria, usar fraldas descart"veis ou trocar de roupa as ve.es necess"rias. =/ -s posicionamentos adequados e a utili.a o de t&cnicas correctas para transfer0ncia da cama para a cadeira e as altern1ncias de dec$bitos podem diminuir as feridas causadas por fric o. % pessoa precisa ser erguida ao ser movimentada e nunca arrastada contra o colch o. ?/ -s idosos com d&fices nutricionais necessitam receber suplementos alimentares para que n o fiquem com d&fices que provocam fragilidade cut1nea. @/ % mudana de posi o ou dec$bito deve ser feita pelo menos a cada duas horas se n o houver contra/indicaes; C/ %s almofadas de espuma podem ser usadas para evitar o contacto directo das proemin0ncias sseas 9como os !oelhos:; D/ Eos dec$bitos laterais deve evitar/se a posi o directamente sobre o trocanter; F/ % cabeceira da cama n o deve ficar muito tempo elevada para n o aumentar a press o nas n"degas, o que leva ao desenvolvimento da $lcera de press o; G/#e a pessoa ficar sentada na cadeira, usar uma almofada de ar, "gua ou gel; 7H/ Usar aparelhos como o trap&.io, ou o resguardo da cama para mobili.ar 9em ve. de pu'ar ou arrastar: a pessoa que n o colabora na transfer0ncia, ou nas altern1ncias de dec$bito; 77/ 4iariamente deve e'aminar/se a pele do idoso. #e apresentar incio do problema n o permitir que a pessoa fique sentada ou deitada sobre a regi o afectada e descobrir a causa do problema para que n o agrave; 7</ ,ara o tratamento da $lcera & necess"rio uma avalia o de um profissional sa$de. 2m todos os casos lavar com soro fisiolgico ou "gua, n o usar: sab o, sabonete, "lcool, merc$rio ou eosina.
formadores.bons3gmail.com 5

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

Tra&a"en&o %s +lceras de ,ress o requerem tratamento para restabelecer a sua integridade fisiolgica. Um penso ideal deveria proteger a ferida, ser bio/compatvel e fornecer uma hidrata o ideal. Uma regra nesse caso & manter o tecido da $lcera h$mido e a pele ao seu redor intacta e seca.

Preven#$o %a In!ec#$o %s $lceras do est"gio II, III e IJ s o invariavelmente coloni.adas por bact&rias e na maior parte dos casos, uma limpe.a adequada, pode evitar que a coloni.a o bacteriana determine uma infec o clnica.

formadores.bons3gmail.com

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

ISOLAMENTO E IMO'ILIDADE

- envelhecimento ocorre ao longo da vida. -s factores gen&ticos e os heredit"rios, os do meio ambiente, os h"bitos de vida e os comportamentos influenciam o envelhecimento. - isolamento e a imobilidade a que alguns idosos s o su!eitos, reflectem muitas ve.es um separa o, no 1mbito da sociedade, entre as pessoas em idade activa e as pessoas de idade mais avanada. # o v"rios os factores que condu.em a esta situa o, mas entre eles estar o certamente a maior incid0ncia e preval0ncia de algumas patologias nesta fase. 2ssas doenas s o, efectivamente, prprias do indivduo idoso. %ssim, como na criana observamos uma preval0ncia maior de diversas doenas, que por este motivo, s o chamadas doenas prprias da inf1ncia, como o sarampo, entre outras, o envelhecimento tra. consigo uma maior probabilidade de aparecimento de algumas outras doenas, como os problemas vasculares, arteriais ou venosos; a osteoartrose, a osteoporose, os problemas cerebrais referentes 5 memria, as alteraes do equilbrio e da marcha e outros, que poderiam assim ser chamadas doenas prprias do envelhecimento, na medida em que reflectem o desgaste dos diversos rg os do organismo.

PRO'LEMAS CARDIOVASC(LARES )i*er&ens$o Ar&erial % (ipertens o %rterial 9(B%: & um factor de risco importantssimo de doena cardiovascular, e a principal causa de morte e incapacidade no nosso ,as. (o!e sabe/ se que a adop o de um estilo de vida saud"vel pode prevenir, pelo menos em parte, o aparecimento de (B%. ,or outro lado, sabe/se que e'iste um enorme potencial para redu.ir a incid0ncia de doena e de morte cardiovascular se a (B% for detectada precocemente e controlada adequadamente.
formadores.bons3gmail.com 7

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

- termo m&dico para press o arterial elevada & hipertens o. K(iperK significa KdemaisK, e Ktens oK refere/se 5 press o nas paredes das art&rias. %lgumas pessoas pensam que s quem & tenso ou nervoso pode sofrer de hipertens o, mas mesmo as pessoas calmas e tranquilas podem ter a press o alta. %s principais doenas associadas 5 (B%, e por ela causadas, s o: o acidente vascular cerebral, a cardiopatia isqu&mica, incluindo angina de peito, o enfarte do mioc"rdio e a morte s$bita; a insufici0ncia cardaca; o aneurisma dissecante da aorta e a insufici0ncia renal. Sinais e Sintomas % hipertens o geralmente n o produ. quaisquer sinais ou sintomas de alerta. % pessoa pode n o sentir a sua press o arterial mesmo quando ela est" elevada. %lgumas pessoas t0m sintomas, como tonturas, hemorragias nasais ou dores de cabea, que podem ser sinais de hipertens o ou de outros problemas m&dicos. % maioria das pessoas n o sabe se a sua press o arterial est" alta at& que esta se!a detectada por um profissional de sa$de. Eos primeiros anos, a (B% n o provoca geralmente quaisquer sintomas ou sinais de doena, 5 e'cep o dos valores tensionais elevados detect"veis atrav&s da medi o da press o arterial. Contudo, com o decorrer dos anos, a press o arterial acaba por lesar os vasos sanguneos e os principais rg os vitais do organismo, ou se!a o c&rebro, o cora o e o rim, provocando sintomas e sinais. Causas e Factores de Risco Ea maioria dos casos, n o se sabe e'actamente quais as causas pelas quais a press o arterial se desequilibra. Eo entanto, o e'cesso de peso, as bebidas alcolicas, os h"bitos alimentares inadequados e a falta de e'erccio fsico t0m um papel importante na eleva o da press o arterial. 2'istem alguns casos em que o aumento da press o & causado por doenas renais ou por alteraes hormonais ou pela hereditariedade. Diagnstico e Preven o % preven o e o tratamento da (ipertens o %rterial constituem um enorme desafio de sa$de p$blica. 2mbora se tenha assistido a importantes avanos no campo da terap0utica farmacolgica nos $ltimos ?H anos, & consensual que muito h" ainda a
formadores.bons3gmail.com 8

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

fa.er, no sentido de redu.ir a morbilidade e a mortalidade associadas 5 (ipertens o %rterial. 2'istem motivos importantes que !ustifiquem que os portugueses devam medir a press o arterial regularmente: a (B% & um problema muito comum em ,ortugal, ao atingir mais de um quarto da popula o adulta 9<@ a =HL:. Inicialmente, a (B% n o causa quaisquer sintomas: s se descobre medindo. % (B% n o tratada implica um risco elevado de doena cardiovascular, que pode progredir, silenciosamente, durante anos. 2m ,ortugal, s cerca de metade dos hipertensos 9< milhes: sabe ter a press o arterial elevada, apenas um quarto est" medicado e apenas um se'to 97CL: est" controlado 9de notar todavia que estes n$meros representam !" um grande avano destes $ltimos anos, pois h" quin.e ou vinte anos s @ ou C em cada 7HH doentes hipertensos estavam bem tratados:. Com base nos motivos atr"s apontados, todos os adultos devem medir a sua press o arterial, pelo menos uma ve. por ano, se ela for normal 9isto aplica/se com maior ra. o aos indivduos obesos, diab&ticos, fumadores, ou cardiovascular na famlia:. >esmo quando se sente bem, & muito importante que a sua press o se!a tratada e mantida sob controlo. #e ela n o for controlada, ficar" provavelmente mais alta, aumentando a probabilidade da pessoa desenvolver s&rias complicaes, como ataque cardaco, insufici0ncia cardaca, acidentes vasculares cerebrais 9derrames: e insufici0ncia renal. ,or isso, & importante um adequado controlo da press o arterial para redu.ir o risco de complicaes mais s&rias ou mesmo fatais. % pessoa pode ter hipertens o durante 7@ ou <H anos at& que os sintomas se manifestem, mas poder" ter !" uma les o permanente desenvolvida nos seus rg os vitais. >esmo a hipertens o ligeira pode redu.ir a sua esperana de vida. !ratamento no farmacolgico % adop o de um estilo de vida saud"vel proporciona geralmente uma descida significativa da press o arterial, que pode ser suficiente para bai'ar at& valores tensionais normais. %s vantagens que adv0m de n o ser, nestes casos, necess"rio recorrer a medicamentos 9ou ser possvel redu.ir a sua quantidade: s o por demais evidentes para necessitarem de ser enumeradas.
formadores.bons3gmail.com 9

com histria de doena

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

/ Re%u+ir o consu"o %e sal. % diminui o do consumo de sal redu. a press o arterial em grande n$mero dos hipertensos. 2sta redu o pode ser efectuada, n o adicionando sal 9ou redu.indo gradualmente a sua quantidade: quer durante a confec o dos alimentos, quer 5 mesa, evitando ainda ingerir alimentos salgados. / E,erc-cio !-sico. %trav&s de uma pr"tica fsica regular pode/se redu.ir significativamente a press o arterial. - e'erccio escolhido deve compreender movimentos cclicos 9marcha, corrida, nata o, dana:. -s hipertensos devem evitar esforos 9levantar pesos, empurrar mveis pesados:, que aumentam a press o arterial durante o esforo. / Perca *eso e" e,cesso M >antenha uma alimenta o saud"vel, incluindo vegetais, frutas frescas, p o, cereais, leite desnatado e derivados, pei'es, aves e carnes magras. 4eve comer menos gordura e a$car, redu.ir o "lcool e o sal. % ingest o e'agerada de sal contribui para o aumento da press o arterial. 2vite us"/lo na prepara o da comida ou 5 mesa. ,refira alimentos frescos e feitos em casa, pois os industriali.ados t0m geralmente um alto teor de sal. / Evi&e o lcool M >uitos estudos demonstraram uma liga o entre o "lcool e a press o alta. %s pessoas que tomam o equivalente a tr0s ou mais copos de cerve!a por dia apresentam uma probabilidade tr0s ve.es maior de ter press o arterial elevada do que os que n o bebem. - "lcool tamb&m pode interferir no tratamento. #e tiver press o alta e, especialmente, se tomar medicamentos, dei'e de beber ou redu.a ao m"'imo a ingest o de "lcool. / N$o .u"ar M - seu m&dico aconselh"/lo/5 a dei'ar de fumar. - tabaco n o causa press o alta, mas pode agravar o quadro clnico, levando 5 ocorr0ncia de ataque cardaco, acidente vascular cerebral e alteraes na circula o sangunea das pernas, al&m de outras leses. 2ntre v"rios componentes qumicos, o tabaco cont&m mon'ido de carbono e nicotina, subst1ncias que redu.em o abastecimento de o'ig&nio ao cora o e aumentam o consumo cardaco de o'ig&nio. %ssim que dei'ar de fumar, esse risco & rapidamente redu.ido.

