Sunteți pe pagina 1din 162

Arte Grega

Pirmide social
Cidados: polticos, militares, No cidados: estrangeiros, homens livres, trabalhadores, porm sem direitos a cidadania, sem privilgios. Porm conseguiam alguns direitos em circunstancias especiais. Classes sociais no- livres: escravos que trabalhavam em vrios setores da sociedade, at em servio pblico. Havia escravos que viviam em casa com suas prprias familias, por exemplo. No tinham direito algum.

A civilizao grega da antiguidade existiu entre os anos 2500 AC a 3 AD aprox. O poder desta civilizao se concentrava nas cidades estado. Entre elas podemos destacar Esparta e Atenas. A histria da Grcia Antiga e de nossa herana clssica pode ser dividida em trs grandes momentos: Perodo Arcaico (sc V e IV AC); Perodo Clssico (sc. IV e III AC) e Perodo Helenstico (sc. II AC at I AD).

Esparta
Esparta foi uma cidade totalmente militarizada. Nela, at a arte assumiu um carter marcial.
Dominou o mundo grego do sculo V AC at 371 AC quando foi derrotada por uma liga de cidades estado gregas. Mas manteve seu poder por mais 2 sculos. O Cdigo Espartano, criado por Licurgo (entre 900 ou 600 AC), era desagradvel e duro.
Licurgo atribui seu cdigo a uma inspirao ou ordens divinas recebido pelo orculo de Delfos. Antes era comum que os governantes apresentassem seus projetos sob o manto da religio..

O Cdigo Espartano nos mostra como era a cultura desta cidade: Inspirada na mais rigorosa disciplina... EUGENIA: direito paterno de infanticdio, obrigao de apresentar o bebe ao conselho de inspetores, pois se fosse defeituosa, ou assim aparecesse, devia ser lanada do alto do penhasco do Monte Tageto. Tambm se acostumavam as crianas ao frio e ao desconforto. Homens e mulheres deviam levar em conta a sade e a fora de quem iriam desposar (at um Rei foi multado por se casar com uma mulher baixa). Os maridos eram estimulados a ceder as esposas a um tipo excepcional para aumentar o nmero de crianas perfeitas. Maridos doentes e velhos tinham obrigao de faze-lo. O cime e o monoplio sexual eram ridicularizados.

Ao completar 7 anos, os meninos eram separados da famlia e eram educados pelo Estado num regimento militar. Ali recebiam instruo de lutas e esportes. Qualquer demonstrao de dor e covardia era motivo para castigo de dias. Os jogos eram realizados em completa nudez. Dos 12 anos em diante os meninos no usavam mais roupas ntimas; s podiam usar uma nica pea de roupa por todo o ano e no se banhavam frequentemente como os jovens atenienses. At aos 30 anos dormiam ao ar livre, seja no inverno ou no vero... Pois o frio e a poeira os tornariam mais resistentes.

Ensinava-se a ler e escrever somente o necessrio. Ningum tinha livros em Esparta. As leis eram estudadas oralmente. A EDUCAO ERA MAIS MORAL QUE ERUDITA. O carter mais importante que o intelecto.

Somente aos 30 anos, se tivessem sobrevivido educao para guerra, podiam ter algum conforto ao voltar para os lares.

Mas depois as coisas no melhoravam tanto. Tinham que comer diariamente nos refeitrios pblicos. Uma comida pouca pois deviam estar sempre preparados para as privaes da guerra. Comer e beber muito arruinava o esprito e o corpo. Quase no havia gordos e apesar de no ter uma lei que regulasse o peso ideal, quando um homem engordava muito o Estado o reprovava publicamente e podia at ser banido. Os banhos continuavam sendo frios. A desigualdade de posses existia, mas ricos e pobres trabalhavam juntos e viviam uma vida de inteira simplicidade.

As meninas recebiam sua educao em casa. Mas tambm participavam de jogos violentos (corridas, lutas, arremesso de dardos e disco, etc.) para serem tambm fortes e sadias. Apresentavam-se tambm nuas nas danas de festas pblicas, para estimular o cuidado com o corpo e para que seus defeitos fossem descobertos e tratados. No havia interesse e pelo desenvolvimento intelectual das moas. Assim que atingiam a maturidade (entre 19 e 20 anos) elas pediam a autorizao ao estado para casarem, passando por um teste para comprovar sua fertilidade (engravidavam de um escravo que era s para a reproduo, sendo muito bem tratado e alimentado e morto aos 30 anos, pois era considerado velho. O filho que ela tinha com esse escravo era morto e a mulher conseguia sua autorizao para casar), caso elas no conseguissem engravidar, era mandada aos quartis para, assim como os homens, servir ao exrcito espartano.

A mulher espartana podia ter qualquer homem que quisesse, mesmo sendo casada, j que seus maridos ficavam at os 60 anos de idade servindo ao exrcito nos quartis, e podia tambm requisitar o seu marido ao general do quartel, mas o mesmo no poderia ser feito pelos homens. A posio da mulher adulta era melhor que em outras cidades gregas. Elas chegavam a poder discutir abertamente assuntos importantes. E viviam uma vida de luxo e conforto enquanto os maridos suportavam o infortnio das guerras.