formadores.bons3gmail.com

10

PROFIFORMA An/ina %e Pei&o

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

%ngina ou angina pectoris, ou ainda angina de peito, & uma dor ou desconforto locali.ada tipicamente no centro do peito. %s pessoas descrevem/na como um peso, um aperto, um desconforto ou ainda como uma press o geralmente locali.ada atr"s do osso esterno. %lgumas ve.es a dor pode se estender para os braos 9mais frequente o esquerdo:, pescoo, quei'o ou raramente nas costas. % dor aparece quando o suprimento de sangue para uma parte do cora o & insuficiente em rela o "s suas necessidades. Eesta situa o o cora o n o recebe a quantidade de o'ig&nio e nutrientes necess"rios para funcionar, o que se tradu. em isqu&mia 9dor:. -corre mais frequentemente durante o e'erccio ou stress emocional, pois nestas situaes a frequ0ncia cardaca 9n$mero de batimentos do cora o: e a press o arterial aumentam e consequentemente o cora o necessita de mais o'ig&nio para que o m$sculo cardaco funcione. ,ara trabalhar mais, o seu cora o precisa de mais o'ig&nio. #e as art&rias coron"rias n o conseguem fornecer o o'ig&nio suplementar quando o cora o necessita dele, a dor e o desconforto provocados pela angina fa.em/ se sentir. Eo entanto, & importante entender que uma defici0ncia repentina de abastecimento de o'ig&nio ao cora o e episdios de agravamento da isqu&mia mioc"rdica podem ocorrer sem causar dor ou outros sintomas perceptveis. 2stes episdios indolores s o geralmente descritos como isqu&mia silenciosa ou assintom"tica e, em muitos indivduos, podem ocorrer mais frequentemente do que as crises dolorosas tamb&m importante entender que a isqu&mia mioc"rdica silenciosa apresenta o mesmo risco que os episdios dolorosos para problemas cardacos mais graves, tais como ataques cardacos e, por fim, insufici0ncia cardaca. ,ortanto, se seu m&dico lhe disser que tome determinada medica o independentemente de voc0 manifestar ou n o sintomas de angina, & muito importante fa.0/lo porque a medica o pode redu.ir a frequ0ncia e a gravidade das crises, tanto silenciosas como dolorosas.

formadores.bons3gmail.com

11

PROFIFORMA Sinais e sintomas

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

importante notar que a dor provocada pelas crises de angina n o & igual em duas pessoas. % sensa o de dor e desconforto, a sua locali.a o e a frequ0ncia com que ocorre variam de uma pessoa para outra. Neralmente, a dor ou desconforto s o breves, durando apenas alguns minutos. B0m sido descritos pelos doentes como uma sensa o de peso, tens o, queimadura, press o ou aperto, geralmente atr"s do esterno 9osso frontal do peito:. ,ode tamb&m parecer indigest o, falta de ar ou sufoca o. - desconforto pode espalhar/se para outras partes do corpo, causando entorpecimento ou dor nos ombros, braos ou pulsos, dor no ma'ilar, pescoo, garganta, dentes, gengivas ou mesmo nos lbulos das orelhas. 2mbora a angina varie de pessoa para pessoa, tem geralmente as mesmas caractersticas em todos os episdios de um mesmo indivduo. Isto significa que em cada episdio de angina, ir" provavelmente sentir o mesmo grau de dor e desconforto na mesma parte do corpo e durante o mesmo perodo de tempo. Factores de Risco -s factores de risco que n o pode controlar s o os chamados Kn o/modific"veisK e incluem:

(istria de antecedentes familiares de doena cardaca, isto &, se algu&m da sua famlia sofre ou sofreu de insufici0ncia coron"ria, o seu risco de vir a desenvolver o mesmo tipo de doena & maior;

#er do se'o masculino, porque a insufici0ncia coron"ria ocorre mais frequentemente em homens do que em mulheres;

Ber diabetes. %ctualmente, sabe/se que a manuten o de um nvel adequado de a$car no sangue com o uso de medicamentos ir" redu.ir o risco de complicaes aterosclerticas;

Ber mais de ?H anos de idade.

-s factores de risco que se podem controlar s o os chamados Kmodific"veisK e que incluem:


,ress o alta ou hipertens o; ("bitos tab"gicos


formadores.bons3gmail.com 12

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

2'cesso de peso; 2pisdios de tens o nervosa e stress e'cessivos; Jalores elevados de colesterol.

!ratamento %s principais metas do tratamento s o o alvio da dor, impedir o aparecimento de futuros episdios anginosos e desacelerar a progress o de insufici0ncia coron"ria. tratamento da angina pode ser conseguido atrav&s de medicamentos, cirurgia e controlo de determinados factores de risco que aumentam as suas hipteses de desenvolver insufici0ncia coron"ria.

En!ar&e %o Mioc r%io - 2nfarte %gudo do >ioc"rdio caracteri.a/se pela interrrup o total do fornecimento de sangue a determinada regi o do cora o, provocada pela obstru o dos vasos sangOineos que irrigam esta regi o 9art&rias coron"rias: se!a por espasmo 9contra o: do vaso, se!a por um co"gulo formado pela ruptura de uma placa de gordura que obstrui um vaso. Eesta situaes, o fornecimento de o'ig&nio e outros nutrientes necess"rios, levados pelo sangue, & interrompido, provocando sofrimento das c&lulas, tradu.indo/se em dor. Factores de Risco -corre mais frequentemente durante os e'erccios ou PstressP emocional, pois nestas situaes a frequ0ncia cardaca 9n$mero de batimentos cardacos: e a press o arterial aumentam e o cora o necessita de mais o'ig&nio. - suprimento de sangue para o m$sculo cardaco & feito pelas art&rias coron"rias. >odificaes nesse suprimento geralmente causadas por alguma obstru o nas art&rias coron"rias podem causar problemas. -s principais factores de risco s o: / Babagismo; / 4iabetes >ellitus; / -besidade;
formadores.bons3gmail.com 13

PROFIFORMA / (ipertens o %rterial; / #edentarismo; / #tress;

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

/ (editariedadade9 pesoas na famlia que sofrem da doena:; / 4islipidemias9 aumento da ta'as de gordura no sangue:. Sinais e Sintomas Sintomas clssicos: dor na regi o precordial 9regi o anterior e esquerda do tra': ou no meio do peito 9retroesternal:, em sensa o de aperto, queima o, press o ou peso, com intensidade vari"vel, prolongada 9acima de =H minutos: e que n o melhora com o repouso ou o uso de medica o especfica 9nitrato: por via sublingual; Sintomas associados: na$seas, vmitos, dispneia 9cansao:, sudorese fria, palide., fraque.a; Sintomas atpicos: I>,-8B%EB2QQQ: s o sintomas que simulam outras doenas: dor ou desconforto nos braos, pescoo, dorso 9costas: e mandbulas 9quei'o:, palpitaes 9sensa o das batidas do cora o:; dor epig"strica 9Kboca do estRmagoK, e a.ia simulando gastrite e $lcera 9encontrado com certa frequ0ncia:; Sem sintomas 9assintom"ticos:: principalmente em idosos e diab&ticos, manifestando/se atrav&s de sncope 9desmaio:, sintomas e agravamento de insufici0ncia cardaca, %JC, Kindigest oK; Para em !ardio"Respirat#ria $P!R%: provocando morte s$bita. Preven o -s doentes com angina de peito devem evitar situaes nas quais ela normalmente aparece e informar o m&dico sobre modificaes ou aparecimento de novos sintomas. %lguns h"bitos devem ser modificados: abandonar o fumo, controlar a dieta e o colesterol e, ainda controlar a hipertens o arterial. Caso n o e'istam estes factores agravantes fique vigilante, atrav&s de consultas e e'ames peridicos orientados pelo m&dico.
formadores.bons3gmail.com 14

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

AVC 0 Aci%en&e Vascular Cere1ral Um %JC &, antes de mais, um %cidente Jascular Cerebral, ou se!a, & uma doena associada a alteraes nos vasos sanguneos do c&rebro. 2stas alteraes s o de < tipos: isqu&micas e hemorr"gicas. %s primeiras implicam uma redu o no flu'o 9circula o: sanguneo cerebral. 2sse flu'o & importante porque permite transportar para o c&rebro o'ig&nio e nutrientes essenciais ao funcionamento das c&lulas que o constituem. #e esse flu'o & redu.ido ou interrompido, as c&lulas cerebrais dei'am de receber esses elementos essenciais e acabam por morrer. %s alteraes hemorr"gicas correspondem a alteraes da permeabilidade dos vasos sanguneos cerebrais ou mesmo a ruptura dos mesmos. %ssim, h" sada de sangue desses vasos provocando a forma o de um aglomerado de sangue que comprime e irrita as estruturas cerebrais, alterando o seu funcionamento. 6uando as c&lulas nervosas ou os nervos do enc&falo se lesionam, perdem a capacidade de transmitir mensagens a outras partes do organismo, com o pre!u.o prov"vel de funes importantes, como o pensamento, a fala, a coordena o e o controlo motor. 2'istem tantas manifestaes quantas as funes do c&rebro. Factores de risco de A"C / Idade 9acima dos @H/CH anos: / #e'o masculino 9embora se!a mais frequente nos homens, nas mulheres h" mais mortalidade: / (istria de %JC na famlia mais pr'ima / (ipertens o arterial / 4iabetes / %limenta o incorrecta: sal e gorduras / Babagismo / %lcoolismo 9especialmente no caso do %JC hemorr"gico: / %nticonceptivos orais 9)plula*: / #tress / 4oena cardaca
formadores.bons3gmail.com 15