Quanto ao amor, a homossexualidade entre os homens era livre e natural. Geralmente entre homens mais velhos e rapazes jovens. Os Jovens tinham muita liberdade antes do casamento, a prostituio em Esparta era rara e condenada. E o casamento era imposio do Estado que aconselhava a idade de 30 anos. O celibato era um crime e os solteiros eram ridicularizados, aoitados e multados. Isso tambm acontecia aos casados sem filhos. No havia casamento por amor. Mas a afeio conjugal em Esparta parece no ter sido diferente que em outros lugares. Devido total liberdade no casamento os divrcios eram rarssimos.

Controle do Estado se algum desejava viajar. Para anestesiar a curiosidade os espartanos eram educados dentro de um orgulho cvico exagerado. Como se as outras naes nada tivessem para ensin-los.

O resultado desse cdigo foi a criao de um homem forte e duro, preparado para qualquer privao. E uma obedincia cega s leis Um estrangeiro uma vez comentou que no lhe causava espanto um espartano estar to disposto a morrer na guerra, com a vida que levava de privaes... A arte em Esparta era apenas a musica e a dana, pois a disciplina espartana podia ser imposta. ESPARTA DEIXOU-SE ABSORVER PELO MILITARISMO QUE A TRANSFORMOU NO TERROR DOS QUE ANTES A ADMIRAVAM. QUANDO CAIU, TODOS SE ESPANTARAM, MAS NINGUM LAMENTOU.

Atenas
Ao contrario de Esparta, Atenas era aberta a novas idias e faminta de intercmbios com outras culturas. Tolerante Complexa Progressista Ctica Potica Livre

Leis de Slon
As diferenas se comprovam nos diferentes cdigos de Leis. Um dos mais importantes de Atenas foi o cdigo de Slon.
Ao contrario de todos os governantes, no atribuiu suas leis a uma ordem divina. O que j revela o carter e o homem de Atenas. Anulou todas as dividas existentes a particulares e ao Estado relacionadas hipotecas. Todos os presos por dvida foram libertados e os escravos destas dvidas foram tambm libertados. Proibiu a depravao e legalizou a prostituio. Multava a violao mulheres livres. No legislou contra o celibato pois dizia que o casamento era um fardo bastante pesado a se carregar. Deu poderes a qualquer cidado livre (homem) de abrir processo contra algum. Suas leis, apesar de muito questionadas duraram por 5 sculos em Atenas. Slon se aposenta em 572, aos 66 anos e vai para o Egito e Oriente em viagem de estudos. dele a clebre frase: ENVELHEO APRENDENDO.

Democracia ateniense
Aps Slon, Atenas teve governos importantes que marcam o perodo tirnico e a Democracia de Clstenis. A to famosa democracia ateniense era somente para homens livres, que eram mais ou menos um 20% da populao (o restante eram escravos,mulheres e crianas, nenhum com direito cidadania)

RELIGIO x HEDONISMO
Ao contrario da maioria das civilizaes antigas estudadas, no basta conhecer a religio grega para entender sua cultura... Nunca se pode esquecer que, apesar de um panteo to numeroso, os gregos talvez tenham acreditado mais em homens que em Deuses...

Cada cidade estado tinha seu Deus guardio, adorado num templo. Isso desunia bastante as cidades... A grosso modo se pode dividir a mitologia em 6 grupos: 1. Deuses do Cu: Urano, o cu, filho de ter, Saturno (ou Cronos) filho de Urano, devorou os filhos... Helios, o Sol. A Lua era Selene. E at Zeus, o grande Deus das chuvas e trovoes. Estes deuses, com excessao de Zeus,no eram tao importantes, apesar de Anaxgoras ter quase perdido a vida ao afirmar que sol era uma bola de fogo e no um Deus... Deuses da Terra: Gea, a Terra, fecundada pelo contato amoroso do chuvoso Urano... E as mais de 1000 deidades que habitavam a terra: naiades, nereidas, ocenides... Deuses brotavam aos borbotes de das fontes e poos. Deuses do vento como zfiro, deuses pastores...

2.

Saturno

Dionsio

3. Deuses da Fertilidade: O falo era o smbolo da fertilidade, talvez mais que a figura feminina... H deuses importantes que assumem a funo, como Dionsio e Demter e Hera. Demter a deusa do trigo e do solo cultivado. E uma bela histria conta a criao das estaes. Persfone, filha de Demter, foi raptada por Pluto e levada para os infernos... Sua me consegue convencer o Deus a deixa-la sobre a terra por 9 meses (gracioso smbolo da morte e renascimento dos solos).

Prapo

Raptp de Persfone

4. Deuses Subterrneos: Eram os mais terrveis seres, por isso viviam escondidos debaixo da terra. Entre eles o mais importante seria Ades, ou Pluto, que tambm estava associado fertilidade por ter o poder de controlar as razes,assim era tambm o semeador e o deus da abundancia.. 5. Deuses ancestrais e semi deuses: os antigos tambm podiam ser considerados Deuses, como Helena ou dipo... Entre os semi deuses temos Hrcules, Aquiles e Ulisses. Os deuses gregos eram to humanos que essas associaes eram perfeitamente compreensveis. Inclusive havia Dionosio, o grande deus mortal, que ofereceu sua vida para salvar os homens...

dipo e o orculo

Heri

Ulisses e os argonautas

6. Deuses Olmpicos: os mais popularess entre todos. Merecem todo destaque. Na chefia estava Zeus, no foi o primeiro mas sim o mais poderoso desde que assume o comando dos cus (depois de Cronos e Urano). No era onipotente e at podia ser enganado. Era to humano que uma de suas caractersticas era a fraqueza pelas mulheres e a facilidade com que se apaixona... Tem uma lista interminvel de conquistas, incluindo o delicado Ganimedes. Dessas unies gerou inmeros outros deuses. At que finalmente se casou com Hera, divindade protetora do matrimonio. Deusa implacvel e ciumenta. Atena brotou da cabea de Zeus, fruto de sua unio com Mtis (deusa da sabedoria), que foi engolida pelo amante que temia que ela gerasse um deus superior a ele. Mesmo assim nasceu Atena, suprema em sabedoria herdada de Mtis e de Zeus.

Gravura da grande esttua de Zeus (desaparecida)

Hera

Atena

Mais adorado que Atena foi seu belo irmo Apolo. Luminoso deus do sol, patrono da msica, da poesia e da arte. H tambm Diana (Minerva) deusa da caa e da natureza selvagem. E o manco Hefesto (vulcano), infeliz e repudiado por ser feio, este deus ferreiro, teve eu premio se casando com a bela Afrodite. O que talvez tenha sido a continuidade de sua desgraa. Essa deusa da beleza por demais complexa, desposou o feio Hefesto mas teve muitos amantes entre deuses e mortais (Ares, Apolo, Posseidon, Dionsio, Adonis, etc). Marte (ou Ares), poderoso deus da guerra. Posseidon (ou netuno). Irmo de Zeus, ficou com o poder sobre as guas e oceanos. H ainda uma infinidade de outros: Eros (amor), Tnatos (morte), Hipnos (sono), Lethe (esquecimento)... Nove musas, tres graas, 12 horas...

Mas o mais trabalhoso deus talvez seja Dionsio.

Diana

Apolo

Apolo

Apolo

Hefesto

Afrodite

Afrodite e Apolo

Hermafrodita Hermes e Venus

Eros

Ares

Netuno

Dionisio

Mais forte que a religio estava o hedonismo. Se a religio no conseguiu unir a Grcia, o Hedonismo sim. Nenhum outro povo amou tanto a si mesmo, cultuou o corpo e a beleza, assim como os prazeres mundanos como os gregos. Vemos provas disso no comportamento, nas leis, na filosofia, no amor, nos jogos e principalmente nas Artes. Assim, para entender os gregos precisamos conhecer o que foi o hedonismo ali...

Toda civilizao grega tem seu fundamento na relao harmnica entre homem e natureza: no existe nada na realidade que no se defina ou tome forma (antes) na conscincia humana.
Hedonismo (do grego hdon que significa prazer) uma teoria ou doutrina filosfico-moral que afirma ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana.

a tendncia a buscar o prazer imediato, individual, como nica e possvel forma de sexo moral, evitando tudo o que possa ser desagradvel. O contrrio do Hedonismo a Anedonia, que a perda da capacidade de sentir prazer, prprio dos estados gravemente depressivos. A teoria socrtica do bom e do til, da prudncia, etc, quando entendida pela ndole voluptuosa de Aristipo, leva ao hedonismo, onde toda a bem-aventurana humana se resolve no prazer. A idia bsica que est por trs do hedonismo que todas as aes podem ser medidas em relao ao prazer e a dor que produzem.

Jogos Era uma reunio ecumnica de vrios gregos. Os jogos eram a verdadeira religio dos gregos: um culto sade, beleza e fora. Os atletas vencedores eram adorados como deuses terrenos. Natao, equitao em pelo, lanamento de armas, lutas eram indispensveis formao do cidado. O pentatlon era o mais importante (salto distncia, arremesso de disco, tiros de dardo, corrida e luta). Os jogos pan-helnicos eram organizados em Olmpia. O mais antigo foi em 776 a.c. (a primeira data exata da histria grega). S os nascidos livres poderiam participar. E todos se apresentavam nus. O vencedor recebia a coroa de louros silvestres. E recebia inmeras vantagens na cidade.

Discbulo

Moral, carter e amor

. Todo cidado grego devia ter filhos, entretanto o infanticdio e o enjeitamento eram aceitos. . Os gregos se preocupavam demasiadamente com a aparncia fsica. Admiraram a beleza fsica mais que nenhum outro povo. Em Atenas, os ricos se banhavam duas vezes por dia e aqueles que no podiam usar gua, utilizavam leos e pedras esfoliantes. . Tinham uma enorme noo de higiene. Evitavam ficar em locais fechados. Prezavam os banhos de sol.