PROFIFORMA / Imobili.a o prolongada / -besidade / #edentarismo

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

PRO'LEMAS M(SC(LOES2(EL3CTICOS

-s dist$rbios do sistema m$sculo/esquel&tico s o causas importantes de dor crnica e de incapacidade fsica. 2mbora os componentes deste sistema possam apresentar um bom desempenho, podem ainda assim sofrer desgaste, leses ou inflamaes. %s leses sseas, musculares e articulares s o muito frequentes e com gravidade vari"vel, que pode ir de um estiramento muscular leve a uma distens o ligamentar ou de uma lu'a o articular a uma fractura. 2mbora estas leses geralmente se!am dolorosas e possam acarretar complicaes a longo pra.o, quase todas apresentam um prognstico favor"vel, e'cepto perante situaes de grande debilidade fsica. % inflama o & uma resposta natural 5 irrita o ou 5 les o e produ. edema, rubor, calor e limita o funcional. % inflama o de uma articula o & denominada artrite e a de um tend o & denominada tendinite. % inflama o pode ser limitada a uma pequena "rea do corpo 9locali.ada:, como por e'emplo uma articula o ou um tend o ou pode ser disseminada, como ocorre em determinadas doenas inflamatrias 9artrite reumatide, entre outras:. % inflama o pode tornar/se crnica e persistente, algumas ve.es como consequ0ncia de movimentos contnuos e de sobrecargas mec1nicas e outras ve.es por causa de reaces imunes, infeces ou depsitos de materiais anormais. Infeces de ossos e articulaes podem limitar gravemente a mobilidade da pessoa idosa e conferir/lhe algum grau de invalide.. - tratamento imediato pode impedir danos permanentes nas articulaes. Bumores benignos e cancros por ve.es t0m origem nos ossos e em algumas situaes, mesmo n o tendo origem nestes, alastram/se at& eles a partir de locais do corpo. 4esequilbrios metablicos ou hormonais tamb&m podem afectar os ossos e as articulaes.

formadores.bons3gmail.com

16

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

Um e'emplo frequente de uma doena ssea & a osteoporose, uma rarefac o dos ossos resultante da perda e'cessiva de minerais nos ossos. -utro e'emplo & a gota, em que cristais se formam nas articulaes de indivduos susceptveis, que apresentam um nvel anormalmente elevado de "cido $rico no sangue. -s e'ames laboratoriais podem fornecer informaes $teis relativas a alguns dist$rbios m$sculo/esquel&ticos.

PRO'LEMAS NE(ROL4GICOS E SENSORIAIS Doen#a %e Al+ei"er % 4oena de %l.heimer & a forma mais frequente de dem0ncia nos pases industriali.ados e a sua incid0ncia aumenta proporcionalmente ao aumento da densidade populacional. % evolu o da doena & muito lenta e a maior parte dos casos s o precedidos de uma fase pr&/clnica com a dura o de alguns anos que & caracteri.ada por perturbaes de memria. % incid0ncia da 4oena de %l.heimer aumenta com o avanar da idade, mas pode atingir pessoas mais novas, nao sendo, portanto, um problema da velhice. %s caractersticas clnicas da 4oena de %l.heimer podem variar significativamente de pessoa para pessoa, com um incio dissimulado que dificulta o diagnstico. ,or&m, como a evolu o & crnica e progressiva, & indispens"vel uma identifica o correcta e precoce da doena nas primeiras fases, a fim de permitir tratar os doentes e lhes prolongar a autonomia. Sinais e Sintomas % e'pres o clnica da 4oena de %l.heimer caracteri.a/se pela progressiva decad0ncia das funes cognitivas e por uma grave redu o da autonomia pessoal e da adequa o do comportamento. #s sinais de alarme

,erda da memria de factos recentes 4ificuldade na e'ecu o das actividades dom&sticas e manuais 4esorienta o %ltera o da capacidade de aprecia o e raciocnio 4ificuldade em fa.er contas
formadores.bons3gmail.com 17

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

Colocar as coisas nos stios errados %lteraes do comportamento %lteraes do temperamento

Factores de risco % causa da doena de %l.heimer & desconhecida, mas todos os estudos reali.ados ao longo dos $ltimos anos levaram a reconhecer alguns factores de risco, entre os quais os mais importantes s o:

#e'o feminino 9ligeiro aumento da preval0ncia:; Idade; (ereditariedade; Braumatismos cranianos;

Doen#a %e Par5inson % doena de ,arSinson 94,:, & uma doena de evolu o lenta e progressiva, na qual se perdem os mensageiros qumicos produ.idos no c&rebro que s o respons"veis pelo controlo de movimentos tais como: andar, virar na cama, levantar da cama ou de uma cadeira, falar, vestir , escrever ou outros. 4a a 4, ser classificada entre as chamadas )doenas do movimento*. -s sintomas mais comuns s o: tremor, rigide. muscular; dificuldade em iniciar os movimentos e lentid o na sua e'ecu o; altera o na marcha; altera o do equilbrio. % doena ainda pode ser respons"vel por outros sintomas como: depress o, e'cesso de saliva, dores musculares, pris o de ventre, etc. -s sintomas podem variar de pessoa para pessoa, isto &, um doente pode ter mais tremor e outro ser mais lento nos seus movimentos.

formadores.bons3gmail.com

18

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

RISCOS DE ACIDENTE E PRIMEIROS SOCORROS

-s primeiros socorros s o a primeira a!uda ou assist0ncia dada a uma vtima de acidente ou doena s$bita para estabili.ar a sua situa o antes da chegada de uma ambul1ncia ou profissional qualificado. ,ode envolver o improviso de material valendo/ se das condies e materiais disponveis no momento. ,rimeiro socorro & o tratamento inicial e tempor"rio ministrado a acidentados eAou vtimas de doena s$bita, num esforo de preservar a vida, evitar o agravamento do seu estado e promover o restabelecimento.

ACT(AO N(MA EMERG6NCIA %T-84%N2> 4eve ser feita de uma forma r"pida mas calma e controlada, Certifique/se de que n o est" a correr nenhum perigo ao apro'imar/se da vtima. %o chegar ao local do acidente, declare que & um socorrista diplomado e, se n o estiverem presentes m&dicos, enfermeiros ou pessoas mais e'perientes, encarregue/se do caso.

%J%UI%VW- 4% #IBU%VW%ssumida a responsabilidade do caso, & fundamental proceder a uma avalia o precisa da situa o e decidir sobre as prioridades de actua o. -s factores a ter em conta s o os seguintes: segurana para o sinistrado, solicitar a!uda dos )mirones*, determinar as prioridades de socorro e pedir assist0ncia. -s princpios b"sicos dos primeiros socorros M P7A7S7 8Prevenir9 Aler&ar e Socorrer: M aplicam/se a todas as leses ou doenas, independentemente da sua gravidade. 6ualquer que se!a o acidente, & dever do socorrista actuar r"pida, calma e correctamente. % melhor maneira de actuar & cumprir o plano de ac o do socorrista:

formadores.bons3gmail.com

19

PROFIFORMA PREVENIR

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

2fectuar uma abordagem r"pida mas calma para afastar o perigo da vtima ou a vtima do perigo de modo a que o acidente n o se agrave. - socorrista deve actuar consoante o tipo de acidente, prevendo ainda, os riscos decorrentes do mesmo. 4iminua o risco de perigo para si, para a vtima e para quaisquer circunstantes e tome precaues no sentido de evitar mais acidentes. %lguns e'emplos s o: Acidentes rodo&irios ' 2ncarregue um circunstante de desviar o tr1nsito, afastando/o de si e da vtima 9retirar o perigo da vtima:. Benha cuidado com os riscos de inc0ndio, especialmente quando h" derramamento de combustvel, e desligue a igni o dos veculos envolvidos no acidente. Gases &enenosos ' #e possvel, corte a sada de g"s e assegure ventila o adequada. !(o)ue elctrico ' #e possvel, interrompa a corrente e tome as precaues necess"rias para evitar novos choques. Inc*ndio e desmoronamento de edi+cios ' Ueve imediatamente a vtima para local seguro, se puder, sem fa.er perigar a sua vida 9retirar a vtima do perigo:. ALERTAR 4eve avaliar rapidamente a situa o e o sinistrado para fa.er o diagnstico correcto do estado da vtima, baseado na histria do acidente, nos sintomas e nos sinais mais importantes, para ser dado o alerta, ligando para o n.X ;;<7 %lguns circunstantes podem ser e'tremamente $teis e capa.es de a!udar o socorrista a estancar uma hemorragia grave, ou a suspender um membro seriamente lesionado. -utros circunstantes h" que s perturbam, pelo que deve mant0/los ocupados e assim evitar que interfiram no trabalho. ,ode pedir/lhes para regularem o tr1nsito, impedirem as pessoas de se apro'imar ou ainda para irem telefonar a pedir assist0ncia. Eo entanto, quando mandar um circunstante telefonar, certifique/se de que este compreendeu a mensagem que deve enviar. Yaa/o sempre repeti/Ia antes de o mandar e, se possvel, pea/lhe para a escrever. 4iga o seu nome e comunique as suas habilitaes como socorrista. -s pormenores que se seguem s o essenciais:
formadores.bons3gmail.com 20

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

- seu n,mero de tele+one 9para que, se por qualquer ra. o a chamada for cortada, possa ser contactado:; % locali-a./o e0acta do acidente; se possvel o nome da rua e quaisquer indicaes de cru.amentos ou pontos de refer0ncia; - tipo e ra&idade do acidente , por e'emplo: Kacidente de tr1nsito, dois carros, estrada cortada, h" tr0s pessoas encarceradas*; - n,mero1 se0o e idade apro0imada das &timas e qualquer informa o sobre o seu estado, por e'emplo Khomem, na casa dos cinquenta, possvel ataque de cora o, paragem cardaca*; In+orma.2es so3re )uais)uer riscos como g"s, subst1ncias perigosas, avaria el&ctrica, ou condies climat&ricas relevantes, como geada ou nevoeiro. 45O desli ue antes de o seu interlocutor o ter +eito6 SOCORRER 6ualquer que se!a a situa o, prestar socorro imediato e adequado, conforme est" descrito ao longo deste manual. ,osicionar correctamente a vtima, de acordo com a les o ou o seu estado e providenciar a sua evacua o, que inclui levantamento e transporte. # nesta altura daremos por terminada a nossa actua o.

SIT(A=ES PRIORIT>RIAS DE SOCORRO 2m seguida, s o apresentadas as quatro situaes de emerg0ncia em que o sinistrado corre maior risco devido 5 interfer0ncia com necessidades vitais. # o situaes priorit"rias em rela o a todas as outras, quer na presta o do ,rimeiro #ocorro, quer na evacua o para um centro hospitalar, uma ve. que comprometem rapidamente a vida da9s: vtima9s:. # o ? situaes cu!as iniciais formam o acrnimo %C(2 e que significa, respectivamente: A M %#YIZI% 9incapacidade de o'igena o das c&lulas por situaes relacionadas com a fun o respiratria:; C M C(-6U2 9estado de insufici0ncia circulatria:; ) 0 (2>-88%NI% N8%J2 9perda abundante de sangue:; E 0 2EJ2E2E%>2EB- 9absor o ou inala o de t'icos ou venenos:.
formadores.bons3gmail.com 21

PROFIFORMA AS.I?IA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

(" muitas situaes que podem condu.ir 5 asfi'ia, que ocorre quando os tecidos org1nicos n o dispem de o'ig&nio suficiente, o que pode ser fatal. 2sta falta pode ser devida a uma quantidade insuficiente de o'ig&nio no ar inspirado ou a qualquer outra interfer0ncia ou les o no aparelho respiratrio. #em a quantidade adequada de o'ig&nio, os tecidos deterioram/se muito rapidamente 9c&lulas nervosas do c&rebro podem morrer aps tr0s minutos sem o'ig&nio:. Situa.2es )ue a+ectam as &ias areas Jia a&rea obstruda devido 5 desloca o da lngua para o fundo da garganta, numa vtima consciente: comida, vmito ou outros corpos estranhos na via a&rea; edema dos tecidos da garganta resultante de queimaduras, picadas ou infec o; %sfi'ia com almofadas ou sacos pl"sticos; Yluidos nas vias respiratrias; Compress o da traqueia por garroteamento ou estrangulamento; Situa.2es )ue a+ectam os pulm2es Compress o do peito provocada por uma queda de terra ou de areia, por 2smagamento contra uma parede ou no meio duma multid o; Ues o nos pulmes; Ues o na parede tor"cica, por e'emplo, por perfura o; %taques que impeam a ventila o normal. Situa.2es )ue a+ectam o cre3ro ou os ner&os )ue controlam a respira./o Choques el&ctricos; 2nvenenamento; ,aralisia em consequ0ncia dum ataque ou les o na medula espinal. Situa.2es )ue a+ectam a )uantidade de o0i nio no san ue %r com o'ig&nio insuficiente, como o que se encontra em edifcios e t$neis cheios de g"s ou fumo;

formadores.bons3gmail.com

22

PROFIFORMA %ltera o na press o

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

atmosf&rica,

grandes

altitudes,

num

avi o

despressuri.ado ou na pr"tica de mergulho a grandes profundidades; Situa.2es )ue impedem a o0i ena./o dos tecidos do corpo 2nvenenamento por mon'ido de carbono; Sin&o"as e sinais /erais 4ificuldade em ventilar: a frequ0ncia e a profundidade ventilatria aumentam; % ventila o pode tornar/se ruidosa com roncos e sibilos; ,ossvel aparecimento de espuma na boca; Yace, l"bios e unhas a.ulados 9cianose:; Confus o; ,ossvel inconsci0ncia; ,ossvel paragem ventilatria.

2EN%#N%>2EB-corre normalmente quando a via a&rea fica parcial ou totalmente obstruda pela degluti o dum ob!ecto grande ou quando alguma coisa entra para a traqueia em ve. de descer pelo esfago. Contudo, o engasgamento pode tamb&m ser causado por espasmos musculares. -s adultos podem engasgar/se com pedaos de comida que foram mal mastigados e engolidos 5 pressa; as crianas correm um risco maior porque gostam de levar tudo 5 boca. Ea obstru o parcial, o flu'o inspiratrio est" diminudo e ruidoso. - estridor inspiratrio & consequ0ncia de obstru o alta da via a&rea, enquanto que os sons e'piratrios sugerem obstrues das pequenas vias a&reas que tendem a colapsar e obstruir durante a e'pira o. (" ainda outros rudos caractersticos tais como o gorgole!o 9que sugere a presena de lquido ou fludo a obstruir a via a&rea: e o ressonar 9comum na obstru o parcial da faringe pela lngua:. % obstru o completa da via a&rea num doente que se esfora por ventilar resulta num movimento ondulatrio parado'al toraco/abdominal e'agerado pelo uso dos m$sculos acessrios da ventila o. 2sta situa o pode ser confundida com o esforo ventilatrio
formadores.bons3gmail.com 23

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

sem obstru o, devendo ser confirmada a obstru o total pela aus0ncia de sons ventilatrios. #e as vias a&reas est o parcialmente obstrudas, a vtima consciente pode fa.er deslocar o corpo estranho tossindo, mas se a obstru o for completa & urgente uma interven o para prevenir uma situa o ainda mais comple'a. %ssim: "itima consciente$ ventilando a%esar da evidncia da o&stru o: Yaa com que continue a tossir, estimulando/a verbalmente e nada mais. #&stru o com%leta$ mostrando a v'tima sinais de e(austo ou desenvolvendo cianose e mantendo)se de %* ou sentada: 7 / Yique a seu lado e ligeiramente por detr"s; < / Coloque/se em posi o de equilbrio; = / #ustenha o tra' da vtima com uma m o e incline/a para a frente; ? / Com a outra m o, aplique cinco pancadas intercostais entre as omoplatas. % manobra interrompe/se logo que reverte a obstru o, podendo n o ser necess"rias as cinco pancadas; @ / #e as cinco pancadas n o surtirem o efeito dese!ado 9desobstru o:, proceda 5 e'ecu o da manobra de (eimlich 9tamb&m chamada de compress o abdominal:, mantendo/se por detr"s da vtima e abraando/a em redor da regi o epig"strica 9entre o ap0ndice 'ifide e o umbigo:; C / Cerre o seu punho sobre essa regi o e agarre/o com a outra m o; D / Yaa um m"'imo de cinco movimentos bruscos para dentro e para cima, com o ob!ectivo de, ao empurrar o diafragma, diminuir a cavidade tor"cica, aumentar a press o no interior das vias a&reas e provocar uma e'puls o s$bita de ar; F / #e necess"rio, repita a sequ0ncia 9pancadasA(eimlich: at& que o corpo estranho se desalo!e da via a&rea, ou se!a possvel retir"/lo com os dedos envolvidos num pano. A o&stru o * com%leta e a v'tima est inconsciente: 7 / Use os dedos para tentar remover os corpos estranhos da boca;

formadores.bons3gmail.com

24

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

< / #e n o conseguir e n o suportar o peso da vtima, inicie as manobras de #uporte T"sico de Jida.

C)O2(E % situa o de choque & uma condi o de fraque.a generali.ada do corpo que resulta de uma les o ou doena que tenha redu.ido drasticamente o volume de sangue circulante no corpo, particularmente a nvel do c&rebro. Isto acontece porque o sangue que & desviado para os rg os vitais & insuficiente para os manter fornecidos de o'ig&nio e a funcionar. uma situa o grave que pode tornar/se fatal mesmo quando as leses tenham sido devidamente socorridas. (" muitas causas de estado de choque, mas elas situam/se em dois grupos principais. Incapacidade de o cora./o +uncionar como 3om3a % press o de sangue circulante bai'a. 2'emplos deste grupo incluem os efeitos da electrocuss o e trombos nos vasos coron"rios que irrigam o cora o. Redu-ido &olume de san ue circulante 2'emplos deste grupo englobam as perdas de sangue por hemorragias e'ternas e internas, perdas de plasma por queimaduras graves, de "gua nos vmitos, diarreias, obstru o intestinal aguda. Eeste grupo, as perdas determinam a redu o do volume do sangue circulante e, portanto, o estado de choque. - organismo reage ao estado de choque canali.ando mais sangue para as art&rias que irrigam os rg os vitais 9p. e'., c&rebro, cora o e rins: em detrimento de tecidos menos importantes 9p. e'., m$sculos e pele:. Uma dor aguda ou o medo podem condu.ir a um estado de choque especial 9neurog&nico: ou agravar um estado de choque !" e'istente tal como o fa. a posi o de p&. Sin&o"as e sinais [ medida que o estado da vtima se agrava, os sintomas e sinais tornam/se mais pronunciados.
formadores.bons3gmail.com 25

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

% vtima sente/se fraca, a desmaiar, estonteada, ansiosa e inquieta; % vtima pode sentir/se agoniada e vomitar; % vtima pode sentir sede; % pele torna/se p"lida ou acin.entada 9l"bios:, fria e h$mida e pode comear a suar cada ve. mais; Jentila o superficial e acelerada; a vtima pode boce!ar e suspirar. % pulsa o acelera/se mas enfraquece, tornando/se, por ve.es, irregular. ,ode sobrevir o estado de inconsci0ncia. ,odem haver sinais de les o associada, e'terna ou interna.