Importncia dada aparncia fsica

Amavam o vinho, perdoavam a promiscuidade, no encarando um deslize da virtude como um desastre irremedivel, mas nunca perdiam o ideal de domnio sobre si prprio. Principalmente em Atenas, desprezavam a estupidez mais que o vcio. O SEGREDO DA VIDA E DO PENSAMENTO GREGOS CONSISTIA EM SER O HOMEM A MEDIDA PARA TODAS AS COISAS.

No amor, no gostavam de sentimentalismo e no aprovavam lgrimas. A castidade pr-marital era exigida apenas para as mulheres mais respeitveis. Entre os homens solteiros, poucas restries havia. Aceitavam a libertinagem pois pensavam que facilitaria a vida monogmica. J havia feito de tudo antes de casar. A prostituio era aceita em Atenas. Eram chamadas heteras as concubinas. Os mais srios rivais das heteras eram os rapazes. Em matria de homossexualismo, Esparta era to indiferente quanto Atenas. O amor entre homens era visto como mais nobre espiritualmente do que o amor entre homem e mulher. O mesmo ocorria entre as mulheres (Safo em Lesbos). Uma explicao para a aceitao livre do homossexualismo, principalmente, entre homens era a recluso das mulheres e uma vida social essencialmente masculina. A mulher contribuiu muito pouco para o desenvolvimento da civilizao e cultura grega.

Alexandre e Hefestio

Filosofia grega

Foi um marco para o pensamento ocidental. Oposio religio. Sofistas: ensino da lgica e da retrica para ricos. Criticavam a tradio e a moral. Versus Scrates e Plato

Scrates e a descoberta de que o homem a sua psych


Por Carlos Antonio Fragoso Guimares in:http://br.geocities.com/carlos.guimaraes/socrates.html

Scrates nasceu em Atenas em 470/469 a. C. e morreu na mesma cidade em 399 a.C., condenado a beber cicuta: ele foi acusado de atesmo e de corromper os jovens com a sua filosofia, mas, na realidade, estas acusaes encobriam ressentimentos profundos contra Scrates por parte dos poderosos da poca. Ao contrrio de seus predecessores, Scrates no fundou uma escola, preferindo tambm realizar seu trabalho em locais pblicos (principalmente nas praas pblicas e ginsios), agindo de forma descontrada e descompromissada (pelo menos na aparncia), dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e polticos de sua poca.

Enquanto os filsofos pr-Socrticos, chamados de naturalistas, procuravam responder questes do tipo: "O que a natureza ou o fundamento ltimo das coisas?" Scrates, por sua vez, procurava responder questo: "O que a natureza ou a realidade ltima do homem?"

A resposta a que Scrates chegou a de que o homem a sua alma . E por psych Scrates entende nossa sede racional, inteligente e eticamente operante, ou ainda, a conscincia e a personalidade intelectual e moral .
Ensinar o homem a cuidar de sua prpria alma seria sua principal tarefa. Scrates acreditava vivamente ter recebido essa tarefa por Deus, como podemos ler na Apologia de Scrates, de Plato: "(...) a ordem de Deus.

Jostein Gaarder fala que as pessoas ainda hoje se perguntam por que Scrates teve de morrer. Ento ele faz um paralelo entre Jesus e Scrates: ambos eram pessoas carismticas e enigmticas ainda em vida. Nenhum dos dois deixou qualquer escrito, e precisamos confiar na imagem e impresses que eles deixaram em seus discpulos. Ambos eram mestres da retrica e tinham tanta autoconfiana no que falavam que podiam tanto arrebatar quanto irritar seus ouvintes. E ambos acreditavam falar em nome de uma coisa que era maior do que eles mesmos. Ambos desafiavam os que detinham o poder, apontando sem piedade as hipocrisias e falsos fundamentos. Foi isto que, no fim, lhes custou a vida.

A maneira como Scrates fazia as pessoas conhecerem-se a si mesmas:


Em seu mtodo, chamado de maiutica, ele tendia a despojar a pessoa da sua falsa iluso do saber, fragilizando a sua vaidade e permitindo, assim, que a pessoa estivesse mais livre de falsas crenas e mais susceptvel extrair a verdade lgica que tambm estava dentro de si. O processo de aprender um processo interno, e tanto mais eficaz quanto maior for o interesse de aprender.

Em seu mtodo, ao iniciar uma conversa, Scrates sempre adotava a posio de uma pessoa ignorante, que apenas "sabe que nada sabe". Ele entrava de tal forma na conversa, e de tal forma a dominava, que era capaz de aparentar uma maior ignorncia ou de mostrar-se mais tolo do que realmente era. A principal tcnica do mtodo de Scrates: usar a ironia. Foi assim que exps muito das fraquezas do pensamento ateniense. Um encontro com Scrates podia signifcar o risco de exporse ao ridculo. Mas as pessoas que passaram por isto e conseguiram superar o choque do orgulho ferido, indo at o fim no processo carttico, acabavam por extrair de si mesmo a resposta em tudo lgica e compatvel com os problemas expostos, dando-lhe a soluo.