O1@ec&ivo %ssegurar um fornecimento adequado de sangue ao cora o, pulmes e c&rebro, determinar e tentar anular a causa do choque e providenciar o transporte para o hospital. Socorro 45O deslo)ue desnecessariamente a &tima ' pode a ra&ar o seu estado6 7 / #ossegue e conforte a vtima. Bente anular qualquer causa 9hemorragia e'terna:. >ova a vtima s o estritamente necess"rio. < / #e o seu estado permitir, deite a vtima de costas sobre um cobertor. >antenha/lhe a cabea bai'a e voltada para um dos lados 9para n o perturbar a irriga o sangunea do c&rebro e diminuir os perigos do vmito:. = / Uevante/lhe as pernas e mantenha/as apoiadas sobre roupa dobrada ou de qualquer outro modo apropriado. ? / 4esaperte quaisquer peas de roupa !ustas para facilitar a circula o e au'iliar a ventila o. @ / %brigue a vtima de temperaturas e'tremas. >antenha/a confort"vel. Bape/a com um cobertor ou um casaco. #e a vtima se quei'ar da sede, humedea/lhe os l"bios com "gua, mas n o d0 de beber. C / #ocorra quaisquer outras leses. D / Jerifique a ventila o, a pulsa o e os nveis de consci0ncia, de 7H em 7H minutos. F / #e a ventila o da vtima se tornar difcil, se o vmito parecer iminente eAou se a vtima ficar inconsciente, abra/lhe a via a&rea e verifique se ventila. #e necess"rio e'ecute manobras de #TJ e coloque em ,U#.
formadores.bons3gmail.com 26

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

G / 2nvie do imediato a vtima para o hospital. Bransporte/a numa maca, mantendo a posi o adequada.

)EMORRAGIA GRAVE 6uando e'iste uma les o na pele, ocorre perda de sangue porque a press o no interior dos vasos sanguneos fora a sada deste. Eo caso de hemorragia arterial, o sangue vermelho/vivo sai ao ritmo dos batimentos cardacos; no caso da hemorragia venosa, o sangue & vermelho mais escuro e sai com menos press o; nos capilares, o sangue sai em toalha. - organismo tem alguns mecanismos naturais que redu.em ou estacam espontaneamente a hemorragia. 6uando ocorre um ferimento, a e'tremidade cortada do vaso sanguneo contrai/se, redu.indo a perda de sangue e fa.endo bai'ar a press o sangunea. Yormam/se ent o co"gulos que fecham os vasos lesados. 6uanto mais lentamente o sangue sair duma ferida, mais f"cil & a forma o do co"gulo; quanto mais depressa o sangue sair, mais difcil & a conserva o dos co"gulos formados. (2>-88%NI%# 2ZB28E%# N8%J2# -correm com muita frequ0ncia depois duma incis o profunda ou lacera o na pele. uma situa o dram"tica e deve prender a sua aten o no 1mbito das prioridades de socorro. E o esquea que, se a vtima n o ventilar, tem de comear imediatamente a ventila o artificial, se a vtima estiver inconsciente, mantenha a via a&rea desobstruda e s depois deve socorrer a hemorragia. Caso n o se verifique nenhuma destas situaes, coloque a vtima na posi o que for mais conveniente para controlar a hemorragia. Uma hemorragia grave deve ser estancada o mais depressa possvel. Ealguns casos, chegar" 5 conclus o de que s lhe & possvel redu.ir, e n o propriamente estancar, o flu'o sanguneo, mas isto pode ser o suficiente para salvar a vida do sinistrado. %ctue pela ordem indicada: aplique primeiro uma compress o directa sobre a ferida e, s se n o for possvel fa.0/lo ou n o resultar e suspeitar de hemorragia arterial, deve aplicar a compress o indirecta. ,or fim, coloque a vtima numa posi o que lhe permita controlar o flu'o sanguneo. Uave as suas m os com "gua e sab o depois de prestado o primeiro socorro.
formadores.bons3gmail.com 27

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

O uso de arrote apenas de&e ocorrer nos casos em )ue o n,mero de situa.2es de socorro essencial e0cede o n,mero dispon&el de socorristas6 Eormalmente, a perda de @HH cm= de sangue num adulto n o interfere significativamente com o seu metabolismo 9por e'emplo, num dador:. >as quando essa perda atinge 7,@ litros, as consequ0ncias podem ser graves porque dei'a de haver sangue suficiente para circular atrav&s do corpo. #e n o actuar rapidamente para estancar uma hemorragia grave, a vtima corre o risco de entrar em estado de choque ou at& de morrer. Sin&o"as e sinais # o devidos, por um lado, 5 prpria perda sangunea e, por outro, 5 reac o do organismo a essa perda; mas nem sempre s o todos visveis. % cara e os l"bios da vtima tornam/se p"lidos e a pele fria e h$mida 5 medida que os vasos sanguneos que a irrigam se contraem para fa.er chegar o sangue aos rg os vitais. ,ara compensar a perda de sangue, a pulsa o acelera/se mas enfraquece. #e a hemorragia se prolongar, pode haver uma diminui o do flu'o sanguneo que irriga o c&rebro e da resultar perda de vis o, de equilbrio, perturbaes da consci0ncia e desmaio. % vtima pode, al&m disso, mostrar/se ansiosa, inquieta e faladora pela mesma ra. o. % hemorragia pode tamb&m provocar uma sensa o de sede que resulta da necessidade natural do organismo de substituir o fluido perdido e uma ventila o sRfrega para superar a falta de o'ig&nio. 4eve actuar"se rapidamente para estancar qualquer hemorragia se: estiver a perder/se uma grande quantidade de sangue; a hemorragia for arterial M sangue vermelho vivo que sai em !actos regulares; a hemorragia se tiver prolongado por um perodo anormalmente longo. - princpio para estancar uma hemorragia & restringir o flu'o sanguneo do ferimento e, para isso, favorecer a forma o de um co"gulo. Isto pode ser conseguido por dois processos: compress/o e ele&a./o. (" dois tipos de compress o: compress o directa sobre a ferida e compress o indirecta sobre a art&ria que irriga aquela .ona. 4eve
formadores.bons3gmail.com 28

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

tentar/se sempre primeiro a compress o directa. # se esta falhar, for difcil de fa.er ou estiver contra/indicada pela e'ist0ncia de fracturas ou corpos estranhos, se deve recorrer 5 compress o indirecta. Com%resso directa ,ara estancar uma hemorragia sem interferir no resto da circula o, deve e'ercer/se de imediato uma press o directa sobre a ferida. 2sta press o directa comprime os vasos sanguneos que irrigam a .ona e a!uda a redu.ir o flu'o de sangue para que se forme o co"gulo. % press o tem de ser mantida entre cinco e quin.e minutos porque o flu'o sanguneo leva um certo tempo a parar. #e houver um corpo estranho alo!ado na ferida deve e'ercer/se a press o ao lado dela. #e possvel, deve tamb&m levantar/se a .ona lesionada e segur"/Ia nessa posi o. Isto abrandar" o flu'o de sangue devido 5 diminui o da press o sangunea local. Socorro 7 / Cubra a ferida com um penso est&ril e aplique a compress o directa sobre a ferida com o polegar eAou restantes dedos. #e n o dispuser de um penso adequado, coloque uma compressa de ga.e sobre a ferida, cubra/a com um bocado de algod o e uma ligadura bem apertada < / 4eite a vtima numa posi o adequada e confort"vel. Uevante a .ona lesionada o mais alto possvel e segure/a. = / %plique um penso esterili.ado certificando/se de que cobre uma superfcie maior que a da ferida. Eo caso dum membro, cubra o penso com uma ligadura. ? / Comprima/o e segure/o com uma ligadura suficientemente apertada para estancar a hemorragia, mas n o a ponto de cortar a circula o. #uspenda a regi o, se for um membro superior, e mantenha/a imvel 9ver suspenses:. #e o sinistrado for capa., pea/Ihe para ele prprio fa.er a compress o directa. #e n o dispuser de um penso est&ril, pode improvisar um com qualquer material limpo e adequado. #e a hemorragia n o parar, aplique mais pensos ou compressas e ligue firmemente. E o retire o primeiro penso, pois pode destruir os co"gulos e reactivar a hemorragia. Com%resso indirecta #e a hemorragia n o puder ser controlada atrav&s da compress o directa ou se for impossvel aplic"/la 9por e'emplo, no caso de laceraes graves:, deve tentar estanc"/ Ia e'ercendo uma press o indirecta em pontos determinados. Contudo, este m&todo s pode ser usado para estancar hemorragias arteriais nos membros.
formadores.bons3gmail.com 29

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

Um ponto de compress o & o local onde se pode comprimir uma art&ria contra um osso sub!acente, de forma a estrangul"/la e a impedir a passagem do flu'o sanguneo. Contudo, uma ve. que por este processo & cortada a irriga o dos tecidos de todo o membro, n o deve ser aplicado por mais de quin.e minutos. (" dois pontos de compress o utili.ados para estancar hemorragias graves: um na art&ria umeral, no brao, e outro na art&ria femoral, na virilha. % artria umeral percorre o interior do brao entre os m$sculos, seguindo mais ou menos a mesma costura das mangas. ,ara aplicar a compress o passe os seus dedos por bai'o do brao da vtima e e'era uma press o entre os m$sculos para cima e para dentro, empurrando a art&ria de encontro ao osso. % artria +emoral passa no membro inferior no centro da virilha e percorre o interior da co'a. ,ara aplicar a compress o, deite a vtima com o !oelho flectido. Uocali.e a art&ria na virilha e comprima/a contra o rebordo da p&lvis, com o punho ou a base da m o. +arroteamento o $ltimo dos recursos e s se deve utili.ar em caso de desespero. % sua utili.a o pressupe o corte completo de irriga o sangunea ao membro garroteado.