Plato e a descoberta da Metafsica Fonte: Idem anterior) Plato, cujo verdadeiro nome era Aristcles, nasceu em Atenas, em 428/427 a.C., e l morreu em 347 a.C. Discpulo de Socrates foi redator dos dilogos, verdadeiros Evangelhos de Socrates. Plato foi o responsvel pela formulao de uma nova cincia, ou, para ser mais exato, de uma nova maneira de pensar e perceber o mundo. Antes de Scrates, era comum tentar-se explicar os fenmenos naturais a partir de causas fsicas e mecnicas. Entretanto, se perguntava Plato, ser que as causas de carter fsico e mecnico representam as "verdadeiras causas" ou, ao contrrio, representam simples "concausas", ou seja, causas a servio de causas mais elevadas? No seria o visvel fruto de algo mais sutil?

O Mito da Caverna
Se encontra no centro do Dilogo A Repblica. Vejamos o que nos diz Plato, atravs da boca de Scrates:

Imaginemos homens que vivam numa caverna cuja entrada se abre para a luz em toda a sua largura, com um amplo saguo de acesso. Imaginemos que esta caverna seja habitada, e seus habitantes tenham as pernas e o pescoo amarrados de tal modo que no possam mudar de posio e tenham de olhar apenas para o fundo da caverna, onde h uma parede. Imaginemos ainda que, bem em frente da entrada da caverna, exista um pequeno muro da altura de um homem e que, por trs desse muro, se movam homens carregando sobre os ombros esttuas trabalhadas em pedra e madeira, representando os mais diversos tipos de coisas. Imaginemos tambm que, por l, no alto, brilhe o sol. Finalmente, imaginemos que a caverna produza ecos e que os homens que passam por trs do muro estejam falando de modo que suas vozes ecoem no fundo da caverna.
Se fosse assim, certamente os habitantes da caverna nada poderiam ver alm das sombras das pequenas esttuas projetadas no fundo da caverna e ouviriam apenas o eco das vozes. Entretanto, por nunca terem visto outra coisa, eles acreditariam que aquelas sombras, que eram cpias imperfeitas de objetos reais, eram a nica e verdadeira realidade e que o eco das vozes seriam o som real das vozes emitidas pelas sombras.

Suponhamos, agora, que um daqueles habitantes consiga se soltar das correntes que o prendem. Com muita dificuldade e sentindo-se freqentemente tonto, ele se voltaria para a luz e comearia a subir at a entrada da caverna. Com muita dificuldade e sentindo-se perdido, ele comearia a se habituar nova viso com a qual se deparava. Habituando os olhos e os ouvidos, ele veria as estatuetas moverem-se por sobre o muro e, aps formular inmera hipteses, por fim compreenderia que elas possuem mais detalhes e so muito mais belas que as sombras que antes via na caverna, e que agora lhes parece algo irreal ou limitado. Suponhamos que algum o traga para o outro lado do muro. Primeiramente ele ficaria ofuscado e amedrontado pelo excesso de luz; depois, habituando-se, veria as vrias coisas em si mesmas; e, por ltimo, veria a prpria luz do sol refletida em todas as coisas. Compreenderia, ento, que estas e somente estas coisas seriam a realidade e que o sol seria a causa de todas as outras coisas. Mas ele se entristeceria se seus companheiros da caverna ficassem ainda em sua obscura ignorncia acerca das causas ltimas das coisas. Assim, ele, por amor, voltaria caverna a fim de libertar seus irmos do julgo da ignorncia e dos grilhes que os prendiam. Mas, quando volta, ele recebido como um louco que no reconhece ou no mais se adapta realidade que eles pensam ser a verdadeira: a realidade das sombras. E, ento, eles o desprezariam....
FONTE: http://br.geocities.com/carlos.guimaraes/platao.html

Por que a Arte existiu na Grcia?


Tudo toma forma a partir da consciencia humana. Eleger o homem como tema central da arte, como nico objeto um processo lgico para os gregos. Homem se desvincula das foras da natureza, deixando o tempo sagrado e iniciando o tempo profano. Origem na tragdia. Ao iniciar-se o tempo da representao a arte surge como recurso mimtico e potico.

e Cnone: Modelo de beleza ideal.


Tanto a escultura como a pintura so determinadas pela tica de nobreza e pelo ideal aristocrtico de beleza corporal e espiritual. Cnone ou Cnon de beleza grega.

Artes

Sobretudo o idealismo varonil dos jovens apolos: maioria so retratos de atletas que no tinham nenhuma inteno de representar realisticamente o modelo real. Tudo era ideal...

Na arquitetura o cnon diz respeito s relaes mtrica entre as partes e as relaes mtricas das partes com o todo.

Templo de Zeus

O Cnon no uma constante iconogrfica a ser repetido a ser repetido uniformemente (como aconteceu com as leis de representao da arte egpcia). Mas um sistema de propores entre as partes e das partes com o todo. Reflete o conceito de harmonia entre homem e natura (sociedade, religio, etc) e do homem em busca de si mesmo (conhea-te a ti mesmo Scrates).
O cnon no limita o artista.