ENVENENAMENTO Um veneno & uma subst1ncia que, ao penetrar no corpo em quantidade suficiente, poder" causar leses tempor"rias ou permanentes. -correm todos os anos, em ,ortugal, muitos casos de envenenamento, alguns deles fatais, tanto em crianas como em adultos. 2nquanto alguns s o tentativas de suicdio, outros s o acidentais e relacionam/se com subst1ncias usadas no dia/a/dia. 6ualquer que se!a a causa do envenenamento, a a!uda m&dica deve ser procurada o mais rapidamente possvel. 2m cada caso ser" necess"rio avaliar rigorosamente as vantagens e riscos da indu o 9provoca o: do vmito. Com alguns tipos de veneno, como determinados medicamentos, petrleo e derivados, c"usticos, venenos inalados ou in!ectados, e

formadores.bons3gmail.com

30

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

quando a vtima est" inconsciente, & formalmente contra/indicada 9n o aconselhada: a e'ecu o de qualquer manobra indutora do vmito. #e!a de forma acidental ou intencionalmente, os venenos podem entrar no corpo por v"rios locais: Toca M ingest o de subst1ncias venenosas. ,ulmes M inala o de gases dom&sticos ou industriais, vapores qumicos, fumo de inc0ndios, foges e escapes de motores de combust o. In!ec o na pele M como resultado de picadas de alguns animais, insectos, pei'es ou r&pteis venenosos ou, ainda, por meio de uma seringa. %bsor o na pele M pelo contacto com aerossis venenosos, como pesticidas e insecticidas. 6uando entram no corpo, os venenos actuam de v"rias formas. %ps a entrada em circula o, alguns venenos actuam sobre o sistema nervoso central, impedindo a ventila o, a ac o do cora o e outras funes vitais. -utros venenos desalo!am o o'ig&nio do sangue, impedindo a sua distribui o pelos tecidos 9respira o celular:. Ingeridos, os venenos tamb&m reagem directamente nos canais de passagem dos alimentos, tendo como consequ0ncia vmitos, dores e, muitas ve.es, diarreia. -s venenos corrosivos podem queimar gravemente os l"bios, a boca, o esfago e o estRmago, causando, deste modo, dores intensas. Preven#$o 7m casa 2'plique 5s crianas o risco de tomar rem&dios de que n o est o a precisar e o perigo de provocar ou me'er em produtos perigosos; Nuarde os medicamentos e os outros produtos qumicos 9produtos de limpe.a, pesticidas, tintas, petrleo, diluentes: fora do alcance das crianas; E o aplique raticidas ou naftalina em locais acessveis 5s criana;. E o tome nem d0 medicamentos 5s escuras e n o e'ceda as doses prescritas; E o utili.e embalagens va.ias para guardar outros produtos; Nuarde os produtos nas suas verdadeiras embalagens;

formadores.bons3gmail.com

31

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

Ueia as instrues de aplica o com cuidado e aplique os produtos dentro das regras de segurana, principalmente quando usar pesticidas, produtos corrosivos ou c"usticos, tira ndoas e verni.es; Yeche as embalagens e guarde os produtos imediatamente aps o uso; E o ponha produtos de uso dom&stico !unto de comidas ou bebidas; E o d0 embalagens va.ias 5s crianas para brincar, deite/as no li'o; %ps usar, feche as torneiras do g"s, mantenha sempre as instalaes em bom estado e se possvel com dispositivos de segurana; E o tenha instalaes de g"s na casa de banho; Nuarde em segurana as bebidas alcolicas; E o esquea que os perfumes, "guas de colnia e loes para a barba podem ser solues alcolicas; E o tenha plantas t'icas em casa ou no !ardim e tenha cuidado com as bagas, se tiver crianas pequenas. 4o campo E o ande descalo nem com sand"lias, em locais onde apaream lacraus 9use sapatos fechados, de prefer0ncia botas:. E o coma bagas ou sementes de plantas desconhecidas. E o apanhe cogumelos se n o os distingue com toda a e'actid o. Use os pesticidas cumprindo todas as regras de prepara o e aplica o e respeite os intervalos de segurana. E o dei'e abandonadas embalagens de pesticidas destapadas, va.ias ou vasilhas com restos de caldas. E o se apro'ime das colmeias. 4as praias #e h" notcias de )pei'e/aranha*, use sand"lias. #e tem alergias evite tomar banho em locais com alforrecas. E o apanhe mariscos em locais conspurcados. E o se aventure a fa.er pesca submarina, sem ser acompanhado de conhecedor de pei'es perigosos. 4os locais de tra3al(o ,rocure conhecer os perigos do manuseamento, da produ o e do transporte dos produtos qumicos. Cumpra rigorosamente as regras de segurana estabelecidas.
formadores.bons3gmail.com 32

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

E o fume, nem beba ou coma em locais interditos.

Sin&o"as e sinais /erais -s sintomas e sinais variam conforme a nature.a do veneno e o local de entrada no organismo. no entanto possvel destacar os mais frequentes. Informa o da vtima ou de um observador indicando contacto com um veneno. ,resena, perto da vtima, de um recipiente que se saiba conter ou ter contido veneno ou uma planta venenosa. 4elrios ou convulses, sem histria anterior deste tipo de sintomas. #intomas e sinais de asfi'ia. ,ode verificar/se inconsci0ncia. #e o veneno foi ingerido, a vtima pode comear a ter )arranques* ou vmitos e tamb&m diarreia. 6ueimaduras em volta da boca da vtima. Uma pessoa )ue ten(a tentado suicidar"se pode esconder as pistas e0ternas6 8e&e procurar )uais)uer &est ios de serin as ou comprimidos no li0o ou nos sanitrios6 O1@ec&ivo >anter a via a&rea desobstruda e verificar as outras funes vitais 9pulso, temperatura:. 2ntregar a vtima aos cuidados de um m&dico ou envi"/Ia para o hospital o mais rapidamente possvel. Socorro /eral 7 / #e a vtima estiver consciente, pergunte/lhe rapidamente o que aconteceu. Uembre/ se de que a vtima pode perder a consci0ncia a qualquer momento. 6uando possuir todas as informaes disponveis acerca da situa o: qual o veneno 9se possvel:, quantidade, h" quanto tempo, via de administra o 9digestiva, respiratria, cut1nea, sangunea:, idade, peso, se'o, estado da vtima, funes vitais, cheiro da vtima, aspecto, cor e outras particularidades, contacte telefonicamente o CI%J, o qual, funcionando <? horas por dia, sem e'cep o, lhe poder" prestar todos os esclarecimentos sobre a melhor forma de proceder, nomeadamente, at&, a propsito

formadores.bons3gmail.com

33

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

da indu o do vmito e do modo de a conseguir. - CI%J poder" ser contactado atrav&s dos n$meros FHF<@H7?=, <7DG@H7?=, <7DG@H7??, <7DG@H7?C. 45O tente indu-ir o &#mito nos casos +ormalmente contra"indicados6 Se ti&er d,&idas1 contacte o !IAV. #e os l"bios ou a boca mostrarem sinais de queimaduras, arrefea/os dando 5 vtima "gua ou leite para beber. >esmo sem estes sinais, e desde que feita com modera o e em pequenos goles, a administra o de lquidos 9"gua ou leite: a!uda 5 dilui o do veneno. Eo entanto, saiba que, nalguns casos 9venenos lipossol$veis:, o leite n o poder" ser administrado. < / Coloque/a em ,U# mesmo que consciente. ,ode vomitar. = / #empre que n o houver contra/indicaes ao uso de vomitrios 9e'., perturbaes da consci0ncia, c"usticos, petrleo e derivados, produtos que faam espuma, fsforo: ou de la'antes 9e'., fsforo:, o socorro geral para venenos ingeridos consistir" em: elimina o, preven o da absor o e eventual neutrali.a o. ? / ,ara into'icaes por via cut1nea, o socorrista deve precaver/se, atrav&s do uso de luvas, lavando abundantemente com "gua e sab o a .ona atingida de modo a arrastar o veneno em causa. @ / Eas into'icaes por via parent&rica 9sangunea:, a difus o do t'ico pode ser combatida pelo uso do frio local que, provocando vasoconstri o, diminui a propaga o sist&mica do veneno, situa o que tamb&m pode conseguir/se pelo uso do garrote improvisado. C / 2m situaes de into'ica o respiratria, deve colocar/se a vtima num local fresco e are!ado. D / #e a vtima ficar inconsciente, siga imediatamente manobras de #TJ. F / Benha cuidado para n o se dei'ar contaminar com qualquer veneno que possa estar em volta da boca. G / #e houver perigo de contamina o 9pesticidas: e for necess"rio e'ecutar uma manobra de ventila o artificial, os m&todos de ventila o artificial orais 9boca/a/boca e boca/a/nari.: podem ser aplicados desde que se tomem algumas precaues, nomeadamente, se aplicar preferencialmente a variante boca/a/nari. e proteger a pele da vtima com um pl"stico ou celofane na face, devidamente perfurado na .ona das fossas nasais. 7H / ,romova o transporte imediato da vtima para o hospital, enviando !untamente com ela quaisquer amostras de vmito.

formadores.bons3gmail.com

34

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

O(TRAS SIT(AAES DE SOCORRO .RACT(RAS Uma fractura & um osso partido ou estalado. %pesar da sua parte e'terior ser dura, o osso pode estalar ou partir se apanhar uma pancada, se for torcido ou submetido a uma press o e'cessiva. Eormalmente, & necess"ria uma fora consider"vel para partir um osso, mas os ossos velhos s o fr"geis e uma ligeira press o & suficiente para os fracturar. 2m contrapartida, os ossos das crianas s o fle'veis e fracturam/se como ramos verdes. Bodas as fracturas devem ser socorridas com muito cuidado. >ovimentos incorrectos e'ecutados por pessoas ine'perientes podem agravar as leses dos tecidos ad!acentes. %s fracturas podem ser causadas por fora directa e indirecta. Sin&o"as e sinais /erais % vtima pode ter ouvido o osso estalar. 4or no local de fractura ou !unto dele, agravada pelos movimentos. 4ificuldade ou impossibilidade da vtima em me'er normalmente a .ona lesionada. #ensibilidade no local de fractura, ao ser aplicada uma ligeira press o na .ona afectada. Inchao e, mais tarde, equimose na .ona lesionada. 2sta $ltima pode n o surgir de imediato, mas aparecer" 5 medida que o sangue for penetrando nos tecidos. ,oder" tamb&m esconder a verdadeira nature.a da les o. 4eforma o no local da fractura que poder" ser provocada pela irregularidade do osso; encurtamento, desvio ou rota o do membro 9p. e., o membro ultrapassa o seu limite normal de tor o M & vulgar um p& torcido ficar voltado para fora devido a uma fractura de colo de f&mur; ou ainda depress o, num osso plano. 4urante o e'ame, pode ouvir/se ou sentir/se uma crepita o M no entanto, isto n o deve ser deliberadamente procurado.
formadores.bons3gmail.com 35