Teseu matando Minotauro

Cann e os mitos
A base temtica da escultura grega so os mitos. Os mitos so metforas do homem, da sua vida, dos seus anseios, da sua percepo do mundo; da a importncia em estud-los . Representam sonhos coletivos, que descrevem a nossa histria passada, presente e futura. o OLHAR DE UM POVO, UMA CULTURA... Ousar penetrar no nosso interior, defrontarmo-nos com a nossa multiplicidade de aspectos. Os mitos so metforas do homem, da sua vida, dos seus anseios, da sua percepo do mundo; da a importncia em estud-los . Representam sonhos coletivos, que descrevem a nossa histria passada, presente e futura. o OLHAR DE UM POVO, UMA CULTURA... Ousar penetrar no nosso interior, defrontarmo-nos com a nossa multiplicidade de aspectos. (Lia Freitas, net) Nos mitos o Cann toma sentido.

Perodo arcaico
Os primrdios da arte grega foram marcados pelo primitivismo geomtrico, tpico da arte neoltica. As figuras eram semelhantes entre si. No levantavam nem palcios nem templos, nem qualquer arte monumental at o perodo arcaico. Pode-se comear a falar da arte na Grcia com o perodo arcaico (Sculo Vll a.c.).

Sntese dos estilos oriental e ocidental. Por isso, grande semelhana com a esttica egpcia. Ainda se reconhece os princpios da frontalidade e da simetria, formas cbicas e a escultura submetida arquitetura.

A mulher um tema altamente explorado nas esttuas votivas de donzelas vestidas. Nunca representavam a mulher nua.

Apesar da dureza das formas j sugeriam pregas nas vestes que insinuavam um corpo por debaixo.
Mais ateno para a anatomia que no mais to geomtrica, estar cada vez mais orgnica.

Na escultura arcaica j se observa a preocupao da fixao da luz na superfcie da forma.


A luz sobre a matria refora o ritmo e a harmonia das partes (pregas da roupa, membros, cabelos, etc.) Tambm favorece o volume- as passagens de claro e escuro.

Somente o nu masculino era tolerado como propaganda para os jogos atlticos.

Drico

Predomnio do elemento jnico.

Jnico

Corinto

Coluna jnica

Frontalidade porm mais dinmica.

Cermica de figuras negras


Esta tcnica tem a sua origem em Atenas em finais do sculo VII a.C. Sobre o fundo vermelho do barro pintavam-se figuras em negro e os detalhes eram feitos com buril e com pequenos toques ou linhas vermelhas e brancas. As figuras formam cenas de carter narrativo, representando historias da mitologia ou da vida herica. Amide so peas assinadas pelo oleiro e/ou o pintor, sendo o mais clebre dentro do estilo o pintor Cltias.

Cermica de figuras negras

Kylix

Perodo Clssico

No final do perodo arcaico a relao entre arte e religio comea a dissolver-se. comum enfeitar os templos de esculturas de deuses, porm no se esperava que estas obras tivessem poder salvador ou mgico, nem se espera que fossem sagradas. Deparamos a com uma concepo completamente nova da arte. Que deixou de ser um meio para ser o prprio fim em si mesma. a arte pela arte.

Atribudo a Fdias

A relao do homem com a imagem sagrada muito mais de admirao que de devoo.

Arte Idealista
Arte como representao de um mundo melhor, de seres eticamente superiores: representao do esprito aristocrtico da poca. A aristocracia favorecia os mitos antigos e hericos. Os assuntos triviais baseados no cotidiano eram tidos como vulgares e desinteressantes. A Tragdia cresce neste perodo como estilo.

O artista no se contenta em apresentar o fato. Agora quer represent-lo.

Por exemplo: se o fato um corpo que mira um alvo, tudo deve ser organizado para que esse fato seja o trao dominante. Todos os membros, todas as pregas e expresses devem convergir para esse gesto dominante.

Ento entra em cena o ESCORO.

Escoro e movimento servem para acentuar o fato plstico

Nas artes plsticas h um propsito de representar a fora e o movimento, o vigor e a energia. Os volumes e os escoros so abundantes.

Desenvolve-se a escultura em bronze. Ela, mesmo que colocada na arquitetura, no se integra ao espao de forma absoluta. Ela isola e aumenta a fora visual.

Deve dominar o espao.

Os temas de atletas e comemorativos das esculturas em bronze tendem as formas isoladas.

A perfeio tcnica alcanada facilita a disposio dos membros e da mais liberdade ao movimento.

Discbulo
Cpia romana. Exemplo de virtuosismo da escultura grega.

Quando uma perna se abaixa, um ombro recua, et. Isso tem a ver com o cnon.
Toda figura dobrada se apia num arco na perna direita. perna esquerda ope-se o brao esquerdo que se une ao joelho direito formando um grande arco. Porm h outro arco. Oposto a este, que se forma desde a cabea at a coxa direita. Os arcos indicam o movimento da figura.

H tendncias progressistas na arte que buscam representar uma vida cheia de alegrias, mais mundana e no to seria, como prega a arte oficial. Essa ligeira mudana vem da influencia da filosofia que prope um cuidado maior do intelecto em relao ao corpo. Inclusive quando Plato rejeita a arte est rejeitando esta ideologia dominante de cnon de beleza absoluto.

O corpo feminino comea o perodo clssico ainda coberto porm comea a parecer mais por debaixo do tecido. O nu feminino j ser aceito na metade e final do perodo clssico.

Mais Notvel foi a emancipao da escultura em relao arquitetura. Esculturas ganham menores dimenses, passam a ser transportveis e ter carter mais intimo...

Tambm a popularidade crescente na representao de divindades olmpicas mais jovens e instveis emocionalmente. Especialmente Ares, Apolo, Afrodite e Artemisa (antes tnhamos Hera e Atena como principais musas).

Outras mudanas na arte clssica incluem a aceitao de retratos e biografias

Cermica de figuras vermelhas


Desenvolve-se por volta do 530-20 a.C. O verniz negro comea a ser usado como fundo, enquanto que as figuras podem surgir na cor branca ou na cor do barro. Este procedimento permite utilizar os pincis para traar perfis e detalhes. A tcnica de figuras vermelhas no acabou imediatamente com a de figuras negras, ambas conviveram durante quase 80 anos, chegando mesmo a mesclar-se no mesmo vaso. A finais do sculo V, o estilo de figuras vermelhas se destaca e inicia-se a decadncia da arte cermica grega. Os estilos gregos foram verdadeiras modas que se estenderem e se imitaram por todo o Mediterrneo proporcionando notveis ingressos financeiros aos produtores: Atenas, Corinto e as colnias do Sul de Itlia. Mas a partir do sculo V, Atenas vai exercer praticamente o monoplio na fabricao cermica.

Cermica de figuras vermelhas

Cores mistas

nfora

Arquitetura

A arquitetura grega o oposto da arquitetura gigantesca, macia e enfeitada da sia e da frica. Exemplo: no templo egipcio as pilastras gigantes so proximas demais entre si.Tais construes desejam mostrar fora e dominio sobre o espao. Nos templos gregos as colunas tem um dimetro proporcional altura e ao intervalo entre elas, exibindo assim as leis de medida e equilbrio que regem a natureza.

Partenom

Acrpole de Athenas

Partenon
Partenon (c. 448 AC) um templo grego erguido em Atenas, na poca do governo de Pricles, em homenagem a Atena. Aps a destruio da cidade de Atenas pelas invases dos persas, no havia restado nada alm de templos arruinados, Pricles ento sugeriu que se construsse um templo grandioso, que pudesse comportar uma esttua de propores gigantescas em homenagem deusa Atena: uma esttua coberta de ouro e marfim. Trata-se de um templo cercado por uma fileira nica de colunas dricas, de 30,88 metros de frente por 69,50 metros de fundo. As colunas so dispostas em nmero de oito nas partes frontal e de fundo, e so dispostas em nmero de dezessete nas laterais. O dimetro das colunas so de 1,91 metros em sua base, e possuem uma altura de 10,43 metros. As colunas se estreitam ligeiramente conforme a altura aumenta. As dimenses de largura e profundidade do templo obedecem proporo 9:4, assim como o dimetro das colunas em relao distncia entre os eixos delas tambm obedecem a essa mesma proporo. A largura frontal, em relao altura do templo, da mesma forma, obedece proporo 9:4.

A arquitetura um contnuo do espao aberto. Interior e exterior se inserem no espao natural. Com repetio rtmica das formas plsticas em intervalos regulares e proporcionais. Vitruvio, arquiteto grego, explica que a escolha do lugar o primeiro trabalho do arquiteto

Teatro de Dionsio

Perodo Helenstico

Alexandre III nasceu em 356 a.C. no palcio de Pella, Macednia. Filho do rei Felipe II o prncipe tinha 13 anos, seu pai incumbiu um dos homens mais sbios de sua poca, Aristteles, de educ-lo. Alexandre aprendeu as mais variadas disciplinas: retrica, poltica, cincias fsicas e naturais, medicina e geografia, ao mesmo tempo em que se interessava pela histria grega e pela obra de autores como Eurpides e Pndaro.

Alexandre, o Grande.

Mosaico romano de Alexandre em batalha com Bucfalo.

Tambm se distinguiu nas artes marciais e na doma de cavalos, de tal forma que em poucas horas dominou o Bucfalo, que viria a ser sua inseparvel montaria. Alexandre percebeu que o animal temia a prpria sombra e voltou-o contra o sol, conseguindo desta maneira dom-lo.