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

#intomas e sinais de choque. - estado de choque ser" particularmente evidente em casos de fractura de f&mur ou da bacia. 4em todos estes sinais e sintomas estar/o presentes em todos os tipos de +racturas6 O maior n,mero poss&el de&er1 no entanto1 ser constatado atra&s da simples o3ser&a./o1 sem mo&er desnecessariamente )ual)uer -ona6 Sempre )ue poss&el1 compare a +orma do mem3ro lesionado com a do s/o6 Se ti&er d,&idas so3re a nature-a da les/o1 socorro"a como uma +ractura6 O1@ec&ivo ,revenir o movimento no local lesionado e providenciar o transporte para o hospital. Socorro /eral 7 / Yi'e e apoie o membro fracturado, segurando/o com uma das m os acima e outra abai'o do local de fractura. >antenha o membro fi'o at& que fique efectivamente imobili.ado. < / Imobili.e o membro fracturado com talas. %s talas mais naturais s o o corpo da vtima. ,ara fracturas de membro superior, aplique almofadas e gravatas e ligue o brao ao tronco. ,ara fracturas de membro inferior, ligue a perna lesionada 5 oposta. Coloque a perna alinhada, movendo a perna s de encontro 5 lesada. = / Coloque a vtima na posi o mais confort"vel possvel e apoie/a com cobertores enrolados ou materiais similares, especialmente nas .onas proeminentes, cotovelos, !oelhos ou .onas cRncavas 9entre o brao e o tronco:. ? / ,ara imobili.ar uma fractura, deve impedir/se todo o movimento na articula o acima e abai'o do foco da fractura. Utili.e ligaduras e talas improvisadas, fa.endo suspens o e travamento contra o corpo, no caso de se tratar de um membro superior. @ / %s ligaduras devem estar suficientemente apertadas para evitar movimentos, mas n o ao ponto de interferirem com a circula o ou provocarem dor. Jerifique a circula o regularmente e lembre/se de que o edema aparece rapidamente. C / #e possvel, eleve a .ona lesionada, depois de imobili.ada, para minimi.ar o desconforto, a hemorragia, o edema e o choque.

2(EIMAD(RAS

formadores.bons3gmail.com

36

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

# o leses nos tecidos provocadas pelo calor ou frio, agentes qumicos ou radiaes. %s queimaduras provocadas pelo calor \h$mido], como vapor ou lquidos quentes, s o chamadas escaldaduras. 2m termos pr"ticos, o socorro das queimaduras e escaldaduras & o mesmo. %s queimaduras podem lesionar, al&m da pele, as camadas dos tecidos sub!acentes. % sua gravidade varia em fun o da profundidade, do tamanho, da locali.a o e idade. % maior parte delas necessita de cuidados m&dicos. % causa mais comum das queimaduras & o calor. %s outras causas incluem o contacto com produtos qumicos ou lquidos corrosivos, tanto "cidos como alcalinos, e a sobree'posi o a radiaes ou a raios solares. %s queimaduras apresentam um risco consider"vel de infec o porque, ao danificar a pele, redu.em a protec o contra os germes proporcionada por esta. 2'iste tamb&m o perigo de choque porque o soro sanguneo 9fluido dos tecidos: liberta/se do sistema circulatrio, penetrando na .ona queimada. ^82% % "rea de uma queimadura indica/nos, de uma forma apro'imada, se h" probabilidade de se verificar um estado de choque. 6uanto maior for a "rea queimada, maior & a probabilidade de choque resultante da perda de fluidos. ,or e'emplo, um adulto saud"vel, com uma queimadura superficial que abrange GL ou mais da "rea do corpo, necessitar" de cuidados hospitalares. ,8-YUE4I4%42 (" tr0s nveis de queimaduras: superficiais, m&dias e profundas. Eo entanto, em regra, & difcil distinguir estes nveis, particularmente nas primeiras fases. Uma queimadura e'tensa englobar", geralmente, os tr0s tipos. 2uei"a%uras su*er!iciais ou %o ;7B /rau 2stas queimaduras envolvem apenas os tecidos superficiais da pele e provocam vermelhid o, edema e uma forte sensa o dolorosa. Eormalmente, curam/se rapidamente. 2uei"a%uras "C%ias ou %o <7B /rau 2stas queimaduras provocam a forma o de bolhas e a .ona 5 sua volta ficar" vermelha e inchada. 2ste tipo de queimaduras pode infectar, pelo que deve procurar assist0ncia m&dica.
formadores.bons3gmail.com 37

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

2uei"a%uras *ro!un%as ou %o D7B /rau 2ste tipo de queimaduras atinge todas as camadas da pele. % pele fica branca, espon!osa e, por ve.es, enegrecida. E o provoca muitas dores porque, geralmente, verificam/se tamb&m leses nas terminaes nervosas. %s queimaduras profundas necessitam sempre de cuidados m&dicos.

2(EIMAD(RAS SECAS E ESCALDAD(RAS # o os tipos mais comuns de queimaduras, tanto em casa como na ind$stria, e s o uma causa importante das mortes acidentais, tanto entre crianas como entre pessoas idosas. %s queimaduras e escaldaduras devem ser arrefecidas o mais rapidamente possvel para evitar maiores danos aos tecidos sub!acentes, para aliviar a dor, o edema e obviar 5 possibilidade de choque. - m&todo mais efica. consiste em colocar a .ona afectada sob "gua ou soro fisiolgico frios durante pelo menos de. minutos. 6ueimaduras ou escaldaduras muito ligeiras podem, normalmente, ser socorridas no local. Eo entanto, se tiver d$vidas sobre a gravidade de uma les o ou se a vtima for uma criana, um doente ou uma pessoa idosa, procure sempre assist0ncia m&dica. O1@ec&ivo 8edu.ir o efeito do calor, evitar a infec o, aliviar a dor e atenuar o choque. ,romover o transporte urgente da vtima para o hospital, se as queimaduras forem graves e e'tensas. Socorro %e 2uei"a%uras li/eiras ou Escal%a%uras 7 / %calme a vtima. Coloque a .ona lesionada sob uma corrente, n o muito forte, de "gua fria durante 7H minutos M ou mais, se a dor persistir porque o calor pode n o ter sido suficientemente retirado da "rea queimada fa.endo com que os tecidos \co.am]. #e n o houver "gua ou soro fisiolgico frios, pode usar qualquer lquido frio ou incuo como leite ou cerve!a. < / Cuidadosamente, retire an&is, relgios, cintos, sapatos ou quaisquer peas de vestu"rio apertadas da .ona lesionada, antes que esta comece a inchar. = / Yaa um penso na .ona lesionada, usando um material limpo, de prefer0ncia esterili.ado, e compacto. 45O use adesi&os6

formadores.bons3gmail.com

38

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

45O Apli)ue lo.2es ou un uentos6 Se +or do 96: rau pode aplicar um (idratante1 como por e0emplo a &aselina6 45O re3ente as 3ol(as1 n/o retire )ual)uer peda.o solto de pele nem1 de al um modo1 inter+ira com a les/o6 ? / #e tiver d$vidas sobre a gravidade da les o, procure assist0ncia m&dica.

Socorro %e 2uei"a%uras /raves 7 / 4eite a vtima numa posi o confort"vel. #e puder, prote!a as .onas queimadas do contacto com o solo. #e a "rea queimada estiver ainda quente, deite "gua, soro fisiolgico frio ou outro lquido frio apropriado por cima da queimadura at& que a dor passe9_ ou M de. minutos:. < / 8etire cuidadosamente an&is, relgios, cintos e roupas apertadas na .ona lesionada, antes que esta comece a inchar. = / Cuidadosamente, dispa 5 vtima qualquer roupa que tenha ficado molhada com lquido fervente, mal ela comece a arrefecer. EW- retire nada que este!a agarrado a uma queimadura. ? / Cubra a "rea lesionada com um penso esterili.ado ou outro material compacto sem qualquer medicamento e prenda/o com uma ligadura. Benha o cuidado de separar .onas de !un o 9membros, dedos: e pregas de fle' o 9n"degas, virilhas, pescoo: para evitar a colagem de pele lesionada. 45O apli)ue lo.2es1 un uentos ou ordura na les/o6 45O +ure 3ol(as1 n/o retire a pele solta1 nem inter+ira1 de )ual)uer outro modo1 com a les/o6 @ / Imobili.e um membro que apresente grandes queimaduras 9ver Yracturas:. C / ,ara atenuar o choque, proceda como aprendeu 9ver Choque:. D / #e a vtima ficar inconsciente, abra/lhe a via "rea e verifique se ventila. 2'ecute manobras de #TJ se necess"rio e coloque/a em ,U#. F / 2nvie imediatamente a vtima para o hospital, mantendo/a na posi o adequada. #e necess"rio, transporte/a numa maca.

ALTERA=ES DE GLIC3MIA 8)IPOGLIC3MIA: % glicose & a principal fonte de energia do c&rebro, sendo utili.ada pela maior parte das suas c&lulas sem interven o da insulina. %s reservas cerebrais de glicose e de
formadores.bons3gmail.com 39

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

glicog&nio esgotam/se cerca de < minutos aps a cessa o do fornecimento de glicose ao c&rebro, pelo que a concentra o desta no sangue & um dos factores mais importantes para a manuten o do metabolismo cerebral. % hipoglic&mia severa e prolongada pode ser causa de morte ou de leses cerebrais irreversveis. % correc o precoce da hipoglic&mia no conte'to da assist0ncia pr&/hospitalar pode ser um factor determinante da diminui o da mortalidade e morbilidade associadas a esta situa o. [ medida que os valores de glic&mia bai'am, a gravidade da situa o tradu./se pela instala o progressiva de sinais e sintomas neurolgicos. 2ssa escalada de gravidade, se n o for interrompida com o tratamento adequado, acaba por resultar em coma e morte. % determina o da glicemia capilar com tiras reagentes e aparelhos de leitura ptica & um procedimento simples, r"pido e suficientemente preciso para ser utili.ado como base de diagnstico e orienta o terap0utica. Sinais e sin&o"as -s sinais e sintomas de hipoglicemia encontrados no conte'to da emerg0ncia pr&/ hospitalar s o habitualmente os decorrentes de alteraes do estado de consci0ncia. ,ensar na hiptese e pesquisar. Baquicardia e hipertens o Baquipneia ,alide. e pele fria #udorese Br&mulo 2'citabilidade 4iscurso arrastado Comportamento bi.arro %gita o Comportamento agressivo e hostil Confus o 4&fices neurolgicos Convulses Coma O1@ec&ivo
formadores.bons3gmail.com 40

PROFIFORMA 2levar os nveis de a$car no sangue.

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

S(PORTE '>SICO DE VIDA 8S'V:


- conceito de #uporte T"sico de Jida ,edi"trico pressupe um con!unto de procedimentos encadeados com o ob!ectivo de fornecer o'ig&nio ao c&rebro e cora o, sem recurso a equipamentos diferenciados, at& que o suporte avanado de vida possa ser institudo.

,erante uma vtima inconsciente, deve sacudir suavemente os ombros perguntando/ lhe, ao mesmo tempo e em vo. alta K2st" a sentir/se bem`* #2 % JaBI>% 82#,-E42 -U #2 >-J2: 7 / 4ei'e/a na posi o em que a encontrou, desde que isso n o represente um perigo acrescido e verifique se h" sinais de ferimentos; < / 8eavalie/a periodicamente e pea a!uda se necess"rio. #2 % JaBI>% EW- 82#,-E42: Pe a a,uda$ +R-!A.D# se necessrio/ 7 / 4esaperte a roupa 5 volta do pescoo, tra' e abdmen; < / Jire a cabea de lado e desobstrua a boca removendo corpos estranhos, incluindo prteses dent"rias soltas, mas dei'ando as dentaduras que est o bem a!ustadas na sua posi o normal; = / #e possvel, com a vtima na posi o em que a encontrou, coloque a sua m o no cimo da testa, e'ercendo press o para inclinar a cabea, mantendo o polegar e o indicador livres para tapar o nari., no caso de ser necess"rio praticar ventila o com ar e'pirado; ? / Com as e'tremidades de dois dedos levante o quei'o pela ponta. 2sta manobra permite frequentemente o reincio da
formadores.bons3gmail.com 41

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

respira o e, em con!unto com a manobra descrita em =, designa/se por e'tens o da cabea. -T#28J2, #IEB% 2 -UV% % J2EBIU%VW-: 7 / -bserve os movimentos do tra'; < / -ua !unto da boca, os sons ventilatrios; = / #inta na sua face o ar e'pirado pela vitima; ? / -bserve, sinta e oua 9"er$ #uvir e Sentir:, durante de. segundos antes de concluir pela aus0ncia de ventila o.

#2 % JIBI>% J2EBIU%8: 7 / Coloque/a em posi o lateral de segurana, a menos que ha!a risco de agravar uma les o; < / >antenha/a sob observa o atenta, certificando/se de que ventila livremente. #2 EW- J2EBIU% -U %,82#2EB% 82#,I8%VW- IE2YIC%b: 7 / Coloque a vtima de costas. Certifique/se que se encontra sobre uma superfcie lisa e firme; < / Inicie as compresses tor"cicas. ,ara tal, coloque a base da m o apoiada na por o m&dia da metade inferior do esterno; = / Coloque a base da outra m o sobre a primeira e entrelace os dedos das duas m os para assegurar que a press o n o & e'ercida sobre as costelas; ? / 4ebruce/se sobre a vtima, com os braos bem esticados, e'ercendo press o sobre o esterno e provocando uma depress o do tra' de cerca de ? a @ centmetros, aplicando apenas e s a press o suficiente para atingir este ob!ectivo. Eunca permita que as m os abandonem o contacto com o tra' da vtima; Bente que o tempo gasto na fase da compress o e na fase de descompress o se!a o mesmo; % frequ0ncia de compress o num adulto deve ser de 7HH por minuto; @ M %bra a via a&rea fa.endo a e'tens o da cabea e levantando o quei'o;
formadores.bons3gmail.com 42

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

C M %perte o nari., entre o Indicador e o polegar, de modo a que fique obstrudo; D M Inspire profundamente e coloque os seus l"bios 5 volta da boca da vtima, certificando/se de que n o h" fugas de ar; F M #opre firmemente duas ve.es para o interior da boca da vtima, observando a e'pans o do tra'. Cada insufla o completa deve demorar cerca de 7 segundo. >antendo a cabea em e'tens o e o quei'o levantado afaste a sua boca da vtima e verifique que o tra' se esva.ia com a sada do ar; Combine a ventila o com as compresses, de modo a que o sangue ao circular artificialmente este!a devidamente saturado com o'ig&nio, de acordo com a seguinte sequ0ncia: %ps cada grupo de =H compresses deve proceder a < insuflaes com a cabea em e'tens o e o quei'o levantado. 4eve e'istir apenas o intervalo mnimo necess"rio entre a sequ0ncia de =H compresses e < insuflaes; #e e'istirem < socorristas intercala/se < ventilaes entre cada =H compresses, cu!o ciclo regular se interrompe apenas para permitir a insufla o. Yica um socorrista a fa.er insuflaes e outro, compresses. - importante & o ritmo e n o o n$mero e'acto de compresses por minuto. C-EBIEU%8 %# >%E-T8%# 42 #TJ %B 6U2: % vtima apresente sinais de vida 9movimentos ou respira o:; Chegue a!uda diferenciada; Yique e'austo e incapa. de continuar o #TJ. 2mbora a ventila o boca a boca parea ser relativamente segura na maioria das situaes, h" uma maior segurana utili.ando utenslios de interposi o tais como m"scaras de bolso, em particular se a vtima tem sangue na saliva. #e n o possuir estes utenslios e considerar que n o e'istem condies para proceder 5s insuflaes, deve ainda assim, iniciar as compresses cardacas pois estudos indicam que este procedimento, por si s, permite alguma ventila o pulmonar. - ritmo deve ser de 7HH por minuto de forma ininterrupta, havendo lugar a substitui o do socorrista, quando necess"rio
formadores.bons3gmail.com 43

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

c POSIO LATERAL DE SEG(RANA 8PLS:


-s sinistrados inconscientes que ventilam e que t0m batimentos cardacos devem ser colocados na posi o lateral de segurana. 2sta posi o permite que a via a&rea da vtima se mantenha desobstruda, impede que a lngua caia para a parte de tr"s da garganta, conserva a cabea e o pescoo em e'tens o, e assim mais aberta a passagem do ar fa.endo com que qualquer vmito, ou outro fluido saia livremente pela boca. a coloca o dos membros do sinistrado que proporciona a estabilidade necess"ria para manter o corpo apoiado numa posi o segura e confort"vel. Conforme os ferimentos ou o estado da vtima poder" ter de modificar a t&cnica, de lhe modo a evitar um agravamento das leses. % posi o lateral de segurana pode n o ser inicialmente a ideal, se estiver a e'aminar um sinistrado ou a socorrer uma les o da coluna. Contudo, tem de ser imediatamente utili.ada, se a ventila o da vtima se tornar difcil ou ruidosa 9e n o melhorar com a t&cnica apropriada M desobstru o da via a&rea: ou se o sinistrado tiver de ser dei'ado sem socorro. #e a vtima usar culos, estes devem ser removidos antes virar a cabea, para evitar leses oculares. 7 / %!oelhe/se ao lado da vtima, distanciado dela cerca de <H cm. Bire/lhe o culos e retire dos bolsos quaisquer ob!ectos volumosos, como telemvel ou molhos de chaves. E o procure ob!ectos pequenos. Jire a cabea de lado para si e incline/a para tr"s. < / Certifique/se de que ambas as pernas da vtima est o esticadas. = / 4obre o brao mais perto de si em 1ngulo recto 9GH graus: com o corpo da vtima. ? / ,u'e o brao mais afastado de si sobre o peito da vtima e coloque/lhe as costas da m o na face oposta. Com a sua outra m o, pu'e a perna mais afastada de si acima do !oelho, mantendo o p& completamente pousado no ch o. @ / >antendo a m o da vitima contra a face, pu'e a perna mais afastada para a virar de lado e em direc o a si.
formadores.bons3gmail.com 44

PROFIFORMA

PREVENO E PRIMEIROS SOCORROS - GERIATRIA

C / %!uste a perna de cima de forma a que a anca e o !oelho este!am dobrados em 1ngulos rectos. D / Incline a cabea da vtima para tr"s para manter as vias a&reas abertas. #e necess"rio, a!uste a m o sob a face para assegurar que a cabea fica inclinada e as vias a&reas abertas. F / Jerifique a estabilidade da posi o final e que o sinistrado n o pode voltar/se para qualquer dos lados Certifique/se de que somente metade do seu peito est" em contacto com o ch o e de que a sua cabea est" em hipere'tens o com o ma'ilar pu'ado para diante de modo a manter uma via a&rea desobstruda. G / #e

ainda n o o fe., li/ue o E;;<F *ara cGa"ar u"a a"1ulHncia . -bserve e registe os sinais vitais / nvel de consci0ncia, pulsa o e respira o. 7H / #e a vtima tem de ficar na posi o lateral de segurana por mais de =H minutos, vire/a de costas e faa/a rodar para o lado contr"rio / e'cepto se houver leses que o impeam de o fa.er.

>-4IYIC%Vd2# E o siga o m&todo acima descrito quando h" fracturas na parte superior ou inferior do corpo, quando o sinistrado est" deitado num espao acanhado ou se n o for possvel usar os membros dobrados como apoios. Eestes casos, a vtima pode ser mantida em ,U#, colocando um cobertor enrolado !unto 5 parte lateral do corpo. 2ste processo pode tamb&m ser utili.ado para transportar, numa maca, um sinistrado na posi o lateral de segurana.

formadores.bons3gmail.com

45

S-ar putea să vă placă și