Depois do assassinato de seu pai em 336 a.C., Alexandre subiu ao trono da Macednia e se disps a iniciar a expanso territorial do reino. Imediatamente depois de subir ao trono, Alexandre enfrentou uma sublevao de vrias cidades gregas . Pacificada a Grcia, o jovem rei elaborou seu mais ambicioso projeto: a conquista do Imprio Persa, a mais assombrosa campanha da antigidade.
Ante o irresistvel avano de Alexandre, o rei dos persas, Dario III, foi a seu encontro. Na Batalha de Isso em 333 a.C. consumou-se a derrota dos persas e comeou o ocaso do grande imprio. Em seguida, o rei macednio empreendeu a conquista da Sria em 332 a.C. e entrou no Egito. O sonho de Alexandre, de unir a cultura oriental ocidental, comeou a concretizar-se.

Alexandre, o Grande.

O rei da Macednia iniciou um processo pessoal de orientalizao ao tomar contato com a civilizao egpcia. Respeitou os antigos cultos aos deuses egpcios e at se apresentou no santurio do Osis de Siwa, onde foi reconhecido como filho de Amon e sucessor dos faras. Em 332 a.C. fundou Alexandria, cidade que viria a converter-se num dos grandes focos culturais da antigidade. Depois de submeter a Mesopotmia, Alexandre enfrentou novamente Dario na Batalha de Gaugamela em 331a.C., cujo resultado determinou a queda definitiva da Prsia em poder dos macednios. Morto Dario em 330a.C., Alexandre foi proclamado rei da sia e sucessor da dinastia persa.

Hefestion

Em 327 a.C. dirigiu suas tropas para a longnqua ndia, pas mtico para os gregos, no qual fundou colnias militares e cidades.

Alexandre morreu na Babilnia, a 13 de junho de 323 a.C., com a idade de 33 anos.

Digenes de Sinope , filsofo repreendeu o conquistador, dizendo: Se queres ser bom e formoso, tira esse trapo que tens sobre tua cabea e vem conosco. Mas no sers capaz de vir, dado que ests preso pelas coxas de Hefstion.

O imprio que com tanto esforo edificou, e que produziu a harmoniosa unio do Oriente e do Ocidente, comeou a desmoronar, j que s um homem com suas qualidades poderia governar territrio to amplo e complexo, mescla de povos e culturas muito diferentes.

Este imprio era o maior e mais rico que j tinha existido.

Depois de sua morte prematura, a

influncia da civilizao grega no Oriente e a orientalizao do mundo grego alcanaram sua mais alta expresso no que se conhece sob o nome de helenismo,
fenmeno cultural, poltico e religioso que se prolongou at os tempos de Roma.

A personalidade paradoxal de Alexandre diz muito sobre a cultura helenstica em seus aspectos mais CONTRADITRIOS:

Por um lado, homem de viso, tentando criar uma sntese entre o oriente e ocidente (encorajou o casamento entre oficiais seus e mulheres persas, alm de utilizar persas ao seu servio), respeitador dos derrotados (acolheu bem a famlia de Dario III e permitiu s cidades dominadas a manuteno de governantes, religio, lngua e costumes) e admirador das cincias e das artes (fundou, entre algumas dezenas de cidades homnimas, Alexandria, que viria a se tornar o maior centro cultural, cientfico e econmico da Antigidade por mais de 300 anos, at ser substituda por Roma); por outro lado, profundamente instvel e sanguinrio (as destruies das cidades de Tebas e Perseplis, o assassinato de Parmnion, o seu melhor general), limitando-se a usar o pessoal de valor que tinha sua volta em proveito prprio.

Aculturao entre Grcia (ocidente) e Oriente. Surgimento de uma classe media mais poderosa que vai lanar um olhar diferente para a arte (em comparao com a mirada aristocrtica clssica).

Gosto pela arte antiga e por colees. Assim houve uma produo massiva de cpias

Fala-se de um barroquismo na arte helenstica. Pelo rebuscamento e dramaticidade das formas empregadas.

O retrato foi a grande expresso da arte helenstica.

O tema homem (at ento monopolizador da arte) abre espao para temas como cotidiano e costumes.

Observa-se que o retrato trabalhado muito mais no interesse despertado pela psicologia humana que pelo homem em si.

A liberdade artstica foi tamanha que muitos falam de uma dissoluo da arte clssica grega.

Qualquer imagem pode interessar ao artista. O interesse da arte migra da natureza para a representao visual.

Natureza morta romana

Desenvolvimento da natureza morta, do retrato e da paisagem (gosto da burguesia ou classe mercantil).

Laoconte

Ecletismo na produo artstica, evoluo da autonomia da arte grega clssica, culmina num sistema de formas expressivas e experimentais .

Baseado no tema literrio.

Aristteles dizia que no a beleza do modelo e sim o talento do artista que torna a obra de arte bela.

Isso j mostra toda a diferena entre arte clssica, cuja beleza estava na representao ideal e harmnica do homem na natureza e da arte helnica, cuja beleza reside na subjetividade do artista, ou seja, na forma como ele se expressa, independente da forma ou tema.

Sensualismo nos nus femininos e masculinos. O nu feminino j completamente aceito e aproveitado na arte. Apresenta o componente dramtico dos novos movimentos corporais exibidos. Como se fosse uma dana.

Vnus de Milo

Vitria de Samotracia

Comeo da explorao narrativa na arte. Expresso que se perpetua na arte romana.

S-ar putea să vă placă și